Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Evandro chineleando com o frio do Sul, hehe.

 

Aqui em POA passou o dia nublado para depois acontecer o quê? Abrir o tempo de noite!!!! :clapping: :rofl: :rofl: :rofl: Máxima de 11,8° aqui em casa. É a segunda menor máxima do ano.

 

Agora faz 9,1° com 86%. Forte névoa úmida em partes da cidade e céu limpo!! Nenhum ventinho. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Evandro chineleando com o frio do Sul, hehe.

 

Aqui em POA passou o dia nublado para depois acontecer o quê? Abrir o tempo de noite!!!! :clapping: :rofl: :rofl: :rofl: Máxima de 11,8° aqui em casa. É a segunda menor máxima do ano.

 

Agora faz 9,1° com 86%. Forte névoa úmida em partes da cidade e céu limpo!! Nenhum ventinho. :good2:

 

 

Pra quê melhor hein Marcos? Que beleza!

Link to comment
Share on other sites

Alguns jogadores do Grêmio estão a usar luvas. Do Avaí nenhum. :mosking:

 

Quê vergonha tu ver o meu Grêmio com esse péssimo futebol. Essa deve ter sido uma das 3 piores partidas do tricolor em casa no ano.

 

Sobre as luvas, acho até que os jogadores estavam bastante tolerantes ao frio de 9C com 95% de UR. A grande maioria estava de mangas curtas, de ambos os times.

Link to comment
Share on other sites

O maior efeito que sentirei por essa onda de frio ainda está por vir.

 

Madrugadas sem dormir hoje e amanhã pra acabar trabalhos que deveria ter feito no final de semana...

 

x; ahahahaah

 

:cray:

Nem mo diga...

Mas saí com meu termômetro consertado! :good2:

 

Falta apenas repintar o (velho) abrigo, arrumar a estaca e colocá-lo a 2 metros no gramado! Terei, então, mínima de abrigo e relva!

Link to comment
Share on other sites

Alguns jogadores do Grêmio estão a usar luvas. Do Avaí nenhum. :mosking:

 

Quê vergonha tu ver o meu Grêmio com esse péssimo futebol. Essa deve ter sido uma das 3 piores partidas do tricolor em casa no ano.

 

Sobre as luvas, acho até que os jogadores estavam bastante tolerantes ao frio de 9C com 95% de UR. A grande maioria estava de mangas curtas, de ambos os times.

 

Eu achei curioso porque os jogadores do Avaí vêm de uma cidade mais quente. :mosking:

 

Quanto ao jogo, se não fosse pelos 2 golos legais anulados no fim da primeira parte ao Grêmio o jogo poderia ter sido bem diferente.

Link to comment
Share on other sites

Alguns jogadores do Grêmio estão a usar luvas. Do Avaí nenhum. :mosking:

 

Quê vergonha tu ver o meu Grêmio com esse péssimo futebol. Essa deve ter sido uma das 3 piores partidas do tricolor em casa no ano.

 

Sobre as luvas, acho até que os jogadores estavam bastante tolerantes ao frio de 9C com 95% de UR. A grande maioria estava de mangas curtas, de ambos os times.

 

Eu achei curioso porque os jogadores do Avaí vêm de uma cidade mais quente. :mosking:

 

Quanto ao jogo, se não fosse pelos 2 golos legais anulados no fim da primeira parte ao Grêmio o jogo poderia ter sido bem diferente.

 

Filipe cheguei do estádio agora! Acho que já acostumei com o frio, achei bem tranquila a temperatura. O vento diminuiu bastante. A segunda-feira passada foi um dos dias que mais passei frio em POA na vida! Foi algo realmente impressionante. As pessoas ainda estão comentando o que foi aquilo.. Está convidado a assistir um jogo conosco no estádio, quem sabe já na nova Arena o dia que vier pra cá!!

Link to comment
Share on other sites

Evandro chineleando com o frio do Sul, hehe.

 

Aqui em POA passou o dia nublado para depois acontecer o quê? Abrir o tempo de noite!!!! :clapping: :rofl: :rofl: :rofl: Máxima de 11,8° aqui em casa. É a segunda menor máxima do ano.

 

Agora faz 9,1° com 86%. Forte névoa úmida em partes da cidade e céu limpo!! Nenhum ventinho. :good2:

 

 

Pra quê melhor hein Marcos? Que beleza!

Ontem foi a mesma coisa: depois da máxima de 10,3° o tempo abriu à noite, mas ainda ventava. É significativo que nosso aero tenha dado 2,7° e ventando. Foi um dos dias mais gélidos que já vi aqui em POA.

