Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

PORTO ALEGRE:

 

Período 12/15 de junho de 2012. (dois recordes SL GONZAGA E CRUZ ALTA)

MÉDIA DAS ANOMALIAS +8,4ºC da normal da máxima (TEMPERATURAS ELEVADAS PARA O PERÍODO)

 

Período de 06/10 junho de 2012 ( um recorde TORRES)

 

MÉDIA DAS ANOMALIAS -8,0ºC da normal das mínimas....("ONDA DE FRIO HISTÓRICA")

 

Para os órgãos de comunicação social não me importo, pois, eles sabem a forma adequada de se comunicarem.

 

Agora, para amantes do clima....outra discussão.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Digerindo os dados e impressionado com Bom Jardim da Serra, a mais fria do Brasil!

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante é Campos do Jordão estar, até então, empatada com Urupema e Bom Jardim da Serra!

 

Ganha com folga nos meses mais quentes do ano.

 

E os modelos começam clarear um pouco mais o cenário para o final de junho. E a tendência é do frio voltar a predominar a partir dos dias 20/21, com algo mais forte programado para entrar nos últimos dias e encerrar o mês.

Link to comment
Share on other sites

PORTO ALEGRE:

 

Período 12/15 de junho de 2012. (dois recordes SL GONZAGA E CRUZ ALTA)

MÉDIA DAS ANOMALIAS +8,4ºC da normal da máxima (TEMPERATURAS ELEVADAS PARA O PERÍODO)

 

Período de 06/10 junho de 2012 ( um recorde TORRES)

 

MÉDIA DAS ANOMALIAS -8,0ºC da normal das mínimas....("ONDA DE FRIO HISTÓRICA")

 

Para os órgãos de comunicação social não me importo, pois, eles sabem a forma adequada de se comunicarem.

 

Agora, para amantes do clima....outra discussão.

 

Abraços

 

Mafili, você deixa essa bola quicando aí e eu só com vontade de chutar, faz tempo. Então, vou fazer uma tentativa.

 

É o seguinte, apesar de o seu ponto de vista ser em termos numéricos - mais especificamente, em termos de números absolutos - correto, alguns dados precisam ser relativizados.

 

1 - Embora ambas anomalias, tanto a positiva como a negativa, sejam equivalentes - ao redor de 8º C - tenho a "impressão" de que os valores máximos registrados recentemente não são raridade, muito pelo contrário. Na verdade, por exemplo os 30º C recentemente registrados na RM de POA além de não serem "excepcionais" para a época são frequentes. Na verdade são muito mais frequentes do que os bazianos gostariam que fosse.

 

2 - Em termos de interação com o meio e com a população, as temperaturas decorrentes das anomalias negativas - beirando o 0º C ou mesmo negativas - apresentam uma "notabilidade" muito maior do que as anomalias positivas. Isso porque - embora estando em área de transição - as massas de ar preponderantes no Sul do Brasil são...quentes.

 

3 - Também em termos de interação com o meio e o homem, as marcas mais baixas das anomalias negativas resultam que, além de ser mais notáveis, são também geradoras de consequências mais importantes. Desde o registro de mortes por hipotermia, aumento dos casos de problemas respiratórios, passando pelo impacto na agricultura, impacto no varejo de vestuário, no turismo, etc.

 

Fora tudo isso, embora a diferença de 8º para mais ou para menos seja equivalente, existe uma enorme diferença entre expor o próprio corpo a 0º C e a 30º C. No calorão, basta uma bermuda, protetor solar e...mais nada.

 

Será que não é "por aí"(velha essa, hehehe)...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante é Campos do Jordão estar, até então, empatada com Urupema e Bom Jardim da Serra!

 

Ganha com folga nos meses mais quentes do ano.

 

E os modelos começam clarear um pouco mais o cenário para o final de junho. E a tendência é do frio voltar a predominar a partir dos dias 20/21, com algo mais forte programado para entrar nos últimos dias e encerrar o mês.

 

Mas em uma situação mais normal, mesmo nos meses "frios" Campos vai bem, pois não é sempre que as áreas do sul estão sob a influência de MP, daí Campos afunda com o frio vampiro. É normal abrir o mapa do Weather Underground e Campos do Jordão ser a estação mais fria do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, você deixa essa bola quicando aí e eu só com vontade de chutar, faz tempo. Então, vou fazer uma tentativa.

Será que não é "por aí"(velha essa, hehehe)...

 

Ricardo, chute a vontade. Li teu belo post.

 

Entendo teus argumentos.Não há necessidade de replicá-los no momento.

Vou tentar explicar rapidinho o meu.

 

a- Eu não vi "onda de frio" e nem "onda de calor" (muito menos históricas para a cidade de POA).

