Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Vou torcer muito para Soledade...região de povo hospitaleiro e simpática do estado do Rio Grande do Sul..

Logo tu vai ter dados de um a estação de baixada daqui, e verás o tamanho da diferença com relação ao topinho Inmet.

 

Olhando Canela e a estação do Caracol....na media o Parque está por volta de 1,5ºC + frio.....Quero ver como ficará ai....

Link to comment
Share on other sites

Vou torcer muito para Soledade...região de povo hospitaleiro e simpática do estado do Rio Grande do Sul..

Logo tu vai ter dados de um a estação de baixada daqui, e verás o tamanho da diferença com relação ao topinho Inmet.

 

Olhando Canela e a estação do Caracol....na media o Parque está por volta de 1,5ºC + frio.....Quero ver como ficará ai....

Falo das médias de mínimas.Qual a diferença neste quesito entre Canela (semi-baixada em altiplano) e baixada(Castelinho)???

Link to comment
Share on other sites

A grande prova da oscilação dos modelos no médio prazo é no que essa MP desta semana se transformou EM CIMA DA HORA. Ela seria mais uma MP murrinha pra Ctba, com chuva e temperaturas entre 10oC e 15oC por vários dias! Desde a 0Z de hoje ela passou a mostrar um ciclone se formando na frente de SC e passou a ser uma MP que produzirá geada, sendo que na 12Z de agora a coisa fica ainda mais interessante com possibilidade de mínimas bem baixas no domingo pela manhã! Veja que tudo isso ocorreu com o GFS dentro da grade de 100-120 horas!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Tem uma regiao no extremo sul de SP que tem altitudes de até 1300 metros sobre o nivel do mar e em latitude de 24 graus, já sob clima sub tropical. Ela esta delineada nesse mapa que o Renan postou, já é praticamente o mesmo clima de uma cidade fria dos campos gerais paranaenses. Lá deve ter nevado forte em 75.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma regiao no extremo sul de SP que tem altitudes de até 1300 metros sobre o nivel do mar e em latitude de 24 graus, já sob clima sub tropical. Ela esta delineada nesse mapa que o Renan postou, já é praticamente o mesmo clima de uma cidade fria dos campos gerais paranaenses. Lá deve ter nevado forte em 75.

Com certeza nevou bem lá em 1975, Tucci! Não è lá que fica Apiaí (24,5oS se não me engano, e 1000 m de altitude!)? tenho impressão de já ter visto fotos da cidade coberta de branco em 1975 aqui no fórum!

Link to comment
Share on other sites

Zé essa região é um pouco mais ao Sul de Apiai, no município de Bonsucesso de Itararé, há alguns picos de 1200 metros e 1 que atinge os 1300 metros. Esta quase a 25 Sul e mais continental. Fã na mesma latitude de Castro quase, mas mais alto. Abs

Link to comment
Share on other sites

Tem uma regiao no extremo sul de SP que tem altitudes de até 1300 metros sobre o nivel do mar e em latitude de 24 graus, já sob clima sub tropical. Ela esta delineada nesse mapa que o Renan postou, já é praticamente o mesmo clima de uma cidade fria dos campos gerais paranaenses. Lá deve ter nevado forte em 75.

Com certeza nevou bem lá em 1975, Tucci! Não è lá que fica Apiaí (24,5oS se não me engano, e 1000 m de altitude!)? tenho impressão de já ter visto fotos da cidade coberta de branco em 1975 aqui no fórum!

 

EU SOU TÃO AZARADO QUE É CAPAZ DE CAIR NEVE NO MEU QUINTAL.

 

EU NÃO MEREÇO ISSO

 

SERIA AZAR DEMAIS

 

MAFILI: SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Link to comment
Share on other sites

Como assim? Mafili, explique-se melhor!!!

 

Tucci, estou no sul do estado de São Paulo.

 

Morando nessa região fria demais.

 

Precisamente em Ibiúna....perto da divisa com Piedade.

 

Isso dá poucos quilômetros de Aipaí.

 

Só faltava essa... Neve no meu quintal...a saída extremada coloca essa possibilidade.

 

O azar demais é força de expressão....Saudades da minha querida Ribeirão Preto.

 

Te juro não é off....Mas se essa tragédia acontecer documentarei.

