Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

olá a todos... estou postando pela primeira vez.

sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

Moisés Alexandre.

 

bem vindo vizinho de cidade :pleasantry:

 

falou tudo em relacao a estação do inmet, diferenca deve ser bem grande em relacao a outras regioes da cidade, cito uma que deve dar muita diferença seria aqui no no bairro guaruja onde eu moro, é um loteamento novo com bem poucas casas ainda mais com bastante campos, quando saio da area mais povoada, no computador de bordo do carro ja da uma diferenca de ate 2Cº aqui, imagine nas baixadas o quanto o frio nao seria a +?

 

abraços....

Link to comment
Share on other sites

olá a todos... estou postando pela primeira vez.

sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

Moisés Alexandre.

 

bem vindo vizinho de cidade :pleasantry:

 

falou tudo em relacao a estação do inmet, diferenca deve ser bem grande em relacao a outras regioes da cidade, cito uma que deve dar muita diferença seria aqui no no bairro guaruja onde eu moro, é um loteamento novo com bem poucas casas ainda mais com bastante campos, quando saio da area mais povoada, no computador de bordo do carro ja da uma diferenca de ate 2Cº aqui, imagine nas baixadas o quanto o frio nao seria a +?

 

abraços....

 

Seja Benvindo Moisés

Forte Abraço!!!

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo ao BAZ/Brtempo, Moisés ! Mais um representante da sempre fria, Lages :clapping:

 

Estou curioso para saber o que ocorre no MI. na última hora variou entre 0,4C/0,7C e segue a "chuva".

 

Alguém liga pros militares.

 

Aqui foi um excelente dia de frio (pros nossos padrões): máxima de apenas 14,7C

Link to comment
Share on other sites

Tem gente já ficando mal acostumada!!

 

Não há qualquer previsão de temperaturas amenas, quiçá calor, para os próximos 10 dias. E, ainda, há duas fortes erupções e ar frio pela frente. Não é de cair lágrimas dos olhos, mas é frio para cachorro o que temos pela frente.

O tempo clareou um pouco em POA e até abriu sol por um breve momento. A temperatura subiu e fez um calor danado!! Máxima de 11,8° aqui em casa! Suei que nem um porco!! :heat: :heat: :heat:

 

Descontada a máxima de ontem, é a menor máxima desde os 10,7° de 16/7/2010, dia em que o pessoal foi pro EBAZ em SJ. Naquele dia a mínima foi de 6,5°. Amanhecemos com tempo nublando, fechando no meio da manhã.

 

Agora tenho 11,1° com 81%. Depois de um dia nublado e com chuva leve, agora o tempo insiste em abrir. É a BB!!

 

Abraços mal-acostumados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem sai com meu PUG na praia pra dar uma volta , era umas 10 da noite , tinha 12 graus e eu de short e camiseta......todos ficaram olhando...mas confesso que senti frio....mas o Fred....não...nem ficou com a lingua de fora...!!

 

 

Collety...

 

É verdade que ai em Chicago um PUG levantou a perna pra fazer xixi e qdo terminou não conseguiu baixa-la....pois estava -20 e o cachorrinho travou ou congelou..?

Link to comment
Share on other sites

Minhas últimas quatro máximas (de hoje até dia 25: 11,8°; 14,3°; 10,3°; 13,4° e 14,7°) baixaram a média máxima de junho de 19,4° para 18,3°. Até agora é a 4ª menor média máxima dos últimos 16 meses de junho, junto com 1999. E deve fechar com a 3ª menor média.

 

Agora 11,0°.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundo alguns analistas e agronomos do Parana, principalmente os que rodaram a regiao de Palotina e arredores, esta geada de terca-feira atingiu algumas areas do Paraguay, areas de topo e areas menos suscetiveis a geada, que nao haviam sido atingidas na geada de 2000. Achei dificil de acreditar, mas verifiquei a informacao pelo telefone com pessoas da Cooperativa Lar.