 

Incrível que o ETA 20 dá uma alta de 1034 mb sobre a divisa da Argentina com a Bolívia domingo de manhã. Ao longo desse dia seca em todo o RS. Durante a semana a chuva vai até a metade S de MG, o que mostra o potencial isobárico do sistema. Friagem na certa no S da Amazônia!

 

O interessante é que se mantém uma enooooorme área de baixa pressão no Atlântico Sul. Esse sistema, ora mais ativo, ora menos, força o "arremesso" do ar frio desde o Pacífico Sul até o E da América do Sul, fazendo a alta polar transitar de SO para NE num corredor totalmente aberto. A alta passa em cheio sobre o RS e SC. Permanecendo essa dinâmica aparece outra alta acima de 1030 mb sobre a Patagônia na 5ª, dia 7/7.

 

Aqui 8,7° e +-87%. Sem vento.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Alguns jogadores do Grêmio estão a usar luvas. Do Avaí nenhum. :mosking:

 

Quê vergonha tu ver o meu Grêmio com esse péssimo futebol. Essa deve ter sido uma das 3 piores partidas do tricolor em casa no ano.

 

Sobre as luvas, acho até que os jogadores estavam bastante tolerantes ao frio de 9C com 95% de UR. A grande maioria estava de mangas curtas, de ambos os times.

 

Eu achei curioso porque os jogadores do Avaí vêm de uma cidade mais quente. :mosking:

 

Quanto ao jogo, se não fosse pelos 2 golos legais anulados no fim da primeira parte ao Grêmio o jogo poderia ter sido bem diferente.

 

Como bem disse o Torales, estás convidado a assistir um jogo com a gente na nova casa tricolor: a Arena. É o único estádio que cresce atualmente no Brasil! O resto só cai, he he he he.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

 

MEDO! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, pensei isso quando olhei todas as últimas rodadas do GFS e do ECMWF. A alta no pacífico e a baixa lá no atlântico sul puxam, exatamente por sobre o filete do continente sul-americano no seu extremo sul, uma massa de ar frio muito potente e que se intensifica quando fica sobre a área mais "larga" do continente.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

 

 

Curiosa teoria! Saberemos com exatidão se é o caso amanhã a noite, ou na sexta-feira. Uma coisa que parece certa, a nevada de 2010 parece ter marcado o começo de bons tempos para os bazianos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, que beleza essa abertura do tempo! 7,8C no Jacobus!! Tá gelado aqui em POA!

 

Que inveja de voces! Caso essa nebulosidade que apareceu ontem a noite chegasse somente hoje, pelas 8 horas, seria o dia mais frio em anos aqui em Joinville. se mesmo nubladasso a mínima foi de 8 graus e a máxima foi de 12,9...Essa abertura do tempo depois de um dia nublado e frio é o que eu venho solicitando à São Pedro há anos...

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

 

Marcelo, permita-me pontuar o seguinte:. todas as MP's continentais na América do Sul são marítimas por origem, que porém, continentalizam-se quando do ingresso e trajetória pelo continente. Gerida no pacífico sul, a trajetória dessa MP é de uma continental clássica, como todas que adquirem essa característica. No caso desta e da maioria que ganham a denominação "continental", ela entra no cone-sul por Rio Negro/Chubut e as vezes Mendoza, continentalizando-se imediatamente quando do seu ingresso no continente. Neste caso clássico a continentilização é potencializada pela área de baixa pressão no atlântico, que pressiona o anticiclone nos andes, impulsionando o mesmo que desloca-se ao norte pelo interior do continente. Indo alojar-se no entre a Bolívia, Paraguai e o Chaco Argentino.

 

Existem também as continentais que entram marítimas pelo Cabo Horn, e também pela pressão de áreas de baixa pressão são forçadas a continentalizar-se. Entre outras, de todas que conheço que são geridas marítimas, (obviamente pela característica da América do Sul) e que depois principalmente pela atuação de baixas, forçam essas massas a adquirirem características continentais.

 

Portanto não vejo MP's que tenham se tornado continentais anteriormente ao ingresso no continente.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

 

 

Curiosa teoria! Saberemos com exatidão se é o caso amanhã a noite, ou na sexta-feira. Uma coisa que parece certa, a nevada de 2010 parece ter marcado o começo de bons tempos para os bazianos!

 

 

Esse caso e citado por varios outros autores, como o Prof. Peza, entre outros. Eles se referem a esse "fortalecimento" da alta Pressao quando ela adentra o continente, citando como um dos grandes exemplos a onda de frio de Julho de 75.

