Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Hoje foi um dia que eu imagino que deve ser padrão em Curitiba na primavera. Tempo sempre nublado com nuvens baixas (aqui percebe-se que a altitude faz com que o teto fique bem baixo). A temperatura já bem agradável quando comparado com segunda-feira, girando entre 14C e 16C. Apenas por volta das 20hs ao sair do trabalho é que percebi estrelas no céu.

 

Tem razão, Bruno, dias assim em Curitiba são bastante comuns na primavera. Em anos de invernos anomalamente quentes e secos

(1995 e mesmo 1994 em agosto, 2007), chega a se ter a sensação de uma primavera mais fria que o próprio inverno, pois os

meses de outono e de primavera em Curitiba, normalmente não apresentam grandes alterações em relação ao padrão histórico.

Curiosamente, o ano 2000 foi uma excessão quanto a outubro e novembro.

Depois de um inverno bastante frio (11,2ºC em julho, frio padrão em agosto e setembro), outubro e novembro foram muito quentes,

com a média em torno de 20ºC (normal + ou - 16ºC em outubro e 18ºC em novembro).

Já vi máximas de 12ºC em novembro (1994), e mínimas de 6ºC em outubro (1994) e novembro (1994 e 1999).

Quanto ao verão, me traz boas recordações um agradabilíssimo janeiro em 2004 (creio), cuja máxima do mês foi

de 29ºC, sendo que no dia 1º, a mínima foi de 10ºC e a máxima foi de 13ºC, com chuva o dia todo, além de muitas

noites estreladas com mínimas de 11ºC e dias azuis ou nem tanto com máximas de 22ºC.

Também me recordo de 8ºC em fevereiro de 1993 e máxima de 15ºC em dois dias consecutivos em fevereiro de 1995.

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

No outono tivemos 2,2ºC em abril de 1999, e 28 dias consecutivos com máximas abaixo de 20ºC entre meados de abril e

maio, no início da década de 2000, creio que 2004.

E quanto às núvens baixas, o que o Bruno constatou é uma grande verdade, a altitude torna bem percepível o respectivo

teto baixo.

Abraço, Bruno!

 

HAHAH isso já não é uma memória boa e sim um banco de dados completo :mrgreen:

 

Mas novembro de 2000 ficou marcando pra mim também, foram vários dias de calor de verão, embora nada comparável com 2009.

 

E o que dizer pra out/2002 em Curita? Simplesmente um mês de alto verão! Na verdade... um deembro fora de época. Se bem que aquela primavera foi do caraglio, tanto que dezembro ficou pau-a-pau com um janeiro/fevereiro.

Em compensação, já teve dia de janeiro (2009) com mínima de 13 e máxima de 18 em curita, e windchill inferior, obrigando a usar blusa grossa de lã.

Link to comment
Share on other sites

Observando o que os modelos indicam a longo prazo, estou com uma pulga atrás da orelha quanto a este mês de Setembro. Algo me

diz que será consideravelmente abaixo da média por aqui.

 

Renan, também tenho essa impressão. Primeiro que várias frentes frias fracas deixarão o tempo um pouco nublado por aqui durante essa semana. Já no começo de Setembro um MP Maritimizada, chega pra gente aqui. GFS coloca mínimas em torno dos 13ºC, claro que pode piorar ou melhorar, né!?

E ainda, como se já não bastasse, e eu acho realmente que não basta, parece que uma forte MP está caminhando em 200 e pucas horas pelo GFS... Então é acompanhar.. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver o pessoal comentando de Lages, sem dúvida a tradição européia nos vales e litoral catarinense facilitaram o desenvolvimento, mas também o acesso ao litoral é facilitado pelo mar, rios navegáveis e relevo, meus avós são italianos e colonizaram a região a base do cavalo e mula. Um dado interessante, Lages é a cidade com maior quantidade de governadores de SC, sendo que o atual é lageano.

Em 1960 era a 2ª maior cidade de SC e a maior em arrecadação. Foi-se o ciclo da madeira e a cidade empobreceu, hoje começa a se erguer novamente. Potencial tem, vai depender de interesse econômico e político.

Finalmente parou de chove em Lages, temperatura nesse momento SE LAI(área industrial- 1034m) 15.9ºC, serração foi forte durante madrugada e manhã. céu limpo e vento NWN fraco.

