Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Pelo Global 12z, cenário a la 2000, sujeito a neve fraca madrugada/amanhecer dia 13...

Mafili, ao comparar não misture bananas, laranjas e maçãs.Tua comparação continua simples,vc tem capacidade de ampliá-la...

 

Talvez no resfriamento momentãneo; não no geral. Pois 2000 era outra conjuntura atmosférica.

 

Mas, já é uma compensação para o calor que tivemos.

 

Pode ser frio mais para o Pr para baixo.

 

Ainda ficará devendo para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Posso, Fatos são a realidade. E não cabe a ciência ser a onipresente e a sapiência soberana. A ciência não pretende o ocupar o lugar de Deus. Não ocupar o lugar da vida política. Não explicar o amor ou ódio. A ciência não é refúgio de ateus e nem amparo para aqueles que procuram explicações que não são pertinentes as coisas mensuráveis.

 

Ciência trata das medições.

 

Se a temperatura não foi medida de acordo com um método.

 

Não se trata de ciência.

 

Eu gosto de você e todos falam bem do teu caráter. Não há ciência que explique isso.

 

Abraços apaixonados.

 

Por, quase, falar em fé. Agora vou ver as possibilidades de neve. Um padre me disse homem bule. Eu fiz cara de hammmm. E ele disse_ Pouca fé.

Ciência é feita de medições.

 

Por essa razão colocamos telescópios em órbita. Satélites em órbita. Simples: só para medir as coisas.

 

Fomos até a Lua só para ver se Galileu estava certo e se as equações de Newton estavam corretas.

 

Mirem-se no exemplo do Ronaldo Coutinho.( ele prova que está certo)

 

Obsessão essa é a palavra. (com 12 metros de mangueira de jardim eu faço medidas melhores em superfície que qualquer barômetro, de qualquer marca, de qualquer procedência e provo que estou certo)

 

As coisas que não podem ser medidas fazem parte de outras faculdades humanas.

 

Mas não ciência.

 

Abraços

 

 

Não pode haver confusão de identidade, ou seja cada ferramenta deve ser usada no seu plano especifico, afinal não posso explicar o por que de Oxítonas terminadas em: A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS, serem acentuadas, utilizando a geologia. É aí que entra o ceticismo, criado lá por Pirro de Élis na antiguidade.

 

O que não é medido(onde isso é logicamente exigido), desde que haja coerência lógica nisso, trata-se de uma possibilidade e possibilidades são possibilidades, não podem ser descartadas, pois também não quer dizer que não sejam verdades, mas também não pode ser levado como uma verdade, pois também não se tem como provar que seja factual, então ninguém estaria errado no que diz, seriam apenas verdades diferentes, até que se prove o contrário...

 

Pra mim, lógica define tudo, muitos dizem que é estranho como o universo pode ser matematicamente descrito, mas oras, a matemática nada mais é do que a linguagem escrita da lógica, então basta usar aquela coisa que todos tem dentro do crânio.

Link to comment
Share on other sites

Michel, estou avaliando a tendência. A cada rodada que passa esse grosso do ar frio vem se "desmaritimizando".

Largue de mão, Bruno, esqueça. Não esqueça-se do corolário: os modelos nunca mudam para melhor no curto prazo, nunca.

 

Neste ponto sou otimista como o Bruno. Acho que até em cima da hora pode mudar para pelo menos um pouco melhor!

Aliás, tempos bons para nós que gostamos de frio no BAZ. Nada extraordinário, mas frio praticamente constante. Até o final do mês, segundo CPTEC, nada de calor no RS.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Neste ponto sou otimista como o Bruno. Acho que até em cima da hora pode mudar para pelo menos um pouco melhor!

Aliás, tempos bons para nós que gostamos de frio no BAZ. Nada extraordinário, mas frio praticamente constante. Até o final do mês, segundo CPTEC, nada de calor no RS.

Abraços!

 

Dificilmente, quando o deslocamento natural é de oeste para leste.

 

A não ser que houvesse uma "necessidade" estranha de retornar para a terra.

 

Claro, pode haver "outros" fatores atmosféricos influenciando e alterando a trajetória.

 

Não vejo que tenhamos.

 

Não vou cortar os pulsos se ocorrer o contrário; Afinal, torço que retorne á terra firme :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Neste ponto sou otimista como o Bruno. Acho que até em cima da hora pode mudar para pelo menos um pouco melhor!

Aliás, tempos bons para nós que gostamos de frio no BAZ. Nada extraordinário, mas frio praticamente constante. Até o final do mês, segundo CPTEC, nada de calor no RS.

