Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Ninguém postou aqui, mas tivemos trombas d´água no RS!!! Foi no E do Estado, em Arambaré e Capivari do Sul, na Laguna dos Patos! http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/12/tornados-e-trombas-d-agua-sao-registradas-no-estado-3596196.html

 

O legal de tudo é que a MetSul previu a possibilidade de trombas d´água!! :good2:

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=75&Caderno=0&Noticia=370912

 

"O vórtice de ciclone extratropical que ontem estava sobre o Uruguai estará sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias, quando a interação do ar quente, úmido e de baixa pressão trará chuva para a maioria das regiões, mas irregular. Pontos isolados terão chuva forte com risco de granizo e ventania. A maior vorticidade na atmosfera, por conta do ciclone, pode favorecer formações como nuvens do tipo funil e trombas d''água na costa e nas lagoas."

 

Show de bola!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ninguém postou aqui, mas tivemos trombas d´água no RS!!! Foi no E do Estado, em Arambaré e Capivari do Sul, na Laguna dos Patos! http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/12/tornados-e-trombas-d-agua-sao-registradas-no-estado-3596196.html

 

O legal de tudo é que a MetSul previu a possibilidade de trombas d´água!! :good2:

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=75&Caderno=0&Noticia=370912

 

"O vórtice de ciclone extratropical que ontem estava sobre o Uruguai estará sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias, quando a interação do ar quente, úmido e de baixa pressão trará chuva para a maioria das regiões, mas irregular. Pontos isolados terão chuva forte com risco de granizo e ventania. A maior vorticidade na atmosfera, por conta do ciclone, pode favorecer formações como nuvens do tipo funil e trombas d''água na costa e nas lagoas."

 

Show de bola!!

 

Tem mais aqui! viewtopic.php?f=62&t=14569&start=70

Link to comment
Share on other sites

Se fizer um bom frio fora de época SJ pode desbancar CJ por 0,1°!! :clapping: (Nada contra a paulistada, claro!! :good2: )

 

Começou a chuva com relâmpagos ao sul de Porto Alegre.

Acabei de ouvir a primeira trovoada. Incrível como resolveu ventar!! Acabo de ter rajada de 52,0 km/h!! E ainda por cima tem um avião sobrevoando a minha região. Coitado.

 

O Metroclima entrou em alerta.

 

Faz 19,2° com 70%. Última rajada de O a 30,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Queda considerável de quase 11 graus nas últimas seis horas! A máxima foi de 30,8°C e agora já tenho 19,9°C. Vento SW fraco, céu limpo e apenas 55% de URA. É justamente essa dinâmica de ar frio/seco com frequência que está trazendo prejuízos para a agricultura paranaense. Curiosamente, por granizo em uns lugares e por falta de chuva em outros!

Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite o tempo armou de um jeito que eu fiquei de cara. Da janela do meu apartamento pensei que granizo seria mato! Mas apenas choveu forte e momentaneamente. Logo depois o tempo estabilizou.

 

Olhando o Simepar vejo que Toledo e Campo Mourão com temperaturas ao redor de 10ºC!

 

E o Centro Sul paranaense com temperaturas na casa dos 8ºC!

Link to comment
Share on other sites

15/12 - Frio fora de época:

 

RS:

 

Cruz Alta: 09,9

São José dos Ausentes: 10,2

Santiago: 10,9

Frederico Westphalen: 11,0

Quaraí: 11,1

Bagé: 11,4

Soledade: 11,6

Gramado: 11,7

Vacaria: 11,7

Lagoa Vermelha: 11,8

Canela: 11,9

Caxias do Sul: 11,9

 

SC:

 

Bom Jardim da Serra: 07,2

Urupema: 07,7

Morro da Igreja: 08,9

São Joaquim (Cetrejo): 08,9

Caçador: 09,1

Água Doce: 09,4

Porto União: 09,7

Tangará: 10,6

Lebon Régis: 10,6

Rio das Antas: 10,9

Ireneópolis: 11,0

São Joaquim (Aut): 11,1

Campos Novos: 11,1

Abdon Bastista: 11,2

Joaçaba: 11,3

São Joaquim (Climaterra): 11,4

São Joaquim (Chapada Bonita): 11,6

Canoinhas: 11,6

 

PR:

 

General Carneiro: 07,9

Guarapuava: 08,4

Entre Rios: 08,8

Palmas: 09,0

Pinhão: 09,3

Inacio Martins: 10,3

Campo Mourão: 10,6 (O registro foi o 2º menor desta estação em um mês de dezembro desde o início das medições (1997).O menor foi 9,2ºC em dez/08)

Clevelandia: 10,6

Ivaí: 11,0

 

MS:

 

Rio Brilhante MS: 11,7

Maracaju: 12,7

Amambai: 12,9

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes estas fotos da granizada. Nunca a serra gaúcha viu tanto gelo acumulado no chão :mosking: :mosking: (brincadeirinha ! alguma nevasca bem antiga já deve ter superado isso)

 

 

E por aqui CHOVE SEM PARAR desde a noite de ontem. Depois de um Setembro seco e Outubro com chuva levemente abaixo da média, a precipitação veio com tudo: Tivemos chuva bem

acima da normal em Novembro, e Dezembro tem sido chuvoso também.