 

Incrivel, os danos realmente foram extensos e severos em algumas areas. Pode ser que em ambito Estadual(todo Parana), a quebra nao seja tao grande, mas algumas regioes a geada foi catastrofica(perdas de mais de 50%).

 

Agora a pouco, vi uma entrevista com presidente do sindicato rural de Sertanopolis, regiao de Londrina. E um chapadao com terras muito escuras, que ja foram consideradas as "melhores" do Estado. Milho de altissima tecnologia, uma das regioes com as mais belas lavouras do Estado:

 

Segundo ele, perda de mais de 50% na regiao como um todo. Geou em topo, baixada, tudo! A quanto tempo nao tinha uma geada dessas na regiao de Londrina??

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/entrevistas/91586-entrevista-confira-a-entrevista-com-antonio-terassi---pres-sindicato-rural-de-sertanopolis-pr.html

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a péssima 12Z, do GFS, o melhor que se pode esperar para Cascavel é isso:

 

Sinceramente, nao acredito que va repetir as geadas dessa semana, mas tambem nao acho que vai vir frio tao discreto como esse apontado nas 12Z. Semana passada voce se lembra que o GFS estava maniaco-depressivo.

Acho que a rodada de hoje a noite e a de amanha devam ser melhores.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O clima tempo já colocou a cara a tapa!!!

vejam o link, http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/regiao/su/sul

 

Cara, desde que eu aprendi a ler e interpretar modelos, mesmo que amadoristicamente, nunca mais entrei em qualquer página de Institutos, a não ser da Climaterra e da Metsul! Tipo, como quero saber o que vai acontecer com o tempo no sul do BR, creio que confio bem mais nas postagens feitas no BAZ pelo Caio, por exemplo, do que nestas previsões. Fora que triple A e Ronaldo Coutinho estão sempre aqui. É aquela coisa, não acharei nada MELHOR nestes sites do que eu já encontro no BAZ e nos modelos que consulto, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Europeu enfraquece um pouco o frio em altura, mas mantém uma potente incursão de ar gelado.

 

É potente, mas perdeu MUITO aquela impressão de algo CAVALAR. Reduziu bastante desde que começou a mostrar e foi seguindo o GFS, infelizmente.

Já dá pra começar a descartar a neve (pelo frio em altura e pela distância do ciclone) e falar em mínimas excepcionais na segunda e na terça.

 

Mas em compensação o GFS dá -2oC/-3oC em 850 hpa para Ctba e -6oC/-7oC para São Joaquim quando da chegada do Renan em terras sulinas, he he he! :prankster: Apesar do "arrefecimento" do frio nas últimas rodadas, a se confirmar GFS e Europeu 12Z, as duas semanas compreendidas entre 25 de junho e 9 de julho seriam as mais frias desde 2000 BY FAR!!! :clapping:

 

18Z saindo do forno! Pelo menos as primeiras 36 horas continuam muito parecidas com a 12Z...

Link to comment
Share on other sites

O clima tempo já colocou a cara a tapa!!!

vejam o link, http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/regiao/su/sul

 

Cara, desde que eu aprendi a ler e interpretar modelos, mesmo que amadoristicamente, nunca mais entrei em qualquer página de Institutos, a não ser da Climaterra e da Metsul! Tipo, como quero saber o que vai acontecer com o tempo no sul do BR, creio que confio bem mais nas postagens feitas no BAZ pelo Caio, por exemplo, do que nestas previsões. Fora que triple A e Ronaldo Coutinho estão sempre aqui. É aquela coisa, não acharei nada MELHOR nestes sites do que eu já encontro no BAZ e nos modelos que consulto, he he he!

Velho com certeza concordo contigo, depois logo que mudei para o sul conheci o sítio da METSUL bem como Climaterra, apenas queria mostrar que os caras do climatempo estão apostando alto!!!

Muitas rodadas separam esse neve de nós mortais!!!

Abraços!!!

