Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Bem , partindo desta linha ...colocamos um termometro na Pedra da Mina a 2.800 metros de altitude e teremos uma media anual por volta de 09 graus , sendo a mais baixa do País.....e Queluz será considerado a cidade mais fria do Brasil....Por isso que na minha opinião...levo em consideração as estações dentro dos municipios em areas habitadas, (inmet, aero)...Pois daqui a pouco vão falar que o municipio de São Paulo está sendo + frio que Ctba...considerando o Marsilaq...

 

Desculpa Carlos, mas aí até eu vou defender Curitiba, que até em sua estação mais "quente" bate Marsilac, especialmente nas mínimas absolutas. Curitiba já deu 4ºC esse ano e Marsi deve ter chegado a 7/8ºC no mínimo um dia apenas. Mal baixou dos 10ºC em Marsi esse ano.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Curitiba. Viram o que choveu por lá até agora em junho? Choveu muito e acima da média até agora em junho, exatamente igual a SP. Dinâmica parecidas.

 

Por isso que:

 

Curitiba 20% tropical altitude 80% subtropical

 

São Paulo e RMSP 40% subtropical e 60% tropical altitude

 

RS 100% subtropical

 

Belo Horizonte 100% tropical altitude

Link to comment
Share on other sites

Quando algum mês de outono/inverno fica na média ou pouco abaixo disso é que se passa um pouco de frio em SP. Exs: maio/2012, maio, junho/2011, maio/2010, junho/2009, maio/2007. Faz tempo que não faz um julho bom! A 2ª metade de 2007 foi boa. Mas não foi o mês inteiro. Acho que o último julho bom foi 2000.

Link to comment
Share on other sites

Quando algum mês de outono/inverno fica na média ou pouco abaixo disso é que se passa um pouco de frio em SP. Exs: maio/2012, maio, junho/2011, maio/2010, junho/2009, maio/2007. Faz tempo que não faz um julho bom! A 2ª metade de 2007 foi boa. Mas não foi o mês inteiro. Acho que o último julho bom foi 2000.

 

Julho de 2004 foi bom pra cá, e foi o último !

Com relação às ondas de frio intensas em Julho, a última foi em 2007.

 

Como pode se ver, está na hora do mês mais frio do ano voltar a despertar !

 

Por aqui tenho um terrível Junho até o momento, com +01,4C de anomalia positiva :negative:

Apesar de ser uma anomalia alta, ela nem se compara com a de CJ. Isso acontece porque o tempo

nublado e úmido na Mantiqueira é muito mais prejudicial lá do que aqui.

 

Também me impressionou esta média inferior a 6 graus em Urupema nestes primeiros 11 dias de Junho.

Link to comment
Share on other sites

Queisesse eu estar errado a respeito de que a natureza seja cíclica e que este cúrtissimo ciclismo nos remetesse de volta ao ruim inverno de 2009, que choveu horrores em São Paulo em julho e agosto, ficou pouco acima da média, mas as mínimas foram uma m****! Só não esquentava por causa da nebulosidade e chuva.

 

Não sei se viram no Jornal Nacional há uns 10 dias atrás, que choverá acima da média do PR até o sul de MG.

 

Acredito que será um revival de 2009 do PR até o sul de MG, com frentes semi-estacionárias que não avançam.

 

2009 foi excelente em junho! Choveu menos e as mínimas foram melhores. Mas Julho e Agosto do PR para cima foi horrível. No RS e SC JUlho foi ótimo.

 

Realmente estou pessimista para este inverno aqui em São Paulo. Vou entrar para o clube do Rafael de Livramento! E queria mudar de clima com ele!

 

Será que um capricho da natureza vai me surpreender?

 

Olá Caco.

 

Olha, tomando por base o comportamento do tempo no estado de São Paulo, 2009 foi um ano excelente. Isso eu tenho de memória e os dados do CIIAGRO confirmam.

 

Olha só as médias, respectivamente de Junho e Julho/2009 na capital do estado: 16,5º C e 17,5º C. Precipitação idem: 44mm e 51 mm

 

Tanto em Sampa como em Jundiaí, esses dois meses me deram um pouco de "gosto" de Inverno por essas bandas. A precipitação total não foi excessiva, se bem que qualquer chuva complica o trânsito maluco da capital.