Abraços!

 

Dificilmente, quando o deslocamento natural é de oeste para leste.

 

A não ser que houvesse uma "necessidade" estranha de retornar para a terra.

 

Claro, pode haver "outros" fatores atmosféricos influenciando e alterando a trajetória.

 

Não vejo que tenhamos.

 

Não vou cortar os pulsos se ocorrer o contrário; Afinal, torço que retorne á terra firme :sarcastic:

 

Olha, em 2004 Cléo Khun jurou de pés juntos que aquela maldita baixa se deslocaria para o mar e só teríamos uma leve "brisa" na costa... deu no que deu. :negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Olha, em 2004 Cléo Khun jurou de pés juntos que aquela maldita baixa se deslocaria para o mar e só teríamos uma leve "brisa" na costa... deu no que deu. :negative:

 

Valdir, vide: outros fatores!

Na ocasião havia isso: temperatura elevada do mar. o deslocamento do furacão(que o Cleo chamou de " ventinho") se deu na trajetória oeste leste. Mas, teve outro comportamento.

 

Existe sim esta possibilidade, se houver uma alta no oceano(ASAS) reclusão a baixa na costa.

 

Será??????

 

está ainda o bloqueio lá esperando para "soprar" para o litoral.

 

Não é o que parece.

 

No entanto, a se julgar pelo "lento deslocamento" da Mp - exemplo disso agora é Porto Alegre que fechou - poderemos ter surpresas.

 

vou mais pelo que diz o Coutinho, olhem o Inpe, olhem o Mbar.

Link to comment
Share on other sites

amigo Gamboa, não escrevi para alfinetar, he he, mas para dizer que desde que comecei a estudar meteorologia a fundo lá na década de 90 na Ufpel e tive contato com dados do radar lá do CAVG pude acompanhar mudanças que modelos não previram, pois a natureza como um todo é imprevisível em certas ocasiões... o evento de 2004 foi a "cereja no bolo" para comprovar essa questão.

Link to comment
Share on other sites

All,

 

Até domingo passado a bala do canhão passava por cima de nossas cabeças.

 

A partir de segunda o canhão foi apontada para cerca de 1000 km a SE do RS. As rodadas do ECMWF e GFS passaram a apontar a bala do canhão passando cerca de 500 km a SE do RS.

 

Nestas últimas rodadas 12Z a bola do canhão já atinge o RS (Santa Vitória do Palmar, Chuí e o restante do paralelo 32S para baixo).

 

O fato é: o jato está jogando ar polar para as nossas latitides. Ele está insandecido que nem uma mangueira com pressão solta no jardim. Resta agora saber se a água que está saindo da mangueira vai ser jogada sobre nós ou não.

Link to comment
Share on other sites

É um contra-senso afirmar que um estação de R$ 30 mil é menos qualificada que um bulbo seco que custa R$ 100,00.

 

Em termos, a estação convencional custa muito...mas...muito caro que a automática.

 

Eu não sei quanto é o salário de um observador.

 

Mas vou supor R$ 1.000,00 reais mes . Isso pelos encargos da CLT deve custar uns R$ 2.000,00 mes.

 

Como são necessários ao menos tres observadores para cumprir turnos de 24 horas.

 

Eleva os custos para R$ 6.000,00 reais mes

 

Pensando que há férias, e folgas um quarto observador deve ser contratado.

 

Isso eleva os custos somente com observadores para a casa de R$ 8.000,00/mes.

 

Isso coloca os custos de uma convencional somente com observadores na casa de R$ 100.000,00/ano

 

Uma convencional é uma estação muito...mas muito...mais confiável que qualquer automática.

 

Só tem um defeito...é muito cara...muito cara.

 

AUTOMÁTICA É O LIXO....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mas também tô na torcida :good: pra que tenhamos uma mudança e algo nos surpreenda. Aqui em Bom Jesus a atmosfera secou, um lindo sol lá fora com meros 12 graus, e penso que esta nebulosidade de POA, como sempre, passará por baixo de nós pegando a borda da serra. Se tivermos neve, apostaria minhas fichas em São Chico e talvez nos aparados aqui no RS, infelizmente. O que temos de bom aqui em Bom Jesus, tempo seco, as vezes é a nossa "cruz", pois em eventos em que a umidade é necessária, ficamos bem pra trás de São Chico e arredores...

Link to comment
Share on other sites

Alguem confirma se está chovendo em POA? Vi na estação da RBS 0,25mm acumulados. Será orvalho?