 

b- Eu vi duas situações opostas de magnitudes semelhantes.

 

c- Suponho que a média da mínimas esteja abaixo da normal da mínimas (até 15/06)

 

d- Suponho (com mais certeza) que a média das máximas esteja acima da normal das máximas (até 15/06)

 

e- Suponho com considerável certeza que a temperatura média esteja próxima a normal de junho 1961/1990...e acho razoável que esteja alguns décimas acima da média algo entre 0,4 e 0,7ºC. (até 15/06)

 

Se algo histórico tivesse acontecido no período os números mostrariam.

 

E eles mostram duas situações que tendem a extremos, sim. Mas Nada histórica"

 

Concluindo houve onda de frio caracterizada em Bom Jesus, Santa Maria, Torres e a de Rio Grande essa de proporções históricas digna de livro.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, nota 10 milhões para teu trabalho!!! Show de bola!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Verdade, Caio!

 

No mais, hj é o último dos 3 dias de veranico que Porto Alegre terá nesse mês de junho. Ao menos é assim que eu vejo, já que os modelos não estão apontando um novo episódio de veranico até o final do mês. Isso representará um baixo número de dias de veranico. O normal, na minha visão amadora e não-científica, é termos ao redor de 5 dias de temperaturas bem acima da média. Concorda, Marcos?

É vero. Mesmo mais, uns 7 dias, mas varia muito. Os veranicos aqui são mais extensos. Se pegarmos invernos quentes, como 1997, 2001, 2002, 2005 e 2006, tivemos perídos de calor BEM mais longos!! Teria que ver com calma meus dados, mas em 2001, por exemplo, sequer baixamos de 10° em agosto!!! Veranico, calor fora de época no inverno é regra por aqui. É normal para RS, intercalado com mp´s, às vezes com predomínio de mp´s. Mas inverno SEM calor fora de época é incomum. Foi o que aconteceu em alguns meses de inverno nos últimos anos. Quanto mais do restante do Brasil!

 

Hoje tivemos um dia morno, levemente abafado e com muita nebulosidade média e alta. Tive variação de 17,4° a 25,0°.

 

Abraços do veranico!

Link to comment
Share on other sites

URUPEMA DESPENCANDO, MAIS UMA GEADA ANTES DA FRENTE ENTRAR!!

 

ESPEREM VACAS GORDAS ENTRAR NA BRIGA....

 

URUPEMA ATÉ HOJE +-6,6 E 8,1 CLIMATERRA

 

 

Vai registrar a mínima do dia agora a noite, já empatou com os 4,4oC da madrugada passada.

 

Queremos mais notícias sobre Vacas Gordas. Deu certo?

Link to comment
Share on other sites

Davis Vue já em operação! Condições atuais no Noroeste do PR, com céu estrelado:

 

Temperatura: 17,1°C

URA: 85%

Pressão: 1015 hPa

Vento: Leste a 3 km/h.

 

A persistir essas condições de estabilidade, creio que teremos mais um amanhecer de forte neblina, como tem ocorrido durante toda a semana. Hoje não foi diferente, tudo branco até por volta das 10 AM!

Link to comment
Share on other sites

Estou transcrevendo um trecho do tópico lá do Forum Geral, surgiu a ideia de uma classificação baziana para baixadas:

B1- semi-baixada ou baixada em altiplano,"colher de sopa".(mínimo potencial de retenção de ar frio)

B2- baixada em encosta baixa,de tamanho pequeno, formato de u e de v rasos.(médio potencial de retenção de ar)

B3- baixada em formato de U e de V, ampla (grande potencial de retenção de ar frio)

Aí teríamos que elencar fatores qualificadores da baixada:

-Continentalidade

-Altitude

-Latitude

-Rural

-Temos então as Baixadas Turbo, ou B Turbo,tipo a do Ilson Santa Rosa, Castelinho, Vicentina, Bairro Farroupilha em Soledade, alguma baixada de Bagé(onde latitude é determinante para muito frio)falta-lhes um ou mais aspectos,tipo Ilson, continentalidade de respeito, mas pouca altitude,latitude média e é urbana.Ao Castelinho falta continentalidade etc.

-E a baixadas Super Turbo ou Panelão da Vovó , tipo o Parque das Tuias,Urupema,Bom Jardim da Serra, Bandeira em SJ, Guavirova,São Tomé alguma baixada de Bagé(onde latitude é determinante para muito frio)são as baixadas com enorme potencial de retenção de ar frio, onde há a chamada compensação em função de algum fator ser potencializado, exemplo, Urupema (altitude muito elevada) embora pouco continental, latitude média, pouca urbanização e o Tuias, bem continental, relativamente alta,boa latitude, rural.

