Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

b- Ondas de frio pelo critério de mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC, por um período de 03 a 09 dias consecutivos para a cidade de Santa Maria,nos últimos 40 anos. Resultado 52 ondas de frio (foi a cidade que eu estudei...um pouco) 12 anos sem nenhuma onda de frio. As ondas não mostraram nenhuma preferência entre El Niño ou La Niña destacando que o maior número ocorreu em anos de neutralidade.

 

12 anos sem nenhuma onda de frio de no mínimo 3 dias consecutivos? Que anos foi isso?

 

 

AINDA LEVAS A SÉRIO!!

 

ISTO É QUE NEM A CONSTRUÇÃO DOS CAIQUES (ACHO QUE É ASSIM), O MESMO MODELO DE MANAUS É FEITO EM S.J. "POIS A ARQUITETURA DEFINE QUE TODOS TEM QUE TER SEIS DIAS DE CARÊNCIA", ORAS BOLAS, USE O QUE ESTÁ NO MEIO DO OMBRO!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o frio que o GFS aponta para o Sul no dia 28/Mar...

 

sul_congelado.jpg

 

Aff que injusto, e a gente fica só na vontade! Tomara que venha um pouquinho mais pra cá! :sarcastic:

 

Algo me diz que isso deve chegar no Paraná também.

 

Já aqui, em Jundiaí, só "rebarba" mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Uma pena que esse frio não vai chegar no Sudeste!

 

O que é normal, né Luba...no verão, a gente sofre menos de calor que o pessoal do Sul, devido à alta

frequência de chuvas. Por outro lado, no inverno, as frentes frias chegam com muito mais facilidade

nas latitudes abaixo dos 26/27S... nossos eventos de frio serão, quase sempre, menos significativos

que os da região Sul. Nesta época do ano, é bem raro uma frente polar avançar até nossas latitudes

tropicais, ainda tão influenciadas pelo término recente do verão.

 

sds

Link to comment
Share on other sites

Somar - Previsão 29/03 - Mínimas:

 

São Joaquim: -03,0

Urupema: -03,0

Bom Jesus: -01,0

Vacaria: -01,0

São José dos Ausentes: 00,0

Lages: 01,0

Gramado: 04,0

Canela: 04,0

Bagé: 04,0

Caxias do Sul: 04,0

Santa Maria: 05,0

Passo Fundo: 05,0

Porto Alegre: 05,0

Florianópolis: 06,0

Chapecó: 06,0

Chuí: 06,0

Uruguaiana: 07,0

Ponta Porã: 09,0

Joinville: 11,0

Link to comment
Share on other sites

Somar - Previsão 29/03 - Mínimas:

 

São Joaquim: -03,0

Urupema: -03,0

Bom Jesus: -01,0

Vacaria: -01,0

São José dos Ausentes: 00,0

Lages: 01,0

Gramado: 04,0

Canela: 04,0

Bagé: 04,0

Caxias do Sul: 04,0

Santa Maria: 05,0

Passo Fundo: 05,0

Porto Alegre: 05,0

Florianópolis: 06,0

Chapecó: 06,0

Chuí: 06,0

Uruguaiana: 07,0

Joinville: 11,0

 

Eu duvido demais desta previsão aí. 5 graus em POA em MARÇO, o Marcos iria explodir de loucura :laugh: :laugh:

6 graus em Florianópolis, mais frio que Uruguaiana ??? um tanto incoerente... enfim, não acredito MESMO.

Link to comment
Share on other sites

Não se confirmou mesmo Bruno. Durante o dia a máxima aqui em Livramento foi de 24 graus com céu encoberto, por vezes bem fechado, mas sem chuva. Agora está 22,5 graus e breves aberturas de sol.

 

Vai entender! a previsão hoje no canal rural estava prognosticando 36C de máxima amanhã pra Uruguaiana! Será q chega nisso tudo?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, pelo visto aquela previsão de calorão não se confirmou. Mesmo sem nuvens no céu, temos apenas 30C em POA e as manhãs estão na casa dos 18C. A partir de amanhã acaba de vez o calor de março. Até o final do mês será fresco ou friozinho.

É verdade. Na medida em que os dias foram passando as máximas previstas pela MetSul baixaram 1° ou 2°. Se levarmos em conta que a previsão para a cidade é setorizada, grande parte dos bairros não chegam ao pico de calor.

 

Hoje tive de 19,6° a 31,9°. A vantagem é que a u.r. chegou a 37% e havia alguns cirrus que enfraqueceu a radiação solar.

Se der 5C em POA no dia 29 eu ando pelado na Rua dos Andradas.

