Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Exatamente Melo, a leitura é essa mesmo. SP dificilmente tem uma boa minima no inverno por causa da radiação que a chapa de concreto proporciona e pela presença das MMs. Sao Paulo capital brilha mesmo quando temos as entradas de frente, tempo nublado e maxima baixa... aí é nois na fita aqui.

 

Amigos já dá pra dizer, com muita emoção, que é outono no centro-sul do Brasil. Depois dessa massa de ar frio, que deve dominar nossa região pelas próximas 72 horas, uma nova massa de ar frio cruza os Andes e derruba a temperatura de forma generalizada a partir da quinta no RS e entre sexta e sábado em SP. Vamos com tudo!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo manhã de céu encoberto e nas ultimas 12 hs o Mirante de Santana recebeu 37,6 mm refrescando bem por aqui, vejam algumas minimas de hoje:

 

Riacho Grande SBC: 17,3

Parelheiros: 17,9

Sto Amaro: 18,3

Barueri: 18,4

Itaim Paulista: 18,4

Água Funda (Iag/Usp): 18,5

M Boi Mirim: 18,5

Cidade Ademar: 18,8

Mirante de Santana: 18,9

Guarulhos (Cumbica): 19,0

Congonhas (Aero): 19,0

Campo de Marte: 19,0

Pirituba: 19,2

Vl Madalena: 19,3

Penha: 20,3

 

O Riacho Grande tá parecendo o Ayrton Senna...só se dá bem na chuva...

 

:laugh:

 

- Tomei chumbo até da Vila Madalena, com uma mínima trágica de 19,5.

- Quanto ao findi, eu amaria, teria orgasmos climáticos se desse 12 graus na paulicéia de forma generalizada. Mas acho que a coisa vai ficar nos 12 pro Sipriano e 16 pros locais ruins de frio. Ou seja, é nóis em Mauhá e nos 16.

- Quanto ao padrão, ainda não acredito que saímos em definitivo do inferno. Só volto ao assunto quando fechar a média mensal.

- Engraçado que só agora Saunaville tenha marcado 18,8. Neste sentido o ar ameno de semana passada foi mais legal com a gente, tanto que no findi rolou 17,9 por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Fez 7,6C em Canela e 14,7C em Porto Alegre. Que alegria acordar assim com céu azul!

 

fotoatual4.jpg

Céu sempre limpo e vento praticamente nulo a madrugada inteira!! Mínima do ano até agora: 16,5°! Muito bom!! :good2:

 

Agora céu azulzinho e faz 25,4° com 58%. Quem dera as manhãs de verão fossem sempre ou quase sempre assim.

 

Abraços maravilhados!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo manhã de céu encoberto e nas ultimas 12 hs o Mirante de Santana recebeu 37,6 mm refrescando bem por aqui, vejam algumas minimas de hoje:

 

Riacho Grande SBC: 17,3

Parelheiros: 17,9

Sto Amaro: 18,3

Barueri: 18,4

Itaim Paulista: 18,4

Água Funda (Iag/Usp): 18,5

M Boi Mirim: 18,5

Cidade Ademar: 18,8

Mirante de Santana: 18,9

Guarulhos (Cumbica): 19,0

Congonhas (Aero): 19,0

Campo de Marte: 19,0

Pirituba: 19,2

Vl Madalena: 19,3

Penha: 20,3

 

O Riacho Grande tá parecendo o Ayrton Senna...só se dá bem na chuva...

 

:laugh:

 

- Tomei chumbo até da Vila Madalena, com uma mínima trágica de 19,5.

- Quanto ao findi, eu amaria, teria orgasmos climáticos se desse 12 graus na paulicéia de forma generalizada. Mas acho que a coisa vai ficar nos 12 pro Sipriano e 16 pros locais ruins de frio. Ou seja, é nóis em Mauhá e nos 16.

- Quanto ao padrão, ainda não acredito que saímos em definitivo do inferno. Só volto ao assunto quando fechar a média mensal.

