Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pra alegria do PH

 

 

METSUL

 

e013d634f702be680136808daa11b240.jpg

 

É como disse o Renan, Soledade nunca vai se comparar a Urupema, São Joaquim ou PNI.

 

Mas simbolicamente já surpreendeu o Brasil já na primeira madrugada, com lugar de destaque no RS!

 

Com toda a certeza o relevo da região de Soledade/Fontoura Xavier/Barros Casal guarda para os pesquisadores do clima grandes surpresas.

 

Toda essa enorme região do Rio Grande é composta de um relevo particular e extremamente acidentado, repleto de colinas e baixadas, muito semelhante aos "mares de morros" dos climas tropicais do Sudeste.

 

O meu palpite é que a existência de uma enorme quantidade de vertentes ensombreadas e a presença de milhares de baixadas causam um impacto considerável no clima regional.

 

Algo muito parecido todos percebem na Região Metropolitana de São Paulo. Principalmente no inverno, quando se pega o carro em Sampa (localizada em uma bacia relativamente plana, bem no meio do vasto e movimentado Planalto Atlântico) em direção ao interior, pela Anhanguera ou pela Bandeirantes. Até chegarmos em Jundiaí passamos por diversos municípios onde o relevo é muito acidentado, típico do Planalto Atlântico fora da bacia onde se localiza Sampa (onde, repito, o relevo é bem mais plano do que ao redor). Por esse trajeto as temperaturas em relação a Sampa chegam a ser 6º C inferiores, principalmente em noites frias/frescas de céu aberto.

 

É só passar pela Serra do Japi, que na prática é o último maciço do Planalto Atlântico na direção do interior (oeste) para encontrarmos um relevo muito menos acidentado, com ondulações bem mais sutis, para que a diferença de temperatura para Sampa caia de 6º C para tão somente 3º C ou 2º C ou menos. É certo que no caso paulista a continentalidade influencia, mas a mudança é muito brusca para se dever somente a ela. Quem faz o trajeto sabe o quanto muda a atmosfera na Bandeirantes entre o pedágio e o "outro lado" da Serra do Japi, distantes tão somente uns 20 km, se tanto.

 

Resumindo, a região de Soledade guarda alguma semelhança em relação ao Planalto Atlântico, tal como acontece em SP ela tende a represar/conter muito ar frio devido à presença de incontáveis encostas e baixadas.

 

Se isso tudo parecer um "samba do baziano doido" podem me avisar! :mail:

Link to comment
Share on other sites

São Paulo, meio-dia, típico contraste entre o norte e o sul do Estado(INMET):

 

Ariranha 30,3º

Valparaíso 29,2º

Ituverava 28,6º

Barretos 28,4º

Franca 27,2º

Presidente Prudente 27,1º

Piracicaba 25,7º

São Carlos 24,4º

Ourinhos 24,0º

Sorocaba 23,6º

Taubaté 23,1º

Barueri 20,0º

S. Luís do Paraitinga 19,6º

Campos do Jordão 16,9º

Barra do Turvo 16,1º

 

Dentro da Capital, na leitura do meio-dia a temperatura caiu em muitos locais, em relação à leitura das 11 da manhã(CGE):

Santana (11h) 20,5º; (12h) 19,7º

Sé (11h) 19,2º ; (12h) 18,1º

Perus(11h) 21,5º); (12h) 20,7º

Link to comment
Share on other sites

Boas considerações Melo, mas eu acrescentaria,não é só em altitude que se resume o frio , viu Renan hehehe,a Serra do Botucaraí, tem continentalidade, efeito baixada,localização central no RS sofrendo frequentes incursões polares, latitude boa. :good: :ok:

E vai ocorrer o mesmo quando falo da neve do eixo Raia-da-Pedra Itapuca acima dos 800m, vou provar também.

:sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Porto Alegre teve 12°c de mínima hoje, nada de muito frio, mas, claro, até significativo para março.

Em alguns pontos da cidade teve ter beirado os 10°c. No entanto, a temperatura sobe rápido e à tarde já teremos em torno de 25°c!

Vacaria sim, teve uma mínima boa de 3,7°c. Mesmo assim, na parte da tarde deve chegar perto ou atingir 20°c

É aquele "friozinho aperitivo", só para dar o gostinho. Ainda teremos calor, pois o verão climático, a meu ver, ainda não terminou!

Abraços a todos.

Tive ótima mínima de 11,5°!! É meu SEGUNDO MENOR dado em março de todos os meus registros!! Perde apenas para os 11,0° de 27/3/2012 e empata com o dia anterior. Muito bom!!!