 

A chuva, mais uma vez, é causada por um grande canal de umidade, motivado pelo forte ciclone no litoral do Sul. Imagens de satélite como estas de agora só vemos no verão, quando há

muita umidade disponível na atmosfera, ou então sob verdadeiros monstros polares continentais.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes estas fotos da granizada. Nunca a serra gaúcha viu tanto gelo acumulado no chão :mosking: :mosking: (brincadeirinha ! alguma nevasca bem antiga já deve ter superado isso)

 

 

E por aqui CHOVE SEM PARAR desde a noite de ontem. Depois de um Setembro seco e Outubro com chuva levemente abaixo da média, a precipitação veio com tudo: Tivemos chuva bem

acima da normal em Novembro, e Dezembro tem sido chuvoso também.

 

A chuva, mais uma vez, é causada por um grande canal de umidade, motivado pelo forte ciclone no litoral do Sul. Imagens de satélite como estas de agora só vemos no verão, quando há

muita umidade disponível na atmosfera, ou então sob verdadeiros monstros polares continentais.

É isso mesmo!! O grande reponsável por todas essas tempestades é o ciclone extratropical. O giro espremeu a frente contra a ZCAS e provocou as enxurradas em SP e MG, e também instabilizou a atmosfera por aqui, que já estava quente e úmida. Daí o granizo e os tornados.

 

Com todo o granizo que caiu em Caxias do Sul daria para fazer cartão-postal para a serra: neve em dezembro!! Natal com neve!! :good2:

 

Hoje tive generosa mínima de 16,5°. Agora faz 28,1° com 48% e pressão em 1003,6 mb. Está mais baixa do que ontem. Venta de O a 7,2 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Além da chuva, Marcos, também temos um dia bastante ameno. Faz apenas 20ºC no momento.

 

A média compensada aqui está em 19,7ºC, anomalia de -00,8ºC. Porém com o dia de hoje esta anomalia já deve

chegar a -01ºC.

 

Destaque para o Rio de Janeiro, com anomalia de quase -2ºC neste Dezembro. Verão frio para os cariocas e, como disse

o Sílvio, DUVIDO que isso vai virar matéria nos jornais !

Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite o tempo armou de um jeito que eu fiquei de cara. Da janela do meu apartamento pensei que granizo seria mato! Mas apenas choveu forte e momentaneamente. Logo depois o tempo estabilizou.

 

Olhando o Simepar vejo que Toledo e Campo Mourão com temperaturas ao redor de 10ºC!

 

E o Centro Sul paranaense com temperaturas na casa dos 8ºC!

 

Relato de produtor hoje de Assis Chateaubriand(região de Toledo) no Canal Rural:

 

"..este está sendo um dos piores anos para a soja aqui na região oeste do Paraná..., Tivemos muitos dias de frio, a soja não desenvolveu, e perdeu o potencial produtivo..., agora estamos com 24 dias sem chuva, já estão falando em 30% de perda na soja..., isso se chovesse esta semana..., mas só temos a previsão de alguma precipitação para o natal..., então este percentual de perdas pode aumentar..., na região ocorreram algumas pancadas de chuva, em micro-regiões, com baixos volumes..."

 

 

Faz muito tempo que não tinha perda de produtividade por frio...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Enfim, de férias, voltei pra Uberlandia!

Gosto muito do clima aqui no verão! Voltar para cá, estando principalmente no litoral, ou em alguns outros lugares do interior, é sempre um alívio climático hehe

 

pelos modelos vai continuar chovendo muito essa semana desde sp, pegando minas e interiorzão do Brasil... é a ZCAS ai!!

 

Aqui choveu a noite toda e parou só no começo da tarde. As 13:00 fazia 19 C, mas com algumas aberturas de sol a máxima chegou aos 22 C

Link to comment
Share on other sites

E a estiagem torrando as lavouras aqui do norte do RS.

A situação já é de calamidade.

Um duríssimo 2012 para todos nós, produtores rurais, da região.

Parabéns aos amantes da La Niña. Devem estar em êxtase com o potencial da menina que parece estar no seu ápice. :clapping:

Sds.

Sinto muito Tomas. Muito triste a situação e grave. Nem sei o que te dizer...

Abs

Link to comment
Share on other sites

Renan, semana passada vi a mocinha do tempo do Bom Dia Brasil informando que Rio e São Paulo estavam 2C ACIMA da média. Não estou enganado. Foi isso mesmo.

