Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Quem for pegar a estrada pra serra catarinense, mais uma vez digo, CUIDADO!

Conforme o Mioto nos disse, as estradas já estão perigosas, com gelo e neve na

pista. E a situação tende a se agravar muito mais nas próximas horas, com ingresso

de mais ar frio em altitude e mais instabilidades. A região de Palmas/PR, na minha

opinião, será a com MAIOR QUANTIDADE de neve neste evento.

Link to comment
Share on other sites

 

Entendo...mas uma previsão de 24horas...penso que o grau de acerto deveria ser em torno de 95%...e neste ulitmo deu zebra...Diante deste erro, já estão achando que esta historia de frio forte pra cá é conversa...e vamos ter uma minima de 12 graus...ao contrário do que estão dizendo entre 3/6.

 

Vi que fizeram uma previsão de 16 graus negativos e SC esta senama, realmente é uma previsão corajosa, pois caso isso se concretizar quebraremos o recorde nacional....e caso contrário...vão concluir que este numero foi muito exagerado...!!

 

Quanto a primeira parte, não vejo problemas, já percebeu que quando projeto/opino destaco 'no momento'. Os seres humanos não conseguem projetar certos cenários micros para os programas computadorizados. Pela complexidade do cenário, qualquer previsão para 24/48hs para SE do Brasil, sobretudo mais para leste da região corre risco de imprecisões. PNI então para dia 24/25? Risco de erro muito elevado! Exemplo: um dia estava em São Joaquim, no telefone com Fpolis, me falaram que não iria nevar não tem nuvem boa, pouco vento. Olhei para o céu noturno, aqui tem vento quadrante sul, vai intensificar as nuvens, não da para descartar neve nas próximas horas. Resultado: nevou.

 

Lembre que sexta/ou sábado comentei dos possíveis 3 cenários dentro do evento para SC (baixa, cavado, frente), frente (ok), baixa e cavado (esse é o que menos opino) até 8/9hs de hoje não poderiam ser descartados. Junto o relevo do planalto sul SC, o desenho da alta na carta 0z anterior, a possível saída de ar polar (muito polar) antártico (o qual não consigo comprovar por falta de acesso a um satélite apontado para o extremo sul), mas acredito estar batendo no centro/centro sul Argentino (como já foi anteriormente projetado) devido a posição da frente fria as 10hs de hoje 22/07 no Amazonas! Logo, -15-16C em SC é possível? Pensando com as estações epagri de Urupema e Bom Jardim da Serra, no momento, e se o cenário for bem seco, sim. Mas pessoalmente, espero em torno de -10C apenas.

Link to comment
Share on other sites

Quem for pegar a estrada pra serra catarinense, mais uma vez digo, CUIDADO!

Conforme o Mioto nos disse, as estradas já estão perigosas, com gelo e neve na

pista. E a situação tende a se agravar muito mais nas próximas horas, com ingresso

de mais ar frio em altitude e mais instabilidades. A região de Palmas/PR, na minha

opinião, será a com MAIOR QUANTIDADE de neve neste evento.

 

Qdo passei o inverno em Zurich muitos colocaram correntes no pneu, é uma tecnica bastante usada por lá....

 

220px-Snow_Chain_Honda.jpg

Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta aos experts: este tipo de neve não é aquele provocado por ciclone correto? O de ciclone inclusive é aquele em que há um forte e rápido deslocamento para norte da MP, vide 94 correto? No evento atual percebemos que há bloqueio e represamento do grosso do ar frio no Sul, e com ciclones há tendência à democratização do frio. Faz sentido esta minh observação?

 

Para SP, parece consenso que teremos frio úmido, com máximas extremamente baixas na 3ª e 4ª feiras. Infelizmente adeus frio seco com mínimas baixas devido ao bloqueio por aqui. Do PR para baixo será uma festa só.

Link to comment
Share on other sites

Meu 23°C já aqui em Maria da Fé , vento Norte e Noroeste bombando horrivel

 

Estou com o ventilador ligado aqui no serviço! Inacreditável para Julho!

 

No momento faz 24ºC, umidade elevada e vento norte/noroeste. Sensação de calor.

A máxima da Quarta-feira deverá ser de 12 graus. Belo frio!

Link to comment
Share on other sites

Meu 23°C já aqui em Maria da Fé , vento Norte e Noroeste bombando horrivel

 

Estou com o ventilador ligado aqui no serviço! Inacreditável para Julho!

 

No momento faz 24ºC, umidade elevada e vento norte/noroeste. Sensação de calor.

A máxima da Quarta-feira deverá ser de 12 graus. Belo frio!

 

É aquela velha historia...Pra esfriar , temos que fritar antes..!!

 

PNI com a maior minima desde a instalação, 9,8...

