Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Bem , partindo desta linha ...colocamos um termometro na Pedra da Mina a 2.800 metros de altitude e teremos uma media anual por volta de 09 graus , sendo a mais baixa do País.....e Queluz será considerado a cidade mais fria do Brasil....Por isso que na minha opinião...levo em consideração as estações dentro dos municipios em areas habitadas, (inmet, aero)...Pois daqui a pouco vão falar que o municipio de São Paulo está sendo + frio que Ctba...considerando o Marsilaq...

Link to comment
Share on other sites

Distante, ainda. Será que esta Mp conseguirá "puxar" um ciclone para mais perto?

Normalmente, a turbulência permite isso:

 

lá pelo dia 20

 

europeu20.gif

 

Que ela realmente consiga jogar essa alta para as nossas latitudes e que pelo menos se mantenha até o dia 24 de junho, quando estarei na serra gaúcha hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Considero as automaticas do Inmet....pois pelo menos seguem o mesmo padrão..(topo).

 

Abaixo segue as médias compensadas do mês de maio/12 , para que possamos fazer uma avaliação. aqui podemos verificar que Passo Fundo é um pouco + fria que Soledade:

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 11,8

Bom Jesus: 12,9

Canela (Pq do Caracol): 12,9

Vacaria: 13,2

Farroupilha (PWS - Vicentina): 13,6

São Francisco de Paula: 14,1

Canela: 14,4

Lagoa Vermelha: 14,8

Gramado (PWS): 15,1

Erechim: 15,2

Farroupilha (PWS): 15,2

São Marcos: 15,6

Caxias do Sul: 15,7

Passo Fundo: 15,7

Santana do Livramento: 15,7

Soledade: 16,0

Canguçu: 16,3

Caçapava do Sul: 16,5

Encruzilhada do Sul: 16,7

Palmeira das Missões: 16,7

Santa Vitoria do Palmar: 16,7

Chuí: 16,8

Jaguarão: 16,8

Bagé: 16,9

Iraí: 16,9

Frederico Westphalen: 17,0

Dom Pedrito: 17,0

Cruz Alta: 17,0

Quaraí: 17,0

Camaquã: 17,2

Santo Augusto: 17,4

Santa Maria: 17,5

Santiago: 17,6

Santa Rosa: 17,7

Rio Grande: 17,8

Alegrete: 17,9

Rio Pardo: 17,9

Uruguaiana: 18,0

São Gabriel: 18,3

Canoas (BA): 18,4

Porto Alegre (Salgado Filho): 18,4

Porto Alegre (Conv): 18,6

Porto Alegre (Aut): 18,6

Torres: 18,7

São Luiz Gonzaga: 19,0

Mostardas: 19,0

São Borja: 19,2

Tramandaí: 19,2

 

Vejam a estação de Passo Fundo...não se trata de uma baixada

 

A839.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Considero as automaticas do Inmet....pois pelo menos seguem o mesmo padrão..(topo).

 

Abaixo segue as médias compensadas do mês de maio/12 , para que possamos fazer uma avaliação. aqui podemos verificar que Passo Fundo é um pouco + fria que Soledade:

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 11,8

Bom Jesus: 12,9

Canela (Pq do Caracol): 12,9

Vacaria: 13,2

Farroupilha (PWS - Vicentina): 13,6

São Francisco de Paula: 14,1

Canela: 14,4

Lagoa Vermelha: 14,8

Gramado (PWS): 15,1

Erechim: 15,2

Farroupilha (PWS): 15,2

São Marcos: 15,6

Caxias do Sul: 15,7

Passo Fundo: 15,7

Santana do Livramento: 15,7

Soledade: 16,0

Canguçu: 16,3

Caçapava do Sul: 16,5

Encruzilhada do Sul: 16,7

Palmeira das Missões: 16,7

Santa Vitoria do Palmar: 16,7

Chuí: 16,8

Jaguarão: 16,8

Bagé: 16,9

Iraí: 16,9

Frederico Westphalen: 17,0

Dom Pedrito: 17,0

Cruz Alta: 17,0

Quaraí: 17,0

Camaquã: 17,2

Santo Augusto: 17,4

Santa Maria: 17,5

Santiago: 17,6

Santa Rosa: 17,7

Rio Grande: 17,8

Alegrete: 17,9

Rio Pardo: 17,9

Uruguaiana: 18,0

São Gabriel: 18,3

Canoas (BA): 18,4

Porto Alegre (Salgado Filho): 18,4

Porto Alegre (Aut): 18,6

Torres: 18,7

São Luiz Gonzaga: 19,0

Mostardas: 19,0

São Borja: 19,2

Tramandaí: 19,2

 

Vejam a estação de Passo Fundo...não se trata de uma baixada

 

A839.jpg

 

Carlos, São Chico não tem oficial do Inmet. Qual a estação que estás te baseando?