 

abraços constrangidos...(by Marcos)

Link to comment
Share on other sites

gozação, com certeza, do Mafili.

neve no quintal dele só se for com a máquina de São Joaquim.

aqui refrescou bastante.

Embora eu tenha brochado bastante com a notícia da Metsul de um inverno menos rigoroso. Não jogo a toalha.

Algo bom poderá vir. sem La Nina, há fornecimento suficiente de umidade ao redor do cone sul.

Subindo Mps continentais, poderá dar póvora para a neve.

Sinceramente, eu não tinha acesso aos dados do Inmet. Agora, que os tenho on-line, pude verificar algo que eu fazia quando pequeno.

Pois(já relatei aqui ao pessoal mais antigo...) eu colecionava todos os relatos de máxima, mínima, umidade, médias, etc, de 1971 a 1976, acho que fiz isso.

Depois, joguei tudo fora, junto com recortes de jornais que hoje seriam muito bom. Pois, é diferente de refazer a pesquisa. Hoje, isso é muito fácil, até na internet estão, alguns, disponibilizados.

Mas, essas informações, derrubaram teses de "antigamente era mais frio". NÃO ERA NÃO!

eu mesmo constatei recentemente. Sempre fomos esta loucura no cone sul

Além disso, poucos falam de temperaturas elevadas em Buenos Aires e Montevideu.

Calor não é privilégio de nosso paralelo.

aqui o tempo limpou bastante. Esfriou um bocado.

Link to comment
Share on other sites

Como assim? Mafili, explique-se melhor!!!

 

Tucci, estou no sul do estado de São Paulo.

 

Morando nessa região fria demais.

 

Precisamente em Ibiúna....perto da divisa com Piedade.

 

Isso dá poucos quilômetros de Aipaí.

 

Só faltava essa... Neve no meu quintal...a saída extremada coloca essa possibilidade.

 

O azar demais é força de expressão....Saudades da minha querida Ribeirão Preto.

 

Te juro não é off....Mas se essa tragédia acontecer documentarei.

 

abraços constrangidos...(by Marcos)

 

olha aí o Mafili gostando de frio...quem diria.

frio e calculista com os números, ele é. Cáustico em seus comentários.

Mafili, acho pouco provável a ocorrencia de neve agora por aí. Não é impossível. Sendo até fujão da ciência: ore que Deus manda a neve!

grande abraço!

cuida da vaso-constrição(corrijam-me o português) fica na beira do fogo.

Link to comment
Share on other sites

Super dica para o pessoal do BAZ:

 

O INMET disponibilizou ao público dados diários de toda a sua rede de estações convencionais do período de 1960-atual.

Agora, os bazianos poderão ir à loucura com dados incríveis de frio de massas polares extraordinárias, como 1975, 1985, 1994

e 2000.

 

http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/

 

 

A melhor dica do BAZ em 10 anos, deixando pra trás a dica do Funceme. :clapping: :clapping:

 

Valeu, Renan.

Link to comment
Share on other sites

Super dica para o pessoal do BAZ:

 

O INMET disponibilizou ao público dados diários de toda a sua rede de estações convencionais do período de 1960-atual.

Agora, os bazianos poderão ir à loucura com dados incríveis de frio de massas polares extraordinárias, como 1975, 1985, 1994

e 2000.

 

http://www.inmet.gov.br/projetos/rede/pesquisa/

 

 

A melhor dica do BAZ em 10 anos, deixando pra trás a dica do Funceme. :clapping: :clapping:

 

Valeu, Renan.

 

concordo.

é a melhor de todos os tempos!

recuperei os dados que anotava quando criança.

Link to comment
Share on other sites

Não há de quê, Shima. Essa notícia caiu como uma bomba para mim, mas uma bomba benéfica. Há tempos eu tentava

conseguir dados pré-1973 pra cá.

 

E a rodada 18Z ampliou o frio pro Sudeste, tanto neste Sábado quanto na próxima terça. São tendências, tudo pode mudar,

mas este dia 26/06 já começa a me animar !

Link to comment
Share on other sites

 

DESCONTE A URBANIZAÇÃO E SERÃO MENOS QUENTE, COMO COMPARAR OS DADOS DE POA DE 1914 COM HOJE, É O MESMO QUE PEGAR A AV. PAULISTA DE 1900 E ATUAL.