 

Bruno C..estou com vc...espero -10 no SC, pois -16 pra mim é previsão turística na minha opinião, afinal a região tem que faturar...este é o momento..!!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que vai haver neve na região da serra do sudeste. Acabo de ver a previsão da meteorologia da UFPEL, feita há pouco, 10h19

 

Previsão para o Estado do Rio Grande do Sul

 

 

 

Ministério da Educação

 

Universidade Federal de Pelotas

 

Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas

 

 

TEXTO ELABORADO ÀS 10:19 hs DE SEGUNDA, 22 de JULHO de 2013. VÁLIDO PARA SEGUNDA, 22 de JULHO de 2013.

 

 

Análise da imagem de satélite e campos meteorológicos. Uma massa de ar seca e fria mantém a maior parte do Estado com o céu claro com declínio das temperaturas máximas. A partir da noite a entrada de uma área de instabilidade pela região sul causará aumento da nebulosidade com pancadas fracas de chuva no extremo sul do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Maringá a temperatura subiu levemente, porque a cobertura de nuvens está mais rala. Estamos num "buraco" passando pelo N do estado. Perspectiva de nublar e chover nas próximas horas.

 

Aos pessimistas, calma, gente! Aguardem e relaxem!

Ah Luiz eu sou assim não adianta, agora já apareceu o sol por aqui tenho 14.1°C.. :sad: sou teimoso mais espero me surpreender e também aos meus familiares que já vem me falando " nossa é esse o frio todo que vinha" kkk espero tirar uma onda com a cara deles ainda hoje...kk

Link to comment
Share on other sites

Pessoal o que está acontecendo em Bagé??

A temperatura está caindo, já está em 2.2ºC.

 

pela RBS: 2.2 °C pelo Inmet: 3.1°C

 

não acredito que seja um erro.

 

Vai ao encontro do que acabei de postar na previsão da UFpel

 

ACREDITO QUE COM A TEMPERATURA MUITO BAIXA E ESTA ENTRADA DE UMIDADE, TEREMOS NEVE NA REGIÃO DE PINHEIRO MACHADO.

 

VEJA BEM, É UMA PREVISÃO FEITA HÁ POUCO, 10H19MIN. LOGO, COM LEITURAS RECENTES:

 

A partir da noite a entrada de uma área de instabilidade pela região sul causará aumento da nebulosidade com pancadas fracas de chuva no extremo sul do Estado.

 

GRIFO MEU.

Link to comment
Share on other sites

Após alguns anos afastado, volto para o fórum. Enquanto a festa do frio e neve acontece no Sul, a cidade do Rio vive forte pré frontal nesta segunda feira- na verdade o cenário é de quase verão há dias, com máximas entre 29 e 31°C desde quinta feira na zona norte da cidade- com mínima de impressionantes 23°C, sendo que ontem foi até pior - mínima de 25,5°C na madrugada, que depois alterou para 24°C durante a noite. No momento, 29,5°C com céu quase limpo mas um pouco enevoado, e sensação de abafamento. O tempo deve começar a mudar no final da noite de hoje, e o frio deve visitar os cariocas já pela tarde de amanhã. Embora as previsões estejam um tanto desencontradas para cá, espero máximas abaixo de 20°C pelo menos na quarta e quinta.Existem algumas previsões de máximas de até 16°C na quarta, o que sem dúvidas seria bastante significativo para a cidade, que teve sua última máxima na casa dos 16°C no distante 20 de julho de 2004.

Link to comment
Share on other sites

Meu 23°C já aqui em Maria da Fé , vento Norte e Noroeste bombando horrivel

 

Estou com o ventilador ligado aqui no serviço! Inacreditável para Julho!

 

No momento faz 24ºC, umidade elevada e vento norte/noroeste. Sensação de calor.

A máxima da Quarta-feira deverá ser de 12 graus. Belo frio!

 

Fala Renan, quanto tempo...será que MG terá isso mesmo? Máxima de 12ºC por aí? E BH? Eu não tô botando muita fé para MG nesse evento...

Link to comment
Share on other sites

Após alguns anos afastado, volto para o fórum. Enquanto a festa do frio e neve acontece no Sul, a cidade do Rio vive forte pré frontal nesta segunda feira- na verdade o cenário é de quase verão há dias, com máximas entre 29 e 31°C desde quinta feira na zona norte da cidade- com mínima de impressionantes 23°C, sendo que ontem foi até pior - mínima de 25,5°C na madrugada, que depois alterou para 24°C durante a noite. No momento, 29,5°C com céu quase limpo mas um pouco enevoado, e sensação de abafamento. O tempo deve começar a mudar no final da noite de hoje, e o frio deve visitar os cariocas já pela tarde de amanhã. Embora as previsões estejam um tanto desencontradas para cá, espero máximas abaixo de 20°C pelo menos na quarta e quinta.Existem algumas previsões de máximas de até 16°C na quarta, o que sem dúvidas seria bastante significativo para a cidade, que teve sua última máxima na casa dos 16°C no distante 20 de julho de 2004.