- Engraçado que só agora Saunaville tenha marcado 18,8. Neste sentido o ar ameno de semana passada foi mais legal com a gente, tanto que no findi rolou 17,9 por aqui.

 

Veja lá como fala da minha amada cidade heheheheh :rtfm:

 

Luciano, tiveram outros dias com mínimas nesta faixa, inclusive naqueles dias de ar seco em que a temperatura caia logo após o sol se por, ficando uma noite agradável, porém sem frio. Janeiro foi maneiro por aqui, ainda mais e considerarmos a altitude do local. E em locais mais afastados de Joinville e em cidades próximas, como Itapoá, a mínima ficou na casa dos 16,x neste ano de 2012.

Link to comment
Share on other sites

Ah, nem vem, depois que as mínimas caíram perceptivelmente no Sudeste na semana passada, as chuvas de convecção rarearam e agora me chega essa frente fria, que trouxe chuva ontem à noite e está trazendo de volta aquela ventania fresca típica de "meia-estação" de Jundiaí, não tem volta, vai-se o verão.

 

E se juntarmos a isso a mínima de 10,3º em Canela e, me parece, algo perto de 7º no Castelinho e, além do mais, em forma de cereja do bolo, uma nova massa de ar polar já apontando para a semana que vem, então é porque o padrão mudou mesmo.

 

Posso ainda estar errado, mas daqui em diante o Rio Grande não se livrará dos extremos de calor, mas eles não são mais contínuos.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

ARG:

 

Bariloche: 03,2

La Quiaca: 05,5

Rio Grande B.A.: 07,0

Esquel: 08,2

Rio Gallegos: 09,2

Mar del Plata: 10,0

Ushuaia: 11,2

Buenos Aires (Ezeiza): 11,8

Rosario: 13,0

La Plata: 13,1

El Calafate: 13,2

Bahia Blanca: 14,2

Buenos Aires: 14,5

Villa Reynolds:15,2

Córdoba: 15,6

San Juan: 17,4

Tucumán: 17,8

Neuquén: 17,9

Mendoza: 18,0

 

URU:

 

Florida: 08,0

Rocha: 09,6

Salto: 09,7

Mercedes: 11,0

Laguna Del Sauce: 11,2

Melo: 11,4

Carrasco: 1,5

Rivera: 11,6

Paysandu:11,8

Montevideo: 12,0

Artigas: 12,0

Melilla: 12,1

Bella Union: 13,2

Young: 13,6

Colonia: 14,2

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 07,6

São José dos Ausentes: 07,8

Bom Jesus: 09,4

Canela: 09,7

Lagoa Vermelha: 10,9

Caxias do Sul: 11,2

Quaraí: 11,3

Bagé: 11,4

Uruguaiana: 12,0

Bento Gonçalves: 12,0

Santana do Livramento: 12,2

Soledade: 12,3

Santa Vitoria do Palmar: 12,6

São Gabriel: 12,6

Dom Pedrito: 12,7

Erechim: 12,7

Palmeira das Missões: 13,1

São Luiz Gonzaga: 13,2

Passo Fundo: 13,2

Jaguarão: 13,3

Santiago: 13,6

Alegrete: 13,6

Santo Augusto: 13,7

Santa Maria: 13,8

Cruz Alta: 13,9

Frederico Westphalen: 14,4

Canguçu: 14,5

Encruzilhada do Sul: 14,5

Santa Rosa: 14,6

Porto Alegre (Aut): 14,7

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

Torres: 15,0

Rio Grande: 15,0

Rio Pardo: 15,2

Porto Alegre (Conv): 15,6

São Borja: 15,8

Tramandaí: 16,4

Pelotas (Aero): 17,0

Mostardas: 17,1

 

SC:

 

