Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

O EUROPEU DE SEGUNDA A SEXTA É ALGO INUSITADO!!

 

VEJAM EM 500 MB E A TEMPERATURA.

 

Chance de muito frio e possível precipitação de neve na semana que vem, segundo o Europeu, Coutinho?

Interessante que eu havia olhado os prognósticos e davam um pequeno aquecimento na semana que vem. Tomara que o Europeu esteja certo! Abração.

 

vamos com calma, agora é de fim da tarde de quinta até amanhecer de sexta, assim ele não "escuta"!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

A previsão de Neve é para de quinta para sexta, e não de hoje para quinta e ainda sim, para os locais acima de 1500m, que no caso seria SC: Climaterra.

 

Sobre a confiabilidade das estações.

 

Minha opinião: convencional, sem dúvida, pois não existe risco de tilt. Bruno, um capilar do Inmet custa uns 700 pilas e mede meio metro. É extremamente preciso.

 

O problema é o acompanhamento e coleta de dados, pois manutenção da manual é muito mais rápida e prática.

Link to comment
Share on other sites

 

Sobre a confiabilidade das estações.

 

Minha opinião: convencional, sem dúvida, pois não existe risco de tilt. Bruno, um capilar do Inmet custa uns 700 pilas e mede meio metro. É extremamente preciso.

 

O problema é o acompanhamento e coleta de dados, pois manutenção da manual é muito mais rápida e prática.

 

Tenho automáticas há 3 anos e jamais deu tilt algum. Mais uma vez, não confunda problema na transmissão de dados pela internet com tilt.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal do Inpe Cptec nesse momento na Globo News coloca risco de neve nas serras gaúcha e catarinense...

 

Valdir, Caio Cesar e Ronaldo Coutinho colocaram bem antes. Qualquer teco-teco que jogar 200 L d'agua no MI ....NEVA.

 

Como dizia Mestre Eugenio....o quê vocês andam lendo?

 

Abraços

 

Mafili, he he, não leio nada meu amigo, minha experiência é bem rasa, he he, sou só amante do tempo e gosto de conversar sobre as possibilidades. Ainda bem que temos mestres como vocês para podermos aprender um pouco.

 

Valdir, Entendi.

 

Nenhum modelo é apto a prever precipitação na forma de neve para o Brasil. Isso a própria documentação dos modelos é explicita. (vide comentários do Marcelo Albieri em 2008/2009).

 

O máximo que podemos ter é a colaboração participativa e positiva de todos. (Alguns como no caso do PHP com a vasta experiência de observador).

 

Não cabe vaidades. e muito menos o medo de errar.

 

Existem alguns padrões para a precipitação de neve. ´

 

É nosso compromisso como amadores (no sentido da remuneração) exprimir nossas percepções.

 

Certas ou erradas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo é hilário com esses cuidados que tem com Sâo Pedro :laugh: :laugh:

 

Mas que é interessante esta baixa pressão que se forma logo após o ar frio escoar para o oceano, isso é !!!

 

Tanto Europeu quanto GFS pegam a formação dela, a diferença está na temperatura e no posicionamento e deslocamento.

Link to comment
Share on other sites

O que sai no Correio do Povo amanhã em primeira mão e exclusivo pro BAZ:

 

Cavado (área de menor pressão atmosférica) no Atlântico induz o ingresso hoje de ar ainda mais frio. A chegada do ar gelado se dá com vento. Haverá a passagem de nuvens principalmente pelo Sul e o Leste do Estado. Com a isoterma de 0ºC em altitude baixa, nuvens que podem ser de desenvolvimento vertical (Cumulus) e possível precipitação, a MetSul Meteorologia não afasta chuva congelada (semelhante a granizo) e/ou graupel (neve granular) em pontos do Leste gaúcho, especialmente mais ao Sul do Estado, hoje. Foi o que se deu no último sábado e no entardecer da segunda em vários locais da costa do Uruguai, e a Meteorologia uruguaia prevê que pode se repetir nesta quinta. Modelos indicam nebulosidade, agora sim com frio suficiente para neve, na próxima noite nos Aparados e Planalto Sul Catarinense, contudo não sinalizam precipitação, tornando a possibilidade do fenômeno mais difícil. O vento seguirá amanhã com rajadas no Leste do Estado e o frio perde força no fim de semana.

 

==

 

Caio, viu como aquele modelo sobre o qual conversamos ejeta a instabilidade para o oceano quando o ar frio chega ? Por isso, a Serra é mais complicado e o Sul gaúcho (a despeito da altitude) mais provável para precipitação invernal.

