Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Pela sondagem dos aeros a neve é praticamente impossível. A não ser que precipitasse algo MUITO isoladamente na serra do RS, mas especificamente São Chico. Mas aí é querer demais.

 

Essa mp foi ótima. Só lamento a MM dessa madrugada. Caminhávamos para zerar na Zona Leste, mas amanheceu com 5°/6°. Horror. O que chamou a atenção nesse frio foram as máximas baixas em todo o Sul, SP, e parte do RJ, MG e do Centro-Oeste. Digno de mp forte.

 

Pelo visto hoje será um outro dia com máxima bem baixa. Nublou com cirrustratus. Temos aquela claridade trasnlúcida por aqui. Faz 11,2°com 61% e venta de SE a 14,5 km/h. Não devo passar de 13°. Assim serão 3 dias sem passar de 13° por aqui.

 

Pressão em 1025,2 mb.

Link to comment
Share on other sites

pois, sábado, tive 4.4°c. Hoje 5.7°C.

agora faz 11.3°c

ou seja, um dia frio pra agosto. Eu diria ser igual ao um dia de julho.

Estive em Aceguá, sabado de tarde. Quando verifiquei que se formou uma nuvem grande para o lado sudeste.

Estive em um evento à noite. Meu cunhado, que viajou de Pelotas para Bagé no sábado, disse que cairam pequenas pedrinhas que colavam no vidro do carro. Não conhece neve e não sabe diferenciar nada. Mas, foi quando passou próximo da serra do sudeste. Li, posteriormente, que Cerrito registrou neve granular e Canguçu também, no site da Metsul. Pode ser que tenha sido mais ou menos no mesmo horário.

O interessante que noto: toda a vez que vou para Bagé, quando há nebulosidade na região próxima à Caçapava do Sul, a mesma vai se dissipando na medida que nos aproximamos da cidade. Ou seja, descemos em direção a Bagé. E o tempo abre bastante...Eta lugar difícil de concentrar umidade!

Infelizmente, no retorno, ontem. Ao passar pelo pedágio próximo a Charqueadas, na BR 290, houve um sério acidente que vitimou 3 pessoas. Ficamos uma hora presos num engarrafamento(engavetamento).

Link to comment
Share on other sites

Eu achei esta MP excelente. Tiro curto em termos de frio seco e mínimas excepcionais, mas vai se manter frio até quarta-feira, já entrando outro bolsão frio nesta sexta. O grande problema é que ela apareceu por diversas vezes como histórica, onde por algumas rodadas seguidas não tão distantes do evento São Joaquim apresentou -8,3oC em 850 pelo GFS, o que seria histórico desde que eu acompanho o clima, e mais forte que 2000. A realidade mostrou temperaturas ao redor dos -2,5oC em 850 sobre a Serra Catarinense e até -5oC em 850 para a Serra Gaúcha, que teve um domingo muito gelado. Tivemos mínimas de quase -4oC nos Aparados e -5oC em Urupema, o que representa uma massa de ar frio forte para fins de agosto. Como bem disse o Gamboa estamos passando por um frio forte de julho. No geral negativou em boa parte do RS e SC. O Paraná e São Paulo tiveram máximas baixíssimas e o frio invadiu com força até RO e AC. Tivemos um pouco de neve granular no RS, mas o ciclone estava muito distante da costa como mostrei nas comparações entre este episódio e setembro de 2006. O ciclone foi o ponto decisivo, formou-se e delocou-se muito distante da costa do Brasil, com o centro localizado nas Falklands.

Ainda não foi o cavalo que parecia e que o Zé e os amantes do frio intenso tanto desejam, mas está sendo uma forte onda de frio.

