Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Mensagem exclusiva para Nadir Tomasini Junior,

 

From Jamstec:

Wet conditions are expected in Australia in Austral fall and Winter. Incontrast, dry conditions are expected in southern Africa, southern Brazil in Austral fall and Winter. If you have any comments/suggestions/requests, please kindly inform us.Thank you very much. -- Wataru SASAKIApplication Laboratory (APL)/JAMSTECwsasaki@jamstec.go.jp

 

Mensagem a removida para ENSO

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Olha a previsão do CPTEC.

Na grande área central, que inclui parte as Regiões Norte e Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, fica mantido o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Durante o trimestre AMJ/2012, as temperaturas estão sendo previstas entre as categorias normal a ligeiramente abaixo da faixa normal no centro-sul do País, onde as incursões de massas de ar frio podem causar acentuado declínio das temperaturas em alguns períodos. Nos setores norte e nordeste do Brasil, são previstas temperaturas dentro da faixa normal.

Link to comment
Share on other sites

Bão, Experimente entrar no google e digitar "metsul" + "OMM"....bão 2,

 

Observando as quase 5000 respostas.

 

destaco essa,

 

http://www.metsul.com/estatica/historico.php

 

Evidente que quando interessa é agregado de forma positiva.

 

Mas isento o usuário Alexandre que nem vagamente participou da discussão de qualquer influência.

 

Considerando que das 12 mensagens desse amigo 10 foram relatando a viagem do mesmo a Europa....(que foi paga suponho com recursos próprios de modo que eu não tenho nada a contestar).

 

Sobraram então 02 mensagens. Que obviamente devido a relevância não cabem quaisquer comentários.

 

Devo ter perdido algo?

 

ou

 

Existe um sistema de comunicação extra fórum. Sendo essa suposição verdadeira, é extramente perniciosa. Sendo falsa, é, mais um devaneio meu.

 

Dessa forma aguardo aquelas famosas mp's me ameaçando de expulsão.

 

Porém, dessa vez confio no ADMINISTRADOR JOÃO TUCCI.

 

Abraços

 

Não, meu amigo, não existe.

 

Na verdade, as previsões da Metsul que eu saiba são feitas no jornal Correio do Povo ou no Metroclima de POA. Então, para mim, serve um pouco, pois lá consta Lages na previsão de temperaturas. Porém são mais restritas ao RS. Assim, não há como eu elogiar ou criticar.

 

Agora, a da Climaterra sim, abarca todo estado de SC. Essa eu gosto e aprecio muito. Para quem é do PR, SP... o que eu relatei acima cai como uma luva. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, as previsões da Metsul que eu saiba são feitas no jornal Correio do Povo ou no Metroclima de POA. Então, para mim, serve um pouco, pois lá consta Lages na previsão de temperaturas. Porém são mais restritas ao RS. Assim, não há como eu elogiar ou criticar.

 

Agora, a da Climaterra sim, abarca todo estado de SC. Essa eu gosto e aprecio muito. Para quem é do PR, SP... o que eu relatei acima cai como uma luva. :ok:

 

Ok, André. Esclarecido.

 

Como sempre.

 

Rodrigo, A previsão do Cptc parece coerente. Maior problema é a precipitação no Sul principalmente RS e faixa oeste de toda região atingindo o sul do centro-oeste e oeste do estado de SP.

 

E esse é o fato que me intriga há 5 anos. As regiões sensíveis a falta de precipitação são aquelas sensíveis a massas polares de características continentais.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Se este quadro se confirmar (tipicamente, o quadro fica bem concretizado em +- 3 dias antes do evento),

esta onda de frio poderá se tornar uma das mais fortes de Março. Quem sabe a mais forte... pelo que eu vi

na rodada 12Z, o GFS AMPLIOU a área de atuação desta massa polar, agora ele já mostra um belo frio pegando

certas áreas do Centro-oeste e Sudeste. O dia 29 poderá ser de geada na Mantiqueira, se mantiver a tendência.

Link to comment
Share on other sites

E 8 graus manha de 29 pra SP....este mesmo modelo jogou pra SP 12 graus neste ultimo dia 19 e deu 16,0 graus no Mirante de Santana..errou por 4 graus.....entao deve dar 12 p/ dia 29.........é matematica..

 

Se chegar a 12ºC na chapa de concreto eu já estou plenamente satisfeito.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Se realmente chegar a 8ºC eu tomo um chimarrão com uniforme de garçom do Fogo de Chão em plena Avenida Paulista!

