Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sempre me surpreendo com este verão joaquinense...olha, eu gosto de frio,

mas não dispenso o calor também. Desta forma, não tenho certeza se uma

cidade com verão frio seria uma boa pra mim.

 

Acho que a serra gringa do RS tem o verão perfeito para mim.

 

Uma primavera e verão perfeitos para mim, seriam assim:

 

Mínima de 18

Máxima de 25

 

Daria para dormir sem sofrimento nas noites e não passaria calor nas tardes.

Mais do que perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura subindo muito mesmo com o tempo nublado, quase 26ºC e umidade alta de 70%. Acredito que teremos fortes emoções...

Concerteza, meu kerido!

E vamos acompanhando...

To atento à tdo aki, msmo sendo um anônimo pra maioria da elite seletiva!

 

Abraços camponeses!

Então Ismar,

como eu disse, vamos acompanhando!

 

Veja a imagem abaixo...

Tem algo interessante no canto inferior eskerdo!

Q será?

Parece algo grande...

7910-1-1-1.jpg.2357546325c4e7e5783161324c54d5b8.jpg

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

ALGUÉM SE ARRISCA NO VISUAL ;

 

A- ESTÁ AQUECENDO

B- ESTÁ RESFRIANDO

C- NÃO MUDOU

D- PREFIRO NÃO OPINAR

E- SINCERAMENTE NÃO SEI

 

29ymdtj.png

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

Voto na "F"!

As variações estão mais abruptas nas últimas duas décadas, Mafili...

É esta a impressão q tenho ao olhar o gráfico (aliás, excelente teu trabalho*).

A pessoa não precisa olhar mtas vzs nem fzer continhas: basta olhar uma única vez (e perceber q o q eu disse está correto!)

De um modo geral, São Joaca continua a mesma de outrora... Em alguns anos, menos fria, em outros, mais fria...

...a cada ano, menos vegetação nativa e mais moradias construídas...

Como diz o Coutinho:

"É preciso deixar a cs em ordem... Cuidar do nosso jardim (a cidade)..." É algo q ele sempre fala e considero isso uma prova de amor pela cidade!

 

Bem, assim como no gráfico, a cidade tem seus altos e baixos!

 

Bjs na família!

 

*Climaterra

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

 

Talvez sensacionalista.....na visão do maior nome da meteorologia gaúcha [ cutuquei geral.....kkkkkkkkkkkkk]

 

Sério,

 

Vou me ater um pouco no período 70/89.....considerando que o aquecimento global escandaloso começou midiaticamente em 1988.

 

Atenção para linha preta [linear trend]....este é o ponto.

24y8scn.png

Link to comment
Share on other sites

Ainda vou analisar com calma as fotos que tirei agora e o vídeo que registrei, mas parece que se formou a norte daqui uma pequena nuvem-funil.

 

Tempestades com bastante potencial para tempo severo no norte e sul do estado. Risco de vento forte e granizo além da chuva forte. Tornados não podem ser descartados em pontos bastante isolados, ou seja, caso ocorra algum dificilmente ficaremos sabendo dele.

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

ALGUÉM SE ARRISCA NO VISUAL ;

 

A- ESTÁ AQUECENDO

B- ESTÁ RESFRIANDO

C- NÃO MUDOU

D- PREFIRO NÃO OPINAR

E- SINCERAMENTE NÃO SEI

 

29ymdtj.png

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

Voto na "F"!

As variações estão mais abruptas nas últimas duas décadas, Mafili...

É esta a impressão q tenho ao olhar o gráfico (aliás, excelente teu trabalho*).

A pessoa não precisa olhar mtas vzs nem fzer continhas: basta olhar uma única vez (e perceber q o q eu disse está correto!)

De um modo geral, São Joaca continua a mesma de outrora... Em alguns anos, menos fria, em outros, mais fria...

...a cada ano, menos vegetação nativa e mais moradias construídas...

