Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

AFINAL MORO NUMA CIDADE QUE NÃO TEM ONDA DE FRIO, COISA BOA, COMO SEMPRE DIGO, DEIXE A BURROCRACIA PARA QUEM GOSTA DELA. E COM CERTEZA TAMBÉM NÃO TEM ONDA DE CALOR! É UM PARAÍSO!

 

SE QUISERES CONTINUAR A GASTAR ATPS, FIQUE A VONTADE, EU FICO NA REALIDADE, É BEM MELHOR.

 

Assim você o diz.

 

O critério da OMM é claro, objetivo e extremamente técnico.

 

Ele diz: Onda de frio, 6 dias consecutivos com as temperaturas mínimas inferiores a 5ºC a normal climatológica da série 1961/1990.

 

Quando o Bruno Saraiva perguntou quais anos não houve onda de frio em Santa Maria (em outro critério) a resposta foi colocada.

 

Eu não afirmei nada. Aliás, desconheço as normais para São Joaquim.

 

Afinal quais as ondas de frio para São Joaquim seguindo o critério da OMM?

 

O termo BURROCRACIA acho demasiadamente ofensivo.

 

Abraços

Onda de frio é de 3 a 9 dias ou 6 dias consecutivos de frio? Porque se onda de frio se refere 6 dias consecutivos abaixo de 5° a 15°, então, realmente, tivemos anos sem qualquer onda de frio por aqui, como 1997, 1998, 2001 ou 2002, etc. Agora, se o período é de 3 a 9 dias, então mesmo 97 e 2001 entram na lista. Isso para as terras baixas do Sul.

 

Abraços frios!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente o padrão climático da América do Sul está mudando ou, mais especificamente, do Sul do Brasil. O ETA para 7 dias literalmente encerra o calor por aqui, mantendo POA sempre na casa dos 25° ou menos. Pelo conservadorismo do modelo, deduzo que teremos máximas um pouco maiores, e que valores de 30° só se for no oeste da Região Sul. O resto não. GRAÇAS A DEUS! :good2: :good2: :good2:

 

O modelo ainda coloca frio para cá dia 27, com máxima de 18°, o que seria recorde de menor máxima em março em vários anos! Nunca registrei máxima desse valor nesse mês.

 

Para nossa alegria a chuva se antecipou um pouco ao esperado por aqui. Choveu em torno das 9:30 e está nublado. A mínima foi de 20,8°. Agora faz 23,9° com 72%. Pressão em 1007,9 mb e caindo.

Link to comment
Share on other sites

Tudo que tenta padronizar as coisas em níveis globais sendo que envolve muita subjetividade no meio acho bobabem. A matemática e a física são exactas, as mesmas leis que funcionam aqui funcionam em qualquer lugar do globo, agora a interpretação e o uso dela é que muda de figura em cada canto do mundo.

 

Na teoria é bonito, mas acho incoerente e desnecessário esse lance ai da OMM, mas afinal de contas, who cares? Ninguém da a mínima pra essa definição de "ondas de frio" e com boas razões :yes:

Link to comment
Share on other sites

RONALDO!! PELA ÚLTIMA RODADA DO EUROPEU EU JÁ ME SINTO PRATICAMENTE UM FARROUPILHA NA RUA DOS ANDRADAS!!! É UMA ONDA DE FRIO QUE SERIA CHAMADA DE FORTE SE FOSSE EM JUNHO/JULHO. INCRÍVEL!!! LINHA DE 5C JÁ COBRE TODO O SUL DO BRASIL. SÃO DOIS MODELOS GLOBAIS CONSISTENTES APONTANDO O FRIO HÁ MUITAS RODADAS SEGUIDAS JÁ A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA NO RS. IMPRESSIONANTE!

Link to comment
Share on other sites

RONALDO!! PELA ÚLTIMA RODADA DO EUROPEU EU JÁ ME SINTO PRATICAMENTE UM FARROUPILHA NA RUA DOS ANDRADAS!!! É UMA ONDA DE FRIO QUE SERIA CHAMADA DE FORTE SE FOSSE EM JUNHO/JULHO. INCRÍVEL!!! LINHA DE 5C JÁ COBRE TODO O SUL DO BRASIL. SÃO DOIS MODELOS GLOBAIS CONSISTENTES APONTANDO O FRIO HÁ MUITAS RODADAS SEGUIDAS JÁ A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA NO RS. IMPRESSIONANTE!

