Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Falando em Pantera, quanto deu lá hj, PHP?

 

Mauro: a próxima MP tá pintando bem seca. A questão é que eventos grandes como este dificilmente ocorrem sem neve.

 

Valeu Bruno! Confesso que seria muito duro ter que viajar no dia de um grande evento de neve...

 

Acredito que para fins de arquivo e administração de informações, já está na hora de criarmos "Monitoramento e previsão - Brasil - JULHO 2011".

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente ridícula a cobertura do jornal Hoje dessa onda de frio MONSTRUOSA.

 

Em outros episódios de frio infinitamente mais fracos fizeram o maior escandalo,cacarejando a torto e a direito em recordes e mais recordes. Hoje com um frio realmente extremo numa área GIGANTESCA do pais eles trataram do assunto como se fosse apenas mais uma ondinha de frio,nem sequer falaram nos 9 negativos de Urupema e da QUANTIDADE ENORME DE CIDADES COM TEMPERATURAS ABAIXO DE 4 NEGATIVOS!

 

De todas as temperaturas baixíssimas que deviam ser noticiadas,eles falaram admiradíssimos de meros 3 negativos de uma cidade do Paraná!

Concordo plenamente. Foi um peido midiático! Em frios menos intensos fazem quase um escândalo!! Talvez não tenham se dado conta do significado desse evento, da força e da amplitude!! Foi um frio bem democrático e atingiu com força uma área com mais ou menos 80 milhões de pessoas!!!

 

Tenho 13,1° e caindo um pouco por efeito dos cirrus! Frio!!

 

Abraços midiáticos!

Link to comment
Share on other sites

Carlão e gurizada, acho que vou jogar a toalha, estes -11º de Palmas são imbatíveis, Palmas surrou até Urupema de relho.

Estou pensando emn me contentar com o ranking estadual...

E aí será que o Pantera surpreenderá novamente?!!!

 

É Carlão, o Geraldo tem credibilidade ai na parada, da para coloca os -11C de palmas como o TOP.

 

 

Mas assim, na base da autoridade da profissão e do profissional? E o termômetro, a calibração? Pelo que tenho acompanhado aqui, tirando as estações, o pessoal não dá o braço a torcer por um "simples" termômetro. :rtfm:

 

Aproveito a oportunidade para relançar uma pergunta que já fiz e me levou a começar com um simples Incoterm? Dá pra entrar na brincadeira das medições só com termômetros? Qual o Geraldo deve utilizar?

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Carlão e gurizada, acho que vou jogar a toalha, estes -11º de Palmas são imbatíveis, Palmas surrou até Urupema de relho.

Estou pensando emn me contentar com o ranking estadual...

E aí será que o Pantera surpreenderá novamente?!!!

 

É Carlão, o Geraldo tem credibilidade ai na parada, da para coloca os -11C de palmas como o TOP.

 

 

Mas assim, na base da autoridade da profissão e do profissional? E o termômetro, a calibração? Pelo que tenho acompanhado aqui, tirando as estações, o pessoal não dá o braço a torcer por um "simples" termômetro. :rtfm:

 

Aproveito a oportunidade para relançar uma pergunta que já fiz e me levou a começar com um simples Incoterm? Dá pra entrar na brincadeira das medições só com termômetros? Qual o Geraldo deve utilizar?

 

Abraços,

 

Mioto.

O termômetro que o Shimutz me deu está no Pantera, foi calibrado pelo Inmet.Bom o que importa é que pra mim é fato e prova o potencial para futura instalação da estação Davis por aqui.Abração Mioto!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bem, se conseguíssemos ter o Geraldo por aqui, poderíamos comentar com ele sobre a instalação de uma DAVIS numa baixada de maior potencial lá em Palmas. Não tenho a menor dúvida que a estação seria uma das TOP nas mínimas.

