Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Paulo, acredito que a segunda janela começa as 20h/21h e vai no máximo até o amanhecer. Tudo a depender desse ciclone.

 

Aqui no alto do Rio do Rastro céu claro, 3,2oC (Oregon WMR 968 desabrigado pendurado a 1,8m num arbusto a sombra), 61% e vento intenso. Dia lindo e gelado!

 

Caio, você acha que ocorreu um aumento nas nuvens no RS? Tive uma leve impressão de algo entrando de oeste/noroeste ali.

Link to comment
Share on other sites

Nenhuma notícia de neve paraguaia por enquanto ? acho que até o final do dia teremos.

 

A frente fria encontra-se sobre SP neste momento, mas já começa a beliscar o sul de Minas. Até o final do dia ela chega em JF, e aí é

só alegria, um dia frio e nublado é esperado para amanhã.

 

A onda de frio começou, e vamos ver quais serão os fenômenos registrados durante sua passagem.

Link to comment
Share on other sites

Muito legal ver o avanço do ar frio em RO e chegando no AC e AM na animação do satélite!

 

E pelo monitoramento das automáticas fica bem interessante também:

 

maxshdbr.png

 

Ar frio chegou a Vilhena, no sul de Rondônia. Ainda chega ao AC hoje e no norte de SP e Triângulo Mineiro a expectativa

é que chegue de forma bem fraca. O ar seco no Brasil central insiste em não perder esta luta.

Link to comment
Share on other sites

Sondagem das 12Z indica POA com -2,5oC em 850 e a linha de 0oC em 816m (925mb)!!! Congelado em todas as camadas, pouco menos em 700.

O GFS indicava -2,0° nesse horário para POA. Está quase exato, mas prevendo um pouquinho menos de frio do que o real. O modelo dá -4,9° ao meio-dia de domingo para cá. É possível que a gente baixe de -5° em 850 hpa!!! Excelente!

 

Por isso não supreende que pela RBS esteja 3,9° em Gramado e 5,2° em Caxias do Sul agora. A tendência é esses valores mal subirem, já que o frio em altura continua avançando à serra. Faz 5,2° em Passo Fundo, 5,8° em Chapecó e 6,0° em Erechim!

 

Na última hora não passou de 2,4° em SJ, 2,8° em Ausentes (até 11), 4,9° em Canela, 6,1° em Canguçu e 6,6° em Soledade. Tá bonito!

 

Aqui em POA deu 10,2° no INMET. Na RBS faz 9,4° e aqui em casa 10,8° com 60%. Muito vento!! Agora de O a 34,0 km/h! A mínima foi de 7,2°. Bom valor!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, acredito que a segunda janela começa as 20h/21h e vai no máximo até o amanhecer. Tudo a depender desse ciclone.

 

Aqui no alto do Rio do Rastro céu claro, 3,2oC (Oregon WMR 968 desabrigado pendurado a 1,8m num arbusto a sombra), 61% e vento intenso. Dia lindo e gelado!

 

Caio, você acha que ocorreu um aumento nas nuvens no RS? Tive uma leve impressão de algo entrando de oeste/noroeste ali.

Tá brincando o Caio, já tá na ativa e a mil :good2:

Bruno C bem observado, aposto minhas fichas que a nebulosidade do Uruguai avança até aqui.

Amanhã troca de lua para minguante, pode ajudar a precipitar... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Começando..!

 

FLASH | Chuva congelada (sleet) agora há pouco no Chuí. (Metsul)

Beleza!!!

Corrijo minha impressão sobre o quadro, agora me faz lembrar muito a neve de julho de 1992 naquela ocasião nevou primeiro em Canguçu, à tarde,depois à noite nevou em Gramado, e da meia-noite em diante nevou aqui com acumulação.Portanto retiro o que disse, não parece 2007.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura cai de 32°C para 9°C em Campo Grande, diz meteorologista

Mínima prevista para a a noite deste sábado (20) pode chegar a 5°.

Temperaturas continuam a cair gradativamente na capital até domingo.

Ricardo Campos Jr

Do G1

 

 

 

tempo225.jpg

Tempo permanece nublado na capital durante este

sábado (Foto: Ricardo Campos Jr./G1 MS)

 

A temperatura deve continuar a cair gradativamente em Campo Grande durante este sábado (20). Segundo o meteorologista Natálio Abrão, da estação meteorológica da Anhanguera-Uniderp, a variação teve início às 16 horas de sexta-feira (19), quando a capital registrou máxima de 32°C, que caiu ao longo do fim de tarde e madrugada, atingindo 9°C nesta manhã.