Link to comment
Share on other sites

NÃO É SOMENTE O CLIMATEMPO QUE BOTOU A CARA PARA BATER:

 

começo a acreditar em neve: o INMET, conservador do jeito que é, coloca possibilidade de neve na previsão já a partir de hoje:

 

sábado, 02 de julho de 2011

 

ENCOBERTO A NUBLADO COM CHUVA EM SANTA CATARINA, PARANÁ, NORTE, CENTRO E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL. PODE CAIR NEVE NO PLANALTO SUL DE SANTA CATARINA, PLANALTO E SERRA DO NORDESTE NO RIO GRANDE DO SUL. DEMAIS ÁREAS COM NEBULOSIDADE VARIÁVEL E COM GEADA EM ÁREAS ISOLADAS.

 

TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 22°C MIN.: -2°C

domingo, 03 de julho de 2011

 

ENCOBERTO A NUBLADO COM CHUVISCO NO NORTE E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA. NUBLADO A PARCIALMENTE NUBLADO COM CHUVA NO PARANÁ. POSSIBILIDADE DE QUEDA DE NEVE NO PLANALTO E SERRA DO NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL E PLANALTO SUL DE SANTA CATARINA NA MADRUGADA E MANHÃ. DEMAIS ÀREAS DO RIO GRANDE DO SUL PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NO SUL.

 

TEMPERATURA: DECLINIO MAX.: 20°C MIN.: -3°C

Link to comment
Share on other sites

Diferenças nas primeiras 100 horas entre 6Z, 12Z e 18Z do GFS são semelhantes às diferenças entre 3 irmãos gêmeos idênticos, he he he! Ou seja, parece que nosso amigo não devolveu o friozão, mal fazendo a linha de 0oC em 850 hpa chegar a SJ... Se o Europeu não tivesse cedido, eu juro que ficava com ele e com o INPE. Mas acreditar só no INPE e no MBAR...

Link to comment
Share on other sites

Não esqueçamos que a definição da neve que ocorreu há pouco veio encima do laço. Acredito em um evento bem significativo.

bem que o calor poderia se dar na semana que vem...deixando o frio para o encontro.

Aliás, já efetivei a reserva. Agora não tem mais volta.

Hoje, apesar da previsão da RBS de 16°C, não passei dos 11.1°C.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estou com o Ronaldo! Este ano o GFS está uma nhaca acima de 96h e os outros modelos estão dando um laço no americano. A maioria das soluções finais é encontrada em uma combinação do Europeu com o Global. O Mbar é sempre aquela carta na manga. E neste sentido acho que:

 

- Teremos mínimas espetaculares no RS, SC e PR na segunda e terça-feira.

 

- SP, MS e MG não terão o mesmo "desempenho" que tiveram nesta MP, mas terão temperaturas abaixo da média.

 

- Acho que as chances de neve beiram os 10%, apenas. Vejo a atmosfera secando demais, o que vai favorecer as mínimas.

 

- Acho que desta vez, com o ciclone mais longe e ar mais seco há chances um pouco melhores para beliscar os dois dígitos negativos ou repetir a casa dos -8/-9.

 

- Chama a atenção a rodada do Mbar como bem observou o Bruno. Pelo modelo há chance de congelamento da paisagem em vastas áreas.

 

- Mbar, Inpe e Europeu estão no time que vem dando goleada no americano.

 

- O período de frio é estendido em mais 10 dias, com outra forte invasão na sequência desta próxima.

 

- Primeiros dez dias de julho bem abaixo da média.

 

- Modelos de clima apostam em um julho abaixo da média na maior parte do centro-sul.

 

- Média mais baixa que tem grandes chances de continuar ao longo do mês com a expectativa da AAO desabar como previsto pelo Ensemble e Nino 1+2 continuar na tendência de resfriamento.

 

- Tudo isso somado a neutralidade no pacífico. Mas sob uma atmosfera ainda respondendo sensivelmente ao típico padrão de La Nina.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi aí no "mercado" o GFS está subestimando (e bem) o frio.