Como diz o Coutinho:

"É preciso deixar a cs em ordem... Cuidar do nosso jardim (a cidade)..." É algo q ele sempre fala e considero isso uma prova de amor pela cidade!

 

Bem, assim como no gráfico, a cidade tem seus altos e baixos!

 

Bjs na família!

 

*Climaterra

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

 

Talvez sensacionalista.....na visão do maior nome da meteorologia gaúcha [ cutuquei geral.....kkkkkkkkkkkkk]

 

Sério,

 

Vou me ater um pouco no período 70/89.....considerando que o aquecimento global escandaloso começou midiaticamente em 1988.

 

Atenção para linha preta [linear trend]....este é o ponto.

24y8scn.png

 

No visual até 2012, óbvio que NADA MUDOU, claro que se pegarmos trechos de anos próximos, a análise indicaria aumento / diminuição das temperaturas, mas a nivel de dados de vários anos, obviamente que NÃO HÁ INDICIO DE AQUECIMENTO MÉDIO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

 

 

 

Sim Nani, há várias obras em conclusão. Esperamos que consigam destravar as demais apesar dos atrasos de cronograma. Seria muito bom para o país se o PAC andasse mais depressa. Vamos acompanhar!

 

Com relação aos índios na BR 101 é isso aí mesmo. Apesar dos índios serem paraguaios e estarem ali a cerca de 20 anos, portanto foram instalados ali pela Funai. Travando por poucos metros a finalização de uma das principais rodovias do país. Uma vergonha!

Link to comment
Share on other sites

É bem por aí, Sérgio. Com a ressalva de que não dispensaria alguns dias

com máxima de 30 graus, pra curtir uma piscina, cachoeira...

 

William, nesse dia que deu 31,7 aí, aqui deu 38,3C!!!

Eu me contentaria com verão na média da normal 1961-1990 aqui em Sampa.

Fevereiro, o mês mais quente: 18,8°C / 28,0°C, média compensada 22,4°C.

Um ou outro dia isolado com 32°C de máxima, mínimas de 17 a 19°C para dormir bem.

Chuvas de verão no fim de tarde. Algumas ZCAS's, com alguns dias chuvosos e amenos. Estaria de bom tamanho.

A única coisa que me incomoda são temperaturas acima de 33, 34°C. :heat:

Realmente não me dou bem com muito calor: durmo mal, fico molenga, não tenho vontade de fazer nada, não "funciono"... :negative:

 

-------

Aqui na capital paulista, depois de manhã de sol, parcialmente nublada e quente, vamos tendo pancadas de verão em vários pontos da cidade.

Já temos acumulado pontual de 32,8 mm.

 

O Mirante bateu em 30,6°C e o IAG em 31,0°C.

Com as chuvas, já deu uma ligeira refrescada, mesmo onde não choveu, como aqui.

O Mirante registrava 25,6°C às 16h (Verão).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, enquanto começa a chover na grande SP, eis que me deparo com a seguinte notíca:

 

http://oglobo.globo.com/ciencia/nasa-oferece-40-mil-para-voluntarios-passarem-70-dias-na-cama-10113212

 

Vou largar meu emprego e viver de bolsa-vagabundagem da NASA :laugh: :laugh: :laugh:

 

E ainda tem o boato de que vão recrutar pessoas pra ficar 3 anos reclusas, antes das primeiras missões tripuladas a Marte por volta de 2030.

 

Fazendo as contas: 40.000,00 x 70 dias, então em 3 anos eu receberia 625715,85. Nada mau!

 

Já com relação a MDF...tem algo errado, como pode ter normal de Outubro igual a SP? Algum fator extra como o excesso de dias de maritimidade pra explicar,mas ainda assim não tem lógica.

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO

 

MARIA DA FÉ [1980/2011] = 19,9ºC

 

SÃO PAULO [1981/2010] = 19,9ºC

 

Tô entendendo,não.

 

Abraços

 

Não é possível.!!

 

São dados do Inmet.....e a série completa.