Urupema: 05,7

Morro da Igreja: 06,2

São Joaquim (Cetrejo): 06,5

Bom Jardim da Serra: 06,7

São Joaquim (Climaterra): 07,9

São Joaquim SC (Inmet/Conv): 08,6

São Joaquim (Cotia): 09,1

São Joaquim (Chapada Bonita): 09,6

Campo Belo do Sul: 10,6

Timbé do Sul: 12,0

Imbuia: 12,2

Água Doce: 12,4

Abdon Batista: 12,4

Alfredo Wagner: 12,5

Tangará: 13,1

Campos Novos: 13,3

Lages: 13,5

Jacinto Machado: 13,6

Três Barras: 13,8

Itaiópolis: 13,8

Rio Negrinho: 14,0

Xanxerê: 14,0

São Bento do Sul: 14,1

Araranguá: 14,3

Turvo: 14,4

Novo Horizonte: 14,4

Ireneópolis: 14,4

Vidal Ramos: 14,5

Curitibanos: 14,6

São Miguel D'Oeste: 14,6

Major Vieira: 14,7

Papanduva: 14,8

Lebon Régis: 14,9

Canoinhas: 14,9

Monte Castelo: 15,6

Caçador: 15,7

Chapecó (Aero): 15,7

Joaçaba: 15,8

Melereiro: 15,8

Aurora: 15,9

Porto União: 15,9

Chapecó (Aero): 16,0

Criciúma: 16,0

Urussanga: 16,0

Ituporanga: 16,0

Lontras: 16,8

Rio do Campo: 16,9

Florianópolis (Ilha): 17,3

Florianópolis (Conv-S José): 17,5

Florianópolis (Aut-S José): 17,5

Joinville (Aero): 18,0

Massaranduba: 18,5

Florianópolis (RBS): 18,8

Itapoá: 19,1

Itajaí: 19,2

Indaial: 19,5

Blumenau: 19,6

São Franscisco do Sul: 19,8

Link to comment
Share on other sites

Muito boas as mínimas dessa lista. Manhã muito agradável no litoral de SC e um bom friozinho na serra. Me chamou a atenção a diferença entre a automática e a convencional do INMET aqui em POA.

 

Também achei alta a mínima de Buenos Aires. Suponho que deve ser a marca do Centro. Imagino que fora da cidade tenha feito 10°, por aí. O Uruguai inteiro fazendo bonito (fora Colônia, tradicionalmente com as piores mínimas do país).

 

Aqui céu limpo e faz 26,5° com 54%

Link to comment
Share on other sites

Muito boas as mínimas dessa lista. Manhã muito agradável no litoral de SC e um bom friozinho na serra. Me chamou a atenção a diferença entre a automática e a convencional do INMET aqui em POA.

 

Também achei alta a mínima de Buenos Aires. Suponho que deve ser a marca do Centro. Imagino que fora da cidade tenha feito 10°, por aí. O Uruguai inteiro fazendo bonito (fora Colônia, tradicionalmente com as piores mínimas do país).

 

Aqui céu limpo e faz 26,5° com 54%

 

Tanto quem fundou Colônia quanto quem fundou Porto Alegre não queriam saber de extremos com baixas temperaturas feito outras regiões. Foram portugueses friorentos... :laugh:

 

A mínima em Itapevi hoje cedo foi elevada: 19ºC... mais alta até que Barueri. Bizarro! :negative:

 

Bem, vamos ver o que acontece até segunda por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Ah sim DSUares! :rofl: :friends:

Eu me referia à volta das temps amenas após FERVEreiro. Aqui em Mauhá janeiro tb foi bem suportável. Em compensação, fervereiro teve poucas mínimas sub 20.

 

Marcola, na tabela do Big Charles tem as mínimas de Ezeiza e uma outra. Acho que esta outra pode ser tanto do Aeroparque J. Newberrry quanto do Centro.