 

 

Bruno

Link to comment
Share on other sites

Se este quadro se confirmar (tipicamente, o quadro fica bem concretizado em +- 3 dias antes do evento),

esta onda de frio poderá se tornar uma das mais fortes de Março. Quem sabe a mais forte... pelo que eu vi

na rodada 12Z, o GFS AMPLIOU a área de atuação desta massa polar, agora ele já mostra um belo frio pegando

certas áreas do Centro-oeste e Sudeste. O dia 29 poderá ser de geada na Mantiqueira, se mantiver a tendência.

 

Isso mesmo, Renan. Se acontecer, vai ser um evento importante. Me parece que essa rodada é a primeira que mostra essa massa de ar polar atingindo com força o leste de São Paulo.

 

Para o caso de São Paulo, ainda mais em pleno março, acho que é melhor acompanharmos as próximas rodadas para ver se essa tendência vai continuar. Temos bastante tempo até lá. Pra falar a verdade eu estou com a pulga atrás da orelha, sabem como é, "quando a esmola é muita...".

Link to comment
Share on other sites

Eu também estou com um pé atrás, o que é normal. Nós aqui do BAZ já aprendemos a não empolgar tanto

antes da hora...já tivemos grandes decepções por causa destes modelos, que para mim foram decepções até

maiores do que quando meu time perde :laugh:

 

Mas o fato de já estarmos podendo acompanhar uma possível incursão de ar frio tão importante quanto esta,

nesta época do ano, realmente me anima bastante.

Link to comment
Share on other sites

Hoje passei de carro na R. Joao Lourenço na VN Conceição eram 08 da manha e o termometro do carro marcava 22 graus

 

Tava um calor muito desconfortavel essa noite... :negative:

Você passou do lado de casa hehe, moro ali do lado do Hospital São Luiz na Santo Amaro... a avenida que a João Lourenço termina vindo do parque :good:

Link to comment
Share on other sites

Hoje passei de carro na R. Joao Lourenço na VN Conceição eram 08 da manha e o termometro do carro marcava 22 graus

 

Você passou do lado de casa hehe, moro ali do lado do Hospital São Luiz na Santo Amaro... a avenida que a João Lourenço termina vindo do parque :good:

 

Poxa...É que venho do Parque pela R do Libano e poderia descer a Canario e pegar a Helio Pelegrino..ali perto do antigo Photo... :laugh: .....mas prefiro uma caminho mais familiar.. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não concordo com esta definição da OMM. O critério é até interessante, "mínimas 5ºC abaixo da normal climatológica",

o problema é essa exatidão de que "tem que ser pelo menos 6 dias". Não faz sentido delinear no mínimo 6 dias para se reconhecer a presença

de uma onda de frio.

 

Mesmo em latitudes mais elevadas, a troca de massas de ar é frequente, e podemos ter aquelas fortes incursões de ar frio que duram

3, 4 dias, seguidas de um rápido aumento da temperatura pelo posicionamento do jato. Isso é o mais comum, aliás.

 

Em Juiz de Fora, mínima de 16,5ºC hoje cedo, com ocorrência de nevoeiro.

 

Entendo.

 

Mas veja os primeiros 13/14 dias de março de 2012 provavelmente caracterizaram uma onde calor pelo critério da OMM (não fiz as continhas).

 

Pois, se o critério inverso para onda de frio não é alcançado.

 

Chega-se a conclusão que o discurso aquecimentista está correto.

 

Um aumento no número de ondas de calor.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não concordo com esta definição da OMM. O critério é até interessante, "mínimas 5ºC abaixo da normal climatológica",

o problema é essa exatidão de que "tem que ser pelo menos 6 dias". Não faz sentido delinear no mínimo 6 dias para se reconhecer a presença

de uma onda de frio.

 

Mesmo em latitudes mais elevadas, a troca de massas de ar é frequente, e podemos ter aquelas fortes incursões de ar frio que duram

3, 4 dias, seguidas de um rápido aumento da temperatura pelo posicionamento do jato. Isso é o mais comum, aliás.

 

Em Juiz de Fora, mínima de 16,5ºC hoje cedo, com ocorrência de nevoeiro.

 

Entendo.

 

Mas veja os primeiros 13/14 dias de março de 2012 provavelmente caracterizaram uma onde calor pelo critério da OMM (não fiz as continhas).

