Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Jato muito forte trazendo nebulosidade, amanhã será uma tarde fria pro Vale do Itajaí, e na terça também. Previsão com máximas entre 11/12°C. Vamos ver se vai ocorrer :)

 

Estou satisfeitíssimo com essa MP. Alias, estou plenamente satisfeito com esse inverno em SC. Só ta faltando mesmo uma neve. Já estamos o quê? uns 38 min do segundo tempo?

Link to comment
Share on other sites

13,8°C em Rio Branco agora às 23:00hs local. A temperatura está despencando rápido aqui essa noite. Temos céu limpo e ainda está entrando ar polar na cidade, a MP está no seu ápice essa noite, teremos uma bela madrugada de queda... espero eu que amanhã amanheça pelo menos uns 10°C por aqui, cumprindo a previsao do JN ontem :rofl: .

Link to comment
Share on other sites

POA é a única cidade do sistema solar que tem MM com umidade de 65% e estabilidade. Não dá para acreditar. A brisa de SE estava segurando uma queda maior, mas agora está nublando com teto baixo. Isso mesmo com ar seco. Só aqui mesmo...

 

Faz 7,3° com 68%. Ainda por cima ficou mais úmido. O p.o. tinha atingi 0,0° no final da noite. Agora está em 1,7°. A Lomba do Pinheiro disparou para 5,3°!!! :negative: :negative:

 

Dá para ver claramente que nas estações do INMET no E do RS com vento leste está menos frio dos que as que estão com vento oeste ou mesmo sem vento. Rio Pardo não baixou dos 6,0° até agora. Nosso INMET tinha maravilhosos 4,3° até meia-noite!! Pena...

 

Aqui venta de ENE a 3,2 km/h. O vento está virando para E.

Link to comment
Share on other sites

Aqui segue o chão molhado, mas a garoa deu uma aliviada (não uma parada).

Temp nesta madruga tá entre 11,3 e 11,7 até agora.

Média diária muito baixa pra cá, por volta dos 11,5. Se tivessse secado o ar, poderíamos ter tido algo parecido com a massa de ar polar de 8/9/10 de julho. Mas beleza, deu até pra usar o sobretudo hoje. E a média do mês, que tava colando nos 18, voltou a ficar em 17 e pouco.

Ainda tenho pouco tempo de Mauá pra avaliar se setembro é mesotérmico ou (eca!) macrotérmico por aqui. A analisar o comportamento dos próximos anos que ainda morarei aqui: 2012, 2013, 2014. Em 2015 já pretendo ter saído daqui, mesmo que seja pra morar nas ligeiramente mais quentes Santandé e SBC. Quem conhece Mauá vai entender por qual razão aceito a hipótese de morar em cidades mais quentinhas.

 

Quanto a nublar com u.r. de 6X %... olha, acho que Curita é outra cidade da Via Láctea onde isto ocorre. Talvez em Andrômeda algo parecido ocorra. Quanto à RMSP, notei que aqui é mais raro isto de ter céu claro, e de repente nublar tudo e ficar encoberto sem brechas azuis pelo resto da madruga. Mesmo aqui no ABC, que é o pinico da umidade na RMSP. Mesmo quando tapa no início da noite, muitas vezes volta a abrir mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Saindo p/ o trampo...

 

Ontem, temperatura variando entre 9,9ºC e 12ºC em Itapevi, com muita umidade, mas sem chuva. Deu para ir à Mogi e voltei nesta madrugada. :good2:

 

No momento, céu encoberto com 10,7ºC.

 

Ainda tenho pouco tempo de Mauá pra avaliar se setembro é mesotérmico ou (eca!) macrotérmico por aqui. A analisar o comportamento dos próximos anos que ainda morarei aqui: 2012, 2013, 2014. Em 2015 já pretendo ter saído daqui, mesmo que seja pra morar nas ligeiramente mais quentes Santandé e SBC. Quem conhece Mauá vai entender por qual razão aceito a hipótese de morar em cidades mais quentinhas.

 

O mesmo digo para Itapevi... à partir de 2013, tenho planos de morar em definitivo em Mogi. É outra coisa...

