Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Já tem o thread completo do Gerson ?

 

 

Compleeeeeetoooo, completo......ainda NAO!!

 

Mas essas quase 30 fotos nao quebram o galho por hora?

 

:hi:

 

------------

 

Tirei mais de 300 fotos......mas essa selecao tem as TOPs delas.

Amanha, depois de uma boa e merecida noite de sono, postarei mais algumas, ok??

 

.=================

 

PS: Um zoom de um lago semi-congelado na estrada entre Canela e SFPaula.

 

IMG_2567.jpg

Link to comment
Share on other sites

Compleeeeeetoooo, completo......ainda NAO!!

 

Mas essas quase 30 fotos nao quebram o galho por hora?

 

Tirei mais de 300 fotos......mas essa selecao tem as TOPs delas.

Amanha, depois de uma boa e merecida noite de sono, postarei mais algumas, ok??

 

 

Quando postares carrego no site da MetSul. Aliás to louco pra carregar. Mas como vai ser uma galeria no site, tem que soltar tudo de uma só vez sem edição posterior para acréscimos. Se postares sábado, faço na noite de sábado ou na madrugada de domingo.

Link to comment
Share on other sites

Fotos magníficas, Gerson ! Creio que você tenha sentido mais frio agora aí no RS do que no inverno passado em Londres.

 

E eu estou confiante com Urupema. Nem falo de chegar nos -10C (que sonho seria), mas acho que dá pra superar a mínima

de ontem, frustrada pela nebulosidade.

 

No momento faz um pouco de frio por aqui, com 14,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

A última vez que Santa Catarina registrou uma temperatura mais perto dos -9,2ºC de Bom Jardim da Serra foi em 28 de junho do ano passado, com -8,8ºC em Urupema, que nesta sexta-feira teve -8,4ºC. Mas temperatura menor que -9,2ºC, conforme levantamento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), foi há duas décadas, em 2 de agosto de 1991, com -10ºC em São Joaquim.

 

Não dá pra usar uma estação que não existia há cinco anos para dizer que foi o maior frio em duas décadas. Existissem Urupema ou Bom Jardim da Serra com monitoramento há dez anos e teríamos encontrados mínimas menores que as de hoje. Comparação histórica só se for com o mesmo sítio e estação.

 

Perfeito Alexandre, sem nada a acrescentar!!!

 

Os -10C em S. Joaquim em 91 foram no topo do Inmet, e os -9C em 2000 também. Nessas 2 ocasiões, tivesse a estação de Urupema a mínima seria bem mais baixa que agora!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Já estou em 7,7°. Na Lomba do Pinheiro já afundou para 4,7°!! E são recém 19:10!!

 

 

:rofl:

 

Vai desfilar na Padre Chagas de regata? :twisted:

 

Sds.

 

Não, porque lá só tem playboyzinho, Silvio. :rofl:

 

Acho que hoje novamente negativará de leve!

Não. Vou para lá de sunga com lantejoula e óleo no corpo depois de sair da academia. O que acham?? :mosking:

 

Hahahahahahahaha, boa Torales!!! :rofl: :rofl:

 

Porto Alegre vai ter o seu Oil Man, o nosso ex-amigo Marcos Boldrini... kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

[Não. Vou para lá de sunga com lantejoula e óleo no corpo depois de sair da academia. O que acham?? :mosking:

 

Hahahahahahahaha, boa Torales!!! :rofl: :rofl:

 

Porto Alegre vai ter o seu Oil Man, o nosso ex-amigo Marcos Boldrini... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse comentário foi meu!! Trocaram os nomes, hehehehe. Mas prefiro ficar só como amigo!! :punish: :mosking:

 

Para celebrar nossa amizade, Zona Sul de POA ZERANDO à 1:30 da manhã!! Belém Novo com 0,8° no momento!!! :shok:

 

O local mais quente (ou menos frio) é o topo urbanizado do Moinhos com 4,9°. Aqui tenho 4,2° com 78%. Devo bater os 2,1° dessa noite!! Está melhor do que a encomenda!!

 

Abraços de homem!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se vocês notaram mas formou um "mini cavado" sob o centro do RS, infelizmente essa banda de nebulosidade está se dirigindo para as serra e fazendo esse aumento de temperatura. Parece macumba já isso!

 

E essa sessão de fotos do Gerson, sério sem comentários, que primor!