Link to comment
Share on other sites

CALMA, VAI UM TEMPO AINDA, BUROCRACIA.

 

1,9 URUPEMA!!!

 

Urupema te aprontou uma hein, Ronaldo? Com as "carça na mão", já bateu tua mínima com folga a danada.

 

ESPERAVA 3/5, DEU -0,1

 

EM CASA DEU 5,9

 

O INPE MANTÉM A NEVE PARA O DIA 27.

 

TÁ UMA "M", CADA MODELO DÁ UMA COISA!

 

HOJE VOU PELA INTUIÇÃO! SORTE QUE O MEU MENTOR É DA AVIAÇÃO!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, você deixa essa bola quicando aí e eu só com vontade de chutar, faz tempo. Então, vou fazer uma tentativa.

Será que não é "por aí"(velha essa, hehehe)...

 

Ricardo, chute a vontade. Li teu belo post.

 

Entendo teus argumentos.Não há necessidade de replicá-los no momento.

Vou tentar explicar rapidinho o meu.

 

a- Eu não vi "onda de frio" e nem "onda de calor" (muito menos históricas para a cidade de POA).

 

b- Eu vi duas situações opostas de magnitudes semelhantes.

 

c- Suponho que a média da mínimas esteja abaixo da normal da mínimas (até 15/06)

 

d- Suponho (com mais certeza) que a média das máximas esteja acima da normal das máximas (até 15/06)

 

e- Suponho com considerável certeza que a temperatura média esteja próxima a normal de junho 1961/1990...e acho razoável que esteja alguns décimas acima da média algo entre 0,4 e 0,7ºC. (até 15/06)

 

Se algo histórico tivesse acontecido no período os números mostrariam.

 

E eles mostram duas situações que tendem a extremos, sim. Mas Nada histórica"

 

Concluindo houve onda de frio caracterizada em Bom Jesus, Santa Maria, Torres e a de Rio Grande essa de proporções históricas digna de livro.

 

Abraços

 

DEMOROU!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

ESPERAVA 3/5, DEU -0,1

 

EM CASA DEU 5,9

 

O INPE MANTÉM A NEVE PARA O DIA 27.

 

TÁ UMA "M", CADA MODELO DÁ UMA COISA!

 

HOJE VOU PELA INTUIÇÃO! SORTE QUE O MEU MENTOR É DA AVIAÇÃO!

 

Europeu 00Z concorda com Inpe em 240h. O GFS já chegou a sinalizar algo por aí. Está clareando o cenário, acho que dá pra começar a pensar em data-chave por volta do dia 26.

Link to comment
Share on other sites

Convergência a curto e médio prazo:

 

- Semana começa umida e termina seca. Preocupam algumas saídas indicando elevados acumulados até o final da semana, especialmente para SC e o PR.

 

- O cenário de chuva deve começar em 42/48h no RS com a passagem de uma área de baixa pressão sobre o estado.

 

- Instabilidades remanescentes desta baixa acompanhadas de ar frio na retaguarda começam e potencializar uma frente fria em 54/60h sobre SC.

 

- Frente semi-estacionária deve demorar para cruzar SC e o PR, trazendo muita chuva para ambos até por volta de 120h, quando o ar frio finalmente começa a ingressar com mais força nos três estados do sul.

 

- Moderada massa de ar frio seca e continental avança pelo interior do continente, trazendo formação de geadas na quinta mais para o RS (talvez serra de SC).

 

- Resfriamento forte na madrugada e geadas pelas partes altas do Sul do Brasil na sexta, sábado e domingo.

 

- Europeu, GFS, Inpe, entre outros, convergindo para a aproximação e possível avanço de um anticiclone pelo cone-sul em 216/240h.

 

- Quase confirmado pelos modelos (falta a parte da natureza): últimos dez dias do mês com temperaturas baixas na maior parte do Sul do Brasil. Devendo terminar abaixo da média no RS e maior parte de SC, na média na maior parte do PR, acima a bem acima da média de SP para cima.

 

- Junho bom no RS e SC, médio no PR e muito ruim para o sudeste no geral.

 

- Se confirmar a invasão mais forte em 216/240h algumas cidades do RS e SC podem experimentar médias muito baixas para o mês.

 

- O análogo de 2009 sugerido pela SST vai se confirmando no comportamento atmosférico do centro-sul do Brasil. Quase ausência total de ASAS e frio mais represado abaixo do paralelo 27S.

 

- Sem influência de La Nina, dificuldade no avanço dos pulsos polares e ausência de jato polar altos níveis com força para jogar o ar frio mais ao norte.

