Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

A ultima rodada do GFS 6z, é a melhor do ano até agora, uma alta de 1028mb 100% continental, sendo arremessada no Brasil por um super ciclone de 976mb, temperatura abaixo de 0° em 850hpa até o norte do Paraná!!!

 

 

A das 6Z é uma das melhores para pegar tendÊncias de médio prazo, mas muito pouco precisa quando entra nas 180 horas. Mas era inevitável que uma das saídas projetasse uma trajetória continental. Pessoalmente, acho que a trajetória que vinha sendo sinalizada (totalmente maritimizada) pouco provável pelas condições ENSO / SOI. Só que a trajetória da 6Z é a ideal. Acho provável trajetória continental, mas também pouco provável o ciclone tão bem posicionado.

 

Mas como disse o Clovis, falta muito ainda, he he he. O modelo vai tirar botar de volta , enfraquecer, etc... várias vezes até lá. Saída mais confiável (de acordo com o comportamente recente do GFS), só segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

A ultima rodada do GFS 6z, é a melhor do ano até agora, uma alta de 1028mb 100% continental, sendo arremessada no Brasil por um super ciclone de 976mb, temperatura abaixo de 0° em 850hpa até o norte do Paraná!!!

 

 

A das 6Z é uma das melhores para pegar tendÊncias de médio prazo, mas muito pouco precisa quando entra nas 180 horas. Mas era inevitável que uma das saídas projetasse uma trajetória continental. Pessoalmente, acho que a trajetória que vinha sendo sinalizada (totalmente maritimizada) pouco provável pelas condições ENSO / SOI. Só que a trajetória da 6Z é a ideal. Acho provável trajetória continental, mas também pouco provável o ciclone tão bem posicionado.

 

Mas como disse o Clovis, falta muito ainda, he he he. O modelo vai tirar botar de volta , enfraquecer, etc... várias vezes até lá. Saída mais confiável (de acordo com o comportamente recente do GFS), só segunda-feira.

 

Daqui a pouco sai as da 12z.Vamos ver aonde ficará o ciclone dessa vez,se no litoral gaucho ou argentino.Mas tudo indica que ficará na bacia do prata.Tem tempo ainda,crio que já seja uma boa tendencia,mas a intensidade do frio com certeza ,só algums poucois dias antes.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z diminuiu a intensidade, mas mantem o bicho lá! Parace algo bem organizado, por isso acho que a coisa está mais ou menos sacramentada. O que deve oscilar pouco acima ou pouco abaixo do resultado desta rodada é a intensidade do frio. Posso parecer precipitado, mas acho que dá para se dizer que temos 4 chances em 5 desta MP vingar aqui para a gente.

Link to comment
Share on other sites

A 12Z diminuiu a intensidade, mas mantem o bicho lá! Parace algo bem organizado, por isso acho que a coisa está mais ou menos sacramentada. O que deve oscilar pouco acima ou pouco abaixo do resultado desta rodada é a intensidade do frio. Posso parecer precipitado, mas acho que dá para se dizer que temos 4 chances em 5 desta MP vingar aqui para a gente.

 

E vale lembrar que esta MP do fim do mês já vem sendo mostrada há várias

rodadas. Nesta rodada das 12Z, mais uma vez temperatura em 850hpa abaixo de zero na

serra gaúcha, com precipitação... e com a ASAS fraca, a incursão de frio chega

forte pra cá também. Atingiria todo o centro-sul e norte do país. Não sei o

quão forte será de fato, mas já é razoável afirmar que será a mais forte até

agora do ano.

Link to comment
Share on other sites

Soooooooooooooool!!!!

 

Ele que não aparecia desde sexta, quando apareceu pouco depois de varios dias de chuva também!!!!

 

Máxima de 14,3C a meia hora, e agora 13/14C, mas já em queda.

 

Terceiro dia com máxima abaixo dos 15,0C!

