Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Muito vento E por aqui e uma tarde agradável, mesmo morna. Atingi 24,0° de máxima sem baixar dos 68%. Tive rajada máxima de 37,4 km/h. Efeito do oceano aquecido.

 

A grande novidade do dia é que, depois de 20 meses, estou com um novo pluviômetro na minha estação! :D Agora terei os dados das chuvas aqui em casa!! :D

 

Agora faz 19,9° com 84% e venta de E a 10,3 km/h. E zero de chuva. Pressão em 1012,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Querem uma informação impressionante? Se o status atual de calmaria climática perdurar até o fim do mês (tudo indica que sim), o aeroporto Salgado Filho daqui de POA terá registrado o mês de maio mais monótono desde o início dos registros no wunderground em 1996. Registraremos ao mesmo tempo a menor máxima absoluta para este mês (25C) e a maior mínima absoluta para o mesmo (8C). Quê marasmo! Estou me sentindo em Teresopolis! A media do mês (17C) está nos padrões.

Link to comment
Share on other sites

Querem uma informação impressionante? Se o status atual de calmaria climática perdurar até o fim do mês (tudo indica que sim), o aeroporto Salgado Filho daqui de POA terá registrado o mês de maio mais monótono desde o início dos registros no wunderground em 1996. Registraremos ao mesmo tempo a menor máxima absoluta para este mês (25C) e a maior mínima absoluta para o mesmo (8C). Quê marasmo! Estou me sentindo em Teresopolis! A media do mês (17C) está nos padrões.

Se houvesse um veranico esse mês de maio teria sido o segundo pior dos últimos 15 anos, pelo menos. O pior maio foi o de 2002, quando não baixei de 11,3° e deu máxima de 31,3° com média simples de 19,05°. Um horror!! Nesse maio a falta de frio salta aos olhos. Temos apenas sensação de frio devido à alta umidade, à falta de sol e vento. Até agora (23/5) tenho as seguintes médias:

 

mínima: 14,7°

 

máxima: 21,4°

 

simples: 18,05°

 

Está ruim. Esses últimos dos dias foram lastimáveis, com mínima de 18,7° no sábado e 18,3° domingo.

 

Agora faz 19,7° com 85% e vento de ESE a 5,0 km/h. Parece que estamos em meados de outubro.

 

Abraços ruins!

Link to comment
Share on other sites

Esse maio se parece muito com 1998. Salvo que naquele ano meus registros eram distorcidos devido à proteção do sensor (creio que as mínimas eram algo como 1,5° acima do que tenho hoje, em média), as médias estão quase idênticas: mínima de 15,0° e máxima de 21,7°, configurando media simples de 18,3°. A mínima daquele mês foi 9,7° pelo INMET, já que no dia perdi o dado (único valor faltante de maio/98, e perco a mínima :roll: . Deu 12,0° no dia anterior, 4, sendo que meus valores eram algo como 3° acimado INMET). Lembro de ter sido a porcaria de marasmo que temos agora, muito nublado e ventoso.

 

Ainda 19,7° e vento E a 6,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Em Canela a coisa também está triste e ainda mais monótona! Variei de 7C a 22C!! 15C apenas de amplitude é muito pouco para o nosso tipo de clima. Isso tá parecendo o RN!

 

Aqui na baixada tambem nao esta lá essas coisas.Pela primeira vez em 14 anos,nao registrarei geada em uma mes de maio.Variei neste mes dos 3.7°c aos 28.5°c.Em maio de 2009,eu variei entre 0.5°c a 35.3°c.

Link to comment
Share on other sites

Esse maio se parece muito com 1998. Salvo que naquele ano meus registros eram distorcidos devido à proteção do sensor (creio que as mínimas eram algo como 1° a 1,5° acima do que tenho hoje, em média), as médias estão quase idênticas: mínima de 15,0° e máxima de 21,7°, configurando media simples de 18,3°. A mínima daquele mês foi 9,7° pelo INMET, já que no dia perdi o dado (único valor faltante de maio/98, e perco a mínima :roll: ). Lembro de ter sido a porcaria de marasmo que temos agora, muito nublado e ventoso.

 

Ainda 19,7° e vento E a 6,0 km/h.

Sabia que a Metsul considera 1998 um ano análogo a este 2010 pelos padrões da SOI e fenómeno ENSO? Cara, seria um desastre para a gente e o pior é que este maio tá sinalizando isso.