 

Pois, se o critério inverso para onda de frio não é alcançado.

 

Chega-se a conclusão que o discurso aquecimentista está correto.

 

Um aumento no número de ondas de calor.

 

Abraços

 

Não tenho uma opinião definitiva a respeito da polêmica definição de onda de frio da OMM, mas acho que devemos relativizar certos critérios científicos pelo fato de que a Ciência não é "neutra", os critérios técnicos sempre poderão refletir um dado importante que é o "ponto de vista".

 

Dizendo de outro modo, mesmo que a OMM seja "mundial'', quem estabeleceu o conceito de "onda de frio" seguramente mora e fez as suas análises no Hemisfério Norte, mais especificamente em alguma região onde incursões polares costumam derrubar a média das mínimas em mais de 5º C por mais de 6 dias consecutivos. Principalmente em climas temperados continentais, essa condição é para lá de comum.

 

Por outro lado, um evento de frio capaz de gerar até - 7º C no Planalto Sul de Santa Catarina, capaz de devastar toda uma safrinha do milho do Paraná e até provocar neve no Nordeste do Rio Grande poderemos então classificar como? Não poderia ser "onda de frio"? Poderia se chamado então de quê? "Evento de Frio"???

 

Estou com a impressão de que essas denominações não se encaixam tão facilmente no plano global, a realidade local e a escala dos eventos também precisam ser levados em conta. Coisas assim não atentam contra as Leis da Física. É isso.

Link to comment
Share on other sites

Eu também estou com um pé atrás, o que é normal. Nós aqui do BAZ já aprendemos a não empolgar tanto

antes da hora...já tivemos grandes decepções por causa destes modelos, que para mim foram decepções até

maiores do que quando meu time perde :laugh:

 

Mas o fato de já estarmos podendo acompanhar uma possível incursão de ar frio tão importante quanto esta,

nesta época do ano, realmente me anima bastante.

 

Ou vamos ter uma onda de frio muito impressionante pra essa época, ou já teremos a primeira "pirada" do ano do GFS... hehehe!!! Quem não se lembra na última década, do modelo apontar uma super onda de frio, e na última hora...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

CHUVAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

 

Que beleza! Tudo começou assim, por volta das 11h30:

 

1r2an6.jpg

 

Chuva torrencial, raios e ventos moderados na sequência dessa frente de rajada. Só parou de chover de fato após as 18h. No total foram incríveis 79 mm aqui em casa, chuva abrangente por grande parte do oeste/noroeste do PR. Era tudo de que precisávamos :good2:

Link to comment
Share on other sites

CHUVAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

 

Chuva torrencial, raios e ventos moderados na sequência dessa frente de rajada. Só parou de chover de fato após as 18h. No total foram incríveis 79 mm aqui em casa, chuva abrangente por grande parte do oeste/noroeste do PR. Era tudo de que precisávamos :good2:

 

O aeroporto de Maringá ficou fechado a tarde inteira hoje!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ok, posso tentar utilizar uma abordagem diferente.

 

Falarei de frio e somente frio dessa forma não provoca as costumeiras urticárias.

 

O gráfico abaixo é um clássico.

 

É a reconstrução da temperatura média global dos últimos 420.000 anos baseados em núcleos de gelo de VostoK (Antartica, Petit et al 2001)

 

Aparecem claramente 5 períodos interglaciais (inclusive o haloceno, contemporâneo) e 4 eras glaciais.

 

Sabendo que a temperatura média entre um período interglacial e um período glacial é 9ºC e a temperatura média do planeta atualmente é 14ºC.

 

14 - 9 = 5;

 

Pronto. Explicado de onde vem os 5ºC.

 

Portanto independente do hemisfério.

 

Os 6 dias. A série para qualquer estação das temperaturas mínimas inferiores a 5ºC a normal da mínimas é extremamente ruidosa. Nesse caso é necessário agrupar os valores para eliminar o ruído e utilizar filtros by pass lower. O resultado satisfatório é um período de no mínimo 6 dias.

 

Lembrando que isso, onda de frio, é uma definição aplicada a climatologia.

 

Abraços

 

VostokTemp0-42000020BP.gif

Link to comment
Share on other sites

Mais fotos da minha "caçada do ano" até o momento, no tópico de tempo severo de março:

 

viewtopic.php?f=62&t=14751&p=332279&sid=b55eadcc748beaab77f7876a5c3dc2ec#p332279

 

 

Há um forte neblina cobrindo praticamente toda a cidade neste momento, não chove e faz 19,7°C. Pressão atmosférica em 1010 hPa. Clima delicioso!