 

Vai ser massa se esse frio vier assim tão cedo!!! Mas agora indago o Ronaldo...

 

Seria o padrão USA perfeito dando as caras?? O frio chegou cedo ano passado nos E.U.A, com neve no nordeste americano bem precoce. Se não me engano, foi uma boa acumulação no Central Park no início de outubro, tornando-se uma das mais precoces da história de N.Y. Depois disso, o frio virou inimigo...

 

Tomara que seja só uma mera coincidência!!! :mosking: Bruno, esse frio é bem seco né? As precipitações no interior da região sul parecem bem discretas!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

RONALDO!! PELA ÚLTIMA RODADA DO EUROPEU EU JÁ ME SINTO PRATICAMENTE UM FARROUPILHA NA RUA DOS ANDRADAS!!! É UMA ONDA DE FRIO QUE SERIA CHAMADA DE FORTE SE FOSSE EM JUNHO/JULHO. INCRÍVEL!!! LINHA DE 5C JÁ COBRE TODO O SUL DO BRASIL. SÃO DOIS MODELOS GLOBAIS CONSISTENTES APONTANDO O FRIO HÁ MUITAS RODADAS SEGUIDAS JÁ A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA NO RS. IMPRESSIONANTE!

 

Qualquer coisa depois posta as fotos (censuradas por favor) para provar a promessa!

Link to comment
Share on other sites

Pré-frontal totalmente desconfortante!

 

Passamos dos 32 mas com uma sensacao alta de calor, pros padrões de fevereiro seria considerado um calor meia boca, mas o meu organismo nao tava mais acostumado com esse calor :heat: :heat:

 

A FF chegou mais rápida que o esperado, a RBS por exemplo diziam que ate amanha de manha o tempo estaria aberto e no decorrer do periodo que iria fechar o tempo, pois bem, ja esta chovendo na grande florianopolis e por aqui ja esta bem fechado!

Link to comment
Share on other sites

O frio projetado pelas últimas rodadas do GFS é impressionante. 3C em 850hpa sobre POA? Será que a Rua da Praia me verá nú?

 

CUIDADO!! NÃO DESCARTARIA ESTA CHANCE!!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

ASSIM APRENDERÁ A FICAR DE DEDO CALADO!!!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

A máxima de 18° no dia 27 para cá é bem plausível nesse quadro. Imaginem a serra: mal vai passar de 10°. Se chegar a isso!!

 

Se isso tudo acontecer, eu NÃO vou passar nas Andradas no dia mais frio, hehehe. :mosking: :mosking: :mosking:

 

Hoje foi um dia muito bom por aqui. Tive máxima de 27,3°. Mas depois nublou. Adoro essas tardes de outono nubladonas com a frente chegando: já não é calor, e as nuvens mais escuras anunciam o frio que se aproxima. Muito bom!!

 

Agora faz 24,7° com 69%. Pressão em queda: 1005,7 mb.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

NEM QUERO SABER DE PADRÃO AMERICANO, UM DOS MODELOS QUE VEJO COLOCA O TRIMESTRE, AMJ, COM UM BOM FRIO NO CENTRO-NORTE DA ARG, PARAGUAI E CENTRO-SUL DO BR.

 

:rofl: :laugh:

 

É isso aí Ronaldo!!!

Sds.

 

Bom, onde fica o tal do centro-sul do Brasil?

 

Onde fica as tais terras baixas do RS?

 

Eu adoro essas imprecisões deliberadas....

 

De modo geral o Brasil está ao sul do Afeganistão????/

Link to comment
Share on other sites

Bão, Experimente entrar no google e digitar "metsul" + "OMM"....bão 2,

 

Observando as quase 5000 respostas.

 

destaco essa,

 

http://www.metsul.com/estatica/historico.php

 

Evidente que quando interessa é agregado de forma positiva.

 

Mas isento o usuário Alexandre que nem vagamente participou da discussão de qualquer influência.

 

Considerando que das 12 mensagens desse amigo 10 foram relatando a viagem do mesmo a Europa....(que foi paga suponho com recursos próprios de modo que eu não tenho nada a contestar).

 

Sobraram então 02 mensagens. Que obviamente devido a relevância não cabem quaisquer comentários.

 

Devo ter perdido algo?

 

ou

 

Existe um sistema de comunicação extra fórum. Sendo essa suposição verdadeira, é extramente perniciosa. Sendo falsa, é, mais um devaneio meu.

