Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Caio, não vejo diferenças abissais entre os dois modelos.

 

No momento não vejo divergências absurdas entre ambos.

 

Tem que olhar mais dados e a um prazo um pouco mais esticado, Mafili.

 

Diferenças enormes no perfil da atmosfera. Frio em altura e espessura.

 

Diferença abissal na formação, posicionamento e trajetória da baixa pressão entre os dias 26 e 27.

 

Diferença enorme na precipitação no dia 27.

 

Você vê convergência nestes itens? Gostaria de ver...

Link to comment
Share on other sites

Estou acampada no parque do sesi em canela. No momento faz 2°C no termômetro do carro e chuva sem parar

 

Opa, falta pouco!

A gente pegou semana passada la no morro da igreja...aki seria show

 

Vanessa, nos avise se precipitar algo do tipo: neve, graupel, chuva congelada, chuva congelante, ou qq coisa do tipo!

 

PH, talvez a região de Soledade tenha alguma coisa, fica ligeiro ai!

Link to comment
Share on other sites

Essa forte nevasca nas Malvinas mostra que essa massa polar é marítima?

Axo q qker massa de ar q atinge as Malvinas é marítima...

Lá não faz mtas diferença se é marítima ou continental!

Neva em ambas as situações, dsd q a Alta seja potente!

E por lá, nem necessita ser tão potente, tendo

em vista a latitude. . .

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

Essa forte nevasca nas Malvinas mostra que essa massa polar é marítima?

Axo q qker massa de ar q atinge as Malvinas é marítima...

Lá não faz mtas diferença se é marítima ou continental!

Neva em ambas as situações, dsd q a Alta seja potente!

E por lá, nem necessita ser tão potente, tendo

em vista a latitude. . .

 

Abç

 

Afinal, as Ilhas Malvinas estão quase na mesma latitude de Ushuaia, 54º contra 51º das Ilhas Malvinas, ou seja, frio sempre constante, quase nunca chegam aos 20ºC, mesmo no verão.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

GFS indicava frio forte para o RS a partir de terça-feira. Europeu indicava o RS apenas com chuva e chuva e o ciclone sem força para jogar o ar frio mais pra cima, o que era estranho mesmo. Agora parece estar quase 100% ajustado. Vamos ver no que vai dar... na noite de segunda-feira pode pintar um cavadinho pelo leste do RS, embora bem fraco ainda...

Link to comment
Share on other sites

Essa forte nevasca nas Malvinas mostra que essa massa polar é marítima?

Axo q qker massa de ar q atinge as Malvinas é marítima...

Lá não faz mtas diferença se é marítima ou continental!

Neva em ambas as situações, dsd q a Alta seja potente!

E por lá, nem necessita ser tão potente, tendo

em vista a latitude. . .

 

Abç

 

 

Vou tentar esclarecer este ponto. Primeiro, toda massa polar não é nem maritima e nem continental. Ela se torna continental quando atinge a terra como um continente (descarte ilhas), fato consumado. A origem das massas polares não necessariamente será no oceano. No inverno, as massas polares dos mares de ross e wedell se formam sobre plataformas de gelo. Se parar pra pensar, plataforma de gelo = terra firme com gelo em cima, ou seja dá na mesma, não é em cima de água.

 

Segundo, as Malvinas estão recebendo neve de circulação ciclonica pura, na borda do ar polar que atinge quase 1040 hpa subindo a Patagonia, que é, devido a sua localização, CONTINENTAL E MARITIMA no ponto atual em que está. A massa polar ainda vai se continentalizar ou maritimizar a medida que avançar para norte. O GFS mostra avanço mais maritimo que continental no momento, mas no momento que vencer o bloqueio de chuvas no RS e SC, vai se continentalizar.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 9 graus e céu chapadão com garoa eventual. Um belo dia para a máxima ficar por aí mesmo.

