Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Já basta trancarem o tópico futebol....do nada.

 

Mafili...vou avisá-lo. A questão do Futebol está encerrada, vc já reclamou 2 vezes hoje e está violando as regras do site. Se quiser reclamar ou expor sua ideia, faça via MP para a Equip de Moderação..

 

7.Em relação com a Equip de Moderação.

 

Desacato e desrespeito a Staff.

Insultar, abusar, insinuar, desrespeitar ordens da Staff, desacatar, duvidar de seus julgamentos ou deixar transparecer algo do gênero. É proibido desacatar ou desafiar a Equipe da Staff

Punição: 7 dias de bloqueio de conta ou ban permanente dependendo do grau da ofensa.

 

Entendi.

 

Sobre o futebol....esperarei o tópico reabrir....resignação.

 

Para questões técnicas fica o desafio....pensarei algo dentro das regras.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sampa teve chuva pela madrugada.

Os acumulados na cidade variaram de 0 a 7,5 mm (CGE).

Mirante (Conv.): 1,8 mm

Guarulhos (Conv.): 3,4 mm

Barueri: 6,0 mm

 

O dia começou com sol, parcialmente nublado (Predomínio de nuvens médias e altas), quente e abafado.

 

No final da manhã, o vento virou para SE/S e as temperaturas tiveram uma boa queda.

Mirante (Aut): De 28,9°C (Entre 12 e 13h, verão) => 20,5°C (16 h)

IAG: 26,9°C (11-12h) => 19,1 (16h)

Congonhas: 27°C (12h) => 19°C (16h)

 

Parece que esse refresco é tiro curto.

Amanhã deve esquentar de novo.

 

Céu encoberto por aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E a Davis em Urupema, continuará lá..? Pois me parece que vcs queria muda-la de lugar, pois não justifica ter 2 estações uma ao lado da outra..

 

 

Vou sim, Carlão.

 

Preciso arranjar um final de semana e me dedicar a estas mudanças. A idéia e o projeto seguem de pé, o difícil está sendo executar. Parece o PAC.

Link to comment
Share on other sites

E a Davis em Urupema, continuará lá..? Pois me parece que vcs queria muda-la de lugar, pois não justifica ter 2 estações uma ao lado da outra..

 

Carlos, suponho que perderam o histórico da estação. Decisão difícil.

==================

Revisando, vi a resposta do Caio, portanto o projeto já está definido.

 

==================

 

Carlos, please....mova todas as minhas msgs de hoje para o tópico de ENSO.

 

Elas são muito importantes para mim....algumas pelo trabalho em si e outras pelas informações técnicas.

 

Exemplo, há tres meses eu e o Ronaldo temos fuçado e revirado os sites que monitoram o polo sul para a definição das áreas e projeções cartográficas.

 

É muito difícil para um amador como eu em navegação circumpolar determinar distâncias e áreas naquelas latitudes.

 

E o gráfico não poderia sair com erro. Well, poderia, né.

 

Mas o hobby deve ser levado ao limite da perfeição.

 

Grato...e obrigado

Link to comment
Share on other sites

Em todas as partes do globo há relatos da extinção da megafauna relacionada a mudanças abruptas no clima,

Assim, são palavras recorrentes....povo de Clovis, preguiça gigante, mamute, dente-de-sabre e outras.

 

Pergunto.

 

O quê descobriram em Monte Verde?

 

Eu conheci mamute em Araxá MG e visitei sítios cretáceos no triângulo mineiro e meu amigo Zeca mora em sítio jurássico em Santa Maria.

 

Well, se Monte Verde e Araxá estão envolvidas em eventos de extinção no holoceno.

 

Se aconteceu uma vez ou mais vezes.....quem sabe?