 

- Julho misterioso pela frente. Sigo com o pensamento apresentado em 02 de maio, faltando junho caprichar em seu final e os primeiro quinze dias de julho para confirmar a previsão para a primeira metade de JJA:

 

 

Com base no estudo acima para este ano (apenas sob a ótica do pacífico e alguns indicadores relacionados), e tendo como referência São Joaquim podemos sugerir o seguinte para o trimestre JJA:

 

- Considerando que o pacífico vem aquecendo mais rapidamente em 2012 e tende a caminhar para um episódio de warm-neutral ou El Nino no trimestre JJA, a atmosfera continuará respondendo de maneira mais fraca ao padrão do La Nina ainda oficialmente presente (NCEP), e deverá manter este padrão até no máximo o começo do inverno, normalizando-se mais a diante. Assim, os valores do MEI e do ONI estarão próximos a neutralidade durante o trimestre JJA, e a PDO possivelmente estará ainda negativa e/ou neutra vindo de uma fase muito negativa. Já a SOI apresenta valores negativos e tende a se manter-se com este padrão pelos meses seguintes em vista do comportamento do pacífico.

Com este cenário, e baseado nos registros históricos e correlações entre o pacífico, os índices e o comportamento histórico apresentado, São Joaquim tem mais chances de registrar um inverno entre dentro da normalidade a ligeiramente acima da média, com tendência maior a possibilidade equivalente de um mês mais quente (maior chance segunda metade do inverno) e/ou outro mais frio (maior chance primeira metade do inverno) que a média histórica. Não descartando que um mês ou outro com anomalia apresente forte desvio da média, com a ocorrência de episódios com extremos mais acentuados.

Link to comment
Share on other sites

A importância "nua e crua" de um Pacífico frio próximo a costa da América do Sul - em negrito no final de cada ano:

 

São Joaquim como referência - deve servir para uma área bem abrangente, penso eu.

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/Situação do ENSO no ano e situação de Nino 1+2

 

Por Nina em 1+2 entender: threshold de La Nina atingido em Nino 1+2 - anomalias iguais ou menores do que -0,5oC nesta área

 

Junhos mais frios

 

63; 5,8 Neutro 0.3 / -0.88 / -1.105 / -9.6 - Neutralidade indo para Nino moderado (sem informação mas MUITO provável Nina em 1+2 pela MEI mensal)

56; 7,4 Nina -0.6 / -1.70 / -1.507 / 12.3 - Nina plena vindo da Nina recorde *Nina em 1+2

96; 7,4 Neutro -0.1 / 1.10 / 0.012 / 13.9 - Neutralidade vinda de Nina (cool neutral) *Nina em 1+2

74; 7,5 Nina -0.8 / -0.31 / -0.655 / 2.6 - Nina plena vindo de 2a Nina + forte *Nina em 1+2

88; 7,8 Nina -1.2 / 0.74 / -0.703 / -3.9 - Nina moderada indo para Nina forte *Nina em 1+2

 

Julhos mais frios

 

90; 6,4 Neutro 0.3 / 0.27 / 0.650 / 5.5 - Neutralidade (warm neutral) *Nina em 1+2

96; 6,5 Neutro 0.0 / 0.77 / -0.218 / 6.8 - Neutralidade vindo de Nina *Nina em 1+2

00; 6,7 Neutro -0.3 / -0.66 / -0.214 / -3.7 - Neutralidade vinda de Nina e indo p Nina *Nina em 1+2

62; 6,7 Neutro -0.3 / -1.46 / -0.719 / -0.4 - Neutralidade indo p Nina (cool neutral) *Nina em 1+2

55; 7,0 Nina -1.0 / -2.35 / -1.928 / 19.2 - Nina moderado indo p Nina recorde *Nina em 1+2

 

Agostos mais frios

 

84; 7,8 Neutro -0.2 / -0.03 / -0.181 / 2.7 - Neutralidade (cool-neutral) indo p Nina *Nina em 1+2

56; 8,3 Nina -0.8 / -1.16 / -1.139 / 11.0 - Nina plena *Nina em 1+2

92; 8,5 Neutro 0.2 / 1.44 / 0.536 / 1.4 - Neutralidade vinda de Nino forte *Nina em 1+2

03; 8,7 Neutro 0.5 / 0.88 / 0.240 / -1.8 - Neutralidade (warm-neutral) vinda de Nino *Nina em 1+2

87; 9,2 Nino 1.6 / 2.83 / 1.954 / -14.0 - Nino forte

 

 

Obs: O Mafili que me desculpe mas esses dados são melhores do que qualquer mapa de correlação.

Link to comment
Share on other sites

CFS vai confirmando e dando pistas:

 

Junho termina como estamos observando, com algum errinho aí no mapa para SC.

