Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O mapa de novembro de 2008 revela o abismo existente entre o litoral catarinense e a grande parte do RS em relação a precipitação. O que foi ruim para uns, foi ainda pior para outros.

 

E COMEÇA A FICAR RUIM NO OESTE DE SC E NO SUL PARA O PESSOAL DO ARROZ, MUITAS ÁREAS DO OESTE ESTÃO SEM BOA CHUVA A SEMANAS. ATÉ O PESSOAL DA MAÇÃ JÁ ESTÃO CHIANDO!

Link to comment
Share on other sites

Renan, semana passada vi a mocinha do tempo do Bom Dia Brasil informando que Rio e São Paulo estavam 2C ACIMA da média. Não estou enganado. Foi isso mesmo.

 

Vamos mostrar as tabelas, com dados OFICIAIS do INMET, que o Carlão faz pra esse pessoal parar de encher a paciência. Se bem que eu duvido

que isso realmente ocorreria.

 

A canalhice dos alarmistas não tem limites. Uma coisa é acreditar que até ocorre um GW, e acreditar que o homem PODE ter uma certa responsa nisto. Outra coisa é mentir adoidado. Não duvido que, se em 10 anos entrarmos numa p*** Era Glacial, esse pessoal ainda vai ter a cara-de-pau de alegar que a Era Glacial foi causada pelo... GW. :hang1:

Abraços de baixo calão!

Assino embaixo do Renan e o Lucci. Pelos argumentos que dão sobre as consequências do "aquecimento global", TUDO é possível: calor, frio, neve, chuva, tempestades, ausência de tempestades. Basta o clima "mudar" e já é o tal aquecimento... ai, Jesus...

 

Agora, mais um prova do aquecimento global: nuvem funil de abate ( :mosking: ) sobre POA!!!!!!!!!!! http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=687&p_secao=6#. O fenômeno foi lindo. Inclusive as fotos em que aparece o horizonte urbano da cidade é parte da visão que tenho daqui de casa. Pena que eu não vi. Eu estava fora. Pior que só choveu 1 mm. :negative:

 

Hoje mínima de 18,2°. Agora faz 23,4° com 66% e venta de ONO a 8,9 km/h. Pressão ainda em baixa: 1003,8 mb.

 

Abraços aquecimentistas!

Link to comment
Share on other sites

O mapa de novembro de 2008 revela o abismo existente entre o litoral catarinense e a grande parte do RS em relação a precipitação. O que foi ruim para uns, foi ainda pior para outros.

 

E COMEÇA A FICAR RUIM NO OESTE DE SC E NO SUL PARA O PESSOAL DO ARROZ, MUITAS ÁREAS DO OESTE ESTÃO SEM BOA CHUVA A SEMANAS. ATÉ O PESSOAL DA MAÇÃ JÁ ESTÃO CHIANDO!

 

No RS, no Vale do Rio Sinos, não mto longe de Porto Alegre, algumas prefeituras estão estudando medidas para racionar a água para os arrozeiros, culpando-os pela situação de racionamento iminente!!!

Na região de Uruguaiana, tem um município que está racionando a água da barragem em cotas para os produtores, já que ela será insuficiente para a temporada atual...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aplausos a Metsul, parte de uma minoria que alertou para o quadro que agora nos afeta.

 

NÃO MINORIA, TAMBÉM O CANAL RURAL JÁ VINHA AVISANDO, ACOMPANHO TODOS OS SÁBADOS, APENAS OS DETALHES É SÃO DIFERENTES, NA ESSÊNCIA TAMBÉM AVISARAM, DESDE JULHO/AGOSTO, AQUI COMEÇEI A ALERTAR EM SETEMBRO, DESTA VEZ VEZ A LINGUAGEM FOI PARECIDA ENTRE OS DA ÁREA NO CONTEXTO GERAL, NO RS O ALÊ FOI BEM MAIS DETALHISTA E CORRETO.

 

Pois é, esse ano tenho que adimitir que eles falaram muito nas "tradicionais" consequências do La Niña nas precipitações. Não foram tão detalhistas quanto a metsul, por exemplo, mas eles falavam num contexto geral de que La Niña sempre traz déficit hídrico, principalmente para o RS, e que esta estiagem poderia vir em algum momento, o que historicamente é comum na região das Missões.

Eu tenho uma opinião um pouco diferente sobre o RS: na minha opinião, a primavera-verão no RS de forma geral é na maioria dos anos atingido por períodos secos, muitos veranicos durante toda a temporada, sem que haja necessariamente La Niña. Mesmo em anos que chove bem, essa chuva vem um pouco irregular, o que "engana" muita gente que olha os volumes de precipitação mensal!

