Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Médias Acum. até 18/03:

 

Faltam dados para Soledade e Vacaria?

 

Lages, com 20,8ºC, está acima da média para Março:

 

61/90   - Mar:  	18,9   (15,1 / 24,7) - 115,4mm
25/2009 - Mar:     19.1   (15,2 / 24.8) - 113.3mm

 

Lembrando que a estação de Lages está no mesmo local há quase 90 anos.

 

Quanto o clima/anomalia, bem estilo de Ctba, e diferente de SP.

Link to comment
Share on other sites

Há várias rodadas seguidas vem sendo sinalizada uma belíssima onda de frio para o próximo fim-de-semana. Algo totalmente fora do padrão de março. A alta pressão se localizaria no norte argentino e a baixa na costa sul gaúcha. Cenário clássico. POA teria 5C em 850 hpa e as seguintes temperaturas (no momento mais frio da onda), sempre com precipitação, nas cotas abaixo:

 

2000 metros: 3,5C

2500 metros: 0,7C

3000 metros: -2,3C

3500 metros: -5,3C

 

O snow level nas "montanhas gaúchas" (paralelo 30S) estaria nos 2500 metros, he he he he

 

Só faltou o Pico das Agulhas Negras e a Pedra da Mina estarem no lugar certo!

Link to comment
Share on other sites

A primeira onda de frio acontece entre 23 e 24 de março, sendo mais intensa apenas sobre a Região Sul, com mínima de até 9°C nos pontos mais elevados da Serra Geral e no sul do Rio Grande do Sul. Já a segunda onda de frio deixa a madrugada do Sul, Sudeste e Centro-Oeste mais fria entre 26 e 30 de março. O dia mais frio será 28 de março, com mínima em torno dos 5°C na Serra Geral, 9°C no sul de Mato Grosso do Sul e 11°C no oeste de São Paulo.

 

FONTE: TEMPO AGORA

 

Pelo modelo GFS/BrTempo, o dia de temperatura mais baixa será no dia 27/03 com 4°C a 6ºC na região central de RS

t2mgfs64.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A primeira onda de frio acontece entre 23 e 24 de março, sendo mais intensa apenas sobre a Região Sul, com mínima de até 9°C nos pontos mais elevados da Serra Geral e no sul do Rio Grande do Sul. Já a segunda onda de frio deixa a madrugada do Sul, Sudeste e Centro-Oeste mais fria entre 26 e 30 de março. O dia mais frio será 28 de março, com mínima em torno dos 5°C na Serra Geral, 9°C no sul de Mato Grosso do Sul e 11°C no oeste de São Paulo.

 

Tá apontando mínima de 8C para POA. Se isso ocorrer, será recorde de março para POA? Marcos, hello??

Link to comment
Share on other sites

16:00HS:

 

Riacho Grande - São Bernardo do Campo: 21,3

Sto Amaro: 22,9

Água Funda (Iag-Usp): 23,5

Cidade Ademar: 23,6

Curitiba (Bacacheri): 24,0

M Boi Mirim: 24,3

Congonhas: 25,0

Itaim Paulista: 25,8

Barueri: 25,9

Campos de Marte: 26,0

Guarulhos (Cumbica): 26,0

Mirante de Santana: 26,0

Penha: 26,2

Pirituba: 26,3

Link to comment
Share on other sites

Garoa, nevoeiro e 19ºC no aeroporto. Que maravilha está o dia de hoje ! :clapping:

 

Fala renan, a frente fria paralisada em Minas tá fazendo um belo "estrago" poraí ein. As máximas estão conseguindo ser menores que as registradas na região sul, na passagem da mesma frente fria. Olha só a máxima hoje em Diamantina, de apenas 16ºC :clapping:

 

Só lembrando que AINDA é verão.. hahaha

Link to comment
Share on other sites

O calendário já está fazendo a sua parte, Burning in Hell verão 2012! :twisted:

 

A natureza também já está fazendo a dela, aquele padrão de calor de fev e primeira quinzena de março is over! Estou no aguardo do primeiro friozinho do ano, mas terça, quarta e quinta vai voltar a esquentar e depois vem FF de novo.