 

Anota aí :rtfm:

E eu amanheço dentro da piscina e depois deito na laje fria. Pelado, claro.

 

O recorde histórico de frio em POA em março é 9°, o que mostra ser um mês SEM extremos de frio. Em abril o recorde é 4°. Essa previsão é TOTALMENTE absurda!

 

Outro furo da Somar é que prever 5° para cá e 4° em Canela é descabido. Em frio fora de época o gradiente de temperatura entre a planície e as serras são sempre maior do que o normal.

 

Agora faz 26,4° com 54% e venta de SE a 9,2 km/h.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

b- Ondas de frio pelo critério de mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC, por um período de 03 a 09 dias consecutivos para a cidade de Santa Maria,nos últimos 40 anos. Resultado 52 ondas de frio (foi a cidade que eu estudei...um pouco) 12 anos sem nenhuma onda de frio. As ondas não mostraram nenhuma preferência entre El Niño ou La Niña destacando que o maior número ocorreu em anos de neutralidade.

 

12 anos sem nenhuma onda de frio de no mínimo 3 dias consecutivos? Que anos foi isso?

 

 

AINDA LEVAS A SÉRIO!!

 

ISTO É QUE NEM A CONSTRUÇÃO DOS CAIQUES (ACHO QUE É ASSIM), O MESMO MODELO DE MANAUS É FEITO EM S.J. "POIS A ARQUITETURA DEFINE QUE TODOS TEM QUE TER SEIS DIAS DE CARÊNCIA", ORAS BOLAS, USE O QUE ESTÁ NO MEIO DO OMBRO!

 

Tu achas que és brincadeira...calma vou processar....vi agora. Os arquivos pdf agora são xml....pera aí.

Link to comment
Share on other sites

Depois eu edito,

 

ano 1

 

1968;

ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

LA N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...primeira edição é lento para carregar

ano 2

Ano 2 1973

ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N LA LA LA LA LA LA

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...segunda edição

1982 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N EL EL EL EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...

 

1985 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos LA LA LA N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...

 

1986 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

1997 nenhuma

1998 nenhuma

 

anos não detalhados por questões da minha pesquisa central....

 

2001 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

2003 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

2004 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N EL EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SOMAR = lixo.

 

Se der 5 graus em Poa dia 29...vai ter que engulir seco....

 

:laugh:

 

Se der 5C em POA no dia 29 eu ando pelado na Rua dos Andradas.

 

Anota aí :rtfm:

 

Um pedido policial ou judicial de livramento condicional costumo cobrar R$ 5.000,00. Mas te faço desconto... :laugh:

 

Mas é sério, fazer 5ºC em março em POA é piada, Carlos. De 1925 até 2009, a menor temperatura em Março em LAGES, foi de 3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Depois eu edito,

 

ano 1

 

1968;

ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

LA N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...primeira edição é lento para carregar

ano 2

Ano 2 1973

ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N LA LA LA LA LA LA

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...segunda edição

1982 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N EL EL EL EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...

 

1985 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos LA LA LA N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

editando...

 

1986 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

1997 nenhuma

1998 nenhuma

 

anos não detalhados por questões da minha pesquisa central....

 

2001 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

2003 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N N N N N

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

2004 ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT

Eventos N N N EL EL EL EL

Ondas de Frio 0 0 0 0 0 0 0

 

Bruno, a reposta que você me pediu é esta. Os anos mais recentes estão plenamente documentados.

 

Bruno, não tenho implicância com ninguém. Nenhuma empresa privada paga as minhas contas o contrário pode não ser verdadeiro.

 

Ronaldo, o critério da OMM é válido 5ºC abaixo da normal das mínimas para ser considerado onda de frio. (aqui ficou uma armadilha bem montada pela OMM).

 

São Joaquim tem sem dúvida alguma temperaturas baixas. Mas temperaturas baixas não significam "frio"....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sobre essa ou aquela empresa ou consultoria de previsão do tempo, vamos por favor lembrar aqui que Sao opiniões pessoais e que devem ser encaradas como tanto. Eu particularmente converso muito com a Metsul, Climaterra e Somar e respeito muito elas, sabendo sempre que elas tem pontos de destaque distintos. A Metsul na pessoa do Alexandre é um dos primeiros membros do BAZ e sem duvida conta com o respeito e principalmente o carinho da grande maioria do BAZ. Se formos medir por projeção e crescimento ao longo de todo esse tempo, que é a forma mais justa de analisar uma empresa em todos os setores, lembrando ainda que nesse setor a competição é um tanto desleal porque as cias estatais dispõem de tecnologia, investimento e clientela públicos, a Metsul é um sucesso, nao há como negar.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Março está com média máxima 4° acima do normal!! Se bem que para os calorões que houve antes de refrescar, até que melhorou um pouco.