Link to comment
Share on other sites

Eu parei de medir as mínimas aqui de casa faz tempo. Moro bem próximo a paulista, bem topão, e cansei de ser a maior mínima de todas as estações... perco até pra congonhas :laugh:

Em compensação aqui é um dos locais mais frescos de sp. Nos dias nublados a temperatura é mais baixa, fora que o que venta aqui não é brincadeira!!

Link to comment
Share on other sites

Eu parei de medir as mínimas aqui de casa faz tempo. Moro bem próximo a paulista, bem topão, e cansei de ser a maior mínima de todas as estações... perco até pra congonhas :laugh:

Em compensação aqui é um dos locais mais frescos de sp. Nos dias nublados a temperatura é mais baixa, fora que o que venta aqui não é brincadeira!!

 

A Paulista sempre teve fama de ser fria, é por causa do vento mesmo causando uma sensação maior....afinal são 818m acima do nivel do mar..

Link to comment
Share on other sites

Vlw Soares...Joinville já deu uma refrescada hoje..afinal 18 graus já é agradavel...se tiver vento entao..melhor...Por aqui, espero minima pra SP 2a feira entre 14/15 graus e quem sabe lá eu moro agora 12/13....Pra março isso é lucro e de repente posso zerar esta anomalia deste mes se continuar este cenario ameno..

Link to comment
Share on other sites

Vlw Soares...Joinville já deu uma refrescada hoje..afinal 18 graus já é agradavel...se tiver vento entao..melhor...Por aqui, espero minima pra SP 2a feira entre 14/15 graus e quem sabe lá eu moro agora 12/13....Pra março isso é lucro e de repente posso zerar esta anomalia deste mes se continuar este cenario ameno..

 

Pois é Carlos...você morava em uma região baixa e sabe o que sofremos no verão heheheheh....

 

Hoje está ameno em comparação aos outros dias...sol entre nuvens e agora bem nublado...

 

Tenho 26ºC, e espero que pelo menos fique um fds agradável na região....

 

O maior problema são as instabilidades que perduraram por aqui...a queda vai ser bem lenta aqui, creio eu...

Link to comment
Share on other sites

Me tire uma duvida....Blumenau x Joinville, tem diferença de clima..temperatura e qto ao volume de chuvas..?? Ou são iguais..?

 

Carlos, esses dias até discorri sobre o tema aqui no BAZ...

 

Em linhas gerais acho que há diferença, sim, de temperaturas e precipitação.

 

Temperatura é mais alta por lá do que aqui a maioria das vezes, salvo algumas exceções, e as mínimas são bem próximas, com ligeira vantagem para Blumenau, creio eu...por ser um vale, acho que os extremos são maiores por lá...

 

O que ocorre e que eu venho percebendo é que em Joinville a temperatura sobe mais rapidamente e se estabiliza depois, ao passo que Blumenau a temperatura vai subindo gradativamente até o meio da tarde para aí sim se estabilizar.

 

Quanto ao regime de chuvas, aqui chove mais. Não bastasse a atuação das frentes frias, temos as chuvas orográficas aqui em Joinville, que tem a Serra do Mar a oeste. Isso incrementa o volume de chuva na região.

 

Entretanto, Joinville possui diversos microclimas. Cansei de olhar a leste e ver o céu azul e olhar a oeste e ver nuvens carregadas tapando parte da cidade. Nas zonas sul e leste, praticamente sem morros elevados, há uma brisa marítima que sopra com maior frequência e impede maior aquecimento. Já nas zonas oeste e norte ela praticamente não existe, o que a torna mais abafada.

 

Esse ano tirarei fotos e postarei aqui para vocês verem do que eu falo... :good:

Link to comment
Share on other sites

Muito boas as mínimas dessa lista. Manhã muito agradável no litoral de SC e um bom friozinho na serra. Me chamou a atenção a diferença entre a automática e a convencional do INMET aqui em POA.

 

Também achei alta a mínima de Buenos Aires. Suponho que deve ser a marca do Centro. Imagino que fora da cidade tenha feito 10°, por aí. O Uruguai inteiro fazendo bonito (fora Colônia, tradicionalmente com as piores mínimas do país).