 

cfsjun.png

 

 

Lembrava que o padrão de predominância do frio poderia ir até a primeira quinzena, mas o modelo vê Julho ruim para o Sul do Brasil e bom para o Sudeste. Possível predominância do ASAS a caminho. Segunda metade quente caminhando para um...

 

cfsjul-1.png

 

 

...agosto pouco animador:

 

cfsago.png

 

 

O que diz o CFS?

 

Sulistas, aproveitem os últimos dias de junho como se fossem os últimos do inverno.

 

Hehehehehe. Muito fatídico eu?

 

O que tirar de proveito?

 

Falecimento dos últimos suspiros de Nina em junho e crioulo doido puxando para cima a caminho em consonância com o aquecimento do Pacífico.

 

Pessoalmente tenho minhas dúvidas sobre esse aquecimento todo, especialmente porque Nino 1+2 tende a cair de agora em diante, não devendo sustentar anomalias tão altas. Normalidade a anomalias ligeiramente positivas no Sul do Brasil me parece um cenário factível nos dois meses pela frente. Podendo registrar até um pico.

 

ENSO, ONI, MEI, SOI e o CFS carimbam: improvável cenário de anomalias negativas em julho e agosto.

 

Mas lembremos: um agosto de 1987 esteve aí para provar que nada é impossível por essas bandas...

Link to comment
Share on other sites

Davis Vue já em operação! Condições atuais no Noroeste do PR, com céu estrelado:

 

Temperatura: 17,1°C

URA: 85%

Pressão: 1015 hPa

Vento: Leste a 3 km/h.

 

A persistir essas condições de estabilidade, creio que teremos mais um amanhecer de forte neblina, como tem ocorrido durante toda a semana. Hoje não foi diferente, tudo branco até por volta das 10 AM!

 

Meus parabéns, Igor...baita estação, né?? Vou montar a minha esse fds e quero levar a estação até o final do mês para o local definitivo dela...

Link to comment
Share on other sites

Calma lá meus amigos! Não há motivo para pânico, Notem:

 

1 - Foi feita a análise e demonstração de uma saída isolada, mas que coincide com alguns de meus pensamentos.

 

2 - É necessário um acompanhamento diário que não tenho tempo para fazer.

 

3 - O modelos CFS costuma variar de rodada para rodada.

 

4 - O cenário não é catastrófico. Se o El Nino surgir no trimestre JJA será fraco e não terá ainda muita influência.

 

5 - Já vi o modelo errar feio para um mês.

 

6 - Não moramos em Yakutsk

 

7 - A minha última observação foi: pessoalmente tenho minhas dúvidas sobre esse aquecimento todo, especialmente porque Nino 1+2 tende a cair de agora em diante, não devendo sustentar anomalias tão altas. Normalidade a anomalias ligeiramente positivas no Sul do Brasil me parece um cenário factível nos dois meses pela frente. Podendo registrar até um pico.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, você deixa essa bola quicando aí e eu só com vontade de chutar, faz tempo. Então, vou fazer uma tentativa.

Será que não é "por aí"(velha essa, hehehe)...

 

Ricardo, chute a vontade. Li teu belo post.

 

Entendo teus argumentos.Não há necessidade de replicá-los no momento.

Vou tentar explicar rapidinho o meu.

 

a- Eu não vi "onda de frio" e nem "onda de calor" (muito menos históricas para a cidade de POA).

 

b- Eu vi duas situações opostas de magnitudes semelhantes.

 

c- Suponho que a média da mínimas esteja abaixo da normal da mínimas (até 15/06)

 

d- Suponho (com mais certeza) que a média das máximas esteja acima da normal das máximas (até 15/06)

 

e- Suponho com considerável certeza que a temperatura média esteja próxima a normal de junho 1961/1990...e acho razoável que esteja alguns décimas acima da média algo entre 0,4 e 0,7ºC. (até 15/06)

 

Se algo histórico tivesse acontecido no período os números mostrariam.

 

E eles mostram duas situações que tendem a extremos, sim. Mas Nada histórica"

 

Concluindo houve onda de frio caracterizada em Bom Jesus, Santa Maria, Torres e a de Rio Grande essa de proporções históricas digna de livro.

 

Abraços

 

DEMOROU!!!!!!!!

 

mAFILI DE VOLTA AO RINQUE!

Link to comment
Share on other sites

digo

 

Mafili de volta ao rinque.

onda de frio pode ser caracterizar por mais de 5 dias?

acho que sim.

Pois, na descrição teórica do veranico de maio se tem como mais de 5 dias com temperaturas de altas.

tendo a concordar com o Mafili. Sendo assim, acho que tivemos ondas de frio em 2000, e outros anos em que emedou frio contínuo de até 20 dias.