Link to comment
Share on other sites

Sabia que a Metsul considera 1998 um ano análogo a este 2010 pelos padrões da SOI e fenómeno ENSO? Cara, seria um desastre para a gente e o pior é que este maio tá sinalizando isso.

Seria um DESASTRE para a TOTALIDADE do Brasil!!! :shock: :?

 

Abraços desastrosos!

 

p.s.: se o Zé Vicente disser que isso é bom por causa da nevasca no Morro da Igreja eu bato nele!! :mrgreen: :lol: Brincadeira!!

Link to comment
Share on other sites

Se houvesse um veranico esse mês de maio teria sido o segundo pior dos últimos 15 anos, pelo menos. O pior maio foi o de 2002, quando não baixei de 11,3° e deu máxima de 31,3° com média simples de 19,05°. Um horror!! Nesse maio a falta de frio salta aos olhos. Temos apenas sensação de frio devido à alta umidade, à falta de sol e vento. Até agora (23/5) tenho as seguintes médias:

 

mínima: 14,7°

 

máxima: 21,4°

 

simples: 18,05°

 

Está ruim. Esses últimos dos dias foram lastimáveis, com mínima de 18,7° no sábado e 18,3° domingo.

 

Agora faz 19,7° com 85% e vento de ESE a 5,0 km/h. Parece que estamos em meados de outubro.

 

Abraços ruins!

 

Estou quase igual a vc, com 2 décimos a menos de média das máximas.

O detalhe é que minha mínima absoluta foi de cubatenses 12,5 mas ao menos a máxima absoluta foi de 25,7. Não tão péssimo.

Mas a verdade é que em Congonhas e Guarulhos existe anomalia positiva das máximas em relação a 96-09. Ou seja, quanto às mínimas de maio não poderei, pros próximos anos, esperar algo muito melhor enquanto eu permanecer aqui. Mas pelo lado das máximas poderíamos estar melhores aqui na RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Se as normais do INMET fossem consistente alguns lugares do Centro-Oeste estaria 4C abaixo da média.

 

Para a nossa região as piores previsões são as da Climatempo.

 

Amanhecemos com 15,5C bem mais agradavel que os 21C de ontem mas também a máxima também não foi tão alta 31C, o tempo está bastante nublado com um vento fraco de nordeste.

Link to comment
Share on other sites

Aqui tenho 19.9°C. tempo encoberto.

É, parece que a monotomia realmente está iniciando. Mas, sendo que nunca há um ano exatamente igual ao outro, esperemos que 2010 seja diferente de 1998. No aspecto neve!

 

 

E de temperatura também. Se não podemos quebrar nossos termomêtros e estações. Será um desastre.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura para as rodagens parece-me foi aumentada na primeira semana de junho. Em Porto Alegre, por exemplo, o Tempoagora(SOMAR) dava quase 2 graus, agora aumentou para 9 no dia 2. Quer dizer, começamos, novamente o sofrimento dos BAzianos. Mas, para os que acreditam em milagres, continuemos firmes!!!! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Bazianos, observem o quanto a sensação térmica é importante,a percepção em POA é de tempo morno, já aqui em Soledade, as pessoas já estão reclamando do frio, pois sim, a sensação térmica média está muito baixa desde o início de maio, embora sem extremos, este maio para nós soledadenses ,está frio, outro detalhe, não lembro de um mês de maio com tão pouca insolação por aqui. :shock: :o Seria até uma sugestão de pesquisa para análogos.

Link to comment
Share on other sites

Bazianos, observem o quanto a sensação térmica é importante,a percepção em POA é de tempo morno, já aqui em Soledade, as pessoas já estão reclamando do frio, pois sim, a sensação térmica média está muito baixa desde o início de maio, embora sem extremos, este maio para nós soledadenses ,está frio, outro detalhe, não lembro de um mês de maio com tão pouca insolação por aqui. :shock: :o Seria até uma sugestão de pesquisa para análogos.

 

Concordo contigo, PH. Aqui, temos que dormir com uma coberta um pouco mais quente. Mas, hoje, por exemplo, tive 17.7°C. A umidade dá um desconforto grande. Eu diria que se tivéssemos com 10 ou 12°C e tempo seco, dentro de casa não estaríamos sentindo tanto frio. Ou melhor, "mornos".

