Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

A noite em Florianópolis foi muito forte. Chuvas, vento, uma tempestade e muita gente com problemas. Um caos! Muitos bairros sem luz, eu mesmo não pude postar nada pois fiquei das 22 até às 3 da manhã sem luz. A chuva estava intensa às 23h, caindo uma quantidade absurda d'água.

 

Não tenho nenhum registro aqui (tudo muito desorganizado), mas foi um temporal como poucas vezes tinha visto. As pontes ficaram interditadas para tráfego de motos e carros, coisa rara (pelo menos para carros). Muitos outdoors voaram e a água ocupou as ruas que não deram conta de escoar.

 

Hoje está tudo mais calmo. Graças!

 

Impressionante mesmo, aqui em blu nessa madrugada conseguimos escutar muitos trovões pelo sul, pensei que ia cair o mundo, mas ficou localizado pela grande flps mesmo.

Link to comment
Share on other sites

O GFS dá já nova MP para terça, com mínimas na faixa dos 5C na quarta, parece que é um adiantamento enfraquecido do que seria a baleia do FDS... ( ???)

 

Abraços

 

A princípio, parece que não. Seria OUTRA baixa a partir de terça-feira, mas desta vez entre o Uruguai e RS. Muito interessante!

 

 

Com uma baixa entre o uruguai e o RS,aí sim posso ter esperança de um frio duradouro.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

"Belo acervo"... Mas não vou ficar entupindo o HD de imagens para a "posteridade" 8-) ... Passou...

 

http://www.apolo11.com/mundo_agora.php

 

Aqui está "caindo" algo que não é a garoa "tradicional" mas é sensível à pele... Não estamos sob frio "tradicional" mas estamos de blusões, meias e afins de "inverno"... Esses "pingos" minúsculos não molham nem gotejam na soleira, mas sentimos eles na pele... Existe algum termo técnico para isso???

 

No geral 14°C; 1015 hPa...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Com uma baixa entre o uruguai e o RS,aí sim posso ter esperança de um frio duradouro.

 

 

Muito cedo ainda, a ser confirmado nas próximas rodadas.

 

Aqui não fosse as aberturas de sol perto do meio dia e a máxima teria sido menor, mas enfim, dia outonal. Em casa variou de 10,5°C a 17,4°C. O problema é que a nebulosidade não quer ir embora, faz 13,8°C há um bommmm tempo.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Toda as atenções voltadas para ao Pacifico onde em 160hrs se formará uma alta de 1042mb

É uma mp marítima :!:

 

Pois então..

 

mrsg90.jpg

 

Talvez ouçamos sobre frio e nevascas na Argélia :lol: ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O dia foi bem agradável e aqui não choveu hoje. Ontem também não choveu muito por aqui, ou seja, dessa vez os problemas ficaram concentrados principalmente na região de Florianópolis.

 

Agora céu claro e um pouco frio. Corupá com 13,1ºC... acho que deve ficar abaixo de 10ºC até o amanhecer.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

23:00 HS :

 

Porto Alegre : Nublado 14,0

 

Santos : Par nublado 21,0

 

Não consigo entender como que está "quente" em Santos com céu parcialmente nublado... :?

 

Por aqui, no mesmo horário, o céu estava (e ainda está) totalmente encoberto com temperatura na casa dos 13ºC... 8ºC de diferença.

Link to comment
Share on other sites

Nublou e a temperatura subiu, para 9.4º :evil:

Noite tipicamente portoalegrense, hein? Agora afunde abaixo dos 5° no Estado inteiro à exceção de Soledade e entenderás porque reclamo da MM.

 

Ao menos dessa vez a maldição não é privilégio nosso. Cheguei a bater 13,4°, mas desde perto das 22 h estagnei e até subi. Tenho 13,8° com 83%. Venta de ONO a 6,0 km/h. Tive máxima de 16,6°, a menor do ano, e mínima de 13,1° (o nosso colega Vinícius Lucyrio teve variação de 13,1° a 16,4° lá em Matão, praticamente empatado comigo 8-) ).

 

Abraços portoalegrenses!