 

ESTE É O PROBLEMA, POUCA OU NENHUMA ESTAÇÃO ANTIGA NAS MESMAS CONDIÇÕES DESDE O INÍCIO.

 

 

A de Lages está praticamente nas mesmas condições. Conclusão, as anomalias anuais são praticamente zero, ao redor da média de 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Como assim? Mafili, explique-se melhor!!!

 

Tucci, estou no sul do estado de São Paulo.

 

Morando nessa região fria demais.

 

Precisamente em Ibiúna....perto da divisa com Piedade.

 

Isso dá poucos quilômetros de Aipaí.

 

Só faltava essa... Neve no meu quintal...a saída extremada coloca essa possibilidade.

 

O azar demais é força de expressão....Saudades da minha querida Ribeirão Preto.

 

Te juro não é off....Mas se essa tragédia acontecer documentarei.

 

abraços constrangidos...(by Marcos)

 

 

Um amigo meu tem casa em um condomínio em Ibiúna, perto da represa e a região é sempre bem fria! Piedade é fria também!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, por favor...calunia, não.

EU DETESTO FRIO.

Vamos lá,

 

A normal de POA (1981/2010) aumentou o Marcos disse que o AAA falou que era ilha de calor urbano ( ou urbanização)

 

Bom, lá fui eu..... calcular a normal 1981/2010 de Santa Vitória. Resultado a média aumentou 0,2ºC.( outra urbanização terrível....será?)...algum comentário????

 

Pedi os dados de Urupema para o Caio e para o Carlos....nenhuma resposta (ressaltando que o Caio pediu para eu pedir para o Carlos)....depois falam dos órgãos oficiais....rsrsrsrsrs.

 

Bom pelo menos Apiaí tem neve documentada e muito bem documentada ao contrário de algumas localidades onde o evento é tão comum que seus habitantes por acharem o fato extremamente corriqueiro o ignoram por completo.

 

Caio, espere que observes,

 

É um compósito estranho invernos 1959/1962 correlacionados com Niño 3.4 com lag de cinco meses isso´é com o compósito de Niño 3.4 referentes a NOV/DEZ/JAN.

 

Ainda não analisei ano by ano para chegar em 1962.

 

A questão aqui não é comparar a porção meridional do Brasil com idêntica posição no território argentino que nesse período parece bem correlacionado.

 

Vou focar posição onde no continente Antartico deve estar a anomalia de gelo???

 

Abraços calorosos

 

 

 

http://i1195.photobucket.com/albums/aa391/MAFILI/1771385125117017390.gif

Link to comment
Share on other sites

A chuva quase não dá trégua por aqui desde o amanhecer. Já tenho 70 mm acumulados hoje, somados aos 55 mm de ontem. Parece que choveu né? rsrs

Há pontos de alagamentos em várias cidades da metade norte paranaense e na região de União da Vitória, sul do estado.

 

Por conta do tempo fechado, com visibilidade reduzida pela neblina o dia inteiro, a temperatura pouco variou: mín. 16,4°C e máx. 18,8°C. O aeroporto de Londrina já está fechado a 24 horas e Maringá também fechado a um bom tempo.

Link to comment
Share on other sites

Como assim? Mafili, explique-se melhor!!!

 

Tucci, estou no sul do estado de São Paulo.

 

Morando nessa região fria demais.

 

Precisamente em Ibiúna....perto da divisa com Piedade.

 

Isso dá poucos quilômetros de Aipaí.

 

Só faltava essa... Neve no meu quintal...a saída extremada coloca essa possibilidade.

 

O azar demais é força de expressão....Saudades da minha querida Ribeirão Preto.

 

Te juro não é off....Mas se essa tragédia acontecer documentarei.

 

abraços constrangidos...(by Marcos)

Conheço bem Ibiúna, alta pra caramba e fria, conheço tmbm Piedade.Pelo que sei há relatos de neve nesta região em 1975,e Apiaí logo mais ao sul tem fotos deste evento.

Link to comment
Share on other sites

Posso escrever pouco com o braço esquerdo. E aí? Ninguém vai "chorar" sobre as informações trazidas pelo Anselmi? :mosking:

 

Alguns devem ter motivos.