 

De memória mesmo, eu tenho que esses meses em 2009 foram frios, úmidos e nublados. Um dado marcante aqui em Jundiaí: foram meses em que a roupa não secava no varal do apê (9º andar, muito ventilado), algo que aconteceu por semanas a fio, coisa que nunca vi aqui nem antes e nem depois. Mas que aconteceu mais por causa da combinação de "frio" contínuo, umidade excessiva e tempo nublado. Coisa mais comum no Sul do Brasil do que na tropical Jundiaí.

 

Só para comparar Junho/Julho de 2009 com os de outros anos em termos de temperatura em Sampa:

 

2011: 16,9º C e 18,5º C

 

2010: 17,9º C e 19,4º C

 

2008: 18º C e 18,5º C

 

2007: 19,7º C e 17,3º C

 

2006: 18,2º C C e 18,9º C

 

Desse registros todos aí, somente Julho/2007 foi mais frio do que 2009, mesmo assim Junho "perdeu".

 

Você pode checar esses dados aqui: http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Listagens/Resenha/LResenhaLocal.asp

 

E me parece que em todos esses registros aí, Jundiaí foi mais fria que Sampa! :pleasantry:

 

A verdade é que essa impressão sobre o que é frio ou sobre o que se agrada ou desagrada no tempo é subjetiva. 2009 não foi marcante nas médias mínimas e nem nas mínimas absolutas. Mas eu vejo assim: se não dá pra se esperar um INVERNO com marcas mínimas negativas ou ao menos próximas de zero, que ao menos os dias sejam de frescos a frios. Gosto é gosto.

 

Saudades de 2009...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bah ; -10.6º do Tuias mexeu mesmo com os brios do pessoal, o que deu de dor de cotovelo... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Engraçado que falam, falam, proseiam, proseiam, buscam a melhor baixada, falam das Vacas Gordas, Vacas Margras, Urupema, Jurema, Iracema, aliás querem trocar de local, não revelam que buscam o buraco da minhoca, mas buscam e como, mas se o que encontram é isto, o limite de frio das baixadas gigantes é isto?Ahhh deixa eu rir, é muito pouco pra tamanha altitude... :rofl: :sarcastic:

E as tão propaladas baixadas da Serra do Nordeste do RS e das Hortências?Estas mínimas apresentadas pelo Castelinho é tudo que conseguem???Ora vamos lá um esforcinho, dentro de abrigo, aceito verificações aos moldes do que eu instalei no Parque das Tuias, quem sabe vcs encontram um baixadão mais frio que os da Serra do Botucaraí. :boredom: :boredom: :boredom: :boredom:

Mas gente claro que sei do limite do frio de baixada que pode fazer aqui no meu município e na minha região, mas garanto-lhes que o Tuias não está no topo do ranking, há evidentemente dezenas de outras mais frias.

Esta mesmo Shima, baixada do Guabiroba, até próxima do Tuias, só que um panelão bem maior.

Ou vs acham mesmo que esta mínima ficou restrita ao Parque das Tuias aqui na região??? :rofl: :rofl: :rofl:

Enquanto isto vejo temperaturas inexpressivas de Cetrejo, percevejo,Pericó coricocó e outras... :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:

 

PH, com todo o respeito, acho que estás exagerando.

também podemos procurar um baixadão ao lado do Morro Santana, e tem, onde moro. A temperatura é bem mais baixa que o nível da protásio Alves.

Tanto que passei agora por lá e a um banco de nevoeiro depositado e o carro gela por ali.

MAS EU TE PERGUNTO: representa o município?

Viamão, mais fria que PA, representa a região metropolitana?

Canoas, onde na Base Aérea fez -3°C, representa a RMPA?

Ora, vamos convir.

Talvez, digo -TALVEZ- até mesmo a estação de Bagé não represente a cidade.

Temos que ter coerência.

no caminho de Bagé há uma grande coxilha, ali faz uma temperatura muito baixa, mas só tem vacas morando por lá.

Link to comment
Share on other sites

ABSURDO HOJE, TEMPERATURAS ENTRE 0,7 A 15,7 NUM RAIO DE 25 KM, SENDO QUE NA CIDADE 15,0/INMET E 4,2 CLIMATERRA.

 

Quase 10 graus entre Inmet e Climaterra! Impressionante..