 

 

Tendência segue de muito frio para o sudoeste pela 12Z no final da semana que vem,

mas logo na primeira metade já teremos outro pulso polar gente,

 

MAIO SEM VERANICO ALGUUUUUUM!!!!!!!!

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

06Z, VOLTA!!!!

 

Uma nevada bem bacana AQUI no meu aniversário, e depois uma seqüência de dias com mínimas negativas ou próximas a 0C. 8-)

 

FIELD  MSL PRESSURE   TEMPERATURE   DEW POINT       TEMPERATURE    THICKNESS      HEIGHT         PRECIPITATION 
LEVEL                     2M             2M           850 MB         500 MB         500 MB                
UNITS      HPA            DEGC            DEGC          DEGC            DM             DM            MM   
HR
+  0.   1008.8           18.9           14.2           10.0          562.4          569.9           0.00
+ 12.   1020.2            4.6            1.7           -2.7          547.1          563.7           1.08
+ 24.   1020.3            7.9            1.5           -2.1          543.3          560.1           0.00
+ 36.   1019.6            0.4           -0.4            0.3          552.9          568.9           0.00
+ 48.   1018.7           10.2            3.0            1.4          555.0          570.4           0.00
+ 60.   1022.1            2.0            1.2            1.4          551.6          569.5           0.00
+ 72.   1022.9            9.9            3.0            1.1          550.7          569.8           0.00
+ 84.   1024.6           -1.2           -1.9            3.6          551.0          571.0           0.00
+ 96.   1022.9           11.8            3.5            4.7          554.5          573.6           0.00
+108.   1023.8           -0.6           -1.6            7.1          556.3          575.6           0.00
+120.   1022.6           13.6            5.4            7.0          557.6          576.6           0.00
+132.   1022.1            1.7            0.5            8.9          558.5          576.6           0.00
+144.   1020.0           15.2            7.7            8.6          559.5          576.4           0.00
+156.   1020.3            3.4            2.2            9.3          560.7          577.4           0.00
+168.   1016.4           16.7            9.7           10.8          562.0          575.9           0.00
+180.   1016.4            9.4            8.3            8.4          559.7          573.4           0.00

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar frio não se faz presente em Juiz de Fora até o momento.

A chuva decorrente da passagem do ciclone no oceano até que ocorreu,

mas um belo céu claro, com tempo seco e ameno, o que seria típico de

uma tarde sob atuação de ar polar, isso não ocorreu por aqui. Resta saber

se ainda teremos alguma sobrinha deste sistema :oops:

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar frio não se faz presente em Juiz de Fora até o momento.

A chuva decorrente da passagem do ciclone no oceano até que ocorreu,

mas um belo céu claro, com tempo seco e ameno, o que seria típico de

uma tarde sob atuação de ar polar, isso não ocorreu por aqui. Resta saber

se ainda teremos alguma sobrinha deste sistema :oops:

 

Aqui em Campinas o tempo limpou no final da tarde e está relativamente frio p/ o horário.

 

14,1º C

75% U.R.

 

Não sei qual a previsão para Juiz de Fora, mas aqui apra Campinas, o weather channel estava há umas 5 rodadas prevendo mínimas abaixo dos 7°C.

Acho meio difícil.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apiaí

Hoje às 7 da manhã nublado com uma ou outra abertura e ventando e registrei 6,8ºC no meu termômetro da garagem,

de tarde lá pelas 15 hrs, registrei 13,5ºC

e agora 18:14 céu limpo pouco vento, tenho 9,9ºC

se não nublar achou que hoje esfria bastante! amanhã quero mínima abaixo de 5ºC :evil:

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Voltou a chover bem aqui em POA, e a temperatura de 16,9C é mais alta que ontem no mesmo horário. O RS continua com temperaturas mais altas no sul do que no norte, efeito do refluxo de umidade e ar mais aquecido trazido pelo ciclone no sul e predomínio de ar mais seco e frio mais para o norte. No mínimo, atípico... Fica a expectativa para o fim do mês, mas não sei, como bom palpiteiro, acho que baterá na trave. Acho que não haverá frio em altura para a neve, mas tomara que esteja enganado.