 

Neve para o final de semana? Acredito que ficaremos no limite em alguns pontos e que ela não deverá ocorrer. Gramado está com 2 graus e chove porque não há suporte em altura. O frio que está aí é o máximo que poderá fazer. Não vejo chance de diminuição ainda maior da temperatura. Teremos um dia gelado em todo o RS hoje. E acredito que será a mesma coisa nos próximos dois dias também.

Link to comment
Share on other sites

Tem que olhar mais dados e a um prazo um pouco mais esticado, Mafili.

Diferenças enormes no perfil da atmosfera. Frio em altura e espessura.

Diferença abissal na formação, posicionamento e trajetória da baixa pressão entre os dias 26 e 27.

Diferença enorme na precipitação no dia 27.

Você vê convergência nestes itens? Gostaria de ver...

 

Certo, Caio.

 

12 horas antes de uma data é provável que ambos mostrem a mesma coisa.

O que eu disse [não sei fui claro] foi a saída 00Z do europeu no dia 20/08 para 23/08 foi perfeita na solução encontrada para o posicionamento do ciclone extratropical como mostrado no modelo, na carta sinótica e na imagem de satélite.

 

Sendo verdadeiro o quadro modelado para o ciclone no momento [não me é certo que haja medidas diretas do seu perfil].

 

É razoável supor que para o dia 27 a linha zero seja o dia 23.

 

No meu entendimento eles saem "zerados" para as próximas 120 horas.

 

Assim é um novo jogo.

 

E o europeu venceu o primeiro.

 

É muito complicado ser claro sem escrever msg muito longa.

 

Eu consigo entender o teu posicionamento na medida em que não há um ponto de referência para a "competição" ou este ficou perdido no passado.

 

Em todo caso é um prazer essa troca de ideias e aproveitar o teu conhecimento.

 

Abraços

 

PS: o frio chegou e está chegando....

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

GFS indicava frio forte para o RS a partir de terça-feira. Europeu indicava o RS apenas com chuva e chuva e o ciclone sem força para jogar o ar frio mais pra cima, o que era estranho mesmo. Agora parece estar quase 100% ajustado. Vamos ver no que vai dar... na noite de segunda-feira pode pintar um cavadinho pelo leste do RS, embora bem fraco ainda...

 

Torales, Vejo que ficou exigente mesmo após tanta fartura de frio [ em que pese o tua amplitude térmica decorrente de tantos deslocamentos inter hemisféricos]

 

A diferença entre frio e calor ficou muito mais sútil para você.

 

Exemplo -3°C em São Joaquim é frio.

 

Pergunto e +1°C Calor?

 

Entendo o teu ponto....pense um pouco no meu.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 9 graus e céu chapadão com garoa eventual. Um belo dia para a máxima ficar por aí mesmo.

 

Neve para o final de semana? Acredito que ficaremos no limite em alguns pontos e que ela não deverá ocorrer. Gramado está com 2 graus e chove porque não há suporte em altura. O frio que está aí é o máximo que poderá fazer. Não vejo chance de diminuição ainda maior da temperatura. Teremos um dia gelado em todo o RS hoje. E acredito que será a mesma coisa nos próximos dois dias também.

Quanto a baixar as temperaturas te enganou Tora...Baixa e baixa bem, perto de 0º eu acredito...

Link to comment
Share on other sites

No momento essa MP se mostra bem continental, pois no sudeste Boliviano, na região de Santa Cruz de la Sierra, a 350 metros de altitude, faz apenas 9 graus agora às 11da manhã.. O ar polar entrando contudo Bolívia adentro.. No extremo Oeste de Mato Grosso do Sul o vento também virou para sudoeste, com rajadas na região de Corumbá, pantanal. E o tempo aqui no Acre já mudou desde ontem, quando tivemos chuva torrencial à tarde, após uma sequência de quase 2 semanas sem chuva. Hoje muitas nuvens no céu, que está nublado nesse momento (raro para agosto). E muitas instabilidades se formando sobre o sudoeste amazônico, sendo alimentadas e puxadas pela frente fria que atua sobre a Bolívia e sul do Brasil. Estou na esperança de mais temporais para hoje aqui. Pelo menos por aqui o bloqueio seco já era..!!!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 9 graus e céu chapadão com garoa eventual. Um belo dia para a máxima ficar por aí mesmo.