Link to comment
Share on other sites

 

Tenho automáticas há 3 anos e jamais deu tilt algum. Mais uma vez, não confunda problema na transmissão de dados pela internet com tilt.

 

Ela durará 30 anos?

 

Compra-se outra.

 

Claro, uma Vaisala que o Inmet usa é bem barata.. :russian:

 

Refiro-me à precisão e custo, Bruno. Hoje, eu digo, hoje em dia, a convencional é melhor. Daqui um tempo, não sei.

 

Volta lá e veja o que escrevi.

 

Está havendo duas vertentes de discussão.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, você está confundindo.

 

O problema da automática é grave.

 

Mas você finge que não vê aquilo que toda a comunidade cética internacional vê.

 

Então tu prefere um dado de máxima de POA da convencional em vez da automática ? Que estão lado a lado...

 

:roll:

 

Finges que não lê as mensagens.

 

A série das 30 medições de junho indicam os mesmo desvio padrão 4,5 e o mesmo coeficiente de variação 23,5%.

 

Isso significa que ambas apresentam uma coerência interna estatisticamente robusta.

 

Dessa forma a influência do observador está descartada.

 

Somente com acesso a documentação das estações e com o acesso físico às estações é possível algum diagnóstico.

 

Por falar nisso. Vitor podes disponibilizar os parâmetros do sensor de temperatura da Davis?

 

Aliás, valendo um picolé de groselha. Que tipo de sensor é o da Davis.????

 

sem olhar o catálogo.

 

Now.

 

1,2,3,4

Link to comment
Share on other sites

Com o dinheiro que roda no INMET com certeza é bem "barata".

 

Então Mr Mafili, a temperatura varia 1ºC entre 80 centímetros.

 

Como não está descartada?

 

Tu sabes a verdade.

 

Não respondeu minha pergunta inicial, porque será ? :mosking:

 

Shimutz, questão de opinião. Eu considero a convencional de Porto Alegre uma aberração.

 

Aberração é uma palavra fraca para os dados que são tirados de lá.

Link to comment
Share on other sites

Com o dinheiro que roda no INMET com certeza é bem "barata".

 

Então Mr Mafili, a temperatura varia 1ºC entre 80 centímetros.

 

Como não está descartada?

 

Tu sabes a verdade.

 

Não respondeu minha pergunta inicial, porque será ? :mosking:

 

Shimutz, questão de opinião. Eu considero a convencional de Porto Alegre uma aberração.

 

Aberração é uma palavra fraca para os dados que são tirados de lá.

A automática do Inmet estou por dentro , custa 22 mil dólares...

Link to comment
Share on other sites

Com o dinheiro que roda no INMET com certeza é bem "barata".

 

Então Mr Mafili, a temperatura varia 1ºC entre 80 centímetros.

 

Aberração é uma palavra fraca para os dados que são tirados de lá.

 

Os termos "cagando" , "dinheiro que roda".

 

Não fazem parte dos meus termos de discussão.

 

Sorry

 

Pois é , que pena, carinha triste...

 

Pois é, fica a pergunta NO AR (Mafili não teve coragem)

 

Qual será o dado mais confiável(máximas)? A automática do INMET de POA, ou a convencional da mesma cidade, lembrando que estão lado a lado...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o sensor da Davis registrar entre 0,3C e 0,4C a mais que os sensores do INMET. Isso é comprovado por mim em dias de intensa neblina em Canela quando a minha estação, de mesma altitude que a do INMET e bem perto desta, se distanciava lineramente em torno deste desvio da segunda.

 

Legal. Bruno,

 

Vamos supor que 0,5ºC seja o limite de calibração (sem documentação é difícil, mas suponhamos que sim é um valor razoável).

 

Agora pense, que a calibração seja +/- 0,5ºC. Também razoável.

 

Imagine duas estações lado/lado ambas dentro dos limites de calibração.

 

Uma com viés de alta e outra com viés de baixa.

 

No limite: A diferença entre ambas vai tender a 1ºC.

 

Parece ser esse o caso.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, aproveitando o movimento dessa noite, no próximo final de semana a cidade de Gramado, RS, receberá o encontro nacional do BAZ. Todos os Bazianos, inclusive os novos, estão convidados. Mais informações no Comunidade.

Abs!

 

PS: Vítor, vai nevar!

Link to comment
Share on other sites

 

ISCIARA2 é da pousada arcanjo perto da matriz de Urubici mais para o "S". Acho que tem desde o ano passado, mas vive "on"/"off". Acho ela muito boa na comparação centro M.I.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.