Link to comment
Share on other sites

Incrível, de novo geada negra, não recordo de dois dias seguidos com este tipo de geada.Sensação no pico de vento -15º.Este termômetro do Inmet Soledade marca no mínimo 1º a mais, está descalibrado.Rajada máxima 41 km/h!E agora nubladão cara de neve, sei que falta frio em altura, mas o que pode ocorrer???

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA está 100% encoberto. Impressiona a negativa do Castelinho, onde as condições devem ser as mesmas. Uma sondagem na serra gaúcha agora poderia determinar se há chance de neve, pois parece que a atmosfera está se instabilizando.

Parabéns para a nossa cidade. A única a subir 2° durante a madrugada mesmo coma umidade em 70%. Nublou e ficou úmido. Tive 6,3° e 81%.

 

O estrago da MM foi tão exato que a estação de São Leopoldo, que regula com a minha casa, ainda caiu até 3,8°! Eu vi a MM estacionar EM CIMA de POA no início da madrugada. Tempo bom mesmo a leste!! Foi aquela velha história de sempre, que tanto falo. A temperatura afundou de Canoas para o norte. Aqui não. Impressionante!

 

Agora nubladoe "mornos" 7,2°. Espero que nem abra o sol para compensar.

 

Abraços lamentáveis!

Link to comment
Share on other sites

Menor temperatura do ano em Rio Branco hoje cedo: 11.9°C

 

Durante o começo da noite o céu limpo favoreceu a queda rápida, mas em algum momento da madrugada o céu encheu-se de nuvens e agora temos céu quase nublado em Rio Branco, sem sol.....

 

Mas que bela friagem por aí em Jordan ! Esta onda de frio foi muito boa para finais de Agosto. Só faltou mesmo a neve e, quem sabe, ela não venha

hoje ?

Link to comment
Share on other sites

Então renan, não tivemos muitos extremos, porém o que gostei dela é que foi bastante democrática, a maioria dos Estado está recebendo uma boa influência da MP. Veja só ontem, até mesmo Roraima teve temperaturas mais amenas. Hoje o sul do Amazonas registrou temperaturas de até 12°C, em Mato Grosso fez 8°C em Comodoro, e vi que esfriou bem aí pelo sudeste, no Rio ontem máxima de 18°C e em JF dia gelado ein...... Tava vendo que BH hoje parece que terá uma máxima mais baixa também... E pelo litoral a FF já avança pelo extremo sul da Bahia, ou seja, bem abrangente ela.

Link to comment
Share on other sites

Então renan, não tivemos muitos extremos, porém o que gostei dela é que foi bastante democrática, a maioria dos Estado está recebendo uma boa influência da MP. Veja só ontem, até mesmo Roraima teve temperaturas mais amenas. Hoje o sul do Amazonas registrou temperaturas de até 12°C, em Mato Grosso fez 8°C em Comodoro, e vi que esfriou bem aí pelo sudeste, no Rio ontem máxima de 18°C e em JF dia gelado ein...... Tava vendo que BH hoje parece que terá uma máxima mais baixa também... E pelo litoral a FF já avança pelo extremo sul da Bahia, ou seja, bem abrangente ela.

 

Sem dúvidas bem abrangente, resultado do forte ciclone no oceano e a força da MP em hectopascais. Precisamos dessa combinação para que uma MP consiga

cruzar ou chegar perto da linha do equador. Qual a mínima absoluta de Agosto em Rio Branco, você sabe ?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ela conseguiu não produzir neve nem pelo ciclone e nem pelo represamento do ar frio na divisa PR/SP! Em suma, um potro que parecia que ia se transformar num cavalo puro sangue, mas virou um pangaré mal nutrido! :mosking:

 

Anselmi reportou neve em Tainhas.

 

Granular em Canguçu.

 

 

Grande Triple A!! Quando eu mencionei neve eu me referia àquela em flocos pré-década de 2000 (ou mesmo pós-década de 2000, quem sabe?!) e não estas paraguaias que caem ralas e duram minutos sendo "reportadas" por alguém. NEVE com "N" maíusculo todos veem, porque mesmo que não acumule, pois fica caindo durante bastante tempo! Tivemos esta a qual eu me refiro este ano algumas vezes, nos episódios de junho, julho e início de agosto!

