Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Well: Se alguém esqueceu 02/06/2009 NEVOU em São Joaquim. (aliás, das 6 nevascas de 2009 a única plenamente documentada...by Coutinho.)

 

Realmente não continuo entendo o que vocês estão vendo de diferente. É claro tem muita coisa diferente...mas estas não sem nem vagamente comentadas....sei lá.

Qual nevasca?Foram meia dúzia de floquinhos, pelo que sei...

Link to comment
Share on other sites

A sinaleira vai amarelar. O GFS continua variando, mas a cada rodada que ele aparece com o frio o desenho do sistema vai ficando cada vez mais claro e similar ao que estamos acostumados a observar. Muita água vai passar debaixo da ponte, porém a convergência ficou evidente e os sinais de uma onda de frio típica se acentuam. Devemos esperar novas variações, mas acredito estarmos mais próximos do desenho factível desta erupção polar. As rodadas desta terça e a 00Z de quarta devem traçar os caminhos a serem perseguidos. Chega de chuva e 18oC! Ninguém agüenta mais esse tempo úmido, nem frio nem quente. Estou com saudades do vento soprando a 22 Km/h quadrante SW e 10oC.

Link to comment
Share on other sites

Exemplo de um dia emocionante...

 

Corupá

Mínima: 18,1ºC

Máxima: 22,2ºC

Chuva: 5,8mm

 

:roll:

 

Tempo insuportavelmente irritante! como o Caio disse, ninguém aguenta mais tempo nublado, muito úmido com garoa e tempo constantemente entre 18/20°C :x:x:x , saudades dos dias frios com sol e vento, infelizmente eles nao duram mais que 1 ou 2 dias seguidos.

 

Daqui por diante entraremos na melhor epoca do ano pro baziano, o "miolo" do nosso inverno, período com menor radiação solar, e a dança dos modelos, haja coração amigo :D :lol:

Link to comment
Share on other sites

Exemplo de um dia emocionante...

 

Corupá

Mínima: 18,1ºC

Máxima: 22,2ºC

Chuva: 5,8mm

 

:roll:

 

Tempo insuportavelmente irritante! como o Caio disse, ninguém aguenta mais tempo nublado, muito úmido com garoa e tempo constantemente entre 18/20°C :x:x:x , saudades dos dias frios com sol e vento, infelizmente eles nao duram mais que 1 ou 2 dias seguidos.

 

Daqui por diante entraremos na melhor epoca do ano pro baziano, o "miolo" do nosso inverno, período com menor radiação solar, e a dança dos modelos, haja coração amigo :D :lol:

 

Nossa monotonia até que tava bacana, mínimas por volta dos 15 e máximas por volta dos 21, saindo disto com pouca frequência. Mas quando vier a emoção, embora todos nós saiamos da chatura, até o litoral de SC vai ter mais emoção do que o leste paulista.

Link to comment
Share on other sites

O frio virá, isso já é uma realidade. E mais uma vez

vai pegar não só a região sul, como bons pedaços do

centro-oeste, sudeste e norte. Será o pulso mais forte

até agora do ano. Seria perfeito se além de tudo nós

tivéssemos a oportunidade de monitorar pela 1ª vez

em 2010 uma possibilidade de neve, mas não sei se

o frio em altura será suficiente.

 

O GFS mostra uma madrugada fria para as serras do

sul amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, a última rodada mostra um frio úmido e com um ponto de orvalho alto. O ciclone deve trazer umidade para cá. Tivesse mais frio em altura e poderíamos esperar por uma neve boa.

 

Esse é o ano dos ciclones, da umidade acompanhada pelo frio (que pode trazer neve), mas não é o ano das geadas.

Link to comment
Share on other sites

No RS termos frio...e no Parana.....haverá geada na região de Cascavel ou Campo Mourão..??

Acho que haverá geada no oeste do PR sim, bem como no MS. Precisa agora monitorar as estaçoes, para ver se pega o milho safrinha... parece que pega alguma coisa.

Link to comment
Share on other sites

É com alegria que tenho o meu primeiro registro de chuva desde set/2008! :D No início da manhã caíram 8,5 mm aqui em casa. A mínima foi de 17,0° às 8:34.