 

Provavelmente tivemos um dígito em algumas área de POA. Ontem a Lomba do Pinheiro tinha 10,3° no início da madrugada.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo tive 16,4°C ao amanhecer e agora faz 17,9°C. Não devo ir muito além disso, mas talvez encoste nos 19°C. Não creio que passa de 20. Céu bem fechado agora.

Também tinha esperanças com relação a isso mas muitas estações do CGE já reportam temperaturas acima de 20°, Perus já tem 20,9°.

Em Parelheiros ainda faz 16,8°.

A convencional do Mirante já começou o dia "meteorológico" acima de 20°. :roll:

Registrou 21,0°C a 0h UTC (21h de ontem). A mínima foi 17,1°C.

 

 

O céu veio limpando de sul , agora tenho 100% limpo e entre 21°C e 23°C
Aqui na capital paulista continua encoberto, com os ventos marítimos e alguma garoa esparsa de vez em quando.

Às 13h, a automática do Mirante marcava 19,5°C e o IAG 20,0°C.

 

Parece que essa massa polar vai ser tiro mais ou menos curto...

Confere?

Link to comment
Share on other sites

Parece que essa massa polar vai ser tiro mais ou menos curto...

Confere?

 

Pelo menos até quarta-feira, São Paulo com clima de Outono, depois volta a esquentar gradualmente...

 

E ao que tudo indica a príncipio, teremos uma situação de Bloqueio Atmosférico novamente a partir do próximo final de semana em todo o Sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Finalmente temperaturas HUMANAS!

Meu humor já melhorou totalmente, é impressionante, o frio é como uma droga pra mim.

Tenho que sair logo desse pais, stress a maior parte do ano é foda... isso falando só do clima né, o resto eu nem preciso comentar.

 

O frio é o meu Rivotril! :mosking:

 

Meu também, hehahahaah...

Link to comment
Share on other sites

Virada em Jundiaí!

 

De repente o tempo nublou, agora sopra com força moderada o vento úmido e fresco de sudeste pela borda da Serra do Japí!

 

A máxima do dia já foi.

 

23/03/2014 13:00 23,1º C

23/03/2014 13:20 21,5º C

23/03/2014 13:40 20,8º C

23/03/2014 14:00 20,1º C

Link to comment
Share on other sites

Pra alegria do PH

 

 

METSUL

 

e013d634f702be680136808daa11b240.jpg

A METSUL esqueceu de ausentes/faz.potreirinhos e as outras estações da epagri.

 

Creio que esqueceu de Soledade também, 5,6ºC

 

Ou seus leitores não estejam a par de que maneira tal medição não oficial, feita com uma estação não profissional, sobre o local ainda não vi as fotos assim não posso opinar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili tua conversa não cola, entende, então pq tu não lembras das outras q estão em topo pelo Rio Grande afora :punish: :punish: :punish: ?É que tua implicância é com minha região, mas aceita pq é só o começo... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Acho que o Mafili não vai querer ver mais a Lista da Metsul... :laugh:

 

E o Bloqueio vai voltar forte para o Sudeste, vai bloquear uma Forte MP , para a época claro, na Argentina... E como sempre, algum lugar vai tomar chuvarada, quem será ?? Uruguay, RS ?? Façam suas apostas...

 

E Marfili, para de ser chato com o cara, é o maior sonho dele sendo realizado e tu vem fazendo isso aí, só pega mal pra ti...

Link to comment
Share on other sites

.....E Marfili, para de ser chato com o cara, é o maior sonho dele sendo realizado e tu vem fazendo isso aí, só pega mal pra ti...

 

Talvez, Vitinho e altamente provável.

 

Veja 3ºC aproximadamente a menos que o topo.

 

Como aconteceu em outras regiões tanto no RS como em SC.

 

Qual a novidade?

 

Nenhuma,

 

Sempre haverá um buraco em que isso é possível.

 

Agora se você transformar um nanoclima em microclima e posteriormente transformar o conjunto de microclima mesoescala é um erro grosseior.

 

Abração e obrigado pela dica.

Link to comment
Share on other sites

Só eu que tenho sol e poucas nuvens ? 24C

 

Aqui por perto, acho que sim William. :girlwitch:

 

Até tivemos algumas aberturas de sol; mas, foram poucos minutos. No momento, bem nublado de novo. Parece que vai cair uma garoa logo, logo.

 

Temperaturas:

 

Inmet(aut) 15,8

 

Vila Inglesa 16,8

 

Capivari 16,x

Link to comment
Share on other sites

Penha Atual: 19.9 ºC

Pirituba Atual: 19.3 ºC

Sé Atual : 18.6 ºC

 

Riacho Grande [CGE} 17,3ºC

 

 

Tuias 21,2 C

 

Que maravilha para a mesma massa de ar é só 3,0ºC mais quente a praça da Sé.