 

Neve para o final de semana? Acredito que ficaremos no limite em alguns pontos e que ela não deverá ocorrer. Gramado está com 2 graus e chove porque não há suporte em altura. O frio que está aí é o máximo que poderá fazer. Não vejo chance de diminuição ainda maior da temperatura. Teremos um dia gelado em todo o RS hoje. E acredito que será a mesma coisa nos próximos dois dias também.

Quanto a baixar as temperaturas te enganou Tora...Baixa e baixa bem, perto de 0º eu acredito...

 

Como eu posso já ter me enganado se nem aconteceu? De 2C para 0C não é baixar "bem". Ainda assim, não acredito que possa nevar, pois o frio mais forte não chega até pontos como São José dos Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

GFS indicava frio forte para o RS a partir de terça-feira. Europeu indicava o RS apenas com chuva e chuva e o ciclone sem força para jogar o ar frio mais pra cima, o que era estranho mesmo. Agora parece estar quase 100% ajustado. Vamos ver no que vai dar... na noite de segunda-feira pode pintar um cavadinho pelo leste do RS, embora bem fraco ainda...

 

Torales, Vejo que ficou exigente mesmo após tanta fartura de frio [ em que pese o tua amplitude térmica decorrente de tantos deslocamentos inter hemisféricos]

 

A diferença entre frio e calor ficou muito mais sútil para você.

 

Exemplo -3°C em São Joaquim é frio.

 

Pergunto e +1°C Calor?

 

Entendo o teu ponto....pense um pouco no meu.

 

Abraços

 

Não estou reclamando de +1C quando poderia estar -3C. Quis dizer que infelizmente por 2 graus perdemos uma bela chance de ter mais uma nevada ampla, desta vez no RS. Essa é a minha "reclamação". Vai ser na trave...

Link to comment
Share on other sites

A mulher da RBS falou que as temperaturas despencam durante a tarde, dúvido muito, acredito que pelo menos para as regiões onde está chovendo, já caiu o que tinha que cair durante a madrugada e agora estabiliza, pelo menos é o que vem acontecendo aqui no começo da tarde... No aero não sai mais dos 9ºC e aqui dos 7ºC, e segue garoa persistente.

Link to comment
Share on other sites

Axo q qker massa de ar q atinge as Malvinas é marítima...

Lá não faz mtas diferença se é marítima ou continental!

Neva em ambas as situações, dsd q a Alta seja potente!

E por lá, nem necessita ser tão potente, tendo

em vista a latitude. . .

 

Abç

 

 

Vou tentar esclarecer este ponto. Primeiro, toda massa polar não é nem maritima e nem continental. Ela se torna continental quando atinge a terra como um continente (descarte ilhas), fato consumado. A origem das massas polares não necessariamente será no oceano. No inverno, as massas polares dos mares de ross e wedell se formam sobre plataformas de gelo. Se parar pra pensar, plataforma de gelo = terra firme com gelo em cima, ou seja dá na mesma, não é em cima de água.

 

Segundo, as Malvinas estão recebendo neve de circulação ciclonica pura, na borda do ar polar que atinge quase 1040 hpa subindo a Patagonia, que é, devido a sua localização, CONTINENTAL E MARITIMA no ponto atual em que está. A massa polar ainda vai se continentalizar ou maritimizar a medida que avançar para norte. O GFS mostra avanço mais maritimo que continental no momento, mas no momento que vencer o bloqueio de chuvas no RS e SC, vai se continentalizar.

