Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Se der uns 11/12 em Sta Teresa, a Suiça Capixaba ..será bem razoalvel...!!!

 

Carlos, essa semana fez 6,9ºC em Aracê, Pedra Azul. A menor do ano no Estado.

 

Não conhecia esta cidade..Tem estação lá..? Qual a altitude desta cidade?

 

Carlos, acho que a Estação deve ser do Incaper já que foi esse instituto que divulgou esta temperatura. O município de aproximadamente 7.500 habitantes fica aproximadamente à 1100 metros de altitude, no maciço da Pedra Azul, sendo esta a cidade mais alta do ES atualmente.

Link to comment
Share on other sites

Abril fechando com ótimas notícias para um excelente maio/2013

 

Fazia um tempinho que não via uma imagem tão exuberante do Atlântico Sul em um mote afinado com o Pacífico Sul e um Índico maravilhoso.

 

Para ficar perfeito só falta chover abençoadamente no Nordeste brasileiro.

 

E os modelos?

 

Well, que eles entre nessa dança da minha parte estã convidados.

 

Vou acompanhando e torcendo.

 

Vou acompanhando e torcendo.

 

PDO marcantemente positiva,

Niño 3.4 com anomalias positivas de quase 1ºC (isto não é da NOAA)

 

 

30uy0zt.gif

 

5zeedf.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Vale, hoje tambem foi um dia quente; aliás, o mais quente desde o dia 12. Minha máxima ficou em 28,1°C. O que amenizou um pouco, foi o vento que batia de vez em quando.

 

Será que a semana toda vai ser assim?? Máximas por volta dos 28.

 

Realmente não sei Sergio os modelistas podem "precisar" melhor.

 

Hoje após uns 15 dias senti o ventinho do mar bem mais quentinho como não analisei nada estou entrando para O Instituto PHP de Estudos Climáticos.

 

Hoje eu gostaria das temperaturas de Santos (base Aérea) e Praia Grande.

 

Taubaté estava comportada os últimos dias aliás grande parte do Estado de São Paulo.

 

Afinal quando não bloqueia na posição quente. Ninguém fala a palavra bloqueio.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Abril fechando com ótimas notícias para um excelente maio/2013

 

Fazia um tempinho que não via uma imagem tão exuberante do Atlântico Sul em um mote afinado com o Pacífico Sul e um Índico maravilhoso.

 

Para ficar perfeito só falta chover abençoadamente no Nordeste brasileiro.

 

E os modelos?

 

Well, que eles entre nessa dança da minha parte estã convidados.

 

Vou acompanhando e torcendo.

 

Vou acompanhando e torcendo.

 

PDO marcantemente positiva,

Niño 3.4 com anomalias positivas de quase 1ºC (isto não é da NOAA)

 

 

30uy0zt.gif

 

5zeedf.png

 

Pois é, se pra perfeição ser cumprida falta chover no Nordeste, agora não falta mais! http://www.climatempo.com.br/noticias/151188/chuva-no-ceara/

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 56,6 mm/estação do Inmet em S.Joaquim e 43,2 mm/Climaterra, menos da metade do previsto! A média/Climaterra ficou em 12,8°C/-1,5°C/normal.

 

Só falta Maio também fechar abaixo da média...aí é histórico!

 

EM TERMOS DE ANOMALIA, SINAL, JÁ ESTÁ SENDO

 

APENAS EM 1960/1962/2008 TIVERAM OS PRIMEIRO 4 MESES COM SINAL "NEGATIVO", EM TODOS O INVERNO FOI DE NORMAL A MUITO FRIO E COM EVENTOS FORTES DE FRIO ENTRE SET./OUT.

 

2013

 

INMET

 

JAN; -1,1

FEV; -0,4

MAR; -1,7

ABR; -0,2

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 56,6 mm/estação do Inmet em S.Joaquim e 43,2 mm/Climaterra, menos da metade do previsto! A média/Climaterra ficou em 12,8°C/-1,5°C/normal.

 

Só falta Maio também fechar abaixo da média...aí é histórico!

 

EM TERMOS DE ANOMALIA, SINAL, JÁ ESTÁ SENDO

 

APENAS EM 1960/1962/2008 TIVERAM OS PRIMEIRO 4 MESES COM SINAL "NEGATIVO", EM TODOS O INVERNO FOI DE NORMAL A MUITO FRIO E COM EVENTOS FORTES DE FRIO ENTRE SET./OUT.

 

2013

 

INMET

 

JAN; -1,1

FEV; -0,4

MAR; -1,7

ABR; -0,2

 

Todos anos citados 1960/62/2008

 

Todos NEUTROS EM ENSO em JJA.