Bem vindo novamente Breno. Creio tb que o destaque dessa MP sobre o Sudeste será as máximas baixas. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Gramado/Canela da vontade de chorar...

A gente vê as nuvens mais ao norte, com umidade, mas elas não virão par cá.

Fazendo um nowcast, creio que em Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul e Ausentes a chance de nevar continua.

 

Mauro,

não joga a toalha não.

A partir da tarde e noite, poderá nevar na região.

haverá umidade entrando pelo extremo sul do estado. O que poderá causar neve

eu até começo a acreditar em neve na serra do sudeste, em Pinheiro Machado

Link to comment
Share on other sites

Após alguns anos afastado, volto para o fórum. Enquanto a festa do frio e neve acontece no Sul, a cidade do Rio vive forte pré frontal nesta segunda feira- na verdade o cenário é de quase verão há dias, com máximas entre 29 e 31°C desde quinta feira na zona norte da cidade- com mínima de impressionantes 23°C, sendo que ontem foi até pior - mínima de 25,5°C na madrugada, que depois alterou para 24°C durante a noite. No momento, 29,5°C com céu quase limpo mas um pouco enevoado, e sensação de abafamento. O tempo deve começar a mudar no final da noite de hoje, e o frio deve visitar os cariocas já pela tarde de amanhã. Embora as previsões estejam um tanto desencontradas para cá, espero máximas abaixo de 20°C pelo menos na quarta e quinta.Existem algumas previsões de máximas de até 16°C na quarta, o que sem dúvidas seria bastante significativo para a cidade, que teve sua última máxima na casa dos 16°C no distante 20 de julho de 2004.

Bem vindo novamente Breno. Creio tb que o destaque dessa MP sobre o Sudeste será as máximas baixas. Abraço.

 

Obrigado pelas boas vindas!Sim, acredito que as mínimas não devem fugir muito do normal de mínima anual, mas espero máximas que não são vistas a muito tempo. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe se continua nevando em Ausentes?

 

Parece que em breve vai começar uma acumulação mais generalizada do fenômeno...

 

Rafael, ainda está nebuloso o prognóstico aqui para o leste da região SE, o que inclui BH,

mas tudo leva a crer que teremos tardes frias na Quarta e Quinta. Em BH não deve chegar

a fazer frio...

Link to comment
Share on other sites

Meu 23°C já aqui em Maria da Fé , vento Norte e Noroeste bombando horrivel

 

Estou com o ventilador ligado aqui no serviço! Inacreditável para Julho!

 

No momento faz 24ºC, umidade elevada e vento norte/noroeste. Sensação de calor.

A máxima da Quarta-feira deverá ser de 12 graus. Belo frio!

Aqui faz ainda mais calor, neste momento faz 28 graus. A mínima hoje foi de 12,4 graus.

Link to comment
Share on other sites

22 de julho - Neve começou a cair por volta das 5h30 desta segunda-feira em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul

 

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/images.terra.com/2013/07/22/01rsnevesaojoseausentesinvernonelsoncardosohomemdiv.JPG

 

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/images.terra.com/2013/07/22/02rsnevesaojoseausentesinvernonelsoncardosohomemdiv.JPG

 

Foto: Nelson Cardoso Homem / Divulgação

 

O filtro azul que o fotógrafo usou aumenta a impressão de frio hehe, truques.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe se continua nevando em Ausentes?

 

Parece que em breve vai começar uma acumulação mais generalizada do fenômeno...

 

Rafael, ainda está nebuloso o prognóstico aqui para o leste da região SE, o que inclui BH,

mas tudo leva a crer que teremos tardes frias na Quarta e Quinta. Em BH não deve chegar

a fazer frio...

Renan, ameacei subir para ver a neve em Ausentes. Mas, infelizmente :cray: o trabalho não permite que façamos esta loucura.

Mas, acredito que as condições de neve continuem. Esta entrando uma banda de nebulosidade no extremo sul, mais ao final do dia. Apesar da limpeza do tempo, aacredito que teremos surpresas. Mais uma vez, Pinheiro Machado pode surpreender.

Pelo que vi, a Mp recém está ingressando. Há muito frio por cehgar. Além do que, a turbulência gerada pela "subida" fará que entre umidade do oceano.

Aqui, muito vento e muito frio. Agora faz 8.8°C. O que é muito pouco para um horário de 11h23

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.