 

E o trio de ferro da Serra (Bom Jardim, SJ e Urupema) com estações registrando entre 0 e 1ºC...nada mal!

 

as estações do Inmet são só para pegar o vento. Não há outra explicação.

aqui, apesar do calor que está fazendo nas tardes, pela manhã é frio. 13,5°C foi a mínima aqui. Mas, há regiões muito baixas que ainda concentram resquícios do ar frio. Depois, a temp dispara.

Link to comment
Share on other sites

Aguardem a Baixada do Jujuba aqui em Porto Alegre. Vai bater Soledade !!!!!!!

Tu é outro que gosta muito de parlar",e até agora só enrolou.Se não queres instalar a estação aqui diga logo que a gente busca outra parceria.

 

Galera,

Vamos lançar a campanha "VAQUINHA PARA UMA ESTAÇÃO EM SOLEDADE"? O PHP se incumbiria de colocar essa estação lá (em baixada porém desde que não seja no meio do mato onde moram vacas) e aí seria só compará-las com outras estações. O que acham?

Aí, ou nos renderíamos ou o PHP se renderia.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aguardem a Baixada do Jujuba aqui em Porto Alegre. Vai bater Soledade !!!!!!!

Tu é outro que gosta muito de parlar",e até agora só enrolou.Se não queres instalar a estação aqui diga logo que a gente busca outra parceria.

 

Galera,

Vamos lançar a campanha "VAQUINHA PARA UMA ESTAÇÃO EM SOLEDADE"? O PHP se incumbiria de colocar essa estação lá (em baixada porém desde que não seja no meio do mato onde moram vacas) e aí seria só compará-las com outras estações. O que acham?

Aí, ou nos renderíamos ou o PHP se renderia.

Abraços

 

Acho que o mais coerente, para dirimir de vez dúvidas e chacotas, seria melhor instalar umas 4 estações: 2 em pontos citadinos; duas em áreas mais descampadas. A exemplo das estações metroclima de Porto Alegre. Tem na Lomba do Pinheiro, Belém Novo(áreas mais descampadas) e tem estações em áreas totalmente urbanizadas.

Assim, a polêmica estaria desfeita!

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, gostei do meio termo. Em Joinville temos algumas estações da Defesa Civil que por um infortúnio ainda não estão online, mas estão localizadas em diversos pontos do município (tanto urbana quanto rural), inclusive em um local as margens de uma grande massa d'água (lagoa Saguaçu - Baía da Babitonga). Os dados devem ser interessantíssimos. Ano passado tive acesso a alguns dados de algumas estações. Uma delas chegou a registrar 0,6ºC e outra não baixou de 4ºC. Isso reflete todas as condições do município.

 

_________

 

Pela 6z, o norte de SC seria novamente o pinico da América do Sul em aprox. 140 horas. Haja saco!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada como bom comunicador e humorista, até agora eu estava brincando com os amigos,era pra ver o que rendia o debate, não fiquem bravos :laugh:

Agora brincadeiras à parte, vou expressar de maneira séria o que penso.

1º Concordo com os amigos do BAZ, temos que estabelecer um padrão para as medições, e admito o meu abrigo lá no Tuias tem apenas uma cortina de venezianas, o padrão é duas.

2º Estes termômetros tanto digitais quanto de mercúrio não têm precisão, conforme conversei com o Shimutz,e ele me dizia da precisão daqueles termômetros grandões de mercúrio das estações do Inmet, inclusive conheci um quando tinha estação convencional aqui no topo do Parque.Os comuns trazem na especificação margem de erro de + ou- 1º, imaginem se um baziano usar um term. com margem de 1 acima e outro baziano com term. com margem de 1 abaixo,a distorção estaria estabelecida.

3º Considerando estes fatos, concordo que estas medições em desnudo, fora de abrigo e com termômetros comuns não podem fazer parte do ranking de comparação, ficam apenas no campo da curiosidade.Eu mesmo no dia 08 coloquei o term de mercúrio desabrigado na baixada do Banhadal e deu -8°, mas logo ali adiante baixada tmbm digital dentro de abrigo, a mínima ficou em -7º.

4º Gostaria de saber além da Davis qual outra estação tem abrigo padrão?

5º Não comprei a estação ainda particularmente pq tive outros gastos.