 

A anomalia do CFS é sobre 1981/2010.

 

Como a anomalia no RS subiu 0,2ºC ou mais.

 

o gráfico CFS mostra 0,0ºC ou uma anomalia ligeiramente positiva para julho.

 

Acho que alguns devem ter motivos para chorar,sim.

 

PHP:Se nevar aqui eu corto meu braço direito (by Juka Kfouri)

Link to comment
Share on other sites

Paulo, por favor...calunia, não.

EU DETESTO FRIO.

Vamos lá,

 

A normal de POA (1981/2010) aumentou o Marcos disse que o AAA falou que era ilha de calor urbano ( ou urbanização)

 

Bom, lá fui eu..... calcular a normal 1981/2010 de Santa Vitória. Resultado a média aumentou 0,2ºC.( outra urbanização terrível....será?)...algum comentário????

Meu comentário, na página 120 desse tópico, é de que a urbanização é uma hipótese possível para o aquecimento. Foi assim que coloquei a posição do AAA e a minha (não posso falar por ele, mas ele considera a urbanização um hipótese provável). Pode ser algo perfeitamente natural. Temos que levar em consideração que tivemos anos muito quentes na virada dos anos 90 para 2000.

 

Quanto a Sta. Vitória tem que ver como está a estação. Se encheram de pequenas construções à volta isso pode ter real impacto. Mas não sei.

 

Por aqui um dia invernal, um frio bom. A máxima ficou em 15,0° com sensação de frio o dia todo. O sol apareceu um pouco só no final da tarde, e agora estamos no limite da nebulosidade. Tenho a mínima do dia: 12,4°. U.r. em 81% e vento ESE a 7,0 km/h. Se limpar amanheço com 8°.

 

Abraços aquecidos!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, por favor...calunia, não.

EU DETESTO FRIO.

Vamos lá,

 

A normal de POA (1981/2010) aumentou o Marcos disse que o AAA falou que era ilha de calor urbano ( ou urbanização)

 

Bom, lá fui eu..... calcular a normal 1981/2010 de Santa Vitória. Resultado a média aumentou 0,2ºC.( outra urbanização terrível....será?)...algum comentário????

Meu comentário, na página 120 desse tópico, é de que a urbanização é uma hipótese possível para o aquecimento. Foi assim que coloquei a posição do AAA e a minha (não posso falar por ele, mas ele considera a urbanização um hipótese provável). Pode ser algo perfeitamente natural. Temos que levar em consideração que tivemos anos muito quentes na virada dos anos 90 para 2000.

 

Quanto a Sta. Vitória tem que ver como está a estação. Se encheram de pequenas construções à volta isso pode ter real impacto. Mas não sei.

 

Por aqui um dia invernal, um frio bom. A máxima ficou em 15,0° com sensação de frio o dia todo. O sol apareceu um pouco só no final da tarde, e agora estamos no limite da nebulosidade. Tenho a mínima do dia: 12,4°. U.r. em 81% e vento ESE a 7,0 km/h. Se limpar amanheço com 8°.

 

Abraços aquecidos!

 

há influência, sim, da urbanização.

Santa Vitória?! não sei, também. Há de se investigar.

o que acho ao longo de todo esse tempo e analisando alguns dados é que a mudança é mínima.

1975? os números falam por si: um pico de frio em julho e um inesquecível evento de neve...mas, não foi um frio o tempo todo.

Curitiba, a cida mais fria das capitais, tevem temperaturas baixas; mas teve seus 20 e tantos graus.

Ora, tudo está no seu lugar.

1984? ano da neve de Porto Alegre, vejamos como se comportou a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Posso escrever pouco com o braço esquerdo. E aí? Ninguém vai "chorar" sobre as informações trazidas pelo Anselmi? :mosking:

 

O frio rigoroso e principalmente a neve, são como o Brasil na Copa de 94! Não ganhava a 24 anos, então só acreditaram quando o Baggio mandou a bola lá na arquibancada!!! :mosking:

 

Depois de 300.000.000 anos esperando...