Modelos indicam forte ciclone com pulso polar no começo de setembro e outro nos meados para fim do mês. Para os que já sacramentaram o inverno ele ainda dá fôlego de vida.

Análises apontam que os anos seguintes terão tendência de verões curtos e invernos fortes à rigorosos, vamos ver!!

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Hoje é um dia que ta me lembrando bastante ares de começo de primavera, dia ventoso temp agradável entre 19/20°C nublado mas não está um dia escuro, e os pássaros já estão a mil por causa do ciclo reprodutivo, já tem passarinho que acorda 3 da matina pra cantar haaha, mas posso dizer que a cantoria esse ano começou tarde.

Link to comment
Share on other sites

Tempo carrancudo hoje em Joinville.....A máxima foi de apenas 18,2 graus, e agora temos a mínima do dia com 15,7 graus! Vento constante e chuva fraca!

 

Acabei de voltar de Curitiba e aqui está mais frio que lá, eu apenas está nublado e não chove (pelo menos na região do Afonso Pena, em SJP)

 

AGORA A POUCO, 12/14 NO LITORAL SUL E AQUI ENTRE 16/18°C E AGORA, 10,3/RBS/CRI E 17,8 AQUI

Link to comment
Share on other sites

A normal 61/90 de LAGES SC :

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Está 01,1 abaixo da normal este mes..!!

 

Carlos, estes dados não se acham em qualquer local ou site. É um achado. Qualquer dia vou na Epagri, conhecer e pegar dados.

 

No verão, ao que parece, Lages tem médias pouco superiores que Ctba. Isso se dá pela maritimidade e insolação, maior aqui em SC. Já no inverno,nem se fale. Lages é muito mais fria. É a GIGANTE, nos dizeres do meu amigo PH.

Link to comment
Share on other sites

Europeu muito consistente pela incursão de uma moderada a forte onda de frio entre terça e quarta próximas. Sendo sempre melhor para o frio na rodada das 12Z. Vejam que a solução de ontem 12Z é muito semelhante o que o modelo acabou de mostrar hoje. Global e outros importantes modelos seguem esta tendência de frio. Já o GFS ainda está mostrando uma erupção mais fraca e menos continental. Veremos se o último dia do mês será gelado...

 

12Z ontem - 31/08/2011 12Z

 

eurset.gif

 

 

12Z hoje - 31/08/2011 12Z

 

eurset1.gif

Link to comment
Share on other sites

PH..não tinha colocado pois ainda não estava disponivel....Detalhe...este topinho do Inmet manda muito bem nas máximas do estado....abraço

O Shima sempre me dizia antes de instalarem a estação no Aeroporto:"PH este topinho vai dar espetáculo nas máximas, pod e esperar"

 

Está vendo... Imagine a Raia da Pedra! O interessante é que um topinho de 667m traduz uma fortaleza em matéria de máximas. É a localização e orografia local fazendo vez. Agora, FX com aqueles nevoeiros típicos de borda de serra, a 770m, registrariam mínimas menores. A rugosidade do terreno seria uma causa constante de máximas baixíssimas. Tem alguma informação de lá sobre isso, PH?

Link to comment
Share on other sites

No vôo entre Ctba e POA vi muita queimada na serra. O interessante é que a fumaça da queimada tinha sentido NO no início. Com o decorrer da viagem as queimadas começaram a ter vento SE. Talvez isso tenha explicado a máxima de Urupema hoje de 21C com 24% de UR, ao passo que POA mal passou de 14C. Agora faz 13C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

No vôo entre Ctba e POA vi muita queimada na serra. O interessante é que a fumaça da queimada tinha sentido NO no início. Com o decorrer da viagem as queimadas começaram a ter vento SE. Talvez isso tenha explicado a máxima de Urupema hoje de 21C com 24% de UR, ao passo que POA mal passou de 14C. Agora faz 13C por aqui.

 

 

SIM, O AR FRIO ERA RASO, É COMUM EM AGOSTO E SETEMBRO ESTE QUADRO. AQUI FOI CÉU LIMPO.