Mas continuo deduzindo que a mínima do Tuias deve ter ficado mesmo entre -9º e -9.5º, fosse uma estação padrão.E vcs me convenceram; sem estação não há comparação hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

Em sua mensagem o Paulo fez a descrição perfeita dele mesmo. O verdadeiro, o único, o inimitável, o original: caçador de tatus

 

Eu só entro na vaquinha se a estação ficar distante 500m da Igreja matriz. Fora desse raio eu tô fora...

 

Eu também participo da "vaquinha". Sendo objetivo, de que valor estamos falando?

Link to comment
Share on other sites

Só peço que façamos comparações baixada vs baixada e topo vs topo.

Não é justo Xanxerê com estação em topo lá embaixo da tabela e SJ lá em cima da tabela com a mínima da baixada,Carlos poderíamos fazer ranking paralelos...

 

Posso sim....mas preciso que me passem as estações que são *topos* e *baixadas*....para que possa elaborar..

Link to comment
Share on other sites

[clima/climate] O mapa abaixo Mostra as correlações da temperatura média em Curitiba com a média da temperatura mínima nas estações de superfície não está incluso oceano.

 

GHCN: global histórica clima rede ( rede global de estações).

 

All : significa todos os anos 1901 a 2009.

 

USHUAYACOUTINHO.png

 

 

 

Todos sabemos que GHCN Curitiba mudou de local várias vezes nesse período ( não parece influir consideravelmente no resultado)

 

O resultado parece óbvio quando se trata apenas de Brasil.

 

T mim na Amazônia se correlaciona com T média baixa em Curitiba.

 

T mim no RS idem e sudeste igualmente.

 

OBSERVEM O QUE ACONTECE COM O EXTREMO SUL DO CONTINENTE. É ANTICORRELACIONADO. (SOBE EM CURITIBA ABAIXA EM USHUAIA)

 

JÁ FOI POSTADO ALGUMAS VEZES NA METSUL:CURITIBA COM TEMPERATURA MENOR QUE USHUAIA.

 

[TEMPO/WEATHER] Muitos dos amigos acompanham apenas o tempo. Nada contra. Apenas induz a percepção diferente.

 

É evidente que pelas diversas reportagens Ushuaia está coberta de neve até a tampa.

 

Assim quando eu faço a reanálise para junho/2012 até o momento.

 

Observo que há uma anomalia negativa (leve) para Curitiba e nenhuma anomalia (significativa) para Ushuaia.

 

Pergunto. De onde vem tanta NEVE considerando que do frio não é ( é claro que Ushuaia esstá no cinturão das baixas).

 

TEMPOS INTERESSANTES:

 

compday1771021855163184121.gif

Link to comment
Share on other sites

[clima/climate] O mapa abaixo Mostra as correlações da temperatura média em Curitiba com a média da temperatura mínima nas estações de superfície não está incluso oceano.

 

GHCN: global histórica clima rede ( rede global de estações).

 

All : significa todos os anos 1901 a 2009.

 

USHUAYACOUTINHO.png

 

 

 

Todos sabemos que GHCN Curitiba mudou de local várias vezes nesse período ( não parece influir consideravelmente no resultado)

 

O resultado parece óbvio quando se trata apenas de Brasil.

 

T mim na Amazônia se correlaciona com T média baixa em Curitiba.

 

T mim no RS idem e sudeste igualmente.

 

OBSERVEM O QUE ACONTECE COM O EXTREMO SUL DO CONTINENTE. É ANTICORRELACIONADO. (SOBE EM CURITIBA ABAIXA EM USHUAIA)

 

JÁ FOI POSTADO ALGUMAS VEZES NA METSUL:CURITIBA COM TEMPERATURA MENOR QUE USHUAIA.

 

[TEMPO/WEATHER] Muitos dos amigos acompanham apenas o tempo. Nada contra. Apenas induz a percepção diferente.

 

É evidente que pelas diversas reportagens Ushuaia está coberta de neve até a tampa.

 

Assim quando eu faço a reanálise para junho/2012 até o momento.

 

Observo que há uma anomalia negativa (leve) para Curitiba e nenhuma anomalia (significativa) para Ushuaia.

 

Pergunto. De onde vem tanta NEVE considerando que do frio não é ( é claro que Ushuaia esstá no cinturão das baixas).