 

Nao estou fazendo nenhuma comparacao em termos de intensidade, mas no "pre-evento" de 17/18 de Julho de 75, um potente ciclone no Atlantico Sul foi responsavel segundo alguns autores, por "concentrar" bastante o ar frio no continente, continentalizando mais ainda a posicao do centro da alta, que ja era favoravel, alem de fortalecer a alta pressao que chegou a 1045 hpa no sul do continente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Marcelo. Para os agricultores que tiveram perdas com a geada, essa chuva vem para detonar de vez.

 

Pois e, o milho que estaria mais proximo de ser colhido e que teoricamente teria escapado da geada, agora corre o risco de "brotamento" com toda essa chuva! Alem disso, vai piorar a qualidade que ainda tiver boa produtividade, porque a alta umidade na vespera da colheita pode provocar o milho ardido.

 

Igor, esta previsto chover quanto por ai ate o final de semana?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas pelo que os modelos mostram até agora essa próxima massa de ar frio terá uma configuração que o Prof. Rodolfo expôs em seu doutorado e que causou polêmica: em alguns casos ocorreria a formação de uma massa de ar frio continental no sul da América do Sul e não somente com trajetória continental (claro que não igual a América do Norte e Rússia).

Digo isso pois os modelos dão a alta pressão sendo "fortalecida" quando estiver sobre a Argentina, devido a ação de uma baixa no Atlântico. Vejam que teremos uma enorme alta pressão no pacífico e ela vai entrando pelo sul da Argentina, sendo puxada pela baixa. Ela entra marítima, porém, devido ao tamanho, ela fica um bom tempo sobre o continente, adquire características continentais, ficando mais seca, etc... Essas seriam as bombas polares, segundo ele.

Não estou dizendo que essa massa de ar frio será a bomba, mas está muito parecido com o que ele descreve.

 

Marcelo, permita-me pontuar o seguinte:. todas as MP's continentais na América do Sul são marítimas por origem, que porém, continentalizam-se quando do ingresso e trajetória pelo continente. Gerida no pacífico sul, a trajetória dessa MP é de uma continental clássica, como todas que adquirem essa característica. No caso desta e da maioria que ganham a denominação "continental", ela entra no cone-sul por Rio Negro/Chubut e as vezes Mendoza, continentalizando-se imediatamente quando do seu ingresso no continente. Neste caso clássico a continentilização é potencializada pela área de baixa pressão no atlântico, que pressiona o anticiclone nos andes, impulsionando o mesmo que desloca-se ao norte pelo interior do continente. Indo alojar-se no entre a Bolívia, Paraguai e o Chaco Argentino.

 

Existem também as continentais que entram marítimas pelo Cabo Horn, e também pela pressão de áreas de baixa pressão são forçadas a continentalizar-se. Entre outras, de todas que conheço que são geridas marítimas, (obviamente pela característica da América do Sul) e que depois principalmente pela atuação de baixas, forçam essas massas a adquirirem características continentais.

 

Portanto não vejo MP's que tenham se tornado continentais anteriormente ao ingresso no continente.

Grande Caio, esse foi o principal ponto onde o Rodolfo encontrou resistência. A gênese parece ser sempre marítima e foi aí que a banca pegou no pé dele, lembrando até do formato da América do Sul (pequeno trecho de continente em alta latitude) e do pouco tempo que a massa de ar fica sobre o continente, impedindo de ela se tornar continental. Mas ele tem aponta alguns eventos, não me lembro quais, que retratam melhor essa teoria.

Veja que as continentais geralmente sobem rápido, essas apontadas por ele seriam mais lentas, proporcionando maior interação entre continente-massa de ar e mudando mais suas características. Enfim, seria um bom papo para o Encontro....

Link to comment
Share on other sites

Esse caso e citado por varios outros autores, como o Prof. Peza, entre outros. Eles se referem a esse "fortalecimento" da alta Pressao quando ela adentra o continente, citando como um dos grandes exemplos a onda de frio de Julho de 75.

 

Nao estou fazendo nenhuma comparacao em termos de intensidade, mas no "pre-evento" de 17/18 de Julho de 75, um potente ciclone no Atlantico Sul foi responsavel segundo alguns autores, por "concentrar" bastante o ar frio no continente, continentalizando mais ainda a posicao do centro da alta, que ja era favoravel, alem de fortalecer a alta pressao que chegou a 1045 hpa no sul do continente!

 

Sds.