Link to comment
Share on other sites

Estou confiante com esse outono em relação a temperaturas mais baixas. Pelo Simepar ainda haverá certa influência da La Niña no sul do Brasil, para entrar em neutralidade em seguida. Depois de junho é que mora o perigo...

GFS ainda inconsistente em relação a chuvas... agora voltou a apontar precipitações mais regulares no final dessa semana aqui no Paraná.. vamos rezar!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS teríamos uma guerra entre uma bela alta polar, o jato e a muralha "Brasil tropical" já a partir do próximo final de semana! :shok: O resultado é que o ar frio ficaria preso no RS e sul de SC, trazendo uma segunda quinzena bem abaixo da média nestes locais! :good: Curitiba ia se transformar em frog's land! :laugh: Vamos agaurdar a confirmação destas últimas saídas, que refletem obviamente o gradiente de temperatura no Pacífico nos últimos 30 dias associado a memória de La Niña! Uma cenário parecido com este mas com uma alta mais forte e continental (ou seja, se fosse na segunda quinzena de abril e não na de março) poderia trazer neve para as partes mais altas de SC e RS, he he he! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Estou feliz que hoje é o último dia do verão! :good:

 

Nem me fale... :heat:

 

Por aqui o tempo deu uma amenizada... mínima de 14ºC e máxima de 27,6ºC. Eu, que mantinha o ventilador ligado no serviço o dia inteiro, só o utilizei à partir das 14hs... :mosking:

 

No momento, 17,6ºC em Itapevi e uma brisa geladinha, com sensação térmica menor. :good2:

 

Ontem fiz prova pela manhã em Mogi e, no final da tarde, dei um pulo em Salesópolis. Céu azul e temperatura que estava uma delícia para andar de moto. Como curiosidade, um amigo que costuma pegar trem da CPTM me mandou esta foto:

 

abaixodezero.jpg

 

Quem dera... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS teríamos uma guerra entre uma bela alta polar, o jato e a muralha "Brasil tropical" já a partir do próximo final de semana! :shok: O resultado é que o ar frio ficaria preso no RS e sul de SC, trazendo uma segunda quinzena bem abaixo da média nestes locais! :good: Curitiba ia se transformar em frog's land! :laugh: Vamos agaurdar a confirmação destas últimas saídas, que refletem obviamente o gradiente de temperatura no Pacífico nos últimos 30 dias associado a memória de La Niña! Uma cenário parecido com este mas com uma alta mais forte e continental (ou seja, se fosse na segunda quinzena de abril e não na de março) poderia trazer neve para as partes mais altas de SC e RS, he he he! :mosking:

 

Zé, falando francamente, será que existe alguma tarefa mais árdua no mundo do que prever com antecedência um outono-inverno pro sul do Brasil?!? :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Próximos 7 dias em SP bem no vai-vém entre dias de verão e dias bem mais frescos com cara de outono. (amanhã a mínima será "baixa", mas esquentará bem no decorrer do dia. Depois de amanhã já refresca outra vez nas máximas menores). Bem época de transição mesmo. Outono já sinalizou há 15 dias aqui em SP. Dias de verão com os dias contados e "ares de outono" ganhando força no decorrer dos dias.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia do outono (ao menos no calendário solar) começou com a menor mínima do ano em Joinville: 17,2ºC em uma estação e 16,6ºC em outra! Fui caminhar hoje pela manhã e já estava com saudade de uma temperatura destas aqui hahahahah...

 

Lógico que é vampiro e até quinta vamos torrar moderadamente aqui, mas a ausência de nuvens ajudou e muito na queda da temperatura...

 

O planalto norte com mínimas na casa dos 11-13ºC, com destaque para Rio Negrinho-Rio dos Bugres, com 9,3ºC

 

Urupema registrou 4,5ºC e São Joaquim e BJ da Serra ficaram em torno de 7ºC..

 

PS: Carlos, a máxima em Urupema estava errada. As temperaturas ficaram na casa dos 22 a 25ºC na região. :good:

Link to comment
Share on other sites

.... falando francamente, será que existe alguma tarefa mais árdua no mundo do que prever com antecedência um outono-inverno pro sul do Brasil?!? :laugh:

 

Sds.