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que São Chico tivesse estação do Inmet, acredito que a média seria mais baixa do que a de Canela. Eu estive com um livro na mão que continha essas temperaturas de lá. Mas, não tirei cópias. O autor é Floriano Peixoto, lá constavam as temperaturas de uma séria histórica. São Chico é mais fria que Canela, tenho certeza. No entanto, há locais de Canela que podem ter o mesmo frio de lá. Digo isso pela topografia do terreno.

Link to comment
Share on other sites

Considero as automaticas do Inmet....pois pelo menos seguem o mesmo padrão..(topo).

 

Abaixo segue as médias compensadas do mês de maio/12 , para que possamos fazer uma avaliação. aqui podemos verificar que Passo Fundo é um pouco + fria que Soledade:

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 11,8

Bom Jesus: 12,9

Canela (Pq do Caracol): 12,9

Vacaria: 13,2

Farroupilha (PWS - Vicentina): 13,6

São Francisco de Paula: 14,1

Canela: 14,4

Lagoa Vermelha: 14,8

Gramado (PWS): 15,1

Erechim: 15,2

Farroupilha (PWS): 15,2

São Marcos: 15,6

Caxias do Sul: 15,7

Passo Fundo: 15,7

Santana do Livramento: 15,7

Soledade: 16,0

Canguçu: 16,3

Caçapava do Sul: 16,5

Encruzilhada do Sul: 16,7

Palmeira das Missões: 16,7

Santa Vitoria do Palmar: 16,7

Chuí: 16,8

Jaguarão: 16,8

Bagé: 16,9

Iraí: 16,9

Frederico Westphalen: 17,0

Dom Pedrito: 17,0

Cruz Alta: 17,0

Quaraí: 17,0

Camaquã: 17,2

Santo Augusto: 17,4

Santa Maria: 17,5

Santiago: 17,6

Santa Rosa: 17,7

Rio Grande: 17,8

Alegrete: 17,9

Rio Pardo: 17,9

Uruguaiana: 18,0

São Gabriel: 18,3

Canoas (BA): 18,4

Porto Alegre (Salgado Filho): 18,4

Porto Alegre (Aut): 18,6

Torres: 18,7

São Luiz Gonzaga: 19,0

Mostardas: 19,0

São Borja: 19,2

Tramandaí: 19,2

 

Vejam a estação de Passo Fundo...não se trata de uma baixada

 

A839.jpg

 

Carlos, posso reproduzir essas listas de médias no face e no orkut? Tem umas comunidades relativas ao turismo na Serra Gaúcha e às vezes essas informações podem ter interesse por lá. Se for o caso, me diga se prefere que mencione o seu nome e o BAZ ou se prefere que dê apenas o BAZ com fonte.

Link to comment
Share on other sites

Me refiro à urbanização, meu amigo Luba, forma as ilhas de calor, quanto maior a cidade maior seu efeito.Urupema é mais fria sim nós sabemos, nas máximas, nas médias, apenas quero revelar uma realidade pouco conhecida Brasil afora, por exemplo, quem vive no interior de Soledade neste quadrilátero do frio, nestes inúmeros vales entre Soledade/Arvorezinha/Fontoura Xavier/Barros Cassal, presencia nº de geadas/ano praticamente no mesmo nível de Urupema, SJ , BJS, igualmente a mínima absoluta não fica longe. :ok: Isto é fato e posso provar.

Agora; que disputa bonita, baixada em BJS x baixada de Urupema. :good:

 

Paulo,

 

Cidade de 30.000 já sofre com efeito "ilha de calor"? Achei que isso fosse só para cidade grande. 30.000 é o que tem em Serra Negra, por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Reportagem sobre o Morro da Igreja, com alguns segundos de vídeo da aeronaútica durante a neve de 2010 (parece base Russa ou afim).

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?channel=46&contentID=256208&uf=2

 

 

Muito legal!

 

Esse pessoal sofre! Estive no Mauna Kea e lá acontece algo parecido, mas ainda mais intenso, com o pessoal que trabalha nos Observatórios!

 

Imagino, é bem mais alto que o Morro da Igreja.

Link to comment
Share on other sites

Bem , partindo desta linha ...colocamos um termometro na Pedra da Mina a 2.800 metros de altitude e teremos uma media anual por volta de 09 graus , sendo a mais baixa do País.....e Queluz será considerado a cidade mais fria do Brasil....Por isso que na minha opinião...levo em consideração as estações dentro dos municipios em areas habitadas, (inmet, aero)...Pois daqui a pouco vão falar que o municipio de São Paulo está sendo + frio que Ctba...considerando o Marsilaq...