Qualquer outra MP forte pode produzir neve granular e relatos de neve aqui ou acolá, mas um potro puro sangue como os modelos chegaram a mostrar esta MP deveria produzir muita neve de responsa, apesar dos próprios modelos nao terem chegado a indicar tudo isso de precipitação!

Para mim, esta MP foi deveras decepcionante, não por ser fraca, mas pela expectativa que criou! E lógico, não deu neve e nem mínimas extremamente baixas, em função desta p.. de muralha Brasil tropical que empurrou-a de volta antes que a atmosfera se estabilizasse totalmente! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Grande Triple A!! Quando eu mencionei neve eu me referia àquela em flocos pré-década de 2000 (ou mesmo pós-década de 2000, quem sabe?!) e não estas paraguaias que caem ralas e duram minutos sendo "reportadas" por alguém.

 

Eu, particularmente, achei uma massa de ar polar excelente para o final de agosto. Muito relevante no Conesul, pela quantidade de neve registrada em solo argentino, maior nevada em Santiago do Chile desde 2007 e queda de neve granular em muitos pontos da cidade de Buenos Aires e do Sul e do Leste do Uruguai. No Sul do Brasil, apesar do frio intenso, sua atuação foi menos extrema, mas mesmo assim significativa. Olha o PHP dando conta de dois dias seguidos com geada negra. Isso em fim de agosto, em período crítico para o trigo. Vai ter muito produtor amargando grande prejuízo. Curioso por saber da fruticultura, o que o Ronaldo poderia esclarecer. Sobre fenômenos ainda, Canguçu não tem todo dia neve granular, apesar de ter sido pouca coisa.

 

Ocorre que no BAZ o critério que pesa mais em avaliação é muito mais neve do que o todo do frio e suas consequências (fenômenos, adversidades, prejuízos, etc). Fosse uma massa de ar polar bem menos forte do que esta, mas que causasse uma grande nevada localizada por um baixa em altura ou um ciclone grudado na costa, todos achariam que seria uma massa de ar polar mais significativa. Eu, pessoalmente, avalio que as perdas de milhões que serão apuradas nos próximos dias pela geada na cultura do trigo são mais relevantes que eventuais 2 cm de neve acumulados em São Joaquim. Até porque neve por si só não é parâmetro de intensidade de frio, já que depende de instabilidade. Pode ter uma massa de -15C em 850 hPa seca e sem neve, mas que seria algo épico. Tudo é matter of opinion, respeitando-se os posicionamentos em contrário. Massas a la 2000, como a do início de julho, não ocorrem todos os invernos e não podemos ficar esperando que todo inverno tenha 3 ou 4 cavalos polares. O que não dá para reclamar é deste inverno em termos de frio.

Link to comment
Share on other sites

Dizer que esta MP é um pônei é sacanagem! É uma MP forte, mas que ficou muito aquém de 3 outras MPs deste ano em termos de eventos relacionados e mínimas / máximas espetaculares. :negative: A temperatura em 850 hpa no RS foi a menor do ano, mas não houve nenhum evento espetacular relacionado a isso (pelo menos ainda não!), além de algumas máximas bem baixas com sol hoje (legal, mas não espetacular)! Ela conseguiu não produzir neve nem pelo ciclone e nem pelo represamento do ar frio na divisa PR/SP! Em suma, um potro que parecia que ia se transformar num cavalo puro sangue, mas virou um pangaré mal nutrido! :mosking:

 

Urupema já teve elevação de temperatura na última hora. Deve ficar abaixo de zero, mas longe de recordes! De uma MP que faria o INMET de SJ chegar a -10oC e algumas estações do Planalto Sul terem máximas negativas ela passou a ser uma MP que não fará nem Urupema chegar perto disso dos dois dígitos!

 

Pelo menos aqui em Curitiba o aero teve 2oC hoje de manhã, com sensação bem negativa, e amanhã vamos ter nossa máxima de um dígito, he he he!