 

Na normal 31-60 da antiga estação do INMET (cuja mínima absoluta era de -11,5ºC em 18/07/1975), com certa freqüência baixava-se de -8ºC! Mas há baixadas bem mais expressivas que o local da antiga estação! A média mínima ali era de 4,6ºC em Julho (média de normal!) o que, por si, mostra como é o lugar.

 

De Palmas, há um registro extra-oficial de 1952 ou 1953 de -15ºC.

Link to comment
Share on other sites

A propósito, já que estamos discutindo medições extraoficiais, Domingo descobri como conseguiram aquele -17,8ºC no Morro da Igreja. :sarcastic: As 18h00, meu Incoterm marcava -0,3ºC, bem condizente com o INMET, mas o militar que estava no portão do Cindacta dizia que o termômetro deles já marcava -4ºC. Aí fica fácil... :negative: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

A propósito, já que estamos discutindo medições extraoficiais, Domingo descobri como conseguiram aquele -17,8ºC no Morro da Igreja. :sarcastic: As 18h00, meu Incoterm marcava -0,3ºC, bem condizente com o INMET, mas o militar que estava no portão do Cindacta dizia que o termômetro deles já marcava -4ºC. Aí fica fácil... :negative: :rtfm:

 

:hang1:

Link to comment
Share on other sites

Céu fechando por aqui já! Nuvens altas, mas bem espessas. A noite posto as fotos da geada.

 

Lembra do temporal com raios algumas semanas atrás aí e em Cascavel. Quadro parecido amanhã. Olho com granizo em SC, PR e partes do MS e SP.

 

Minha nossa, Alexandre! Obrigado por alertar.. INVERNO DE EXTREMOS!

Link to comment
Share on other sites

Comentário simples e básico: GFS 12Z mantém a tranquila temperatura de -6C em 850 pra POA no domingo que vem...

 

Além disso: frio mais seco, ciclone mais afastado da costa e mais ao sul. Não parece pegar muito bem PR e SP como o que acabamos de ter! Mas ainda pode intensificar.. até 2 dias atrás mostrava o frio represado só até o Uruguai e sul do RS. Agora já pegou POA e serra geral!

Link to comment
Share on other sites

Desculpa gente...mas que -11 são esses..??

 

Ouça o link que passei. Seria interessante conversarmos, estabelecer padrões e manter termômetros nestas baixadas! Penso que se tenha exagerado um tanto quanto à mínima, mas não duvido de algo próximo a -11ºC. Definitivamente, não é informação que deva entrar nas suas tabelas por enquanto.

 

Palmas a cada dia cai num maior esquecimento devido à atual estação, meteorologicamente falando. General Carneiro é um verdadeiro buraco, quem passa por lá não tem dificuldade para ver. Subindo para o trevo mencionado pelo Sr. Geraldo, as condições são muito diversas! Passei lá no verão, fazia quase 29ºC em Gen. Carneiro e 24-25ºC na Usina Eólica!

Link to comment
Share on other sites

Do Geraldo, olhando nos arquivos do BAZ, encontrei as informações abaixo. Postei no site em 19/07/2005:

 

1) IAPAR : -2.8 e -12.2 graus na Relva. - 1127 m

2) SIMEPAR: -3.5 1127 m

3) Estação da COAMO: -5.0 Bairro Caldeiras-1080 m

3) Bairro Divino: -3.4 1100 m

4)PASTAMEC-Distrito da Alegria -4.0 1250 m

 

(todas estações abrigadas)

 

5)Fazenda São Pedro: -5.0 1240 m

 

6)Fazenda São Félix -5.5. 1000 m

 

No bairo Divino, 1100 m, às 11:40 horas, permanecia com 3.0 graus.

 

A informação de que não nevava desde 2000 no Horizonte não é exata. Tenho registros posteriores; por lá, cai algo todo ano. Na cidade, porém, o último registro, pelo que sei, foi em 2000, coisa bem excepcional; é a primeira vez que um período tão grande ocorre desde outubro de 1922, quando a cidade passou a ter estação meteorológica. Coisa semelhante, só a década de 1930, mas a atual supera.

