Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O QUE IMPRESSIONA NESTA ONDA DE CALOR É OS EXTREMOS E A SECURA, BOA PARTE DEVIDO AQUELA BAIXA QUE CONTINENTALIZOU AQUELE AR FRIO E OS VENTOS DE OESTE QUE TROUXERAM AR MUITO QUENTE E SECO DA ARGENTINA

 

EM SC AS MÍNIMAS FICARAM ENTRE 8/18°C NA MAIORIA DAS CIDADES E ENTRE 4/8°C NO TOPO DA SERRA NOS VALES E BAIXADAS E AS MÁXIMAS ENTRE 32/38°C NA MAIOR PARTE DO ESTADO, NÃO É COMUM TER AMPLITUDE TÃO ACENTUADA E UMIDADE TÃO BAIXA, ENTRE 15/25% EM BOA PARTE DE SC.

 

CLIMA DE DESERTO, BEM FRIO AO AMANHECER, PARA ÉPOCA, E BEM QUENTE DE TARDE. É UMA ONDA DE CALOR TÍPICA DE OUTUBRO/NOVEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem de inverno valida para o verão:

 

Mbar 12Z amplifica o avanço do ar frio e segue o GFS.

 

Caio, com tamanho ar quente sobre o Sul neste momento, quando ocorrer o encontro com o forte ar frio polar,

estou com bastante receio quanto ao resultado disso: super-células à vista ? sds

 

 

Você e o NOAA:

 

DURING THAT PERIOD FORECASTED STABILITY INDICES SHOW HIGH RISK OF SEVERE CONVECTION...WITH THE LIFTED INDEX PEAKING AT -11...THE TTI AT 60 AND THE CAPE AT 4000.

Link to comment
Share on other sites

O QUE IMPRESSIONA NESTA ONDA DE CALOR É OS EXTREMOS E A SECURA, BOA PARTE DEVIDO AQUELA BAIXA QUE CONTINENTALIZOU AQUELE AR FRIO E OS VENTOS DE OESTE QUE TROUXERAM AR MUITO QUENTE E SECO DA ARGENTINA

 

EM SC AS MÍNIMAS FICARAM ENTRE 8/18°C NA MAIORIA DAS CIDADES E ENTRE 4/8°C NO TOPO DA SERRA NOS VALES E BAIXADAS E AS MÁXIMAS ENTRE 32/38°C NA MAIOR PARTE DO ESTADO, NÃO É COMUM TER AMPLITUDE TÃO ACENTUADA E UMIDADE TÃO BAIXA, ENTRE 15/25% EM BOA PARTE DE SC.

 

CLIMA DE DESERTO, BEM FRIO AO AMANHECER, PARA ÉPOCA, E BEM QUENTE DE TARDE. É UMA ONDA DE CALOR TÍPICA DE OUTUBRO/NOVEMBRO.

 

FLORIPA TEVE 26% DE UMIDADE, EM DEZEMBRO É RARÍSSIMO!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O calor está bastante desagradável! Mas ao meu ver, é a seca quem mais estraga. Tantos dias sem chuva em pleno verão é triste!

 

 

OS AGRICULTORES QUE O DIGAM!

 

EM SC O QUADRO ESTÁ FICANDO RUIM TAMBÉM, MAIS ENTRE O OESTE, PLANALTO E SUL DO ESTADO.

 

INFELIZMENTE É O QUADRO BEM TÍPICO DE LA-NINA, CHUVA IRREGULAR E EXTREMOS DE TEMPERATURA.

Link to comment
Share on other sites

O calor está bastante desagradável! Mas ao meu ver, é a seca quem mais estraga. Tantos dias sem chuva em pleno verão é triste!

 

Mas em Maringá houveram boas chuvas em outubro e novembro, não? Há quantos dias não chove aí?

 

Sds.

 

Com este calor, qualquer chuva se vai logo! :hang1:

 

Aqui no Norte do estado, costuma chover bastante nesta época.Quanto à precipitação, está parecendo inverno em clima tropical!

 

Grama marrom em frente de casa.

 

Def_Hidrica.jpg

Link to comment
Share on other sites

O calor está bastante desagradável! Mas ao meu ver, é a seca quem mais estraga. Tantos dias sem chuva em pleno verão é triste!

 

Mas em Maringá houveram boas chuvas em outubro e novembro, não? Há quantos dias não chove aí?

 

Sds.

