Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Pronto, agora temos neve até do tipo "clipper" no Sul do Brasil.

 

O que mais este inverno reservará ?

 

Que significa neve do tipo "clipper", Alexandre?

 

Entrando no assunto, já ouvi esse termo "clipper" assistindo o Weather Channel nos EUA. Ficou bem marcado! É uma alta polar que vem do centro do Canadá e atinge os EUA. Acredito que se trata de uma onda polar muito seca que pega umidade também no centro-norte dos EUA (acho que pega dos Grandes Lagos) e acaba provocando neve.

 

A clipper system is a fast moving low pressure system. Its normal movement is from northwest to southeast. It normally produces light snow, strong winds, and colder temperatures. In the US it is most often referred to as an Alberta Clipper or can sometimes be called a Saskatchewan Screamer.

 

Baixa pressão que avança de Noroeste para Sudeste do Canadá para o Norte dos EUA, instabilizando uma atmosfera já gelada e gerando neve. Tivemos hoje um cavado (área de menor pressão atmosférica) movendo-se pelo Sul do Brasil de Oeste para Leste numa atmosfera muito fria, o que favoreceu neve no Planalto Sul Catarinense. Condição muito semelhante aos sistemas Clipper. Perguntem aí na praça para quem faz previsão de frio e neve na mídia se sabem o que é um sistema Clipper.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje - Estado de SP:

Litoral:

 

Iguape: 05,1

Cananéia: 05,5

Barra do Una: 06,1

Caraguatatuba: 06,4

Peruíbe: 06,5

Ubatuba: 07,7

Itanhaem: 08,0

Santos: 08,0

Juqueí: 09,0

Jesuuus!! Carlos, quanto deu no teu apartamento? O pessoal de Santos morreu, hehe. Corrija-me, mas deve ser a menor temperatura aí desde 1994!! Ou 1999!

 

Aqui chove fraco e faz 10,3°.

 

Abraços santistas!

 

Marcão...ontem Santos teve sua menor marca do ano com 06,4........não quebrando o recorde de 02/08/55 com 04,3....Lá em Praia Grande ficou entre 06 a 09.....e como moro na orla.....tive 09...Antes isso que morar na Ilha de Moela no meio do atlantico... :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Sobre os -11°C de Palmas:

 

 

7. Todos conhecemos a potência dessas baixadas de altitude. A estação de Urupema está aí pra ninguém questionar.

8. Ora, não é só Urupema e Soledade que têm baixadas;

9. E particularmente neste quesito, os campos de Palmas em função de altitude e continentalidade têm um potencial pra Serra Catarinense nenhuma botar defeito.

10. Não à toa temos aqueles incríveis registros históricos de -14°C de Caçador e mais de um abaixo de -10°C na antiga estação de Palmas.

 

Sem falar que fez -5.7C na estacao oficial, que nao esta em baixada, e -6.1C em Guarapuava, que esta em altitude semelhante e 200km ao Norte!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Alguém já entrou em contanto com o CINDACTA no MI????

 

_____________

 

Por aqui, dia maravilhoso para ficar em casa....agora, tenho 11,9ºC, com chuva e vento fraco...até agora há pouco, estava apenas nublado, mas a chuva veio dar o toque especial para ir assistir sessão da tarde (Coccon, Lagoa Azul, Os Goonies, etc.) e tomar um chocolate quente hahahhaha

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, dia maravilhoso para ficar em casa....agora, tenho 11,9ºC, com chuva e vento fraco...até agora há pouco, estava apenas nublado, mas a chuva veio dar o toque especial para ir assistir sessão da tarde (Coccon, Lagoa Azul, Os Goonies, etc.) e tomar um chocolate quente hahahhaha

 

Faltaram aí: "Karatê Kid" e "O grande Dragão Branco". hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, dia maravilhoso para ficar em casa....agora, tenho 11,9ºC, com chuva e vento fraco...até agora há pouco, estava apenas nublado, mas a chuva veio dar o toque especial para ir assistir sessão da tarde (Coccon, Lagoa Azul, Os Goonies, etc.) e tomar um chocolate quente hahahhaha

 

Faltaram aí: "Karatê Kid" e "O grande Dragão Branco". hehehehehe

 

hahahha como pude me esquecer???

 

PS: não posso deixar de mencionar os valores no estado de SP. Dois dias congelantes na região!!

 

Semana que vem devo tentar pegar os dados de junho das estações da Defesa Civil aqui em Joinville. Acho que vou conseguir bons valores, haja vista que peguei uma parcial em um dia que registrei na minha estação 1 grau a mais que em uma estação deles.

Link to comment
Share on other sites

Bahhh muito friooo hoje, aqui em casa ta 12°C e ainda mais com chuva, mas em todas as estações da cidades a temp está na casa dos 10°C...

 

Ontem na RBS quando vi a previsão de Máxima de 11°C duvidei..mas eles acertaram em cheio! na RBS por exemplo a máxima ta em 10.7°C, parecido com uns dias de agosto de 2010.