 

Minhas médias até o dia 20:

 

Mínima: 21,0°

 

Máxima: 32,4°

 

Amplitude: 11,5°

 

Simples: 26,7°

 

U.r. mínima: 48,2%

 

Março tem tido tardes muito quentes, dias secos e grande amplitude térmica.

 

Agora tenho 23,2° com 72%. Espero que a chuva se antecipe a já venha amanhã à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Uma pena que esse frio não vai chegar no Sudeste!

 

O que é normal, né Luba...no verão, a gente sofre menos de calor que o pessoal do Sul, devido à alta

frequência de chuvas. Por outro lado, no inverno, as frentes frias chegam com muito mais facilidade

nas latitudes abaixo dos 26/27S... nossos eventos de frio serão, quase sempre, menos significativos

que os da região Sul. Nesta época do ano, é bem raro uma frente polar avançar até nossas latitudes

tropicais, ainda tão influenciadas pelo término recente do verão.

 

sds

 

 

Sorte de lugares como Campos do Jordão e Monte Verde que registram frio mesmo sem a atuação de MPs!

 

Mínima de 9,3ºC na Vila Inglesa e 8,7ºC em Monte Verde, na última noite do verão e sem massa de ar polar! Incrível o clima nessas cidades!

Link to comment
Share on other sites

SOMAR = lixo.

 

Não pior que a Climatempo.

 

A Climatempo aponta 14 graus pra Poa dia 29.......que spread largo....... :prankster:

 

A somar devia contratar o Presidente de Portugal..Cavaco Silva...vejam minha assinatura.. :laugh:

 

 

hahaha que bela frase!

 

olhando o GFS deu pra ver que ele tirou um pouco da potência do frio, uma pena! Estava torcendo para os colegas do Sul terem um belo frio, é o mínimo depois do calorão que passaram no verão!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

AFINAL MORO NUMA CIDADE QUE NÃO TEM ONDA DE FRIO, COISA BOA, COMO SEMPRE DIGO, DEIXE A BURROCRACIA PARA QUEM GOSTA DELA. E COM CERTEZA TAMBÉM NÃO TEM ONDA DE CALOR! É UM PARAÍSO!

 

SE QUISERES CONTINUAR A GASTAR ATPS, FIQUE A VONTADE, EU FICO NA REALIDADE, É BEM MELHOR.

 

Assim você o diz.

 

O critério da OMM é claro, objetivo e extremamente técnico.

 

Ele diz: Onda de frio, 6 dias consecutivos com as temperaturas mínimas inferiores a 5ºC a normal climatológica da série 1961/1990.

 

Quando o Bruno Saraiva perguntou quais anos não houve onda de frio em Santa Maria (em outro critério) a resposta foi colocada.

 

Eu não afirmei nada. Aliás, desconheço as normais para São Joaquim.

 

Afinal quais as ondas de frio para São Joaquim seguindo o critério da OMM?

 

O termo BURROCRACIA acho demasiadamente ofensivo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

COM OS DADOS DE HOJE A ONDA DE FRIO SERÁ HISTÓRICA, QUEBRANDO O RECORDE DE MÍNIMA/MARÇO EM DIVERSAS CIDADES E COM GEADA AMPLA, RISCO DE GRANDES PREJUÍZOS NA AGRICULTURA.

 

É SÓ CITAR A NORMAL DAS MÍNIMAS PARA AS "PRECISAS" DIVERSAS CIDADE E EU TE DIREI SE HOUVE ONDA DE FRIO???

 

QUAIS SÃO AS DIVERSAS CIDADES?????

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Ainda não acompanhei a evolução desta onda de ar frio, e meu retorno nada tem a ver com ela. Estou para falar das minhas expectativas para o inverno, que são boas por sinal. Como assim?

 

Atlântico! Tem tudo para dar as cartas e ser o grande "driver" em tempos de pacífico entrando em neutralidade e quiçá um menino fraco no segundo semestre. A atmosfera tenderá a responder a esta menina fraca a moderada por pouco tempo, e as anomalias do Atlântico Sul e Norte (AMO) serão fundamentais para uma previsão de longo prazo. Apesar de ainda aquecido na costa da Argentina há indicações de que essas anomalias se encaminham abaixo da média. Caso se confirme, um atlântico bem frio no caso do sul pode ter grande impacto em nosso outono-inverno. Análogos? Preciso pesquisar melhor, mas 2009 pode ser um grande exemplo fresco na memória.