 

Basta mencionar a geografia da estação... eu tenho vontade de colocar 2 estações em SC em locais que já escutei "relatos falecidos" de temp. entre -15C e -20C nas décadas de 40/50/60. Claro que isso é longe de "centros", mas acho que ainda moram pessoas, e mesmo se não morar, vale pela curiosidade em busca de uma mínima espetacular no país. Sendo estação padronizada, perfeito.

 

Por isso acho que o Morro da Igreja deve ser mencionado tão somente como Morro da Igreja, pois a imprensa continua na confusão; antes era Urubici, agora mencionam que em Bom Jardim da Serra fez... Eu penso que eles devem falar que no Morro da Igreja fez... Ou igual o Coutinho: Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra. A RBS já fez confusão entre as duas estações de Bom Jardim, misturando elas. E acho que a própria Epagri andou misturando também, isso que uma é Inmet e outra Epagri e ficam relativamente longe uma da outra.

Link to comment
Share on other sites

Todos nó sabemos do pontecial das baixadas da região de Soledade...Mas Penso que se Soledade perde para os aparados e Planato Sul de SC (planoxplano), perderá tambem para as baixadas de lá....é que eu posso concluir...

 

Carlos, pergunto de novo: de onde saíram os dados de São Francisco?

Link to comment
Share on other sites

Todos nó sabemos do pontecial das baixadas da região de Soledade...Mas Penso que se Soledade perde para os aparados e Planato Sul de SC (planoxplano), perderá tambem para as baixadas de lá....é que eu posso concluir...

 

Carlos, pergunto de novo: de onde saíram os dados de São Francisco?

 

Gamboa, acho que da estação particular que está no wunderground, http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSSOFRA2 , que parou de reportar dados ontem a noite por algum problema técnico. Mas ainda acho os dados muito quentes.

Link to comment
Share on other sites

Sei também que a Epagri/Ciram aqui de SC mantém algumas estações no estado do RS.

 

E tem uma em São Chico, mas acho que mede apenas pluviosidade

 

http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/projetos/spatial/meteograma.jsp?tooltips=1&numesta=2331&data1=10/05/2012%2000:00:00&data2=10/05/2012%2023:59:00&int=

 

Uma vez achei dados de Rolante e outras cidades gaúchas :russian:

Link to comment
Share on other sites

Todos nó sabemos do pontecial das baixadas da região de Soledade...Mas Penso que se Soledade perde para os aparados e Planato Sul de SC (planoxplano), perderá tambem para as baixadas de lá....é que eu posso concluir...

 

Carlos, pergunto de novo: de onde saíram os dados de São Francisco?

 

Gamboa, acho que da estação particular que está no wunderground, http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSSOFRA2 , que parou de reportar dados ontem a noite por algum problema técnico. Mas ainda acho os dados muito quentes.

 

Acredito que seja ela. Essa estação é muito interessante, pena que vive parando de reportar. Mas acho que nos momentos de frio mais violento ela não costuma falhar.

Link to comment
Share on other sites

Todos nó sabemos do pontecial das baixadas da região de Soledade...Mas Penso que se Soledade perde para os aparados e Planato Sul de SC (planoxplano), perderá tambem para as baixadas de lá....é que eu posso concluir...

 

Carlos, pergunto de novo: de onde saíram os dados de São Francisco?

 

Gamboa, acho que da estação particular que está no wunderground, http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRSSOFRA2 , que parou de reportar dados ontem a noite por algum problema técnico. Mas ainda acho os dados muito quentes.

 

se for, não pode ser parâmetro. Pois, depende do local onde está.

Deveria captar o que a cidade representa. Que eu saiba, não está num local que representativo para a cidade.

Canela registra temperatura maior que São Chico, disso eu não tenho dúvida. Há uma pequena diferença de altitude entre os dois municípios, o que é suficiente para dar menores em São Chico.

 

Canela:Localiza-se a uma latitude 29º21'56" sul e a uma longitude 50º48'56" oeste, estando a uma altitude de 837 metros.

 

São Chico:com latitude sul de 29º 26' 52". Se encontra nos arredores do extremo sul da escarpa do Planalto Meridional, 907 metros .

pelo ibge: 889m.

 

são diferenças pequenas. Mas, em São Chico já começa a pegar parte dos aparados.