Pra mim, é mais comum ser seco no RS durante a primavera-verão do que com chuvas bem distribuídas. O La Niña só agrava a situação, mas tem seca no RS em algum momento da temporada quase todo ano. Infelizmente, o milho no estado de forma geral só vai bem com El Niño.

Muitas consultorias não entendem porque a produtividade do milho no RS é uma das mais baixas entre os grandes produtores brasileiras, já que o valor bruto da produção do estado é alto, porém a produtividade é baixa comparando-se com outros estados. Na soja também, fica um pouco longe de Paraná e Mt, o que pra mim é devido ao clima mais inconstante. Algumas consultorias olham a precipitação mensal e não se atém a inconstâncias das chuvas e aos veranicos.

 

Estou me referindo ao clima. Os produtores gaúchos são bastante tecnificados e competentes, mas na minha opinião, há limitações climáticas em algumas regiões, que talvez precisem de irrigação mesmo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aplausos a Metsul, parte de uma minoria que alertou para o quadro que agora nos afeta.

 

NÃO MINORIA, TAMBÉM O CANAL RURAL JÁ VINHA AVISANDO, ACOMPANHO TODOS OS SÁBADOS, APENAS OS DETALHES É SÃO DIFERENTES, NA ESSÊNCIA TAMBÉM AVISARAM, DESDE JULHO/AGOSTO, AQUI COMEÇEI A ALERTAR EM SETEMBRO, DESTA VEZ VEZ A LINGUAGEM FOI PARECIDA ENTRE OS DA ÁREA NO CONTEXTO GERAL, NO RS O ALÊ FOI BEM MAIS DETALHISTA E CORRETO.

 

Pois é, esse ano tenho que adimitir que eles falaram muito nas "tradicionais" consequências do La Niña nas precipitações. Não foram tão detalhistas quanto a metsul, por exemplo, mas eles falavam num contexto geral de que La Niña sempre traz déficit hídrico, principalmente para o RS, e que esta estiagem poderia vir em algum momento, o que historicamente é comum na região das Missões.

Eu tenho uma opinião um pouco diferente sobre o RS: na minha opinião, a primavera-verão no RS de forma geral é na maioria dos anos atingido por períodos secos, muitos veranicos durante toda a temporada, sem que haja necessariamente La Niña. Mesmo em anos que chove bem, essa chuva vem um pouco irregular, o que "engana" muita gente que olha os volumes de precipitação mensal!

Pra mim, é mais comum ser seco no RS durante a primavera-verão do que com chuvas bem distribuídas. O La Niña só agrava a situação, mas tem seca no RS em algum momento da temporada quase todo ano. Infelizmente, o milho no estado de forma geral só vai bem com El Niño.

Muitas consultorias não entendem porque a produtividade do milho no RS é uma das mais baixas entre os grandes produtores brasileiras, já que o valor bruto da produção do estado é alto, porém a produtividade é baixa comparando-se com outros estados. Na soja também, fica um pouco longe de Paraná e Mt, o que pra mim é devido ao clima mais inconstante. Algumas consultorias olham a precipitação mensal e não se atém a inconstâncias das chuvas e aos veranicos.

 

Estou me referindo ao clima. Os produtores gaúchos são bastante tecnificados e competentes, mas na minha opinião, há limitações climáticas em algumas regiões, que talvez precisem de irrigação mesmo!

 

 

BOA PARTE DO RS SIM, MAIS A PARTE NOROESTE, NORTE E NORDESTE MAIS PRÓXIMA A SC, INCLUI PASSO FUNDO É PARECIDO COM SC, A ESTIAGEM É MAIS SEVERA EM LA-NINA, EM SITUAÇÃO NORMAL, REDUZ A CHUVA EM NOVEMBRO E PRIMEIRA QUINZENA DE DEZ E COM A LA ESTA REDUÇÃO SE ACENTUA. EM SC OS EFEITOS COMEÇAM A FICAR MAIS NÍTIDOS ENTRE O OESTE, CENTRO E SUL. TAMBÉM OS TEMPORAIS SÃO MAIS FORTES EM ANOS DE LA-NINA, MENOR NÚMERO, MAS MAIS FORTES. O IDEAL SERIA TER IRRIGAÇÃO, MAS NÃO TEMOS POLÍTICA AGRÍCOLA, ESTE É O NÓ.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E pelo jeito semana que vem vai ser do cão...muito calor a vista...

 

E hj a temperatura por aqui está alta, e um pouco abafado....agora 31,2ºC :heat:

 

Máxima de 31,8ºC, igual a máxima da Davis da RBS e em horários muito parecidos (Oregon rlz! hahahahha brincadeeeeira!)

 

Semana que vem instalo, definitivamente, minha outra estação...