 

70% ensolarado

 

Amanhã teremos vento em Porto Alegre, Bruno. Sensação térmica baixa! Será um dia bem gelado como um todo. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Trecho do texto técnico do INPE:

Na quinta-feira (12) um cavado reforçará o escoamento entre o Sul, SP e MS e deverá formar uma onda frontal no fim do dia, com um ciclone a leste do RS e o ramo frontal passando na baixada santista, capital paulista até o nordeste de MS. Este cavado deixará o dia com chuva entre o litoral norte de SC, o sul e sudoeste de SP e o leste e litoral do PR. Em seu deslocamento fechará um VC em 500 hPa de 5350 mgp no sul do RS, e o ar frio associado juntamente com a umidade do ar elevada em baixos níveis, poderá causar chuva gelada ou até queda de neve entre a serra do RS e o planalto sul e serra de SC. Também haverá formação de geada entre a campanha e o planalto do RS e a fronteira com a Argentina.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, lógica define tudo, muitos dizem que é estranho como o universo pode ser matematicamente descrito, mas oras, a matemática nada mais é do que a linguagem escrita da lógica, então basta usar aquela coisa que todos tem dentro do crânio.

Sipra, A ciência faz parte da filosofia e essencialmente das coisas mensuráveis. E a linguagem universal das coisas mensuráveis é a matemática.

 

Eu penso assim. É necessário a inteligência humana para entender os movimentos e as leis da atmosfera. Parece no meu entendimento que nesse procedimento concluir que na natureza exista inteligência é um absurdo. Esse é um argumento simples para os adeptos da mãe natureza.

 

Frio em Vargem Grande Paulista.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Trecho do texto técnico do INPE:

Na quinta-feira (12) um cavado reforçará o escoamento entre o Sul, SP e MS e deverá formar uma onda frontal no fim do dia, com um ciclone a leste do RS e o ramo frontal passando na baixada santista, capital paulista até o nordeste de MS. Este cavado deixará o dia com chuva entre o litoral norte de SC, o sul e sudoeste de SP e o leste e litoral do PR. Em seu deslocamento fechará um VC em 500 hPa de 5350 mgp no sul do RS, e o ar frio associado juntamente com a umidade do ar elevada em baixos níveis, poderá causar chuva gelada ou até queda de neve entre a serra do RS e o planalto sul e serra de SC. Também haverá formação de geada entre a campanha e o planalto do RS e a fronteira com a Argentina.

 

Boa, PH, não tinha visto isto.

 

espero que tenhamos surpresas!

Link to comment
Share on other sites

Não estão achando estranho a temperatura de apenas 8.5C na Lomba do Pinheiro em POA nesse momento? Está esfriando muito rapidamente aqui. Já era esperado que a mínima de hoje fosse ocorrer à meia-noite. Apenas parece que está bem ligeiro o sistema. Mínima prevista no Metroclima é de 6 graus. Quem sabe dê 5,x no final do dia de hoje!

Link to comment
Share on other sites

Ironia é a baixa fria ( ??? ) que se forma entre segunda e terça sobre a região sul do brasil, parece que por um triz não está sincronizado com este "canhão polar desgovernado". Já imaginou se ela se forma um ou dois dias antes, suga o disparo do ar polar para dentro do continente e com muita precipitação para dar neve farta daquelas que nem 2010 nos deu?

Link to comment
Share on other sites

Marrfili, vai chover amanhã de manhã em Bagé ???????????

 

:friends:

 

???????

 

NEVE?

 

Acho provável chuva congelada no Chui. Em Mar del Plata, Argentina, teve hoje.

NEVE?

 

Então , falei desde hoje de manhã pra ficar de olho no Chuí... :mosking:

 

Interessante, o EUROPEU dá garoa pra Aceguá(cidade vizinha daqui) pela manhã , com temperatura baixa e em 850 hpa entre 0 e -2.

Link to comment
Share on other sites

Olha vendo a imagem do satélite, só se for uma nebulosidade muito rala pra provocar chuviscos em POA... pois não há nada expressivo na região!

 

S11219782_201207112000.jpg

 

Bah Vitor, eu não tinha essa imagem, só aquela do Goes que destaca a farta nebulosidade sobre Sc e Pr. Esta nebulosidade aí é que precipitará? :russian:

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU DE SEGUNDA A SEXTA É ALGO INUSITADO!!

 

VEJAM EM 500 MB E A TEMPERATURA.

 

Chance de muito frio e possível precipitação de neve na semana que vem, segundo o Europeu, Coutinho?

