Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

ALGUÉM SE ARRISCA NO VISUAL ;

 

A- ESTÁ AQUECENDO

B- ESTÁ RESFRIANDO

C- NÃO MUDOU

D- PREFIRO NÃO OPINAR

E- SINCERAMENTE NÃO SEI

 

29ymdtj.png

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

Voto na "F"!

As variações estão mais abruptas nas últimas duas décadas, Mafili...

É esta a impressão q tenho ao olhar o gráfico (aliás, excelente teu trabalho*).

A pessoa não precisa olhar mtas vzs nem fzer continhas: basta olhar uma única vez (e perceber q o q eu disse está correto!)

De um modo geral, São Joaca continua a mesma de outrora... Em alguns anos, menos fria, em outros, mais fria...

...a cada ano, menos vegetação nativa e mais moradias construídas...

Como diz o Coutinho:

"É preciso deixar a cs em ordem... Cuidar do nosso jardim (a cidade)..." É algo q ele sempre fala e considero isso uma prova de amor pela cidade!

 

Bem, assim como no gráfico, a cidade tem seus altos e baixos!

 

Bjs na família!

 

*Climaterra

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

PRIMEIRO O TEMPO BEM INSTÁVEL E COM PONTOS SEVEROS EM SC ENTRE HOJE ATÉ SÁBADO, DEPOIS TEREMOS RISCO DE GEADA NA SEGUNDA/TERÇA E QUARTA, NÃO DESCARTO MÍNIMA ENTRE -2/1 NAS BAIXADAS.

 

Seria péssimo pra agricultura a esta altura do campeonato...a semana que vem, aliás,

deverá ser bem fresquinha na parte leste do centro-sul. Sul e Sudeste com temperaturas

agradáveis de Segunda a Sábado. Próximo Sábado e Domingo serão dias bastante quentes,

mas isso é uma coisa boa em se tratando de fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto com 78,2mm acumulados, é pouco...estamos

com apenas metade do esperado para o mês até o momento.

 

Creio que não reverte até Quinta da semana que vem.

 

Novembro tem sido um mês chuvoso nos últimos anos, sempre

com valores acima da média e aparecimento das primeiras

ZCAS da temporada. Veremos se ocorre de novo assim.

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRO O TEMPO BEM INSTÁVEL E COM PONTOS SEVEROS EM SC ENTRE HOJE ATÉ SÁBADO, DEPOIS TEREMOS RISCO DE GEADA NA SEGUNDA/TERÇA E QUARTA, NÃO DESCARTO MÍNIMA ENTRE -2/1 NAS BAIXADAS.

 

Seria péssimo pra agricultura a esta altura do campeonato...a semana que vem, aliás,

deverá ser bem fresquinha na parte leste do centro-sul. Sul e Sudeste com temperaturas

agradáveis de Segunda a Sábado. Próximo Sábado e Domingo serão dias bastante quentes,

mas isso é uma coisa boa em se tratando de fim de semana.

 

 

A 2/3 DIAS VEM DANDO ESTE FRIO PARA CÁ, CONFIRMANDO, OS POMARES DE BAIXADA E COMEÇO DE ENCOSTA PODERÃO TER DANOS COM A GEADA, 113 ATÉ AGORA E 81 EM CASA.

 

PRIMEIRO VEM O RISCO DE GRANIZO E VENTO.

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim e arredores diante do aquecimento global; ou melhor, mudanças climáticas. :sarcastic:

 

http://www.ecodebate.com.br/2013/10/23/parque-nacional-de-sao-joaquim-sc-vai-monitorar-os-efeitos-das-mudancas-climaticas-na-biodiversidade-local/

 

Hoje de manhã vi algumas cenas da chuva que caiu ontem em São Carlos e fiquei impressionado com os estragos. Muita água.

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRO O TEMPO BEM INSTÁVEL E COM PONTOS SEVEROS EM SC ENTRE HOJE ATÉ SÁBADO, DEPOIS TEREMOS RISCO DE GEADA NA SEGUNDA/TERÇA E QUARTA, NÃO DESCARTO MÍNIMA ENTRE -2/1 NAS BAIXADAS.