Link to comment
Share on other sites

Aplausos a Metsul, parte de uma minoria que alertou para o quadro que agora nos afeta.

 

NÃO MINORIA, TAMBÉM O CANAL RURAL JÁ VINHA AVISANDO, ACOMPANHO TODOS OS SÁBADOS, APENAS OS DETALHES É SÃO DIFERENTES, NA ESSÊNCIA TAMBÉM AVISARAM, DESDE JULHO/AGOSTO, AQUI COMEÇEI A ALERTAR EM SETEMBRO, DESTA VEZ VEZ A LINGUAGEM FOI PARECIDA ENTRE OS DA ÁREA NO CONTEXTO GERAL, NO RS O ALÊ FOI BEM MAIS DETALHISTA E CORRETO.

 

Pois é, esse ano tenho que adimitir que eles falaram muito nas "tradicionais" consequências do La Niña nas precipitações. Não foram tão detalhistas quanto a metsul, por exemplo, mas eles falavam num contexto geral de que La Niña sempre traz déficit hídrico, principalmente para o RS, e que esta estiagem poderia vir em algum momento, o que historicamente é comum na região das Missões.

Eu tenho uma opinião um pouco diferente sobre o RS: na minha opinião, a primavera-verão no RS de forma geral é na maioria dos anos atingido por períodos secos, muitos veranicos durante toda a temporada, sem que haja necessariamente La Niña. Mesmo em anos que chove bem, essa chuva vem um pouco irregular, o que "engana" muita gente que olha os volumes de precipitação mensal!

Pra mim, é mais comum ser seco no RS durante a primavera-verão do que com chuvas bem distribuídas. O La Niña só agrava a situação, mas tem seca no RS em algum momento da temporada quase todo ano. Infelizmente, o milho no estado de forma geral só vai bem com El Niño.

Muitas consultorias não entendem porque a produtividade do milho no RS é uma das mais baixas entre os grandes produtores brasileiras, já que o valor bruto da produção do estado é alto, porém a produtividade é baixa comparando-se com outros estados. Na soja também, fica um pouco longe de Paraná e Mt, o que pra mim é devido ao clima mais inconstante. Algumas consultorias olham a precipitação mensal e não se atém a inconstâncias das chuvas e aos veranicos.

 

Estou me referindo ao clima. Os produtores gaúchos são bastante tecnificados e competentes, mas na minha opinião, há limitações climáticas em algumas regiões, que talvez precisem de irrigação mesmo!

 

Sds.

 

Concordância total.....assinando em baixo.

 

A mídia está colocando que "está dando La Niña em São Paulo"...

 

Silvio, podemos separar a primavera-verão em duas partes primavera e verão.

 

Colocando a observação que correlação não causalidade.

 

A forma correta no meu entendimento é onde e quando. A generalização leva a erros de interpretação por parte do público que acompanha os noticiários salvo honrosas exceções.

 

O mapa do BoM coloca a região como normalmente seca na sua última atualização.

 

Observe que há coerência com os mapas que foram postados referentes a 2008. Onde e quando.

 

Abraços

 

diagprecregrJFM.gif

diagprecregrJFM.gif

file.php?id=1463&t=1&sid=4c56df5d562d2781407e2971189eb616

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o verão já começou, o que fez a temperatura se comportar nessa semana em SC foi essas instabilidades alimentadas pela baixa no RS e o ar frio em altura, não fosse por isso as temperaturas mínimas seriam típicas de verão, vejam que hoje não choveu e as temperaturas já estão bem mais elevadas. Ontem à noite depois da trovoada chegou a ficar frio.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RJ, região de jacarepaguá depois de uma manhã com um pouco de sol até, o tempo fechou, raios e trovoadas e agora começa a cair o céu.

 

Mesma coisa por aqui. Vejo um ENORME CB cruzando o sudoeste da cidade neste momento, e não demorará para cair o mundo

aqui no centro. sds

Foi rápidinho(10 a 15 minutos de chuva boa), mas já foi o suficiente para causar alguns transtornos ao trânsito, como alagamentos em ruas. Estava vendo ontem sobre as últimas enchentes aqui no estado(Região serrana, Niterói, Angra e aqui mesmo na capital), e fico pensando em como será neste ano agora, o que irá acontecer e onde irá acontecer? Todo ano acontece a mesma coisa e nada é feito.

 

PS: Alguem tem informações de como está Nova Friburgo agora? Procurei pela rede e não achei muita coisa a respeito.

Link to comment
Share on other sites

E pelo jeito semana que vem vai ser do cão...muito calor a vista...