 

O PROBLEMA É QUE O PARÂMETRO CHUVA É ALGO RUIM DE ANALIZAR, POIS PODE DAR UMA BOA PANCADA EM CIMA DA ESTAÇÃO E AO REDOR NÃO DÁ NADA, O IDEAL É CONVERSAR COM AS COOPERATIVAS.

Link to comment
Share on other sites

A pouco choveu em Soledade! Só que quase nada: 2,8 mm.

 

A curiosidade é que Soledade e Floripa tiveram a mesma máxima: 34,4°! Detalhe: em Floripa com vento SE!!

 

Aqui tive máxima de 36,3° e u.r. de até 31%. Livramento teve bizarros 39,4°!!

 

Agora tenho 30,4° com 54% e um maravilhoso vento ENE a 15,9 km/h para baixar o horror.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem de inverno valida para o verão:

 

Mbar 12Z amplifica o avanço do ar frio e segue o GFS.

 

Caio, com tamanho ar quente sobre o Sul neste momento, quando ocorrer o encontro com o forte ar frio polar,

estou com bastante receio quanto ao resultado disso: super-células à vista ? sds

 

 

Você e o NOAA:

 

DURING THAT PERIOD FORECASTED STABILITY INDICES SHOW HIGH RISK OF SEVERE CONVECTION...WITH THE LIFTED INDEX PEAKING AT -11...THE TTI AT 60 AND THE CAPE AT 4000.

 

Os índices são preocupantes, heim. Fiquemos de olho.

 

Por aqui, mais uma pancadona de chuva no momento, bem típica de verão, sem raios ou ventos, apenas chuva forte.

Link to comment
Share on other sites

Ah sim... segue o inferno por aqui. Mínima matinal de 20,4. :heat: :hang1: :hysteric:

 

Senti o inferno matinal no último sábado em Mogi das Cruzes... por lá a mínima não ficou abaixo dos 19ºC.

 

Por aqui, apesar do calor abafado durante o dia, com os termômetros rondando os 30ºC, ainda temos madrugadas frescas. Hoje cedo registrei 15,2ºC. O bom que não tivemos nada de chuva (ao contrário do Sul, por aqui chuva é sinônimo de problema).

Link to comment
Share on other sites

DURING THAT PERIOD FORECASTED STABILITY INDICES SHOW HIGH RISK OF SEVERE CONVECTION...WITH THE LIFTED INDEX PEAKING AT -11...THE TTI AT 60 AND THE CAPE AT 4000.

 

Perigosíssimo! Ao meu ver, o risco maior será para SC e RS... PR acho que não conta, já está virando deserto. Registrei a minha menor URA desde que adquiri a estação no início de 2010: 17% ! Máxima de 36,9°C, quase o recorde de 37,3°C de setembro, mas infelizmente poderei bater o valor no decorrer desta insólita semana. Mínima de 20,9°C. Calor úmido é horrível, mas calor intenso e seco também é muito desconfortável.. O vento é quente, como se estivesse perto de um forno, e seco..

É bem como o Coutinho disse, não fosse essa baixa colada a tantos dias entre o RS e Uruguai, não teríamos o deslocamento dessa bolha de ar quente do norte argentino para o sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei em casa agora após um HH com amigos, Às 18:30hs estava quente sentar na rua, porém depois das 20:30hs estava bem agradável até. Coisas da secura do ar. :mosking:

...e do vento leste. Por aqui o vento virou às 18 h de N/NO para E/Se. Eu tinha 34,6° às 18:18. Exatamente 1 h depois estava 30,7°. Queda de praticamente 4° em 1 h!!

 

Agora faz 24,1° com 71% e venta de SSE a 8,5 km/h.

 

Abraços de leste!

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana, 23hs:

 

29,7C e 27% de UR

 

Meu Deus Bruno, isso é desumano! Clima extremo hein.

É interessante como não houve períodos longos de calor nessa primavera-verão até agora, pelo contrário, as ondas de calor foram curtas, mas essa agora chegou rapidamente e bastante extremada!

 

Com essa umidade relativa tão baixa, é quase certeza que teremos recordes de calor quebrados essa semana nos 3 estados do Sul. Será que bate novembro de 1985?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

DURING THAT PERIOD FORECASTED STABILITY INDICES SHOW HIGH RISK OF SEVERE CONVECTION...WITH THE LIFTED INDEX PEAKING AT -11...THE TTI AT 60 AND THE CAPE AT 4000.