 

Agora temos um bom vento NO a 22,4 km/h. Faz 19,4° com 76%. Finalmente essa umidade vai embora. Quero um pouco de sol!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, a última rodada mostra um frio úmido e com um ponto de orvalho alto. O ciclone deve trazer umidade para cá. Tivesse mais frio em altura e poderíamos esperar por uma neve boa.

 

Esse é o ano dos ciclones, da umidade acompanhada pelo frio (que pode trazer neve), mas não é o ano das geadas.

 

 

Parece que o ciclone já está certo. Por outro lado, também parece cada vez mais certa a dessincronia entre o ciclone e alta, típica do pós 2000. Eu ousaria dizer que nossa seca de neve na década de 2000 não se deve nem a falta de frio e nem a falta de ciclones. Ela é devida a falta de ciclones clássicos, formados entre o Prata e o sul de SC, na borda das frentes frias que precedem massas continentais.

 

De qualquer forma este é, por definição, o último ano da década de 2000 e a última chance de termos uma nevasca e ela fazer o período 2001-2010 deixar de entrar para a história como "The snowless decade".

Link to comment
Share on other sites

O tempo abriu bastante durante a manhã. Agora venta de oeste e a temperatura está bem agradável.

 

Segundo algumas previsões que andei vendo, há boas possibilidades de geada na próxima manhã em alguns locais do interior de Santa Catarina.

Link to comment
Share on other sites

12Z agora traz um frio muito parecido com todos que já tivemos até agora esse ano. É bem meia-boca e traz mais frio para o MS do que para a maioria das regiões do Sul do Brasil.

 

Começo a ficar preocupado com o padrão que está se instalando...

 

As altas polares constantemente se dividindo e com partes significativas do frio ganhando deslocamento zonal ainda em altas latitudes... E uma sequencia de formação de ciclones com pouco ar frio para ser puxado...

 

Seria um padrão de inverno terrível e que eu nunca vivenciei, he he he. Ou seja, quando achamos que todas as alternativas em termos de falta de condições para neve boa e para MPs históricas já ocorreram em termos de padrão atmosférico na década de 2000, surge um novo padrão não nivoso. Será?

Link to comment
Share on other sites

12Z agora traz um frio muito parecido com todos que já tivemos até agora esse ano. É bem meia-boca e traz mais frio para o MS do que para a maioria das regiões do Sul do Brasil.

 

Começo a ficar preocupado com o padrão que está se instalando...

 

As altas polares constantemente se dividindo e com partes significativas do frio ganhando deslocamento zonal ainda em altas latitudes... E uma sequencia de formação de ciclones com pouco ar frio para ser puxado...

 

Seria um padrão de inverno terrível e que eu nunca vivenciei, he he he. Ou seja, quando achamos que todas as alternativas em termos de falta de condições para neve boa e para MPs históricas já ocorreram em termos de padrão atmosférico na década de 2000, surge um novo padrão não nivoso. Será?

 

penso que o frio será bem distribuido pelo Sul e centro do país. O MT e SP deverão ter temperaturas muito baixas. O Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul seriam pegos de cheio, entre 1 e 10 de junho.

 

Aqui em Cascavel as máximas ficarão rondando 10°C na segunda e na terça, com possibilidade de até menos e céu bem nublado.

 

Parece com junho de 2001!

 

Mas reparem que o GFS vem empurrando... empurrando o frio mais pra trás, rs

Link to comment
Share on other sites

Esquentou demais! Cidade vizinha de Jaraguá, Massaranduba está com calorosos 28,7ºC. Corupá também está muito quente, uma vez que a máxima de 26,3ºC é a mais alta desde o dia 4 de maio.

 

Pelo menos há poucas nuvens e a mínima não deverá ser um desastre amanhã...

 

:evil:

Link to comment
Share on other sites

Zé, esse outono tem sido excepcional para o CO e SE brasileiro. Para gente tá bem chonga-monga. Se esse padrão se mantiver (noc-noc-noc na madeira), talvez 1998 seja seu grande análago.

 

Como havia postado aqui anteontem, o Salgado Filho, desde que começou a repassar dados ao wunderground, jamais registrou um mês de maio tão xôxo. Temos a menor máxima absoluta já registrada (25C) e, ao mesmo tempo, a maior mínima absoluta já registrada (8C).

