Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui até que ta caindo rápido não esperava faz 10,9C

 

Estava vendo o gráfico com as temperaturas da estação do William e é impressionante a queda que teve. Ãs 16:00 marcava 21°C, e somente 3 horas depois marca 10°C. Fantástico. :clapping:

 

Aqui, 21,3°C. Céu limpo.

O pior se voce tiver dentro de casa você nem percebe mais se sair de casa vai ver diiferença faz 10C e tem algumas nuvens chegando

Link to comment
Share on other sites

Renan, tá realmente pintando algo muito interessante semana que vem. Para o RS seria o primeiro grande minuano do ano. O vento está pintando bem forte. A sensação térmica tem tudo para ser daquelas de lascar a orelha do vivente. :mosking:

 

:mosking:

E o GFS 18Z também começa a ir na mesma balada. Bastou a AAO ficar num campo neutro nos últimos dias para a primeira corrente gelada ser

transportada pra cá. Agora resta-nos acompanhar a famosa "dança dos modelos".

Link to comment
Share on other sites

Renan, tá realmente pintando algo muito interessante semana que vem. Para o RS seria o primeiro grande minuano do ano. O vento está pintando bem forte. A sensação térmica tem tudo para ser daquelas de lascar a orelha do vivente. :mosking:

 

:mosking:

E o GFS 18Z também começa a ir na mesma balada. Bastou a AAO ficar num campo neutro nos últimos dias para a primeira corrente gelada ser

transportada pra cá. Agora resta-nos acompanhar a famosa "dança dos modelos".

 

Odeio esse termo "danças dos modelos" que falastes...

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Riacho um dia + quente que os outros anteriores....13,6 / 24,8...chuva só depois do dia 05.....

Curitiba hoje (INMET):

 

13,9°C / 27,9°C

 

Jeitão de aquecimento pré-frontal...

 

Em Itapevi tudo na mesma, com mínima ligeiramente mais alta: 12,8ºC / 23,7ºC. Manhã nublada e tarde ensolarada.

 

No momento, 13,8ºC e céu aberto (00h00)

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Riacho um dia + quente que os outros anteriores....13,6 / 24,8...chuva só depois do dia 05.....

Curitiba hoje (INMET):

 

13,9°C / 27,9°C

 

Jeitão de aquecimento pré-frontal...

 

Em Itapevi tudo na mesma, com mínima ligeiramente mais alta: 12,8ºC / 23,7ºC. Manhã nublada e tarde ensolarada.

 

No momento, 13,8ºC e céu aberto (00h00)

 

Evandro, tenho reparado nas excelentes mínimas, inclusive de um dígito, aí de Itapevi. Por acaso está numa baixada o termometro? Agora de madrugada, tenho altos 17,9 graus (01:21 a medição), mas céu aberto, deve cair mais que ontem aqui (espero! :heat: )

Link to comment
Share on other sites

 

Odeio esse termo "danças dos modelos" que falastes...

 

Por quê? :laugh:

 

E o GFS cada vez mais aumentando o frio. E a MP entrando cada vez mais pelo Cone-Sul!!! Ôh beleza!

 

É verdade! Pela rodada 06Z, uma clássica onda polar continental, inaugurando o INVERNO CLIMÁTICO. Claro

que este assunto sempre gera polêmica e alguns podem discordar de mim, mas é o que penso caso

esta MP chegue mesmo com esta força.

 

É a configuração clássica: anticiclone cruzando os andes, estabelecendo-se sobre o centro do cone-sul,

em consonância com um ciclone entre o RS/Uruguai. É a típica configuração das grandes nevadas no

Brasil, com a diferença de que nesta faltará frio em altura (ao menos por enquanto). QUem sabe não

ocorre uma agradável surpresa?

Link to comment
Share on other sites

É verdade! Pela rodada 06Z, uma clássica onda polar continental, inaugurando o INVERNO CLIMÁTICO. Claro

que este assunto sempre gera polêmica e alguns podem discordar de mim, mas é o que penso caso

esta MP chegue mesmo com esta força.

 

É a configuração clássica: anticiclone cruzando os andes, estabelecendo-se sobre o centro do cone-sul,

em consonância com um ciclone entre o RS/Uruguai. É a típica configuração das grandes nevadas no

Brasil, com a diferença de que nesta faltará frio em altura (ao menos por enquanto). QUem sabe não

ocorre uma agradável surpresa?

 

Torcendo para isto Renan, me parece que vai chegar com força aqui no Sudeste também. Seguimos acompanhando... Hehehe

Link to comment
Share on other sites

Minima de 4,6°C hoje nada mal !

 

Maria da Fé MG (PWS): 04,6

Campos do Jordão SP (Horto): 05,3

Campos do Jordão SP (Cptec): 07,0

Monte Verde MG: 07,2

Maria da Fé MG (Aut/Inmet): 07,4

Nova Friburgo RJ: 08,0

Itararé SP: 08,4

Campos do Jordão SP (Aut/inmet): 08,5

Manhuaçu MG: 08,7

Caldas MG: 08,8

Florestal MG: 09,5

Link to comment
Share on other sites

Minima de 4,6°C hoje nada mal !