 

Pois e, o que chama a atencao, e que mesmo com o ciclone mais ao sul do que na ultima invasao polar, essa mp e um verdadeiro "colosso". A linha de 1026/1030 hpa abrange desde a Bolivia ate a Patagonia, pelo menos no momento inicial do evento!

 

Com todo esse monstrinho se deslocando do sul para o Brasil, nao poderiamos ter a formacao de "cavados" ou baixas devido ao avanco do sistema??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Luiz meu amigo, aí está o tópico com as fotos do Pantera hehehe.Compreendo que de repente vc não tenha visto.Dá uma olhada te peço humildemente, confio em teu bom senso. :friends:

viewtopic.php?f=12&t=14413

 

Muito bom, PHP! Agora, tire foto do termômetro nas mínimas também!

 

---

 

Tendo eu perdido a mínima por conta da bateria problemática do meu termômetro digital, puxei dois fios da placa saindo para fora e conectei uma pilha AA no lugar da bateria de relógio. Tirei o sensor interno, coloquei um fio comprido e agora ele virou sensor externo (tenho dois agora!). Por fim, peguei a ponteira (mini-abrigo) do sensor externo da Oregon WMR918 e instalei no novo sensor externo. Ele agora pode ser colocado diretamente ao ar livre. É assustadora a diferença na resposta. No sensor sem proteção é praticamente instantâneo... no outro leva uns vários minutos.

Link to comment
Share on other sites

Já estou ficando doido desde agora... a 18Z aumentou a força do ar gelado que viria logo na sequência do próximo, falo do possível evento

do dia 07/07. E o mais incrível: veio cheio de umidade, cheio de neve :laugh:

 

Se eu chego a SC sob ciclone, ar frio e neve em São Joaquim....sei lá oq eu faço de tanta empolgação :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O engraçado foi que, ao tirar o tênis na porta de casa, saía vapor de dentro.

 

Luiz, tire fotos desse tenis! Falar so nao adianta, tem que provar! :mosking: :laugh:

Ainda mais com essa terra vermelha em Maringa!

 

Sds.

 

Opa... também quero ver fotos, he he!!! :laugh:

 

Não é fácil sair de casa quando, pelo segundo dia seguido, encontro minha moto neste estado:

 

DSC00560.jpg

 

A mínima foi ligeiramente mais alta se comparado à ontem: 0,9ºC. A máxima ficou nos 17,6ºC.

 

Tão duro quanto sair cedo de moto com geada (apesar de eu já estar acostumado) é ficar num ambiente que fica frio durante toda a manhã e um pouco menos frio à tarde... minha sala às 09hs:

 

DSC00531.jpg

 

No momento faz bem menos frio se comparado aos últimos dias: 13,1ºC, com algumas nuvens. Minha moto agradece. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Dor de barriga, Evandro ?

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Não... é rinite alérgica mesmo. :laugh:

 

O colírio ao lado corrobora minha afirmação. :pleasantry:

 

Entendi :laugh: :laugh: :good: :good:

 

14,1ºC agora o céu segue nublado. O outro fato interessante desta suposta MP do dia 07 é que cavalgaria com força rumo ao Sudeste e Centro-oeste. É

incrível a projeção de temperaturas de até 0/2C em 850hpa em pleno trópico de capricórnio !

Link to comment
Share on other sites

Dor de barriga, Evandro ?

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Não... é rinite alérgica mesmo. :laugh:

 

O colírio ao lado corrobora minha afirmação. :pleasantry:

 

Entendi :laugh: :laugh: :good: :good:

 

14,1ºC agora o céu segue nublado. O outro fato interessante desta suposta MP do dia 07 é que cavalgaria com força rumo ao Sudeste e Centro-oeste. É

incrível a projeção de temperaturas de até 0/2C em 850hpa em pleno trópico de capricórnio !

 

A MP do dia 7 seria o CAVALO DOS CAVALOS pelo GFS 18Z, he he he! 2 dias de neve non stop em SJ, só para receber o Renan! :clapping:

 

-3oC/-4oC em 850 hpa em Curitiba e mais frio em SP do que nesta MP de agora! :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.