 

Perigosíssimo! Ao meu ver, o risco maior será para SC e RS... PR acho que não conta, já está virando deserto. Registrei a minha menor URA desde que adquiri a estação no início de 2010: 17% ! Máxima de 36,9°C, quase o recorde de 37,3°C de setembro, mas infelizmente poderei bater o valor no decorrer desta insólita semana. Mínima de 20,9°C. Calor úmido é horrível, mas calor intenso e seco também é muito desconfortável.. O vento é quente, como se estivesse perto de um forno, e seco..

É bem como o Coutinho disse, não fosse essa baixa colada a tantos dias entre o RS e Uruguai, não teríamos o deslocamento dessa bolha de ar quente do norte argentino para o sul do Brasil.

 

Igor,

 

posso estar errado, mas não me lembro de onda de calor como essa em dezembro em nossa região!!! Não me refiro as temperaturas, mas sim a secura...

 

Dezembro costuma ser chuvoso na nossa região... Me lembro de muitas ondas de calor secas assim em fevereiro, mas em dezembro isso é bem mais raro!

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, quanto a secura, também não me lembro disso em dezembro. Ter 17% perto do Natal é bem estranho mesmo. Mínima de 21,3°C instantes atrás, com URA de apenas 55% a esta hora da manhã. As baixadas afundaram, a estação do Simepar aqui deve estar com algo ao redor dos 16°C. Campo Mourão tem 14,8°C!

Link to comment
Share on other sites

Depois da máxima de 30,2 graus, a dobradinha de vento sul+baixa U.R. permitiu boa queda de temp (digo, uma boa queda pro meu mau local de coleta). Às 22h de ontem, enquanto Curita (área urbana) tinha cubatenses 24,7 graus. Mauhá (em área urbanizada mas com bom terrenos baldios) tinha 22,5. Pena que em virtude do meu local ruim de coleta, tive mínima de 19,4 enquanto Curitópolis teve 18,7.

Aqui, tenho máximas pouco abaixo da realidade, e mínimas um pouco acima.

Link to comment
Share on other sites

07:00AM:

 

Catamarca: 32ºC

Tucuman: 28ºC

Buenos Aires: 27ºC

Rosario: 26ºC

Mendoza: 25ºC

Cordoba: 24ºC

Bariloche: 07ºC

Rio Gallegos: 06ºC

Ushuaia: 05ºC

Balmaceda: 03ºC

 

Carlos, se a mínima em Campos do Jordão foi de 11 graus, no Posto Marcão em Itatiaia, muito provavelmente ficou próximo desses 7 graus de Bariloche...

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana, 23hs:

 

29,7C e 27% de UR

 

Meu Deus Bruno, isso é desumano! Clima extremo hein.

É interessante como não houve períodos longos de calor nessa primavera-verão até agora, pelo contrário, as ondas de calor foram curtas, mas essa agora chegou rapidamente e bastante extremada!

 

Com essa umidade relativa tão baixa, é quase certeza que teremos recordes de calor quebrados essa semana nos 3 estados do Sul. Será que bate novembro de 1985?

 

Sds.

 

Silvio, eu não duvido que haja quebra de recordes absolutos, visto que estamos exatamente no solstício de verão, sol no zênite e dias com duração de 14 horas no RS.

Link to comment
Share on other sites

Uruguaiana, 23hs:

 

29,7C e 27% de UR

Pior que POA conseguiu a monstruosa façanha de ter tempo fechado de madrugada e registrar a segunda maior mínima de todo o RS!! Só não passou Tramandaí com vento NE constante! No INMET não baixou de 21,8° e aqui de 22,7°.

 

Uruguaiana teve 21,6° depois de bater 40,9°. Se fizer 50° na cidade, a noite ainda é mais fresca do que aqui. O pior é que além de termos calorão de dia, temos RETENÇÃO à noite. A vantagem da fronteira oeste é que mesmo em calorões dificilmente a mínima fica retida. Só com advecção de calor. Aí sim.

 

Agora já tenho 27,5° com 67%. Venta de NNE a 4,5 km/h.

 

Abraõs tórridos!

Link to comment
Share on other sites

A MetSul está dando máxima de 40° em Uruguaiana, Santa Maria, Santa Rosa e Joinville e 36° em Floripa! Uhu!

 

Aqui 27,8°.

 

Marcola, onde que vejo esta previsão??

