Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Brasil finalmente ficou mais comportado termicamente. Aqui em POA só ficamos na média devido ao verão permanentemente quente, em particular janeiro. Vamos fechar na média ou em algo como -0,1°. Já Curitiba pelo menos não ficou nas alturas como nos outros anos.

 

Hoje temos um dia quente. A mínima foi de 18,5°, mas agora já faz 27,8° com 61% e venta de NO a 6,6 km/h. Pressão em 1007,6 mb. A semana deve ser de calor moderado ou mesmo sem calor em alguns dias. E vai chover. Graças a Deus!!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, Brunão.

 

Interessante,11h, Lages com 19ºC, Canela 21, Gramado 22 e Soledade 26ºC :russian:

 

hahahahahahahaha!!! Tu está parcendo o PHP em relação ao vento de Soledade!!!!! Só mostra o dado quando lhe convém!! :mosking: :mosking:

 

Cara, eu tenho esse link nos meus favoritos, inclusive no celular. Olho umas 10 vezes por dia. Nesse fim-de-semana olhei muito! Em 90% dos casos Gramado está mais fria.

 

Cara, se Lages estivesse constantemente mais fria que Gramado isso deveria refletir na média, não?

 

Esse Shimutz anda convivendo muito com o PHP!

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo com o João e o Caio. Verão tem que ser quente e ensolarado. Curto muito isso. Entretanto, noites frescas são imprescindíveis. Ir para a cama com 28C na rua é tortura para mim. Esse é o grande aspecto negativo dos meses de janeiro e fevereiro em POA. Ar-condicionário é algo mandatório para dormir.

 

Não me importo com máximas de 35C/40C, desde que, com o entardecer, refresque bem e que, ao amanhecer, tenhamos mínimas na casa dos 17C/18C. Isso seria possível se Porto Alegre já tivesse uns 500/600 metros de altitude. Pena que não tem nada na sua área urbana. A área rural, na lomba do pinheiro, já é bem mais agradável com 250 metros de altura, porém precisaria um pouco mais.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, Brunão.

 

Interessante,11h, Lages com 19ºC, Canela 21, Gramado 22 e Soledade 26ºC :russian:

 

hahahahahahahaha!!! Tu está parcendo o PHP em relação ao vento de Soledade!!!!! Só mostra o dado quando lhe convém!! :mosking: :mosking:

 

Esse Shimutz anda convivendo muito com o PHP!

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Meu amigo, Lages apanha de Gramado, quase sempre. Como diz o Ronaldo: "milho pros pintos..."

 

A proximidade com o oceano e o relevo fazem de Canela/Gramado ter máximas comportadas. Aqui em Lages, em pleno planalto serrano Catarinense, não há como competir direito. Porém, no quesito mínimas, por ser mais continental e mais alta, Lages ganha. Veja que quase sempre pela manhã estamos com vantagem.

 

Só pra tirar um sarrinho. :ok: :laugh:

 

Abraços.

 

Lages, céu limpo, vento fraco e 26ºC. Muito calor para 20h15.

Link to comment
Share on other sites

Eu curto inverno frio e verao quente. Curto estações bem definidas... Ano sem verão é uma tristeza tambem!

 

Sou do partido do João! Estações bem definidas!

 

Eu também sou do partido João e apoio a campanha na qual ele está inserido politicamente.

 

E quanto ao clima também.

 

Tenho duas estações bem definidas.

 

Uma quente e seca e outra quente e húmida.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Dezembro - médias parciais:

 

Morro da Igreja SC: 11,3

Pico do Couto RJ: 13,9

São José dos Ausentes RS: 14,4

Urupema SC: 14,6

São Joaquim SC (Aut): 14,8

Bom Jardim da Serra SC: 15,2

Campos do Jordão SP (Aut-Inmet): 15,4

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 15,5

Monte Verde MG: 16,3

Bom Jesus RS: 16,7

Vacaria RS: 17,4

Canela RS: 17,4

Inacio Martins PR: 17,6

Nova Friburgo RJ: 17,9

Santa Tereza ES: 17,9

Curitibanos SC: 18,1

Rio Negrinho SC: 18,1

Teresópolis RJ: 18,1

Lages SC: 18,3

Maria da Fé MG: 18,3

Diamantina MG: 18,3

Canguçu RS: 18,4

General Carneiro PR: 18,5

Urubici SC: 18,8

Caçador SC: 18,8

Major Vieira SC: 19,1

Castro PR: 19,1

Lagoa Vermelha RS: 19,4

São Mateus do Sul PR: 19,7

Caldas MG: 19,8

Chuí RS: 19,9

 