 

Seria péssimo pra agricultura a esta altura do campeonato...a semana que vem, aliás,

deverá ser bem fresquinha na parte leste do centro-sul. Sul e Sudeste com temperaturas

agradáveis de Segunda a Sábado. Próximo Sábado e Domingo serão dias bastante quentes,

mas isso é uma coisa boa em se tratando de fim de semana.

 

 

A 2/3 DIAS VEM DANDO ESTE FRIO PARA CÁ, CONFIRMANDO, OS POMARES DE BAIXADA E COMEÇO DE ENCOSTA PODERÃO TER DANOS COM A GEADA, 113 ATÉ AGORA E 81 EM CASA.

 

PRIMEIRO VEM O RISCO DE GRANIZO E VENTO.

Tá loco, hein?

É gelo caindo de cima pra baixo, dp gelo CAINDO DE BAIXO PRA CIMA...

Eita primavera doída!

(e doida)!

 

Abraços em ambos!

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim e arredores diante do aquecimento global; ou melhor, mudanças climáticas. :sarcastic:

 

http://www.ecodebate.com.br/2013/10/23/parque-nacional-de-sao-joaquim-sc-vai-monitorar-os-efeitos-das-mudancas-climaticas-na-biodiversidade-local/

 

VIXE: Dei uma olhada no Link. Palavras como "pegadas de C02 " , WWF, R$ 1.800.000,00.

 

Aposto R$ 0,10 que já sei o resultado.

 

Além é claro de uns mestrados e doutorados.

 

Banheiro.

 

O projeto foi contemplado pelo CNPq no edital específico para estudos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. Serão destinados ao longo de três anos R$ 1,8 milhão para os quatro núcleos de pesquisa do Programa de Pesquisas em Biodiversidade da Mata Atlântica (PPBio Mata Atlântica). As instituições participantes são: Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) de Ilhéus (BA) e Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE).

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma pesquisa de algumas estações de Sta Catarina neste mês de Outubro e em termos de frio ficou assim:

 

Morro da Igreja SC, Urupema SC, São Joaquim SC (Aut-Inmet), Bom Jardim da Serra SC, São Joaquim SC (Chapada Bonita), Painel SC, São Joaquim SC (Despraiado), São Joaquim SC (Boava), São Joaquim SC (ST Isabel), Água Doce SC

Agua Doce SC (PWS-Herciliópolis), Joinville SC (D Francisca), Matos Costa SC, São Joaquim SC (Bentinho), Campo Alegre SC, Lages SC, Lebon Régis SC, Monte Castelo SC, Campo Belo do Sul SC, Campos Novos SC, Curitibanos SC,Caçador SC, Fraiburgo SC, Itaiópolis SC,Três Barras SC,São Bento do Sul SC,Major Vieira SC, Frei Rogério SC,Rio Negrinho SC, Canoinhas SC e Joaçaba SC

 

Óia a Dona Francisca aí geeeente hahahhahahaha

Link to comment
Share on other sites

Nosa Paulo Lopes que surpresa ver você por aqui.Fazia 3 anos que não postava neste espaço desde o nascimento do Meteobrasil em Ago/2010. Seja bem vindo novamente e espero notícias de Carazinho novamente...abraço

 

Valeu, Carlos... vamos ver se consigo participar com mais frequência.

Link to comment
Share on other sites

D Soares...tava estranhando que não tinha falado nada... :mosking:

 

D Francisca dando pau até em Matos Costas e São Joaquim - Bentinho......

 

:laugh:

 

Hehehehe nitidamente Matos Costa é um topo/semi topo...

 

Tenho mais dois locais a monitorar aqui na região...um talvez eu consiga ainda neste ano...outro, apenas ano que vem...podem surpreender...

Link to comment
Share on other sites

Pergunta para o Caio Cesar

 

Ontem muito calor no Noroeste fluminense,por volta das 18 horas de hoje formou-se uma chuva convectiva na lat.21º 15' e long.42º 10' dentro da área rural de Laje do Muriaé-RJ trazendo uma chuva localizada que chegou na área urbana por volta de 18 h 20 sem ventos,com alguns trovões e 6 milímetros de chuva.