Fora isso, o RS tem um clima caótico de quente e frio de frio e quente.Como o Marcos colocou. Normal.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, você deixa essa bola quicando aí e eu só com vontade de chutar, faz tempo. Então, vou fazer uma tentativa.

Será que não é "por aí"(velha essa, hehehe)...

 

Ricardo, chute a vontade. Li teu belo post.

 

Entendo teus argumentos.Não há necessidade de replicá-los no momento.

Vou tentar explicar rapidinho o meu.

 

a- Eu não vi "onda de frio" e nem "onda de calor" (muito menos históricas para a cidade de POA).

 

b- Eu vi duas situações opostas de magnitudes semelhantes.

 

c- Suponho que a média da mínimas esteja abaixo da normal da mínimas (até 15/06)

 

d- Suponho (com mais certeza) que a média das máximas esteja acima da normal das máximas (até 15/06)

 

e- Suponho com considerável certeza que a temperatura média esteja próxima a normal de junho 1961/1990...e acho razoável que esteja alguns décimas acima da média algo entre 0,4 e 0,7ºC. (até 15/06)

 

Se algo histórico tivesse acontecido no período os números mostrariam.

 

E eles mostram duas situações que tendem a extremos, sim. Mas Nada histórica"

 

Concluindo houve onda de frio caracterizada em Bom Jesus, Santa Maria, Torres e a de Rio Grande essa de proporções históricas digna de livro.

 

Abraços

 

mAFILI DE VOLTA AO RINQUE!

 

Sossega que os "treinadores" já jogaram a toalha, hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Calma lá meus amigos! Não há motivo para pânico, Notem:

 

1 - Foi feita a análise e demonstração de uma saída isolada, mas que coincide com alguns de meus pensamentos.

 

2 - É necessário um acompanhamento diário que não tenho tempo para fazer.

 

3 - O modelos CFS costuma variar de rodada para rodada.

 

4 - O cenário não é catastrófico. Se o El Nino surgir no trimestre JJA será fraco e não terá ainda muita influência.

 

5 - Já vi o modelo errar feio para um mês.

 

6 - Não moramos em Yakutsk

 

7 - A minha última observação foi: pessoalmente tenho minhas dúvidas sobre esse aquecimento todo, especialmente porque Nino 1+2 tende a cair de agora em diante, não devendo sustentar anomalias tão altas. Normalidade a anomalias ligeiramente positivas no Sul do Brasil me parece um cenário factível nos dois meses pela frente. Podendo registrar até um pico.

 

Caio, acredito na tua primeira análise.

mas, o frio intenso que fez no início do mês estava imprevisto. havia sim uma tendência. encima do laço a coisa mudou.

o AAO baixou e agora sobe novamente. Parece que teremos uma verdadeira gangorra entre frio e calor. Não chega a ser anormal.

Acredito em algumas Mps fortes. Mas, talvez o extremo nos pegue com a volta da umidade, que está faltando para gerar algo mais consistente.

Link to comment
Share on other sites

Calma lá meus amigos! Não há motivo para pânico, Notem:

 

1 - Foi feita a análise e demonstração de uma saída isolada, mas que coincide com alguns de meus pensamentos.

 

2 - É necessário um acompanhamento diário que não tenho tempo para fazer.

 

3 - O modelos CFS costuma variar de rodada para rodada.

 

4 - O cenário não é catastrófico. Se o El Nino surgir no trimestre JJA será fraco e não terá ainda muita influência.

 

5 - Já vi o modelo errar feio para um mês.

 

6 - Não moramos em Yakutsk

 

7 - A minha última observação foi: pessoalmente tenho minhas dúvidas sobre esse aquecimento todo, especialmente porque Nino 1+2 tende a cair de agora em diante, não devendo sustentar anomalias tão altas. Normalidade a anomalias ligeiramente positivas no Sul do Brasil me parece um cenário factível nos dois meses pela frente. Podendo registrar até um pico.

 

Grande, Caio, compreendo o que disseste.Minha observação se dá muito mais devido ao meu nível de paciência com esse ano (aqui pro norte de SC especificamente) estar no limite! Olhar esses mapas e não ficar deprimido é difícil! Mas tem muita coisa para rolar ainda...vamos acompanhando! :good:

Link to comment
Share on other sites

DEMOROU!!!!!!!!

KKKKK.....Os amantes do tempo (weather) ainda se tornarão amantes do clima (climate) e WEATHER IS NOT CLIMATE. (TEMPO NÃO É CLIMA).

 

Muito se discutiu onde colocar.

 

Uma consideração importante o mundo dos modelos é PLANO.