 

GFS 12Z continentalizou ainda mais uma invasão polar que seria comum para maio/junho, mas é para já, fim de março! Linha de 8°C/10°C em 850 hPa entre o oeste/noroeste do Paraná na quarta-feira. Se vai ser histórica, não temos certeza ainda. Mas a tendência de frio já está mais do que confirmada.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou chocado com esse gráfico. Os períodos interglaciais sao muito curtos, um peido! Nesses 10 mil anos o homem conseguiu evoluir muito, corremos serio risco se voltarmos a um período glacial, com uma população agora de 7 bilhões de pessoas. E aparentemente esse período interglaciail é o mais longo, já estamos no final do segundo tempo, esperando o juiz apitar possivelmente!

Link to comment
Share on other sites

Sabendo que a temperatura média entre um período interglacial e um período glacial é 9ºC e a temperatura média do planeta atualmente é 14ºC.

 

14 - 9 = 5;

 

Pronto. Explicado de onde vem os 5ºC.

 

Portanto independente do hemisfério.

 

Os 6 dias. A série para qualquer estação das temperaturas mínimas inferiores a 5ºC a normal da mínimas é extremamente ruidosa. Nesse caso é necessário agrupar os valores para eliminar o ruído e utilizar filtros by pass lower. O resultado satisfatório é um período de no mínimo 6 dias.

 

Lembrando que isso, onda de frio, é uma definição aplicada a climatologia.

 

Abraços

Bom, esse conceito me parece questionável. Não errado, mas questionável pela uniformidade global com que pode sem aplicado. Havendo uma definição fixa do que é onda de frio para todo o planeta, então as áreas tropicais rarissimamente terão ondas de frio, como se essas regiões não tivessem ondas de frio na proporção de suas médias climáticas, ao passo que áreas temperadas continentais terão ondas de frio frequentes.

 

Talvez fosse melhor haver um critério que ponderasse o termo "onda de frio" segundo a média de uma determinada região. Por exemplo: X dias 3° abaixo da média em áreas tropicais, X dias 5° abaixo da média nas temperadas. Além de levar em consideração a dinâmica atmosférica. Faria mais sentido.

 

Por outro lado, há uma vantagem que vejo em aplicar um desvio uniforme para classificar "onda de frio" em todo o globo é destacar a menor frequência desses eventos em áreas tropicais e a maior frequência nas temperadas. Realmente, o "frio" é muito mais significativo no segundo caso do que no primeiro. Nem se compara uma onda de frio em POA com uma em Moscou.

 

Por falar em frio, bem agradável por aqui. Acabou de chover 1 mm. Faz 21,3° com 80%.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou chocado com esse gráfico. Os períodos interglaciais sao muito curtos, um peido! Nesses 10 mil anos o homem conseguiu evoluir muito, corremos serio risco se voltarmos a um período glacial, com uma população agora de 7 bilhões de pessoas. E aparentemente esse período interglaciail é o mais longo, já estamos no final do segundo tempo, esperando o juiz apitar possivelmente!

 

Somos o que somos como civilização devido ao período quente dos últimos 10 mil anos. Não fosse eles e não estaríamos aqui.

Link to comment
Share on other sites

Eu também estou com um pé atrás, o que é normal. Nós aqui do BAZ já aprendemos a não empolgar tanto

antes da hora...já tivemos grandes decepções por causa destes modelos, que para mim foram decepções até

maiores do que quando meu time perde :laugh:

 

Mas o fato de já estarmos podendo acompanhar uma possível incursão de ar frio tão importante quanto esta,

nesta época do ano, realmente me anima bastante.

 

Ou vamos ter uma onda de frio muito impressionante pra essa época, ou já teremos a primeira "pirada" do ano do GFS... hehehe!!! Quem não se lembra na última década, do modelo apontar uma super onda de frio, e na última hora...

 

Sds.

 

Europeu também vem colocando o frio! E até com mais força!

Link to comment
Share on other sites

Se há alguma correlação entre o clima do sul do Brasil e do nordeste dos EUA, não sei, tiveram também um frio bem intenso em outubro passado e agora podemos registrar um início de outono marcante. Muitas coincidências, mas com essa La Niña ainda marcando presença penso que não seria nenhuma surpresa se o que os modelos apontam se confirmasse.