 

 

Norte e América do Sul [ edição ]

Houve um debate quanto à extensão em que o desaparecimento da megafauna no fim do último período glacial pode ser atribuído às actividades humanas, directamente, pela caça, ou indirectamente, pela dizimação de populações de presas. Descobertas em Monte Verde na América do Sul, e em Meadowcroft Rocha Shelter na Pensilvânia, têm gerado uma controvérsia [ 5 ] sobre o " Clovis Cultura . Há provavelmente foram assentamentos humanos antes da cultura Clovis ea história dos seres humanos nas Américas pode se estender volta muitos milhares de anos antes da cultura Clovis. [ 5 ] muitas vezes não há forte correlação entre a chegada humano e extinção da megafauna, sendo um exemplo de ilha de Wrangel, na Sibéria, onde a extinção do anão Mamutes (aproximadamente 1000 aC) [ 6 ] não coincidir com a chegada dos seres humanos

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Holocene_extinction_event

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caiu 7ºC nas últimas três horas

 

22/10/13 15:38 - Terça-feira

A virada na direção dos ventos, que agora sopram do oceano para a Grande São Paulo derrubou a temperatura na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros chegaram a registrar ao meio dia, média de 27ºC, entretanto às 15h a temperatura era de apenas 20ºC na maioria dos bairros.

 

Desta forma, as próximas horas desta terça-feira (22) prosseguem com tempo fechado e potencial para chuva isolada na região metropolitana. A temperatura permanece amena e não há previsão de temporais. - See more at: http://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=14079#sthash.ULlY64Rw.dpuf

Link to comment
Share on other sites

Mafili, se você achar bikini barato nessa sua pesquisa, me avise. Posso vender na loja que estou montando em CDJ. Cada peça vendida, te repasso uma porcentagem. Quando menor, melhor. :prankster: :prankster: :sarcastic:

 

Ao contrário de ontem, hoje estamos com céu quase todo nublado; de vez em quando o sol até aparece. Temperatura em 25,5.

 

Sérgio, lamentavelmente não obtive sucesso [digitei inclusive: mercado livre biquíni "são joaquim" santa catarina comprar] e nada.

 

As minhas máquinas de gelo hoje deram pau em virtude do calor de ontem....acontece.

 

Como o frete é free; recomendo o site abaixo...boas compras.

http://www.graodeareiamodapraia.com.br/modapraia/index.asp?gclid=CM76pqiZq7oCFdJj7AodgVsAcg

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde nublado na capital paulista.

Temos 19.9 graus na Penha CGE, depois de uma máxima na casa dos 27 graus e mínima de 18.9 graus.

Infelizmente as instabilidades ao chegarem no leste paulista perderam bastante força e assim a chuva que caiu por aqui foi de forma mais isolada e sem muito acumulado!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, se você achar bikini barato nessa sua pesquisa, me avise. Posso vender na loja que estou montando em CDJ. Cada peça vendida, te repasso uma porcentagem. Quando menor, melhor. :prankster: :prankster: :sarcastic:

 

Ao contrário de ontem, hoje estamos com céu quase todo nublado; de vez em quando o sol até aparece. Temperatura em 25,5.

 

Sérgio, lamentavelmente não obtive sucesso [digitei inclusive: mercado livre biquíni "são joaquim" santa catarina comprar] e nada.

 

As minhas máquinas de gelo hoje deram pau em virtude do calor de ontem....acontece.

 

Como o frete é free; recomendo o site abaixo...boas compras.

http://www.graodeareiamodapraia.com.br/modapraia/index.asp?gclid=CM76pqiZq7oCFdJj7AodgVsAcg

 

Abraços

 

 

A SUNGA CUSTA 25,00.

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

ALGUÉM SE ARRISCA NO VISUAL ;

 

A- ESTÁ AQUECENDO

B- ESTÁ RESFRIANDO

C- NÃO MUDOU

D- PREFIRO NÃO OPINAR

E- SINCERAMENTE NÃO SEI

 

29ymdtj.png

 

S.J/INMET

 

55/2013 (ATÉ SET.) 81/2010

 

J; 17,2 17,2

F; 17,2 17,1

M; 16,1 16,2

A; 13,6 13,9

M; 11,1 11,0

J; 09,7 09,8

J; 09,6 09,2

A; 10,8 10,9

S; 11,5 11,0

O; 13,3 13,4

N; 14,7 14,8

D; 16,3 16,3

A; 13,4 13,4

Link to comment
Share on other sites

OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

ALGUÉM SE ARRISCA NO VISUAL ;

 

A- ESTÁ AQUECENDO

B- ESTÁ RESFRIANDO

C- NÃO MUDOU

D- PREFIRO NÃO OPINAR

E- SINCERAMENTE NÃO SEI

 

29ymdtj.png

 

S.J/INMET

 

O; 13,3 13,4

 

Confere,

Hey, Ronaldo que sungão barato é esse?