Link to comment
Share on other sites

Isso...esta estação de S.Chico que eu saiba é uma Davis particular, mas em conversa com o pessoal do epagri existe uma estação agrometeorologica lá do Inmet...estou tentanto conseguir esses dados. Mas acho que essa Davis já dá uma boa ideia pra nós

 

Maio/12

 

S Chico 14,1 x 16,0 Soledade

 

onde fica esta estação????

eu sabia da Davis.Mas, da estação agrometeorologica eu não sabia.

bom saber.

vou contatar com eles

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão sobre relevo, estações e comparações entre localidades não está fujindo

ao tópico, que é o monitoramento dos dados e das previsões?

Eu entro esperando notícias sobre modelos e perspectivas para as próximas semanas

e tudo o que vejo é uma discussão que ao meu ver, justificaria outro tópico...

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão sobre relevo, estações e comparações entre localidades não está fujindo

ao tópico, que é o monitoramento dos dados e das previsões?

Eu entro esperando notícias sobre modelos e perspectivas para as próximas semanas

e tudo o que vejo é uma discussão que ao meu ver, justificaria outro tópico...

Pefeito, Michel! Acabei de rolar duas páginas inteiras e vi dois posts sobre previsão!

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão sobre relevo, estações e comparações entre localidades não está fujindo

ao tópico, que é o monitoramento dos dados e das previsões?

Eu entro esperando notícias sobre modelos e perspectivas para as próximas semanas

e tudo o que vejo é uma discussão que ao meu ver, justificaria outro tópico...

 

Michel, o que ocorre é que muitas vezes os assuntos pertinentes abrem um leque muito maior de assuntos a serem discutidos. Se cada assunto fosse segmentados teríamos muitos tópicos com pouca visualização e participação, pois este é disparado o tópico com mais acessos.

 

Entretanto, concordo contigo que o assunto que estamos tratando agora merece um tópico novo sobre os "sítios das estações meteorológicas do Brasil", tanto as particulares quanto as convencionais e automáticas. Há muita informação para se debater sobre o local destas estações, e tudo isso organizado em um tópico ficaria bem melhor de se tecer comentários sobre os dados obtidos a partir das estações.

 

Quanto aos modelos e perspectivas para as próximas semanas meu conhecimento ainda é parco e também busco aqui em busca de uma luz no fim do túnel para as próximas semanas hehehe :good2:

Link to comment
Share on other sites

concordo que há fuga do tópico.

No entanto, os outros ficam esvaziados. Postei dados interssantíssimos de registros de livros e etc. Poucos leram ou buscaram a página para discutir.

os modelos estão adiando a vinda do frio. Parece até um bloqueio querendo se formar. Pode ser bom ou ruim, depende do combustível que pode gerar para um evento maior, a la 2000.

Os modelos estão duvidando do futuro.

agora, até calor em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Exato Gamboa....aquela lista de temperaturas medias do RS com + de 50 estações , gastei umas 3 horas pra elaborar....parece que as pessoas aqui não tem noção disso...já postei em topicos específicos aqui e quase não tiveram visualização....qto mais comentarios ou discussões....Creio que muitos aqui ficam apenas neste topico, ignorando quase todo o resto do Forum....se tornou normal isso..

Link to comment
Share on other sites

Exato Gamboa....aquela lista de temperaturas medias do RS com + de 50 estações , gastei umas 3 horas pra elaborar....parece que as pessoas aqui não tem noção disso...já postei em topicos específicos aqui e quase não tiveram visualização....qto mais comentarios ou discussões....Creio que muitos aqui ficam apenas neste topico, ignorando quase todo o resto do Forum....se tornou normal isso..

 

verdade.

o pessoal não olha outras páginas. Eu mesmo também faço o mea culpa a respeito, afinal, também fico sem "procurar" o que os tópicos oferecem.

a turma tinha que ter mais costume disso.

Afinal, é um site de discussão do tempo.

os teus dados são interessantíssimos. Imagina se tu vais postar em um local específico, somente!?

quanto à estação de S.Chico, preciso, quero, necessito, saber se temos fácil acesso às informações daquela estação ligada ao Inmet...pois eu adoro aquela cidade.

Link to comment
Share on other sites

O tempo começou meio maluco em junho! Chuvarada em sp, recorde de raios e neblina forte...

 

Ontem sp bateu recorde em número de raios para o mês de junho. Foram 313 só ontem!

Fazia tempo que não via tanto raio caindo perto, de tremer as janelas!

 

O nevoeiro tb foi bem forte. Começou de noite e durou toda a madrugada, com mínima de 13.7 C

Link to comment
Share on other sites

O Forum poderia ter 4 topicos:

 

1- Previsao & ENSO, PDO, NAO, MJO

 

2- Monitoramento e condiçoes atuais ou registradas

 

3- Fotografias

 

4-Assuntos diversos

 

Ficaria muito melhor

 

Desculpe manifestar isso aqui...mas o resto fdo forum praticamente éstá um deserto....Vejam o tempo Severo ou Sismologia e Vulcanismo...temos que simplificar a coisa...