 

Canela está ainda pior. A mínima absoluta está em 7,3C (pode baixar um pouco mais amanhã) e a máxima em 22,6C. São apenas 15,3C de amplitude no mês de maio. É chato demais, embora ainda prefire isso ao calor.

Link to comment
Share on other sites

Não posso deixar de registrar o fenomenal dia de sol que temos hoje aqui em POA depois infinitos dias de chuva, névoa e meléca. O vento sul veio com tudo. Limpou o céu. Parece que tudo está brilhando lá na rua. Como diria Milton Leite: "Quêêê beleeeeza!"

 

Teremos um belo resfriamento noturno essa noite. Fazia tempo.

Link to comment
Share on other sites

12Z agora traz um frio muito parecido com todos que já tivemos até agora esse ano. É bem meia-boca e traz mais frio para o MS do que para a maioria das regiões do Sul do Brasil.

 

Começo a ficar preocupado com o padrão que está se instalando...

 

As altas polares constantemente se dividindo e com partes significativas do frio ganhando deslocamento zonal ainda em altas latitudes... E uma sequencia de formação de ciclones com pouco ar frio para ser puxado...

 

Seria um padrão de inverno terrível e que eu nunca vivenciei, he he he. Ou seja, quando achamos que todas as alternativas em termos de falta de condições para neve boa e para MPs históricas já ocorreram em termos de padrão atmosférico na década de 2000, surge um novo padrão não nivoso. Será?

 

Este padrão é bom para o centro-oeste e sudeste, pois o ar frio e seco, ainda que

meia-boca, é diretamente jogado para estas regiões. O Sul fica cheio de nuvens

e chuva, com máximas baixas e nada de geada, culpa do dinâmica proporcionada

pelos ciclones, se formando muito dentro do continente.

 

Este atual anticiclone no extremo sul do continente, bem forte, não vai nem esbarrar

aqui. TENSO.

 

Mas insisto que, se mantivermos este atual padrão, cedo ou tarde teremos NESTE

inverno algum episódio onde ar muito gelado em altitude será suficiente para causar

boa quantidade de neve nas serras do sul. O que quero dizer é que, estes ciclones

estão se formando muito próximos ou até mesmo dentro do continente, certo ? pois

então, creio que em algum momento deste inverno o ciclone será forte o suficiente

para puxar significativo ar frio e causar a nevasca. Sim, seria uma nevasca, tipo

1965, justamente pelos ciclones estarem se formando muito próximos de nós este ano.

Mas, és tu e o Caio quem tem o "best winter feeling", o que acham disso ? hehehe

Link to comment
Share on other sites

Não posso deixar de registrar o fenomenal dia de sol que temos hoje aqui em POA depois infinitos dias de chuva, névoa e meléca. O vento sul veio com tudo. Limpou o céu. Parece que tudo está brilhando lá na rua. Como diria Milton Leite: "Quêêê beleeeeza!"

 

Teremos um belo resfriamento noturno essa noite. Fazia tempo.

Eu sou cético e pessimista quanto à noite de céu limpo. Sabe como é POA, né, mas teríamos de ver a sondagem por balão no nosso aeroporto para ver se há ar seco em altura. Aqui em casa a menor u.r. foi de 60% e a máxima atingiu 21,0°. É ainda um valor bem modesto, tanto na umidade quanto na temperatura. Mas é realmente um dia bonito. De dar gosto. :D

 

Agora faz 19,6°com 62% e venta de SO a 8,7 km/h. A maior rajada atingiu 29,6 km/h. Na casa do vizinho a uns 45 ou 50 pássaros sobre o detalhado, hehe. Reflexos dos dia bonito.

 

Abraços bonitos!

Link to comment
Share on other sites

Renan, concordo contigo. Basta pegarmos o mapa da neve em 1965. Vamos ver que a baixa se formou dentro do continente. Após, jogou bastante frio e nevou uma "barbaridade". A dinâmica tá parecida. Agora, persistir na mesma dinâmica até o final do inverno, vamos ver...

 

Isso mesmo, grande Gamboa, se o padrão se mantiver até o final do inverno, teremos

poucas invasões grandes de ar frio este ano, mas quando vierem, poderão nos despertar

fortes emoções em relação à neve, hehehe

Link to comment
Share on other sites

12Z agora traz um frio muito parecido com todos que já tivemos até agora esse ano. É bem meia-boca e traz mais frio para o MS do que para a maioria das regiões do Sul do Brasil.