 

....bom pelo menos os dados agora batem.....

 

Se não baterem estamos próximos a um escândalo internacional.

 

Abração,

 

Vc tinha razão, aquilo que eu pensei que fosse sujeira na tela é o Morro da Igreja.

 

Viu que negativou no PNI,????

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma pesquisa de algumas estações de Sta Catarina neste mês de Outubro e em termos de frio ficou assim:

 

Morro da Igreja SC, Urupema SC, São Joaquim SC (Aut-Inmet), Bom Jardim da Serra SC, São Joaquim SC (Chapada Bonita), Painel SC, São Joaquim SC (Despraiado), São Joaquim SC (Boava), São Joaquim SC (ST Isabel), Água Doce SC

Agua Doce SC (PWS-Herciliópolis), Joinville SC (D Francisca), Matos Costa SC, São Joaquim SC (Bentinho), Campo Alegre SC, Lages SC, Lebon Régis SC, Monte Castelo SC, Campo Belo do Sul SC, Campos Novos SC, Curitibanos SC,Caçador SC, Fraiburgo SC, Itaiópolis SC,Três Barras SC,São Bento do Sul SC,Major Vieira SC, Frei Rogério SC,Rio Negrinho SC, Canoinhas SC e Joaçaba SC

Link to comment
Share on other sites

Chegamos com a chuva de ontem a marca de incriveis 16.000 mm acumulados nesses 8 anos de registro de dados, haja chuva não.. :good: :hi:

Na cidade de Cherrapunji, na Índia, a média anual é quase 70% deste valor.

São 10.798 mm por ano. :shok: :shok:

 

No ano de 1861 caíram 26.461 mm, sendo 9.300 mm só em julho. :shok: :shok: :shok: :shok:

 

Coisa de maluco... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

 

Ansioso pela resposta..... :rtfm: :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Na vida real, as coisas são um pouco diferente do que mostram a propaganda do governo federal. Só um exemplo, o NE está passando por mais um período de seca, onde as pessoas estão com dificuldades de encontrar água para beber e muitos animais estão morrendo de sede.

 

Depois de um dia abafado, a noite até que está agradável. Temperatura de 21,5 e um vento fresco soprando.

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

 

Claramente...um componente político na questão.

 

Uma tribo de índios.

Rondônia/Araraquara [ em francês é uma graça]

Não entendi.

O FATO de eu não entender. Não significa que eu seja BURRO....apenas não entendi o teu ponto.

 

Não é necessário nutrir ódio eterno....Eu apenas não entendi o teu ponto.

 

bração

Link to comment
Share on other sites

"Condição de "total coupling" atuará no Rio Grande do Sul a partir da madrugada desta quarta-feira. Estará atuando Jato de Baixos níveis (sem burocracia), Cavado em níveis médios a altos da atmosfera no sul do Uruguai e Argentina, cavado invertido em baixos níveis, intensa difluência do fluxo neste níveis gerando intensa divergência, além de baroclinia associada ao sistema e indices de instabilidade extremamente altos. Esta condição dará origem a partir da próxima madrugada a formação de intensos sistemas convectivos (sem burocracia) com tempestades severas. Os indices dão condição para granizo gigate, vendavais (até tornados), intensa precipitação e alta incidência de descargas atmosféricas. ATENÇÃO!" - Facebook de Guilherme Touchtenhagen Schild.

 

Merece acompanhamento!

 

Traduz....prá eu.

 

"total coupling"

 

JBN " sem burocracia"

 

cavado em nível médio

 

cavado invertido

 

difluência....gerando....divergência

 

sistemas convectivos [sem burocracia]

 

É piada? né.

 

braços

Link to comment
Share on other sites

Chegamos com a chuva de ontem a marca de incriveis 16.000 mm acumulados nesses 8 anos de registro de dados, haja chuva não.. :good: :hi:

Na cidade de Cherrapunji, na Índia, a média anual é quase 70% deste valor.