 

Pessoal, o ideal seria abrir um topico lá no Comunidade para se discutir isso...se seria bom ou não para o Forum...

Link to comment
Share on other sites

Reportagem sobre o Morro da Igreja, com alguns segundos de vídeo da aeronaútica durante a neve de 2010 (parece base Russa ou afim).

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?channel=46&contentID=256208&uf=2

 

 

Muito legal!

 

Esse pessoal sofre! Estive no Mauna Kea e lá acontece algo parecido, mas ainda mais intenso, com o pessoal que trabalha nos Observatórios!

 

Imagino, é bem mais alto que o Morro da Igreja.

 

Pra você ter uma idéia, lá as placas são furadas para deixar o vento passar, pois se fossem normais o vento as derrubaria! Algumas vezes neva no VERÃO, no meio do Pacífico em latitudes tropicais! É um lugar realmente impressionante, e o mais legal é que o acesso é facílimo, você sai da praia e em 2h está a 4.200m de altitude, com um clima impressionante e totalmente diferente do observado ao nível do mar. Outra coisa que impressiona é que como a subida é rápida a cada 10 minutos muda o clima do local! Uma aula de geografia!

Link to comment
Share on other sites

O Forum poderia ter 4 topicos:

 

1- Previsao & ENSO, PDO, NAO, MJO

 

2- Monitoramento e condiçoes atuais ou registradas

 

3- Fotografias

 

4-Assuntos diversos

 

Ficaria muito melhor

 

Desculpe manifestar isso aqui...mas o resto fdo forum praticamente éstá um deserto....Vejam o tempo Severo ou Sismologia e Vulcanismo...temos que simplificar a coisa...

 

Pessoal, o ideal seria abrir um topico lá no Comunidade para se discutir isso...se seria bom ou não para o Forum...

 

 

tens razão. Esse ajuste evitaria o esvaziamento de assuntos importantes. E poderia trazer o pessoal a discutir estes temas.

concordo contigo.

dia já chato e quente em Porto Alegre.

ambientes internos ainda frios.

agora faz 19.2°C :negative:

Link to comment
Share on other sites

O Forum poderia ter 4 topicos:

 

1- Previsao & ENSO, PDO, NAO, MJO

 

2- Monitoramento e condiçoes atuais ou registradas

 

3- Fotografias

 

4-Assuntos diversos

 

Ficaria muito melhor

 

Desculpe manifestar isso aqui...mas o resto fdo forum praticamente éstá um deserto....Vejam o tempo Severo ou Sismologia e Vulcanismo...temos que simplificar a coisa...

 

Pessoal, o ideal seria abrir um topico lá no Comunidade para se discutir isso...se seria bom ou não para o Forum...

 

 

Carlos,

 

Eu acho uma ótima idéia! Não adianta ter diversas divisões, mas ninguém acessá-las! Acredito que uma divisão mais simples seria algo positivo para o BAZ!

Link to comment
Share on other sites

1º Urupema não pode ser chamada de uma cidade "normal", é um vilarejo menor que o Mormaço,anda duas quadras atravessa a área urbana

 

PH, meu amigo, vamos ser justos. Urupema tem 140 habitantes a menos que Itapuca, que tem 2620 moradores.... São praticamente idênticas e são referências aqui no BAZ, não é?

 

Acho que malha urbana, tamanho da sede ou peculiaridades administrativas não são relevantes para se aferir o potencial de frio.

Link to comment
Share on other sites

O termômetro é o meu.

 

Eu saí do Morro da Igreja e fui até a Serra do Rio do Rastro. Logo no início da travessia, deixei o termômetro na antiga fazenda. Deixei abrigado e realmente na casa de 1,60m do chão. O Sérgio, guia de Urubici, fez uma travessia de Vacas Gordas até o MI, e pegou o termômetro pra mim.

 

Tenho fotos do local do abrigo e da topografia da região. Tenho mais fotos do termômetro. Estou preparando um relato textual e um fotográfico. Hoje ou amanhã estará disponível pra vocês.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Grande Mioto, estamos ansiosos pelo relatório completo!

 

Caríssimos BAZianos,

 

No feriadão que passou, pude sentir bem o que é nosso Brasil Abaixo (bem abaixo) de Zero.

 

Como já havia mencionado antes, estava com uma travessia entre o Morro da Igreja e a Serra do Rio do Rastro programada quase que desde o início do ano. Sempre estive receoso com o tempo, pois ano passado ele não estava favorável a atividades ao ar livre. Mas, como todos sabem, este ano a coisa foi diferente. E muito! Enfrentei 4 dias de céu absurdamente aberto, o que pra mim foi novidade nos Campos de Cima da Serra.