 

Maria da Fé.....tem exatamente a mesma média que São Paulo em outubro.....na série 81/10.

 

Como aqui aqueceu.....e suponho que não houve o mesmo efeito de Ilha de Calor Urbano em Maria da Fé.

 

Um aperitivo....melhor cerveja...no verão.

 

A de Maria da Fé....está correta.

 

2009 20.2 21.3 20.7 17.3 15.7 12.9 15.2 15.5 18.3 19.5 21.7 20.9

2010 22.0 21.8 20.6 18.0 15.4 13.4 15.1 15.0 18.0 18.4 19.3 21.7

2011 21.4 21.7 20.3 18.5 14.7 12.6 14.7 16.5 17.4 18.7 18.4 20.2

Link to comment
Share on other sites

Lembro do Troy falar que essa epoca do ano é muito umido e cinzenta em Sp e aqui totalmente o contrario , seria essa causa ?

 

 

William, sem chance! Estou pensando se não seria alguma descalibração na estação do Inmet antigamente. No geral, mesmo no Inmet, as mínimas daí são inferiores as daqui, e muitas vezes em até 3 a 4 graus. Cabe um estudo legal ai na tua região, pra explicar esse fenomeno.

Link to comment
Share on other sites

A situação é PREOCUPANTE para a Grande POA. Além do estragos da enchente hoje de manhã em Esteio, logo ao N daqui, agora temos uma potente linha de instabilidade ao S e SO da região. O radar mostra um núcleo extremamente ativo no Vale do Rio Pardo e uma linha de instabilidade MUITO forte!!

 

Pior que a pressão por aqui caiu rapidamente. Esta em 1003,0 mb. Estava em 1008,0 mb ao meio-dia. Vento ESE a 14,7 km/h. Faz 22,0° com 83%. Aquele ventinho calso abastecendo a tempestade que vem do interior.

 

Vamos acompanhando, porque parece que teremos problemas.

Link to comment
Share on other sites

Forte friagem entrando em altitude, sinal claro de advecção de frio, onde a altura ganha da baixada. Eu tenho 20,6 no Assunção e o Carlos 23 no RG. Interessante essa diferença agora. Creio que a estação do Carlos Dias logo deve bater minha temperatura. Radiação solar proxima a zero, sinal de neblina e tempo fechado, ou mesmo nuvens de chuva, afinal tenho acumulados 2,3 mm após as 16 horas.

Link to comment
Share on other sites

A situação é PREOCUPANTE para a Grande POA. Além do estragos da enchente hoje de manhã em Esteio, logo ao N daqui, agora temos uma potente linha de instabilidade ao S e SO da região. O radar mostra um núcleo extremamente ativo no Vale do Rio Pardo e uma linha de instabilidade MUITO forte!!

 

Pior que a pressão por aqui caiu rapidamente. Esta em 1003,0 mb. Estava em 1008,0 mb ao meio-dia. Vento ESE a 14,7 km/h. Faz 22,0° com 83%. Aquele ventinho calso abastecendo a tempestade que vem do interior.

 

Vamos acompanhando, porque parece que teremos problemas.

 

Eu vi isso também, Marcão. Valores de temperatura atingindo -70C ou menos no topo das nuvens CBs. Acho

que teremos imagens de nuvem-arco, frente de rajada, granizo, etc. Espero que tudo fique bem.

Link to comment
Share on other sites

Forte friagem entrando em altitude, sinal claro de advecção de frio, onde a altura ganha da baixada. Eu tenho 20,6 no Assunção e o Carlos 23 no RG. Interessante essa diferença agora. Creio que a estação do Carlos Dias logo deve bater minha temperatura. Radiação solar proxima a zero, sinal de neblina e tempo fechado, ou mesmo nuvens de chuva, afinal tenho acumulados 2,3 mm após as 16 horas.