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações acerca das rodadas dos modelos globais:

 

- O cenário para o avanço polar no final do mês é ainda muito incerto neste momento. Além de inconstância, há forte divergência entre os principais modelos globais.

 

- Contudo, o intenso anticiclone polar no pacífico sul é uma realidade, sua formação e aproximação ao cone-sul em aproximadamente 168 horas é concenso entre os principais modelos globais.

 

- A divergência começa a ocorrer quando da trajetória escolhida por esta erupção de ar frio pelo continente.

 

- O padrão americano é favorável ao avanço continental, o padrão europeu sugere um anticiclone maritimizado.

 

- Ponto positivo para o americano que tem se mostrado bastante estável nos últimos tempos. Mesmo assim a previsão é de relativo longo prazo, ou seja, devemos aguardar novas atualizações.

 

- O ponto negativo é que várias simulações convergem para uma área de baixa pressão que pode se formar no pacífico e atrapalhar o deslocamento deste anticiclone. Situação de certa forma comum de ocorrer na região e com alguns monstros deste porte. O modelo americano não colocou tanta interferência deste sistema de baixa pressão ao contrário da maioria dos modelos.

 

- Muito dificilmente uma alta com esta potência (até 1044hpa em algumas rodagens) no pacífico sul não provoca estragos por nossas latitudes.

 

- O Global do Inpe é sempre uma referência pela sua constância em indicar tendências, mas neste episódio é o modelo que mais tem variado em suas rodadas. E em sua última rodagem também sugere um anticiclone maritimizado. Vejo pouca confiança neste modelo, no momento.

 

- Alguns índices globais favorecem o avanço deste anticiclone. Pessoalmente tenho colocado as minhas fichas na constância do americano. Além disso há outros fatores já comentados como o ASAS e o jato subtropical que neste momento não impõem dificuldades ao avanço polar.

 

- Antes disso teremos mais frio, um novo bolsão frio continental avança na retaguarda de uma frente que deve cruzar o centro-sul no começo da próxima semana. Será apenas o aperitivo do que virá no final do mês.

 

- Aguardamos novas atualizações!

Link to comment
Share on other sites

Ótima análise Caio!

O europeu 12z, por exemplo, maritimiza bem o anticiclone do fim do mês, fazendo cócegas por aqui

 

Sinal amarelo Marcelo e amigos! GFS 18Z acompanha a tendência do europeu!

 

Para mim um sinal péssimo de reversão de tendência nesta altura do campeonato. O GFS que vinha tão bem e constante reverteu totalmente e colocou as fichas no padrão europeu, que como mostrado pelo Marcelo, é muito desfavorável ao frio no Brasil. É uma leitura do momento, mas é mais do que um mau sinal. Caindo por terra parte dos meu argumentos de minha análise anterior...

Link to comment
Share on other sites

Nossa, caio! 18Z foi um desastre por completo! Foi tão desastrosa que não acredito (tem um pouco de torcida aqui) na sua validade. Ela conseguiu repartir uma alta de 1042hpa ao meio, formando duas altas de 1030hpa, uma no Atlântico e outra no Pacífico. Muito estranho! :? E triste! :(

 

 

Só me dou por vencido na semana que vem.Por enquanto,as variaçoes vao continuar.Apenas na semana que vem é que teremos algo mais certo. :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Nossa, caio! 18Z foi um desastre por completo! Foi tão desastrosa que não acredito (tem um pouco de torcida aqui) na sua validade. Ela conseguiu repartir uma alta de 1042hpa ao meio, formando duas altas de 1030hpa, uma no Atlântico e outra no Pacífico. Muito estranho! :? E triste! :(

Se levarmos em conta tudo que tem acontecido contra os eventos de porte nos últimos 9 anos eu não acharia estranho não! Estranho seria esta alta entrar continental!