Então, seguindo teu raciocínio,

nenhuma massa de ar q atinge o arkipélago

"malvino" poderia apresentar características continentais,

visto q ela se tornaria marítima ao se afastar da plataforma de gelo...

A neve q atingiu as ilhas foi provocada

pelo ciclone, mas necessitou da existência

do ar polar para ocorrer!

Link to comment
Share on other sites

A mulher da RBS falou que as temperaturas despencam durante a tarde, dúvido muito, acredito que pelo menos para as regiões onde está chovendo, já caiu o que tinha que cair durante a madrugada e agora estabiliza, pelo menos é o que vem acontecendo aqui no começo da tarde... No aero não sai mais dos 9ºC e aqui dos 7ºC, e segue garoa persistente.

 

Bom, a mulher da RBS está certa sim, os dois modelos europeu e GFS apontam uma forte entrada de ar frio da tarde pra noite ai, ainda hoje a tarde.

 

Com relação a neve, chance provável de precipitar alguma coisa hoje no RS...e por incrível que pareça, região de soledade poderia ser a escolhida da vez.

Link to comment
Share on other sites

Axo q qker massa de ar q atinge as Malvinas é marítima...

Lá não faz mtas diferença se é marítima ou continental!

Neva em ambas as situações, dsd q a Alta seja potente!

E por lá, nem necessita ser tão potente, tendo

em vista a latitude. . .

 

Abç

 

 

Vou tentar esclarecer este ponto. Primeiro, toda massa polar não é nem maritima e nem continental. Ela se torna continental quando atinge a terra como um continente (descarte ilhas), fato consumado. A origem das massas polares não necessariamente será no oceano. No inverno, as massas polares dos mares de ross e wedell se formam sobre plataformas de gelo. Se parar pra pensar, plataforma de gelo = terra firme com gelo em cima, ou seja dá na mesma, não é em cima de água.

 

Segundo, as Malvinas estão recebendo neve de circulação ciclonica pura, na borda do ar polar que atinge quase 1040 hpa subindo a Patagonia, que é, devido a sua localização, CONTINENTAL E MARITIMA no ponto atual em que está. A massa polar ainda vai se continentalizar ou maritimizar a medida que avançar para norte. O GFS mostra avanço mais maritimo que continental no momento, mas no momento que vencer o bloqueio de chuvas no RS e SC, vai se continentalizar.

Então, seguindo teu raciocínio,

nenhuma massa de ar q atinge o arkipélago

"malvino" poderia apresentar características continentais,

visto q ela se tornaria marítima ao se afastar da plataforma de gelo...

A neve q atingiu as ilhas foi provocada

pelo ciclone, mas necessitou da existência

do ar polar para ocorrer!

 

Exatamente. O esclarecimento se deu sobre o conceito maritima/continental.

Link to comment
Share on other sites

E os relatos do Face foram confirmados...

 

FLASH - NEVE | Caçapava do Sul teve breve precipitação de grãos de neve na manhã de hoje. Veja o vídeo:

Grãos de neve traduzindo hehe neve granular...É o q o pessoal chama aqui na região de saguzinho....

Cara tá muito parecido com 31/08 e 01/09 de 2002,..AlÔ VIni galera dos mapas históricos, algum mapa de 2002 por favorrrrr. :good: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Ismar pelo Gfs 6z o núcleo do frio em superfície será entre Soledade e Passo Fundo heheheh, hoje...Valeu Artur to gostandoooooo :good: :laugh: :drinks: Se nevar vou abrir o meu chileno q tá guardado... :laugh:

 

Segura o chileno, tem esperança, mas ainda falta uma merdinha de frio em altitude! De qualquer forma, já acertei minha previsão, Caçapava do Sul com neve confirmada.

Link to comment
Share on other sites

Dia quente em Sampa! Há 4 meses e meio não temos um dia tão quente quanto hoje. Definitivamente não estamos mais no inverno climático, o qual não permite máximas como a de hoje e outras mais que já tivemos nesse agosto (principalmente nos 10 primeiros dias), embora esteja sendo um bom agosto e sejamos atingidos por uma MP a partir de 2ª feira.