Link to comment
Share on other sites

 

Por enquanto a maioria das saídas mostra trajetória maritimizada. Mas algumas das últimas saídas já colocaram um ciclone no Prata, o que começa a ser motivo de esperança. Mas ainda falta muito tempo, e isso é outro motivo de esperança. Dificilmente ele manteria uma trajetória continental até o evento desde 10 dias antes, he he he.

 

E nos mapas de temperatura em 850hpa, pela primeira vez no ano o RS aparece quase todo "encoberto" por valores

negativos neste campo. 8-)

A coisa está melhorando.

Link to comment
Share on other sites

Putz! Tá dificil de acompanhar todas as mensagens deste fórum. É passar algumas horas longe do PC e já tem uma página inteira nova! É, o BAZ continua crescendo pessoal, e se tornando mais completo.

 

Por aqui, 14,8C completamente estagnado (chegou a subir a temperatura até). Acho que dos 14 ou 13,5C não baixo. Ainda não registrei nenhuma mínima abaixo dos 10C, e acho que vai ficar para junho... Triste...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, 14,8C completamente estagnado (chegou a subir a temperatura até). Acho que dos 14 ou 13,5C não baixo. Ainda não registrei nenhuma mínima abaixo dos 10C, e acho que vai ficar para junho... Triste...

A coisa está feia. Não duvido que a gente baixe dos 10° nos nossos registros caseiros só em junho. Se vier um mP forte no final do mês aposto que ficamos nos 8°, se muito. A dinâmica térmica está parecida com o horrendo e lastimável ano de 1998, quando ficamos numa espécie de outono prolongado ao longo da totalidade do inverno. A diferença é que a dinâmica atmosférica está interessante para a neve. Mas em se tratando de POA está uma verdadeira catástrofe. Só ficará como 1998 se as mP´s não forem fortes.

 

Agora estagnado em 14,0° com o tempo fechadaço e teto em 100 m ou pouco mais. IM-POS-SÍ-VEL cair 1° nessas condições! Não cai nem alterando as leis da física.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, 14,8C completamente estagnado (chegou a subir a temperatura até). Acho que dos 14 ou 13,5C não baixo. Ainda não registrei nenhuma mínima abaixo dos 10C, e acho que vai ficar para junho... Triste...

A coisa está feia. Não duvido que a gente baixe dos 10° nos nossos registros caseiros só em junho. Se vier um mP forte no final do mês aposto que ficamos nos 8°, se muito. A dinâmica térmica está parecida com o horrendo e lastimável ano de 1998, quando ficamos numa espécie de outono prolongado ao longo da totalidade do inverno. A diferença é que a dinâmica atmosférica está interessante para a neve. Mas em se tratando de POA está uma verdadeira catástrofe. Só ficará como 1998 se as mP´s não forem fortes.

 

Agora estagnado em 14,0° com o tempo fechadaço e teto em 100 m ou pouco mais. IM-POS-SÍ-VEL cair 1° nessas condições! Não cai nem alterando as leis da física.

 

Abraços pessimistas!

Marcos, concordo em parte contigo. Porém, a dinâmica pode mudar se vierem MPs baleias. Pois, impossível elas não criarem um afastamento das baixas para o alto mar. A não ser que entrem via continente, somente, avançando, como na última vez, em direção ao centro do país. Agora, nem mesmo 2000 aconteceu de baixar tanto a temperatura. Aqui temos um regulador de água muito grande. Um continente curto que afunila na parte inferior da América do Sul. Porto Alegre e cidades litorâneas ficam no contato destas lâminas. Interessante que no tempo do Coussirat de Araújo, Porto Alegre era considerada litorânea. Ficando entre litorânea e Depressão Central. Acho que é mais litorânea mesmo. Sobre as mesmas consequencias de Torres e Tramandaí.