Link to comment
Share on other sites

Esse maio se parece muito com 1998. Salvo que naquele ano meus registros eram distorcidos devido à proteção do sensor (creio que as mínimas eram algo como 1° a 1,5° acima do que tenho hoje, em média), as médias estão quase idênticas: mínima de 15,0° e máxima de 21,7°, configurando media simples de 18,3°. A mínima daquele mês foi 9,7° pelo INMET, já que no dia perdi o dado (único valor faltante de maio/98, e perco a mínima :roll: ). Lembro de ter sido a porcaria de marasmo que temos agora, muito nublado e ventoso.

 

Ainda 19,7° e vento E a 6,0 km/h.

Sabia que a Metsul considera 1998 um ano análogo a este 2010 pelos padrões da SOI e fenómeno ENSO? Cara, seria um desastre para a gente e o pior é que este maio tá sinalizando isso.

 

E os modelos também. Vide GFS das 06Z. O marasmo vai, pelo menos, mais uma semana.

Link to comment
Share on other sites

Rodada 6Z eliminou a chance de frio mais forte. Por esta rodada são mais 180hs de marasmo! :evil:

 

É dose!

ainda bem que muitos de nós já nos vacinamos contra os prognósticos dos modelos. Eles continuam sem confiabilidade. Tempos atrás o pessoal abria este tópico e havia uma euforia. Hoje, mais velhos e escaldados, já não temos mais aquela visão adolescente dos modelos!

Link to comment
Share on other sites

Bom, vamos esperar pelo menos mais 1 ou 2 dias para termos certeza

né, mas parece que um grande frio realmente não vem mais. :roll:

 

E sobre o mês de Maio, aqui em Juiz de Fora ele está exatamente dentro

do esperado. Também sem mudanças drásticas de temperatura, por aqui

está tudo no "marasmo", mas não é algo que eu reclame na verdade.

Afinal, estamos com noites amenas a frias (+-13ºC) e tardes agradáveis (+-24ºC).

Por mim sem problemas até então.

 

O que eu quero mesmo para este inverno é, ao menos, umas 2 massas polares

chegando com força aqui e em todo o centro-sul, e ao menos 1 nevada de

respeito (+10cm em SJ). Se isso acontecer, está ótimo. Não precisa de ser

um inverno histórico (embora estejamos merecendo isso :lol: )

Link to comment
Share on other sites

Rodada 6Z eliminou a chance de frio mais forte. Por esta rodada são mais 180hs de marasmo! :evil:

 

Não consigo me frustrar por uma massa de ar polar no mês de maio. Ficaria apenas se fosse entre a segunda quinzena de junho e a primeira de agosto. Por enquanto.. deixa assim.. que venha depois!! Agora não me importo! hehe

Link to comment
Share on other sites

Sabia que a Metsul considera 1998 um ano análogo a este 2010 pelos padrões da SOI e fenómeno ENSO? Cara, seria um desastre para a gente e o pior é que este maio tá sinalizando isso.

Seria um DESASTRE para a TOTALIDADE do Brasil!!! :shock: :?

 

Abraços desastrosos!

 

p.s.: se o Zé Vicente disser que isso é bom por causa da nevasca no Morro da Igreja eu bato nele!! :mrgreen: :lol: Brincadeira!!

 

he he he! E o pior é que com essa massa polar de agora não vingando, pode ser que os índices não estejam tão favoráveis para nós mesmo! Eu imaginava que mais cedo ou mais tarde as continentais bombásticas começariam a entrar, e meio que seguidas. Não é isso que está acontecendo. Em anos com perspectiva piores eu achava que ter algo parecido como 1998 seria legal por quebrar o jejum das nevascas. Mas com os índices de agora eu esperava algo bem melhor, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Rodada 6Z eliminou a chance de frio mais forte. Por esta rodada são mais 180hs de marasmo! :evil:

 

Não consigo me frustrar por uma massa de ar polar no mês de maio. Ficaria apenas se fosse entre a segunda quinzena de junho e a primeira de agosto. Por enquanto.. deixa assim.. que venha depois!! Agora não me importo! hehe

 

Torales, concordo contigo. Afinal, nem veranico tivemos ainda...nem teremos.

Teremos um veranico em julho ou julho.