 

Vamos mostrar as tabelas, com dados OFICIAIS do INMET, que o Carlão faz pra esse pessoal parar de encher a paciência. Se bem que eu duvido

que isso realmente ocorreria.

Link to comment
Share on other sites

Muito lamentável esta situação, Tomasini. Espero que chova logo para aliviar esta seca. La Nina e ruim para muitos e bom para poucos, exatamente como El Nino que traz muita chuva e risco de enchente para áreas bem povoadas. Na verdade o clima nunca agradará a todos em um mesmo momento. É preciso saber lidar e antecipar possíveis problemas. Um dos aspectos mais negativos do La Nina é a tendência de precipitação irregular, justamente afetando as áreas produtoras. E olha que não teve quase ninguém alertando os produtores para irem com calma. Para mim, situação bem previsível desde julho/agosto. E não deu outra...

Link to comment
Share on other sites

Toma, não me agrada dizer, mas perdas no milho vão se ampliar muito nos próximos dias. PODE, eu disse apenas PODE, chover mais razoavelmente perto dos dias 23 e 24. Antes vai ter um calorão terrível com muito sol e o solo vai perder enorme quantidade de umidade. Do que resta. Tive em Ijui e Santa Rosa e os relatos que ouvi pelo caminho é de perda de 100% no milho em muitas cidades. Quem ainda não perdeu vai começar a perder no Noroeste. Lamentavelmente, esse era o cenário que se antecipava há meses. Sem surpresas. Pelo menos o trigo foi bom. Torcendo por chuva na tua "horta" Toma.

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem mas não houve nenhuma previsão de que haveria uma estiagem líquida e certa e ainda por cima tão avassaladora assim. Se tivesse, teria sabido e jamais cultivado a maior área de milho até hoje.

Sds.

 

Pois é, aqui no BAZ pelo menos para mim este La Nina estava desenhado desde maio/junho. Deu no que deu, e os seus efeito são conhecidos. Mas vindo de um mero curioso interessado não há muito o que dar ouvidos. De fato, a possibilidade deste fenômeno e seus históricos efeitos não foram alertados pela imensa maioria dos institutos... E quem investiu infelizmente sofre com o fenômeno corrente...

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem mas não houve nenhuma previsão de que haveria uma estiagem líquida e certa e ainda por cima tão avassaladora assim. Se tivesse, teria sabido e jamais cultivado a maior área de milho até hoje.

Sds.

 

Havia sim, amigo Toma.

 

Todas palestras da MetSul para produtores rurais, cooperativas, sindicatos rurais, empresas de agronegócio, por todo o interior, alertaram desde julho que era alto o risco de estiagem na segunda metade da primavera, repetindo o padrão de 2008/2009, análogo que citávamos.

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=345&Caderno=0&Noticia=336564

 

toma2.thumb.jpg.343f1fdc80f852c23bee2408fa0895bb.jpg

 

Olha essa tabela (que apresentamos nas palestras) e a safra 2008/2009, sobretudo pro milho.

 

toma1.jpg.1847f1a1ca1470c09b3a6773d86dd9cb.jpg

 

E isso:

 

"A MetSul Meteorologia antecipa que a chuva deve se tornar mais irregular. Assim, há forte indicativo de que poderá haver escassez de água e estiagem, o que prejudica diretamente a agricultura".

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=358&Caderno=0&Noticia=340599

 

Houve avisos, amigo Toma. É a crônica da estiagem anunciada.

Link to comment
Share on other sites

Dezembro - médias parciais:

 

Morro da Igreja SC: 11,3

Pico do Couto RJ: 13,9

São José dos Ausentes RS: 14,4

Urupema SC: 14,6

São Joaquim SC (Aut): 14,8

Bom Jardim da Serra SC: 15,2

Campos do Jordão SP (Aut-Inmet): 15,4

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 15,5

Monte Verde MG: 16,3

Bom Jesus RS: 16,7

Vacaria RS: 17,4

Canela RS: 17,4

Inacio Martins PR: 17,6

Nova Friburgo RJ: 17,9

Santa Tereza ES: 17,9

Curitibanos SC: 18,1

Rio Negrinho SC: 18,1

Teresópolis RJ: 18,1

Lages SC: 18,3

Maria da Fé MG: 18,3

Diamantina MG: 18,3

Canguçu RS: 18,4

General Carneiro PR: 18,5

Urubici SC: 18,8

Caçador SC: 18,8

Major Vieira SC: 19,1

Castro PR: 19,1

Lagoa Vermelha RS: 19,4

São Mateus do Sul PR: 19,7

Caldas MG: 19,8

Chuí RS: 19,9

 

Capitais

 

Curitiba PR: 18,6 (-00,7)

São Paulo SP: 20,1 (-01,0)

Brasília DF: 21,2 (-00,3)