 

Caiu o mundo lá no Riacho Artur...estou sem força outra vez....o Wundergorund e o Weatherlink pararam juntos as 15:50hs

Link to comment
Share on other sites

São dados do Inmet.....e a série completa.

 

Maria da Fé.....tem exatamente a mesma média que São Paulo em outubro.....na série 81/10.

 

Como aqui aqueceu.....e suponho que não houve o mesmo efeito de Ilha de Calor Urbano em Maria da Fé.

 

Um aperitivo....melhor cerveja...no verão.

 

A de Maria da Fé....está correta.

 

2009 20.2 21.3 20.7 17.3 15.7 12.9 15.2 15.5 18.3 19.5 21.7 20.9

2010 22.0 21.8 20.6 18.0 15.4 13.4 15.1 15.0 18.0 18.4 19.3 21.7

2011 21.4 21.7 20.3 18.5 14.7 12.6 14.7 16.5 17.4 18.7 18.4 20.2

 

MESMO CASO DAQUI, OLHA A DIFERENÇA DE DADOS DO INMET/NA INTERNETE E OS REAIS.....OU SEJA, CONFIABILIDADE PREJUDICADA.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo qto as médias é o seguinte:

 

Vou postar somente 24 horas (para efeito de comparação), sem colocar anomalias pois sabemos que é indevido

 

Qtos as capitais vou usar as convencionais para usar a 81/10 e calcular anomalias

 

O resto é com você..

 

Qto ao PNI, em Agosto teve 345 horas de frio...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo qto as médias é o seguinte:

 

Vou postar somente 24 horas (para efeito de comparação), sem colocar anomalias pois sabemos que é indevido

 

Qtos as capitais vou usar as convencionais para usar a 81/10 e calcular anomalias

 

O resto é com você.. ESTÃO AQUI; http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/index.php/medias-das-estacoes-do-topo-da-serrasc/

 

Qto ao PNI, em Agosto teve 345 horas de frio... TEM MAIO, JUNHO, JULHO, SET?

 

abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A situação é PREOCUPANTE para a Grande POA. Além do estragos da enchente hoje de manhã em Esteio, logo ao N daqui, agora temos uma potente linha de instabilidade ao S e SO da região. O radar mostra um núcleo extremamente ativo no Vale do Rio Pardo e uma linha de instabilidade MUITO forte!!

 

Pior que a pressão por aqui caiu rapidamente. Esta em 1003,0 mb. Estava em 1008,0 mb ao meio-dia. Vento ESE a 14,7 km/h. Faz 22,0° com 83%. Aquele ventinho calso abastecendo a tempestade que vem do interior.

 

Vamos acompanhando, porque parece que teremos problemas.

 

Eu vi isso também, Marcão. Valores de temperatura atingindo -70C ou menos no topo das nuvens CBs. Acho

que teremos imagens de nuvem-arco, frente de rajada, granizo, etc. Espero que tudo fique bem.

Virou noite em POA. Mas é apenas a frente de rajada causando um susto no pessoal com alguma ventania. Agora é que vêm as trovoadas e o toró!! Já é possível ver alguns relâmpagos e ouvir alguns barulhos.

 

Agora faz 22,1° com 84% e venta de NO.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

A situação é PREOCUPANTE para a Grande POA. Além do estragos da enchente hoje de manhã em Esteio, logo ao N daqui, agora temos uma potente linha de instabilidade ao S e SO da região. O radar mostra um núcleo extremamente ativo no Vale do Rio Pardo e uma linha de instabilidade MUITO forte!!

 

Pior que a pressão por aqui caiu rapidamente. Esta em 1003,0 mb. Estava em 1008,0 mb ao meio-dia. Vento ESE a 14,7 km/h. Faz 22,0° com 83%. Aquele ventinho calso abastecendo a tempestade que vem do interior.

 

Vamos acompanhando, porque parece que teremos problemas.

 

Tenho acompanhado as imagens e relatos, além do satélite..

 

Impressionante a quantidade de água nas rodovias e cidades...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.