Até que faz sentido esta tua opinião. Isto ajudou a aliviar meu sofrimento

:lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Rodada 6Z eliminou a chance de frio mais forte. Por esta rodada são mais 180hs de marasmo! :evil:

 

Não consigo me frustrar por uma massa de ar polar no mês de maio. Ficaria apenas se fosse entre a segunda quinzena de junho e a primeira de agosto. Por enquanto.. deixa assim.. que venha depois!! Agora não me importo! hehe

 

Por outro lado, é melhor o marasmo agora! Deixa as bombas entrarem em julho, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Para mim, a rodada das 06Z só está mantendo o padrão, mas com reduzida potência do anticiclone. Entretanto cabe observar que os modelos parecem estar encontrando um consenso, que situaria numa posição um pouco mais intensa do que o GFS vem colocando. Mas como o prazo ainda é longo a confiabilidade permanece baixa, mas houveram evoluções. A baixa pressão no Prata em 168/180hs começa a ganhar cada vez mais adeptos, apenas com a discrepância do europeu que estica muito este prazo, se descolando do padrão das demais rodagens da madrugada. O que me chama a atenção é o suporte que o Global do Inpe deu ao GFS, em tempo, desenho e deslocamento, só que com mais intensidade. Assim no momento estou inclinado na posição da baixa mostrada pelo GFS, com uma pitada de frio mostrada pelo Global. Isso porque o GFS parece estar meio confuso a longo prazo, e a variabilidade entre a intensidade da alta que vem sendo mostrada é muito grande. Deste modo é mais plausível aceitar que um ciclone extratropical de tamanha intensidade tenha força suficiente para puxar um pouco mais de ar frio do que o americano vem sinalizando, posição que melhor se exemplifica pela saída do Global do Inpe. Vamos aguardar!

Link to comment
Share on other sites

Interessante o mapa sinótico da Epagri agora, no momento temos a presença de 2 altas. Uma no norte argentino, e outra afastada pelo Atlântico, e 2 centro de baixa pressão, um no prata, e outro no Paraguay/Paraná e um cavado no MS/PR/SP. É muita nebulosidade no Sul :evil: , o movimento em espiral já é possível perceber e logo se tornará o ciclone número 20.000 desse ano.

 

Eu confesso que estava começando a gostar desse mês de maio, mas esses últimos dias seguidos de nebulosidade/lestada constante além de abafar o ar frio que se encontrava, deixou o clima com cara de primavera, estamos muito parecidos com o mês de Outubro aqui na região. :x

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que anda inconsistente o GFS para acima de 140hs eu não duvido mais nada do que possa ocorrer nas próximas rodadas. 12Z fugiu bastante do padrão anterior, quase que detonando com o ciclone que vinha sendo apontado. O ar frio continua vindo, mais fraco, mas a cada rodada numa trajetória diferente e cada vez mais atrasado.

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que anda inconsistente o GFS para acima de 140hs eu não duvido mais nada do que possa ocorrer nas próximas rodadas. 12Z fugiu bastante do padrão anterior, quase que detonando com o ciclone que vinha sendo apontado. O ar frio continua vindo, mais fraco, mas a cada rodada numa trajetória diferente e cada vez mais atrasado.

 

 

Acho que o GFS tá bem mais consistente este ano que o ano passado. Mas só para 120 horas (quem lembra o ano passado se recorda das viradas que o bicho deu na grade de 96 horas!). A diferença entre 120-180 horas e 180-320 horas é só na quantidade de dados para processamento pois os resultados têm oscilado demais, por igual. Por outro lado, temos algo a nosso favor: os índices favorecem ao erro para menos frio depois da erupção. Ou seja, a partir de 120 horas, como não tem jato ativo nem ASAS fortalecido, o modelo só tende a corrigir o frio para mais forte, he he he. O que ele tem errado é o porte das erupções e sua trajetória inicial, ou seja, os efeitos de altas e baixas ainda nas circunvizinhanças do Círculo Polar Antártico. E se ele continuar a errar isso, esqueçam previsão razoável com mais de 120 horas.

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que anda inconsistente o GFS para acima de 140hs eu não duvido mais nada do que possa ocorrer nas próximas rodadas. 12Z fugiu bastante do padrão anterior, quase que detonando com o ciclone que vinha sendo apontado. O ar frio continua vindo, mais fraco, mas a cada rodada numa trajetória diferente e cada vez mais atrasado.