 

Bem, em minha tentativa de contribuir com o BAZ e conseguir algum dado surpreendente - ainda que bem fora dos padrões oficiais - deixei o termômetro de mercúrio (Max e Min) no lugar onde um dia esteve a fazenda Caimbora. Mas antes de falar dos dados, explicarei a bolha (falha) que o Coutinho já identificou na foto aqui postada. Eu transportei o tal termômetro com todo o cuidado de Florianópolis até o alto do Morro da Igreja. Quando estava me preparando para sair, arrumando a mochila e tudo mais, na estrada que dá acesso ao MI, ele escorregou de cima da mochila e caiu (de uns 30 cm) no chão, formando aquela bolha. Na hora pensei: "PQP, trago o termômetro até aqui para estragá-lo!?" Não sabia o que fazer, como arrumar. Então o abriguei daquele jeito mesmo. Agora já usei o método que PH e Coutinho expuseram aqui e resolvi o problema. Mas nos dias de frio intenso, ele ficou na fazenda com a bolha, não teve jeito. Na próxima já sei como solucionar.

 

Eu o coloquei abrigado e a aproximadamente 1,70 m do chão (tem foto no álbum: link abaixo) As temperaturas registradas ficaram próximas de - 10 C, tanto na manhã de sexta, quanto na manhã de sábado. Inclusive, parece que na manhã de sábado fez um pouco mais de frio. O lugar parece ter muito potencial para frio, tentarei deixar mais termômetros lá em outros episódios de frio.

 

Com relação à travessia, foram 64,06 km percorridos em pouco mais de três dias em um dos locais mais belos de nosso País, o PARNA São Joaquim. As fotos dispensam maiores comentários.

 

Um último comentário: durante todos os dias, usei um par de meias que foi testado em altitudes superiores a 8000 mts. Suportou, deu conta do recado, mas ali no limite. Ou seja: a região é fria demais!!!

 

No link abaixo, vocês podem acessar algumas fotos do gelo, da geada e do relevo da região.

 

https://picasaweb.google.com/108399175851784245785/FrioNoPARNASJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCKvP-OeenoObTw&feat=directlink

 

Espero que apreciem.

 

E podem contar comigo para a próxima "onda" (foi ou não foi?!) de frio. Continuarei adquirindo termômetros e correndo o Planalto Sul Catarinense atrás das "maiores mínimas".

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Bom, depois deste frio que tivemos e acompanhando o forum quase que diariamente, cada vez mais eu vo adquirindo conhecimento na área de meteorologia. De certo daqui uns 3, 4 anos de acompanhamento eu possa dar alguma opinião aqui. Agradeço muito a todos do forum. Mais me surgiu uma duvida! Esse "efeito baixada" ocorre em regiões com pouca altitude, como por exemplo 100, 200, 300 metros ?

Link to comment
Share on other sites

O termômetro é o meu.

 

Eu saí do Morro da Igreja e fui até a Serra do Rio do Rastro. Logo no início da travessia, deixei o termômetro na antiga fazenda. Deixei abrigado e realmente na casa de 1,60m do chão. O Sérgio, guia de Urubici, fez uma travessia de Vacas Gordas até o MI, e pegou o termômetro pra mim.

 

Tenho fotos do local do abrigo e da topografia da região. Tenho mais fotos do termômetro. Estou preparando um relato textual e um fotográfico. Hoje ou amanhã estará disponível pra vocês.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Grande Mioto, estamos ansiosos pelo relatório completo!

 

Caríssimos BAZianos,

 

No feriadão que passou, pude sentir bem o que é nosso Brasil Abaixo (bem abaixo) de Zero.

 

Como já havia mencionado antes, estava com uma travessia entre o Morro da Igreja e a Serra do Rio do Rastro programada quase que desde o início do ano. Sempre estive receoso com o tempo, pois ano passado ele não estava favorável a atividades ao ar livre. Mas, como todos sabem, este ano a coisa foi diferente. E muito! Enfrentei 4 dias de céu absurdamente aberto, o que pra mim foi novidade nos Campos de Cima da Serra.