 

Agora previsão tosca foi a do Jornal Hoje, o frio deu uma folga??? Folga aonde? só o extremo das mínimas que deu um tempo por causa da chuva ou tempo nublado, essa frente quente que veio do Paragua simplesmente se "polarizou" ao encontrar esse ar gelado que estava sob o Sul.

Link to comment
Share on other sites

Da 00Z para as 12Z o GFS puxou de -5,9oC em 850 para -0,3oC de pico de frio em altura para São Joaquim. Mais de 5oC de elevação, um absurdo. Mas pelo que tenho visto ele voltou a subestimar o frio, outros globais vem bem mais forte que o GFS.

 

Mas em compensação colocou um fortíssimo pulso para o dia 07, dando boas vindas à minha chegada a SC, he he he (by Zé Vicente)

Link to comment
Share on other sites

Sobre os -11°C de Palmas:

 

1. Não duvido que, houvesse uma estação padrão no mesmo lugar, o mesmo valor com margem de erro de 2°C para mais ou 1°C para menos seria registrado.

2. Quem anotou o valor o sabe fazer e tem credibilidade. Certamente este Sr. Geraldo conhece que efeitos podem causar para o registro a descalibragem do termômetro, altura com relação ao solo e falta de abrigo.

3. Esta anotação não tem valor científico. Assim como não tem valor científico aqueles -17,x°C do Morro da Igreja.

4. Aliás, acho que 80% das informações "caseiras" de temperatura que relatamos aqui no BAZ tem tanta ou menos credibilidade que a do Sr. Geraldo, pois são obtidas a partir dos nossos termômetros caseiros abrigados, desabrigados ou semi-abrigados, os registros dos maluquinhos, registros de termômetro do carro (esse é o pior de todos), etc.

5. Faça-se uma justa exceção aos BAZianos que estão plantando estações quase-padrão pelas baixadas e não-baixadas deste Brasil afora.

6. Pra mim este fórum sempre se chamou e sempre chamar-se-á BAZ.

7. Todos conhecemos a potência dessas baixadas de altitude. A estação de Urupema está aí pra ninguém questionar.

8. Ora, não é só Urupema e Soledade que têm baixadas;

9. E particularmente neste quesito, os campos de Palmas em função de altitude e continentalidade têm um potencial pra Serra Catarinense nenhuma botar defeito.

10. Não à toa temos aqueles incríveis registros históricos de -14°C de Caçador e mais de um abaixo de -10°C na antiga estação de Palmas.

 

Concordo com tudo, especialmente no que se refere ao ponto 6. Faço apenas a ressalva que as estações (ponto 5) têm o mesmo nível daquelas operadas pela Meteorologia americana. Tanto que o NOAA convida adquirentes de Davis a integrar seus dados à rede nacional. Não é, Bruno ?

 

É!

Link to comment
Share on other sites

Luiz, vc como bom cristão tenho certeza que sabe ser justo.Responda-me com sinceridade irmão>Se a medição tivesse sido feita lá no Pantera com term exatamente igual àquele e em idênticas instalações.Qual seria sua reação ou opinião?

Davis, Davis e seus puxa-sacos, daqui a pouco irão dizer que a única estação que marca temperaturas é Davis...

Não questiono a marca sei que tem qualidade, mas outros instrumentos(marcas) tmbm medem temperatura.

Rodrigo Alberto muito bem, teu post. Só que ou a gente ,mantém um padrão nas medições ou vira casa-da-mãe-joana e todo mundo mede como quiser...

Falou com sabedoria Bruno, no Castelinho por exemplo eu acredito, está num padrão.

Shima como sempre muito consistente, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

olá a todos... estou postando pela primeira vez.

sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Perguntem aí na praça para quem faz previsão de frio e neve na mídia se sabem o que é um sistema Clipper.

Aprendi no último minuto! Obrigado! :good2:

 

Marcão...ontem Santos teve sua menor marca do ano com 06,4........não quebrando o recorde de 02/08/55 com 04,3....Lá em Praia Grande ficou entre 06 a 09.....e como moro na orla.....tive 09...Antes isso que morar na Ilha de Moela no meio do atlantico... :pleasantry:

Então bateu 1994 em 1,0°!!!

 

Quanto deu em 1999? Em 99 teve um dia com variação de 4° a 10° em São Paulo. Fantástico!! Foi na onda de frio de agosto daquele ano.

 

No momento todas as estações do Metroclima estão em 11°: de 11,1° na Lomba do Pinheiro a 11,9° na Sertório! Faz 10,8° aqui em casa e 11,2° na RBS e na última hora bateu 11,0° no INMET. Quer dizer que sou o local mais frio da cidade no momento!! :good2:

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

olá a todos... estou postando pela primeira vez.

sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

Moisés Alexandre.