 

É melhor deixar um desfibrilador no caso de emergência... :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E o que os modelos vem apresentando para o restante do mês é um comportamento atmosférico muito longe do aquecimento percebido no pacífico. Podemos relacionar o comportamento deste outono/inverno a quase tudo, menos a padrão de El Nino. Seca no RS e SC, chuva na Amazônia, ausência de bloqueio, umidade excessiva onde normalmente era para estar seco (especialmente se houvesse bloqueio e/ou o domínio de ASAS), pulsos de frio fortíssimos desde março e padrão de desvio negativo mais acentuado quanto mais ao sul. Pois padrão de La Nina forte nunca foi sinônimo de anomalias negativas na maior parte do sudeste e na Mantiqueira, vide julho de 2000 em CDJ.

 

A serem mantidas as rodadas mais propícias ao frio, que são maioria nos últimos dias na grade de 15 dias, os próximos dias farão lembrar um padrão inusitado de La Nina sob condições tão opostas que marcham as águas do pacífico equatorial. Teremos a passagem livre e quase sem tropeços de qualquer frente-friaque tente cruzar o paredão Brasil. A partir de amanhã o padrão invernal deve predominar e deixar essa e a próxima semana com dias típicos da estação. Este começo de agora mais úmido e ameno, ficando seco e mais frio até o começo da próxima semana, quando outra frente deve cruzar e possivelmente trazer outro anticiclone polar que tem chances de surpreender.

 

Pessoalmente vejo que teremos boas negativas pelas cidades mais frias a partir de sexta, com tempo seco e firme no final de semana em todo o centro-sul. Mas com esse ar frio e seco garantido há muitos dias, as dúvidas recaem sobre o outro pulso que é motivo de tanta discórdia na próxima semana entre os diversos modelos globais. Pelos últimos dados há discórdia continua, inclusive com o NOAA chamando a atenção a esse fato. Com o GFS agora um pouco mais otimista e ainda sem "vencer" nenhuma grande batalha neste ano ante o seu "rival" europeu fica a pergunta: não é chegado o momento do europeu correr atrás do americano, indicando uma erupção mais continental do que vem mostrando?

 

Com tantos passos na direção contrária fica até difícil de imaginar uma reversão do europeu a esta altura do campeonato. Mas mudanças deste tipo já foram observadas no passado, e dada a grande variabilidade das últimas rodadas, eu diria neste momento que estamos mais próximos de assistir essa guinada do que em qualquer outro momento neste ano. Pelo americano, frio mais amplo e continental entrando em 144h, para fechar o muito bem o mês a espera de algo que já vem surgindo vez e outra no horizonte para o começo de julho.

 

Se o padrão mais próximo de pacífico frio do que aquecido irá perdurar pelo restante da estação? O CFS mostrado pelo Anselmi acredita que este ritmo irá permanecer, o que é ótimo. Mas como acreditar em um modelo que há 10 dias do fim do mês me mostra hoje que junho deve terminar acima da média no RS, quando os dados e as projeções mostram exatamente o oposto?

 

 

CFSjun1.png

 

 

Se o GFS de 15 dias já mostra diferença absurdas entre as rodadas, o que dirá um modelo que projeta 30 dias?

 

Bom sigo com meus pensamentos e vou assistindo temporariamente a confirmação da minha teoria lançado no início de maio neste fórum: tendo São Joaquim como referência, que acredito cobre uma boa área com comportamento semelhante, primeira metade de JJA normal a ligeiramente abaixo. Segunda metade de JJA normal a ligeiramente acima.

 

Veremos os próximos capítulos...

Link to comment
Share on other sites

E para os decepcionados para um inverno "quente", que talvez se avizinhe, olha os dados de Porto Alegre de 1984. Um julho quente, um agosto de sempre, maluco.

até o dia em que nevou por aqui.