Interessante que eu havia olhado os prognósticos e davam um pequeno aquecimento na semana que vem. Tomara que o Europeu esteja certo! Abração.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim, lógica define tudo, muitos dizem que é estranho como o universo pode ser matematicamente descrito, mas oras, a matemática nada mais é do que a linguagem escrita da lógica, então basta usar aquela coisa que todos tem dentro do crânio.

Sipra, A ciência faz parte da filosofia e essencialmente das coisas mensuráveis. E a linguagem universal das coisas mensuráveis é a matemática.

 

Eu penso assim. É necessário a inteligência humana para entender os movimentos e as leis da atmosfera. Parece no meu entendimento que nesse procedimento concluir que na natureza exista inteligência é um absurdo. Esse é um argumento simples para os adeptos da mãe natureza.

 

Frio em Vargem Grande Paulista.

 

Abraços

 

Obviamente não há inteligência na natureza, fica tudo dentro do campo das probabilidades e a conjunção de uma infinidade de fatores aleatórios(que estão dentro do campos das probabilidades) definem a ocorrência das coisas, mas todas essas coisas que estão no campos da probabilidades obedecem leis naturais, que são as leis da lógica, por isso não podemos esperar por um quadrado redondo ou enxergar as próprias costas sem espelhos ou estar atrás dela(sim isso é possível), até mesmo a física quântica que parece maluca a primeira vista, segue a lógica e através da lógica, observável nos padrões, é que definimos as equações e as leis naturais, a isso que chamamos de método empírico(de testar, medir), mas também graças a lógicas podemos prever com teorias as coisas antes de observar, basta que tenham coerência lógica e depois é só buscar comprova-las observacionalmente, muitas vezes dá certo, só dá errado quando tem fatores que não conhecemos.

Link to comment
Share on other sites

 

Então , falei desde hoje de manhã pra ficar de olho...

 

Você não falou nada disso.

 

Apenas papageou a mensagem do ALEXANDRE AGUIAR.

 

É SÓ LER A SEQUÊNCIA DAS MENSAGENS.

 

Segundo a Rede Globo a mínima hoje em Bagé foi de 1,7Cº.

 

Coincidente com a mínima da convencional.

 

Segundo a Rede Globo há uma onda de calor nos EUA.

 

Segundo a Rede Globo a universidade do Oregon publicou um trabalho de ondas de calor na hipótese do aquecimento global.

 

E EU BATENDO CABEÇA....TENTANDO EXPLICAR QUE HÁ UMA COISA CHAMADA MÉTODO.

 

ABRAÇOS

 

PS: ALGUNS ANOS ATRÁS ALEXANDRE AGUIAR ME DISSE É PERDA DE TEMPO....POIS É, ALEXANDRE...HOJE CONCORDO É PERDA DE TEMPO...SOU UM IDIOTA.

 

PS2: SIPRA...ESTOU ENVIANDO O TEL POR MP....COMO ESTOU NA RMVG....ASSIM NÃO POLUÍMOS O FÓRUM COM METAFÍSICA. ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

To cagando e andando pra Rede Globo e etc...

 

Papageou ?

 

Leu o que falei ?

 

EU Disse que era pra ficar de olho no Chuí e ai ?

 

Nem vi mensagem de Alexandre ou Mario.

 

Acho que tem uma chance pequena de sleet ou coisa do genero no sul gaúcho amanhã.

 

Mínima em Bagé de 1.7 hoje ?

 

Tá bom né.

Link to comment
Share on other sites

To cagando e andando pra Rede Globo e etc...

 

Papageou ?

 

Leu o que falei ?

 

EU Disse que era pra ficar de olho no Chuí e ai ?

 

Nem vi mensagem de Alexandre ou Mario.

 

Acho que tem uma chance pequena de sleet ou coisa do genero no sul gaúcho amanhã.

 

Mínima em Bagé de 1.7 hoje ?

 

Tá bom né.

 

Por favor edite a tua mensagem. Nesses termos, por falta de civilidade, não há conversa.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal do Inpe Cptec nesse momento na Globo News coloca risco de neve nas serras gaúcha e catarinense...

 

Valdir, Caio Cesar e Ronaldo Coutinho colocaram bem antes. Qualquer teco-teco que jogar 200 L d'agua no MI ....NEVA.

 

Como dizia Mestre Eugenio....o quê vocês andam lendo?

 

Abraços

 

Mafili, he he, não leio nada meu amigo, minha experiência é bem rasa, he he, sou só amante do tempo e gosto de conversar sobre as possibilidades. Ainda bem que temos mestres como vocês para podermos aprender um pouco.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.