São 10.798 mm por ano. :shok: :shok:

 

No ano de 1861 caíram 26.461 mm, sendo 9.300 mm só em julho. :shok: :shok: :shok: :shok:

 

Coisa de maluco... :laugh:

É realmente chuva pra não por defeito.. :rofl: ... não dá pra imaginar tanta água assim.. imagina 9 mil milimetros em um mês..

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo, o pau vai quebrar amanhã no Sul do Brasil. Mais um dia amazônico por aqui, com URA não baixando dos 49%. Máxima de 31,7ºC e sol. Jean, aqui estou com 157 mm em outubro, quase na média.

 

Análise do Simepar sobre o tornado em Chopinzinho ontem a tarde:

 

Cezar Gonçalves Duquia 22 de Outubro de 2013 - 12 h 46 min

Durante todo o dia de ontem o SIMEPAR monitorou, disponibilizando imagens de radar e de nossa rede telemétrica, a evolução de uma frente fria que se deslocou do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Um dos muitos eventos de tempestade que mais chamou a atenção foi uma formação que se desenvolveu à dianteira do eixo da frente fria. Na Fig. 01, imagem de satélite, os tons de cinza e o formato da nebulosidade pouco identificavam a presença de uma célula de tempestade intensa. Através da informação gerada pelo nosso radar meteorológico, Fig. 02, destaca-se uma formação na forma de gancho que se deslocou no sentido noroeste para sudeste. Este tipo de "assinatura" é normalmente associada a células de nuvens que geram tempestades intensas e, muitas vezes, associadas a tornados. Os ventos estimados a essa tempestade ultrapassaram os 100 km/h de acordo com o divulgado no dia de ontem por nossa equipe. Relatos obtidos através de www.radiochopinzinho.com.br dão conta da presença de uma nuvem funil no interior do município de Chopinzinho. A intensidade máxima dos ventos da estação meteorológica mais próxima à Chopinzinho foi de 106,2 km/h em Dois Vizinhos.

 

7902.png

Link to comment
Share on other sites

Para quem olhar o satélite agora existem apenas nuvens altas sobre o RS. Mas enfim, as grandes ondas de tempestades e também as mais severas ocorrem quando a instabilidade explode sobre o local sem se deslocar por grande distâncias como um frente fria. Estou confuso quanto a manhã pois o ECMWF coloca chuva já pela manhã no estado o que digamos poderia diminuir o potencial severo para a tarde em algumas áreas.

Os modelos ... os modelos enfim mostram um cenário instável e com bastante difluência (como o Vinicius postou o texto do Guilherme). O SWEAT (já citado muitas vezes pela Metsul) projetado pelo WRF mostra valores de 400 no oeste do estado, tal índice cuja descrição está abaixo, é usado também para a análise de condições tornádicas pelos campos levados no cálculo.

 

DiJVflm.png

 

Índice SWEAT

-O Severe Weather Threat Index é bastante elaborado, pois é computado a partir de 5 termos:

*umidade nos baixos níveis, pelo ponto de orvalho em 850hPa

*instabilidade, através do Totals

*jato de baixos níveis, pelo vento em 850hPa

*jato de altos níveis, pelo vento em 500hPa

*advecção quente, entre 850 e 500hPa

 

-É especificamente utilizado para tempestades de ordinárias a severas e calculado pelo seguinte fórmula:

 

SWEAT =12Td(850)+20(TT-49)+2V(850)+V(500)+125(S+0.2)

onde:

- TT é o valor do índice Totals;

- S é função da diferença de direção entre o vento de 500 e o de 850hPa;

- os termos negativos são setados para zero e valores acima de 250 são considerados indicativos de condições significativas.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Murilo. Mas existe a possibilidade de um CCM explodir sobre o RS, não? O vento aqui em Carazinho, Norte do RS está N/NE e relativamente frio. Pela minha experiência de leigo, sempre temos um pré-frontal de respeito antes de tempo severo, o que (até o momento) não acontece... Que surpresa teremos na madrugada?????