 

O inverno vai se encaminhando para o seu final! Cavalos polares (destes que não vemos desde 2000) não virão mais, embora ainda possamos ter fortes MPs e até neve paraguaia! No geral, um ótimo inverno :good: , mas muito alternado na sua segunda metade e sem a volta das acumulações de neve na Serra Gringa e das Grandes Acumulações no centro de SJ :negative: ! Só faltou o cavalo! Ele sozinho teria resolvido as outras duas filas, muito provavelmente!

 

Foi um começo de inverno climático fantástico, com frio constante até o centro-sul do PR por 50 dias! No início deste período era frio fraco constante... Depois vieram duas MPs animais, uma depois do feriado de Corpus Christi (para mim a MELHOR do ano!) e outra no início de julho, com 10 dias seguidos de frio bem forte que fizereram muitos imaginarem que nosso calvário tinha finalmente terminado! Depois começou o crioulo doido! Um break enorme no inverno, uma fortíssima MP no início de agosto que pelo menos faz as acumulações de neve voltarem ao centro de SJ e mais um break até esse potro meio-sangue de agora! :mail:

 

Vamos curtir o que resta ainda! Mas ainda fica a dúvida: entramos em uma nova era de frio pós década de 2000 (ou pós v.2) e esse foi um ano de inverno de normal a frio, ou continuamos no clima v.2 (by Zeo), aquele que surgiu depois de 2000, e esse foi um inverno muito frio!? :russian: A resposta só teremos nos próximos invernos! :sad:

 

 

Perfeita tua análi se do inverno deste ano Zé! A única coisa que faltou foi o cavalo (o último foi em set/2002). Também concordo que a melhor MP foi a de final de junho, quando tive mínima de 2,5ºC aqui na Granja Viana.

Link to comment
Share on other sites

BOm dia, folks!

 

O que o GFS errou em termos de temperatura, acertou quando iria precipitar por aqui....

 

Hoje de madrugada começou a chover e até agora chove, mas de forma fraca a moderada.

 

Máxima até agora nas primeiras horas do dia (considerando intervalo das 00:00 até as 24:00) de 11,1 e mínima de 9,1ºC.

 

Agora, 10,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Chegue a conclusão de que para ter neve farta (não só em SJ e região, mas em Gramado, Canela, Bom Jesus, Cambará, SJ Ausentes, Caxias) e com acumulação, a MP dever ser deveras forte e subir bem para o Norte, vencendo o bloqueio. A MP que mais se aproximou desta condição esse ano foi a do final de junho, mas faltou intensidade.

 

Ano passado praticamente só houve neve boa em SJ e locais mais altos de SC, além de pouca neve no RS. A situação era parecida com a que vivemos agora, até menor em intensidde aqui para SP. Não sei qual foi o fator deteminante para a neve do ano passado.

 

Agora, neve farta e generalizada, a última foi em 2002 (set). E é bom lembrar que até esses ano tínhamos neve farta praticamente todo ano, mesmo 2002 tendo sido uma bosta em termos de frio; mas teve o cavalo polar.

 

Também não acho que essa MP foi um pônei (longe disso). Mas tá faltando o cavalo puro angue, aquele com MP fortíssima e que vença um eventual bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

Chegue a conclusão de que para ter neve farta (não só em SJ e região, mas em Gramado, Canela, Bom Jesus, Cambará, SJ Ausentes, Caxias) e com acumulação, a MP dever ser deveras forte e subir bem para o Norte, vencendo o bloqueio. A MP que mais se aproximou desta condição esse ano foi a do final de junho, mas faltou intensidade.

 

Errado. Um bloqueio pode justamente favorecer uma grande nevada. A frente fica retida, semi-estacionária, com instabilidade no seu flanco Sul interagindo com ar gelado, gerando abundante precipitação de neve. Creio, apenas creio, que a nevada de 1965 envolveu bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

Então renan, não tivemos muitos extremos, porém o que gostei dela é que foi bastante democrática, a maioria dos Estado está recebendo uma boa influência da MP. Veja só ontem, até mesmo Roraima teve temperaturas mais amenas. Hoje o sul do Amazonas registrou temperaturas de até 12°C, em Mato Grosso fez 8°C em Comodoro, e vi que esfriou bem aí pelo sudeste, no Rio ontem máxima de 18°C e em JF dia gelado ein...... Tava vendo que BH hoje parece que terá uma máxima mais baixa também... E pelo litoral a FF já avança pelo extremo sul da Bahia, ou seja, bem abrangente ela.