PQP!!! Tem nebulosidade se formando pelo vento em altitude associado ao ciclone! Tomara que não se espalhe mais e dissipe logo!!

 

Ainda 4,2°. Céu totalmente limpo e nada de vento!

 

Abraços gélidos!

Link to comment
Share on other sites

Tanto o GFS quanto o ECMWF apontam para o início do veranico na próxima quarta. A divergência está no fim do veranico. Enquanto a próxima MP é apontada pelo ECMWF para entrar já no próximo sábado, pelo GFS ela entraria somente na outra segunda. Felizmente acho o ECMWF mais confiável para previsão de 7 dias.

Link to comment
Share on other sites

tirei fotos da geada de hoje. Fantástica. medi a temperatura às 8h numa baixada aqui perto: 1.0°C. pode ter feito menos. Estava um geadão parecido ou até mais extremo que o de São Chico. Impressionante! postos as fotos depois.

Esta temperatura de -3,0°C na base aérea é algo espantoso! não me lembro desse registro anteriormente.

Link to comment
Share on other sites

ridícula a cobertura da imprensa sobre o frio de hoje. A ZH, praticamente nada. O Correio do Povo, idem. Baseiam-se nas estações oficiais do Inmet, de topo.

Acredito que em Ausentes e outras regiões, a temperatura tenha afundado a uns -6 ou mais(ou menos? :laugh: ).

Ora, os bolsões de ar frio depositam-se nas baixadas, neste momento em que a MP enfraquece e começa a perdr força. Mas, o frio continua forte.

Minha mínima aqui chegou a 1.9, de novo. Pode ter dado menos.Mas, em torno das 7h45 tirei o termômetro do seu local e fui medir nas baixadas aqui perto do Morro Santana.

Link to comment
Share on other sites

Não duvido que alguma estação da GPA tenha batido algum recorde histórico hj. Esse dado de Canoas baliza essa minha percepção. Porto Alegre só não afunda como na GPA por causa do Guaibão aqui do lado. A gente tem que começar a fazer valer a pena ter esse mega lago ao nosso lado aqui, pôxa!

Link to comment
Share on other sites

Mais um amanhecer congelante, com temperaturas que no momento estão mais parecendo rotineiras do que incomuns. Outras marcas impressionantes registradas nas cidades de Bom Jardim e Urupema, e nas baixadas da serra gaúcha e do planalto médio, região de Soledade. Relevo falando grosso!

 

Obs: que frio é esse na base aérea de Canoas meus amigos?

 

E quando o frio começar a arrefecer com força a partir de amanhã?

 

O aquecimento demonstrará que o grande anticiclone começa a ganhar características mais tropicalizadas, principalmente mais a oeste do centro-sul, pois o centro da alta vai se deslocando para o oceano e ar mais quente da amazônia começa a entrar em jato de baixos níveis. A tropicalização do anticiclone denuncia o prenúncio de um ASAS em formação, que de fato deve mostrar suas garras por um período de sete a dez dias. Bom para o sudeste, que deve ter tempo mais seco depois de uma semana de chuva incessante. E bom para a Mantiqueira, que deve fazer valer a sua altitude e seu ar seco para o registro de sua característica típica da estação.

 

Aquecimento vai curar a ressaca de quem já pede água diante de tanto frio, mas também deve dar início a velha choradeira, onde não vão faltar lenços e panos para lavar o choro no muro das lamentações de quem acha que estamos abaixo do paralelo 45S. Mas para aplacar essa precoce nostalgia pelo frio, um novo forte anticiclone polar começa a surgir nos modelos, fazendo a sua tradicional marcha do pacífico sul para a "zona de ataque" ao cone-sul. Sua erupção pelo interior do continente ainda é motivo de divergência e incerteza nas diversas rodagens, entretanto, há fatores que estão entrando em cena e que podem contribuir para a erupção de uma nova onda de frio por aqui nas baixas latitudes ao sul do hemisfério.

 

Ao passo que o forte anticiclone se aproxima a porta do freezer deve começar a se abrir no pólo sul. A queda da AAO é um fator chave neste cenário, pois não só é relevante como coincide com um anticiclone de elevada potência em aproximação pelo pacífico sul. A queda de de +1 para os -3 projetados mostra um verdadeiro desenlaço do jato polar, levando a indução deste jato a ondular, atingindo as médias latitudes. Quando esta ondulação do jato polar encontrar pelo seu caminho um monstro de 1036/1040hpa, maiores as chances deste atingir o coração da América do Sul.

