Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Passo Fundo hoje teve máxima de 35,9ºC segundo o Inmet.

 

Que eu me lembre, a última vez que eu vi algo parecido com isso, tanto extremo, foi em janeiro de 2005, mas, mesmo assim, havia feito alguns décimos menos...

 

Vou ter que pesquisar os dados para ver quando foi a última vez que tinha feito tanto calor.

 

Que massa de ar quente... dez graus acima da média é para matar qualquer um... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Realmente extraordinária essa massa de ar quente, principalmente na serra e no planato.

Nos vales o calor também não decepcionou 39,7º em Teutônia e 39,6º em Lajeado.

A propósito, Teutônia deve ser uma das cidades do estado (e consequentemente do país) de maior amplitude térmica. Em 2009 fez -3,5º e por vezes a temperatura chega nos 40º. Maior amplitude que essa acho que só em Quaraí.

Link to comment
Share on other sites

Hoje dava pra rolar um sambinha, com piscina e churrasco em Urupema hein??

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Coutinho tirou o day off hoje!!! :mosking:

 

Ronaldo e Ademar do Cruzeiro já estão com a picanha preparada, cerveja no gelo e ventiladores a postos, já que a sede da Epagri, onde vai ser o churrasco, não tem ar-condicionado!!!

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito triste. É nitido como a frente vai perdendo força a medida que atravessa o RS. Uruguaiana teve 25mm de chuva +-. No pico de calor do dia, com a atmosfera quente, a frente deveria esta ganhando força. Falta umidade no RS, uma pena.

 

Se não me engano, o Leste paulista vai receber as maiores precipitações na semana que vem!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Safra 2011/12: fenômeno de resfriamento das águas ao sul do Atlântico provoca redução das chuvas no Sul do país. De acordo com InMet, situação pode se agravar a partir de janeiro, quando esse fenômeno , mais o La Niña, no oceano Pacífico, devem reduzir significativamente o volume de chuvas.

 

 

Confira a entrevista com Expedito Rebelo - Meteorologista da Inmet

 

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/entrevistas/100560-entrevista-confira-a-entrevista-com-expedito-rebelo---meteorologista-da-inmet.html

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No Mirante Santana não baixou dos 21,6°. Dois mundos dentro do Estado de SP! Imagina se a capital fosse ao nível do mar!!

 

Itapevi deu 17,0°!

 

Aqui tive mínima de 20,4°. Só que atingi os 30,0° às 10:44, isto é, com o sol das 9:44! Agora faz 30,8° com 51% e venta de NE a 5,2 km/h e sem UMA nuvem no céu! Pressão caindo e em 1005,0 mb.

 

Abraços calorentos!

 

Errado, Marcos... a mínima por aqui ficou em refrescantes 13,2ºC, ante os 12,7ºC da cidade vizinha de S. Lourenço da Serra. :good2:

 

Porém, é frio vampiro que desaparece com os primeiros raios de sol... a máxima por aqui ultrapassou os 31ºC novamente. E, ao contrário da capital paulista, NADA de chuva no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Simepar relatou temporais isolados em Maringá e Londrina no final da tarde! Aqui apenas um emocionante chuvisqueiro :heart: daqueles que só deixam a terra marcada..hehe.. Chego hoje a 31 dias com apenas 15 mm registrados.. Lamentável.. Variação da temperatura em minha estação no dia de hoje: 22,5°C / 35,4°C. É uma pena que o refresco maior do final de semana ficará no leste, mas qualquer coisa menor que as temperaturas dessa semana estará de bom tamanho.

Link to comment
Share on other sites

Que dia histórico para a serra catarinense, finalmente sentiu o que é CALOR DE VERDADE, e não aqueles

típicos 23/25C normais de verão ameno que aquela região tem.

 

E que calor descomunal na (quase sempre) fria Soledade gaúcha, com 36 graus ! A máxima absoluta histórica

do INMET daqui de JUIz de Fora é 35C, embora no centro da cidade deve ter ficado perto dos 40C nesta oportunidade.

 

Agora vem o refresco...e que a situação da chuva se altere no RS, pois o quadro é caótico.

Link to comment
Share on other sites

Que dia histórico para a serra catarinense, finalmente sentiu o que é CALOR DE VERDADE, e não aqueles

típicos 23/25C normais de verão ameno que aquela região tem.

 

Mas até o admirador da Serra Catarinense tirou uma casquinha hoje uai!!! :rofl:

 

Amigos, tenho que admitir que esse tópico hoje foi hilário!!! Meu Deus do céu, pena que eu não estava on-line no início da tarde, mas

o que eu dei de risada hoje nessa página foi inédito... :laugh: :laugh:

Mostrei até para os co-workers aqui no escritório! Dia histórico no BAZ em todos os sentidos...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O modelo que mais assusta é o ETA. Muita chuva durante toda a semana no litoral de SC. Torço (e uns 2 milhões de turistas) pelo GFS que seca mais o tempo, mesmo assim teremos a ausência do calor. Secando ou não, a última semana do ano será mais do que amena, com frio pela noite surpreendendo a todos. Incrementando um pouco mais, Urupema pode surpreender. Com chuva o MI deve gelar o dia todo...

Link to comment
Share on other sites

Previsão da Climaterra para São Joaquim 25/12:

 

São Joaquim; 7/9 a 11/13

 

Prepara a lenha, Ronaldo!

 

Provável máxima de um digito nos pontos mais altos de SC. Brincadeira?