 

Aqui céu limpo e faz 26,5° com 54%

 

Tanto quem fundou Colônia quanto quem fundou Porto Alegre não queriam saber de extremos com baixas temperaturas feito outras regiões. Foram portugueses friorentos... :laugh:

Pior que essa comparação é bem real!! Colonia é a POA do Uruguai!! A cidade é PÉSSIMA de mínimas, é a pior do Uruguai. A mínima absoluta é maior do país e raramente chega a 0°. Negativar é ainda mais difícil.

 

Em termos de frio extremo as mínimas daqui são melhores ou iguais as de lá. Pobre baziano que mora em Colonia. Ao menos tem máximas boas.

 

Agora faz 28,3° com 47%. Vento SSE a 4,8 km/h. Pressão mais elevada, em 1015,7 mb.

 

Abraços uruguayos!

Link to comment
Share on other sites

Nesse momento:

 

Comodoro Rivadávia (46S): 31C e ventos fortes de areia vindos do norte

Neuquén: 32C e forte vento norte.

 

Enquanto isso:

 

Curitiba: 19C

São Paulo 22C

 

Quanto tempo levará para o Carlos Dias entrar em parafuso :mosking: :mosking:

 

Brincadeiras à parte, o sul da Argentina sofre com o ASAS deles agora. A diferença é que é um ASAS localizada bem mais ao sul que o nosso tradicional inimigo dos meses de junho, julho e agosto. Enquanto temos vento sudeste fresco, o ASAS empurra vento norte e quente pelo interior do continente para o extremo sul dos hermanos.

Link to comment
Share on other sites

Me tire uma duvida....Blumenau x Joinville, tem diferença de clima..temperatura e qto ao volume de chuvas..?? Ou são iguais..?

 

Olha, dizer com precisão só quem já morou nas 2 cidades e for antenado em clima. Mas tem diferenças sim! Joinville é muito próxima do litoral, é mais plana, e tem a Serra do Mar ao oeste.

 

Blumenau é encravada em morros e vales (Médio vale do Itajaí) e cortada pelo Rio Itajaí Açu. Mas na parte norte da cidade os vales vão ficando mais esparsados e mais plano, tanto é que a cidade está se desenvolvendo pro norte.

 

Com relação ao clima, eu não tenho dados em mãos, mas suponho que Joinville tenha maior número de dias nublados e chuvosos ao longo do ano em relação à Blumenau. Mas as bizarrices com precipitação e ostilidades da natureza aqui é simplesmente muito pior. Sofremos muito mais com excessos de chuva do que Joinville. Não me recordo de nenhum desastre natural em Joinville com a magnitude que tivemos aqui em 83/84/2008. Fora as nossas várias outras enchentes como setembro do ano passado.

 

Os temporais aqui pelo que a gente acompanha causam mais estragos, muito mais comum ouvir sobre prejuízos e estrago causados pelos temporais aqui na região do que na região de Joinville.

 

No verão Blumenau é mais sufocante do que em Joinville (isso todos falam), as nossas máximas passamos facinho :mosking: Mas no inverno aqui as temperaturas despencam mais rápido do que em Joinville, principalmente porque recebemos as massas de ar polar antes. Essa pequena diferença na latitude no inverno é um pequeno peso a nosso favor no inverno. Não raro, em épocas de bloqueio no inverno, vejo Curitiba com calor e pré-frontal enquanto que aqui estamos com ar polar, enquanto isso Joinville fica no meio do caminho.

 

Concordas Soares? :biggrin:

Link to comment
Share on other sites

Tarde deliciosa aqui na Granja Viana. No momento 20ºC. Já disse aqui que, para mim, estamos num período de transição verão-outono. É um período curto, que pode ter dias de verão, como estava tendo até ontem aqui em SP, e dias mais frescos (como a partir de hoje e no início da semana passada). Esse periódo antecede o outono até a despedida definitiva do verão (final março) e posterior estabilização do outono (lá para meados de abril).