 

Por aqui uma banda de nebulosidade está sobre nós e mantém a temperatura comportada, na casa dos 28ºC. Em Blumenau ela está a mais tempo, e a temperatura está mais comportada ainda: a temperatura ainda não passou de 23ºC!

Link to comment
Share on other sites

Pela normal do INMET entre 1945 e 1974 a máxima absoluta de Uruguaiana era de 40,5C em Dezembro e 41,2C em janeiro. Entretanto, esse não é o recorde do RS por esssa normal. Aí vão as maiores marcas:

 

Iraí: 42,2C

Taquara: 41,5C

São Borja: 41,5C

Itaqui: 41,4C

Santa Vitória do Palmar: 41,3C

Uruguaiana: 41,2C

Santa Cruz do Sul: 41,2C

Santa Maria: 41,0C

Marcelino Ramos: 40,6C

Pelotas: 40,5C

Santana do Livramento: 40,5C

Alegrete: 40,4C

Jaguarão: 40,0C

Porto Alegre: 40,0C

Bagé: 39,7C

Viamão: 39,4C

Bento Gonçalves: 37,8C

Soledade: 36,8C

Passo Fundo: 36,4C

Caxias do Sul: 35,6C

Vacaria: 35,4C

Bom Jesus: 34,4C

Torres: 34,2C

São Francisco de Paula: 34,0C

Link to comment
Share on other sites

11:00AM:

 

Parnaiba PI: 35ºC

 

Mossoró RN: 34ºC

Porto Murtinho MS: 34ºC

 

São Borja RS: 33ºC

Florianópolis SC: 33ºC

Rio de Janeiro RJ: 33ºC

Guarujá: 33ºC

Macapá AP: 33ºC

Aquidaunana MS: 33ºC

Durados MS: 33ºC

Jaguaribe CE: 33ºC

 

Santo Augusto RS: 32ºC

Santa Rosa RS: 32ºC

Santa Maria RS: 32ºC

Diamante do Norte PR: 32ºC

Santos SP: 32ºC

Conceição do Araguaia PA: 32ºC

Juti MS: 32ºC

Ponta Porã MS: 32ºC

Caiocó RN: 32ºC

 

Frederico Westphalen RS: 31ºC

Santiago RS: 31ºC

Uruguaiana RS: 31ºC

Maringá: 31ºC

Foz do Iguaçu PR: 31ºC

Ribeirão Preto SP: 31ºC

Campos RJ: 31ºC

Vitoria ES: 31ºC

Teresina PI: 31ºC

Manaus AM: 31ºC

Link to comment
Share on other sites

A MetSul está dando máxima de 40° em Uruguaiana, Santa Maria, Santa Rosa e Joinville e 36° em Floripa! Uhu!

 

Aqui 27,8°.

 

Marcola, onde que vejo esta previsão??

 

Por aqui uma banda de nebulosidade está sobre nós e mantém a temperatura comportada, na casa dos 28ºC. Em Blumenau ela está a mais tempo, e a temperatura está mais comportada ainda: a temperatura ainda não passou de 23ºC!

 

Exatamente, chegou até a precipitar um pouco de manhã, mas pelo satélite essa banda de nebulosidade já está saindo e as aberturas de Sol já estão ocorrendo, provavelmente teremos máximas menores, mas está mais úmido agora! 24.4ºc na Rbs 27 aqui, diferença alta.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul está dando máxima de 40° em Uruguaiana, Santa Maria, Santa Rosa e Joinville e 36° em Floripa! Uhu!

 

Aqui 27,8°.

 

Marcola, onde que vejo esta previsão??

 

Por aqui uma banda de nebulosidade está sobre nós e mantém a temperatura comportada, na casa dos 28ºC. Em Blumenau ela está a mais tempo, e a temperatura está mais comportada ainda: a temperatura ainda não passou de 23ºC!

No site do Correio do Povo. É a MetSul que faz a previsão: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=82&Caderno=0&Editoria=105. É só clicar no mapa! :good2:

 

Pela normal do INMET entre 1945 e 1974 a máxima absoluta de Uruguaiana era de 40,5C em Dezembro e 41,2C em janeiro.

O recorde absoluto de calor no RS é 42,6° em Jaguarão e Alegrete. Numa dessas duas cidades foi em 1º/1/1943, data do recorde de 40,7° de POA. Mas certamente passou disso em alguns pontos.

 

Agora já está 30,9° com 56%. Venta de SE a 4,7 km/h. Não fosse esse vento e estaria mais quente!

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.