Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Paulo Henrique mais a relatos de branquinha no RS acabei de ver amigos dai comentando no facebook fica esperto por ai

De onde William??

:good:

Olhem meu amigo Elton, captando a mesma temperatura de 3º em Solecity...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=634955656536809&set=a.314452581920453.80128.100000671412477&type=1&theater

Link to comment
Share on other sites

ClicRBS (POA): 7,1C.

São Leopoldo estação Cristo Rei: 6,6C.

Lomba do Pinheiro (POA): 6,8C

Para que tenham uma ideia a Metsul estava colocando mínima de 11C para hoje em POA e na Lomba do Pinheiro mínima de 9C. GFS pregou peça na galera! E segue caindo!!

 

Torales, Recortei teu comentário e coloquei em um quadrinho....Vou repetir teu comentário: O seo Geraldo foi mal para o dia 23/08/2013.

 

Abraços....torcendo....para cair mais um pouco ainda hoje..........muito interessante....era só o que faltava.....muito bom... :clapping:

 

Felizmente agora tem-se a """previsão numérica" de negativa para POA em 28/08/2013.

Link to comment
Share on other sites

Tarde gélida mesmo em Porto Alegre! Aqui no centro, dentro da agência de viagens que eu trabalho, está ficando um gelo. Minhas mãos começam a ficar geladas. Vamos ligar o ar quente. Muito frio! Mais do que era previsto. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique mais a relatos de branquinha no RS acabei de ver amigos dai comentando no facebook fica esperto por ai

De onde William??

:good:

Olhem meu amigo Elton, captando a mesma temperatura de 3º em Solecity...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=634955656536809&set=a.314452581920453.80128.100000671412477&type=1&theater

 

Bom, tenho que voltar a Caçapava do Sul.

 

Minha conclusão momentânea.....apenas granizo,

 

abmjqb.png

Link to comment
Share on other sites

Segue uma queda a taxa de 1 grau por hora aqui em Porto Alegre. Dentro de mais uns 20 minutos o Marcos virá aqui postar que chegou nos 5 graus. Isso é raríssimo para Porto Alegre.

 

Uma bela vez que isso ocorreu foi em 24/08/1984 (amanhã fará 29 anos deste evento). Em que a temperatura seguiu caindo continuamente ao longo da tarde até chegar em 2 graus e nevar.

 

Não que isso vá acontecer (já não sei de mais nada) mas que é um evento interessante para se estudar, isso é! Que belíssimas migalhas da hecatombe polar (by Ze Vicente) por estas bandas...

Link to comment
Share on other sites

2,8C no Alphaville Gramado. Deve estar na casa de 1,xC nos bairros altos de Gramado/Canela. But…não vai nevar. Temos inversao…

 

Também acredito na inversão, entretanto ela pode estar acabando. Veja a sondagem de Buenos Aires, tudo congelado, Santa Maria um pouco melhor. POA que estava pior mesmo. Mas a situação pode se alterar no meio da madrugada, pois o GFS errou feio e esses 2 ou 3 graus que faltavam podem fazer a diferença no nowcasting.

 

Curioso para acompanhar a saída das 18Z. GFS previa mínima de 9C para POA hoje. Já estamos na casa dos 5C e caindo!

Link to comment
Share on other sites

2,8C no Alphaville Gramado. Deve estar na casa de 1,xC nos bairros altos de Gramado/Canela. But…não vai nevar. Temos inversao…

 

Bruno, como sabemos o clima é dinâmico. Há dados que colaboram com um apossível mudança no quadro de inversão, um exemplo é os dados de Ezeiza, e este frio que está lá está entrando no estado ainda. Pode ser que haja uma mudança na dinâmica e da tarde pra noite abra uma janela, como pode ser que não. O interessante é que de uma condição ínfima, passou a uma condição já bem melhor, com diversos elementos apontando pra neve e somente um - frio em altura - não apontando pra neve. vou torcer pra vcs ai se darem bem e eu acerte no meu prognostico.

 

O NOWCASTING me diz que irá mudar a inversão, chance 70 - 30 pra mudança.

Link to comment
Share on other sites

Mafili foi em pontos isolados a neve e não pela madrugada...

 

O INMET de Caçapava Nem sequer acusa precipitação.

 

Ocorreu exatamente na hora que estava 2,5ºC.

 

Vitinho pelas temperaturas indicadas em superfície no momento descarto chuva congelada

 

Uns grãos tem comportamento de granizo e outros de graupel.

 

Granizo, quica....Graupel gruda.

 

Em português: Neve pedrisca.

