Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

18Z reaviva a chance do cavalo polar (desviado para o oceano) entrar no fds. Tudo vai depender da trajetória do Jato Polar. Ele já chegou a ficar na vertical. Depois entrou numa diagonal que lavava o ar gelado direto para o oceano. Agora a sua inclinação faz com que o ar frio raspe o RS. Haja coração!!! :mosking:

 

Tá tudo sempre dependendo da inclinação do jato polar... Quando se insinuou o mini-2000 era o jato bem perpendicular... Quando sumiu, era o jato na diagonal... Agora tá ele um pouco mais em pé, mas ainda falta muito pra voltar o cenário anterior Brunão!

 

Abs

 

É claro que falta, mas não vejo o cenário como consolidado, ainda!

Link to comment
Share on other sites

A 12Z do Europeu traz um cenário interessantíssimo para o Church Hill em 180 hrs. É neve de metro! Não estou falando de paraguaias esparsas. Falo de uma nevada isolada no cume do morro! Mas neve forte e consistente. Blizzard total! Abaixo da cota de 1700 metros haveria chuva!

 

A 18Z do GFS pega a mesma baixa que o Europeu, só que com um pouco menos de frio em altura! Seria realmente uma MEGA NEVASCA de 1600-1700 pra cima! E muuuuuuita chuva em toda a região pro conta da baixa!

Link to comment
Share on other sites

Quem não sabe o que é o minuano, terá o prazer de conhecer quando pousarem no RS na sexta. Vai ventar MUITO de sudoeste a partir de amanhã.

 

Não só no RS, mas toda a região sul e o MS, graças a posição da alta sobre o norte da Argentina e pegando com grande abrangência até o Paraguai! Na sexta-feira o Simepar coloca 4°C pra cá.

 

Segue a tendência de formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o sul do Brasil no início da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

18Z reaviva a chance do cavalo polar (desviado para o oceano) entrar no fds. Tudo vai depender da trajetória do Jato Polar. Ele já chegou a ficar na vertical. Depois entrou numa diagonal que lavava o ar gelado direto para o oceano. Agora a sua inclinação faz com que o ar frio raspe o RS. Haja coração!!! :mosking:

 

Tá tudo sempre dependendo da inclinação do jato polar... Quando se insinuou o mini-2000 era o jato bem perpendicular... Quando sumiu, era o jato na diagonal... Agora tá ele um pouco mais em pé, mas ainda falta muito pra voltar o cenário anterior Brunão!

 

Abs

 

É claro que falta, mas não vejo o cenário como consolidado, ainda!

 

Torçamos, pois! Vai que era pro jato polar fica rmais na diagonal só neste pulso od meio da semana... Todos os modelos alteraram esta dinâmica do jato com menos de 100 horas... Podem fazê-lo de novo, agora pro lado do frio, he he he! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Anselmi aqui no centro de caxias choveu forte das 14 horas até umas 18h

no começo foi bem forte e depois ficou mais moderado.

 

http://www.clicrbs.com.br/meteorologia/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=meteorologia

Da uma olhada ai em Caxias.

 

E essa do clicrbs colocar que a chuva intensa diminui a possibilidade de neve eu também não entendi.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi aqui no centro de caxias choveu forte das 14 horas até umas 18h

no começo foi bem forte e depois ficou mais moderado.

 

http://www.clicrbs.com.br/meteorologia/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=meteorologia

Da uma olhada ai em Caxias.

 

E essa do clicrbs colocar que a chuva intensa diminui a possibilidade de neve eu também não entendi.

Ficaria pior falar a verdade.Imaginem, "Não há mais previsão de neve. A informação que passamos foi dada com base em uma conclusão precipitada de nossa equipe . Desculpe pela nossa afobação."

Link to comment
Share on other sites

Vocês acham que os modelos gringos ainda podem devolver nosso cavalo polar pro fim de semana ? acho que está meio em cima da hora,

não ?

Renan,

 

Eles tiraram a neve consistente do meio da semana a menos de 100 horas... Se o jato polar inclina um pouco mais a área abaixo de zero em 850 hpa já passa sobre a Serra. Isso sem falar que para segunda feira depois do EBAZ os modelos já estão dando temperaturas temperaturas muuuuuuito negativas em 700 hpa (atmosfera congelada) para todo o RS e sul de SC. Seria com estas temperaturas em 700 hpa que a baixa se cria em 180 horas sobre SC causando a nevasca no MI pelos modelos!