De acordo com o meteorologista, a previsão é que a temperatura caia ainda mais, que durante a madrugada de amanhã deve atingir entre 5°C e 6°C.

O dia também amanheceu nublado e chuvoso. Foram 28 milímetros de precipitação registrados na capital, segundo Abrão. O tempo deve permanecer fechado até amanhã. Há previsão de névoa úmida e neblina na capital no fim da tarde e madrugada de domingo.

A umidade relativa do ar registrada neste sábado é de 100%. De acordo com o meteorologista, na sexta-feira a umidade girou em torno dos 39%.

Link to comment
Share on other sites

Em Lages céu totalmente limpo, temperatura de 8.7ºC (bairro área industrial-1034m), umidade em 62%, vento de WSW fraco a moderado sensação térmica próxima de zero, MP continental, com alta acima de 1030mb ganhando força por aqui, mesmo com sol a 1 mês do equinócio de primavera, e batendo praticamente o dia todo, não houve aquecimento em superfície considerável, agora em diante é queda de temperatura, deve estar negativando nos topos antes das 19h e região serrana das 22/23h. Sensação térmica será abaixo de -12/-15ºC em locais de topos esta noite, devido ao vento SW a S moderado a forte que deve soprar de vez em quando.

Modelos já indicam que teremos outro pulso forte no começo de setembro.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Começando..!

 

FLASH | Chuva congelada (sleet) agora há pouco no Chuí. (Metsul)

Beleza!!!

Corrijo minha impressão sobre o quadro, agora me faz lembrar muito a neve de julho de 1992 naquela ocasião nevou primeiro em Canguçu, à tarde,depois à noite nevou em Gramado, e da meia-noite em diante nevou aqui com acumulação.Portanto retiro o que disse, não parece 2007.

Nada a ver com 2007. Naquela ocasião o ar polar era mais intenso e o ciclone estava na altura do Prata, nevando em Buenos Aires e centro da Argentina, jogando o núcleo da mp sobre o RS. Agora o núcleo vai passar aqui de novo, mas o ciclone está lá no Atlântico Sul, e é um monstro!! Está bem mais ventoso e há mais nebulosidade.

 

Aqui 12,9° com 54%. Estou a tempo rondando essa valor, a máxima do dia, e rezando para que não bata 13°! Vento O a 29,8 km/h. Maior rajada de 41,1 km/h!

 

Abraços 2011!

Link to comment
Share on other sites

UR em Torres está em 28% devido ao vento fohn e faz "altos" 17C :mosking:

Impressionante com o vento oeste MATA a tarde frio no Litoral Norte, e de SC também. Na última onda de frio de junho, se não me engano, Torres ficou 6°/7° mais quente que POA durante a tarde, e 6° mais quente que Tramandaí. Em agosto a dose repetiu quase nessa proporção (uns 4°/5° a mais). O bom lá é quando a mp se estabiliza sobre o RS.

 

Aqui 12,8°.

 

Abraços fohn!

Link to comment
Share on other sites

Ao pessoal com maior capacidade analitica! Olhem a carta sinótica 12z. A baixa ta mais fraca do que chegou a ser prevista, mas já foi para o norte das malvinas.

As duas altas no seu entorno estão com 1038 e 1036, não é um cenário interessante?

 

Interessante BrunoC, dinâmica pura, amantes da meteorologia tem que serem meio físico aí é minha área.

Referente ao sistema, observa-se, que temos o jato alimentando o sistema através da convecção de umidade equatorial corte à 700/600, propulsão aumentada e teremos um reforço de frio nas próximas horas pelos modelos satelitais observados.

Fica aberto para questionamentos o quanto, mas que o sistema previsto está alterado seu quadro inicial de 48h anterior, está, principalmente nas ultimas 6 h .

Temos muito ainda que aprender do nosso clima, se usarmos padrões atuais nem tudo se explica, não esquecemos do CATARINA, aumento de relatos de tornados e outros fenômenos...

Moisés

Link to comment
Share on other sites

O pessoal do Inmet POA coloca ducha de água fria e diz que não há nuvens pra provocar neve...

Acho que eles vão errar o pulo...

