Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

OS 12 MENORES REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 15:00 (22/07/2013):

 

Dados de algumas SE's de municípios de SC:

 

Florianópolis (Litoral): 10,1ºC;

Joinville (Norte): 9,6ºC;

Blumenau (Vale Itajaí): 8,9ºC;

Criciúma (Sul): 10,9ºC;

Rio do Sul (Alto Vale do Itajaí): 5,4ºC;

Itajaí (Litoral): 10,9ºC;

 

 

Moisés, só por curiosidade, aonde você tirar esses dados? Qual é a sua fonte? É excelente essa tabela q você faz, parabéns.

 

São dados de nossas estações, instrumento de medição apenas sensor de temperatura marca Siemens/ABB, sistema escada, real time resposta de 0.15/0.25 ms, instalado em compartimento abrigado a 2m chão, porém não padronizada, é utilizada para controle das SE's. Nível de desvio -1.5/+1.5ºC em relação a estação convencional.

Link to comment
Share on other sites

Que frioo aqui!

Dormi com 15°C e acordei com 15°C!! Cadê meus 20°C? Nenhuma previsão acertou isso... Continua nublado. Cuiabá tão fria quanto.

 

Só pra comparação ontem fazia uns 33°c no mesmo horário, são quase 20 graus de diferença! :girlwitch:

 

Amanhã devo amanhecer com mínima sub-10.

 

Esperando mais neve pro Sul.

Link to comment
Share on other sites

O Mirante bateu em 23,2°C e registrava 18,2°C às 15h

No IAG, respectivamente, 22,6°C e 17,0°C.

 

Nos aeroportos, às 15h:

Congonhas: 17°C

Campo de Marte: 19°C

Cumbica: 20°C

 

Quanto ao frio por aqui, já parei de olhar modelos... :sad:

Que venha o que vier...

 

Lá em casa no ABC já tenho 13 graus com muita neblina...

Link to comment
Share on other sites

Em Friburgo estações particulares na área urbana apontam máxima entre 28 e 29ºC hoje, o recorde da normal 61/90 foi 28,6ºC mas a estação não existe mais. Mesmo assim, no mínimo chegou perto do recorde e pode ter superado por pouco.

 

Chato é saber que depois deste calor próximo dos recordes o frio que virá passará muito longe dos recordes, tivemos um pré-frontal histórico em algumas áreas que será seguido por um frio normal.

Link to comment
Share on other sites

Estou decepcionado até agora com a neve. Não falo nem pelo RS, mas para SC. Está muito frio aqui. GELADO! Mas tá muito seco. Dia lindo de sol aqui em Gramado. Pelos mapas a esperanca de precipitacao invernal com intensidade intensa está com o PR daqui para frente. Ainda pode nevar aqui na serra gaúcha, mas será algo breve e ocasionado pelo cavado que está chegando. Tomara que me surpreenda.

 

Em tempo: outra grande onda de frio entra no RS no domingo trazendo neve aos mapas de projecao na segunda da outra semana.

 

Pois é, hoje de manhã, quando vc relatou tempo aberto e bastante frio em Gramado eu pensei exatamente isso! Achei cedo demais pra já ter secado tão bem o tempo. Embora o cavado possa surpreender, principalmente na Serra Geral, aparentemente não está com "cara" de nevão!

Achei a velocidade de deslocamente dessa frente um pouco devagar, esperava uma rápida entrada do ar frio juntamente com a umidade remanescente da "rabeira"da frente!

 

Tomara que venham boas supresas nas próximas horas dos Campos de Palmas e meio-oeste catarinense.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

BBC de Moscou destaca:

 

Frente fria chegando ao Acre.

Porto Velho tem tarde chuvosa com 22ºC, mas sem frente fria

Vilhena/RO já tem a mesma temperatura que São Paulo: 18ºC

Cuiabá está tendo uma tarde com 16ºC, NE do estado alcançou 36ºC

Na fronteira MT/MS, no SE do estado, dia segue com 11ºC

Frente fria entrando em Goiás na divisa com MG

Ponta Porã/MS segue com 4ºC

 

:help:

Link to comment
Share on other sites

Análise da Metsul, agora há pouco, no Blog, deixou-me esperançoso de mais neve:

 

segue parte do texto que extraí:

 