Então , cavalão para o ENBAZ eu também não creio, mas um frio abaixo de 0oC em 850 hpa ainda é factível... Eu manteria uma pulguinha por mais 12-24 horas, he he he!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caras, olhando o Europeu e o GFS para 180 horas eu tenho de lembrar daquilo que o Ronaldo as vezes grita para mim e para outros "chorões": "Não olha só 850!!!!" É o cenário perfeito para um super nevão no MI, MT, Santa Bárbara e Vacas Gordas... Poderia ser uma reedição ainda mais power (e mais restrita) de 2010!!!

Link to comment
Share on other sites

Caras, olhando o Europeu e o GFS para 180 horas eu tenho de lembrar daquilo que o Ronaldo as vezes grita para mim e para outros "chorões": "Não olha só 850!!!!" É o cenário perfeito para um super nevão no MI, MT, Santa Bárbara e Vacas Gordas... Poderia ser uma reedição ainda mais power (e mais restrita) de 2010!!!

 

Ficarei de olho nessa situação aí. Olha, se nevar aos montes no MI, mesmo eu estando em Nova Petrópolis, darei um jeito de ir até o morro !

A baixa pressão vai "sugar" muito ar frio, principalmente em 700hpa, e tudo isso com muita precipitação.

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que os modelos sempre nos frustram com essas danças: apontam um frio bagual a longo prazo, razoável a médio prazo que viram um punzinho a curto prazo. Porém eu nunca vi acontecer o contrário, prever veranico a longo prazo e no dançar das rodadas chegar um cavalo pra gente. A inconfiabilidade deles nunca nos surpreende positivamente, sempre negativamente. Parece que são programados para nos sacanear!

Link to comment
Share on other sites

Modelos bailando mais uma vez???? Mais chuva e menos frio???? Alguém antes cogitou neve de quinta para sexta... o que nos apresentarão os modelos???? Olhei agora a pouco as estações da RBS e o vento lá em Bagé ainda é de Noroeste... significa que o bloqueio está atuando e dificultando a entrada do ar mais frio? Vi na previsão da RBS -1 para cá amanhã de manhã... mas acho que não chegaremos nem perto disso...

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que os modelos sempre nos frustram com essas danças: apontam um frio bagual a longo prazo, razoável a médio prazo que viram um punzinho a curto prazo. Porém eu nunca vi acontecer o contrário, prever veranico a longo prazo e no dançar das rodadas chegar um cavalo pra gente. A inconfiabilidade deles nunca nos surpreende positivamente, sempre negativamente. Parece que são programados para nos sacanear!

 

 

Tirou da minha boca, he he he!!!!! :mosking: Eu sempre penso isso, mas não posto para não passar por chorão! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas no ES

 

Santa Teresa: 9ºC

Cachoeiro: 11ºC

Alegre: 11.1ºC

Linhares: 14.3ºC

Presidente Kennedy: 15.1ºC

Alfredo Chaves: 15.3ºC

São Mateus: 15.5ºC

Vitória: 16.5ºC

 

Que bom achar outro capixaba apaixonado pelo frio aqui também..

Acho que essa madrugada teremos temperaturas mais baixas..

Vamos ficar atentos com as temperaturas em Santa Teresa e Pedra Azul..

Acompanhe por aqui: http://www.ceunes.ufes.br/estacao/index2.asp?estacao=A613

São estações da UFES em algumas cidades capixabas.. tem um bom banco de dados e é atualizado diariamente!!

 

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que os modelos sempre nos frustram com essas danças: apontam um frio bagual a longo prazo, razoável a médio prazo que viram um punzinho a curto prazo. Porém eu nunca vi acontecer o contrário, prever veranico a longo prazo e no dançar das rodadas chegar um cavalo pra gente. A inconfiabilidade deles nunca nos surpreende positivamente, sempre negativamente. Parece que são programados para nos sacanear!

 

 

Tirou da minha boca, he he he!!!!! :mosking: Eu sempre penso isso, mas não posto para não passar por chorão! :cray:

 

Pior que quase sempre é assim mesmo que acontece né, kkkkkkkkkkkkkkk :laugh:

Quem sabe o contrário não acontece desta vez ? Afinal, 2012 tem sido um ano estranho :mosking:

Link to comment
Share on other sites

É engraçado que os modelos sempre nos frustram com essas danças: apontam um frio bagual a longo prazo, razoável a médio prazo que viram um punzinho a curto prazo. Porém eu nunca vi acontecer o contrário, prever veranico a longo prazo e no dançar das rodadas chegar um cavalo pra gente. A inconfiabilidade deles nunca nos surpreende positivamente, sempre negativamente. Parece que são programados para nos sacanear!

 

Estou rindo demais.

 

Uma das melhores análises sobre as expectativas que já li por essas paragens.