Link to comment
Share on other sites

13:00HS:

 

RS:

 

Gramado: 05ºC

Canela: 06ºC

São José dos Ausentes: 07ºC

Santana do Libramento: 07ºC

Canguçu: 07ºC

Vacaria: 07ºC

Bento Gonçalves: 07ºC

Lagoa Vermelha: 08ºC

Santa Maria: 10ºC

Porto Alegre: 11ºC

Pelotas: 12ºC

Chui: 12ºC

Uruguaiana: 13ºC

 

SC:

 

Urupema: 06ºC

Curitibanos: 06ºC

São Joaquim: 07ºC

Lages: 07ºC

Caçador: 07ºC

Rio do Campo: 07ºC

Blumenau: 09ºC

Joinville: 11ºC

Florianópolis: 13ºC

 

PR:

 

Curitiba: 07ºC

Guarapuava: 07ºC

General Carneiro: 07ºC

Castro: 07ºC

Ponta Grossa: 08ºC

Cascavel: 10ºC

Foz do Iguaçu: 10ºC

Maringá: 18ºC

Londrina: 18ºC

 

SP:

 

Apiaí: 08ºC

Campos do Jordão: 12ºC

São Paulo: 13ºC

Santos: 16ºC

Campinas: 18ºC

Bauru: 22ºC

Ribeirão Preto: 29ºC

 

MS:

 

Ponta Porã: 08ºC

Sete Quedas: 10ºC

Porto Murtinho: 10ºC

Amambaí: 11ºC

Campo Grande: 19ºC

Link to comment
Share on other sites

Qual a mínima absoluta de Agosto em Rio Branco, você sabe ?

abraços

 

Renan, agosto é um mês de muitos extremos no Acre, pode ter tanto a maior temperatura do ano, quanto a menor. Em agosto de 1999 eu lembro bem daquela forte onda de frio que invadiu o Brasil, trazendo neve, aqui teve na época mínima de 9°C. Se não me engano, em 1976 chegou a 6°C em agosto, pelo menos é o que um meteorologista divulgou outro dia na TV aqui..

 

Jordan, lembrou bem da onda de 1999. Quanto aos 6ºC recordes de Rio Branco, ocorreram no dia 18 de julho de 1975, o tal meteorologista errou mais uma vez, aliás, ele havia anunciado sensação de 0º C por estas bandas ...

 

Ow Jordan, tem Gtalk?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Se me permite acrescentar Carlão:

13:00HS:

 

RS:

 

Gramado: 05ºC

Canela: 06ºC

Soledade 06ºC

São José dos Ausentes: 07ºC

Santana do Libramento: 07ºC

Canguçu: 07ºC

Vacaria: 07ºC

Bento Gonçalves: 07ºC

Lagoa Vermelha: 08ºC

Santa Maria: 10ºC

Porto Alegre: 11ºC

Pelotas: 12ºC

Chui: 12ºC

Uruguaiana: 13ºC

 

SC:

 

Urupema: 06ºC

Curitibanos: 06ºC

São Joaquim: 07ºC

Lages: 07ºC

Caçador: 07ºC

Rio do Campo: 07ºC

Blumenau: 09ºC

Joinville: 11ºC

Florianópolis: 13ºC

 

PR:

 

Curitiba: 07ºC

Guarapuava: 07ºC

General Carneiro: 07ºC

Castro: 07ºC

Ponta Grossa: 08ºC

Cascavel: 10ºC

Foz do Iguaçu: 10ºC

Maringá: 18ºC

Londrina: 18ºC

 

SP:

 

Apiaí: 08ºC

Campos do Jordão: 12ºC

São Paulo: 13ºC

Santos: 16ºC

Campinas: 18ºC

Bauru: 22ºC

Ribeirão Preto: 29ºC

 

MS:

 

Ponta Porã: 08ºC

Sete Quedas: 10ºC

Porto Murtinho: 10ºC

Amambaí: 11ºC

Campo Grande: 19ºC

Link to comment
Share on other sites

Tenho 10ºC agora aqui na minha estação....

 

Mínima de 9,1ºC....

 

Não baterá o dia 04/08/2010....mas este dia será muito, mas muito frio para os padrões da cidade...a UR elevada e algumas rajadas de vento fazem com que a sensação térmica seja um pouco mais baixa...

 

Bah julho e agosto do ano passado tivemos dias literalmente gelados para os nossos padrões, se 2010 foi ano com máximas baixas 2011 foi o ano das mínimas. Mas por enquanto está perfeito porque era o estava faltando para o inverno 2011, alguns dias com máximas realmente baixas.