Link to comment
Share on other sites

A quase 1 semana da próxima MP, o Climatempo já coloca -8 para Urupema. Só pra comparar, quando olhei na Segunda-Feira passada, o Climatempo colocava apenas -2 ºC para Urupema e olha o que aconteceu -9ºC hoje. Imagine então a temperatura no dia 04/07!!! Aqui em Cachoeiro não chegamos aos 20ºC ainda. E pelo jeito nem chegaremos... Essa próxima MP promete!!!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, no tabelão faltou a Vila Militar no RJ que tem a menor temp. da capital. Hoje marcou 10,2.

 

Incrível que Juiz de Fora perdeu até para a capital fluminense. E Nova Friburgo decepcionou e não desceu dos 9 ao contrário do dia 05/06 que chegou na casa de 1º.

O sul e o estado de SP deram show nessa madrugada hein. Várias negativas e geadas. Impressionante mesmo. Espero que a próxima chegue até o RJ e possamos enfim descer para mínimas na casa de 1 dígito novamente e quem sabe bater a mínima histórica de 4,8º(sonho).

 

Pois é Thiago, esta onda de frio não pegou direito a zona da mata mineira e região serrana do Rio, além é claro da região de Belo Horizonte, que

sofre uma carência de fortes ondas de frio há um bom tempo.

 

Mas parece que o ar frio ganhou um pouco mais de força por aqui agora: Está apenas 17ºC no aeroporto, o temos céu de brigadeiro. Pode fazer um valor

bom à noite, pelo menos é o que aparenta.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, no tabelão faltou a Vila Militar no RJ que tem a menor temp. da capital. Hoje marcou 10,2.

 

Incrível que Juiz de Fora perdeu até para a capital fluminense. E Nova Friburgo decepcionou e não desceu dos 9 ao contrário do dia 05/06 que chegou na casa de 1º.

O sul e o estado de SP deram show nessa madrugada hein. Várias negativas e geadas. Impressionante mesmo. Espero que a próxima chegue até o RJ e possamos enfim descer para mínimas na casa de 1 dígito novamente e quem sabe bater a mínima histórica de 4,8º(sonho).

 

Pois é Thiago, esta onda de frio não pegou direito a zona da mata mineira e região serrana do Rio, além é claro da região de Belo Horizonte, que

sofre uma carência de fortes ondas de frio há um bom tempo.

 

Mas parece que o ar frio ganhou um pouco mais de força por aqui agora: Está apenas 17ºC no aeroporto, o temos céu de brigadeiro. Pode fazer um valor

bom à noite, pelo menos é o que aparenta.

 

Renan, realmente esta noite na Zona da Mata Mineira e aqui no Sul do Espírito Santo vai ser relativamente gelada, pelo menos penso assim. E pelo que vejo temperaturas históricas semana que vem!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, no tabelão faltou a Vila Militar no RJ que tem a menor temp. da capital. Hoje marcou 10,2.

 

Incrível que Juiz de Fora perdeu até para a capital fluminense. E Nova Friburgo decepcionou e não desceu dos 9 ao contrário do dia 05/06 que chegou na casa de 1º.

O sul e o estado de SP deram show nessa madrugada hein. Várias negativas e geadas. Impressionante mesmo. Espero que a próxima chegue até o RJ e possamos enfim descer para mínimas na casa de 1 dígito novamente e quem sabe bater a mínima histórica de 4,8º(sonho).

 

Pois é Thiago, esta onda de frio não pegou direito a zona da mata mineira e região serrana do Rio, além é claro da região de Belo Horizonte, que

sofre uma carência de fortes ondas de frio há um bom tempo.