 

Silvio, outono/inverno

 

Nos últimos 40 anos,

 

a- Temperatura média, fácil: 0,5ªC acima da média ou 0,5ºC abaixo da média.(outono/inverno)

 

b- Ondas de frio pelo critério de mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC, por um período de 03 a 09 dias consecutivos para a cidade de Santa Maria,nos últimos 40 anos. Resultado 52 ondas de frio (foi a cidade que eu estudei...um pouco) 12 anos sem nenhuma onda de frio. As ondas não mostraram nenhuma preferência entre El Niño ou La Niña destacando que o maior número ocorreu em anos de neutralidade.

 

c- Ondas de frio pelo critério da Organização Meteorológica Mundial ( pelo menos 6 dias consecutivos com mínimas inferiores a 5ºC a normal da mínimas para o mes em estudo no período 1961/1990) Não fiz. Por esse critério suponho que ""nunca"" teve uma onda de frio em São Joaquim. (quem sabe? Alguém tenha esses dados. Eu não sei nem qual são as normais de mínimas para São Joaquim, quem sabe?)

 

d- No período 1970/2007 (outono) apenas 4 anos apresentaram chuvas dentro do normal (no limite de 10% a mais ou a menos) para o estado do RS. Nesse caso faz sentido a previsão do Inmet de 40% acima da média 20% na média e 40% abaixo. Enfim aleatório do meu ponto de vista. Realmente muito difícil. A maioria foi abaixo da média. Como há uma dispersão muito grande em torno da média...é um verdeiro...sei lá.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui variei entre 16,1 e 23,6 ontem.

Esta madrugada podeRIA ser promissora, mas a MMM (maldição maldita da madrugada) estancou a mínima em 17,0. :hang1:

Pelo menos a provável ponderada do mês já caiu abaixo de 22,0.

 

Por aqui, longe da Serra do Mar, a MMM teve fraca atuação e o início da manhã foi esplêndido, com céu totalmente aberto.

Resultado: mínima de 13,2°C. Nada impressionante, mas a sensação térmica foi menor e a sensação de outono climático já dá as caras. :good2:

Link to comment
Share on other sites

b- Ondas de frio pelo critério de mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC, por um período de 03 a 09 dias consecutivos para a cidade de Santa Maria,nos últimos 40 anos. Resultado 52 ondas de frio (foi a cidade que eu estudei...um pouco) 12 anos sem nenhuma onda de frio. As ondas não mostraram nenhuma preferência entre El Niño ou La Niña destacando que o maior número ocorreu em anos de neutralidade.

 

12 anos sem nenhuma onda de frio de no mínimo 3 dias consecutivos? Que anos foi isso?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui variei entre 16,1 e 23,6 ontem.

Esta madrugada podeRIA ser promissora, mas a MMM (maldição maldita da madrugada) estancou a mínima em 17,0. :hang1:

Pelo menos a provável ponderada do mês já caiu abaixo de 22,0.

 

Por aqui, longe da Serra do Mar, a MMM teve fraca atuação e o início da manhã foi esplêndido, com céu totalmente aberto.

Resultado: mínima de 13,2°C. Nada impressionante, mas a sensação térmica foi menor e a sensação de outono climático já dá as caras. :good2:

 

E olha que nem estou tão encostado assim, estou a 20 km dela em linha reta. :ok:

Mas msm assim já dá pra sentir que a frequência de garoa e neblina é maior do que em Curita, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, tua estação está online! Tu viste? O problema é que não registra temperatura, mas as outras variáveis estao OK! :mosking:

A minha estação? Sério? Hahahaha!! Nem vi!

 

Esses dias desliguei o computador da chave e desprogramei o programa que pega os dados da estação. Aí não sei mais como reestabelecer os dados de temperatura.

 

Fiquei mexendo em várias coisas, bem como no mecanismo de conexão com a internet. Pelo visto pluguei a estação sem querer, hehehheehehe!

 

Agora 28,5° com 59%.

 

Abraços conectados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.