Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

A borda da serra (pode chamar de serra mesmo Shima), se Caxias pode ser chamada de Serra Gaúcha, por que aqui não pode?

 

Meu amigo, o termo "serra" no Brasil é errado por que aqui geologicamente não existe serra.

 

Serra disso, daquilo, é uma popularização da impropriedade. O correto é Cuesta, escarpa, borda ou reverso de planalto...

 

Como eu disse, "serra" é um termo popular. Imagina: "Escarpa do Mar", "cuesta gaúcha", "reverso do planalto da matiqueira". Soaria estranho, mas é o correto.

 

O Marcos é autoridade neste assunto e pode nos dar uma aulinha, de graça... 8-) 8-)

 

Abçs

 

 

PS: Antes que o Mafili venha com as deixas dele, no Brasil há um Serra, que quer ficar morada no meio do país... :lol: :lol:

Não existe serra no Brasil. Serras são formadas por dobramentos modernos, ou seja: montanhas! Estão relacionadas às mudanças recentes na crosta terrestre (no máximo 200 milhões de ano, se não me engano). Temos serras nos Andes, Himalaia, Rochosas, etc. E a estética típica é aquele formato em pico, com grandes ondulações e grande altitude!

 

O que temos no Brasil são escudos cristalinos, resultado de formação geológica mais antiga e desgastada com o tempo. É o caso do Planalto Médio (o que inclui a "Serra" Geral), o Planalto Central, além de uma miríade de formações cristalinas espalhadas pelo país. Estivéssemos sobre o contato entre duas placas tectônicas e teríamos serra.

 

Também não podemos confundir escudo com planalto. Escudo se refere à uma estrutura geológica; planalto é a forma do relevo. Planalto é o corpo e o escudo seu conteúdo. E não necessariamente temos escudos em planaltos. Eles podem estar espalhados em áreas de pouca altitude e recobertos por sedimentos. Mas aí não sei dar mais detalhes.

 

Não sei se se pode falar em escarpa na borda do planalto. Mas, enfim, teria de dar uma olhada na terminologia.

 

Só para não fugir do tópico: tenho 17,8° com 85% e nubladaço.

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechado e mínima de 15,0° aqui em casa. Deu 15,1° no INMET. Uma lástima!! Ontem, nossa mínima só não foi maior do que Tramandaí (pau a pau) e Mostardas. Do resto ficamos comendo poeira. E hoje creio que fez mais frio até em Morretes, no PR, mas os dados da madrugada por lá não foram registrados.

 

A MetSul pelo Correio do Povo (http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=239&Caderno=0&Noticia=145331) dá variação de 10° a 14° 2ª-feira e mínimas de 8° na 3ª e 6° na 4ª. Pela situação e pelo meu pessimismo, creio que não baixemos dos 8°, e tenho até mesmo minhas dúvidas se baixo dos 10° aqui em casa. A coisa está realmente HORRÍVEL!!!

 

Assim vou ficar com saudades até de 1998!!

 

Agora faz 17,9° com 85%. Pressão alta: 1024,7 mb e não há vento. O sol começa a aparecer.

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Shima. O mesmo me disse meu filho que está no ensino médio.

Fiquei olhando para ele. Acho que o Marcos tem razão.

 

Com relação ao frio da outra semana não estou nenhum pouco empolgado. Desde que os modelos secaram a atmosfera fiquei assim.

 

Nada de normal, estamos voltando a ter MPs sem ciclones ou umidade suficiente para neve. Quiçá isto não permaneça assim todo o inverno. Senão teremos a repetição de 2007.

Hoje, todo mundo se quebrou com a previsão: o tempo está fechado e ficou nublado até agora. Abriu um pequeno sol, timidamente.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, não vamos complicar, se há décadas chamamos a região da serra Gringa de Serra Gaúcha, solicito apenas o tratamento equânime,.Ou aqui é serra de SP?

É Alto da Serra do Botucaraí e é uma das serras gaúchas como é a do Caverá, de Encruzilhada etc.

E já disse umas quantas vezes e repito, no que tange ao regime de precipitações, o Alto da Serra do Botucaraí, está muito mais para a Serra Gringa do que para o Planalto Médio.Olhem, observem as imagens de satélite, há anos elas comprovam o que tenho dito.

Link to comment
Share on other sites

Nada de normal, estamos voltando a ter MPs sem ciclones ou umidade suficiente para neve. Quiçá isto não permaneça assim todo o inverno. Senão teremos a repetição de 2007.

Se for para repetir 2007, que Deus te ouça!! Fica, junto com 1994, 1996, 2000 e 2009 (esse último nem tanto) como os invernos inesquecíveis! Os demais são razoáveis ou esquecíveis! Mas ter um novo 2007 e ter a neve é um detalhe: basta 1 ciclone mais ao norte e a neve vem, mesmo que isso signifique mínimas ruins para nós. O que não dá é ficar como está: um monte de ciclones sem frio decente e oceano aquecido. Estou realmente preocupado com nosso quadro até agora.