 

Neblina se intensificando por aqui. Faz 19,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, peço a vocês que conheçam e acessem meu novo site: http://www.wxbrasil.net

Focado principalmente sobre modelos numéricos, monitoramento e reanálises atmosféricas.

Ainda falta muita coisa, mas os mapas do modelo GFS (América do Sul e todas as regiões do Brasil) e meteogramas numéricos desse modelo para RS, SC, PR e SP estão funcionando. Estarei em breve atualizando o site com saídas dos outros modelos, bem como imagens de satélite, monitoramento de estações, além de mapas com dados diários de estações e reanálises desde 1930.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre em contato! Os mapas são feitos por mim e podem ser criados/alterados caso necessário!

Conto com vocês para divulgação desse novo espaço!

email: admin@wxbrasil.net

twitter: @wxbrasil

 

Obrigado!

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou chocado com esse gráfico. Os períodos interglaciais sao muito curtos, um peido! Nesses 10 mil anos o homem conseguiu evoluir muito, corremos serio risco se voltarmos a um período glacial, com uma população agora de 7 bilhões de pessoas. E aparentemente esse período interglaciail é o mais longo, já estamos no final do segundo tempo, esperando o juiz apitar possivelmente!

 

Somos o que somos como civilização devido ao período quente dos últimos 10 mil anos. Não fosse eles e não estaríamos aqui.

 

Na verdade, as glaciações vem dominando o clima terrestre a mais ou menos 2 milhões de anos. O gráfico mostra "apenas" os últimos 400 mil anos! Assim, tivemos mais 4 ou 5 períodos glaciais que não aparecem no gráfico.

 

Pra piorar, para alguns climatologistas, já estamos nesse período Interglacial a pelo menos 13.000 anos, o que já nos colocaria num período interglacial a mais tempo do que a média dos demais períodos anteriores...

 

Muita gente hoje abomina o aquecimento do planeta, mas quando vier um novo resfriamento, mesmo que seja um resfriamento de "apenas" 1 ou 2 graus em relação a temperatura atual, o Hemisfério Norte vai ter que reavaliar a atual sistemática econômica, e utilização dos recursos naturais, principalmente energia.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, peço a vocês que conheçam e acessem meu novo site: http://www.wxbrasil.net

Focado principalmente sobre modelos numéricos, monitoramento e reanálises atmosféricas.

Ainda falta muita coisa, mas os mapas do modelo GFS (América do Sul e todas as regiões do Brasil) e meteogramas numéricos desse modelo para RS, SC, PR e SP estão funcionando. Estarei em breve atualizando o site com saídas dos outros modelos, bem como imagens de satélite, monitoramento de estações, além de mapas com dados diários de estações e reanálises desde 1930.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre em contato! Os mapas são feitos por mim e podem ser criados/alterados caso necessário!

Conto com vocês para divulgação desse novo espaço!

email: admin@wxbrasil.net

twitter: @wxbrasil

 

Obrigado!

Marcelo

 

Humilhou!!!

 

Cara, a aba clima ainda não tá funcionando, correto?

Link to comment
Share on other sites

Eu também estou com um pé atrás, o que é normal. Nós aqui do BAZ já aprendemos a não empolgar tanto

antes da hora...já tivemos grandes decepções por causa destes modelos, que para mim foram decepções até

maiores do que quando meu time perde :laugh:

 

Mas o fato de já estarmos podendo acompanhar uma possível incursão de ar frio tão importante quanto esta,

nesta época do ano, realmente me anima bastante.

 

Ou vamos ter uma onda de frio muito impressionante pra essa época, ou já teremos a primeira "pirada" do ano do GFS... hehehe!!! Quem não se lembra na última década, do modelo apontar uma super onda de frio, e na última hora...

 

Sds.

 

Europeu também vem colocando o frio! E até com mais força!

 

Vai ser muito show se esse frio se confirmar!!! Faz tempo que não temos algo assim "fora dos padrões" em termos de frio. Friozaço em junho e julho é mais regra do que exceção. Talvez aquele neve em set/2008 em Pinheiro Machado tenha sido o último que me lembre.

Mas esse frio apontado pelo GFS, pelo que vi quebraria varios recordes para março em diversas cidades, inclusive Porto Alegre, teria a menor mínima em março desde 2000, pela estação da Metsul em Campo Bom, ou desde 1990 se for menor que 9C.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, peço a vocês que conheçam e acessem meu novo site: http://www.wxbrasil.net

Focado principalmente sobre modelos numéricos, monitoramento e reanálises atmosféricas.