 

Estacao;Data;Hora;TempMaxima;TempMinima;

83967;01/07/1984;0000;23.9;;

83967;01/07/1984;1200;;7.3;

83967;02/07/1984;0000;26.8;;

83967;02/07/1984;1200;;11.1;

83967;03/07/1984;0000;29.9;;

83967;03/07/1984;1200;;14.8;

83967;04/07/1984;0000;19;;

83967;04/07/1984;1200;;12.5;

83967;05/07/1984;0000;30.2;;

83967;05/07/1984;1200;;14.9;

83967;06/07/1984;0000;26.2;;

83967;06/07/1984;1200;;14.6;

83967;07/07/1984;0000;16.8;;

83967;07/07/1984;1200;;8.1;

83967;08/07/1984;0000;18.8;;

83967;08/07/1984;1200;;10.7;

83967;09/07/1984;0000;28.9;;

83967;09/07/1984;1200;;14.2;

83967;10/07/1984;0000;23.5;;

83967;10/07/1984;1200;;16;

83967;11/07/1984;0000;29.7;;

83967;11/07/1984;1200;;14.5;

83967;12/07/1984;0000;25;;

83967;12/07/1984;1200;;13.8;

83967;13/07/1984;0000;13.8;;

83967;13/07/1984;1200;;8.8;

83967;14/07/1984;0000;14.6;;

83967;14/07/1984;1200;;7.8;

83967;15/07/1984;0000;13.4;;

83967;15/07/1984;1200;;10.4;

83967;16/07/1984;0000;19.4;;

83967;16/07/1984;1200;;11.8;

83967;17/07/1984;0000;24.9;;

83967;17/07/1984;1200;;12.4;

83967;18/07/1984;0000;23.2;;

83967;18/07/1984;1200;;14;

83967;19/07/1984;0000;16.4;;

83967;19/07/1984;1200;;13.7;

83967;20/07/1984;0000;15;;

83967;20/07/1984;1200;;12.5;

83967;21/07/1984;0000;13.8;;

83967;21/07/1984;1200;;9.3;

83967;22/07/1984;0000;11.2;;

83967;22/07/1984;1200;;8.2;

83967;23/07/1984;0000;13.7;;

83967;23/07/1984;1200;;7.9;

83967;24/07/1984;0000;19.1;;

83967;24/07/1984;1200;;6.8;

83967;25/07/1984;0000;13.9;;

83967;25/07/1984;1200;;6.8;

83967;26/07/1984;0000;14.6;;

83967;26/07/1984;1200;;2.2;

83967;27/07/1984;0000;17.5;;

83967;27/07/1984;1200;;5.6;

83967;28/07/1984;0000;13.1;;

83967;28/07/1984;1200;;5.4;

83967;29/07/1984;0000;13.6;;

83967;29/07/1984;1200;;4.2;

83967;30/07/1984;0000;20.9;;

83967;30/07/1984;1200;;5.7;

83967;31/07/1984;0000;26.1;;

83967;31/07/1984;1200;;9.3;

83967;01/08/1984;0000;19.7;;

83967;01/08/1984;1200;;13.3;

83967;02/08/1984;0000;16.6;;

83967;02/08/1984;1200;;9.6;

83967;03/08/1984;0000;17.2;;

83967;03/08/1984;1200;;9.6;

83967;04/08/1984;0000;19.8;;

83967;04/08/1984;1200;;6.3;

83967;05/08/1984;0000;20.1;;

83967;05/08/1984;1200;;9.1;

83967;06/08/1984;0000;17.9;;

83967;06/08/1984;1200;;12.6;

83967;07/08/1984;0000;14.4;;

83967;07/08/1984;1200;;8;

83967;08/08/1984;0000;11.4;;

83967;08/08/1984;1200;;7;

83967;09/08/1984;0000;20.4;;

83967;09/08/1984;1200;;8.6;

83967;10/08/1984;0000;19.8;;

83967;10/08/1984;1200;;13.4;

83967;11/08/1984;0000;22.1;;

83967;11/08/1984;1200;;15;

83967;12/08/1984;0000;19.1;;

83967;12/08/1984;1200;;14.4;

83967;13/08/1984;0000;14.4;;

83967;13/08/1984;1200;;10.8;

83967;14/08/1984;0000;14.2;;

83967;14/08/1984;1200;;7.1;

83967;15/08/1984;0000;13.4;;

83967;15/08/1984;1200;;5.9;

83967;16/08/1984;0000;12.9;;

83967;16/08/1984;1200;;7;

83967;17/08/1984;0000;15.8;;

83967;17/08/1984;1200;;8;

83967;18/08/1984;0000;18.9;;

83967;18/08/1984;1200;;9.5;

83967;19/08/1984;0000;19.5;;

83967;19/08/1984;1200;;13.1;

83967;20/08/1984;0000;23.9;;