 

TEMPOS INTERESSANTES:

 

compday1771021855163184121.gif

 

Mafili

 

umidade e circulação intensa de baixas tem bastante.

o incomum é o execesso de neve.

nem tanto a neve em si pois é muito comum lá.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, parece que é por esse caminho.

 

Citação em mafilês para o querido PHP,

 

'' Um homem com um relógio sabe às horas um homem com dois relógios não tem certeza" (no caso termômetro)

 

Tenho um chinês via Paraguay que serve aos meus propósitos.

 

Tenho um Rolex ( herança do meu avô) quebrado;

 

Porém, ele está absolutamente correto 730 vezes por ano em 2012 absolutamente correto 732 vezes.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, parece que é por esse caminho.

 

Citação em mafilês para o querido PHP,

 

'' Um homem com um relógio sabe às horas um homem com dois relógios não tem certeza" (no caso termômetro)

 

Tenho um chinês via Paraguay que serve aos meus propósitos.

 

Tenho um Rolex ( herança do meu avô) quebrado;

 

Porém, ele está absolutamente correto 730 vezes por ano em 2012 absolutamente correto 732 vezes.

 

ou seja: a precisão é uma preciosidade do inexato!!! ???????????? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

El Calafate - Argentina (Lat 50-16S - Long 072-03W - Alt 199 m)

 

01/06: -08,8 / -00,2

02/06: -04,8 / -01,7

03/06: -06,0 / 00,3

04/06: -05,8 / 06,8

05/06: -02,0 / 07,6

06/06: 01,6 / 06,8

07/06: 03,8 / 08,8

08/06: -02,4 / 09,8

09/06: -01,4 / 09,3

10/06: 00,6 / 04,3

11/06: 01,4 / 08,6

12/06: 01,2 / 09,3

13/06: -10,4 /

 

Med: 01,0 (-02,5/ 06,0)

 

argentina.JPG

Link to comment
Share on other sites

 

Mioto, agora em casa observando as suas fotos com mais calma, só posso lhe dizer que se tratam das mais belas fotos que já vi da serra catarinense. Sem palavras...

 

 

Caríssimos,

 

Como vejo que muitos aqui gostam de fotos da Serra Catarinense, disponibilizo um álbum completo com fotos da Travessia. Algumas já estava naquele outro, mas aqui o foco é o visual como um todo, naquele outro era o gelo.

 

Espero que gostem.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

https://picasaweb.google.com/108399175851784245785/TravessiaDoMorroDaIgrejaASerraDoRioDoRastro?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMuM6rK9oK3NFw&feat=directlink

Link to comment
Share on other sites

 

Mioto, agora em casa observando as suas fotos com mais calma, só posso lhe dizer que se tratam das mais belas fotos que já vi da serra catarinense. Sem palavras...

 

 

O Mioto ainda vai ser patrocinado para fazer essas aventuras! Sabe o que eu acho que ele poderia fazer? Levar uma câmera GoPro HD, fazer vários vídeos dessas viagens e criar um canal de vídeos no Youtube! Tenho certeza que seria um enorme sucesso! Fica a dica aí, Mioto! Sempre um prazer acompanhar suas fotos e espero que no futuro consiga acompanhar os seus vídeos! Quando você for no Vale do Ruah tem que levar sem falta uma GoPro! :good:

 

Dica anotada, meu caro. Veremos as fotos (e quem sabe vídeos?!) que o BAZ conseguirá do Vale do Ruah, em Julho.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que falam, falam, proseiam, proseiam, buscam a melhor baixada, falam das Vacas Gordas, Vacas Margras, Urupema, Jurema, Iracema, aliás querem trocar de local, não revelam que buscam o buraco da minhoca, mas buscam e como, mas se o que encontram é isto, o limite de frio das baixadas gigantes é isto?Ahhh deixa eu rir, é muito pouco pra tamanha altitude... :rofl: :sarcastic:

 

Se bem que estamos procurando outro local bagual pra Urupema. No fundo, meus amigos, todos somos caçadores: de neve, de geadas, de baixadões...

 

Então, meus amigos, este hábito não é comum só do PH. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

Essa mínima mais forte no dia 13 indica o ar frio da antártica subindo!?

 

Realmente...teve uma entrada forte de ar frio ali...creio q suba...vamos aguardar..