 

In. Pellet snow Al. Schneekörner Es. Graupel Fr. Grésil

 

Na dúvida ganizo [ no momento essa é minha opinião]

 

Muito quente para Freezing Rain e/ou Sleet.

 

-mGl8nJXLy4

Link to comment
Share on other sites

A chuva pela noite ficará mais concentra na grande POA e serra?

Já que as grandes nuvens estão se dirigindo ao leste e por aqui parou de chover...

 

S11235230_201308231900.jpg

Só se pipocar instabilidade ao oeste ou mais nuvens descerem aqui pra região com o vento norte, desculpem mas não entendo mesmo de instabilidade, aprendo com vocês mesmo :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Diferença brutal de temperatura na cidade do Rio. Zona norte torrando com 34,8ºC (vila militar) e zona sul com agradabilíssimos 25,2ºC (forte de Copacabana).

 

 

QmSI4Z6.png

 

 

Em compensação, as madrugas mais frias costumam ser bem mais para ZN do que ZS

vejamos o dia que fez 7°C na zona norte, na mesma hora fez 15°C na zona sul (isso foi em 2011)

mas todo ano é assim.

ps: cada dia que passa, os sites de previsão do tempo, tira cada vez mais o frio que iria ter aqui no RJ

antes davam maxima de 19°C para quarta e quinta, agora estão ponto 21° e 25° respectivamente

uma decepção!!!

esse calor que está sendo feito agora é previa do que virá no inferno chamado verão

Link to comment
Share on other sites

Ausentes 1200 m: 13,8C

 

Alphaville Gramado 750 m: 2,4C

 

Põe bloqueio nisso! Não creio em reversão da inversão em altitude. Bloqueio tá forte demais, Fábio e Artur! Mas tomara que vcs esteja certos nas expectativas de vcs! Quero ver minha webcam branca. Aliás, ela já está branca!! Olhem:

 

current.jpg?1377287162

 

Chuto 1,4C para o Bairro Planalto em Gramado e Parque Knorr

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a diferença entre Ausentes e Gramado!

 

Temperaturas 16:30:

 

Bagé 8ºC SOL

 

Poa Nublado 6ºC!!!

 

São Joaquim 13ºC Trovoadas

 

Floripa 14ºC

 

Curitiba 15ºC Muitas Nuvens

 

São Paulo 18ºC Nublado (infiltração marítima)

 

P.S: Sampa registrou a maior máxima desde 12 março, com 30,5ºC. Variei na Granja Viana de 12,5ºC/29,6ºC.

 

FRIO MESMO DE CANELA/GRAMADO PARA BAIXO POR ENQUANTO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Impressionante o frio q está fazendo... Agora 2,7C e chuva fina... Vento geladíssimo... Os modelos subestimaram o frio, felizmente... Pelo q ví poderemos ter alguma chance de neve a noite/madrugada!!!

Já dava como descartada essa chance nessa MP mas... A Natureza é incrível...

 

E a chuva aumenta neste momento, pingos grossos... Se tiver frio suficiente em altura vai ser uma festa só.. Vamos torcer...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Impressionante o frio q está fazendo... Agora 2,7C e chuva fina... Vento geladíssimo... Os modelos subestimaram o frio, felizmente... Pelo q ví poderemos ter alguma chance de neve a noite/madrugada!!!

Já dava como descartada essa chance nessa MP mas... A Natureza é incrível...

 

A natureza é demais! Dias como hj são excitantes! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

nÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ESTA DIFERENÇA ENTRE aUSENTES E cANELA/gRAMADO. Por isso que quando, Bruno, falo daqui uns anos, em me mudar para o Sul entre Caxias e Lages, já vejo uma diferença climática entre esss duas cidades. Lages ainda tem um "teor mínimo" de tropicalidade que Caxias já não tem, que acontece nesse evento específico, em que Lages não incorpora por completo o grosso do ar frio, ao contrário de Caxias para baixo.

Link to comment
Share on other sites

Eu tinha comentado no início da semana que o cenário era de difícil previsão, pois aqui pra POA estávamos no limite do bloqueio. Até mesmo o GFS errou. Tudo o que aconteceu foi que o frio avançou mais ao norte do que o previsto. Vamos ver as "consequências" disso.

 

Temperatura está diminuindo num ritmo um pouco menor agora, mas segue em queda..

Link to comment
Share on other sites

nÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ESTA DIFERENÇA ENTRE aUSENTES E cANELA/gRAMADO. Por isso que quando, Bruno, falo daqui uns anos, em me mudar para o Sul entre Caxias e Lages, já vejo uma diferença climática entre esss duas cidades. Lages ainda tem um "teor mínimo" de tropicalidade que Caxias já não tem, que acontece nesse evento específico, em que Lages não incorpora por completo o grosso do ar frio, ao contrário de Caxias para baixo.