 

Sem dúvidas bem abrangente, resultado do forte ciclone no oceano e a força da MP em hectopascais. Precisamos dessa combinação para que uma MP consiga

cruzar ou chegar perto da linha do equador. Qual a mínima absoluta de Agosto em Rio Branco, você sabe ?

 

abraços

 

Grande Jordan e demais colegas!

 

Amanhecer frio em Rio Branco, mesmo na área urbana. Se passamos longe de recordes de mínima e de menores máximas, pelo menos tivemos uma boa e ampla friagem.

 

Renan, para aqui os registros do Inmet são muito mal-organizados, parece que até eles querem forçar a venda dos livrinhos ...mas Agosto é um mês de friagem fracas por aqui, lembro de 01/ago/2004 que havia feito também 12 de mínima.

 

Abs

 

Fernando

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, sobre São Paulo, antes de 2011, desde 1958, apenas ONZE anos de uma série histórica de MEIO SÉCULO tinham registrado ao menos dois dias de geada no Parque do Estado da capital paulista. O ano de 2011 teve até agora DOIS dias de geada no local, ou seja, apenas o décimo-segundo a ter dois ou mais dias de geada em cinquenta anos de dados. Dá pra reclamar ?

 

geadasaopaulo1.jpg

 

Gráfico de número de dias de geada na estação do IAG-USP atualizado até o fim de junho de 2011

Link to comment
Share on other sites

Chegue a conclusão de que para ter neve farta (não só em SJ e região, mas em Gramado, Canela, Bom Jesus, Cambará, SJ Ausentes, Caxias) e com acumulação, a MP dever ser deveras forte e subir bem para o Norte, vencendo o bloqueio. A MP que mais se aproximou desta condição esse ano foi a do final de junho, mas faltou intensidade.

 

Errado. Um bloqueio pode justamente favorecer uma grande nevada. A frente fica retida, semi-estacionária, com instabilidade no seu flanco Sul interagindo com ar gelado, gerando abundante precipitação de neve. Creio, apenas creio, que a nevada de 1965 envolveu bloqueio.

 

Não sei como foi em 65, se a MP foi no ano passado que ficou semi-estacionária e não avançou para o Norte. É fato, realmente em 65 a nevada se deu nessas condições ou não? Se sim, minha observação está parcialmente correta e não errada. O que não me sai da cabeça, é que para ter neve farta e abrangente há uma relação muito direta das latitudes baixas com as mais altas: o ar tem que vencer o bloqueio e invadir geral, além da MP ser muito forte, vide set/2002, 2000, 99,96 e a inesquecível 94.

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, sobre São Paulo, antes de 2011, desde 1958, apenas ONZE anos de uma série histórica de MEIO SÉCULO tinham registrado ao menos dois dias de geada no Parque do Estado da capital paulista. O ano de 2011 teve até agora DOIS dias de geada no local, ou seja, apenas o décimo-segundo a ter dois ou mais dias de geada em cinquenta anos de dados. Dá pra reclamar ?

 

geadasaopaulo1.jpg

 

Gráfico de número de dias de geada na estação do IAG-USP atualizado até o fim de junho de 2011

 

 

Pelo menos eu não estou reclamando do inverno desse ano, como um todo. Só mefaltou o cavalo puro sangue que o Zé fala. 2002, já disse, foi simplesmente ridículo em termos de frio, mas tivemos a última onda mais forte em SP, e a neve farta nas serras de SC e RS.