 

Maria da Fé MG (PWS): 04,6

Campos do Jordão SP (Horto): 05,3

Campos do Jordão SP (Cptec): 07,0

Monte Verde MG: 07,2

Maria da Fé MG (Aut/Inmet): 07,4

Nova Friburgo RJ: 08,0

Itararé SP: 08,4

Campos do Jordão SP (Aut/inmet): 08,5

Manhuaçu MG: 08,7

Caldas MG: 08,8

Florestal MG: 09,5

Aí está a prova da força das baixadas brasileiras, e ainda há quem duvide quando eu digo... :mosking: :mosking: :mosking:

A surra é muito grande,por conseguinte, na grande maioria dos dias, a baixada ganha... :good2:

Link to comment
Share on other sites

PH..vc tem planos de instalar uma davis em algum ponto estratégiro e logicamente seguro ai em sua região..??

Planos eu tenho, falta é $$ :laugh: :laugh: :laugh:

To começando amanhã a trabalhar na vizinha Arvorezinha, nas rádios Cultura AM/FM.

Vou residir lá...

Carlão é uma cidade espetacular, muito parecida com as pequenas cidades da Serra Gringa de Caxias.Altitude média da cidade 750m, cercada de panelões de 400 a 600m...

Aham. há um ponto lá com altitude de 798m(praticamente 800m)no mesmo nível de Itapuca e Raia da Pedra. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Conforme moradores neva pelo menos uma vez por ano (neve em flocos)têm fotos inclusive, especialmente da neve de 2002, que cobriu tudo de branco,entre outras.Ah, veja só, em 2010, quando em Soledade tivemos apenas pancadas de neve, lá ficou coberto de neve... :ok: :good2:

Em breve novidades, eu informo.

Outras vantagens de Arvorezinha sobre Soledade:

-Maior altitude

-Localização mais a leste/sudeste (33 km em linha reta), portanto mais sujeita à umidade da serra, e à nebulosidade ciclônica.

-Mais úmida

-Menor insolação

-Maior cobertura de matas(inclusive tem a maior cobertura vegetal do estado).

-Panelões muito próximos da cidade, fáceis de monitorar, minha ideia é colocar abrigos em duas baixadas, uma com 480m, outra com 600m na base.E claro passar informações da cidade.Vou passar imagens seguidamente.E todos já estão convidados a me visitar nesta encantadora cidade. :good:

Link to comment
Share on other sites

Ok PH..ficamos no aguardo. Lembro daquela ocasião em 2009 no Pantera que bateu -08,8...relamente foi uma marca espetacular..!!

Mais ainda foi -10.6º nas Tuias ano passado, e depois dos dados do Frederico com -6.3º em Teutônia ao nível do mar,creio realmente que tenha chegado a a -10º ,-11º nos baixadões daqui...

Link to comment
Share on other sites

....Ah, veja só, em 2010, quando em Soledade tivemos apenas pancadas de neve, lá ficou coberto de neve... :ok: :good2:

 

Certamente novos ares ou melhor nova arvorezinha fará muito bem para você e também para mim.

 

Novas baixadas, novor Rincões a serem explorados e documentados.

 

Novos amores.

 

Enfim deixe a agradável Soledade por uns tempos.

 

Concentre em novas paixões, digamos, novos buracos.

 

Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando minha sequência de mínimas (arredondadas pelo Wunderground) em Urupema desde o dia 13 de abril, que estão para julho NENHUM botar defeito:

 

13 / 4

14 / -2

15 / -2

16 / 1

17 / -1

18 / 0

19 / 0

20 / -1

21 / -1

22 / 2

23 / 2

24 / 3

25 / 2

26 / 0

27 / 3

28 / 8

29 / 6

30 / 13

 

Final do mês com veranico aguardando o pulso polar que deve chegar em 144/168h.

Link to comment
Share on other sites

Gustavo, Seropédica em relação ao Rio de Janeiro (Z Sul), penso que seja bem mais ameno , não??

 

Sim, mas não tem muita diferença.

 

Para se ter uma ideia desde o dia 17 não temos temperaturas acima dos 30ºC, e sim na casa dos 27ºC e as mínimas, desde o dia 20 abaixo dos 18ºC.

 

Mas, acho que é praticamente a mesma coisa.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu ESPERO que este mapa esteja ERRADO, pois ele só coloca frio significativo pro

sul de Minas. MP boa de verdade vai até o sul da Bahia.

 

Realmente, MP boa vai até o sul da Bahia. Mas ajustes devem acontecer provavelmente. E esse aí não é o ápice do frio, deve esfriar mais no Sudeste, isto se, os ajustes forem feitos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.