 

E o pior, é verdadeira.

 

Abraços :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas no ES

 

Santa Teresa: 9ºC

Cachoeiro: 11ºC

Alegre: 11.1ºC

Linhares: 14.3ºC

Presidente Kennedy: 15.1ºC

Alfredo Chaves: 15.3ºC

São Mateus: 15.5ºC

Vitória: 16.5ºC

 

Que bom achar outro capixaba apaixonado pelo frio aqui também..

Acho que essa madrugada teremos temperaturas mais baixas..

Vamos ficar atentos com as temperaturas em Santa Teresa e Pedra Azul..

Acompanhe por aqui: http://www.ceunes.ufes.br/estacao/index2.asp?estacao=A613

São estações da UFES em algumas cidades capixabas.. tem um bom banco de dados e é atualizado diariamente!!

 

Abraços..

 

Ôh, que bom ver um capixaba por aqui também... Achava que era só eu!! Cara, também acho que vamos ter temperaturas mais baixas nessa madrugada! Olha bem... Agora 00:00 e 12.6ºC em Alegre!! Cidadezinha gelada!! Cachoeiro deve estar na mesma balada... Que falta faz uma Estação aqui!! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas no ES

 

Santa Teresa: 9ºC

Cachoeiro: 11ºC

Alegre: 11.1ºC

Linhares: 14.3ºC

Presidente Kennedy: 15.1ºC

Alfredo Chaves: 15.3ºC

São Mateus: 15.5ºC

Vitória: 16.5ºC

 

Que bom achar outro capixaba apaixonado pelo frio aqui também..

Acho que essa madrugada teremos temperaturas mais baixas..

Vamos ficar atentos com as temperaturas em Santa Teresa e Pedra Azul..

Acompanhe por aqui: http://www.ceunes.ufes.br/estacao/index2.asp?estacao=A613

São estações da UFES em algumas cidades capixabas.. tem um bom banco de dados e é atualizado diariamente!!

 

Abraços..

 

 

Essa Santa Teresa é a Urupema Capixaba! Sempre em destaque pelo frio! Curioso que a cidade não é tão alta, deve estar em uma bela baixada com montanhas bem altas no entorno!

Link to comment
Share on other sites

Observem que o ponto de congelamento (0ºC) ainda aparece numa altitude elevada demais para que haja queda de

neve no MI na próxima terça, segundo o GFS. O ideal seria que estivesse uns 500m mais baixo, algo que o ECMWF coloca

em sua última saída. A umidade, no entanto, é perfeita:

 

scaled.php?server=62&filename=altitudedopontodecongel.png&res=landing

 

Muita coisa ainda vai mudar até lá, mas a tendência é boa.

Link to comment
Share on other sites

- Janela da neve com remota chance permanece de quinta 18h00 a sexta 06h00. Pico do frio suficiente em todas as camadas.

 

- Pela maioria dos modelos, ou quase todos o tempo seca. Porém...

 

- Sempre há um porém. E alguns fatores entram na balança para o fenômeno ser cogitado: perturbações em altos níveis, deslocamento de uma baixa pelo oceano, velocidade de deslocamento do ar frio e tímido vórtice aparecendo na costa.

 

- Com esses ingredientes, mesmo com a atmosfera secando rápido, a esperança não morre.

 

- Para o ENBAZ frio, seco com dias belíssimos e baita geadão garantido no Castelinho.

 

- Permanece alta a divergência entre GFS e Global, ou importado X nacional.

 

- Modelos de longo prazo indicam erupção forte e abrangente no último terço do mês.

Link to comment
Share on other sites

- Janela da neve com remota chance permanece de quinta 18h00 a sexta 06h00. Pico do frio suficiente em todas as camadas.

 

- Pela maioria dos modelos, ou quase todos o tempo seca. Porém...

 

- Sempre há um porém. E alguns fatores entram na balança para o fenômeno ser cogitado: perturbações em altos níveis, deslocamento de uma baixa pelo oceano, velocidade de deslocamento do ar frio e tímido vórtice aparecendo na costa.

 

- Com esses ingredientes, mesmo com a atmosfera secando rápido, a esperança não morre.

 

- Para o ENBAZ frio, seco com dias belíssimos e baita geadão garantido no Castelinho.

 

- Permanece alta a divergência entre GFS e Global, ou importado X nacional.

 

- Modelos de longo prazo indicam erupção forte e abrangente no último terço do mês.

 

A PRIMEIRA FECHOU, A SEGUNDA FICARIA PARA O FIM DA NOITE DE QUINTA E MADRUGADA DE SEXTA, A TERÇEIRA NO DOMINGO (??? ESTE DIA É BEM DUVIDOSO AINDA.)