Capitais

 

Curitiba PR: 18,6 (-00,7)

São Paulo SP: 20,1 (-01,0)

Brasília DF: 21,2 (-00,3)

Belo Horizonte MG: 21,4 (-00,8)

Florianópolis SC: 22,1 (-00,4)

Porto Alegre RS: 22,4 (-00,8)

Rio de Janeiro RJ: 23,3 (-01,9)

Goiânia GO: 23,8 (+00,3)

 

Link to comment
Share on other sites

Esta normal de Ctba, realmente é uma salada e seria um erro considera-la. A estação mudou de lugar , dai não precisa dizer mais nada....Vide Campos do Jordão que sua normal 61/90 tem 3 lugares na cidade....Como vamos ter uma normal numa situação dessas..?? Uma pena!!

 

A convencional de Curitiba do Inmet se encontra desde 13/07/1976 , e de 1961 / 1976 ficacava próximo aeroporto do Bacacheri , isto segundo o 8º Disme, desde sua inauguração em 1911. Tai um problema....Uma normal com 2 locais diferentes.

 

Então é quase a mesma historia de Campos do Jordão que teve 3 locais na normal 61/90 e no caso de Curitiba , 2 locais, vai ver por isso que Curitiba , sempre tem fortes anomalias em relação da automatica de hoje, assim como Campos do Jordão.

 

No caso da normal do Simepar, os dados acima são da estação do Iapar/Pinhais, penso que seja um local rural, consequentemente mais frio que o centro politecnico com certeza.

 

Vejam as normais INMET x Iapar Pinhais (Simepar):

 

Jan: 19,6 - 20,2

Fev: 19,9 - 20,5

Mar: 19,0 - 19,4

Abr: 16,7 - 17,2

Mai: 14,6 - 14,8

Jun: 12,2 - 13,3

Jul: 12,8 - 13,1

Ago: 14,0 - 13,8

Set: 15,0 - 14,6

Out: 16,5 - 16,3

Nov: 18,2 - 17,9

Dez: 19,3 - 19,4

 

Anual: 16.5/16.7

Link to comment
Share on other sites

RONALDOOOOOOO

 

Estou impressionado: Li ontem isso na climaterra:

 

Terça-feira

 

Frente fria passando por SC e baixa em altitude (vórtice ciclônico) sobre o sul do RS. Céu com muitas nuvens a nublado. Possibilidade de chuva e possível trovoada isolada do meio/fim da manhã ou tarde em diante, mais abrangente do centro ao litoral,

 

Faltando 5 min para às 12h, a ventania toma conta de Lages, e o que era calorão hoje cedo, se tornou frio. Vem muita chuva.

 

O cara é bom mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Dezembro - médias parciais:

 

Capitais

 

Rio de Janeiro RJ: 23,3 (-01,9)

Goiânia GO: 23,8 (+00,3)

 

 

E o Rio de Janeiro segue na "balada" bem abaixo da média por vários meses seguidos!! Obviamente, não se vê uma linha na imprensa comentando sobre essas anomalias negativas! Se estivesse 2C acima da média, teria um especial de domingo no "Fantástico"...

No tórrido verão de 2010, houve 3 ou 4 domingos seguidos no Fantástico falando sobre o tema...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

70KM POR HORA

 

Ventania em Rio Grande, no Rio Grande do Sul vira caminhões e destrói seis casas!!!

Vídeo está no site da Globo.

 

Sds.

70 por hora... e eu sou a Mãe Joana.

 

Bom que teremos chuvas por aqui nessa semana. Hoje foi um dia pouco quente. Passou até metada da tarde nublado e abriu só para esquentar. Tive máxima de 25,9° às 16:59 (15:59). A mínima foi de 20,1° às 2 h.