Belo Horizonte MG: 21,4 (-00,8)

Florianópolis SC: 22,1 (-00,4)

Porto Alegre RS: 22,4 (-00,8)

Rio de Janeiro RJ: 23,3 (-01,9)

Goiânia GO: 23,8 (+00,3)

 

 

Curitiba com média parcial de dezembro menor que em Urubici??? :shok:

Link to comment
Share on other sites

Muito lamentável esta situação, Tomasini. Espero que chova logo para aliviar esta seca. La Nina e ruim para muitos e bom para poucos, exatamente como El Nino que traz muita chuva e risco de enchente para áreas bem povoadas. Na verdade o clima nunca agradará a todos em um mesmo momento. É preciso saber lidar e antecipar possíveis problemas. Um dos aspectos mais negativos do La Nina é a tendência de precipitação irregular, justamente afetando as áreas produtoras. E olha que não teve quase ninguém alertando os produtores para irem com calma. Para mim, situação bem previsível desde julho/agosto. E não deu outra...

 

 

NUMA PALESTRA QUE FIZ EM INDAIAL, AO LEVANTAR OS DADOS, AS GRANDES ENCHENTES ESTÃO MAIS RELACIONADAS A LA, LA P/NEUTRO E NEUTRO.

Link to comment
Share on other sites

Já posso dizer que o verão climático demorou, mas começou há uns 10 dias definitivamente com todas as suas características aqui para São Paulo.

 

Faço de suas palavras as minhas, o verão climático demorou, mas começou de forma intensa e bem definida.

 

AINDA ESTAMOS EM TRANSIÇÃO DA PRIMA PARA O VERÃO, QUE VAI FICAR NESTE COMEÇA, NÃO COMEÇA ATÉ O FIM DO MÊS.

Link to comment
Share on other sites

Já posso dizer que o verão climático demorou, mas começou há uns 10 dias definitivamente com todas as suas características aqui para São Paulo.

 

Faço de suas palavras as minhas, o verão climático demorou, mas começou de forma intensa e bem definida.

 

AINDA ESTAMOS EM TRANSIÇÃO DA PRIMA PARA O VERÃO, QUE VAI FICAR NESTE COMEÇA, NÃO COMEÇA ATÉ O FIM DO MÊS.

 

Aqui em Floripa o verão deu uma e outra mostra, mas o padrão de primavera predomina ainda absolutamente.

Link to comment
Share on other sites

Renan, semana passada vi a mocinha do tempo do Bom Dia Brasil informando que Rio e São Paulo estavam 2C ACIMA da média. Não estou enganado. Foi isso mesmo.

 

Vamos mostrar as tabelas, com dados OFICIAIS do INMET, que o Carlão faz pra esse pessoal parar de encher a paciência. Se bem que eu duvido

que isso realmente ocorreria.

 

A canalhice dos alarmistas não tem limites. Uma coisa é acreditar que até ocorre um GW, e acreditar que o homem PODE ter uma certa responsa nisto. Outra coisa é mentir adoidado. Não duvido que, se em 10 anos entrarmos numa p*** Era Glacial, esse pessoal ainda vai ter a cara-de-pau de alegar que a Era Glacial foi causada pelo... GW. :hang1:

Abraços de baixo calão!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas - 16/12:

 

Urupema SC: 05,3

São Joaquim SC (Cetrejo): 05,9

General Carneiro PR: 07,1

Bom Jardim da Serra SC: 07,2

São Joaquim SC (Climaterra): 07,9

Caçador SC: 08,0

São Joaquim SC (Colonia): 08,1

São José dos Ausentes RS: 08,2

São Joaquim SC (Chpada Bonita): 08,3

Morro da Igreja SC: 08,5

Palmas PR: 08,7

Três Barras SC: 09,0

Canela (Pq do Caracol): 09,2

Guarapuava PR: 09,2

Papanduva SC: 09,3

Entre Rios PR: 09,3

Itaiópolis SC: 09,7

Porto União SC: 09,8

São Mateus do Sul PR: 09,8

Vacaria RS: 09,9

Link to comment
Share on other sites

Aplausos a Metsul, parte de uma minoria que alertou para o quadro que agora nos afeta.

 

NÃO MINORIA, TAMBÉM O CANAL RURAL JÁ VINHA AVISANDO, ACOMPANHO TODOS OS SÁBADOS, APENAS OS DETALHES É SÃO DIFERENTES, NA ESSÊNCIA TAMBÉM AVISARAM, DESDE JULHO/AGOSTO, AQUI COMEÇEI A ALERTAR EM SETEMBRO, DESTA VEZ VEZ A LINGUAGEM FOI PARECIDA ENTRE OS DA ÁREA NO CONTEXTO GERAL, NO RS O ALÊ FOI BEM MAIS DETALHISTA E CORRETO.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.