 

Bem, em minha tentativa de contribuir com o BAZ e conseguir algum dado surpreendente - ainda que bem fora dos padrões oficiais - deixei o termômetro de mercúrio (Max e Min) no lugar onde um dia esteve a fazenda Caimbora. Mas antes de falar dos dados, explicarei a bolha (falha) que o Coutinho já identificou na foto aqui postada. Eu transportei o tal termômetro com todo o cuidado de Florianópolis até o alto do Morro da Igreja. Quando estava me preparando para sair, arrumando a mochila e tudo mais, na estrada que dá acesso ao MI, ele escorregou de cima da mochila e caiu (de uns 30 cm) no chão, formando aquela bolha. Na hora pensei: "PQP, trago o termômetro até aqui para estragá-lo!?" Não sabia o que fazer, como arrumar. Então o abriguei daquele jeito mesmo. Agora já usei o método que PH e Coutinho expuseram aqui e resolvi o problema. Mas nos dias de frio intenso, ele ficou na fazenda com a bolha, não teve jeito. Na próxima já sei como solucionar.

 

Eu o coloquei abrigado e a aproximadamente 1,70 m do chão (tem foto no álbum: link abaixo) As temperaturas registradas ficaram próximas de - 10 C, tanto na manhã de sexta, quanto na manhã de sábado. Inclusive, parece que na manhã de sábado fez um pouco mais de frio. O lugar parece ter muito potencial para frio, tentarei deixar mais termômetros lá em outros episódios de frio.

 

Com relação à travessia, foram 64,06 km percorridos em pouco mais de três dias em um dos locais mais belos de nosso País, o PARNA São Joaquim. As fotos dispensam maiores comentários.

 

Um último comentário: durante todos os dias, usei um par de meias que foi testado em altitudes superiores a 8000 mts. Suportou, deu conta do recado, mas ali no limite. Ou seja: a região é fria demais!!!

 

No link abaixo, vocês podem acessar algumas fotos do gelo, da geada e do relevo da região.

 

https://picasaweb.google.com/108399175851784245785/FrioNoPARNASJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCKvP-OeenoObTw&feat=directlink

 

Espero que apreciem.

 

E podem contar comigo para a próxima "onda" (foi ou não foi?!) de frio. Continuarei adquirindo termômetros e correndo o Planalto Sul Catarinense atrás das "maiores mínimas".

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Valeu Mioto! Show suas fotos!

Link to comment
Share on other sites

Carlos às vezes vc viaja em algumas comparações, como já disseram aqui, vamos comparar maçãs com maçãs e bananas com bananas, e está claro que o divisor, o determinante para que se tenha mínimas muito baixas, é exatamente o efeito de baixada, quando vc puxa topo x topo, a equação é mais complexa, pois entra resfriamento em função de altitude pura e simples, topo a 1400, 1800m geralmente será mais fria que topo a 667m, agora quando o assunto é baixada a coisa muda podem apostar.

Pois bem, vamos resolver de uma vez por todas.Vamos comparar não tenho receio,escolha as "armas" que quiser.Pode ser term. de mercúrio x term. de mercúrio, digital vs digital, combinamos a altura exata e aí comparamos, o resto é distorção dos fatos.Estas excursões do Mioto são ótimas para esta comparação.Esta insistência sua em que um topo 50 m mais baixo que a cidade reflita o frio verdadeiro de baixadas e locais frios de minha terra natal, já é forçar a barra. :rtfm:

Nesta onda de frio por exemplo SJ não teve nem -3º como mínima da semana, mas nem por isto duvido de mínimas muito menores no Ronaldo, e nas baixadas de SJ, Urupema e SJ...

Link to comment
Share on other sites

1º Urupema não pode ser chamada de uma cidade "normal", é um vilarejo menor que o Mormaço,anda duas quadras atravessa a área urbana

 

PH, meu amigo, vamos ser justos. Urupema tem 140 habitantes a menos que Itapuca, que tem 2620 moradores.... São praticamente idênticas e são referências aqui no BAZ, não é?

 

Acho que malha urbana, tamanho da sede ou peculiaridades administrativas não são relevantes para se aferir o potencial de frio.

A prova que existe sim o efeito da urbanização são as temperaturas das duas emissoras de rádio bem no topo Centro de Soledade Shimutz.

Tá devendo um parecer sobre a mínima do Tuias...

Link to comment
Share on other sites

Carlos às vezes vc viaja em algumas comparações, como já disseram aqui, vamos comparar maçãs com maçãs e bananas com bananas, e está claro que o divisor, o determinante para que se tenha mínimas muito baixas, é exatamente o efeito de baixada, quando vc puxa topo x topo, a equação é mais complexa, pois entra resfriamento em função de altitude pura e simples, topo a 1400, 1800m geralmente será mais fria que topo a 667m, agora quando o assunto é baixada a coisa muda podem apostar.