 

Mas parece que o ar frio ganhou um pouco mais de força por aqui agora: Está apenas 17ºC no aeroporto, o temos céu de brigadeiro. Pode fazer um valor

bom à noite, pelo menos é o que aparenta.

 

Renan, realmente esta noite na Zona da Mata Mineira e aqui no Sul do Espírito Santo vai ser relativamente gelada, pelo menos penso assim. E pelo que vejo temperaturas históricas semana que vem!

 

Temperatura agradável e ventinho muito gostoso aqui, Gusthavo. Vai fazer um friozinho :good:

Link to comment
Share on other sites

Eu definiria o Europeu das 12Z como um SOCO POLAR.

 

Modelo mostra ar congelante entrando muito rapidamente de domingo para segunda, com enorme violência e perdendo força também muito rapidamente da tarde para a noite de segunda. É um soco.

 

Interessante que coloca precipitação na Serra e Aparados com marcas negativas, mas por uma janela de tempo muito curta.

Link to comment
Share on other sites

CANAL RURAL APRESENTOU A POUCO, IMAGENS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE EM SAO PAULO, COM GEADA AMPLA! GRAMA BRANQUINHA PRA TODOS OS LADOS! :good2: :good2:

 

Sds.

 

sério??? cara...que show!!! a região é bem (extremamente) urbanizada!!

 

Tem a reportagem em algum link???

 

Verdade Diego, geada nitida e bem espalhada pelo gramado em Campo de Marte, que teve segundo eles, 3C de minima! E isso mesmo, geada e grama branquinha dentro do cinturao urbano de Sao Paulo!!! :good2: :pleasantry:

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/entrevistas/91497-entrevista-confira-a-entrevista-com-heverly-de-moraes---meteorologista-inst-agronomico-do-parana.html

 

O video e um pouquinho longo, mas por volta dos 2 min. e 30 eles mostram fotos do aero Campo de Marte com a geada!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Região registra o dia mais frio do ano: 06,4ºC, segundo a Base Aérea de Santos

 

Quem trabalha cedo está sofrendo para sair da cama e, principalmente, do chuveiro. É que a Baixada Santista registrou nesta terça-feira o dia mais frio do ano: 06,4ºC, por volta das 7 horas, segundo a Base Área de Santos, que não faz medição durante a madrugada.

 

Os termômetros da região não tinham descido em 2011 nada além dos 09,3ºC registrados na madrugada do último dia 6

1_pw67nlrnoigu.jpg

 

PS: o recorde de todos os tempos em Santos foi de 04,3ºC em ago/1955.

Link to comment
Share on other sites

Modelo mostra ar congelante entrando muito rapidamente de domingo para segunda, com enorme violência e perdendo força também muito rapidamente da tarde para a noite de segunda. É um soco.

 

Melhor definição! Mas apesar do consenso a respeito da intensidade do frio, ainda estranho essa paulada muito rápida do europeu. Porque em todos ela é um pouco mais duradoura.

 

Alexandre, excelente as imagens da neve nos picos do Morro da Igreja. Obrigado por publicar as minhas também!

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, que monstro ! É um colosso polar ! Deu vontade até de adiantar essa minha viagem, hehehe. Só discordo quando

dizem que afetaria o Sul do país somente, eu percebo a MP chegando com intensidade ao sudeste também, inclusive para

a minha área daqui :good:

 

Claro que o frio histórico ficaria para RS, SC e PR, mas....o fato é que as rodadas estão só qualificando cada vez mais esse

frio !

 

Se ocorrer, é 2000 na certa, e o café + milho safrinha QUE SE CUIDEM !

Link to comment
Share on other sites

Incrível é o SUPERCICLONE frente a costa. Já deram conta do tamanho da ressaca e do vento que pode causar???

 

Mais incrível ainda é ver o Global colocando mais uma erupção para o outro final de semana. Nesse sentido, a princípio acho que não segura com tanto frio assim para o encontro...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.