 

O INTERESSANTE É O QUE O EUROPEU COLOCA PARA SEMANA QUE VEM, UMA BELA BAIXA EM 500 E UM FRIO DANADO PARA O MS.

 

HOJE O GFS PROJETA ENTRE -7/-10 EM 700 DAQUI ATÉ POA, MUITO BAIXO! PARA QUINTA E AINDA BEM FRIO NA SEXTA. O NORMAL É +- +2/0°C.

 

QQUER PERTURBAÇÃO SERÁ SUFICIENTE PARA DAR UMA NEVINHA ISOLADA DEVIDO AO INTENSO FRIO EM TODO O PERFIL, COMO O CAIO FALOU.

 

TAMBÉM CONCORDO COM O ALÊ P/O SUL DO RS.

 

NO GERAL ATÉ O FIM DE JULHO NADA OU QUASE NADA DE CALOR, PARA NÓS SERIA ALGO DE 18/19°C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Santa Catarina - Menores Mínimas:

 

Morro da Igreja: 02,4

São Joaquim (Colonia): 03,9

São Joaquim (Aut): 04,3

São Joaquim (Chapada Bonita): 05,1

Painel: 05,3

Urupema: 05,5

Bom Jardim da Serra: 05,5

Tangará: 05,6

Campos Novos: 07,1

Lages: 07,7

Chapecó: 07,8

Timbé do Sul: 09,1

Lebon Régis: 09,2

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

RS - Mínimas :

 

Quaraí: 00,3

Bagé: 00,5

Uruguaiana (Aero): 01,0

Chuí: 01,5

Jaguarão: 01,7

Canguçu: 01,7

Santana do Livramento: 02,1

São José dos Ausentes: 02,6

São Gabriel: 02,7

Caçapava do Sul: 02,7

São Borja: 03,0

Cruz Alta: 03,0

Santiago: 03,2

Rio Grande: 04,0

Canela: 04,1

Erechim: 04,3

São Luiz Gonzaga: 04,5

Gramado: 04,7

Soledade: 04,8

Santa Maria (Aero): 05,0

Caxias do Sul: 05,1

Lagoa Vermelha: 05,6

Vacaria: 05,6

Camaquã: 05,6

Santo Augusto: 05,9

Passo Fundo: 05,9

Bento Gonçalves: 06,4

Santa Rosa: 06,4

Palmeira das Missões: 06,4

Frederico Westphalen: 07,2

Mostardas: 08,2

Porto Alegre (aut): 08,4

Tramandaí: 09,7

Torres: 11,0

Link to comment
Share on other sites

Nota-se direitinho o canal de umidade atingindo Sc e Pr. Ainda tem um pouco de nebulosidade bem no norte do RS. Crêem os amigos que teremos mais nebulosidade por vir ainda sobre a serra? Tenho minhas dúvidas, pois o tempo secou e bem por aqui, o que é estranho é não termos nem um ventinho na rua, o ar está parado com o termômetro na casa dos 4 graus....

Link to comment
Share on other sites

Minimas - Latitudes:

 

Rosario ARG ( 32,5 Lat ): -04,7

Cordoba ARG ( 31,2 Lat ): -02,0

Buenos Aires - Ezeiza Arg ( 34,5 Lat ): -00,9

 

Bagé ( 31,2 Lat ): 00,5

Chuí ( 33,7 LAT ): 01,5

Pelotas ( 31,4 Lat ): 05,0

-----------------------------------------------------------------------------------------

 

Santiago del Estero ( 27,8 Lat): -00,4 - 180 metros

Reconquista ( 29,1 Lat ): -02,2 - 32 metros

Soledade RS ( 28,8 Lat ): 04,8 - 667 metros

 

Link to comment
Share on other sites

Nota-se direitinho o canal de umidade atingindo Sc e Pr. Ainda tem um pouco de nebulosidade bem no norte do RS. Crêem os amigos que teremos mais nebulosidade por vir ainda sobre a serra? Tenho minhas dúvidas, pois o tempo secou e bem por aqui, o que é estranho é não termos nem um ventinho na rua, o ar está parado com o termômetro na casa dos 4 graus....

 

Já aqui em Caxias do Sul o tempo está completamente fechado e havia cerração até meia hora atrás.

A neblina se dissipou mas o tempo continua totalmente nublado! O ar por aqui também está

parado, e se a mínima foi 5,1ºC, pouco subiu, pois neste momento, pela rbs, está em 5,6ºC; por

enquanto a máxima do dia foi 9,4ºC à meia noite!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.