 

Dessa forma aguardo aquelas famosas mp's me ameaçando de expulsão.

 

Porém, dessa vez confio no ADMINISTRADOR JOÃO TUCCI.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vai ser massa se esse frio vier assim tão cedo!!! Mas agora indago o Ronaldo...

 

Seria o padrão USA perfeito dando as caras?? O frio chegou cedo ano passado nos E.U.A, com neve no nordeste americano bem precoce. Se não me engano, foi uma boa acumulação no Central Park no início de outubro, tornando-se uma das mais precoces da história de N.Y. Depois disso, o frio virou inimigo...

 

Tomara que seja só uma mera coincidência!!! :mosking: Bruno, esse frio é bem seco né? As precipitações no interior da região sul parecem bem discretas!!!

 

Sds.

Pensei EXATAMENTE a mesma coisa!! Apesar do Ronaldo chutar o balde, eu me seguro na cadeira rezando para que o padrão da América do Norte NÃO se repita!!

 

Por aqui nublado com 23,8° e 72%. A alegria é saber que o calor, se voltar, será só em abril!!

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

NEM QUERO SABER DE PADRÃO AMERICANO, UM DOS MODELOS QUE VEJO COLOCA O TRIMESTRE, AMJ, COM UM BOM FRIO NO CENTRO-NORTE DA ARG, PARAGUAI E CENTRO-SUL DO BR.

Isso é quadro típico de ciclone. Em 1999, toda essa faixa da América do Sul ficou abaixo da média. Na média só o E do RS, que teve MM praticamente constante. É o ano do meu trauma da MM. A "doença" começou ali, hehehe. :mosking:

 

Agora com 23,7°.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

NEM QUERO SABER DE PADRÃO AMERICANO, UM DOS MODELOS QUE VEJO COLOCA O TRIMESTRE, AMJ, COM UM BOM FRIO NO CENTRO-NORTE DA ARG, PARAGUAI E CENTRO-SUL DO BR.

Isso é quadro típico de ciclone. Em 1999, toda essa faixa da América do Sul ficou abaixo da média. Na média só o E do RS, que teve MM praticamente constante. É o ano do meu trauma da MM. A "doença" começou ali, hehehe. :mosking:

 

Agora com 23,7°.

 

Abraços outonais!

 

É mais ou menos isso que o GFS coloca para os próximos dias. Vejam as anomalias positivas no sul da Argentina!! Creio que o Atlântico quente favorecerá a formação de muitos ciclones, ao menos no curto prazo.

 

Capturar.JPG.08af3c87decba30a2b6368700e86271e.JPG

Link to comment
Share on other sites

É mais ou menos isso que o GFS coloca para os próximos dias. Vejam as anomalias positivas no sul da Argentina!! Creio que o Atlântico quente favorecerá a formação de muitos ciclones, ao menos no curto prazo.

 

Que show de bola Igor. Caso se confirme, seria o início de outono astronômico mais surpreendente que tivemos nos últimos anos! Não me lembro de temperaturas tão baixas assim no sul do Brasil no final de março. Se não me engano, a última vez que o gráfico de TSM do Atlântico, ele estava mais quente entre o RS e o Prata, e mais frio na costa do sudeste e nordeste brasileiro!

Cenário muito interessante, seria muito bom se confirmasse.

 

Veja a seqüência histórica com a primeira temperatura de um dígito a cada ano na estação de Campo Bom/RS:

 

Ano Mínima Data

 

1985// 4,1ºC 1º de maio

1986// 8,4ºC 16 de abril

1987// 8,5ºC 4 de maio

1988// 8,3ºC 2 de abril

1989// 9,1ºC 21 de abril

1990// 8,7ºC 28 de março :shok: :shok:

1991 // 9,4ºC 15 de fevereiro

1992// 8,0ºC 15 de maio

1993// 8,4ºC 10 de abril

1994// 9,9ºC 12 de abril

1995// 8,4ºC 22 de abril

1996// 9,9ºC 18 de abril

1997// 9,8ºC 25 de abril

1998// 8,6ºC 3 de abril

1999// 8,6ºC 16 de abril

2000// 9,2ºC 29 de março :shok: :shok:

2001// 9,1ºC 13 de maio

2002// 9,3ºC 2 de abril

2003// 7,6ºC 13 de abril

2004// 8,6ºC 20 de abril

2005// 8,5ºC 1º de maio

2006// 9,7ºC 22 de abril

 

Curiosamente, as datas mais precoces com a primeira mínima de 01 dígito em Campo Bom, ocorreram em 1990, e em 2000. Seria essa mínima de um dígito em março um indicativo de inverno bom. Pra mim, 1990 e 2000 foram históricos, um pelos eventos de neve em SC e RS, e o outro pelo frio extremo que teve!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É mais ou menos isso que o GFS coloca para os próximos dias. Vejam as anomalias positivas no sul da Argentina!! Creio que o Atlântico quente favorecerá a formação de muitos ciclones, ao menos no curto prazo.