Link to comment
Share on other sites

PH..não tinha colocado pois ainda não estava disponivel....Detalhe...este topinho do Inmet manda muito bem nas máximas do estado....abraço

O Shima sempre me dizia antes de instalarem a estação no Aeroporto:"PH este topinho vai dar espetáculo nas máximas, pod e esperar"

 

Está vendo... Imagine a Raia da Pedra! O interessante é que um topinho de 667m traduz uma fortaleza em matéria de máximas. É a localização e orografia local fazendo vez. Agora, FX com aqueles nevoeiros típicos de borda de serra, a 770m, registrariam mínimas menores. A rugosidade do terreno seria uma causa constante de máximas baixíssimas. Tem alguma informação de lá sobre isso, PH?

Grande Shima Fontoura Xavier é beneficiada por estar mais à sudeste, é muito comum ter dias ensolarados aqui na cidade de Solecity e da Balança em diante; nublado, ou com neblina, nem parece que são dois pontos a apenas 15, 25 km de distância. :ok:

Tem chegado mais relatos de neve boa com flocos grandes no Curuçu(próximo da Cerca Velha), exatamente como mostrava um modelo, não lembro qual, se foi o Marcelo que postou ou o AAA. :good2:

Link to comment
Share on other sites

No vôo entre Ctba e POA vi muita queimada na serra. O interessante é que a fumaça da queimada tinha sentido NO no início. Com o decorrer da viagem as queimadas começaram a ter vento SE. Talvez isso tenha explicado a máxima de Urupema hoje de 21C com 24% de UR, ao passo que POA mal passou de 14C. Agora faz 13C por aqui.

 

 

SIM, O AR FRIO ERA RASO, É COMUM EM AGOSTO E SETEMBRO ESTE QUADRO. AQUI FOI CÉU LIMPO.

A mp está transitando pelo Uruguai e o Prata, jogando vento SE no RS e SC. O ar frio já começa a se subtropicalizar: o vento amentou desde às 19 h e estancou o resfriamento.

 

Tive máxima de 15,3° e deu sol a partir do início da tarde. Mal esquentou e demos de RELHO em Urupema!! :rofl: Agora faz 10,9° com 81%. É a mínima do dia. Agora parou o vento, que predomina de SE.

 

Abraços de relho!

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que os modelos vem mostrando claramente neste ano é a força do ar seco sobre a região central do Brasil, que acaba criando uma enorme dificuldade para qualquer anticiclone atingir as regiões mais a oeste do centro-sul do Brasil. As massas de ar frio vão sendo deslocadas rapidamente para o oceano ao encontrarem o bloqueio formado pelo ar seco e quente muito forte no interior da América do Sul. A partir de agora, uma forte erupção de ar frio só consegue amplificar-se pelo interior do continente caso seja empurrada por um potente e muito bem localizado ciclone no atlântico. Como exemplo esta última MP onde o ciclone muito distante e nem tanto favorável não conseguiu vencer a forte massa de ar seco, sem conseguir avançar ao norte quando encontrou as montanhas de SP/MG e RJ. Apesar de conseguir atingir o partes do MS, MT, AC e RO a MP trouxe um frio raso e sem forças para grande parte do centro-sul. E essa vem sendo a tônica a partir dessa época do ano, quando o ar seco e o jato ganham muita força, só com um forte ciclone na costa para ganhar essa queda de braços com o ar seco tropical.

 

Justamente pela força do ar seco e pelas invasões em sequência maritimizadas, vejo um cenário preocupante para a costa do sul e sudeste daqui para frente. O pacífico frio irá favorecer a entrada de erupções de ar frio ao longo da primavera, e como teremos ar muito seco no interior do continente bloquando o avanço dessas erupções, as mesmas terão dificuldades de avançar, sendo predominantemente marítimas. Um cenário muito parecido com 2008 (ano de uma grande enchente aqui em SC). Com as MP's marítimas jogando muita umidade, se acontecer de novo de uma entrada em sequência como em 2008 onde tivemos esse padrão persistindo até novembro, com uma MP marítima atrás da outra, teremos o solo bem encharcado e com possibilidade de alguns episódios serem intensos. Lembrando que o pacífico está semelhante a 2008, que veio a esfriar novamente após um período neutro vindo de um Nina forte. Vamos ficar de olho...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura mínina em Porto Velho (RO) que peguei na Segunda !

 

Outros Pontos, Friagem marcou a temperatura mais baixa do ano nas UHE Sto. Antônio (14,8°C) e Jirau (13,3°C), em Porto Velho.