Link to comment
Share on other sites

Pqp... haja paciência em ver uma previsão dessas com escalada do calor DE NOVO: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=168&Caderno=0&Noticia=402924

 

Hoje tive máxima de 28,5°. Amanhã já bato nos 30°, e só terei máxima menor do que esse valor daqui a uma semana SE tiver sorte!

 

Agora 25,5° com 61%.

 

Francamente...

Link to comment
Share on other sites

Pqp... haja paciência em ver uma previsão dessas com escalada do calor DE NOVO: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=168&Caderno=0&Noticia=402924

 

Hoje tive máxima de 28,5°. Amanhã já bato nos 30°, e só terei máxima menor do que esse valor daqui a uma semana SE tiver sorte!

 

Agora 25,5° com 61%.

 

Francamente...

 

Marcos, as escaladas só devem parar em Abril, infelizmente... mais máximas acima dos 35 em POA semana que vem ?

 

Enquanto isso, um maravilhoso começo de noite em Juiz de Fora, com VENTO SUL ! Há quanto tempo eu não sentia o

frescor do vento frio...a temperatura caiu: faz 21 graus no aero ! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Pqp... haja paciência em ver uma previsão dessas com escalada do calor DE NOVO: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=168&Caderno=0&Noticia=402924

 

Hoje tive máxima de 28,5°. Amanhã já bato nos 30°, e só terei máxima menor do que esse valor daqui a uma semana SE tiver sorte!

 

Agora 25,5° com 61%.

 

Francamente...

 

Marcos, as escaladas só devem parar em Abril, infelizmente... mais máximas acima dos 35 em POA semana que vem ?

 

Enquanto isso, um maravilhoso começo de noite em Juiz de Fora, com VENTO SUL ! Há quanto tempo eu não sentia o

frescor do vento frio...a temperatura caiu: faz 21 graus no aero ! :clapping:

Sim. Passaremos dos 35°. Mesmo que seja nos pontos mais quentes da cidade, isso significa que na maior parte da área urbana fica em 34°, mais ou menos. É dose. Se a previsão fosse toda a semana em 30°/32° eu já acharia péssimo. O RS não parece o Sudeste, parece o sertão do Nordeste.

 

Agora faz 23,1° com 71%. Está ótimo!! Ao menos teremos noites agradáveis.

 

Abraços torrados!

Link to comment
Share on other sites

Amigos já dá pra dizer, com muita emoção, que é outono no centro-sul do Brasil. Depois dessa massa de ar frio, que deve dominar nossa região pelas próximas 72 horas, uma nova massa de ar frio cruza os Andes e derruba a temperatura de forma generalizada a partir da quinta no RS e entre sexta e sábado em SP. Vamos com tudo!!

 

E que coisa linda essa frente fria que o GFS aponta para os últimos dias de março.. Com direito a invasão continental! O ar frio chegaria até o MS e sul de Minas! Bem que podia ser daqui a 48 horas.. haveria mais credibilidade.

Link to comment
Share on other sites

Me tire uma duvida....Blumenau x Joinville, tem diferença de clima..temperatura e qto ao volume de chuvas..?? Ou são iguais..?

 

Olha, dizer com precisão só quem já morou nas 2 cidades e for antenado em clima. Mas tem diferenças sim! Joinville é muito próxima do litoral, é mais plana, e tem a Serra do Mar ao oeste.

 

Blumenau é encravada em morros e vales (Médio vale do Itajaí) e cortada pelo Rio Itajaí Açu. Mas na parte norte da cidade os vales vão ficando mais esparsados e mais plano, tanto é que a cidade está se desenvolvendo pro norte.