 

Pela minha interpretação de modelos, parece que ele vai sair para o atlântico... infelizmente. (Tomará que eu tenha errado).

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que falam, falam, proseiam, proseiam, buscam a melhor baixada, falam das Vacas Gordas, Vacas Margras, Urupema, Jurema, Iracema, aliás querem trocar de local, não revelam que buscam o buraco da minhoca, mas buscam e como, mas se o que encontram é isto, o limite de frio das baixadas gigantes é isto?Ahhh deixa eu rir, é muito pouco pra tamanha altitude... :rofl: :sarcastic:

 

Se bem que estamos procurando outro local bagual pra Urupema. No fundo, meus amigos, todos somos caçadores: de neve, de geadas, de baixadões...

 

Então, meus amigos, este hábito não é comum só do PH. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Perfeito Shima, somos todos apaixonados pelo tema :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Como vejo que muitos aqui gostam de fotos da Serra Catarinense, disponibilizo um álbum completo com fotos da Travessia. Algumas já estava naquele outro, mas aqui o foco é o visual como um todo, naquele outro era o gelo.

 

Espero que gostem.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

https://picasaweb.google.com/108399175851784245785/TravessiaDoMorroDaIgrejaASerraDoRioDoRastro?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMuM6rK9oK3NFw&feat=directlink

Mioto, uma pergunta curiosa. O que voce encontrou de "civilização" nessa travessia? Existem pessoas morando no meio desses "peraus"?

Link to comment
Share on other sites

Corrida pelo frio - Junho 2012

 

Médias Compensadas - Junho12 ( Até dia 12):

 

Urupema SC: 05,9

Bom Jardim da Serra SC: 06,0

São Joaquim SC (Cruzeiro): 06,5

Canela RS (Pq do Caracol): 06,6

São Joaquim SC (Climaterra): 06,9

São José dos Ausentes RS: 07,4

São Francisco de Paula RS: 07,4

São Joaquim SC (Aut): 07,8

Painel SC: 07,8

Vacaria RS: 08,3

Bom Jesus RS: 08,6

Chuí RS: 08,7

Quaraí RS: 09,2

Jaguarão RS: 09,2

Bagé RS: 09,3

Canguçu RS: 09,3

Lages SC: 09,5

Lagoa Vermelha RS: 09,7

Soledade RS: 09,7

Passo Fundo RS: 09,9

Caçapava do Sul RS: 10,0

 

Médias das Mínimas - Junho12 (Até dia 12):

 

Bom Jardim da Serra SC: -00,4

Urupema SC: 00,0

Canela (Pq do Caracol): 00,0

São Joaquim (Cruzeiro): 01,6

São Joaquim SC: 02,1

Quaraí RS: 02,4

São José dos Ausentes RS: 02,5

Vacaria RS: 02,6

Bom Jesus RS: 02,8

São Francisco de Paula RS: 03,2

Bagé RS: 03,2

São Joaquim SC (Aut): 03,4

Jaguarão RS: 03,4

Santana do Livramento RS: 04,1

Chuí RS: 04,2

Painel SC: 04,3

Soledade RS: 04,5

Canguçu RS: 05,0

Lagoa Vermelha RS: 05,0

Passo Fundo RS: 05,3

Caçapava do Sul RS: 05,6

Lages SC: 05,6

 

Médias das Máximas - Junho12 (Até dia 12):

 

São Francisco de Paula RS: 12,1

São Joaquim SC (Aut): 12,9

São Joaquim SC (Cruzeiro): 13,0

Painel SC: 13,2

Canela RS: 13,5

São Joaquim SC (Climaterra): 13,8

São José dos Ausentes RS: 13,5

Bom Jesus RS: 14,1

Urupema SC: 14,3

Vacaria RS: 14,4

Caçapava do Sul RS: 14,6

Santana do Livramento RS: 14,6

Canguçu RS: 14,7

Bom Jardim da Serra SC: 14,8

Chuí RS: 14,8

Canela (Pq do Caracol): 14,9

Lagoa Vermelha RS: 15,0

Passo Fundo RS: 15,0

Soledade RS: 15,0

Lages SC: 15,1

Jaguarão RS: 15,8

Bagé RS: 16,1

Quaraí RS: 16,8

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

Essa mínima mais forte no dia 13 indica o ar frio da antártica subindo!?