 

Muito tempo não leio sobre as temperaturas em Vacas Gordas (acho muito interessante o nome do lugar).É verdade que a duplicação da BR-101 em Santa Catarina(obras do PAC 2) está praticamente concluída,faltando apenas uma ponte e parece que uma tribo de índios não aceitam duas pistas em suas terras,parece que vão ter que construir um túnel,li sobre a BR-101 num vídeo com duração de 10 minutos do governo federal mostrando as grandes obras do PAC 2, usina de Jirau, usina de Santo Antônio,a construção da linha de transmissão de 2375 km ligando Rondônia a Araraquara todas em Rondônia, a refinaria Abreu Lima com 80% da obra concluída,etc.

 

Claramente...um componente político na questão.

 

Uma tribo de índios.

Rondônia/Araraquara [ em francês é uma graça]

Não entendi.

O FATO de eu não entender. Não significa que eu seja BURRO....apenas não entendi o teu ponto.

 

Não é necessário nutrir ódio eterno....Eu apenas não entendi o teu ponto.

 

bração

Juro q li umas 3 vzs ontem à noite e não entendi onde estava a "pergunta"!

Recuso-me à ler novamente, mas é bom constatar q não sou o único q ficou confuso...

 

Carlos Campos e Mafili,

 

Realmente a forma como foi escrito o texto em nada ajuda a sua interpretação...

Creio que a pergunta é o que destaquei em vermelho. Se for assim, é óbvio que está faltando um ponto de interrogação.

Somente o "marinhonani" poderá esclarecer isto.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus do céu!!! A situação é grave logo ao norte de POA!! :shok: Eu NUNCA vi a BR-116 assim!!

 

Aqui tivemos várias sessões de trovoadas. Acordei pelo menos duas vezes com estrondos. Mas mal choveu. Acumulei 2,2 mm.

 

Agora está fechado com 18,9°. Incrível a instabilidade atmosférica. A mudança no tempo da noite de ontem para hoje foi literal!

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva desde o final da madrugada em Porto Alegre e região metropolitana, Esteio com acumulados significativos, BR-116 no município alagada, motoristas abandonando os carros com água pelo vidro. Trensurb parado na região. E vem mais água.

 

Opâ....Meu amigo poeta e eletrônico saindo da toca.

 

É a primavera fazendo o milagre da vida.

 

E por falar em primavera....

 

Parabéns,Mauro....o número de equinócios aumentando.

Link to comment
Share on other sites

Radar do Redemet em Canguçu pegando uma quebradeira geral logo ao sul de Livramento, ainda no Uruguai. Tem núcleos de instabilidade explodindo em boa parte do RS, um deles muito ativo entre a Grande POA e a serra. Há outro núcleo a SO daqui, direção a qual eu consigo enxergar nuvens bem espessas.

 

A NO até abriu um pouco o tempo. Agora tenho 19,1°. Pressão em 1008,3 mb e vento ENE a 6,0 kmh. Mínima de 18,2° à 1 h da manhã. Pelo visto teremos um dia de grandes emoções por aqui.

Link to comment
Share on other sites

 

Carlos Campos e Mafili,

 

Realmente a forma como foi escrito o texto em nada ajuda a sua interpretação...

Creio que a pergunta é o que destaquei em vermelho. Se for assim, é óbvio que está faltando um ponto de interrogação.

Somente o "marinhonani" poderá esclarecer isto.

Obrigado pelo esclarecimento!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Radar do Redemet em Canguçu pegando uma quebradeira geral logo ao sul de Livramento, ainda no Uruguai. Tem núcleos de instabilidade explodindo em boa parte do RS, um deles muito ativo entre a Grande POA e a serra. Há outro núcleo a SO daqui, direção a qual eu consigo enxergar nuvens bem espessas.

 

A NO até abriu um pouco o tempo. Agora tenho 19,1°. Pressão em 1008,3 mb e vento ENE a 6,0 kmh. Mínima de 18,2° à 1 h da manhã. Pelo visto teremos um dia de grandes emoções por aqui.