 

Me engana que eu gosto,

 

beijos

 

PS: A menos que a estação só registra mínimas.....

 

Perder para a Praça da Sé e vir falar de frio...tenha dó.

Link to comment
Share on other sites

Esse friozinho no final de março com mínimas entre 11° e 17 nos próximos dias diminuirá bastante a média mínima do mês de março. Com o dia de hoje, meu valor está em 18,8°.

 

Agora tenho 24,0°. Dia muito outonal, maravilhoso! A variação foi de 11,5° a 24,8°. Certamente a MM estragou um pouco a queda, já que eu tinha 13,1° à meia-noite e a Lomba do Pinheiro 10,8°. Lá não baixou de 10,4°.

Link to comment
Share on other sites

Mafili tua conversa não cola, entende, então pq tu não lembras das outras q estão em topo pelo Rio Grande afora :punish: :punish: :punish: ?É que tua implicância é com minha região, mas aceita pq é só o começo... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Acho que o Mafili não vai querer ver mais a Lista da Metsul... :laugh:

 

E o Bloqueio vai voltar forte para o Sudeste, vai bloquear uma Forte MP , para a época claro, na Argentina... E como sempre, algum lugar vai tomar chuvarada, quem será ?? Uruguay, RS ?? Façam suas apostas...

 

E Marfili, para de ser chato com o cara, é o maior sonho dele sendo realizado e tu vem fazendo isso aí, só pega mal pra ti...

Valeu Vitor, o importante é o aspecto científico, quero evitar ficar comparando, penso que cada região, cada cidade neste país tem uma riqueza a ser explorada em termos de clima, e cada uma com suas peculiaridades. :friends: :good:

Ainda bem que através do BAZ, da Metsul, do Ronaldo se iniciou verdadeiramente uma leitura mais ampla do tempo no Brasil.Monitoramento só de topo interessa à quem???

Link to comment
Share on other sites

.....E Marfili, para de ser chato com o cara, é o maior sonho dele sendo realizado e tu vem fazendo isso aí, só pega mal pra ti...

 

Talvez, Vitinho e altamente provável.

 

Veja 3ºC aproximadamente a menos que o topo.

 

Como aconteceu em outras regiões tanto no RS como em SC.

 

Qual a novidade?

 

Nenhuma,

 

Sempre haverá um buraco em que isso é possível.

 

Agora se você transformar um nanoclima em microclima e posteriormente transformar o conjunto de microclima mesoescala é um erro grosseior.

 

Abração e obrigado pela dica.

Não é um buraco, é um baixada que representa cerca de 40% do relevo aqui, então te informa primeiro, olha no GE, mapas de relevo e depois dê uma opinião isenta...E mais um detalhe vc observou bem diferença de apenas 3º,quer dizer q:O efeito baixada foi mínimo, o PO estava alto, então Mafili, tu imagina quando tiver favorável mesmo, a diferença aumenta para 5º ou 6º em média, poderemos ter dias com diferença ainda maior... :mail: :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que através do BAZ, da Metsul, do Ronaldo se iniciou verdadeiramente uma leitura mais ampla do tempo no Brasil.Monitoramento só de topo interessa à quem???

 

Não é só topo, claro que o topo é essencial.

 

A estação tem que ter um ângulo sólido de 3%

 

Percebe.

 

Não há aspecto científico algum nessa [por incrível que pareça] nossa estação.

 

Se você não compreendeu a estação é nossa [ BAZ}

 

Abração.

Link to comment
Share on other sites

.....E Marfili, para de ser chato com o cara, é o maior sonho dele sendo realizado e tu vem fazendo isso aí, só pega mal pra ti...

 

Talvez, Vitinho e altamente provável.

 

Veja 3ºC aproximadamente a menos que o topo.

 

Como aconteceu em outras regiões tanto no RS como em SC.

 

Qual a novidade?

 

Nenhuma,

 

Sempre haverá um buraco em que isso é possível.

 

Agora se você transformar um nanoclima em microclima e posteriormente transformar o conjunto de microclima mesoescala é um erro grosseior.

 

Abração e obrigado pela dica.

Não é um buraco, é um baixada que representa cerca de 40% do relevo aqui, então te informa primeiro, olha no GE, mapas de relevo e depois dê uma opinião isenta...E mais um detalhe vc observou bem diferença de apenas 3º,quer dizer q:O efeito baixada foi mínimo, o PO estava alto, então Mafili, tu imagina quando tiver favorável mesmo, a diferença aumenta para 5º ou 6º em média, poderemos ter dias com diferença ainda maior... :mail: :mosking: :sarcastic:

 

Não.