 

Até vai subir um pouco, mas não chegará por aqui. Pela 12z do GFS ele fica concentrado no Centro Sul da Argentina. Falta algo para puxá-lo para cima, como um ciclone na costa.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Corrida pelo frio - Junho 2012

 

Médias Compensadas - Junho12 ( Até dia 12):

 

Urupema SC: 05,9

Bom Jardim da Serra SC: 06,0

São Joaquim SC (Cruzeiro): 06,5

Canela RS (Pq do Caracol): 06,6

São Joaquim SC (Climaterra): 06,9

São José dos Ausentes RS: 07,4

São Francisco de Paula RS: 07,4

São Joaquim SC (Aut): 07,8

Painel SC: 07,8

Vacaria RS: 08,3

Bom Jesus RS: 08,6

Chuí RS: 08,7

Quaraí RS: 09,2

Jaguarão RS: 09,2

Bagé RS: 09,3

Canguçu RS: 09,3

Lages SC: 09,5

Lagoa Vermelha RS: 09,7

Soledade RS: 09,7

Passo Fundo RS: 09,9

Caçapava do Sul RS: 10,0

 

Médias das Mínimas - Junho12 (Até dia 12):

 

Bom Jardim da Serra SC: -00,4

Urupema SC: 00,0

Canela (Pq do Caracol): 00,0

São Joaquim (Cruzeiro): 01,6

São Joaquim SC: 02,1

Quaraí RS: 02,4

São José dos Ausentes RS: 02,5

Vacaria RS: 02,6

Bom Jesus RS: 02,8

São Francisco de Paula RS: 03,2

Bagé RS: 03,2

São Joaquim SC (Aut): 03,4

Jaguarão RS: 03,4

Santana do Livramento RS: 04,1

Chuí RS: 04,2

Painel SC: 04,3

Soledade RS: 04,5

Canguçu RS: 05,0

Lagoa Vermelha RS: 05,0

Passo Fundo RS: 05,3

Caçapava do Sul RS: 05,6

Lages SC: 05,6

 

Médias das Máximas - Junho12 (Até dia 12):

 

São Francisco de Paula RS: 12,1

São Joaquim SC (Aut): 12,9

São Joaquim SC (Cruzeiro): 13,0

Painel SC: 13,2

Canela RS: 13,5

São Joaquim SC (Climaterra): 13,8

São José dos Ausentes RS: 13,5

Bom Jesus RS: 14,1

Urupema SC: 14,3

Vacaria RS: 14,4

Caçapava do Sul RS: 14,6

Santana do Livramento RS: 14,6

Canguçu RS: 14,7

Bom Jardim da Serra SC: 14,8

Chuí RS: 14,8

Canela (Pq do Caracol): 14,9

Lagoa Vermelha RS: 15,0

Passo Fundo RS: 15,0

Soledade RS: 15,0

Lages SC: 15,1

Jaguarão RS: 15,8

Bagé RS: 16,1

Quaraí RS: 16,8

 

Olá Carlos Dias,

 

A "outra" estação de Canela não entra mais na lista?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

A outra estação de Canela , no caso a automatica do inmet, só coloquei nas lista das médias das máximas, pois esta estação tem um defeito. Qdo chega a *zero grau* ela trava....dai as medias das minimas e media compensadas foram comprometidas....infelizmente. Parece um carro que tem bloqueador...tipo não passa de 180 km/h....geralmente carros japoneses tem isso.....é mais ou menos isso

Link to comment
Share on other sites

Incrível, mesmo não sendo alta como SJ ou Urupema, São Chico se destaca nas temperaturas

máximas. Pretendo conhecer a cidade mês que vem, e quem sabe descobrir porque é tão fria.

Quero dar uma boa olhada na geografia da região.

 

São Chico parece ser o mesmo caso de Teresópolis, fica na borda da serra. Deve ter inúmeros

dias de nevoeiro/tempo nublado, diminuindo as médias máximas.

Link to comment
Share on other sites

Incrível, mesmo não sendo alta como SJ ou Urupema, São Chico se destaca nas temperaturas

máximas. Pretendo conhecer a cidade mês que vem, e quem sabe descobrir porque é tão fria.

Quero dar uma boa olhada na geografia da região.