83967;20/08/1984;1200;;12.9;

83967;21/08/1984;0000;18.4;;

83967;21/08/1984;1200;;14.3;

83967;22/08/1984;0000;18.7;;

83967;22/08/1984;1200;;13.2;

83967;23/08/1984;0000;21.9;;

83967;23/08/1984;1200;;12.6;

83967;24/08/1984;0000;16.7;;

83967;24/08/1984;1200;;2.4;

83967;25/08/1984;0000;12.6;;

83967;25/08/1984;1200;;3;

83967;26/08/1984;0000;15.5;;

83967;26/08/1984;1200;;3.7;

83967;27/08/1984;0000;17.6;;

83967;27/08/1984;1200;;4.1;

83967;28/08/1984;0000;16.4;;

83967;28/08/1984;1200;;7.9;

83967;29/08/1984;0000;21.4;;

83967;29/08/1984;1200;;6.7;

83967;30/08/1984;0000;23.3;;

83967;30/08/1984;1200;;8.1;

 

ninguém esquece esse inverno mas foi relativamente quente. Vejam a temperatura que fez um dia antes de nevar em Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

SIMEPAR >>> Atualizado às 22 h 11 min

 

O sistema meteorológico que está provocando chuvas sobre o estado paranaense, lentamente se desloca para São Paulo. Devido a esse deslocamento, as chuvas ficaram concentradas na metade norte do Paraná, nesta terça-feira. A figura mostra a parcial dos acumulados de precipitação de hoje. Uma atenção especial para os elevadíssimos acumulados no setor norte do Paraná, que já ultrapassam os 170 mm.

 

2986.png.921796a51303f068ee18b92ffca73dea.png

 

Capturar.JPG.be60aa771ce04bcefe9753595a9d468a.JPG

Link to comment
Share on other sites

O pau ta comendo no PR hein Igor? Perigosos acumulados, e vem mais. Todo cuidado é necessário!

 

Chuvarada no Norte do Paraná nessa época não é muito comum! Livros antigos sobre o clima do Estado, como do geógrafo Maack, que morou muitos anos no Estado, citam o aumento das chuvas no inverno no início da década de 50, quando geou por muitos anos de forma consecutiva, principalmente entre 53 e 56.

 

Caio, esse ano está um pouco diferente a distribuição da humidade pelo país hein! Maior cheia da história do Rio Negro na Amazônia, uma das maiores secas no Nordeste em décadas, e agora inverno chuvoso no Norte do Paraná, sudeste, e também no C. Oeste. No Mato Grosso, tem produtor assustado com a chuva nessa época, dificilmente chove em Junho no cerrado matogrossense.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O pau ta comendo no PR hein Igor? Perigosos acumulados, e vem mais. Todo cuidado é necessário!

 

Chuvarada no Norte do Paraná nessa época não é muito comum! Livros antigos sobre o clima do Estado, como do geógrafo Maack, que morou muitos anos no Estado, citam o aumento das chuvas no inverno no início da década de 50, quando geou por muitos anos de forma consecutiva, principalmente entre 53 e 56.

 

Caio, esse ano está um pouco diferente a distribuição da humidade pelo país hein! Maior cheia da história do Rio Negro na Amazônia, uma das maiores secas no Nordeste em décadas, e agora inverno chuvoso no Norte do Paraná, sudeste, e também no C. Oeste. No Mato Grosso, tem produtor assustado com a chuva nessa época, dificilmente chove em Junho no cerrado matogrossense.

 

Sds.

 

Ué, Silvio. Se o ASAS está lá na África passeando. O canal de umidade está aberto. E o clássico ar frio + ar quente e úmido...Água.

Link to comment
Share on other sites

Caio, depois dessa nunca mais olho o CFS! Péssimo nowcast!!

 

Bruno, o CFS está projetando uma anomalia negativa de 0,2/0,3ºC para a normal 1961/1990 no mapa que o Caio postou para o RS...não me parece tão ruim.

 

A anomalia projetada é positiva! But, fecharemos negativos...

 

Realmente está rosa. Olhe a linha de contorno é rosa (=zero) sobre a anomalia 1981/2000.

 

Na verdade está indicando -0,2/-0,3ºC sobre a anomalia 196/1990. (para o RS).

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.