 

No momento, 29,5ºC na Granja Viana. Entretanto, o ar seco relativiza a temperatura sentida. Na verdade, só sentimos calor de "verdade" a partir de outubro com o sol mais intenso e o ar mais úmido. Em setembro, as vezes faz-se 32ºC, mas relativiza-se a temperatura sentida exatamente pelo que descrevi.

Link to comment
Share on other sites

FF chegou no RS. Para mim ficará bloqueada e semi-estacionária entre o centro-sul SC e RS, por isso choverá tanto por lá. Temperaturas máximas baixas nesta região, porém as mínimas não serão baixas; talvez com excessão do sul gaúcho. Porém, para o final de semana, o grosso do ar frio ficará concentrado do sul do Uruguai para baixo, baseado no Inpe/Global. Várias e várias vezes já enfrentamos essa situação enquanto a FF ficava bloqueada no norte SC PR/SP com muita chuva e no sul SC para baixo estava dominado pelo ar polar e mais seco.

 

Partir 2ª feira a porteira abre, com possibilidade? neve e um frio mais democrático.

Link to comment
Share on other sites

Vai nevar na Campanha e Sul gaúcho neste final de Semana... Mafili ?

 

Bueno, por aqui chegou o ar pesado, TEMPO NUBLADO e -3,5ºC o Orvalho na RBS.

 

:heat:

 

Vitinho como sexta-feira tecnicamente não e fds. e já nevou hoje por aquelas paragens....é necessário olhar com carinho.

 

E O EUROPEU LEVA MAIS UMA PARA O DIA 23/08/2013

 

É impressionante a previsão de chuva pra SC no dia 25! :shok:

 

ECMWF 12z +141h

nsliFcF.png

 

Interessante que no evento de julho a chuva se concentrou mais acima: SC e PR.

Agora, vai se concentrar, provavelmente, na fronteira com o RS e SC.

Se a alta polar se posicionar mais para o desvio para o Atlantico, permanecendo parte dela no continente, poderemos ter algo interessante na serra do sudeste do RS. Nas cidades de Pinheiro Machado, Canguçu, Caçapava e outras da região....

 

hummmmm!!!!

 

Paulo, olhe a linha de 5400.

 

Algo semelhante a 04 ou 05 de setembro de 2008.

 

Esse quadro merece um revival

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Interessante gradiente de temperatura agora em São Paulo.

 

Pelas estações do CGE, enquanto faz 29/30°C no Centro, em Parelheiros faz 20°C. Estações em SBC do Carlos Dias e do Artur também já mostram 19/20°C Alá San Francisco.

 

Cavado que irá avançar sobre o litoral essa tarde, deve fazer mudança radical de temperatura nas próximas horas por aqui pelos modelos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A coisa está melhor do que a encomenda. Gente, voltou a chover em POA e tenho excelentes 8,8°!! Isso com chuva no início da tarde!

 

A máxima de 11,3° ficou à meia-noite. Não teremos dois dígitos agora de tarde. Incrível!

 

Maravilha de dia em PoA! Aqui em Sampa o Bruno está muito feliz com 30ºC de sol na jaca. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Atenção!!!

Perto do meio-dia teve chuva congelada em Santana da Boa Vista - RS. Segundo meus amigos e conterrâneos caíram pequenas pedrinhas de gelo em pouquíssimo tempo, mas que serviram para deixar todo mundo na expectativa de neve... foi por pouco, pois em Caçapava do Sul e em Encruzilhada do Sul também teve registro. Serra do Sudeste!!! Faltou um pouco mais frio e "alguns" metros de altitude... :hi:

Link to comment
Share on other sites

Atenção!!!