Pode voltar a nevar no Sul do Brasil, conforme análise da MetSul Meteorologia. São dois os motivos. Primeiro, a interação entre o ar gelado na região com a umidade de uma frente semi-estacionária sobre Santa Catarina e o Paraná, e que agora alcança São Paulo. Segundo, o avanço para o Rio Grande do Sul de um cavado polar (área de menor pressão atmosférica) que está atuando no Uruguai, onde traz muitas nuvens, tempo bastante ventoso, baixíssima sensação térmica, marcas abaixo de 5ºC em alguns pontos nesta tarde e até neve isolada, como ocorre de forma muito rala em Paysandu, no Oeste do país. Veja na imagem de satélite o ciclo no Atlântico Sul e a instabilidade no Uruguai associada a um significativo cavado polar (abaixo a saída do modelo em 500 hPa mostrando o cavado) que se desloca para o Sul do Brasil).

Link to comment
Share on other sites

Vejam o pronunciamento do Simepar:

 

Simepar ‏@simeparpr 41m

Sobre neve em Curitiba: Existe a possibilidade de chuva congelada, devido a baixa temperatura. A possibilidade de Neve é para o Sul do PR

 

Estou triste! =(

 

Eu não descartaria a neve em Ctba de forma alguma, muito pelo contrário...

 

A neve em SANTA CATARINA, mais especificamente no PLANALTO SUL, é que está mais fraca que o previsto até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande no litoral paulista com 16,5°C e garoa.

 

Precipitação desde domingo pela madrugada acumulada em 57mm.

Litoral centro e sul de SP (15h):

Cananéia (CIIAGRO): 10,5°C :shok:

Iguape (INMET): 14,8°C

Peruíbe (CIIAGRO): 16,1°C

Santos (CIIAGRO): 16,9°C

Guarujá (Base Aérea): 17°C

 

Vale do Ribeira (Sul paulista, cidades abaixo de 100 m de altitude, CIIAGRO):

Jacupiranga: 13,6°C

Pariquera Açu: 14,0°C

Sete Barras: 14,8°C

Registro: 14,9°C

Iporanga: 15,7°C

Link to comment
Share on other sites

Interessante observarmos como o Morro da Igreja ainda está relativamente "quente". Isso mostra que o ar frio em altitude ainda não chegou pra valer, e isso

deverá acontecer quando da passagem do tal cavado mencionado pelo Caio. Acho que a noite de hoje será o momento de mais neve.

Link to comment
Share on other sites

Iapar emite “Alerta Geada” para zona oeste da região cafeeira do Paraná

Iapar Emite Alerta de GeadaO Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam que, na madrugada desta segunda-feira (22) para terça-feira (23), há previsão de geadas na área oeste da região cafeeira do Paraná – compreendendo a faixa que passa por Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas e municípios vizinhos.

Link to comment
Share on other sites

O tal do "freemeteo" ainda dando chuva congelada para cá. No GFS das 12Z estará perto de -1ºC em 850 hPa aqui com 4-5ºC em sup. e precipitação.

 

Olha só quem está de volta!!! :good2:

 

Luiz, você acha que quarta-feira será a manhã mais fria no norte do paraná? Aquela típica noite com céu limpo e ar estático, ou não vamos ter tempo bem seco?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Praia Grande no litoral paulista com 16,5°C e garoa.

 

Precipitação desde domingo pela madrugada acumulada em 57mm.

Litoral centro e sul de SP (15h):

Cananéia (CIIAGRO): 10,5°C :shok:

Iguape (INMET): 14,8°C

Peruíbe (CIIAGRO): 16,1°C

Santos (CIIAGRO): 16,9°C

Guarujá (Base Aérea): 17°C

 

Vale do Ribeira (Sul paulista, cidades abaixo de 100 m de altitude, CIIAGRO):

Jacupiranga: 13,6°C

Pariquera Açu: 14,0°C

Sete Barras: 14,8°C

Registro: 14,9°C

Iporanga: 15,7°C

cananéia é incrivel. aqui em Apiai ainda esta quente ,as 14h estava 15C, agora as 15h caiu um pouco faz 13,7C. espero uma queda maior na proxima hora.