 

O Ministério da Verdade não aceita sendo assim PHP tem todo o meu apoio.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ainda não vai ser agora que a AAO vai quebrar o padrão positivo, muito pelo contrário. Todos os membros indicam forte guinada, tomara que seja pra quebrar o padrão bem no CORE do outono-inverno. Que para mim vai de 15 de maio a 15 de agosto, antes ou depois é lucro.

 

Entendendo a lógica do jato polar e da importância de tanto a AO quanto a AAO negativas para as médias latitudes:

 

AO.jpg

 

Alguma imperfeição no comentário do Caio?

 

Não, está correto.

 

Onde vem a nossa aparente divergência?

 

Simples. O Caio César cita corretamente a AAO como um fator importante na divergência da atmosfera e como consequencia seu importante papel na temporada de furacões.

 

Creio sinceramente que o seu objetivo é ilustrar aos amigos a importância dessas duas oscilações no comportamento (dinâmica) da atmosfera nos dois hemisférios, portanto, o comentário é correto.

 

O comewntário também é correto no aspecto da imprevisibilidade razoável dessas duas componente mesmo a curto prazo (15 dias) imagine com a antecipação de por períodos maiores.

 

A minha divergência com o Caio César que sistematicamente ele não informa os períodos de validade das observações.

 

Sinceramente para o meu entendimento isso não é nenhum problema.

 

Então, qual é o problema?

 

O problema é que as pessoas que não gastam o seu precioso tempo com essa parte do estudo climático são induzidas ao erro, pois essas oscilações apresentam efeitos diferentes em diferentes épocas do ano para a mesma região.

 

Assim uma observação adequada do mapa abaixo torna-se evidente que para algumas regiões da América do Norte uma AAO positiva leva a uma anomalia positiva em uma época do ano e a outra negativa em outra época do ano na mesma região enquanto outras são neutras e algumas são constamente influenciadas da mesma forma durante o ano inteiro.

 

Observem que para a temporada de furacão a influência de uma AAO positiva leva a uma anomalia negativa de temperatura no Caribe em julho e praticamente a nehuma influência em outubro.

 

Nesse caso o """correto""" é torcer para uma AAO negativa para uma hipotética temporada de furacão mais ativa.

 

Abraços

 

 

 

2qdqxz6.gif

Link to comment
Share on other sites

Acabei de calcular a compensada da convencional de São Joaquim, fechou em 13,4ºC o mês de abril de 2013 contra 13,3ºC da normal 61/90, um desvio positivo insignificante, acredito que para outro períodos analisados (30 anos ou mais) o desvio também não seja relevante, ou seja por qualquer critério razoável foi um mês dentro da média naquele ponto.

Link to comment
Share on other sites

Todos anos citados 1960/62/2008

 

Todos NEUTROS EM ENSO em JJA.

 

Não em todas as regiões de ENSO, especialmente a mais contestada.

 

TODOS ou com influência ou respondendo a padrão de LA NINA em alguma região de ENSO

 

1960 - La Nina MODERADA em Nino 1+2 em JJA

 

1962 - La Nina FORTE em Nino 1+2 em JJA

 

2008 - La Nina FORTE em Nino 3.4 no início do ano, evento que durou até JUNHO.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de calcular a compensada da convencional de São Joaquim, fechou em 13,4ºC o mês de abril de 2013 contra 13,3ºC da normal 61/90, um desvio positivo insignificante, acredito que para outro períodos analisados (30 anos ou mais) o desvio também não seja relevante, ou seja por qualquer critério razoável foi um mês dentro da média naquele ponto.

 

 

A MÉDIA NA CONVENCIONAL DE S.J/INMET; 19,2/9,3/13,4 ISTO CORRIGINDO ALGUNS ERROS GRAVES DE MÍNIMAS MUITO BAIXAS. SEM A CORREÇÃO; 19,2/9,0/13,3, PARECE NADA, MAS NA ESTATÍSTICA TEM PESO.

 

 

55/2013; 13,6

 

55/84; 13,3

60/89; 13,5

65/94; 13,6

70/99; 13,6

75/04; 13,7

80/09; 13,9

85/12; 14,0

 

SE TENHO TODA SÉRIE, USO-A, SE QUISER, DIVIRTA-SE, TODAS NORMAIS DE ABRIL

Link to comment
Share on other sites

Todos anos citados 1960/62/2008

 

Todos NEUTROS EM ENSO em JJA.

 

Não em todas as regiões de ENSO, especialmente a mais contestada.