 

Ao mesmo tempo teremos um ASAS atuando pela costa da América do Sul, levando calor pré-frontal no final do ciclo e jato quente em baixos níveis desde o interior do continente, passando pelo Paraguai, SC, RS e indo terminar no Prata. A junção destes fatores comumente converge para a formação de zonas de baixa pressão no interior do continente que escorrem para o Prata e, associadas ao calor, originam os potentes ciclones extratropicais que dominam os mares do sul por essas épocas.

 

Ainda mais ao sul do hemisfério temos o Antártida com cobertura de gelo acima da média em 0.3, mas já abaixo dos 0.7 do início da estação antes das primeiras aberturas do freezer desde março. A cobertura ainda acima da média demonstra que há gelo e, consequentemente, ar gelado que originou esta anomalia em abundância concentrado próximo ao pólo. E forte queda pronunciada da AAO pode levar este ar gelado concentrado a explodir em direção ao continente quando da desorganização do jato polar, que funciona como um paredão que concentra este ar congelante no extremo sul do hemisféro.

 

Ao mesmo tempo temos observado um padrão atmosférico onde o jato quente e seco do Brasil-Tropical está enfraquecido, tendo grandes regiões e cidades como Cuiabá, Brasília e Goiânia registrado chuva e umidade incomuns para o outono e começo de inverno. Quando em outras épocas já teriam tido a última chuva em fins de abril com a secura predominando a mais de 45 dias por essa época do ano.

Este jato funciona como o paredão brasileiro para o ingresso de fortes anticiclones, dificultando a entrada de eruções de ar frio e ficam bastante evidentes em anos de El Nino e com predominância do ASAS sobre o atlântico. Mas mesmo com o pacífico em aquecimento, ainda em fase neutra, temos observado justamente o oposto nas áreas que costumam secar com a chegada do outono.

 

Todos esses fatores são apenas dicas e sugestões que podem mostram um horizonte apenas favorável ao ingresso de novos pulsos de ar frio. Sabendo da variabilidade climática que nos encontramos ainda é difícil para qualquer profissional predizer se a curto ou médio prazo teremos outros pulsos de ar frio como este ou ainda melhores, acompanhados de ciclone próximo da costa. Mas particularmente vejo um cenário favorável se formando para que outros anticiclones encontrem seu caminho rumo ao cone-sul, trazendo novos episódios marcantes para o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Caio, tua análise é muito interessante.

Converge para a idéia de que temos que ter um bloqueio momentâneo que permita alterar substancialmente o padrão atmosférico.

permite, assim, "puxar" umidade do centro do Brasil e norte da Argentina, esse "jato" pode intensificar ciclones na costa. Quando sobem as Mps poderosas, como esta de agora, temos um combustível úmido capaz de gerar neve.

O que temos hoje é uma falta de umidade aqui. Um secura de doer. Se houve uma normalização dentro desta neutralidade, poderemos congelar em períodos de 7 a 10 dias, alternados com loucos calores dentre o frio extremo.

Link to comment
Share on other sites

Belo estudo, Caio!! Muita coerência e sensatez na tua argumentação. Apenas discordo quanto a durabilidade do padrão provocado pelo ASAS. A Alta está sobre as nossas cabeças nesse momento, caminhando para alto mar. Irá começar a atuar como ASAS a partir de terça. O ECMWF já coloca o fim desse padrão para o próximo sábado, ao passo que o GFS para a outra segunda, quando um baita ciclone puxaria uma nova alta para o norte da Argentina. Isso me leva a entender que o padrão ASAS durará entre 4 e 6 dias.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante! No Litoral Sul deu -0,5° em Rio Grande e -1,4° no Chuí, junto da orla!! Negativou na costa!! :shok: :shok: :shok:

 

Por aqui excelente mínima de 2,0°!! Bati em 0,1° o valor de ontem! Levantei às 7 h só para dar uma olhada e a geada era exatamente da mesma intensidade da de ontem, com as casas manchadas de branco e o terreno aqui à frente um pouco branco. Fantástico!!

 

Agora faz 9,1°com 73%. Aqui dentro chegou a 13,1°. Não caiu mais porque temos sol direto todos os dias, o que aquece os interiores à tarde.

Link to comment
Share on other sites

O INMET de POA conseguiu entrar na casa dos décimos de temperatura! Fez +0,9C!