Acho que tem haver com o fenômeno "poço dos andes". Vou achar esse artigo e postar, é muito bom

Link to comment
Share on other sites

AGORA NÃO DEPENDEMOS MAIS DOS MODELOS NEM DE ESPERANÇAS PARA VER A BRANQUINHA..:

 

quarta-feira, 29 junho, 2011 | Publicado por saojoaquimonline

São Joaquim apresenta sua máquina de fazer neve

Objetivo será atrair mais turistas para a verdadeira cidade da Neve

 

O prefeito de Sao Joaquim José Nérito de Souza apresentou na noite desta última terça-feira (28) a sua mais nova aquisição, uma máquina de fazer neve.

 

A máquina Turbocristal Snowmaking (fazedor de Neve) foi produzida no Canadá e deverá recepcionar os turistas e joaquinenses neste próximo final de semana.

M%C3%A1quina-de-Fazer-Neve-S%C3%A3o-Joaquim-2.jpg

 

A Turbocristal foi atitude consciente dos desafios de neve e do frio, principalmente da importância do desenvolvimento de turismo sustentável ao qual cidade necessita. Foi uma das mais brilhantes ideias em termos de turismo já produzida em São Joaquim

 

M%C3%A1quina-de-Fazer-Neve-S%C3%A3o-Joaquim-1.jpg

 

Além da neve a máquina poderá ser usada também para a construção de pistas de gelo e pistas de esqui.

 

M%C3%A1quina-de-Fazer-Neve.jpg

 

Para ter um funcionamento pleno a máquina deverá ser ligada à 0º quando a temperatura será propícia para que a neve não derreta. Jatos e turbinas compressoras farão a neve a atingir uma altura de 5 a 6 metros e em algumas horas já é possível ver o acúmulo de neve.

 

A máquina deverá entrar em funcionamento já neste final de semana na Praça João Ribeiro.

Link to comment
Share on other sites

Esse caso e citado por varios outros autores, como o Prof. Peza, entre outros. Eles se referem a esse "fortalecimento" da alta Pressao quando ela adentra o continente, citando como um dos grandes exemplos a onda de frio de Julho de 75.

 

Nao estou fazendo nenhuma comparacao em termos de intensidade, mas no "pre-evento" de 17/18 de Julho de 75, um potente ciclone no Atlantico Sul foi responsavel segundo alguns autores, por "concentrar" bastante o ar frio no continente, continentalizando mais ainda a posicao do centro da alta, que ja era favoravel, alem de fortalecer a alta pressao que chegou a 1045 hpa no sul do continente!

 

Sds.

Acho que tem haver com o fenômeno "poço dos andes". Vou achar esse artigo e postar, é muito bom

 

 

Legal Marcelo, acho que esse mesmo! Eu li uma vez, mas faz muito tempo, entao se voce puder posta-lo, vai ser muito interessante!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio,

o GFS das 18z dá um acumulado de 94,7 mm para Maringá! Choveu o dia todo!

 

Ha tempos que eu nao via isso, logo depois de uma cacetada de ar frio, uma nova linha de instabilidades "entrando" pelo Oeste, e trazendo nuvens pesadas em cima de uma atmosfera ja resfriada! Acho que o alexandre explicou esse fenomeno algumas paginas atras no topico!

Sensacional para nos amantes desses fenomenos, mas muito ruim para a agricultura!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Esses canhões de neve, facilmente encontrados em estações de sky, fazem um barulho chato ao seu redor. Isso sem falar que eles criam muita neve!! Isso aí será um transtorno caso seja acionado no centro de SJ. Deveria ser utilizado em locais como no VAle da Neve, etc. Enfim, em áreas verdes. A paisagem ficaria belíssima. Agora, na cidade será um tiro no pé.

Link to comment
Share on other sites

Noticia hoje no site da UOL:

 

"Frio intenso congelou uma cachoeira em Urupema (SC) na última segunda-feira (27); nesta quarta-feira (29), ela continua congelada, segundo informações da prefeitura. Na terça-feira (28), a temperatura na cidade chegou a -8,8°C."

 

Acho que todo mundo aqui no BAZ ja sabia, mas fica ai o registro! Ja vai pra 5 dias congelada.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, é como o Luiz respondeu, vem muita chuva ainda até sábado!

Curiosamente a mínima do dia até agora foi por volta da meia noite, com 11,6°C e mesmo com algumas pancadas de chuva a temperatura subiu no decorrer da noite! Mas esse ingresso de ar quente só veio favorecer a intensificação das chuvas, inclusive com muitos pontos de trovoadas entre o PR e o Paraguai. Aqui agora tenho 15,4°C, quente.. hehe!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.