 

Que show de bola Igor. Caso se confirme, seria o início de outono astronômico mais surpreendente que tivemos nos últimos anos! Não me lembro de temperaturas tão baixas assim no sul do Brasil no final de março. Se não me engano, a última vez que o gráfico de TSM do Atlântico, ele estava mais quente entre o RS e o Prata, e mais frio na costa do sudeste e nordeste brasileiro!

Cenário muito interessante, seria muito bom se confirmasse.

 

Veja a seqüência histórica com a primeira temperatura de um dígito a cada ano na estação de Campo Bom/RS:

 

Ano Mínima Data

 

1985// 4,1ºC 1º de maio

1986// 8,4ºC 16 de abril

1987// 8,5ºC 4 de maio

1988// 8,3ºC 2 de abril

1989// 9,1ºC 21 de abril

1990// 8,7ºC 28 de março :shok: :shok:

1991 // 9,4ºC 15 de fevereiro

1992// 8,0ºC 15 de maio

1993// 8,4ºC 10 de abril

1994// 9,9ºC 12 de abril

1995// 8,4ºC 22 de abril

1996// 9,9ºC 18 de abril

1997// 9,8ºC 25 de abril

1998// 8,6ºC 3 de abril

1999// 8,6ºC 16 de abril

2000// 9,2ºC 29 de março :shok: :shok:

2001// 9,1ºC 13 de maio

2002// 9,3ºC 2 de abril

2003// 7,6ºC 13 de abril

2004// 8,6ºC 20 de abril

2005// 8,5ºC 1º de maio

2006// 9,7ºC 22 de abril

 

Curiosamente, as datas mais precoces com a primeira mínima de 01 dígito em Campo Bom, ocorreram em 1990, e em 2000. Seria essa mínima de um dígito em março um indicativo de inverno bom. Pra mim, 1990 e 2000 foram históricos, um pelos eventos de neve em SC e RS, e o outro pelo frio extremo que teve!

 

Sds.

Faltaram as duas carinhas :shok: :shok: em 1991, quando fez 9,4ºC em 15 de fevereiro. :good:

Link to comment
Share on other sites

Saí da aula preparatória do Concurso e fui dar uma de BAZIANO louco na minha volta para casa as onze da noite. Pensei: "A noite tá tranquila, poucas nuvens, sem vento. Deve rolar umas diferenças legais entre as regiões da Grande SP!". Minha partida referencial é o início da Raposo Tavares (Butantã, Km 10 da Raposo), com temperatura de 24ºC. 14 Km adiante chego à Granja Viana (Km 24) com temperatura de 21ºC. Mais 8 Km adiante chego ao centro de Cotia (Km 32), com temperatura de 20ºC. Mais 11 Km adiante chego à Vargem Grande Paulista (Km 43 da Raposo), com temperatura de 19ºC. Diferença de 5ºC entre Sampa e VGP! Eu só esperava uma diferença maior entre VGP e Granja Viana, que foi de 2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Situação caótica em Pelotas e Rio Grande.

Desabamentos, árvores e postes caídos, acidentes, alagamentos e falta de luz.

Sabendo desses relatos, a imagem da satélite preocupa para POA. Existe uma instabilidade explosiva em "V" junto ao litoral do RS, e formou-se um filete de nuvens pela Laguna dos Patos. Tudo indica que é a instabilidade explodindo.

 

Vamos nos preparar. Pena que tenho que ir dormir. Queria ver o sistema chegar aqui.

 

Agora faz 22,6° com 77%. Pressão em 1005,9 mb.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Faltaram as duas carinhas :shok: :shok: em 1991, quando fez 9,4ºC em 15 de fevereiro. :good:

 

É verdade, agora que me dei conta! :mosking:

 

Nossa, que dado impressionante hein! 9C na Rm de Porto Alegre em 15 de fevereiro! Sensacional...