 

PHP, o nosso INMET é o nosso topinho baixo, hehehe

A automática ficou em 1,1°. As automáticas de POA, Tramandaí e Mostardas foram as únicas que não zeraram no RS. Seguramente zerou no Partenon e na PUC como e em outras áreas do Jardim Botânico perto. Isso se não negativou.

 

Ainda 9,1°.

 

Abraços do topo!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante! No Litoral Sul deu -0,5° em Rio Grande e -1,4° no Chuí, junto da orla!! Negativou na costa!! :shok: :shok: :shok:

 

Por aqui excelente mínima de 2,0°!! Bati em 0,1° o valor de ontem! Levantei às 7 h só para dar uma olhada e a geada era exatamente da mesma intensidade da de ontem, com as casas manchadas de branco e o terreno aqui à frente um pouco branco. Fantástico!!

 

Agora faz 9,1°com 73%. Aqui dentro chegou a 13,1°. Não caiu mais porque temos sol direto todos os dias, o que aquece os interiores à tarde.

 

Marcos, ano passado quando Rio Grande bateu recorde histórico fez -0,9C ou -0,6C?

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Gamboa!! Parabéns por ser o baziano porto-alegrense mais distante do Guaíba, hehehe. Como disse o Bruno: nosso Guaíbão detona com as mínimas. A vantagem é que essas últimas noites foram com ar bem parado, sem vento algum, o que ajuda a anular o efeito do lago.

 

O INMET de Soledade teve uma noite de onda de frio porto-alegrense: cravou 0,0°.

 

Agora 9,3°.

 

Abraços com geada!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Impressionante! No Litoral Sul deu -0,5° em Rio Grande e -1,4° no Chuí, junto da orla!! Negativou na costa!! :shok: :shok: :shok:

 

Por aqui excelente mínima de 2,0°!! Bati em 0,1° o valor de ontem! Levantei às 7 h só para dar uma olhada e a geada era exatamente da mesma intensidade da de ontem, com as casas manchadas de branco e o terreno aqui à frente um pouco branco. Fantástico!!

 

Agora faz 9,1°com 73%. Aqui dentro chegou a 13,1°. Não caiu mais porque temos sol direto todos os dias, o que aquece os interiores à tarde.

 

Marcos, ano passado quando Rio Grande bateu recorde histórico fez -0,9C ou -0,6C?

-0,6°. Isso na convencional, que é o que vale, enfim. Se não bateu ou empatou, passou raspando!!! Mas ainda assim a negativa é impressionante!! É como negativar aqui!

 

Abraços negativos!

Link to comment
Share on other sites

Imagens de Farroupilha neste amanhecer com temperatura mínima "oficial INMET CAXIAS DOSUL+ 1,2, em Farroupilha-Anselmi +1,3

Nas vales da grande Caxias do sul -6,3 na Vicentina

As imagens falam mais do que os -6,3!!!

Link para o album completo no picasaweb

https://picasaweb.google.com/102170819735176182953/FROSTJune92012?authuser=0&feat=directlink

Alumas imagens;

frost-23.jpg

frost-28.jpg

frost-1.jpg

frost-11.jpg

frost-12.jpg

frost-13.jpg

frost-14.jpg

frost-26.jpg

frost-33.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, como diria o AAA: "gelo, gelo e mais gelo!"

 

Cara, acho que tu nunca viu tanta geada no teu bairro como nos últimos 6 invernos!

 

Na onda de frio de julho de 2011 tivemos 6 dias de geada consecutiva. Acho que agora, em junho, tivemos 3 seguidas.

Mas, posso garantir, esta geada de hoje fazi muito tempo que não via. Lembrou-me as geadas de infância, quando eu ia para o colégio, em Bagé.

Pena eu não ser expert em máquina. A que eu tenho possui muitos recursos que não sei usar(não li o manual). Uma das fotos que está tremida tinha muito gelo.

Aos olhos era espantoso. Gelo mesmo.

Muitas pessoas paravam e tiravam fotos. Um motorista de ônibus parou em frente a uma praça, onde tirei fotos, e deixou seus passageiros apreciarem a paisagem por alguns instantes.

somente um louco Baziano é capaz de sair da cama, com uma temperatura de 2°C, para tirar estas fotos.

as ruas vazias. Pois, é sábado.

dois jovens que passavam pela praça se abaixaram para pegar o gelo.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Gamboa!! Parabéns por ser o baziano porto-alegrense mais distante do Guaíba, hehehe. Como disse o Bruno: nosso Guaíbão detona com as mínimas. A vantagem é que essas últimas noites foram com ar bem parado, sem vento algum, o que ajuda a anular o efeito do lago.