Ainda falta muita coisa, mas os mapas do modelo GFS (América do Sul e todas as regiões do Brasil) e meteogramas numéricos desse modelo para RS, SC, PR e SP estão funcionando. Estarei em breve atualizando o site com saídas dos outros modelos, bem como imagens de satélite, monitoramento de estações, além de mapas com dados diários de estações e reanálises desde 1930.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre em contato! Os mapas são feitos por mim e podem ser criados/alterados caso necessário!

Conto com vocês para divulgação desse novo espaço!

email: admin@wxbrasil.net

twitter: @wxbrasil

 

Obrigado!

Marcelo

 

Belíssimo trabalho como sempre!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, estou chocado com esse gráfico. Os períodos interglaciais sao muito curtos, um peido! Nesses 10 mil anos o homem conseguiu evoluir muito, corremos serio risco se voltarmos a um período glacial, com uma população agora de 7 bilhões de pessoas. E aparentemente esse período interglaciail é o mais longo, já estamos no final do segundo tempo, esperando o juiz apitar possivelmente!

 

Somos o que somos como civilização devido ao período quente dos últimos 10 mil anos. Não fosse eles e não estaríamos aqui.

 

Sem dúvida.

 

João e Bruno, A teoria mais aceita para eras glaciais são ciclos orbitais de longo prazo ( Milancovich). apesar de 420.000 anos ser muito tempo é apenas "quase um milésimo" dos 4.500.000.000 que essa linda bola azul orbita aquela estrela classe M;

 

Bruno, sem dúvida. Em algum lugar sob esse mesmo Sol "há 10.000 anos atrás" inauguraram a agricultura num domingo à tarde. Começaram a trabalhar na segunda-feira cedo. E no cair daquela mesma noite inauguraram a meteorologia. Quando alguém perguntou _ E amanhã chove?

 

Marcos, O mundo da climatologia é estranho. Nunca é dia nunca é noite é um mundo das médias. Nunca é verão nunca é inverno. Nesse contexto está inserido o conceito de onda de frio ou calor.

 

Portanto sinta-se livre para criar o teu próprio critério. Mas lembrando se o critério for relaxado o ruído fará com que você perca a consistência. Se for "apertado" demais você ficará sem dados.

 

Para a saúde humana e agricultura talvez 3 dias com mínimas inferiores a 10ºC a média das mínimas seja um bom começo.

 

E nesse mundo da climatologia temos uma "constante" é que a cobertura de nuvens no planeta. (algo próximo a 60% da superfície do planeta os dados de satélites indicam essa constância, porém, como eles não "enxergam" todas e assim fica a aproximação).

 

Agora acontece que algumas teimam em ficar sobre a tua querida POA.

 

Abraços nebulosos

 

PS: Carlos, Agradáveis 35ªC em Ribeirão Preto hoje.

 

PS2: Silvio, 2 bilhões de anos atrás a temperatura do planeta sofria com um problema do paradoxo do Sol jovem e fraco. A questão foi resolvida por efeito esstufa no período pré cambriano proposto por Carl Sagan.

 

PS3: Silvio, o gráfico que preciso te mostrar está no pdf de dezembro de 2011...já...já

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, peço a vocês que conheçam e acessem meu novo site: http://www.wxbrasil.net

Focado principalmente sobre modelos numéricos, monitoramento e reanálises atmosféricas.

Ainda falta muita coisa, mas os mapas do modelo GFS (América do Sul e todas as regiões do Brasil) e meteogramas numéricos desse modelo para RS, SC, PR e SP estão funcionando. Estarei em breve atualizando o site com saídas dos outros modelos, bem como imagens de satélite, monitoramento de estações, além de mapas com dados diários de estações e reanálises desde 1930.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre em contato! Os mapas são feitos por mim e podem ser criados/alterados caso necessário!

Conto com vocês para divulgação desse novo espaço!

email: admin@wxbrasil.net

twitter: @wxbrasil

 

Obrigado!

Marcelo

 

 

Ficou bruto!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, peço a vocês que conheçam e acessem meu novo site: http://www.wxbrasil.net

Focado principalmente sobre modelos numéricos, monitoramento e reanálises atmosféricas.