 

Sendo assim o local correto para se colocar uma estação meteorológica no "mapinha" abaixo é o ponto G.

 

Todavia, para fins agronômicos qualquer lugar é lícito, pois, diferentes atividades sociais e econômicas podem ser desenvolvidas nesse hipotético relevo.

 

Desculpem a qualidade do mapinha.

 

Alea jacta est:

 

lugarcerto.png

 

PS: Gamboa, como você é amante das coisas do clima e sendo um estudioso e ávido leitor fica mais fácil compreender a minha posição que é muito semelhante ao que você relatou...Abraços

Link to comment
Share on other sites

Olhá só a última edição do Jornal da Serra.

 

71724e36576f1b397378c7f07bf884b8.jpg

Fonte: Edição de junho de 2012 do Jornal da Serra.

 

Coutinho, não vá embora não, eu ainda acredito em suas previsões :mosking: ahuahuhauhuahu...

 

Em São Joaquim, parece que o verão :pleasantry: continua, agora agradáveis 16ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Asa-Móvel aberta!

 

Bom, Luba.

 

Se Colin Chapman estivesse vivo ele certamente diria:

 

_Luba é por ai.

 

A questão é onde no mapinha abaixo existe efeito solo?

 

Em outras palavras;

 

a- onde está a mini-saia?

b- onde está o assoalho não plano?

c- onde está o difusor?

 

No tempo de Colin Chapman peças móveis eram proibidas na F1 ( acho que deveriam ser até hoje).

 

A questão de fundo é parece que temos um caso semelhante ao BT 46 versão B ( projeto de Gordon Murray e aplicado por Bernie Ecclestone).

 

a memória anda fraca (aceito correções históricas)

 

Enfim, a discussão de baixada é uma discussão aerodinâmica (afinal é atmosfera)

 

lugarcerto.png

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, o general Inverno, está reposicionando suas tropas, depois do forte avanço da semana passada.

Tudo que aqui digitamos, são suposições,conceitos, convenções e interpretações de modelos... , não a imagem do futuro nem a verdade absoluta.

Nunca podemos esquecer do CAOS e que a "única" constante é a permanente mudança.

 

A vida vem em ondas......

Imagem1.png

Link to comment
Share on other sites

Olhá só a última edição do Jornal da Serra.

 

71724e36576f1b397378c7f07bf884b8.jpg

Fonte: Edição de junho de 2012 do Jornal da Serra.

 

Só explicando para o pessoal que é de fora e não sabe desta história de Bola de Neve:

 

Trata-se do nome da operação da Polícia que visou à detenção de grandes políticos e lideranças de São Joaquim, entre eles, o prefeito cassado, Nérito, acusados de corrupção, desvio de verbas, tráfico de influência, formação de quadrilha e concussão. :mail:

 

Ele está preso aqui em Lages e vai se manter por algum bom tempo...

Link to comment
Share on other sites

Bem, eu não me animo com este mapa cheio de anomalias negativas de temperatura para o Sudeste em Julho.

 

Mês passado, os mapas também mostravam anomalias negativas em Junho para cá, e VEJAM O QUE ACONTECEU.

 

Muita incerteza em Julho...pessoalmente eu acredito num mês de muitas variações, vai ter calorão fora de época e massa

polar com grande capacidade de gerar neve nas serras do Sul. Vamos ver se desta vez eu dou sorte com o frio no Sul, mas

a julgar pela minha "sorte", acho que posso pensar em uns 20 graus em Nova Petrópolis :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

- Quase confirmado pelos modelos (falta a parte da natureza): últimos dez dias do mês com temperaturas baixas na maior parte do Sul do Brasil. Devendo terminar abaixo da média no RS e maior parte de SC, na média na maior parte do PR, acima a bem acima da média de SP para cima.

 

- Junho bom no RS e SC, médio no PR e muito ruim para o sudeste no geral.

 

- O análogo de 2009 sugerido pela SST vai se confirmando no comportamento atmosférico do centro-sul do Brasil. Quase ausência total de ASAS e frio mais represado abaixo do paralelo 27S.

 

Segundo os dados do INMET, os piores meses de Junho já registrados em Juiz de Fora foram Jun-02 com 18,7ºC / Jun-03 com 18,3ºC e Jun-73 com 18,1ºC.

Até o dia 15/06 a média estava em 18,0ºC. Ou seja, esta pequena informação corrobora com a tua análise.

 

Ah, que saudade da dinâmica de Maio !

Link to comment
Share on other sites

Asa-Móvel aberta!

 

Bom, Luba.

 

Se Colin Chapman estivesse vivo ele certamente diria:

 

_Luba é por ai.

 

A questão é onde no mapinha abaixo existe efeito solo?