Link to comment
Share on other sites

Não sei como foi em 65, se a MP foi no ano passado que ficou semi-estacionária e não avançou para o Norte. É fato, realmente em 65 a nevada se deu nessas condições ou não? Se sim, minha observação está parcialmente correta e não errada. O que não me sai da cabeça, é que para ter neve farta e abrangente há uma relação muito direta das latitudes baixas com as mais altas: o ar tem que vencer o bloqueio e invadir geral, além da MP ser muito forte, vide set/2002, 2000, 99,96 e a inesquecível 94.

 

Não existe um modelo sinótico únido ou linear para grandes nevadas. Há vários. A nevada de 2010 (agosto) envolveu um bloqueio. A de 1994 não. Tinha um grande ciclone. A de 2007 em Buenos Aires não tinha bloqueio nem ciclone. Dentro de cada um destes modelos, pesa a força do ar polar, sua trajetória, o posicionamento dos sistemas de grande escala, etc. Por isso, apesar de existirem modelos macros, cada evento tem suas particularidades.

Link to comment
Share on other sites

Pra RMSP este findi e o dia de hoje terão boas médias diárias.

Faltou secar o tempo aqui pras mínimas serem muito boas.

E isto não é só questão de bloqueio. O evento do fim de jun/96 teve ótimas médias diárias na RMC, mas a mínima não foi tão boa, pois a circulação marítima do vento não ajudou. Se apenas tivéssemos um refresco nos estratos, isto por si só já teria um ótimo efeito nas mínimas, tanto naquele caso em Curitiba como no caso de agora pra Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de Porto Alegre 12Z - forte inversão na altitudo do topo da Serra Geral em Santa Catarina

 

 1030.0      3    6.0    2.8     80   4.57    150      4  276.8  289.4  277.6
1023.0     59    5.9    2.7     80   4.55    125      2  277.2  289.8  278.0
1000.0    247    5.4    2.2     80   4.51    105      5  278.6  291.1  279.3
 976.0    445    4.6    0.5     75   4.08    113      9  279.7  291.2  280.4
 943.0    724    2.3   -1.0     79   3.78    125     14  280.1  290.8  280.7
 925.0    880    1.0   -1.9     81   3.61    135     10  280.3  290.6  280.9
 923.0    897    0.9   -2.0     81   3.59    135     10  280.4  290.6  281.0
 877.0   1307   -1.5   -4.2     82   3.21     36      7  282.0  291.3  282.6
 865.0   1417    1.0  -10.0     44   2.08      9      6  285.8  292.0  286.1
 858.0   1482    1.8   -3.2     69   3.54    353      6  287.2  297.6  287.9
 850.0   1558    1.6   -4.4     64   3.26    335      5  287.8  297.4  288.4
 840.0   1653    1.2   -3.4     71   3.56    300      4  288.4  298.8  289.0
 834.0   1711    2.6  -17.4     21   1.18    279      4  290.4  294.2  290.6
 829.0   1760    5.0  -44.0      1   0.09    261      3  293.5  293.8  293.5
 818.0   1869    6.0  -43.0      1   0.11    222      2  295.6  296.0  295.7
 812.0   1928    5.7  -42.5      2   0.11    200      2  295.9  296.3  295.9
 700.0   3125   -1.5  -32.5      7   0.36    340      8  300.8  302.1  300.9
 673.0   3434   -3.0  -34.2      7   0.32    335     10  302.5  303.7  302.6

 

Sondagem 12Z para Curitiba - ainda mais "quente" nas altitudes do topo da Serra do Mar.

 

  921.0    908    6.2    5.4     95   6.14    120     17  286.0  303.4  287.1
 873.0   1348    3.4    3.1     98   5.51     87     13  287.5  303.3  288.4
 850.0   1567    4.4    2.6     88   5.46     70     11  290.7  306.6  291.7
 848.0   1586    4.5    2.5     86   5.42     70     11  291.1  306.9  292.1
 837.0   1693    5.4    1.7     77   5.20     97      7  293.1  308.4  294.0
 832.0   1742    5.2    1.7     78   5.24    110      5  293.4  308.9  294.3
 799.0   2071    4.1    1.9     86   5.54     50     10  295.6  312.0  296.6
 763.0   2447    2.8    2.2     96   5.90     15     16  298.1  315.7  299.1
 759.0   2490    2.6    2.2     97   5.94      6     18  298.4  316.1  299.4
 734.0   2763    4.6    4.2     98   7.11    310     31  303.4  325.0  304.7
 719.0   2932    5.8    5.5     98   7.94    299     36  306.5  330.8  308.0
 708.0   3058    5.2    4.9     98   7.74    290     39  307.2  331.0  308.7
 700.0   3151    4.8    4.5     98   7.60    290     40  307.8  331.2  309.2
 613.0   4208   -1.0   -1.5     96   5.61    280     46  313.0  330.9  314.1
 508.0   5704   -9.2  -10.1     93   3.52    290     43  320.3  332.1  321.0