 

 

Acho que o GFS tá bem mais consistente este ano que o ano passado. Mas só para 120 horas (quem lembra o ano passado se recorda das viradas que o bicho deu na grade de 96 horas!). A diferença entre 120-180 horas e 180-320 horas é só na quantidade de dados para processamento pois os resultados têm oscilado demais, por igual. Por outro lado, temos algo a nosso favor: os índices favorecem ao erro para menos frio depois da erupção. Ou seja, a partir de 120 horas, como não tem jato ativo nem ASAS fortalecido, o modelo só tende a corrigir o frio para mais forte, he he he. O que ele tem errado é o porte das erupções e sua trajetória inicial, ou seja, os efeitos de altas e baixas ainda nas circunvizinhanças do Círculo Polar Antártico. E se ele continuar a errar isso, esqueçam previsão razoável com mais de 120 horas.

 

 

Será que o ar polar chega forte em SP? :)

Esse ano estou mais sedento por frio do que no ano passado! kkkkkkkkkkkkk'

Mesmo estando fora da grade de 7 dias, fico desesperado ao ver uma rodada que não favorece o frio aqui.

Link to comment
Share on other sites

Zé...pelo que eu entendi, então você acredita que, com a ASAS

enfraquecida e o jato idem, o GFS vai "rever seus conceitos" e

apostar em uma maior quantidade de ar frio vindo do anticiclone

na grade de 120h ?

 

Será que é possível o modelo voltar a colocar a incursão forte que

vinha colocando até 12Z de quinta passada ?

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que anda inconsistente o GFS para acima de 140hs eu não duvido mais nada do que possa ocorrer nas próximas rodadas. 12Z fugiu bastante do padrão anterior, quase que detonando com o ciclone que vinha sendo apontado. O ar frio continua vindo, mais fraco, mas a cada rodada numa trajetória diferente e cada vez mais atrasado.

 

 

Acho que o GFS tá bem mais consistente este ano que o ano passado. Mas só para 120 horas (quem lembra o ano passado se recorda das viradas que o bicho deu na grade de 96 horas!). A diferença entre 120-180 horas e 180-320 horas é só na quantidade de dados para processamento pois os resultados têm oscilado demais, por igual. Por outro lado, temos algo a nosso favor: os índices favorecem ao erro para menos frio depois da erupção. Ou seja, a partir de 120 horas, como não tem jato ativo nem ASAS fortalecido, o modelo só tende a corrigir o frio para mais forte, he he he. O que ele tem errado é o porte das erupções e sua trajetória inicial, ou seja, os efeitos de altas e baixas ainda nas circunvizinhanças do Círculo Polar Antártico. E se ele continuar a errar isso, esqueçam previsão razoável com mais de 120 horas.

 

Zé, acho que o GFS está insconsistente acima de 140hs, pois até pouco tempo atrás ele estava bem constante e não apresentava grandes oscilações. Tudo bem que pode ser pelo fato de eu estar acompanhando com mais afinco esta onda de frio, mas, mesmo assim, foi uma mudança que reparei.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, dêem uma olhada no tópico do EBAZ-2010. Pretendo tomar uma posição essa semana e, para isso, preciso que aqueles que desejam ir ao menos respondam à minha pergunta postada lá no tópico. Não quero tomar nenhuma decisão precipitada, porém acho que não podemos mais esperar por muito tempo para tomar decisões devido à relação desfarável à oferta de quartos de hotel em relação a sua demanda na cidade de São Joaquim no mês de julho.

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações:

 

- Europeu entrou na balada do Global do Inpe.

 

- Que estava na balada do GFS.

 

- Que deu uma desestabilizada nas 12Z.

 

- Trocando em míudos. O padrão europeu começou a indicar com sincronia no tempo o que o GFS apontava até as 06Z de hoje. Mesma situação apontada pelo Global do Inpe. Pelo desenho do Mbar em 120hs já se pode notar a formação da baixa no Chaco argentino.

 

- Porém o Eta 20 aumenta a incerteza ao seguir o americano.

 

- Afinal, os outros modelos estão convergindo para um padrão confiável ou atrasados em relação ao americano e o Eta que já teria detectado o parcial esfacelamento de uma onda de frio mais forte e com ciclone no Prata?

 

- Pelo andar da carruagem creio que a rodada das 12Z do GFS tenha sido anômala. Todos os outros parecem convergir para uma situação que era constante no americano. Mas de qualquer modo não custa deixar uma pulga de que o esfacelamento do frio já fora antecipado pelo GFS agora nas 12Z.