Pois bem, vamos resolver de uma vez por todas.Vamos comparar não tenho receio,escolha as "armas" que quiser.Pode ser term. de mercúrio x term. de mercúrio, digital vs digital, combinamos a altura exata e aí comparamos, o resto é distorção dos fatos.Estas excursões do Mioto são ótimas para esta comparação.Esta insistência sua em que um topo 50 m mais baixo que a cidade reflita o frio verdadeiro de baixadas e locais frios de minha terra natal, já é forçar a barra. :rtfm:

Nesta onda de frio por exemplo SJ não teve nem -3º como mínima da semana, mas nem por isto duvido de mínimas muito menores no Ronaldo, e nas baixadas de SJ, Urupema e SJ...

 

08/06

 

-6,1°C Cruzeiro/S.Joaquim/Climaterra

 

-5,3°C Pericó/S.joaquim/Malwee

 

-4,8°C Vila Francioni/S.Joaquim/Epagri

 

-3,7°C Colônia Cotia/S.Joaquim/Epagri

 

-3,7°C S.Joaquim/Climaterra

 

-3,4C Inmet/convencional

 

09/06

 

-6,0°C S.Joaquim/Climaterra com -8,5°C

 

-5,5°C S.Joaquim/Malwee com -8,4°C relva.

 

-4,5°C S.Joaquim/Epagri

 

-3,4°C S.Joaquim/Epagri

Link to comment
Share on other sites

Médias Compensadas - Junho 12 ( Até dia 11) ( É PRA FAZER UM QUADRO ESTE POST )

 

Urupema SC: 05,6

Bom Jardim da Serra SC: 05,8

São Joaquim SC (Cruzeiro): 05,9

São Joaquim (Vale da Neve): 06,0

Canela RS (Pq do Caracol): 06,1

Morro da Igreja SC: 06,1

São Joaquim SC (Climaterra): 06,5

São Francisco de Paula RS: 06,8

São José dos Ausentes RS: 06,9

Bom Jesus RS: 07,1

São Joaquim SC (Aut): 07,3

Vacaria RS: 07,8

Chuí RS: 08,3

Santana do Livramento RS: 08,4

Quaraí RS: 08,5

Canela RS: 08,6 (estação não reporta valores abaixo de zero)

São Marcos RS: 08,7

Jaguarão RS: 08,7

Bagé RS: 08,7

Caxias do Sul RS: 09,0

Lages SC: 09,0

Soledade RS: 09,1

Caçapava do Sul RS: 09,2

Bento Gonçalves RS: 09,2

Lagoa Vermelha RS: 09,2

Erechim RS: 09,4

Passo Fundo RS: 09,4

Curitibanos SC: 10,0

Caçador SC: 10,3

Chapecó SC: 10,6

Santa Rosa RS: 11,0

Campos do Jordão SP (Aut): 13,2

 

Porto Alegre RS: 11,1

Curitiba PR: 13,6

Florianópolis SC: 15,8

São Paulo SP: 17,3

Campo Grande MS: 18,6

Brasília DF: 20,8

Belo Horizonte MG: 22,1

Goiânia GO: 22,2

Cuiabá MT: 22,2

Rio Branco AC: 22,6

Porto Velho RO: 24,6

Rio de Janeiro RJ (Copa): 22,6

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Forum poderia ter 4 topicos:

 

1- Previsao & ENSO, PDO, NAO, MJO

 

2- Monitoramento e condiçoes atuais ou registradas

 

3- Fotografias

 

4-Assuntos diversos

 

Ficaria muito melhor

 

Desculpe manifestar isso aqui...mas o resto fdo forum praticamente éstá um deserto....Vejam o tempo Severo ou Sismologia e Vulcanismo...temos que simplificar a coisa...

 

Pessoal, o ideal seria abrir um topico lá no Comunidade para se discutir isso...se seria bom ou não para o Forum...

 

concordo em gênero e numero Carlos!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, retirei os dados de Gramado Alphaville, pois a estação não reportou dados ao wunderground depois do dia 06 (auge do frio) devido a problemas com a internet lém casa. Também fiz uma observação sobre Inmet/Canela informando que essa estação não reporta dados quando cai abaixo de zero, logo os valores estão totalmente comprometidos. Todo ano ocorre isso com INMET/Canela

Link to comment
Share on other sites

Carlos, retirei os dados de Gramado Alphaville, pois a estação não reportou dados ao wunderground depois do dia 06 (auge do frio) devido a problemas com a internet lém casa. Também fiz uma observação sobre Inmet/Canela informando que essa estação não reporta dados quando cai abaixo de zero, logo os valores estão totalmente comprometidos. Todo ano ocorre isso com INMET/Canela

 

Blz Bruno....outra coisa é Poa bater CDJ...incrivel mesmo. Agora nçao tive coragem de colocar na lista Farroupilha Vicentina, pois deu 04,3 de media para o mês até ontem....deve ter erro..!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.