 

Foram 5 dias seguidos de temperaturas baixas em Porto Velho

 

16,4ºC

15,9ºC

17,8ºC

20,2ºc

17,8ºC

 

Seja bem-vindo, Caio! Essas estações de Sto. Antônio e Jirau são do município de Porto Velho? Vi no Google Earth: Jirau fica a 110 km/h da capital.

 

Por aqui, a 2700 km daí, tive mínima de 11,1° ainda à 0:02. Agora já está 20,3° com 66%.

 

Abraços do Sul!

Link to comment
Share on other sites

A reanálise das cartas de pressão ao nível do mar revelam que a condição de uma forte MP marítima de lento delocamento bloqueada pelo ar quente e seco no interior do continente foi grande responsável pela umidade lançada sobre o leste de SC. Neste ano se viu repetidos cenários semelhantes antecedentes que deixaram o solo encharcado ao longo da primavera. Em 25/11/2008 o prefeito de Blumenau declarava estado de calamidade pública.

 

blu21.png

 

blu22.png

 

blu23.png

 

blu24.png

Link to comment
Share on other sites

Temperatura mínina em Porto Velho (RO) que peguei na Segunda !

 

Outros Pontos, Friagem marcou a temperatura mais baixa do ano nas UHE Sto. Antônio (14,8°C) e Jirau (13,3°C), em Porto Velho.

 

Foram 5 dias seguidos de temperaturas baixas em Porto Velho

 

16,4ºC

15,9ºC

17,8ºC

20,2ºc

17,8ºC

 

Seja bem-vindo, Caio! Essas estações de Sto. Antônio e Jirau são do município de Porto Velho? Vi no Google Earth: Jirau fica a 110 km/h da capital.

 

Por aqui, a 2700 km daí, tive mínima de 11,1° ainda à 0:02. Agora já está 20,3° com 66%.

 

Abraços do Sul!

 

110 Km Jirau ? que nada fica a uns 70 Km haha ! Santo Antônio a 8 km, A capital é bem extensa da mais de 10 Km em extremos

 

Abraços do NORTE :good2: :clapping: :ok: :mail: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Caio concordo contigo, de fato o cenário está muito parecido com 2008 e sem dúvida preocupa!

O Vale do Itajaí sofeu seriamente com os episódios de chuva intensa, até hoje muita gente ainda se recupera do prejuizo causado em decorrência das enchentes!

Espero que a defesa civil emita alertas para que as pessoas se preparem para outro evento parecido com 2008!

Link to comment
Share on other sites

Aew, Caio, vizinho! Seja bem vindo ao brtempo! :clapping:

 

Tive uma mínima bem parecida na segunda-feira, onde obtive 16,6ºC. Porém, na terça, a temperatura mínima em minha casa aumentou e eu até achei normal isso, visto que o céu estava nublado e a umidade do ar aumentado, registrei 18,0.

 

Essas temperaturas das estações das usinas eu nem dou enfoque, visto que lá nada mais nada menos é simplismente uma usina hidrelétrica, longe da cidade e de qualquer movimentação urbana. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Aew, Caio, vizinho! Seja bem vindo ao brtempo! :clapping:

 

Tive uma mínima bem parecida na segunda-feira, onde obtive 16,6ºC. Porém, na terça, a temperatura mínima em minha casa aumentou e eu até achei normal isso, visto que o céu estava nublado e a umidade do ar aumentado, registrei 18,0.

 

Essas temperaturas das estações das usinas eu nem dou enfoque, visto que lá nada mais nada menos é simplismente uma usina hidrelétrica, longe da cidade e de qualquer movimentação urbana. :negative:

 

Valeu Diegão, pois é cara ás estações da capital sinceramente estão uma vergonha, marcando até 3 a 6 graus acima ! ta bugada ! :prankster: :sad: :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

A reanálise das cartas de pressão ao nível do mar revelam que a condição de uma forte MP marítima de lento delocamento bloqueada pelo ar quente e seco no interior do continente foi grande responsável pela umidade lançada sobre o leste de SC. Neste ano se viu repetidos cenários semelhantes antecedentes que deixaram o solo encharcado ao longo da primavera. Em 25/11/2008 o prefeito de Blumenau declarava estado de calamidade pública.