 

O INMET de Soledade teve uma noite de onda de frio porto-alegrense: cravou 0,0°.

 

Agora 9,3°.

 

Abraços com geada!

 

Realmente, moro mais para Viamão que para Porto Alegre. Estou a uns 15km do Guaiba.

Anselmi, fantásticas essas fotos que postaste. Como eu digo, o gelo nas fotos parece ser menor do que nossos olhos percebem. Essa paisagem tua deve ter sido quase um lago congelado. impressionante!!!

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Gamboa!! Parabéns por ser o baziano porto-alegrense mais distante do Guaíba, hehehe. Como disse o Bruno: nosso Guaíbão detona com as mínimas. A vantagem é que essas últimas noites foram com ar bem parado, sem vento algum, o que ajuda a anular o efeito do lago.

 

O INMET de Soledade teve uma noite de onda de frio porto-alegrense: cravou 0,0°.

 

Agora 9,3°.

 

Abraços com geada!

 

Realmente, moro mais para Viamão que para Porto Alegre. Estou a uns 15km do Guaiba.

Anselmi, fantásticas essas fotos que postaste. Como eu digo, o gelo nas fotos parece ser menor do que nossos olhos percebem. Essa paisagem tua deve ter sido quase um lago congelado. impressionante!!!

 

Não é a toa que a normal de Viamão em julho é de 12,7C. É por isso que falei ao Krepsky que POA é a exceção do paralelo 30S no que se refere a médias climatológicas.

Link to comment
Share on other sites

pelo menos nestes 3 dias Porto Alegre deixou de ser Forno Alegre. voltará a ser semana que vem. Teremos dois dias que serão tórridos, para os padrões bazianos.

Eu gostaria de ter ido ao Parque Farroupilha e Marinha para ver se geou por lá. Até eu lá chegar já teria derretido. Acredito que houve uma formação, pequena que seja, por lá.

Agora, o termômetro da CAldas Junior tinha enlouquecido: marcava agora de manhã 1°C. Já corrigiram.

mas, o horário em que marcava 1 era já 10 e tanto.

agora, calorentos 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, como vcs dizem aí na serra: "Dío Credo!" Acho espetaculares as fotos com geada na copa das árvores!!

 

Cara, qual foi a mínima do termômetro exposto? Tu havia dito que iria colocar um para mostrar ao PHP...

O mais comum é "Díu Cristu" :rofl:

O sensor estava no abrigo da Davis como vc pode observar na imagem 1 o fio do sensor inserido na fresta do abrigo. O aparelho estava protegido embaixo do pluviômetro

Segue as imagens da "criança"

 

mínima do sensor interno

mínima do interno de -7,8

2012-06-09_08-19-09_409.jpg

 

mínima do sensor externo -7,3

2012-06-09_08-19-21_514.jpg

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, como vcs dizem aí na serra: "Dío Credo!" Acho espetaculares as fotos com geada na copa das árvores!!

 

Cara, qual foi a mínima do termômetro exposto? Tu havia dito que iria colocar um para mostrar ao PHP...

O mais comum é "Díu Cristu" :rofl:

O sensor estava no abrigo da Davis como vc pode observar na imagem 1 o fio do sensor inserido na fresta do abrigo. O aparelho estava protegido embaixo do pluviômetro

Segue as imagens da "criança"

 

mínima do sensor interno

mínima do interno de -7,8

2012-06-09_08-19-09_409.jpg

 

mínima do sensor externo -7,3

2012-06-09_08-19-21_514.jpg

 

que loucura!

bah, temperatura germânica!!!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, a tua verificação é empirismo puro! Colocaste o sensor do termômetro dentro do abrigo da Davis (padrão) e o resultado foi 1,5C mais baixo que o sensor da própria Davis! Por esse fato o valor do PHP ontem nas Tuias é, no mínimo, 1,5C mais baixo. Falo no mínimo pq o abrigo dele não é duplamente vedado como o da Davis. Diria que o real valor do PHP nas Tuias girou em torno de -8,5C, o que já é um senhor valor!!

 

Parabéns, PHP!! Tua a mínima realmente foi a menor do RS, porém ficou na casa dos -8C!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.