Link to comment
Share on other sites

Região

Temperaturas Mínimas (ºC)

Grande Florianópolis

 

Florianópolis*13

São José 12,7

Anitápolis 9,6

Litoral Norte e Vale do Itajaí

Ituporanga 6,4

Rio do Campo 6,7

Joinville * 10

Indaial 10,4

Itajaí 8,6

São Francisco do Sul 10,4

Litoral Sul

Araranguá 14,6

Pedras Grandes 12,3

Criciúma 14,4

Laguna 15,2

Timbé do Sul 11,7

Urussanga 12,5

Meio Oeste e Vale do Rio do Peixe

Abdon Batista 7,3

Caçador 7,5

Campo Belo do Sul 7,6

Campos Novos 6,5

Celso Ramos 6,6

Curitibanos 6,7

Joaçaba 8,7

Oeste

Caibi 10,5

Chapecó 11,4

Concórdia 10,2

Dionísio Cerqueira 8,3

Novo Horizonte 8,2

São Miguel D´Oeste 9,4

Xanxerê 9,2

Planalto Norte

Corupá 8,0

Major Vieira 4,6

Planalto Sul

Urubici 4,3

São Joaquim 5,0

 

Eis ai as mínimas registradas pelas estações da epagri aqui em SC.

Coloquei em negrito "Corupá", devido a um detalhe, eles colocaram lá que Corupá ficava no Planalto Norte, pois olha é incrivel como o próprio órgão do Governo Estadual de uma empresa climática, não consegue por no local certo a localização de uma cidade.

Lógico não pus aqui somente para fazer esse comentário, mas... não aguento erros desse jeito.

Podemos ver que as mínimas na região de Joinville ( norte ), foram bem significativas, se comparando ao oeste ou até mesmo ao Planalto sul.

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram a 06Z do GFS ??? INVASÃO MONSTRUOSA DE AR FRIO !!! :shock: :shock: :shock:

 

Neve certa para várias localidades do Sul, por esta rodada... mas, ainda

pode mudar muita coisa, vamos acompanhar.

 

Verdade. E o GFS está bem constante, o que é o mais importante.

 

VEJAM SÓ A SEQUENCIA DE DIAS FRIOS QUE A 06Z PREVE PRA CÁ :shock: :

 

28/05: 16,3/19,1

29/05: 5,1/13,1

30/05: 2,1/14,7

31/05: 2,5/16,3

01/06: 3,2/17,2

02/06: 5,6/18,1

03/06: 6,5/18,7

04/06: 8,7/20,5

 

 

:shock: :shock: :shock:

 

Em Matão mínima de 7,5°C e agora faz 13,8°C.

Link to comment
Share on other sites

hoje comentei com o pessoal daqui que em Curitiba estava 7ºC, e me falaram: "em porto alegre deve estar quase 0ºC então"... :lol:

 

:lol: :lol: :lol:

Avisem essa pessoas que eles erraram em praticamente 14° na mínima de POA!!! Tive mínima de 13,7°, maior do que o litoral do PR.

 

Ao menos agora está nublado e faz 15,6° com +- 90%. Vento O a 10,5 km/h.

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Mais um amanhecer encoberto e de tempeartura amena,alias,o ar frio durou apenas 36 horas aqui em santa rosa.Pressao em 1021 hpa,URA em 88%,vento ausente e 16,8°c.Minima de hoje foi 14,2°c.Que bela porcaria de frio!!

A saida das 06z mostra minima de -1 em superficies e -3 em altuura para santa rosa,será uma bomba polar....se nao houver mudanças.

Link to comment
Share on other sites

Nublou e a temperatura subiu, para 9.4º :evil:

Noite tipicamente portoalegrense, hein? Agora afunde abaixo dos 5° no Estado inteiro à exceção de Soledade e entenderás porque reclamo da MM.

 

Ao menos dessa vez a maldição não é privilégio nosso. Cheguei a bater 13,4°, mas desde perto das 22 h estagnei e até subi. Tenho 13,8° com 83%. Venta de ONO a 6,0 km/h. Tive máxima de 16,6°, a menor do ano, e mínima de 13,1° (o nosso colega Vinícius Lucyrio teve variação de 13,1° a 16,4° lá em Matão, praticamente empatado comigo 8-) ).

 

Abraços portoalegrenses!

 

Marcos,

 

Se houvesse uma neve para justificar esse tipo de ciclone,nem reclamaria.Mas ficar desse jeito,frio que dura 1 dia e depois ficar nublado por varios dias seguidos,eu nao quero nao.Tudo indica que a proxima baixa será bem mais ao sul.