 

São Chico parece ser o mesmo caso de Teresópolis, fica na borda da serra. Deve ter inúmeros

dias de nevoeiro/tempo nublado, diminuindo as médias máximas.

 

Renan, São Chico tem dias de máximas baixíssimas mesmo com sol à pino! Toda borda sul da serra do RS, principalmente São Chico (por ser mais alta), recebe ar frio do Pampa de cara, sem nenhum obstáculo geográfico. Todo o corredor de ar frio do sul do continente (de baixas altitudes) atinge em cheio essa região.

Link to comment
Share on other sites

Renan, São Chico tem dias de máximas baixíssimas mesmo com sol à pino! Toda borda sul da serra do RS, principalmente São Chico (por ser mais alta), recebe ar frio do Pampa de cara, sem nenhum obstáculo geográfico. Todo o corredor de ar frio do sul do continente (de baixas altitudes) atinge em cheio essa região.

 

Entendi. Nesta última MP por exemplo, São Chico recebeu uma incursão de frio com muita espessura e bem negativo em 850hpa. Já na serra catarinense foi bem diferente,

com pouco frio em altura e pouca espessura. Tudo por causa disso aí que vc falou. É por isso que às vezes neva em São Chico e nada em SJ. Já tivemos vários casos assim,

como 1994, 1999 e 2006 como exemplos.

Link to comment
Share on other sites

S F DE PAULA

 

01/06: 05,9 / 12,3

02/06: 06,5 / 21,1

03/06: 06,0 / 15,7

04/06: 02,8 / 09,9

05/06: 00,9 / 09,1

06/06: -00,4 / 08,7

07/06: -04,9 / 03,6

08/06: -04,0 / 05,1

09/06: -02,4 / 12,0

10/06: 05,2 / 16,5

11/06: 09,8 / 17,1

12/06: 13,4 / 14,1

 

CANELA PQ CARACOL

 

01/06: -00,5 / 15,9

02/06: 00,8 / 20,8

03/06: 07,3 / 17,3

04/06: 01,7 / 11,2

05/06: -01,0 / 11,3

06/06: -03,4 / 12,3

07/06: -04,9 / 07,7

08/06: -06,9 / 10,2

09/06 -06,3 / 16,6

10/06: -00,3 / 15,9

11/06: 09,3 / 19,1

12/06: 03,8 / 19,9

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quando não vemos nenhuma paranaense fria (como General Carneiro) ou nenhuma cidade do meio oeste e planalto norte catarinense nesta lista do Carlos percebemos como este junho não está nada bem acima do paralelo 28º.

 

Está terrível, Diegão !

 

Mas veja o caso de 2000: tivemos um Junho ruim (com +1C de anomalia), e depois veio aquela alegria de Julho.

 

Estive pesquisando as médias de alguns anos, e percebi que 1977 foi um dos piores invernos que se tem notícia

aqui em JF. Será que isso se extende pro Brasil inteiro ? Felizmente 2012 não tem análogos com 77.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante as máximas de São Chico dias 7 e 8! É outro mundo!!

 

Renan, São Chico tem dias de máximas baixíssimas mesmo com sol à pino! Toda borda sul da serra do RS, principalmente São Chico (por ser mais alta), recebe ar frio do Pampa de cara, sem nenhum obstáculo geográfico. Todo o corredor de ar frio do sul do continente (de baixas altitudes) atinge em cheio essa região.

 

Entendi. Nesta última MP por exemplo, São Chico recebeu uma incursão de frio com muita espessura e bem negativo em 850hpa. Já na serra catarinense foi bem diferente,

com pouco frio em altura e pouca espessura. Tudo por causa disso aí que vc falou. É por isso que às vezes neva em São Chico e nada em SJ. Já tivemos vários casos assim,

como 1994, 1999 e 2006 como exemplos.

Sem contar que quando o ar frio chega nos Aparados e na serra de SC (fora Bom Jardim, que está mais na borda), o ar frio atinge essas regiões já em contato com a superfície, de onde absorve calor.

 

Aqui temos um dia quente. Tive mínima de 13,6°. Mas agora já tenho 27,9° com elevados 59%. P.o. em 19,1°!! E de imaginar que o p.o. atingiu -2,5° na semana passada, meu recorde!! Pressão em 1012,9 mb. Fina camada de cirrustratus ao O e NO.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.