 

Na minha digital a máxima foi de 11.9°C e agora está 11.1°C, na RBS e na estação do Ceops no bairro Garcia ambos estão com 9.1°C, Inmet 9.2°C.

Link to comment
Share on other sites

Tenho 10ºC agora aqui na minha estação....

 

Mínima de 9,1ºC....

 

Não baterá o dia 04/08/2010....mas este dia será muito, mas muito frio para os padrões da cidade...a UR elevada e algumas rajadas de vento fazem com que a sensação térmica seja um pouco mais baixa...

 

Bah julho e agosto do ano passado tivemos dias literalmente gelados para os nossos padrões, se 2010 foi ano com máximas baixas 2011 foi o ano das mínimas. Mas por enquanto está perfeito porque era o estava faltando para o inverno 2011, alguns dias com máximas realmente baixas.

 

Na minha digital a máxima foi de 11.9°C e agora está 11.1°C, na RBS e na estação do Ceops no bairro Garcia ambos estão com 9.1°C, Inmet 9.2°C.

 

Verdade, Beto...pensei que um dia como o de hoje não ocorreria mais neste inverno....e não tenho do que reclamar deste inverno também, sobretudo em comparação com o ano passado, que foi um tanto quanto fraco para nós...

Link to comment
Share on other sites

PH..não tinha colocado pois ainda não estava disponivel....Detalhe...este topinho do Inmet manda muito bem nas máximas do estado....abraço

O Shima sempre me dizia antes de instalarem a estação no Aeroporto:"PH este topinho vai dar espetáculo nas máximas, pod e esperar"

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O grande problema é que ela apareceu por diversas vezes como histórica, onde por algumas rodadas seguidas não tão distantes do evento São Joaquim apresentou -8,3oC em 850 pelo GFS, o que seria histórico desde que eu acompanho o clima, e mais forte que 2000. A realidade mostrou temperaturas ao redor dos -2,5oC em 850 sobre a Serra Catarinense e até -5oC em 850 para a Serra Gaúcha, que teve um domingo muito gelado.

 

Lembra amigo Caio da minha mensagem dizendo que quanto mais radical e distante dos valores médios das massas de ar polar, mais provável era que o modelo não sustentasse aquela loucura que vinha monstrando ? BTW, gostei muito de te ver pra cima na foto com a Aline. :ok: :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso....

 

 

Na cidade natal de um amigo na Africa do Sul.

 

NEWCASTLE 1196m.......... 27°44′47″S

 

_w008IkD1Rw

 

Praticamente uma Ponte Alta do Norte em SC....cheia de neve....

 

É interessante notar, também, os vídeos que se encontra no Youtube com neve no deserto da Namíbia, em 2007 ou 2008 se não me engano.....

 

Além da neve em Naivasha, no Kenya, a meros 1900 m de altitude com latitude próxima ao Equador...aí é dose....(MAS PELO QUE VI NO VÍDEO ERA GRANIZO... :negative: )

Link to comment
Share on other sites

Que tarde gelada em vários locais do Centro-sul hoje !

 

Eu queria muito que Juiz de Fora estivesse com chuva e 5ºC no momento assim como está Curitibanos,

mas é surreal imaginar isso por aqui :rtfm:

 

Agora está 14ºC, e sensação bem agradável. O Norte de SP já está totalmente tomado pelo Brasil tropical

novamente. Barretos tinha 33,2ºC às 16h !

Link to comment
Share on other sites

CACO, EM 2010 A NEVADA FOI AMPLA E FORTE.

 

ESTA MASSA POLAR ESTÁ SENDO RESPONSÁVEL POR UMA DAS TARDES MAIS FRIAS NO LITORAL NORTE DE SC, SFSUL NÃO PASSOU DOS 10,0 DURANTE O DIA, BLUMENAU E MUITAS ESTAÇÕES DO LITORAL NORTE ENTRE 8/10°C DE TARDE!!

 

O FRIO ESTÁ INTENSO NESTA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA EM SC.