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de Porto Alegre 12Z - forte inversão na altitudo do topo da Serra Geral em Santa Catarina

 

 1030.0      3    6.0    2.8     80   4.57    150      4  276.8  289.4  277.6
1023.0     59    5.9    2.7     80   4.55    125      2  277.2  289.8  278.0
1000.0    247    5.4    2.2     80   4.51    105      5  278.6  291.1  279.3
 976.0    445    4.6    0.5     75   4.08    113      9  279.7  291.2  280.4
 943.0    724    2.3   -1.0     79   3.78    125     14  280.1  290.8  280.7
 925.0    880    1.0   -1.9     81   3.61    135     10  280.3  290.6  280.9
 923.0    897    0.9   -2.0     81   3.59    135     10  280.4  290.6  281.0
 877.0   1307   -1.5   -4.2     82   3.21     36      7  282.0  291.3  282.6
 865.0   1417    1.0  -10.0     44   2.08      9      6  285.8  292.0  286.1
 858.0   1482    1.8   -3.2     69   3.54    353      6  287.2  297.6  287.9
 850.0   1558    1.6   -4.4     64   3.26    335      5  287.8  297.4  288.4
 840.0   1653    1.2   -3.4     71   3.56    300      4  288.4  298.8  289.0
 834.0   1711    2.6  -17.4     21   1.18    279      4  290.4  294.2  290.6
 829.0   1760    5.0  -44.0      1   0.09    261      3  293.5  293.8  293.5
 818.0   1869    6.0  -43.0      1   0.11    222      2  295.6  296.0  295.7
 812.0   1928    5.7  -42.5      2   0.11    200      2  295.9  296.3  295.9
 700.0   3125   -1.5  -32.5      7   0.36    340      8  300.8  302.1  300.9
 673.0   3434   -3.0  -34.2      7   0.32    335     10  302.5  303.7  302.6

 

Sondagem 12Z para Curitiba - ainda mais "quente" nas altitudes do topo da Serra do Mar.

 

  921.0    908    6.2    5.4     95   6.14    120     17  286.0  303.4  287.1
 873.0   1348    3.4    3.1     98   5.51     87     13  287.5  303.3  288.4
 850.0   1567    4.4    2.6     88   5.46     70     11  290.7  306.6  291.7
 848.0   1586    4.5    2.5     86   5.42     70     11  291.1  306.9  292.1
 837.0   1693    5.4    1.7     77   5.20     97      7  293.1  308.4  294.0
 832.0   1742    5.2    1.7     78   5.24    110      5  293.4  308.9  294.3
 799.0   2071    4.1    1.9     86   5.54     50     10  295.6  312.0  296.6
 763.0   2447    2.8    2.2     96   5.90     15     16  298.1  315.7  299.1
 759.0   2490    2.6    2.2     97   5.94      6     18  298.4  316.1  299.4
 734.0   2763    4.6    4.2     98   7.11    310     31  303.4  325.0  304.7
 719.0   2932    5.8    5.5     98   7.94    299     36  306.5  330.8  308.0
 708.0   3058    5.2    4.9     98   7.74    290     39  307.2  331.0  308.7
 700.0   3151    4.8    4.5     98   7.60    290     40  307.8  331.2  309.2
 613.0   4208   -1.0   -1.5     96   5.61    280     46  313.0  330.9  314.1
 508.0   5704   -9.2  -10.1     93   3.52    290     43  320.3  332.1  321.0

 

Caio, essas suas sondagens são de acesso restrito? Ou tem disponível on-line?