 

Em outras palavras;

 

a- onde está a mini-saia?

b- onde está o assoalho não plano?

c- onde está o difusor?

 

No tempo de Colin Chapman peças móveis eram proibidas na F1 ( acho que deveriam ser até hoje).

 

A questão de fundo é parece que temos um caso semelhante ao BT 46 versão B ( projeto de Gordon Murray e aplicado por Bernie Ecclestone).

 

a memória anda fraca (aceito correções históricas)

 

Enfim, a discussão de baixada é uma discussão aerodinâmica (afinal é atmosfera)

 

lugarcerto.png

 

 

O Brabham BT 46-B, "carro ventilador", é velho hein! Quando ele surgiu o meu Pai ainda era o namorado da minha Mãe! :mosking:

 

Eu sou totalmente a favor de asas móveis, apesar de ser uma tecnologia que faz pouco sentido em carros de rua, embora seja usada no novo Mclaren para ajudar nas frenagens, sendo o oposto do que acontece na F1, aumentando, momentaneamente, o arrasto aerodinâmico.

 

Voltando ao foco, no desenho abaixo, poderíamos colocar uma estação em cada ponto e cada um teria suas peculiaridades. Não existe certo ou errado, cada um coloca a estação onde quer. Como os Bazianos gostam de temperaturas baixas, muito provavelmente colocariam a estação no ponto "D" que parece ser o que mais acumula ar gelado!

 

A idéia do efeito solo é criar uma zona de baixa pressão na parte inferior do carro para gerar maior downforce, pressão aerodinâmica de cima para baixo, aumentando a aderência e, consequentemente, a velocidade de contorno de uma curva. No relevo de uma baixada, a associação de uma encosta de morro com uma baixada em "U" faz com que o ar de alta pressão pressione para baixo, acumulando-se no fundo das baixadas.

Link to comment
Share on other sites

O Brabham BT 46-B, "carro ventilador", é velho hein! Quando ele surgiu o meu Pai ainda era o namorado da minha Mãe! :mosking:

 

A idéia do efeito solo é criar uma zona de baixa pressão na parte inferior do carro para gerar maior downforce, pressão aerodinâmica de cima para baixo, aumentando a aderência e, consequentemente, a velocidade de contorno de uma curva. No relevo de uma baixada, a associação de uma encosta de morro com uma baixada em "U" faz com que o ar de alta pressão pressione para baixo, acumulando-se no fundo das baixadas.

 

ok, Vou trocar " zona de baixa pressão" simplesmente por diferença de pressão (pressão = força/área).

 

Nessa condição o ar está "parado" no cockpit e o piloto com calorão e o ar passando "limpinho" pelo assoalho do carro.

 

Concorda? Antes de virarmos o carro de ponta-cabeça (caleça-para-baixo) ou colocar o piloto no assoalho.

Link to comment
Share on other sites

Não é off...a causa do fato foi o excesso de chuvas... :mail:

 

Resumo 2012:

 

Acumulado Ano (Jan / Mai 2012):

 

Maio12 - Inverno Climático 2012 - Médias:

 

SP:

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 10,6

Campos do Jordão (Horto Florestal): 11,4

Campos do Jordão (Conv): 11,4

Tapiraí: 13,6

Apiaí: 15,4

São Lourenço da Serra: 15,5

Barra do Turvo: 15,8

Riacho Grande (SBC): 15,9

Monte Alegre do ul: 16,4

São Roque: 17,0

Jundiaí: 17,0

Barueri: 17,2

Avaré: 17,6

São Paulo (Aut): 17,8

Campinas: 17,9

São Paulo (Aero-Congonhas): 18,0

Campinas (Viracopos): 18,1

Santos: 21,3

Guarujá (Base Aerea): 22,0

 

Fiz "de olho" uma rápida análise com o monstruoso trabalho do Carlos Dias e descobri coisas interessantes sobre Jundiaí no mes de Maio:

 

- Média de 17,0º C

 

- Na série relatada pelo CIIAGRO, desde 12/93 até 2011, todos os meses de maio foram mais quentes do que maio/2012.

 

- Poucos meses em todos os anos relatados pelo CIIAGRO em Jundiaí foram mais frios do que maio/2012: julho/96 (16,4º C), junho/97 (16,6º C), junho 98 (16,7º C), julho 2000 (16,1ºC ), junho 2009 (15,4º C) :clapping: , junho 2010 (16,4º C) e junho 2011 (15,4º C) :clapping: .

 

"Empate": julho/2009 (17º C).

 

Ou seja, eu deveria ter soltado fogos de artifício pelo maio passado de Jundiaí. Deveria...

 

Essa música eu dedico a essa "felicidade" toda:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.