 

Agora faz 20,8° com 80% e venta de ENE a 14,5 km/h.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Ontem simplesmente desabou o mundo aqui em Joinville. MUITA chuva em pouco tempo.

 

Na RBS relataram 61 mm em pouco tempo. Resultado?? Ruas alagadas no centro em em muitos bairros, já que a maré estava alta no Rio Cachoeira.

 

Aqui na minha estação reportei 40 mm.

 

Tempo ainda carrancudo aqui. Acabo de escutar trovoadas e começa a chover, fraco, aqui na Zona Sul.

 

Interessante que poucas horas antes choveu muito em Florianópolis também. Ambas as cidades, ontem, registraram o equivalente a 40% da chuva esperada para Dezembro.

 

Por aqui, 20,9ºC

Link to comment
Share on other sites

70KM POR HORA

 

Ventania em Rio Grande, no Rio Grande do Sul vira caminhões e destrói seis casas!!!

Vídeo está no site da Globo.

 

Sds.

70 por hora... e eu sou a Mãe Joana.

 

Bom que teremos chuvas por aqui nessa semana. Hoje foi um dia pouco quente. Passou até metada da tarde nublado e abriu só para esquentar. Tive máxima de 25,9° às 16:59 (15:59). A mínima foi de 20,1° às 2 h.

 

Agora faz 20,8° com 80% e venta de ENE a 14,5 km/h.

 

Abraços instáveis!

 

Vejam, os valores medidos no anemômetro podem variar de local por conta da orografia, canalização de vento... E o fato de caminhões tombarem por conta de ventania, tem que levar em consideração o excesso de altura da carga em desfavor da velocidade do vento. A destruição de casas tem relevância quanto à qualidade da construção.

 

É tudo muito relativo.

Link to comment
Share on other sites

70KM POR HORA

 

Ventania em Rio Grande, no Rio Grande do Sul vira caminhões e destrói seis casas!!!

Vídeo está no site da Globo.

 

Sds.

70 por hora... e eu sou a Mãe Joana.

 

Bom que teremos chuvas por aqui nessa semana. Hoje foi um dia pouco quente. Passou até metada da tarde nublado e abriu só para esquentar. Tive máxima de 25,9° às 16:59 (15:59). A mínima foi de 20,1° às 2 h.

 

Agora faz 20,8° com 80% e venta de ENE a 14,5 km/h.

 

Abraços instáveis!

 

Vejam, os valores medidos no anemômetro podem variar de local por conta da orografia, canalização de vento... E o fato de caminhões tombarem por conta de ventania, tem que levar em consideração o excesso de altura da carga em desfavor da velocidade do vento. A destruição de casas tem relevância quanto à qualidade da construção.

 

É tudo muito relativo.

Sim, pode ser. Mas vendo as imagens é EVIDENTE que o vento passou disso. Havia casas com a estrutura do telhado firme, mas com a cobertura arrancada e retorcida. Muito material voou. Uma casa de madeira desabou por completo!! Um dos caminhões que apareceu era alto e leve, mas ainda assim um vento de 70 km/h não faria isso. Se fosse, um caminhão desses nem poderia ser vendido. Em alta velocidade viraria com facilidade. E ele estava numa rua de chão batido.

 

Hoje está um dia quente. Incrível que o solzinho do meio da manhã já é desagradável para uma caminhada. Saí de manhã com 23° e já era desagradável... A mínima foi de 18,5°. Agora faz 28,4° com 49%. Pressão em 1005,6 mb e cumulus aumentando.

 

Abraços ventosos!

Link to comment
Share on other sites

Conforme mostra a matemática temos regiões próximas com comportamento diferente e até anti correlacionadas.

 

Argumento de Klotzbach, para suspender as "previsões" da temporada de furacão em dezembro.

Our forecasts in June and August have shown promising levels of skill since they started being issued in the mid 1980s, while our early April forecast has shown improved skill in recent years. As longer-period historical datasets come on line, we hope to improve the skill of all of our statistical models. I think the primary challenge with the December outlook is that there has been no proven model (either statistical or dynamical) with skill at predicting ENSO at this extended range.

 

Tradução.....não existe modelo para prever ENSO....com razoável...blá, blá, blá....

 

Um beijo Mr. Gray.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.