 

Sds.

Será que o pessoal pulou carnaval de casaco, luvas e cachecol?

Link to comment
Share on other sites

O período de transição verão-outono tá terminando. Dando uma olhada nas previsões a longo prazo, arrisco a dizer que este período termina na 2ª feira próxima aqui para Sampa, tendo ele iniciado em 03/Março. Ou seja, terá durado 22 dias. De 3ª feira adiante, início oficial do outono climático!

 

Agora: essa MP fará estrago maior na região Sul! O Sudeste vai ficar só com as migálias... :negative:

Link to comment
Share on other sites

A parte Oeste do PR, e principalmente Norte e Noroeste tem calor para dar e vender! Lá em Cianorte, mínima de 22,XºC e máxima de 32,XºC. O que impresssiona é a mínima elevada. Efeitos da continentalidade! Mas a mesma será responsável por mínimas animais no inverno! É um clima pouco estudado aqui no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

São 4 da matina agora. Temperaturas seguindo a mesma proporção: 23ºC em Sampa, 19ºC aqui na Granja Viana e deve estar uns 17ºC em Vargem Grande Paulista agora.

 

Deixa eu "arredondar":

 

Sampa: 22ºC

 

Granja Viana 18,2ºC

 

VGP 16,2ºC

 

Pegou uma noite ruim de mínimas na RMSP... talvez seja por conta de pré-frontal que está dando as caras por aqui.

Pra efeito de comparação, a mínima ontem por aqui (Itapevi) foi de 13,4ºC, enquanto que agora pela manhã foi de 15,9ºC (no momento, 16,4ºC - 07hs).

 

Dica... faça esse rolê novamente APÓS a passagem de uma FF ou numa situação de ASAS, com céu aberto, e, além de VGP, pague o pedágio da Raposo após aquela cidade e suba até o Alto da Serra, em São Roque (1050/1100m) pra ver como que se comportam as temperaturas. Dá pra voltar pra sua casa pelo mesmo caminho ou saindo em Maylasky sentido Itapevi (SP 274 - rodovia em ótimo estado).

 

Evandro171.jpg

 

P3070054.jpg

Link to comment
Share on other sites

CONTINUA MANTENDO UMA ONDA DE FRIO HISTÓRICA PARA SEMANA QUE VEM NO SUL DO BRASIL, MUITAS CIDADES DE SC PODERÃO QUEBRAR OU CHEGAR BEM PERTO DAS MARCAS MÍNIMAS DE MARÇO.

 

EM FPOLIS PODERÁ FICAR ENTRE 9/11°C

 

Há poucos dias atrás, a lamúria vinha dos gaúchos, que estavam torrando no calor dos estertores de verão, enquanto aqui no Sudeste já tinha começado uma transição - ainda que sutil - nas condições atmosféricas.

 

Agora virou o jogo. Por aqui vamos nos contentando com mínimas ligeiramente mais baixas, umidade do ar também em queda.

 

E com essa onda de frio possivelmente histórica para um mês de março no Sul, agora nós é que vamos sentir inveja. Pelo GFS, não dá para esperar muito dessa massa dar frio em Jundiaí, quem sabe tenhamos uns 12º C de mínima ou quem sabem menos, se tivermos sorte...

Link to comment
Share on other sites

Pelo modelo GFS parece que o ar frio acaba justamente na linha de divisa entre Paraná e São Paulo! Uma pena que a Massa Polar está com medinho de subir mais pro norte! :negative:

 

Pelo que percebi, não é exatamente um encalhe do ar polar, mas no leste do Sudeste ele só vai atuar na forma úmida. Daqui até a serra capixaba o dia mais frio vai ser na base dos 14 a 18 cfe o GFS. :ok:

Link to comment
Share on other sites

CONTINUA MANTENDO UMA ONDA DE FRIO HISTÓRICA PARA SEMANA QUE VEM NO SUL DO BRASIL, MUITAS CIDADES DE SC PODERÃO QUEBRAR OU CHEGAR BEM PERTO DAS MARCAS MÍNIMAS DE MARÇO.

 

EM FPOLIS PODERÁ FICAR ENTRE 9/11°C

 

Vamos torcer pra essa previsão se confimar! Seria um belo final de março, após um início melancólico...

 

O que impressiona é a baixa precipitação para o interior da região sul prognosticado para os próximos dias! Para abril, os modelos só colocam chuva agrícola perto da segunda quinzena...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.