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Murilo. Mas existe a possibilidade de um CCM explodir sobre o RS, não? O vento aqui em Carazinho, Norte do RS está N/NE e relativamente frio. Pela minha experiência de leigo, sempre temos um pré-frontal de respeito antes de tempo severo, o que (até o momento) não acontece... Que surpresa teremos na madrugada?????

 

Paulo a possibilidade existe, porém não acredito que chegue a tal ponto. Está mais para vários SCM (Sistemas Convectivos) que são sistemas com vida mais curta e de menor escala.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Murilo. Mas existe a possibilidade de um CCM explodir sobre o RS, não? O vento aqui em Carazinho, Norte do RS está N/NE e relativamente frio. Pela minha experiência de leigo, sempre temos um pré-frontal de respeito antes de tempo severo, o que (até o momento) não acontece... Que surpresa teremos na madrugada?????

Aqui em Passo fundo temos vento bastante fresco e de média intensidade. Bastante nuvens, até caiu uma garoa de curta duração antes... Não acredito em tempo severo na região, só se esquentar muito amanhã antes da chegada da FF, já em grandes acúmulos aí é outra história...

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Murilo. Mas existe a possibilidade de um CCM explodir sobre o RS, não? O vento aqui em Carazinho, Norte do RS está N/NE e relativamente frio. Pela minha experiência de leigo, sempre temos um pré-frontal de respeito antes de tempo severo, o que (até o momento) não acontece... Que surpresa teremos na madrugada?????

Aqui em Passo fundo temos vento bastante fresco e de média intensidade. Bastante nuvens, até caiu uma garoa de curta duração antes... Não acredito em tempo severo na região, só se esquentar muito amanhã antes da chegada da FF, já em grandes acúmulos aí é outra história...

Tbm fikei surpreso com as previsões para hj em Curitiba!

Simepar e Wunderground apontam máx de 30°C, sendo q a máx aki ontem nem chegou aos 21°C...

Uma grande reviravolta à caminho!

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

 

Claramente...um componente político na questão.

 

Uma tribo de índios.

Rondônia/Araraquara [ em francês é uma graça]

Não entendi.

O FATO de eu não entender. Não significa que eu seja BURRO....apenas não entendi o teu ponto.

 

Não é necessário nutrir ódio eterno....Eu apenas não entendi o teu ponto.

 

bração

Juro q li umas 3 vzs ontem à noite e não entendi onde estava a "pergunta"!

Recuso-me à ler novamente, mas é bom constatar q não sou o único q ficou confuso...

Link to comment
Share on other sites

Não é não Mafili... é bem sério...

 

Paulo...que nada.

 

Não vale posto de gasolina e nem ginásio de esporte....[num sei quem autoriza isyo]

 

Obviamente...galinheiros estão fora de cogitação.

Posso estar delirando, mas tenho a nítida impressão de q só vi "galinheiros" nas imagens do tornado de Chopinzinho....

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito, hoje será mais quente do que ontem. Vide os comentários acima.

 

Por enquanto, estamos amanhecendo com uma situação bem agradável. Poucas nuvens no céu e 19,2 de temperatura . O problema é que daqui a pouco o sol aparece e aí, ferrou.

Mesma coisa por aqui Sérgio, 19°C, mais assim que o sol aparecer ai começa a esquentar mesmo..

Link to comment
Share on other sites

Não é não Mafili... é bem sério...

 

Paulo...que nada.

 

Não vale posto de gasolina e nem ginásio de esporte....[num sei quem autoriza isyo]

 

Obviamente...galinheiros estão fora de cogitação.

Posso estar delirando, mas tenho a nítida impressão de q só vi "galinheiros" nas imagens do tornado de Chopinzinho.... http://deolhonotempo.com.br/site/simepar-avalia-possivel-tornado-chopinzinho-pr/

GLOBO RURAL DE HJ :

"Ontem choveu mto em todo o RS e oeste catarinense..."

(assim, fica difícil! Chuva foi na segunda!)

 

Morador de "Perobal", oeste paranaense, dando entrevista sobre o vendaval de segunda-feira:

 

"-É telha voando, caixa-dágua voando, galinha voando..."

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.