Assim, não estou preocupado com o pacifico neste ano, pois as esperanças são pequenas por ali. Ao menos espero no máximo warm-neutral dominando a cena, o que não seria de todo ruim. Minha atenção se volta ao atlântico, esperando que um esfriamento entre em ação de agora em diante.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não concordo com esta definição da OMM. O critério é até interessante, "mínimas 5ºC abaixo da normal climatológica",

o problema é essa exatidão de que "tem que ser pelo menos 6 dias". Não faz sentido delinear no mínimo 6 dias para se reconhecer a presença

de uma onda de frio.

 

Mesmo em latitudes mais elevadas, a troca de massas de ar é frequente, e podemos ter aquelas fortes incursões de ar frio que duram

3, 4 dias, seguidas de um rápido aumento da temperatura pelo posicionamento do jato. Isso é o mais comum, aliás.

 

Em Juiz de Fora, mínima de 16,5ºC hoje cedo, com ocorrência de nevoeiro.

Link to comment
Share on other sites

Segundo a enciclopédia Carlos Dias,

 

A normal da mínimas no período 1961/1990 para o mes de março para São Joaquim é 12,4ºC.(Inmet)

 

Nessa condição. Aplicando a definição da OMM.

 

Uma onda de frio em março em São Joaquim (onde e quando) será caracterizada, se e somente se, a temperatura mínima for igual ou inferior a 7,4ºC por um período de no mínimo 6 dias consecutivos.

 

Vejam é simples.

 

Não parece uma missão impossível talvez difícil.

 

Abraços

 

PS: Caio. a costa Argentina ´tem um monitoramento complicado da SST devido as águas serem rasas (inferior a 1000m).

 

PS2: Caio, bom retorno espero que a parte ruim dos problemas tenha ficado para trás. Abraços

 

PS3: Renan, O critério é este. se não me falha a memória em Portugal a última de abrangência foi em 2005. E os 5ºC tem uma coerência interna muito boa.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não concordo com esta definição da OMM. O critério é até interessante, "mínimas 5ºC abaixo da normal climatológica",

o problema é essa exatidão de que "tem que ser pelo menos 6 dias". Não faz sentido delinear no mínimo 6 dias para se reconhecer a presença

de uma onda de frio.

 

Será que alguém olha esse critério pra ver se vai colocar blusa antes de sair na rua?!? Ou as pessoas normais apenas agem naturalmente e ao sentir um frio desagradável se agasalham de acordo com o que estão sentindo??

 

Ano passado morreram moradores de rua em São paulo, com temperaturas na madrugada entre 7 e 10C. São Paulo dificilmente baixa de 05C no centrão, e mesmo assim todo ano morrem moradores de rua quando esfria!!!

Daqui a pouco vai inventar a parametrização do frio...

 

Onda de frio tipo 01: apenas um agasalho

 

Onda de frio tipo 02: agasalho + um casaco

 

Onda de frio tipo 03: casaco pesado + cachecol+ luvas

 

Onda de frio tipo 04: 2 casacos + protetor de orelha+ ceroula por baixo da calça... :rofl: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não concordo com esta definição da OMM. O critério é até interessante, "mínimas 5ºC abaixo da normal climatológica",

o problema é essa exatidão de que "tem que ser pelo menos 6 dias". Não faz sentido delinear no mínimo 6 dias para se reconhecer a presença

de uma onda de frio.

 

Será que alguém olha esse critério pra ver se vai colocar blusa antes de sair na rua?!? Ou as pessoas normais apenas agem naturalmente e ao sentir um frio desagradável se agasalham de acordo com o que estão sentindo??

 

Ano passado morreram moradores de rua em São paulo, com temperaturas na madrugada entre 7 e 10C. São Paulo dificilmente baixa de 05C no centrão, e mesmo assim todo ano morrem moradores de rua quando esfria!!!

Daqui a pouco vai inventar a parametrização do frio...

 

Onda de frio tipo 01: apenas um agasalho

 

Onda de frio tipo 02: agasalho + um casaco

 

Onda de frio tipo 03: casaco pesado + cachecol+ luvas

 

Onda de frio tipo 04: 2 casacos + protetor de orelha+ ceroula por baixo da calça... :rofl: :laugh:

 

Sds.

 

Assim fica difícil, se esse argumento é a melhor coisa para contradizer o Mafili que simplesmente coloca a posição do glossário da OMM.

 

Valha-me Deus.

 

A definição é simples, clara e objetiva.

 

Silvio, a pergunta é outra.

 

Será que alguém olha para definição de um termo técnico (considerando que para o exercício da profissão é necessário estar regularmente inscrito no órgão competente) Antes de escrever no jornal, anunciar na mídia, etc. etc.

 

Pense qual a razão de 5ºC abaixo da normal da mínimas.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.