Ainda falta muita coisa, mas os mapas do modelo GFS (América do Sul e todas as regiões do Brasil) e meteogramas numéricos desse modelo para RS, SC, PR e SP estão funcionando. Estarei em breve atualizando o site com saídas dos outros modelos, bem como imagens de satélite, monitoramento de estações, além de mapas com dados diários de estações e reanálises desde 1930.

Quem tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre em contato! Os mapas são feitos por mim e podem ser criados/alterados caso necessário!

Conto com vocês para divulgação desse novo espaço!

email: admin@wxbrasil.net

twitter: @wxbrasil

 

Obrigado!

Marcelo

 

Muito bom, vai dar pra brincar bastante, hehehe.

 

E já está começando com pé direito...

Link to comment
Share on other sites

Bom, esse conceito me parece questionável. Não errado, mas questionável pela uniformidade global com que pode sem aplicado. Havendo uma definição fixa do que é onda de frio para todo o planeta, então as áreas tropicais rarissimamente terão ondas de frio, como se essas regiões não tivessem ondas de frio na proporção de suas médias climáticas, ao passo que áreas temperadas continentais terão ondas de frio frequentes.

 

Talvez fosse melhor haver um critério que ponderasse o termo "onda de frio" segundo a média de uma determinada região. Por exemplo: X dias 3° abaixo da média em áreas tropicais, X dias 5° abaixo da média nas temperadas. Além de levar em consideração a dinâmica atmosférica. Faria mais sentido.

 

Por outro lado, há uma vantagem que vejo em aplicar um desvio uniforme para classificar "onda de frio" em todo o globo é destacar a menor frequência desses eventos em áreas tropicais e a maior frequência nas temperadas. Realmente, o "frio" é muito mais significativo no segundo caso do que no primeiro. Nem se compara uma onda de frio em POA com uma em Moscou.

 

Por falar em frio, bem agradável por aqui. Acabou de chover 1 mm. Faz 21,3° com 80%.

 

Abraços climáticos!

 

 

 

ISTO É QUE NEM NORMAS NA CONSTRUÇÃO, ALGUMAS REGRAS GERAIS, MAS EM CADA REGIÃO TEM QUE TER SUAS ADAPTAÇÕES.

 

É O EXEMPLO DOS CAIQUES, NÃO TEM COMO CONSTRUIR O DE MANAUS AQUI, EMBORA O FIZERAM!!! ISTO CHAMA-SE BURROCRATAS.

 

REGRAS SÃO ADAPTÁVEIS, SERVEM COMO ORIENTAÇÃO. ESTABELECER UMA REGRA ÚNICA PARA TODO O PLANETA NÃO TEM CABIMENTO, POR ISSO USA-SE O BOM SENSO.

 

2 DIAS DE FRIO ABAIXO DO NORMAL JÁ SERIA UMA ONDA DE FRIO NA ÉPOCA QUENTE E NA ÉPOCA FRIA SERIA ALGO QUASE NORMAL, OU UMA PEQUENA ONDA DE FRIO, TUDO VAI DO BOM SENSO.

 

NUM TRABALHO CIENTÍFICO ATÉ PODERIA SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO COM SUAS ADAPTAÇÕES

 

NO DIA A DIA, O QUE IMPORTA É A MUDANÇA QUE ISTO OCORRE NO DIA A DIA, O RESTO E BURROCRACIA E PURA PROVOCAÇÃO, POIS TAMBÉM, ELE, SEGUE RÍTIMOS, DE TEMPO EM TEMPO SURTA PARA MEXER COM O SITE, EM GERAL É BEM INFELIZ.

 

NO BRASIL É UMA REALIDADE E NO CANADÁ É OUTRA.

Link to comment
Share on other sites

VOLTANDO AO NORMAL...

 

CONTINUA MANTENDO A ENTRADA DE UMA ONDA DE FRIO HISTÓRICA EM MARÇO.

 

MÍNIMAS NEGATIVAS E POSSÍVEL QUEBRA OU BEM PERTO DE RECORDE DE MÍNIMAS P/MARÇO EM DIVERSAS CIDADES DO SUL DO BRASIL .

 

O LADO RUIM SERÁ O PREJUÍZO NA AGRICULTURA!

 

TEM MUITO FEIJÃO, AINDA TEM MILHO (ESPECIALMENTE AQUI E ÁREAS ALTAS DE SC), SOJA E AS PASTAGENS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.