 

blu21.png

 

blu22.png

 

blu23.png

 

blu24.png

 

Realmente preocupante, até cheguei a comentar essa análise com alguns amigos.

Link to comment
Share on other sites

Vento fohn detonando tudo em Santa Maria! Faz 29C na cidade agora!! Logo mais ao sul, em Livramento, faz 14C!

 

Aqui em POA o vento norte na forma de JBN fez a temperatura subir forte na parte alta da cidade! Estava numa festa de aniversário na zona sul de POA, no bairro Ipanema, e lá fazia 16C. Cheguei em casa, na zona norte, com 20C!

Link to comment
Share on other sites

Em São Léo, na estação do Jacobus, a temperatura subiu 7C com a entrada do vento fohn! Fazia 16C às 23hs e agora faz 23C!

Aqui em casa subi de 17,1° a 19,0°. Escapamos de um super aquecimento, coisa que não acontece por aqui. Graças a Deus estamos um pouco mais distantes da serra. Era só o que faltava, além de estar cercado de água que freia o resfriamento noturno e ter bastante MM, ainda por cima sofrer com o fohn. Aí seria demais!! :dash1:

 

Agora está 19,0° com 79% e começam algumas trovoadas.

 

Abraços fohn!

Link to comment
Share on other sites

BOm dia pessoal!! Falando das margens da rodovia SC-301 aqui em Joinville, famosa Serra Dona Francisca :D

 

Estou falando através do meu modem roteador com chip Claro....estou prospectando um local aqui próximo, com alguma segurança, para OU instalar uma nova estação OU realocar a minha que já existe aqui na serra...situação difícil, pois acho que onde está atualmente localizada a minha estação é um bom local, ligeiramente mais frio que onde eu estou agora...mas acho que vou ter que mudar mesmo...

 

POr aqui, a temperatura está em agradáveis 15 graus...e lá embaixo estou com 17 graus...menos quente que em Sao Joaquim agora :mosking:

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, tava olhando a tua assinatura e percebi que a maxima absoouta de junho (25,2C) foi apenas 4,2C mais alta que a mínima absoluta de janeiro (21,0C). Em algum outro ano tu conseguiu algo menor que estes 4,2C?

De fato, não tem diferença tão pequena entre os extremos mensais como nesse ano! O verão de 2001 teve mínimas absolutas mensais muito altas (pelo INMET: 19,0° em janeiro de 20,0° em fevereiro), mas houve dias quentes no inverno, com 27,6° em junho e 27,9° em julho (isso com o sensor na sombra).

 

Em 2002, com mínima absoluta de 18,2° em janeiro e máxima absoluta de 26,4° em julho, o que dá diferença de 8,2°. BEM mais do que 2011.

 

Em 2006 deu 18,8° em janeiro e 25,1° em maio. Diferença de 6,2°.

 

Em 2008 deu 16,6° em janeiro e 21,8° em junho (a menor máxima absoluta mensal que tenho registro). Diferença de 5,2°.

 

Em 2009 deu 17,7° em fevereiro de 25,5° em junho e 25,6° em julho. Diferença de 7,8°.

 

Em 2010 deu 18,9° em janeiro e 26,1° em maio. Diferença de 7,2°.

 

Nos anos 90 sempre houve grandes variações de temperatura, tanto no verão quanto no inverno.

 

Resumo da ópera: se em 2008 tivéssemos um verão permanente quente como em 2011, a diferença seria quase 0°. :good2:

 

Hoje tive mínima de 15,8° e modesta rajada de 33,8 km/h de madrugada ante os 110 km/h no Belém Novo!! :shok: Bateu uma brisa de Soledade aqui. Acumulados 9,1 mm.

 

Agora faz 17,1° com + de 90% e está nubladão. Tivemos muitos relâmpagos no início da madrugada, e agora pela manhã mais trovoadas.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Show, Marcos!!

 

2008 foi por pouco, mesmo!

 

Não vejo outra região no Brasil, junto com o litoral norte do RS e litoral sul de SC que possa chegar próximo a uma diferença zero como nós aqui em Porto Alegre. Muito possivelmente Torres já tenha registrado diferença negativa entre a mínima absoluta de um mês qualquer do verão e a máxima absoluta de um mês qualquer do inverno.

 

abs!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.