 

É UMA ONDA DE FRIO FORTE, APENAS A PARTE DA NEVE É QUE DEIXOU NA MÍNGUA.

Link to comment
Share on other sites

Lembra amigo Caio da minha mensagem dizendo que quanto mais radical e distante dos valores médios das massas de ar polar, mais provável era que o modelo não sustentasse aquela loucura que vinha monstrando ? BTW, gostei muito de te ver pra cima na foto com a Aline. :ok: :ok: :ok: :ok:

 

A tua mensagem tá guardada aqui. Foi uma participação memorável em um momento crucial pois exergou algo que ninguém havia pensado antes e fez absolutamente todo o sentido. E servirá de lição de agora em diante nas próximas análises, ficará marcado na memória. Pode anotar!

Por isso nada como uma boa elucidação para pontuar as coisas no seu devido lugar. Como diria o serrano: tiro dado, bugio deitado.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso....

 

 

Na cidade natal de um amigo na Africa do Sul.

 

NEWCASTLE 1196m.......... 27°44′47″S

 

_w008IkD1Rw

Diria que é uma Fraiburgo ou Palmas! Pena que estes eventos de neve acontecem cada vez menos nestas localidades extra SJ-SJA...

 

Não sei qual a frequencia destes eventos por lá, mas ano passado tivemos bem mais neve do que isso no dia 04/08 em algumas cidades de SC na mesma latitude e com altitude similar aqui no sul do BR, he he he! É só procurar no You Tube!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ahhhhh...WHAT IF

...............WHAT IF

.................WHAT IF...

Tivessemos umas montanhas "a la Leshoto" na mesma latitude aqui no sul:

 

 

 

...Nao iriamos ficar na expectativa por uma simples "paraguaia".

 

.

 

 

Essa região do Leshoto tem alguns lugares com temperaturas batendo os -15C com certa frequencia! Tem frio seco por lá em grande parte do inverno. É uma beleza realmente tratando-se de África...

 

Pra mim, o grande diferencial do sul da África é a corrente marítima gélida que passa pela costa atlantica. Isso potencializa muito o frio deles, que é essencialmente marítimo. Essa água fria consegue levar umidade para o deserto da Namíbia, provocando algumas precipitações quando a água fria se choca com o ar quente do deserto...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu achei esta MP excelente. Tiro curto em termos de frio seco e mínimas excepcionais, mas vai se manter frio até quarta-feira, já entrando outro bolsão frio nesta sexta. O grande problema é que ela apareceu por diversas vezes como histórica, onde por algumas rodadas seguidas não tão distantes do evento São Joaquim apresentou -8,3oC em 850 pelo GFS, o que seria histórico desde que eu acompanho o clima, e mais forte que 2000. A realidade mostrou temperaturas ao redor dos -2,5oC em 850 sobre a Serra Catarinense e até -5oC em 850 para a Serra Gaúcha, que teve um domingo muito gelado. Tivemos mínimas de quase -4oC nos Aparados e -5oC em Urupema, o que representa uma massa de ar frio forte para fins de agosto. Como bem disse o Gamboa estamos passando por um frio forte de julho. No geral negativou em boa parte do RS e SC. O Paraná e São Paulo tiveram máximas baixíssimas e o frio invadiu com força até RO e AC. Tivemos um pouco de neve granular no RS, mas o ciclone estava muito distante da costa como mostrei nas comparações entre este episódio e setembro de 2006. O ciclone foi o ponto decisivo, formou-se e delocou-se muito distante da costa do Brasil, com o centro localizado nas Falklands.

Ainda não foi o cavalo que parecia e que o Zé e os amantes do frio intenso tanto desejam, mas está sendo uma forte onda de frio.

 

 

Perfeito Caio, o grande problema dessa onda de frio foi ter ocorrido apenas no final de Agosto. Tivéssemos esses 1038 continentais no final de julho, e a história poderia ter sido outra. As máximas no RS seriam muito baixas tivesse essa MP ocorrido em Julho...