 

TODOS ou com influência ou respondendo a padrão de LA NINA em alguma região de ENSO

 

1960 - La Nina MODERADA em Nino 1+2 em JJA

 

1962 - La Nina FORTE em Nino 1+2 em JJA

 

2008 - La Nina FORTE em Nino 3.4 no início do ano, evento que durou até JUNHO.

 

Não existe região contestada.

 

Nenhum desses anos foi em La Niña no período JJA.

 

São todos NEUTROS em JJA.

 

Não invente coisas como La Niña em outras regiões.

 

Você conhece muito bem a definição:

 

DESCRIPTION: Warm (red) and cold (blue) episodes based on a threshold of +/- 0.5oC for the Oceanic Niño Index (ONI) [3 month running mean of ERSST.v3b SST anomalies in the Niño 3.4 region (5oN-5oS, 120o-170oW)],..

 

Portanto se alguns desses anos estiverem em outra posição em JJA diante dos dados conhecidos e admitidos pela NOAA até o momento.

 

a- Peço desculpa

 

b- Corto o meu braço esquerdo (by juka kfoury)

 

Concluindo:

 

Neutro em JJA.

 

Aleatório para JJA em São Joaquim.

 

Fim

Link to comment
Share on other sites

55/2013; 13,6

 

55/84; 13,3

60/89; 13,5

65/94; 13,6

70/99; 13,6

75/04; 13,7

80/09; 13,9

85/12; 14,0

 

Aqui a média de abril subiu 1,2ºC em 20 anos (de 19,7ºC entre 1961 e 1990 para 20,9ºC entre 1981 e 2010), aí é bem comportado. Usar todos os anos aqui é inviável, pois o clima mudou tão rapidamente (urbanização, dinâmica, ...) que algumas médias ficaram quase inalcançáveis, mas num clima mais estável como SJ eu também prefiro as médias com mais anos.

Link to comment
Share on other sites

O MARRRFILLLE, TEM QUE VER 1/3 MESES ANTES DA ESTAÇÃO E SE FICOU ABAIXO OU NÃO DA MÉDIA, SEM IMPORTA O QTO NEG OU POSI. PARA MIM, FAÇO ISTO. EFEITO CHALEIRA.

 

Ronaldo, desculpe parece intervenção do Ministério da Verdade que imputa aos dados alheios um total desprezo.

 

Vou editar daqui há pouco pois, também tenho essas continhas já volto.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Veja, Ronaldo.

 

Com lag de 1 mes para colocarmos o real efeito chaleira.

 

è quase pura perda de tempo analisar as regiões de EN....vale a pena com melhor desempenho analisar a parte SO do fenômeno ENSO a SOI. (oscilação sul)

NINO12 Jun-Aug 1 0.036 48 (lixo esses 0,036 é praticamente zero)

NINO3.4 Jun-Aug 1 0.183 48 (humm...quase lixo....muito fraco)

SOI Jun-Aug 1 -0.311 48 (aqui sim algo interessante...muito interessante).

 

Assim para a estação de Porto Alegre com lag de 1 mes é prudente falar da SOI e não de La Niña e muito menos de Niño 1+2.

 

Observe que com lag de 2 meses este valor cai para

 

-0.248...(tá ficando fraco)

 

com lag de 3 meses

-0.118....(vixe fraquinho)

 

com lag de 4 meses

 

0,002 (vixe zerou)

 

Esse negócio de vindo de lá indo para lá é pura invenção.

 

Mas creio piamente que o ministério da verdade irá denunciar àqueles que ousarem contra os dogmas estabelecidos.

 

Resumindo, onserve que o lag de 1 mes na SOI apresenta melhores resultados que a SOI em tempo no período de referência.

 

Assim posso entender isso como evidência de um atraso em relação a SOI mas definitivamente isso não se aplica as regiões de ENSO.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Encerrando esse agradável e monótono Abril de 2013 aqui em Ibíuna.

Todas as discussões daqui há pouco serão apenas memórias que lentamente seram diluídas e irreparavelmente perdidas na confusão de tópicos trancados e sujos pela poeira do tempo.

 

Assim deixo uma linda foto da Metsul onde a explicação dada pela astrõnoma está correta.

 

Mas observem que o tamanho da Lua na foto,

 

É UMA ILUSÃO DE ÓTICA.

 

Os teus olhos estão de iludindo suponho que essa seja a grande verdade.

 

Os mistérios da natureza teimam em se esconder dos nossos olhos .