 

Embora o tema seja complexo, eu concordo contigo que tens um ponto. Quando eu ficar véio eu vou estudar geografia e fazer uma dissertação sobre classificação climática. Vc será um dos meus advisors!

 

Partiu JOI!

Link to comment
Share on other sites

Olhando a 12Z do Europeu agora no Wunderground eu tive de confirmar várias vezes se era mesmo o ECMWEF ou o GFS... As duas baixas do GFS apareceram iguaizinhas no Europeu (apenas menos fechadas). Resultado: ambos projetam um belo frio pro início da semana em quase todo o sul do BR. :good2:

 

Quantos as chances de neve do final de semana nas Serras, acho difícil a não ser que realmente o Geraldo e o Europeu tenham errado feio, pois faltava bastante frio em altura na 12Z.

Link to comment
Share on other sites

nÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ESTA DIFERENÇA ENTRE aUSENTES E cANELA/gRAMADO. Por isso que quando, Bruno, falo daqui uns anos, em me mudar para o Sul entre Caxias e Lages, já vejo uma diferença climática entre esss duas cidades. Lages ainda tem um "teor mínimo" de tropicalidade que Caxias já não tem, que acontece nesse evento específico, em que Lages não incorpora por completo o grosso do ar frio, ao contrário de Caxias para baixo.

Quer mais frio e ainda mais próximo da capital .....te aconselho São francisco de Paula.

Link to comment
Share on other sites

Diferença brutal de temperatura na cidade do Rio. Zona norte torrando com 34,8ºC (vila militar) e zona sul com agradabilíssimos 25,2ºC (forte de Copacabana).

 

 

QmSI4Z6.png

 

 

Em compensação, as madrugas mais frias costumam ser bem mais para ZN do que ZS

vejamos o dia que fez 7°C na zona norte, na mesma hora fez 15°C na zona sul (isso foi em 2011)

mas todo ano é assim.

ps: cada dia que passa, os sites de previsão do tempo, tira cada vez mais o frio que iria ter aqui no RJ

antes davam maxima de 19°C para quarta e quinta, agora estão ponto 21° e 25° respectivamente

uma decepção!!!

esse calor que está sendo feito agora é previa do que virá no inferno chamado verão

Exatamente. Moro perto da estação que marca os 34° e trabalho no centro da cidade, a diferença é muito grande realmente. Aqui é baixada e além disso tem mais vegetação. Se forem comparar essa diferença às 21h verão que se inverteu. Agora 32,3° aqui em meu ponto!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Impressionante o frio q está fazendo... Agora 2,7C e chuva fina... Vento geladíssimo... Os modelos subestimaram o frio, felizmente... Pelo q ví poderemos ter alguma chance de neve a noite/madrugada!!!

Já dava como descartada essa chance nessa MP mas... A Natureza é incrível...

 

A natureza é demais! Dias como hj são excitantes! :mosking:

Apoiado... Surpreendente... Esta palavra resume a natureza! :good2: :good2: sou fá dessa incrivel obra prima...

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas já baixaram em cidades do interior do continente. O oeste do MS que ontem amargou com temperaturas de até 35ºC, registra temperaturas abaixo dos 30ºC. Inclusive em Corumbá!!!

 

Em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, faz incríveis 9ºC. Bem mais frio que os modelos previam!!

 

Aqui em Pelotas mínima entre 4/5ºC nas estações da cidade e máxima entre 9/10ºC.

 

Agora faz 8,2ºC na Embrapa.

Link to comment
Share on other sites

No aguardo da saída da rodada do Inpe. Até ontem dava muita chuva sobre RS e SC no findi, FF bloqueada e recuo do ar mais frio no domingo. 2ª feira porteira abriria para frio mais democrático no início da semana. Aguardando.

 

Agora, o frio de hoje no RS realmente surpreendeu.

 

Pelo jeito ainda sim , olha o que foi postado no de Olho no Tempo Meteorologia no facebook

 

1185957_376012685861880_309267775_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sò espero que chegue algum frio no sudeste ..... :(

 

Somos dois. Mas, por enquanto, pelo menos por aqui, só calor com 28,5. :heat:

 

Eu sei que é irreal querer que faça frio aqui, como se faz no sul; mas, pelo menos umas quireras tinha que sobrar para nós nesse fim de semana. Mas, não. Parece que teremos um refresco só a partir da terça-feira. Tem hora que desanima gostar de frio, morando onde moro.

Para termos frio forte aqui, precisa acontecer umas 23 combinações ao mesmo tempo. Se acontecerem 22, o frio já não chega forte. :bad: :shout:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.