 

Mas sabe de uma coisa: muita água vai rolar ainda. Mesmo se o modelo mostrasse consistência na 18Z, não ia querer dizer muita coisa. A verdade é que está muito longe ainda! Este ano realmente o GFS está mais confiável, mas só dentro de 120 horas. Ele tem feito muita arte ainda dentro das 180 horas. E quanto aos outros, eles não tem constância nenhuma.

 

Então eu diria assim: 1) baseando-se no nosso passado pós-2000, o GFS 18 Z está certo e o Europeu idem;

2) baseando-se nos índices que temos visto e na diferença deles no momento atual para todos os outros anos do pós-2000, esse anticiclone tem de entrar continental;

3) baseando-se no histórico recente dos modelos, não dá para dizer nada, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Nossa, caio! 18Z foi um desastre por completo! Foi tão desastrosa que não acredito (tem um pouco de torcida aqui) na sua validade. Ela conseguiu repartir uma alta de 1042hpa ao meio, formando duas altas de 1030hpa, uma no Atlântico e outra no Pacífico. Muito estranho! :? E triste! :(

Se levarmos em conta tudo que tem acontecido contra os eventos de porte nos últimos 9 anos eu não acharia estranho não! Estranho seria esta alta entrar continental!

 

Mas sabe de uma coisa: muita água vai rolar ainda. Mesmo se o modelo mostrasse consistência na 18Z, não ia querer dizer muita coisa. A verdade é que está muito longe ainda! Este ano realmente o GFS está mais confiável, mas só dentro de 120 horas. Ele tem feito muita arte ainda dentro das 180 horas. E quanto aos outros, eles não tem constância nenhuma.

 

Então eu diria assim: 1) baseando-se no nosso passado pós-2000, o GFS 18 Z está certo e o Europeu idem;

2) baseando-se nos índices que temos visto e na diferença deles no momento atual para todos os outros anos do pós-2000, esse anticiclone tem de entrar continental;

3) baseando-se no histórico recente dos modelos, não dá para dizer nada, he he he!

 

Eu me lembro de algumas mudanças radicais do gfs no passado da noite para o dia.Quando nao se previa frio algum,em apenas 48 horas esfriava uma barbaridade.Ou quando se previa um baita frio,ia tudo para o mar em questao de 2 dias.Mas é assimn mesmo,tem muito tempo pela frente ainda.Algo mais confiavel,só na proxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Aqui fazia 16,0 às 17h00 e agora já tá 15,1. Boto fé que baterei a mínima matinal de 14,5 e não descarto a chance de superar os 12,5 que tive semana passada.

 

E já bati a matinal, com 14,2 às 20h10.

Céu claro, zero de vento. Espero que a coisa não vire pra vento do mar, porque pelo que percebi, aqui gosta de virar o vento pra leste/sudeste, assim como em Curita gosta de virar pra leste e afins.

Link to comment
Share on other sites

Gente, pior que o monstro, a 18Z tirou até o belo bolsão de ar frio que traria alguma geada de baixada pra cá...

 

Mas que nada, vamos ver como andam as coisas.

 

Tempo LIMPO aqui, e parece que deve continuar!!

 

Tenho agora 10,3C! Quem sabe alguma geadinha nas baixas, ou será que vai ter entrada de ar mais aquecido durante a noite... ?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em Campinas já temos 11,5ºc no taquaral. Para o horário é uma boa marca!