 

Florianópolis 15/17 a 18/20

 

Não esqueçam do casaco!

 

E isso tudo após o calor (e tempo de praia) mais intenso e/ou prolongado do ano. No mínimo irônico. Só vou aceitar isso tudo se der uma geadinha na serra pra ficar histórico.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo: 22,7ºC

Campos do Jordão: 11,1ºC

 

Pode, Arnaldo!?

 

Caramba, está certo isso Luba?? Parece que o leste da região sudeste não foi muito afetado!!!

 

Sds.

 

Tive 21,3 ontem. Então, o dado paulistano do Luba procede. Infelizmente. :hysteric:

É que em tempo seco, a diferença entre a chapa quente e os arredores arborizados é brutal. No cuore do inverno é normal quase zerar em Freezerlac e malemal baixar dos 10 nas piores áreas da capital.

No dia que o Sipriano teve 9,X eu fiquei nos 19,X. 10 graus de abismo.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

Acho que hoje passa dos 37,5ºC de terça-feira.

 

AS 8:00 já temos 24ºC. Céu sem nenhuma nuvem.

 

E pensar que ontem o tempo ficou feio em Joinville, mas apenas pingos esparsos ocorreram na cidade. Na região do distrito de Pirabeiraba, perto da serra, chegou a chover.

 

Meus pais foram para Campo Alegre ontem e o mundo veio abaixo em poucos minutos. Em São Bento do Sul chegou a destelhar casas.

Link to comment
Share on other sites

Tive uma minima espetacular no litoral hoje....28,9ºC

 

Carlão, depois dessa fico até feliz com meus 21,2. :good: :hang1:

E as máximas aí na praia, como estão? E seu termômetro fica a quantos metros do chão?

 

Meu termometro fica 1,60m do chão....Ontem fiquei entre 28,1 e 32,7....A temperatura não sobe tanto pois estou a 20 metros da praia.....em compensação as mininmas não caem..abs

Link to comment
Share on other sites

A última rodada do GFS não foi boa para o turismo em SC. Com o ar seco avançando mais modestamente e o deslocamento do ar frio para o oceano, a umidade dos ventos frios vindos do mar complicam a vida do turismo. Ao encontrar a serra do mar os ventos úmidos formam boas nuvens de precipitação constante e tempo muito fechado. Ocasionando uma condição totalmente desfavorável, com chuva e vento frio. Ai, ai, ai São Pedro...

Link to comment
Share on other sites

Caio, quando falam de turismo em Floripa, a 1ª coisa que me vem à mente é isso aqui:

 

Chuva-Floripa.jpg

 

Sério... uma Ubachuva piorada! :laugh:

 

Putz Luba, pegou pesado. Eu acharia o contrário : Ubachuva uma Floripa piorada.

 

Juro que se o tempo ajudar eu mando uma foto ao vivo do caribe catarinense, a Ilha do Campeche.

 

1110656_f496.jpg

 

Ai quero ver você chamar Floripa de uma Ubachuva piorada...

Link to comment
Share on other sites

Amigos, façamos um trato: já que estão sentindo as temperaturas que sentimos constantemente aqui no planalto central, devolvam a gentileza e mandem um pouco do frio que tanto sentem no inverno de vocês. Que tal?

 

Obs: Soledade a 36ºC? Cadê o PHP, tô preocupado, sumiu. Derreteu? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Olha, fiquei aqui pensando no caso de Bariloche. Penso que já deve ter ocorrido natal com neve até na região....4,4 negativos quase no Natal penso que é muito significativo e deve ter dado uma boa geada.

 

Fiz este levantamento, as minimas absolutas apenas em Dezembro em Bariloche e vejam o resultado:

 

2011: -04,4

2010: -01,5

2009: -03,6

2008: -00,5

2007: -02,0

2006: -03,3

2005: -00,3

2004: -00,6

2003: -01,4

2002: -00,6

2001: -02,0

2000: -00,1

1999: -00,4

1998: -01,3

1997: 00,6

1996: -00,4

1995: -00,5

1994: 00,0

1993: -03,3

1992: 00,0

1991: -02,0

1990: 00,0

1989: -01,0

1988: -01,5

1987: 00,7

1986: 00,3

1985: -01,4

1984: 00,2

1983: 00,1

1982: -01,8

1981: -02,0

1980: -01,0

1979: -02,0

1978: -01,0

1977: -01,0

1976: -03,0

1975: -02,0

1974: -03,0

1973: -03,0

 

14/12/1958: -07,8

 

Hoje foi a manhã mais fria em Bariloche nos ultimos 53 anos para o mês de Dezembro.

Link to comment
Share on other sites

Caio, com certeza visitarei o Campeche nesse verão! Mas quero tentar pegar um dia depois da muvuca, de preferência na semana, para ir.

 

Estava planejando também ir a Gov. Celso Ramos entre o Natal a Ano Novo, em dia de semana também. Infelizmente a tendência é de tempo fechado e temperatura amena.

 

Se eu tivesse ido esta semana...ahhh maravilha!

 

Obs.: Quem falou de Ubachuva e Floripa foi o Evandro :good:

Link to comment
Share on other sites

Pra mim esse tempo mais fechado e chuvoso entre o natal e o ano novo vai ser perfect, já que vou ficar por Blumenau nesse período, é o período em que a cidade fica mais tranquila e é a data em que as praias ficam mais abarrotada de gente.

 

Eu só vou depois do dia 02, quando as coisas estiverem bemm mais calmas, passar alguns dias na praia de Mariscal :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.