 

Paulo Henrique [ antes cadê as fotos}

 

Agora cadê as temperaturas de relva????

 

Cadê as temperaturas de relva do topo e baixada.

 

Qual a temperatura no topo agora?

 

É um buraco, até provar o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que através do BAZ, da Metsul, do Ronaldo se iniciou verdadeiramente uma leitura mais ampla do tempo no Brasil.Monitoramento só de topo interessa à quem???

 

Não é só topo, claro que o topo é essencial.

 

A estação tem que ter um ângulo sólido de 3%

 

Percebe.

 

Não há aspecto científico algum nessa [por incrível que pareça] nossa estação.

 

Se você não compreendeu a estação é nossa [ BAZ}

 

Abração.

É nossa por adoção, pergunte ao Bruno e ao Diego, ela é propriedade do Tuias, mas podemos dizer sim que na prática é uma estação baziana.

Link to comment
Share on other sites

......É nossa por adoção, pergunte ao Bruno e ao Diego, ela é propriedade do Tuias, mas podemos dizer sim que na prática é uma estação baziana.

 

Como é que é?

 

Eu não adotei nada....Não. Te juro que não adotei estação nenhuma.

 

Penso que temos um problema.

 

Abraços.....

 

Existe um tópico para 3ª estação....aliás, não vi a tua contribuição lá ....[ainda, né]

 

viewtopic.php?f=133&t=15530

Link to comment
Share on other sites

Hoje totalmente diferente de ontem, chuvas intercaladas e temperatura amena, máxima 24,5ºC, ontem na mesma hora 34ºC.As chuvas continuam mal distribuídas no Noroeste do Rio de Janeiro, aqui do início da noite até 9 horas choveu 15 mm, na estação convencional de Itaperuna 67,8mm, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana 43 mm, Natividade 23 mm, Campos Goitacases 5,2mm.

 

Reparei que a estação do PNI está funcionando perfeitamente desde 21/03 a noite, parece que a pouca variação de temperaturas mantém ela no ar, quando a temperatura começa a cair no início da noite rápido, pronto a estação do PNI sai do ar para voltar somente ás 6 da manhã.

 

Renan na estação convencional do INMET de Cordeiro-RJ o acumulado de chuva desses três meses do ano está baixíssimo, não fica muito longe daí de Juiz de Fora em linha reta.

Link to comment
Share on other sites

......É nossa por adoção, pergunte ao Bruno e ao Diego, ela é propriedade do Tuias, mas podemos dizer sim que na prática é uma estação baziana.

 

Como é que é?

 

Eu não adotei nada....Não. Te juro que não adotei estação nenhuma.

 

Penso que temos um problema.

 

Abraços.....

 

Existe um tópico para 3ª estação....aliás, não vi a tua contribuição lá ....[ainda, né]

 

viewtopic.php?f=133&t=15530

Esta semana vou depositar os 100,00 conforme o combinado.

Tá com problema?Resolva.

E olhe as fotos pra não falar bobagens.viewtopic.php?f=20&t=15525&p=421394#p421394

O S Valdemar adquiriu a estação,tu tem alguma dúvida?

Claro que só está no ar devido ao esforço e trabalho,viagem,compra, deslocamento,do Bruno Saraiva e do Diego Soares.Igualemente os demais bazianos que colaboraram, então que bom que o dono do Tuias, colaborou e agora podemos investir então na próxima estação baziana. :ok:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

....O S Valdemar adquiriu a estação,tu tem alguma dúvida?

 

E daí?

 

O fato dele doar, ceder o terreno, ceder a infraestrutura,

 

Não significa que a estação seja dele,

 

Você conseguiu a doação de uma pessoa ilustre a doação foi significativa

 

Foi tão significativa que deu para o Baz comprar a estação,

 

Acho que continuo com problema.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Mafilli onde tu quer chegar?

O S Valdemar se colocou à disposição, contribuiu de forma decisiva, aceitou esta parceria com o BAZ...

Cara tu é muito complicador, começo a me irritar contigo. E não pense que esqueci q tu chamou de lixo a estação.Acho bom tu aceitar os fatos e recolher tua corneta, neste momento a corneta está comigo.

 

Lixo, sim a estação é um lixo.

 

Qual o problema dela ser um lixo, algum?

 

Não há parceria alguma....a estação é do BAZ...acho,

 

Pode se irritar a vontade.

 

=========

 

Agora explique como obter os dados da Estação BAZ/Tuias só consigo ler o que o console mostra, acho.

 

========

 

Quanto a corneta....hummmm.....Não te preocupes quando fizer a doação para a próxima estação passa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.