E tem mais instabilidade se organizando no NW do Estado...

rs4Kirr10_3.jpg.22d27ced1a3b7145443e9eeb942bc466.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sensaçao horrivel de 24°C com 65%URA

 

 

 

huahahahahha com essa ura e essa temperatura, se fosse na grande SP ia ter gente q ia dizer que tá com sensação de frio...Willian, tuas sensações dão raiva a muita gente kkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh:

 

PARA FAZER FRENTE....CALOR EM S.JOAQUIM, 18,5°C E 85% DE UMIDADE E POUCO VENTO, SOL E MUITAS NUVENS.

Link to comment
Share on other sites

Sensaçao horrivel de 24°C com 65%URA

 

 

 

huahahahahha com essa ura e essa temperatura, se fosse na grande SP ia ter gente q ia dizer que tá com sensação de frio...Willian, tuas sensações dão raiva a muita gente kkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh:

 

PARA FAZER FRENTE....CALOR EM S.JOAQUIM, 18,5°C E 85% DE UMIDADE E POUCO VENTO, SOL E MUITAS NUVENS.

 

 

Ué pra mim isso sim é calor , andei pela rua me senti um frango na pressao :negative:

Link to comment
Share on other sites

Sensaçao horrivel de 24°C com 65%URA

 

 

 

huahahahahha com essa ura e essa temperatura, se fosse na grande SP ia ter gente q ia dizer que tá com sensação de frio...Willian, tuas sensações dão raiva a muita gente kkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh:

Vdd, Artur!

Ô, sobrinho exagerado!

 

———————————————————

Aki temos horrendos 22°C com 78% de URA!

MORRI!

 

Nuvens já avançam pelo sudoeste do Estado...

Mau tempo galopando...

pr4Kirr10_7.jpg.2cfac5dce91a8b9ab80f6ba5fada02dc.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ué pra mim isso sim é calor , andei pela rua me senti um frango na pressao :negative:

 

 

E É VERO, PARA OS RELES BRASUCAS ACIMA DOS 1300 M NESTE BRASIL, CALOR É QUANDO CHEGA DOS 20/22°C COM UMIDADE ALTA. AQUI MUITO QUENTE É DOS 24/25 PARA CIMA. EM GERAL USO BERMUDA COM 15/18 PARA CIMA QDO NÃO TEM MUITO VENTO. HOJE ESTOU DE ABRIGO POR TEIMOSIA, ESTOU COM CALOR.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva desde o final da madrugada em Porto Alegre e região metropolitana, Esteio com acumulados significativos, BR-116 no município alagada, motoristas abandonando os carros com água pelo vidro. Trensurb parado na região. E vem mais água.

 

Opâ....Meu amigo poeta e eletrônico saindo da toca.

 

É a primavera fazendo o milagre da vida.

 

E por falar em primavera....

 

Parabéns,Mauro....o número de equinócios aumentando.

 

48 primaveras, estava na hora de aprender a fazer poesia, hehehe, abraços e obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Ué pra mim isso sim é calor , andei pela rua me senti um frango na pressao :negative:

 

 

E É VERO, PARA OS RELES BRASUCAS ACIMA DOS 1300 M NESTE BRASIL, CALOR É QUANDO CHEGA DOS 20/22°C COM UMIDADE ALTA. AQUI MUITO QUENTE É DOS 24/25 PARA CIMA. EM GERAL USO BERMUDA COM 15/18 PARA CIMA QDO NÃO TEM MUITO VENTO. HOJE ESTOU DE ABRIGO POR TEIMOSIA, ESTOU COM CALOR.

 

 

Acalmem-se que não quis ofender ninguem, brinquei com a situação, só disse que se fosse na grande SP, o povo ia reclamar que falta calor, obviamente a sensação térmica é diferente para cada tipo de clima, quem vive com temperaturas frequentemente abaixo dos 25 graus, obviamente 24 graus será calor para essa pessoa. Para mim, 24 graus se tiver vento dá pra usar uma blusa leve, ou pelo menos não fico suando igual dias com temperatura acima de 30.