Já tá dando sinais de que vai nublar à noite. :ok:

Paulo, sorte nossa que somos amadores e amantes do clima, e de vez em quando damos uma fora, clássica!!! Fico a imaginar os profissionais do clima, quando dão uma bola fora e depois não tem como voltarem atrás, e nos últimos tempos parece que virou moda institutos darem previsões furadas e até absurdas ou de estarem com sites e estações fora a todo momento. Mas como dizem aqui: FAZ PARTE!!!

Em lages começa a aparecer algumas nuvens, sol já se pondo e temperatura vai descambar na serra...

Agora 8.1ºC vento WSW, fraco.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Sem criar polêmica, mas meu vizinho Milton é vigilante do posto 03 da Coagrisol, e ele relatou para meu sogro que no início da madrugada deu uma boa pancada de neve em flocos.

Vou tentar ver se mais alguém viu. E eu que perdi... :russian:

É PH! Camarão que dorme, a onda leva!! Hehehehhe

Link to comment
Share on other sites

Sem criar polêmica, mas meu vizinho Milton é vigilante do posto 03 da Coagrisol, e ele relatou para meu sogro que no início da madrugada deu uma boa pancada de neve em flocos.

Vou tentar ver se mais alguém viu. E eu que perdi... :russian:

É PH! Camarão que dorme, a onda leva!! Hehehehhe

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Pois é, mas bem que a gente merecia um episódio de neve mais generalizado... Aí não precisaríamos de tanto esforço na "rede de Monitoramento BAZ" para captar os melhores momentos...

 

Fosse o Caio, e o floco caía em cima da mão dele... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no alto do Rio do Rastro céu limpo, 1,4oC, 71% e rajadas na casa do 40km/h. O ciclone está decepcionando e pregando uma peça em alguns modelos.

 

 

Pois é Caio, a posição foi até melhor na minha opinião, mas a intensidade e a pressão realmente decepcionaram. É muito difícil antecipar com precisão essas áreas de baixa pressão, ainda mais aqui na Am. do Sul...

 

Será que vem alguma coisa boa na primeira semana de setembro?? Se considerarmos o ciclo de 30 dias das massas polares, tivemos uma forte no final de Junho, outra no começo de agosto, e talvez agora venha algo bom no início de setembro...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E aí, pessoal!

 

Graças a Deus uma frente fria chegou à Porto Velho decentemente! Estava eu, meu pai, meu irmão e mais um colega pescando embaixo da Ponte do Rio Jamary, distante 80 km ao sul da capital, quando aproximadamente às 15:45 da tarde horário local a frente fria chegou trazendo muito vento! Não medi, mas certamente pegamos um vento alí de mais de 60 km-h!! Com rajadas acima de 75 com certeza! O vento era tamanho que ondas brotavam do rio e as nuvens avançavam numa velocidade incrível! Foi muito show! :clapping:

 

A temperatura caiu de 36ºC para 21ºC neste momento e chove fraco! Graças a Deus o calor se foi! Amanhã teremos um dia super agradável se tudo der certo! :D

 

Abraços empolgados! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

E aí, pessoal!

 

Graças a Deus uma frente fria chegou à Porto Velho decentemente! Estava eu, meu pai, meu irmão e mais um colega pescando embaixo da Ponte do Rio Jamary, distante 80 km ao sul da capital, quando aproximadamente às 15:45 da tarde horário local a frente fria chegou trazendo muito vento! Não medi, mas certamente pegamos um vento alí de mais de 60 km-h!! Com rajadas acima de 75 com certeza! O vento era tamanho que ondas brotavam do rio e as nuvens avançavam numa velocidade incrível! Foi muito show! :clapping:

 

A temperatura caiu de 36ºC para 21ºC neste momento e chove fraco! Graças a Deus o calor se foi! Amanhã teremos um dia super agradável se tudo der certo! :D

 

Abraços empolgados! :mosking:

Finalmente participando da festa baziana! Uma queda de 15° parece inimaginável para a Amazônia. E tudo graças a um poderoso ciclone que está lá no Atlântico Sul! Somada essa mp e o ciclone, são uns 7 ou 8 mil km envolvendo os dois sistemas!!!

 

Pelo aeroporto de Porto Velho estava 36° às 14 h e 25° às 17:30. Em Ariquemes chegou a 17,7° na última hora e Vilhena 16,0°!

 

Aqui em POA a MM está indo embora. Céu totalmente limpo ao sul!! :good2: Ainda 10,5° com 59%. Hora de afundar e tirar o atraso!

 

Abraços rondonienses!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.