 

Ainda tenho uma pontinha de esperança com relação a setembro, já que o final do inverno foi frio aqui na Am. do Norte. Quem sabe

uma nevada moderada, tipo 5cm de neve não resolve aparecer...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hoje certamente é o dia mais frio que já peguei em Ctba. A máxima nao vai passar de 7C. Já peguei em outras ocasiões aqui mínima perto de zero celsius, porém as máximas chegavam a 18C com sol a tarde, algo muito agradável. As máximas baixas é gelam a cidade e a sensação de frio. Não adianta!

 

 

Bruno, só de estar fazendo frio em Curitiba quando você está por aí, já é um grande avanço... :rofl: :rofl:

 

Se nem Vancouver no Canadá aguentou a pressão, imagine a pobre Curitiba! :mosking:

 

Brincadeiras a parte, concordo com a questão das máximas baixas. Elas tornam o dia muito mais frio, e até sofrível. Me lembro ano passado dia 04 de agosto, como meu apartamento ficou gelado aí em Curita.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Que tarde gelada em vários locais do Centro-sul hoje !

 

Eu queria muito que Juiz de Fora estivesse com chuva e 5ºC no momento assim como está Curitibanos,

mas é surreal imaginar isso por aqui :rtfm:

 

Agora está 14ºC, e sensação bem agradável. O Norte de SP já está totalmente tomado pelo Brasil tropical

novamente. Barretos tinha 33,2ºC às 16h !

 

Nossa Renan, esse Brasil tropical é f*** mesmo. Incrível como no interior de Sp já subiu tão rápido. Hoje aqui no Acre apesar do solzão a temperatura não subiu "tanto". Em Rio Branco máxima de 25,6°C e no interior do Estado ficou nessa faixa também. O que me chama a atenção é a baixíssima umidade do ar, essa MP além de fria está parecendo desértica, pois até sábado Rio Branco tava debaixo d'água, muita umidade, já hoje a U.R. máxima não passou dos 70% e a mínima rondou os 25%. Quase deserto.... Hoje variamos de 11,9°C para 25,6°C um dia a lá BH... falando em BH, hoje a máxima caiu por lá, finalmente a onda de frio deu as caras na capital mineira, a máxima por lá ficou na casa dos 23°C. JF que tá mandando muito bem ein, dois dias já com máximas em torno dos 14/15 graus, top de linha.. hehehe. Ano passado tive a sorte de pegar um dia assim coincidentemente em agosto poraí. Mas nada comparado a metrópole temperada do Brasil Curitiba, com seus 8°C de máxima hoje. Tava observando Ponta Porã, e parece que por lá o bloqueio está longe de ter êxito, a cidade parece que teve a tarde mais gelada dos últimos meses, agora às 18hs fazia apenas 6°C com vento de 40km/h, acho q no momento é o local no país com a menor sensação térmica, e dá-lhe centro-oeste ein.....

 

Aqui em RB o ar desértico deve se encarregar de fazer os termômetros afundarem nas próximas horas, segundo o CPTEC amanhã RB vai variar entre 11 a 28 graus... Montanha russa por aqui :) .

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

De sábado para domingo acampei a 1590m no seguinte local: 27º56'441S 49º22'587O. O Inconterm ultra amador (com o sensor externo a 1m do chão e totalmente exposto) registrou as seguintes temperaturas: 4,2ºC (17h30), 3,1ºC (17h45), -2,0ºC (21h00), -4,5ºC (00h00), -6,0ºC (06h30) e -7,0ºC (06h45).

 

Considerando a total (absoluta) ausência de vento e a total (absoluta) ausência de nuvens (o céu, durante a madrugada, era algo indescritivelmente belo) é possível que os valores não estejam tão fora do real assim?

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta off topic... Bruno, como tu consegue botar o selo do Wunderground na assinatura? Tentei colocar Urupema na minha mas como o link é muito grande ele estoura o limite de caracteres que o BR Tempo permite.. É privilégio de moderador? :russian:

Zé, tu tens que pegar apenas uma parte daquele link. Infelizmente não tenho como postar aqui o link pq estou apenas com um iPhone aqui em Ctba. Quando chegar de volta à POA eu te mando voa MP.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.