 

E que venha o escaldante maio/2013

 

 

ab0a5877b6c91450c947f5b037d0368d.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Evandro, tenho reparado nas excelentes mínimas, inclusive de um dígito, aí de Itapevi. Por acaso está numa baixada o termometro? Agora de madrugada, tenho altos 17,9 graus (01:21 a medição), mas céu aberto, deve cair mais que ontem aqui (espero! :heat: )

 

Sim... 774m com morros entre 820 e 880m ao redor. Moro em área semi-rural, numa espécie de Riacho Grande, só que sem represa por perto e ausência de infiltração marítima em forma de neblina no meio da tarde. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Atualizando minha sequência de mínimas (arredondadas pelo Wunderground) em Urupema desde o dia 13 de abril, que estão para julho NENHUM botar defeito:

 

13 / 4

14 / -2

15 / -2

16 / 1

17 / -1

18 / 0

19 / 0

20 / -1

21 / -1

22 / 2

23 / 2

24 / 3

25 / 2

26 / 0

27 / 3

28 / 8

29 / 6

30 / 13

 

Final do mês com veranico aguardando o pulso polar que deve chegar em 144/168h.

 

Finalmente Itapevi bateu Urupema em um dia nesse mês! Mínima de 11,4ºC

 

freddie-mercury-meme-i6.jpg

 

:mosking:

 

Máxima de 25,6ºC pela tarde, com céu aberto e tempo seco e, no momento, 19ºC.

Link to comment
Share on other sites

Li no outro fórum que a MP passou de incrível para mais uma normal. Será mesmo? Eu estava entusiasmado, o jeito é seguir acompanhando.

 

Aqui pra Blumenau pelo meteograma do GFS, 18z tirou praticamente toda chuva (12z previa 114 mm no domingo) e agora prevê só 9 mm, mas o frio não diminuiu, prevê mínima de 5,44ºC mas sempre dá uns 2/3ºC acima. Bem, isso para minha cidade né, alguém mais experiente poderia falar um pouco sobre essa rodada...

Link to comment
Share on other sites

Abril termina com anomalia de +0,7 na estação da Anselmi em Farroupilha. Muito provavelmente, a grande maioria das estações gaúchas localizadas nos topos(quase a maioria) apresentam anomalia positiva. Estações localizadas em vales ou baixadas, como a Vicentina, apresentaram anomalia negativa devido ao tempo seco e aberto de abril de 2013. Maio ao que tudo indica deve terminar acima da média também. Veremos!

maio.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Qdo fiquei no Rio em 2010, me lembro que a Barra pelo menos a noite era mais fresco que Botafogo ali no Rio Sul por exemplo. Já a região do Galeão deve ser bem + quente..

 

A Barra é um dos bairros mais frescos da cidade,já a I. do Governador(no Galeão) é realmente muito quente de dia e de noite também. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Calor voltou a São Paulo também, com muito sol e poucas nuvens durante o dia.

 

Mirante: 16,4°C / 29,7°C

IAG: 14,6°C / 29,3°C

 

Barueri (Aut.): 14,4°C / 28,0°C

Guarulhos (Conv.): 15,8°C / 29,1°C

 

A umidade chegou a 37% na automática do Mirante.

 

Céu quase limpo por aqui.

Mirante (Aut.): 21,3°C

IAG: 18,6°C

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer a média compensada de Maria da Fé , estãção do nosso amigo William, vejam :

 

Tº Med: 14,6

Tº Min Med: 08,8

Tº Max Med: 22,6

Extremos: 03,5 / 26,0

21HS Media: 12,3

21HS + fria: 07,5

21Hs + quente: 17,8

Maio MIn: 15,7

Menor Max: 18,6

Media diaria + fria: 11,4 (dia 17)

Media diaria + quente: 18,8 (dia 07)

Link to comment
Share on other sites

Abril termina com anomalia de +0,7 na estação da Anselmi em Farroupilha. Muito provavelmente, a grande maioria das estações gaúchas localizadas nos topos(quase a maioria) apresentam anomalia positiva. Estações localizadas em vales ou baixadas, como a Vicentina, apresentaram anomalia negativa devido ao tempo seco e aberto de abril de 2013. Maio ao que tudo indica deve terminar acima da média também. Veremos!

maio.jpg

 

Pelo mapa o mundo está dividido entre o inferno e o céu. Pela América do Sul parte do centro oeste e o sudeste são uma ilha. Continente Australiano com forte anomalia positiva neste 2013. América do norte na geladeira. E bizarra anomalia positiva na Rússia.

 

Mas de modo geral não ponho fé nesta previsão ai não.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.