Perto do meio-dia teve chuva congelada em Santana da Boa Vista - RS. Segundo meus amigos e conterrâneos caíram pequenas pedrinhas de gelo em pouquíssimo tempo, mas que serviram para deixar todo mundo na expectativa de neve... foi por pouco, pois em Caçapava do Sul e em Encruzilhada do Sul também teve registro. Serra do Sudeste!!! Faltou um pouco mais frio e "alguns" metros de altitude... :hi:

 

Climatempo acabou de divulgar essa notícia em seu site.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Zona Sul de POA (parte alta), 14 hs, chuvisco e 7,5 ºc. última vez q lembro disto acontecer, nevava na serra ( ou estou enganado ..).

Em qual bairro, Avillex? A temperatura continua em queda!! Tenho incríveis 8,5° com chuva constante e vento S a 11,9 km/h. Rumo aos 7°!!!! :mosking: :mosking: :mosking:

 

Abraços porto-alegrenses!!

Link to comment
Share on other sites

Está levemente mais frio do que o apontado pelos modelos, especialmente na serra. Porto Alegre com apenas 7 graus no meio da tarde é uma marca bem impressionante! Céu fechadíssimo por aqui, ainda iremos a 6 graus antes de estancar definitivamente. O frio em altitude não é tão forte assim para provocar neve na metade norte do estado, infelizmente. Alguns pontos mais altos estarão bem no limite, mas acredito que não terá.

Link to comment
Share on other sites

Maravilha de dia em PoA! Aqui em Sampa o Bruno está muito feliz com 30ºC de sol na jaca. :mosking:

O Bruno é um pé frio, hehe. Apesar de nos últimos anos ter visto neve por duas vezes em Canela e Gramado.

 

O cenário e hoje é bem parecido com o de 2 de julho de 2011, quando tive máxima de 10,3° no início da manhã e começamos a noite com 6° e chuva, batendo 5°. Alô, Bruno, estamos com um deja vu de 2 anos atrás!!!!! :good2:

 

Agora 8,4°!! E vamos que vamos!!! Com o avanço desse frio um pouco ao norte, acredito que poderia até mesmo dar alguma neve com chuva pelo simples fato de chegar perto de 0° na serrra!! 3,6° no Anselmi e 3,9° em Gramado

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

 

Vou tentar esclarecer este ponto. Primeiro, toda massa polar não é nem maritima e nem continental. Ela se torna continental quando atinge a terra como um continente (descarte ilhas), fato consumado. A origem das massas polares não necessariamente será no oceano. No inverno, as massas polares dos mares de ross e wedell se formam sobre plataformas de gelo. Se parar pra pensar, plataforma de gelo = terra firme com gelo em cima, ou seja dá na mesma, não é em cima de água.

 

Segundo, as Malvinas estão recebendo neve de circulação ciclonica pura, na borda do ar polar que atinge quase 1040 hpa subindo a Patagonia, que é, devido a sua localização, CONTINENTAL E MARITIMA no ponto atual em que está. A massa polar ainda vai se continentalizar ou maritimizar a medida que avançar para norte. O GFS mostra avanço mais maritimo que continental no momento, mas no momento que vencer o bloqueio de chuvas no RS e SC, vai se continentalizar.

 

Perfeito, Arthur!

 

Enquanto isso, aqui em Jundiaí temos um calor "infernal": 28,8º C às 14 horas, pelo CIIAGRO.

 

Como eu detesto esse calor seco, poeirento e prolongado tão frequente no inverno do interior paulista.

 

Ao menos a manhã foi fresca. Saí por volta das 6 da manhã só de camiseta. Vem frio/chuva, vem...

 

----------------------º C

23/08/2013 14:00 28,8

23/08/2013 13:00 28,6

23/08/2013 12:00 28,0

23/08/2013 11:00 26,4

23/08/2013 10:00 23,6

23/08/2013 09:00 19,3

23/08/2013 08:00 14,3

23/08/2013 07:00 12,1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.