Link to comment
Share on other sites

Sobre esta massa polar em Minas:

 

Por causa do forte bloqueio atmosférico, não foi uma grande onda de frio para Minas. Considero-a como moderada pra cá.

Foi bastante fraca no sul de Minas e mediana pra zona da mata mineira. Na realidade, a região do estado que mais recebeu

frio foi a minha, curiosamente a MP meio que "desviou" do sul do estado. Na onda de frio do final de Junho, o sul de MG

recebeu um forte ingresso de ar gelado, tanto que desceu a quase -5 em Monte Verde. No geral foi um inverno mediano no

estado, ainda não foi desta vez que se registrou um cavalo polar como os da década de 90. Maio e Junho foram abaixo da

média, Julho acima e Agosto acima (até o momento).

Link to comment
Share on other sites

Qual a mínima absoluta de Agosto em Rio Branco, você sabe ?

abraços

 

Renan, agosto é um mês de muitos extremos no Acre, pode ter tanto a maior temperatura do ano, quanto a menor. Em agosto de 1999 eu lembro bem daquela forte onda de frio que invadiu o Brasil, trazendo neve, aqui teve na época mínima de 9°C. Se não me engano, em 1976 chegou a 6°C em agosto, pelo menos é o que um meteorologista divulgou outro dia na TV aqui..

Link to comment
Share on other sites

Chegue a conclusão de que para ter neve farta (não só em SJ e região, mas em Gramado, Canela, Bom Jesus, Cambará, SJ Ausentes, Caxias) e com acumulação, a MP dever ser deveras forte e subir bem para o Norte, vencendo o bloqueio. A MP que mais se aproximou desta condição esse ano foi a do final de junho, mas faltou intensidade.

 

Errado. Um bloqueio pode justamente favorecer uma grande nevada. A frente fica retida, semi-estacionária, com instabilidade no seu flanco Sul interagindo com ar gelado, gerando abundante precipitação de neve. Creio, apenas creio, que a nevada de 1965 envolveu bloqueio.

 

 

Caco e Triple A:

 

O histórico mostra que entre 80% e 90% das grandes nevadas (+ de 15/20 cm em algum lugar) que ocorreram no sul do BR a partir da década de 1950 se deram devido a ciclone junto a costa sincronizado com uma MP continental! Isso mostra, ao mesmo tempo, que entre 10% e 20% delas foram justamente por bloqueios e frentes semi-estacionárias. Ano passado tivemo um mega nevão devido a este mecanismo e em 1965 um nevão amplo pelo mesmo motivo!

O problema desta MP é que ela chegou a ensaiar neve pelo primeiro mecanismo e depois pelo segundo, sem gerar neve significativa por nenhum dos dois... :sad:

 

Concordo com o AAA quando ele fala que uma MP pode ser um elefante polar sem ter neve significativa: O recorde de temperatura baixa do INMET SJ é justamente numa MP destas, em agosto de 1991, quando não se registrou neve na cidade de SJ. Mais uma vez, esta MP de agora decepcionou por não ter permitido que a amosfera estabilizasse e deixasse o termômetro cair na madrugada de hoje! :sad:

 

Mas quero deixar claro que tudo é uma questão de expectativa: Essa MP está sendo muito, mas muito forte para a época. Só para dar uma medida do que eu estou falando, agora, 11:40, Curitiba tem 7oC! O que eu quis dizer é que ela não foi o cavalo puro-sangue que esperamos desde 2000 (discordo de 2002, na minha opinião aquilo não foi um puro sangue como 2000, 1996, 1994 (2), 1990 (2), 1988, 1984, 1981, etc..), ou seja, não foi histórica em todos os sentidos! :ok:

 

Com relação ao inverno, mais uma vez digo que foi / está sendo ótimo! Só falta o animal, que tudo indicava que poderia ter vindo desta vez! Então só falta saber se esse será o padrão dos invernos de medianos a frios desta década ou se vai ser o mais frio de mais uma década triste para os amantes do frio acima do paralelo 30oS. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.