 

Seja Bem Vindo,é muito bom ter mais aficcionado por meteorologia aqui,ainda mais quando mora numa cidade tão fria como Lages.

 

abrs

Link to comment
Share on other sites

PHP,

Contanto que você mostre o local onde está o termômetro, mostre fotos, é bem possível que eu acredite. Não sei quase nada da sua região, porém, para falar mais. Seria injusto desmerecer seu registro.

 

---

 

Fui caminhar lá pelas 13h45 retornando mais ou menos 15h para casa. Com chuva mesmo! Coloquei capa de chuva... e fui. Só tinha eu naquele parque! Voltei com metade da chuva que caiu nas minhas calças. O engraçado foi que, ao tirar o tênis na porta de casa, saía vapor de dentro.

Link to comment
Share on other sites

Europeu enfraquece um pouco o frio em altura, mas mantém uma potente incursão de ar gelado.

 

É potente, mas perdeu MUITO aquela impressão de algo CAVALAR. Reduziu bastante desde que começou a mostrar e foi seguindo o GFS, infelizmente.

Já dá pra começar a descartar a neve (pelo frio em altura e pela distância do ciclone) e falar em mínimas excepcionais na segunda e na terça.

Link to comment
Share on other sites

O engraçado foi que, ao tirar o tênis na porta de casa, saía vapor de dentro.

 

Meio bairro no hospital. Contaminação por chulé.

Se fosse Soledade haveria sublimação do vapor em cristais de gelo. :good2:

 

Aqui o tempo está menos escuro e "esquentou". Tenho 11,2° com 84%. Venta de NNE a 6,9 km/h. A próxima noite será menos fria. Talvez eu fique em 9°/10°.

 

Abraços perfumados!

Link to comment
Share on other sites

olá a todos... estou postando pela primeira vez.

sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

Moisés Alexandre.

 

Bem vindo, Moisés! :good:

Link to comment
Share on other sites

Europeu enfraquece um pouco o frio em altura, mas mantém uma potente incursão de ar gelado.

 

É potente, mas perdeu MUITO aquela impressão de algo CAVALAR. Reduziu bastante desde que começou a mostrar e foi seguindo o GFS, infelizmente.

Já dá pra começar a descartar a neve (pelo frio em altura e pela distância do ciclone) e falar em mínimas excepcionais na segunda e na terça.

 

Discordo,, discordo e discordo. :good2: :good2: :good2: :good2: :good2:

 

1) Toda massa que tem potencial para trazer marcas negativas em POA considero cavalar. Mínimas negativas em POA, mesmo que não seja no Inmet, são raras. Europeu dá mínima negativa em POA na terça. E pode ter mais uma madrugada, ao mínimo, negativa na próxima semana à medida que ele voltar a reforça o frio em altura de quarta para quinta.

 

2) Se é uma massa capaz de provocar o efeito de mínimas excepcionais (atentar para o significado da palavra excepcional), a causa é excepcional.

 

3) Pelo Europeu é baixa a probabilidade de neve, mas com rápida e violenta incursão de ar gelado (levantamento vertical no relevo) e ciclone mesmo que distante, a última coisa que faria seria descartar neve de domingo para segunda. Ademais, meteria o olho no Sul gaúcho e na Campanha.

Link to comment
Share on other sites

Europeu enfraquece um pouco o frio em altura, mas mantém uma potente incursão de ar gelado.

 

É potente, mas perdeu MUITO aquela impressão de algo CAVALAR. Reduziu bastante desde que começou a mostrar e foi seguindo o GFS, infelizmente.

Já dá pra começar a descartar a neve (pelo frio em altura e pela distância do ciclone) e falar em mínimas excepcionais na segunda e na terça.

 

Mas em compensação o GFS dá -2oC/-3oC em 850 hpa para Ctba e -6oC/-7oC para São Joaquim quando da chegada do Renan em terras sulinas, he he he! :prankster: Apesar do "arrefecimento" do frio nas últimas rodadas, a se confirmar GFS e Europeu 12Z, as duas semanas compreendidas entre 25 de junho e 9 de julho seriam as mais frias desde 2000 BY FAR!!! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Há tantas temperaturas baixas que fico até pensando se realmente eu continuo a postar as temperaturas do Rio de Janeiro.. :sarcastic:

 

Dados da Minha Estação Meteorológica:

Tempo Atual: Céu Claro

Pressão Atmosférica: Decreasing

Temperatura Atual: 21.9°c

Umidade Relativa do Ar: 64%

Previsão para as proximas 12-24h: Parcialmente Nublado

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O engraçado foi que, ao tirar o tênis na porta de casa, saía vapor de dentro.

 

Meio bairro no hospital. Contaminação por chulé.

 

Aí uma coisa que não tenho! :good2:

 

Luiz, tire fotos desse tenis! Falar so nao adianta, tem que provar! :mosking: :laugh:

Ainda mais com essa terra vermelha em Maringa!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.