 

- Muita incerteza. Muitas mudanças. Muita dúvida. Este é o quadro!

 

- Nenhum instituto arriscaria um palpite para além de 144hs diante do que os modelos apresentam.

 

- O quadro todo pode tornar a mudar upside down, afinal faltam 180hs!

Link to comment
Share on other sites

O tempo está horrível aqui. Hoje a mínima conseguiu ficar ao redor de 18ºC na região! Durante o dia também foi uma meleca, garoando de vez em quando mas nublado sem vento e nada interessante durante boa parte do dia.

 

Esperando ansiosamente pelo frio. Mais chato não pode ficar, portanto estou começando a reduzir minhas expectativas. Quem sabe agora vem alguma coisa interessante...

 

:evil:

Link to comment
Share on other sites

18Z devolveu com muita força o frio para cá.

Coloca mínima de 2°C no dia de Corpus Christi.!!!

 

Ah, quem se interessar pode vir para Matão no dia 03/06 apreciar os tapetes de Corpus Christi, confeccionados há mais de 60 anos com vidro moído e dolomita. Todos os anos vem mais de 80 mil turistas, inclusive de fora do país. Deve ser o único dia do ano em que Matão fica badalada, mas enfim...venham!

 

Faz 20,0°C.

Link to comment
Share on other sites

18Z devolveu com muita força o frio para cá.

Coloca mínima de 2°C no dia de Corpus Christi.!!!

 

Ah, quem se interessar pode vir para Matão no dia 03/06 apreciar os tapetes de Corpus Christi, confeccionados há mais de 60 anos com vidro moído e dolomita. Todos os anos vem mais de 80 mil turistas, inclusive de fora do país. Deve ser o único dia do ano em que Matão fica badalada, mas enfim...venham!

 

Faz 20,0°C.

Com 2° dá pra pensar Vine :lol:

Link to comment
Share on other sites

A saida das 18z projeta 0°c em superficie para santa rosa.Nada mal mesmo.Pra ver,como muda a cada rodada a intensidade do frio.Mas o mapa da temperatura media permanece inalterado para a maior parte do sul nestes ultimos 5 dias,ele esta vindo com media entre 5 e 10°c na temperatura,que é a menor temperatura media no inverno.Acredito que tenhamos uma temperatura baixa.

Link to comment
Share on other sites

Na onda de frio de 25/07/09 o gfs previa minima de -2 em superficie para santa rosa.O inmet registrou -4.8 e a baixada -6.5.Nao vamos muito pelos valores do modelo,pessoal.

 

Previu 4,9°C para o dia 04/06/2009, e fez 1,0°C aqui e 0,9°C em Araraquara. Em maio previu 8°C, fez 6°C.

Link to comment
Share on other sites

Na onda de frio de 25/07/09 o gfs previa minima de -2 em superficie para santa rosa.O inmet registrou -4.8 e a baixada -6.5.Nao vamos muito pelos valores do modelo,pessoal.

 

Previu 4,9°C para o dia 04/06/2009, e fez 1,0°C aqui e 0,9°C em Araraquara. Em maio previu 8°C, fez 6°C.

 

É o que eu digo.Os 3.2 registrados mes passado aqui na baixada e 6.2 no inmet,destoaram uma barbaridade do modelo,que previa minima de 10°c.Os fatores importantes sao:A baixa e o ar seco.O resto é especulaçao!

Link to comment
Share on other sites

Humilhante:

 

From a University of Oklahoma press release, a view of a hook echo like never before.

 

Norman, Okla.—At the University of Oklahoma, researchers captured unprecedented high-resolution radar data during the May 10, 2010, tornadoes using one of the most advanced weather radars in the world.

 

“This unique polarimetric data set is likely to reveal new discoveries about tornado genesis and severe storms for years to come,” said the Director of OU’s Atmospheric Radar Research Center, Robert D. Palmer.

http://www.ou.edu/publicaffairs/archives/OUPrimeData.html

 

 

Tesão! (By Tucci)

Um dia..um dia.. um dia veremos uns desses por nossas terras.

 

Dia fechado e úmido essa segunda-feira. Variação de 16,1°C a 19,4°C aqui em casa e 11 mm.

Agora faz 16,6°C com céu nublado e pouco vento.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.