 

É que é engraçado o William escrever sempre "horrendo", "horrivel", "tenebroso", "absurdamente quente", "forte calor", e ai vc vai ver as temperaturas, estão em 22, no máximo 24 graus. Para a maioria do Brasil, que convive com calor acima de 30, é até estranho ler isso :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ué pra mim isso sim é calor , andei pela rua me senti um frango na pressao :negative:

 

 

E É VERO, PARA OS RELES BRASUCAS ACIMA DOS 1300 M NESTE BRASIL, CALOR É QUANDO CHEGA DOS 20/22°C COM UMIDADE ALTA. AQUI MUITO QUENTE É DOS 24/25 PARA CIMA. EM GERAL USO BERMUDA COM 15/18 PARA CIMA QDO NÃO TEM MUITO VENTO. HOJE ESTOU DE ABRIGO POR TEIMOSIA, ESTOU COM CALOR.

 

 

Isso mesmo é mais sofrido 23°C a 24°C com 60% a 75% URA pra gente do que 27°C ou 28°C com sol forte e URA baixa , se tiver de dia com uns 16°C a 20°C ando de roupa de verao tranquilamente pois aqui venta pouco, a noite entre 15°C e 10°C já da pra colocar alguma roupa " maiorzinha "

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Artur!

 

Aqui na minha city é absolutamente normal termos vários dias com

temperaturas acima dos 30 graus. Todos os anos chega a pelo menos

33/34 graus, e não é incomum ao menos 1/2 dias por ano com 35C

ou mais.

 

O verão é consideravelmente quente, embora não possa ser comparado

ao de outras cidades mineiras abaixo dos 500m de altitude ou do vale

do paraíba.

 

Na verdade, eu citaria alguns poucos lugares do Brasil com verão ameno,

a saber:

 

Serras sulinas, acima dos 800m; Serra da Mantiqueira, acima dos 1000m;

Serra dos orgãos, acima dos 1000m; Serra do Caparaó, acima dos 1200m;

Serra da Bocaina, acima dos 1000m.

 

E acho que só.

Link to comment
Share on other sites

Artur é isso mesmo e eu exagero ainda pois nao gosto de calor , eu tento nao sair daqui de MDF pra nao passar calor tambem em outros lugares

 

 

Mais mesmo assim estou torcendo por ele pois tenho uma piscina linda e pronta em casa sem poder usar kk

 

 

 

kkkk esvazia a piscina e faz um baixadão pra medirmos geada ai, tá mais fácil do que fazer 25 graus!! MDF é gelada! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Concordo, Artur!

 

Aqui na minha city é absolutamente normal termos vários dias com

temperaturas acima dos 30 graus. Todos os anos chega a pelo menos

33/34 graus, e não é incomum ao menos 1/2 dias por ano com 35C

ou mais.

 

O verão é consideravelmente quente, embora não possa ser comparado

ao de outras cidades mineiras abaixo dos 500m de altitude ou do vale

do paraíba.

 

Na verdade, eu citaria alguns poucos lugares do Brasil com verão ameno,

a saber:

 

Serras sulinas, acima dos 800m; Serra da Mantiqueira, acima dos 1000m;

Serra dos orgãos, acima dos 1000m; Serra do Caparaó, acima dos 1200m;

Serra da Bocaina, acima dos 1000m.

 

VERO. AQUI COM 24/25 E UMIDADE ALTA, PARA CÁ, É UM DIA BEM QUENTE, BASTA VER QUE 2013 FORAM 8 DIAS DE 26,0 PARA CIMA!

 

NA REALIDADE É DOS 1100/1300 M PARA MAIS, É OUTRA REALIDADE DENTRO DO BRASIL.

 

VEJA A TABELA; http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/index.php/medias-das-estacoes-do-topo-da-serrasc/

Link to comment
Share on other sites

Artur com 22°C 23°C vai dar pra aproveitar bem , dificil é por ser agua de "mina" ela é geladissima mal passando dos 18°C

 

 

Nao sei ao certo mais creio que nao tivemos mais 15 ou 20 dias esse ano com temperaturas acima de 26°C 27°C

 

Em compensaçao ano passado atingimos a maxima historica por aqui creio eu com 31,7°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.