 

Agora tem que ter calma. Está muito longe, vamos nos prender na tendência. Temos que nos importar mais com a dança das rodadas somente 1-3 dias antes do evento. Como baziano acompanho com interesse as rodadas de longo range, mas me importo mesmo quando entra dentro das 96-120h.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, caio! 18Z foi um desastre por completo! Foi tão desastrosa que não acredito (tem um pouco de torcida aqui) na sua validade. Ela conseguiu repartir uma alta de 1042hpa ao meio, formando duas altas de 1030hpa, uma no Atlântico e outra no Pacífico. Muito estranho! :? E triste! :(

 

 

Infelizmente é só o começo do tango e do samba dos modelos. Ano passado lembro de ficar desesperado quando o GFS tirou por 2 rodadas seguidas o frio do começo de junho.

Link to comment
Share on other sites

Nublou :evil:

Adeus temperatura abaixo de 5º amanhã.

Agora tenho 10º, e aposto que vai ficar assim a noite intera :evil:

Pra dizer a verdade já nem estou mais sentindo frio com 10 graus , saí e voltei de bermuda e camiseta agora pouco, é todo santo dia 10º! :evil: :evil:

Toda noite é asism, 250 noites nubladas, 50 com garoa e o resto chovendo :roll:

.

slds

Link to comment
Share on other sites

Nublou :evil:

Adeus temperatura abaixo de 5º amanhã.

Agora tenho 10º, e aposto que vai ficar assim a noite intera :evil:

Pra dizer a verdade já nem estou mais sentindo frio com 10 graus , saí e voltei de bermuda e camiseta agora pouco, é todo santo dia 10º! :evil: :evil:

Toda noite é asism, 250 noites nubladas, 50 com garoa e o resto chovendo :roll:

.

slds

Frio acostuma = fato.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento (22h30) temos 11,0°C aqui na Zona Leste de Americana. Espero mínima em torno de 7°C na área urbana amanhã. Sobre a MP do fim do mês, também acho que é só o começo do baile dos modelos. O 06Z do GFS estava espetacular hoje, indicando uma onda histórica. Basta esperar até segunda para termos uma reposta mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Não fosse a neblina e a mínima teria sido melhor na madrugada. Variação de 10,0°C a 21,9°C aqui na minha estação. Sol o dia todo. Céu limpo agora, vento fraco de sul e faz 13,6°C. P.O. de 11,1°C e 85% de URA. Não me surpreenderia se amanhecesse com neblina outra vez.

Link to comment
Share on other sites

Frio aqui no Sudeste - 21:40 HS :

 

Monte Verde MG : 05,9

Campos do Jordão SP (Aut) : 07,2

Extrema MG : 08,5

Caldas MG : 09,1

Campinas SP : 10,8

Atibaia SP : 11,8

Ribeirão Preto SP : 15,6

São Paulo SP : 16,0

Santos SP : 17,1

 

São Paulo, como sempre, uma ilha de calor absurda. Se a urbanização fosse semelhante à de 100 anos atrás, a marca estaria próxima com a de Campinas.

Link to comment
Share on other sites

23h: 10°C em Americana

A temperatura está despencando em Americana. Neste momento temos 10,1°C sem nuvens no céu. Se a queda continuar neste ritmo, podemos ter algo menor que 7°C e geadas fracas nas áreas rurais. E mesmo impressionante como a ilh de calor da Capital paulista deixa a temperatura bem maior.

Link to comment
Share on other sites

Frio aqui no Sudeste - 21:40 HS :

 

Monte Verde MG : 05,9

Campos do Jordão SP (Aut) : 07,2

Extrema MG : 08,5

Caldas MG : 09,1

Campinas SP : 10,8

Atibaia SP : 11,8

Ribeirão Preto SP : 15,6

São Paulo SP : 16,0

Santos SP : 17,1

 

São Paulo, como sempre, uma ilha de calor absurda. Se a urbanização fosse semelhante à de 100 anos atrás, a marca estaria próxima com a de Campinas.

 

Ou talvez de Atibaia, que é logo pra lá de Mairiporã.

Em Marsilartic, 11,5 às 21h00.

Aqui na mesma p*rr@ dos 13,9. Pelo menos não entrou mm no circuito.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.