 

Com relação ao clima, eu não tenho dados em mãos, mas suponho que Joinville tenha maior número de dias nublados e chuvosos ao longo do ano em relação à Blumenau. Mas as bizarrices com precipitação e ostilidades da natureza aqui é simplesmente muito pior. Sofremos muito mais com excessos de chuva do que Joinville. Não me recordo de nenhum desastre natural em Joinville com a magnitude que tivemos aqui em 83/84/2008. Fora as nossas várias outras enchentes como setembro do ano passado.

 

Os temporais aqui pelo que a gente acompanha causam mais estragos, muito mais comum ouvir sobre prejuízos e estrago causados pelos temporais aqui na região do que na região de Joinville.

 

No verão Blumenau é mais sufocante do que em Joinville (isso todos falam), as nossas máximas passamos facinho :mosking: Mas no inverno aqui as temperaturas despencam mais rápido do que em Joinville, principalmente porque recebemos as massas de ar polar antes. Essa pequena diferença na latitude no inverno é um pequeno peso a nosso favor no inverno. Não raro, em épocas de bloqueio no inverno, vejo Curitiba com calor e pré-frontal enquanto que aqui estamos com ar polar, enquanto isso Joinville fica no meio do caminho.

 

Concordas Soares? :biggrin:

 

Acho que sim, Beto...é mais ou menos isso que você falou...as temperaturas sobem e descem mais rapidamente aí do que aqui...mas no final das contas elas ficam sempre próximas. Ano passado, por exemplo, a mínima aí em uma das estaçoes do CEOPS acho que ficou em 1,x graus, enquanto uma das estaçoes da defesa Civil aqui ficou em 0,6 graus.

 

É obvio que há pontos mais frios em ambas as cidades, mas é o que temos monitorados no momento hehehe...

 

E quanto aos desastres naturais, acho que o último de grande magnitude, similar aos de Blumenau, foi em 95, com o rompimento da barragem do rio Cubatão, que deixou alguns bairros da zona norte debaixo d`água....

 

Mas enchentes temos todos os anos, em diversos bairros...inclusive quando não chove, pois sofremos com a maré no rio que corta o centro da cidade...

Link to comment
Share on other sites

Máxima comportada novamente hoje, com 27,2°C, mesmo com sol a partir do meio da tarde. Apenas chuviscou no início da tarde.

Poucas nuvens e clima agradabilíssimo nessa noite:

 

Temperatura: 22,7°C

Vento SE a 9 km/h

URA: 82%

Pressão: 1016 hPa

Aqui:

 

Temperatura: 21,1°C

Vento SE a 8,5 km/h

URA: 79%

Pressão: 1016,1 hPa

 

Praticamente idênticos!

 

Abraços idênticos!

Link to comment
Share on other sites

Amigos já dá pra dizer, com muita emoção, que é outono no centro-sul do Brasil. Depois dessa massa de ar frio, que deve dominar nossa região pelas próximas 72 horas, uma nova massa de ar frio cruza os Andes e derruba a temperatura de forma generalizada a partir da quinta no RS e entre sexta e sábado em SP. Vamos com tudo!!

 

E que coisa linda essa frente fria que o GFS aponta para os últimos dias de março.. Com direito a invasão continental! O ar frio chegaria até o MS e sul de Minas! Bem que podia ser daqui a 48 horas.. haveria mais credibilidade.

 

Igor,

 

já viu a previsão extendida de chuvas para o mês de ABril? Tem previsão colocando apenas 01 evento bom de chuva(tipo 10/20mm) para todo o mês de Abril, em grande parte do sul do Brasil. Somente o litoral(leste da região) e áreas serranas seriam mais agraciadas.

 

Será que tem bloqueio a vista novamente! O que acham?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

já viu a previsão extendida de chuvas para o mês de ABril? Tem previsão colocando apenas 01 evento bom de chuva(tipo 10/20mm) para todo o mês de Abril, em grande parte do sul do Brasil. Somente o litoral(leste da região) e áreas serranas seriam mais agraciadas.

 

Será que tem bloqueio a vista novamente! O que acham?

 

Sds.