Link to comment
Share on other sites

Análise da Metsul, agora há pouco, no Blog, deixou-me esperançoso de mais neve:

 

segue parte do texto que extraí:

 

Pode voltar a nevar no Sul do Brasil, conforme análise da MetSul Meteorologia. São dois os motivos. Primeiro, a interação entre o ar gelado na região com a umidade de uma frente semi-estacionária sobre Santa Catarina e o Paraná, e que agora alcança São Paulo. Segundo, o avanço para o Rio Grande do Sul de um cavado polar (área de menor pressão atmosférica) que está atuando no Uruguai, onde traz muitas nuvens, tempo bastante ventoso, baixíssima sensação térmica, marcas abaixo de 5ºC em alguns pontos nesta tarde e até neve isolada, como ocorre de forma muito rala em Paysandu, no Oeste do país. Veja na imagem de satélite o ciclo no Atlântico Sul e a instabilidade no Uruguai associada a um significativo cavado polar (abaixo a saída do modelo em 500 hPa mostrando o cavado) que se desloca para o Sul do Brasil).

 

A previsão da Metsul ainda me mantém a esperança de algum registro na região.

 

998537_702797856413857_1816280943_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hoje no Bom Dia SP, a moça que fala sobre a previsão do tempo, disse que Apiaí pode ter -3°C no meio da semana. Exagero????

 

Temperatura subindo. Já 22,9°C. Céu azuuuuullllll.

estava no trabalho e acabei vendo ela falar sobre essa previsao, foi a primeira vez que eu ouvi eles dizerem algo sobre apiai, geralmente eles mostram previsoes para itapeva quando se referem ao sul do estado, quem sabe seja um começo, eu espero muito que se concretize essa minima.

Link to comment
Share on other sites

Interessante observarmos como o Morro da Igreja ainda está relativamente "quente". Isso mostra que o ar frio em altitude ainda não chegou pra valer, e isso

deverá acontecer quando da passagem do tal cavado mencionado pelo Caio. Acho que a noite de hoje será o momento de mais neve.

 

Neve pro MI, e regiao?

:mail:

 

Com certeza!

Link to comment
Share on other sites

Interessante observarmos como o Morro da Igreja ainda está relativamente "quente". Isso mostra que o ar frio em altitude ainda não chegou pra valer, e isso

deverá acontecer quando da passagem do tal cavado mencionado pelo Caio. Acho que a noite de hoje será o momento de mais neve.

 

Até o fim da noite o Morro da Igreja deve bater -3/-4C, pelo menos assim indicam projeções de momento e ainda acredito; resta aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Que calor horrivel , nem parece que podemos estar com 15°C a menos amanha , as nuvens aumentam e diminuem

 

Depois que eu escrevi que as nuvens tinham aumentado, elas voltaram a diminuir e o sol até apareceu novamente. Com isso, a temperatura subiu mais um pouco. Agora, 27,5. Só rindo!!!!

 

Vamos aguentar só mais um pouco. Coragem, rapazes! :laugh:

Hoje a máxima aqui foi de: 30,1ºC! Há mais de 2 meses não atingíamos os 30 graus...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não vejo motivo para frustração por enquanto. O grosso do ar frio começará interagir com a FF semi-estacionária somente nas próximas horas, a FF está mais ativa sobre o sul do PR e norte de SC, onde o ar frio ainda não chegou em seu ápice. A neve tem potencial de ser mais intensa onde o sistema frontal está mais ativo, isso só deve acontecer a noite e na madrugada, a partir das 21h~22h. Ou seja, está tudo de acordo com os modelos até agora.

 

Quanto ao RS, já sabíamos desde o começo que a maior esperança seria o cavado desta madrugada. Ainda assim, não dá para se esperar muita precipitação, vai ser difícil bater o show de Ausentes hoje pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

Até o fim da noite o Morro da Igreja deve bater -3/-4C, pelo menos assim indicam projeções de momento e ainda acredito; resta aguardar.

Você acha que tem alguma chance de superar o recorde de -6,5ºC amanhã?

 

 

Aqui o tempo está fechando rapidamente, o ar frio raso avança pelo mar bem à frente do ramo continental.

Link to comment
Share on other sites

Olhando a imagem de satélite e a sequencia delas, tenho a impressão que não estamos diante de um cavado, mas de uma baixa fria com rotação, fechada em todos os níveis, subindo de forma direta para o sul do Brasil. Tenho a impressão que ainda não vimos o potencial que este sistema tem, sobretudo para Santa Catarina e Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Estive no morro da igreja hoje por volta das 9 da manhã até as 11, eles fecharam o acesso ao morro a partir do portão, tinha muita gente porém só teve chuva congelada a 0 grau e um pouco de vento!

na frente do snow valley tinha neve acumulada mas nada de mais...