Link to comment
Share on other sites

hoje comentei com o pessoal daqui que em Curitiba estava 7ºC, e me falaram: "em porto alegre deve estar quase 0ºC então"... :lol:

 

:lol: :lol: :lol:

Avisem essa pessoas que eles erraram em praticamente 14° na mínima de POA!!! Tive mínima de 13,7°, maior do que o litoral do PR.

 

Ao menos agora está nublado e faz 15,6° com +- 90%. Vento O a 10,5 km/h.

 

Abraços nublados!

 

 

Marcos,

 

Antigamente,antes da internet,quando fazia 0°c aqui em santa rosa,as pessoas daqui diziam que se fez essa temperatura minima aqui em santa rosa,devia ter feito -5 ou até -7 na serra.Nao sabiamos,por falta de informaçao na época,que santa rosa disputava grau a grau na minima absoluta com a serra.Ano passada,o inmet daqui registrou a 3º menor minima absoluta do RS,perdendo apenas para vacaria e ausentes,e perdendo por pouco.

Link to comment
Share on other sites

Quando morei no Maranhão achavam que aqui só tinha alemão e gente de bonbachas.

Hoje, se torna ridículo este desconhecimento. Com tanta informação que podemos obter em um simples clic.

Assim como nós aqui do sul achávamos que só fazia calor do Paraná pra cima. Normal.

Aqui o dia está rabujento. a temperatura chegou a 13.3°C.

Link to comment
Share on other sites

E falando em minimas absolutas,outras regioes que diziam registrar minimas baixissimas e que foi por agua abaixo em quase todas as estaçoes do inmet,foram as regioes da fronteira oeste e campanha.Sao borja nao negativou no ano passado[ainda nao digirivel]Uruguaiana nao baixou de -3°c,valendo para alegrete,livramento e bage.A esceçao foi quaraí,o grande destaque da regiao no meu ver,registrando minima de -4.2°c.

Link to comment
Share on other sites

6Z foi realmente baguala, da -3,8°C em 850hpa em Porto Alegre com 1mm de precipitação.

Também da -0,4°C em 850hpa em Curitiba com prec no momento anterior, poderia nevar nos pontos mais altos da RM. Tomara....

 

Nestes dias eu estarei no Chile, que irá ""sofrer"" com essa MP neste final de semana, trazendo abundante neve para as cordilheiras! Será o suficiente para abrirem as estações de ski já na semana que vem???

Link to comment
Share on other sites

Bom, se para hoje o GFS colocava 9,9°C pra cá e fez 7,5°C...Na do fim do mês preve 2,1°C...Pela lógica -0,3°C.

 

Se tal fato ocorrer, será apenas a 2ª vez em que se registra temperatura negativa em maio por aqui. A única vez foi em 1979. Seria histórico...

 

15,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso na bahia, sol calor e 26ºC... 8-)

 

Engraçado como são as coisas, hoje comentei com o pessoal daqui que em Curitiba estava 7ºC, e me falaram: "em porto alegre deve estar quase 0ºC então"... :lol:

 

Especialmente no nordeste e norte, mas alguns lugares do sudeste também, se tem a clara imagem que POA é congelante e que a serra gaúcha é Europa total... hehe culpa da mídia, um pouco do turismo e também de preguiça das pessoas em buscar informações corretas!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Mais um amanhecer encoberto e de tempeartura amena,alias,o ar frio durou apenas 36 horas aqui em santa rosa.Pressao em 1021 hpa,URA em 88%,vento ausente e 16,8°c.Minima de hoje foi 14,2°c.Que bela porcaria de frio!!

A saida das 06z mostra minima de -1 em superficies e -3 em altuura para santa rosa,será uma bomba polar....se nao houver mudanças.

 

 

Existe um site http://www.tutiempo.net. da Espanha que contem previsão para 15 dias para o Brasil. Chega a preve 5C para Cuiabá e 3C para Corumbá no início de Junho. Puxa se onda de ar polar vier com esta intensidade, prefiro nem comentar!

Link to comment
Share on other sites

A ultima rodada do GFS 6z, é a melhor do ano até agora, uma alta de 1028mb 100% continental, sendo arremessada no Brasil por um super ciclone de 976mb, temperatura abaixo de 0° em 850hpa até o norte do Paraná!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.