 

Começo a ficar preocupado com o padrão que está se instalando...

 

As altas polares constantemente se dividindo e com partes significativas do frio ganhando deslocamento zonal ainda em altas latitudes... E uma sequencia de formação de ciclones com pouco ar frio para ser puxado...

 

Seria um padrão de inverno terrível e que eu nunca vivenciei, he he he. Ou seja, quando achamos que todas as alternativas em termos de falta de condições para neve boa e para MPs históricas já ocorreram em termos de padrão atmosférico na década de 2000, surge um novo padrão não nivoso. Será?

 

Este padrão é bom para o centro-oeste e sudeste, pois o ar frio e seco, ainda que

meia-boca, é diretamente jogado para estas regiões. O Sul fica cheio de nuvens

e chuva, com máximas baixas e nada de geada, culpa do dinâmica proporcionada

pelos ciclones, se formando muito dentro do continente.

 

Este atual anticiclone no extremo sul do continente, bem forte, não vai nem esbarrar

aqui. TENSO.

 

Mas insisto que, se mantivermos este atual padrão, cedo ou tarde teremos NESTE

inverno algum episódio onde ar muito gelado em altitude será suficiente para causar

boa quantidade de neve nas serras do sul. O que quero dizer é que, estes ciclones

estão se formando muito próximos ou até mesmo dentro do continente, certo ? pois

então, creio que em algum momento deste inverno o ciclone será forte o suficiente

para puxar significativo ar frio e causar a nevasca. Sim, seria uma nevasca, tipo

1965, justamente pelos ciclones estarem se formando muito próximos de nós este ano.

Mas, és tu e o Caio quem tem o "best winter feeling", o que acham disso ? hehehe

 

Não sei se concordam comigo mas acho que esse padrão pode ser o "cara" capaz de trazer as grandes nevadas para o sul. Observem que de uns anos pra cá, várias vezes tivemos grandes anticiclones atingindo de raspão o Brasil, com grande potencial de frio em altitude mas com seu núcleo pegando em cheio a argentina e nos sobrando apenas a borda da pizza. Culpávamos o ciclone mal posicionado que, longe da costa e formando-se lá embaixo, jogava ar extremamente frio e seco para, no máximo, o RS e parte de SC deixando todo o restante do centro-sul com grande quantidade de nuvens e umidade.

Portanto, creio que o padrão atual é o ideal.

Link to comment
Share on other sites

Tomara que neve muito, e esse padrao venha pra ficar.

Nao sei vcs, mas to achando 2010 um dos melhores em termos climaticos, exceto as chuvas do inicio do ano.

Ja imaginaram uma mudança assim ? Pelo o que estou vendo, teremos um inverno historico.

 

Seja bem vindo, continue postando por aqui!

Aliás, em que cidade você mora? Complete esta informação no seu perfil.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Nao quero se otimista demais,mas essa noite vai ser ''AQUELA NOITE''de frio de verdade.O ar esta extremamente seco aqui em santa rosa.O satelite de vapor indica isso.http://rammb.cira.colostate.edu/ramsdis/online/rmtc.asp#Sector%201.Projeto minimas entre 3 e 4ºc no minimo.Talvez a minima do ano até agora.Quero ver depois mais a difernaç de temperatura entre o topo e a baixada.

Link to comment
Share on other sites

Viram a última rodada do Global do Inpe? Coloca 1°C para Araraquara (30km daqui) nos dias 6 e 7, com uma máxima de 13/14°C.

 

Este modelo sugere uma alta de 1040mb a NO da Argentina já em 120hrs

duvido!!!

Link to comment
Share on other sites

Marcão: Eu sou cético e pessimista quanto à noite de céu limpo.

 

Marcão, nunca esqueço a noite que você disse que morderia arame farpado. Como o vórtice (antecipou)....creio que MM em ação, logo...logo....

Tem nebulosidade em praticamente todo o S e centro do RS, e em parte do oeste. O vórtice parece não colocar umidade para cá, mas pelo giro do ar mais frio é possível que aqui feche. Tem nuvens à SO de POA.

 

Agora, bons 17,3° com 71% e vento de SE a 2,3 km/h. Esse maio está tão ruim de frio que estou achando bom demais essa temperatura agora. Vai estragar.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.