Estou em são joaquim agora meio nublado com sol, não está com cara que vai chover nas próximas horas...

 

Alguém esta sabendo de alguma janela para neve hoje na serra?

Link to comment
Share on other sites

Neve na Fazenda Potreirinhos. Abaixo do esperado mas ... :good:

Agora faz 5,1 C. Acredito em mínima de -6 nessa noite.Today's lows dew point -7.2 C

http://www.weatherlink.com/user/anselmi/index.php?view=summary&headers=1

Apesar da fraca neve e frio abaixo de esperado, a semana deve terminar como a mais fria desde julho de 2000.

America 1x1 Europe

988251_588662997844919_1927153253_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Confira a lista - Atualizada às 16:00h:

 

Neve

 

Água Doce

Bom Jardim da Serra

Campos Novos

Catanduva

Chapecó

Coronel Freitas

Erval Velho

Herval do Oeste

Itapiranga

Iporã do Oeste

Jaborá

Joaçaba

Lages

Painel

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

São Miguel d'Oeste

São Joaquim

Tangará

Urupema

Xanxerê

Xaxim

 

Chuva Congelada

 

Água Doce

Campos Novos

Canoinhas

Capinzal

Catanduvas

Chapecó

Faxinal dos Guedes

Joaçaba

Macieira

Lacerdópolis

Lebon Régis

Pinheiro Preto

Salto Veloso

São Domingos

São Joaquim

Urupema

Videira

Xanxerê

Link to comment
Share on other sites

Confira a lista - Atualizada às 16:00h:

 

Neve

 

Água Doce

Bom Jardim da Serra

Campos Novos

Catanduva

Chapecó

Coronel Freitas

Erval Velho

Herval do Oeste

Itapiranga

Iporã do Oeste

Jaborá

Joaçaba

Lages

Painel

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

São Miguel d'Oeste

São Joaquim

Tangará

Urupema

Xanxerê

Xaxim

 

Chuva Congelada

 

Água Doce

Campos Novos

Canoinhas

Capinzal

Catanduvas

Chapecó

Faxinal dos Guedes

Joaçaba

Macieira

Lacerdópolis

Lebon Régis

Pinheiro Preto

Salto Veloso

São Domingos

São Joaquim

Urupema

Videira

Xanxerê

 

o que, nevou na tórrida Itapiranga??

Link to comment
Share on other sites

Que calor horrivel , nem parece que podemos estar com 15°C a menos amanha , as nuvens aumentam e diminuem

 

Depois que eu escrevi que as nuvens tinham aumentado, elas voltaram a diminuir e o sol até apareceu novamente. Com isso, a temperatura subiu mais um pouco. Agora, 27,5. Só rindo!!!!

 

Vamos aguentar só mais um pouco. Coragem, rapazes! :laugh:

Hoje a máxima aqui foi de: 30,1ºC! Há mais de 2 meses não atingíamos os 30 graus...

 

Relaxem, logo o "refresco" chega aí também! Na pré frontal aqui em Joinville teve estações onde a temperatura chegou a 33°C a tarde, e na tarde do próximo dia a temperatura rondou os 12°C!

Link to comment
Share on other sites

Onde Nevou em Santa Catarina - (Até as 16:00HS):

 

Água Doce

Bom Jardim da Serra

Campos Novos

Catanduva

Chapecó

Coronel Freitas

Erval Velho

Herval do Oeste

Itapiranga

Iporã do Oeste

Jaborá

Joaçaba

Lages

Painel

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

São Miguel d'Oeste

São Joaquim

Tangará

Urupema

Xanxerê

Xaxim

 

Chuva Congelada em Santa Catarina - (Até as 16:00HS):

 

Água Doce

Campos Novos

Canoinhas

Capinzal

Catanduvas

Chapecó

Faxinal dos Guedes

Joaçaba

Macieira

Lacerdópolis

Lebon Régis

Pinheiro Preto

Salto Veloso

São Domingos

São Joaquim

Urupema

Videira

Xanxerê

 

Epagri

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.