 

Vai ser muito quente mesmo, antes da chegada de uma frente fria ao sul do Brasil que pode ser de forte intensidade, trazendo a tão sonhada chuva para muitas localidades afetadas pela estiagem. Friozinho no Natal? Veremos...

 

Esse calor da semana que vem, caso não venha seguido de chuva logo depois, pode colocar algumas áreas do Paraná em situação oficial de estiagem...

Em 2008 a seca começou bem antes, já em outubro, e não choveu nada em novembro no noroeste e oeste do Paraná, chovendo só no reveillon! Esse ano ainda teve várias chuvas esparsas, porém, agora se não vier essa chuva no natal, em janeiro o negócio vai engrossar.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Esse calor da semana que vem, caso não venha seguido de chuva logo depois, pode colocar algumas áreas do Paraná em situação oficial de estiagem...

Em 2008 a seca começou bem antes, já em outubro, e não choveu nada em novembro no noroeste e oeste do Paraná, chovendo só no reveillon! Esse ano ainda teve várias chuvas esparsas, porém, agora se não vier essa chuva no natal, em janeiro o negócio vai engrossar.

 

Sds.

 

Pois é.. Pode trazer graves prejuízos, visto que as últimas tardes estiveram ensolaradas e com URA entre 25% e 40%, acabando com qualquer resquício de umidade que ainda havia, se havia. Creio em temperaturas entre 35°C e 38°C em quase toda a região Sul entre terça e sexta-feira que vem. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

T'pintando um frio considerável no Natal. :mosking:

 

Seria igual a 1959 ou 1960, quando se observou neve em SJ? :ok:

Pela onda de calor que teremos essa semana, beirando os 40° no Sul, será um presente de Natal.

 

Ontem tivemos muitas trovoadas por aqui e pancadas muito fortes de chuva! Acumulou 30 mm na Zona Sul!! Aqui em casa acumulei 7,8 mm.

 

Hoje tive mínima de 18,8°. Agora faz 28,5° com 54% e venta de NO a 22,2 km/h.

 

Abraços natalinos!

Link to comment
Share on other sites

JÁ TEM ÁREAS DO NORTE/OESTE E SUDOESTE DO PR COM ESTIAGEM PLENA, 30/40 DIAS COM NADA OU QUASE NADA DE CHUVA, MUITAS AO LADO DE ÁREAS COM CHUVA RAZOÁVEL.

 

Exato, aqui em casa são 26 dias com apenas 15 mm. Gramados na área urbana secos. Bons sistemas passaram por perto, como esse semana passada:

 

5a4e89414249a_Cpiade2011-12-0918_23_09.thumb.jpg.07febbc5b96454a23d3a4b19ab7fbdad.jpg

 

Hoje está com muitas nuvens, até parece que pode dar alguma pancada isolada. Faz 31°C agora, vento W e URA de apenas 35%.

Link to comment
Share on other sites

Aqui assim como ontem começou a ventar bastante e pintaram umas núvens. Vamos ver se vai cair algo.

Tirei uma foto de uma formação, não se seria bem este termo, mas como sou leigo no assunto, gostaria de perguntar para a galera que entende legal do assunto sobre o que é isso. Seria somente chuva e de longe parece núvem indo do chão ao céu?

 

Desculpem pela qualidade da imagem, mas não tava achando a camera e tirei com o celular mesmo pra não perder.

5a4e894149a3e_2011-12-1716_16_52.thumb.jpg.2282e4034c67208919001c4c6a8a92e3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui assim como ontem começou a ventar bastante e pintaram umas núvens. Vamos ver se vai cair algo.

Tirei uma foto de uma formação, não se seria bem este termo, mas como sou leigo no assunto, gostaria de perguntar para a galera que entende legal do assunto sobre o que é isso. Seria somente chuva e de longe parece núvem indo do chão ao céu?

Thiago, é chuva mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Baixada Santista um sol de rachar...tenho 31ºC com 37%

 

1180872260.jpg

 

E aqui em Joinville que a máxima hj ficou em 35,3 graus na minha estação????? Depois de uma manhã com 17 graus de mínima...

 

E 34,6 graus na RBS..sorte que a umidade estava, digamos, comportada....

 

Tenho que analisar, mas acho que é o segundo valor mais alto deste ano, perdendo apenas para os 36,7 graus em Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o verão já começou, o que fez a temperatura se comportar nessa semana em SC foi essas instabilidades alimentadas pela baixa no RS e o ar frio em altura, não fosse por isso as temperaturas mínimas seriam típicas de verão, vejam que hoje não choveu e as temperaturas já estão bem mais elevadas. Ontem à noite depois da trovoada chegou a ficar frio.

 

Para ser bem exato, o verão climático em São Paulo começou dia 12/12, na última 2ª feira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.