 

Não cheguei a ver a extendida Silvio, mas pelo menos até o fim de março não haverá condições para uma boa chuva generalizada. As frentes frias que irão chegar devem secar ainda mais a atmosfera. Desde novembro com irregularidade nas chuvas aqui no Paraná.. Tá freud! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Pqp... haja paciência em ver uma previsão dessas com escalada do calor DE NOVO: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=168&Caderno=0&Noticia=402924

 

Hoje tive máxima de 28,5°. Amanhã já bato nos 30°, e só terei máxima menor do que esse valor daqui a uma semana SE tiver sorte!

 

Agora 25,5° com 61%.

 

Francamente...

 

mas, já foi possível ver que há outono do RS.

hoje tive uma atividade esportiva e corri num dia espetacular.

Calor ainda teremos. Não acredito que tenhamos máximas de quase 40°C daqui pra frente. Quiçá uns 35°C.

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do ano em Curitiba

16/03/2012 18:29:00 Por: Aline Cardoso

 

A massa de ar polar derruba a temperatura no sul do país nesta sexta-feira e Curitiba registra a tarde mais fria do ano. A temperatura era de 20,1ºC às 13 horas, batendo o dia 27 de Janeiro, quando os termômetros marcaram 20.6ºC. A sensação era de frio no amanhecer de hoje em quase toda a Região Sul.

 

Hoje foi dia de recorde também em Porto Alegre. A madrugada desta sexta-feira foi a mais fria do ano, quando os termômetros marcaram 15.6ºC às 07 horas na Capital gaúcha, recorde de menor mínima do ano, batendo os 17,4ºC do dia 03 de Janeiro.

 

Enquanto o frio está concentrado no Centro e Sul do país, o Nordeste tem dias abafados. Na madrugada e nas primeiras horas da manhã de hoje, os termômetros registraram altas temperaturas e o calorão tomou conta da região. Hoje, Recife – PE bateu o recorde de maior temperatura mínima do ano, com 24,8ºC às 06 horas, batendo os 24.5ºC do dia 04 de Fevereiro.

Fonte: http://jornaldotempo.uol.com.br/noticias.html/55151/tarde-mais-fria-do-ano-em-curitiba/

 

Nada mal para um dia de verão... Uma pergunta: Será que Curitiba é mais fria que Carambeí?

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do ano em Curitiba

16/03/2012 18:29:00 Por: Aline Cardoso

 

A massa de ar polar derruba a temperatura no sul do país nesta sexta-feira e Curitiba registra a tarde mais fria do ano. A temperatura era de 20,1ºC às 13 horas, batendo o dia 27 de Janeiro, quando os termômetros marcaram 20.6ºC.

 

Bom, quando eu começo a ver FRIO DE 20,1ºC com certeza está na hora de Fernando Mafili hibernar do tópico monitoramento desta forma evito confusões desnecessárias e preservo a agora delicada saúde.

 

Abraços

 

PS: Lembrando que a temperatura média do planeta é algo entre 14,0 e 14,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria do ano em Curitiba

16/03/2012 18:29:00 Por: Aline Cardoso

 

A massa de ar polar derruba a temperatura no sul do país nesta sexta-feira e Curitiba registra a tarde mais fria do ano. A temperatura era de 20,1ºC às 13 horas, batendo o dia 27 de Janeiro, quando os termômetros marcaram 20.6ºC.

 

Bom, quando eu começo a ver FRIO DE 20,1ºC com certeza está na hora de Fernando Mafili hibernar do tópico monitoramento desta forma evito confusões desnecessárias e preservo a agora delicada saúde.

 

Abraços

 

PS: Lembrando que a temperatura média do planeta é algo entre 14,0 e 14,5ºC.

 

Acho que estão desacostumados! :sarcastic: :sarcastic:

Mas falando sério, depois de tantos dias quentes, ter um dia todo onde as temperaturas não passam dos 20 já é inverno! Já já acostuma...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.