 

Por outro lado, também não podemos esquecer que em 1994 tivemos praticamente ausência de frio até junho. Só no final daquele mês tivemos bom frio! Por outro lado, o outono de 1994 teve uma dinâmica melhor do que agora, porque ao menos havia entrada de mP´s e o tempo secava, depois chovia, esfriava um pouco e secava de novo. Dessa vez não temos nem isso!! :|

 

Mas vamos esperar.

 

Agora com 18,1° e 85%. Vê se pode. Com essa umidade a gente NÃO CHEGA a 15° na noite seguinte.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, não vamos complicar, se há décadas chamamos a região da serra Gringa de Serra Gaúcha, solicito apenas o tratamento equânime,.Ou aqui é serra de SP?

É Alto da Serra do Botucaraí e é uma das serras gaúchas como é a do Caverá, de Encruzilhada etc.

E já disse umas quantas vezes e repito, no que tange ao regime de precipitações, o Alto da Serra do Botucaraí, está muito mais para a Serra Gringa do que para o Planalto Médio.Olhem, observem as imagens de satélite, há anos elas comprovam o que tenho dito.

Insisto, além de ter unanimidade dos geógrafos: NÃO HÁ serra no Brasil!! Temos NOMES de "Serra"! Isso porque nossas formações são TODAS antigas, inclusive o Morro da Igreja e os demais picos brasileiros! As únicas formações recentes são as planícies sedimentares. Isso não tira o destaque de algumas regiões por seu formato. A questão e que é tudo velho e desgastado com o tempo.

 

A formação do território brasileiro é bem simples, apesar de sua vastidão.

 

Fosse a 100 milhões de anos atrás e teríamos a Serra do Botucaraí muito mais elevada. Os morros de POA têm 300 milhões de anos e parece que tinham 3000 m nos primeiros momentos. Veja só.

 

Agora 18,3°. Esquentando mesmo nublado.

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, não vamos complicar, se há décadas chamamos a região da serra Gringa de Serra Gaúcha, solicito apenas o tratamento equânime,.Ou aqui é serra de SP?

É Alto da Serra do Botucaraí e é uma das serras gaúchas como é a do Caverá, de Encruzilhada etc.

E já disse umas quantas vezes e repito, no que tange ao regime de precipitações, o Alto da Serra do Botucaraí, está muito mais para a Serra Gringa do que para o Planalto Médio.Olhem, observem as imagens de satélite, há anos elas comprovam o que tenho dito.

Insisto, além de ter unanimidade dos geógrafos: NÃO HÁ serra no Brasil!! Temos NOMES de "Serra"! Isso porque nossas formações são TODAS antigas, inclusive o Morro da Igreja e os demais picos brasileiros! As únicas formações recentes são as planícies sedimentares. Isso não tira o destaque de algumas regiões por seu formato. A questão e que é tudo velho e desgastado com o tempo.

 

A formação do território brasileiro é bem simples, apesar de sua vastidão.

 

Fosse a 100 milhões de anos atrás e teríamos a Serra do Botucaraí muito mais elevada. Os morros de POA têm 300 milhões de anos e parece que tinham 3000 m nos primeiros momentos. Veja só.

 

Agora 18,3°. Esquentando mesmo nublado.

 

Abraços serranos!

Por que então tu te referes à Caxias do Sul , como serra?

Link to comment
Share on other sites

Marcos, não vamos complicar, se há décadas chamamos a região da serra Gringa de Serra Gaúcha, solicito apenas o tratamento equânime,.Ou aqui é serra de SP?

É Alto da Serra do Botucaraí e é uma das serras gaúchas como é a do Caverá, de Encruzilhada etc.

 

PH, dá uma relida no que eu disse:

 

 

Serra disso, daquilo, é uma popularização da impropriedade.

 

Como eu disse, "serra" é um termo popular. Imagina: "Escarpa do Mar", "cuesta gaúcha", "reverso do planalto da matiqueira". Soaria estranho, mas é o correto.!

 

Ninguém disse que esta ou aquela região pode chamar de serra e a sua não. Dissemos que em NENHUM lugar do Brasil isso é correto.

 

Apesar do termo serra ser POPULAR, ele é errado, seja para Serra Geral, Gringa, da Mantiqueira, do Caverá, do Mar... Entendeu? ;)

Tudo bem Shima, mas repito a pergunta feita ao Marcos:

Como vc chama a região de Caxias?

Link to comment
Share on other sites

Para quem duvida, eu já estava preparado para as críticas, então resolvi tirar fotos do termometro marcando a mínima e seu horário. Abaixo tem alguns:

 

Mínima dia 11/05: 8,9°C

DSC02143_589x442.jpg

 

Mínima dia 13/05: 6,4°C

DSC02149_589x442.jpg

 

Mínima dia 20/05: 7,5°C

DSC02154_589x442.jpg

 

Mínima dia 21/05: 7,2°C

DSC02155_589x442.jpg

 

Mínima de hoje: 14,1°C

DSC02156_589x442.jpg

 

;)

 

Não estou bravo, de maneira nenhuma...simplesmente para evitar voltar naquele assunto antigo...não quero me afastar do BAZ novamente.

Link to comment
Share on other sites

A Serra do Botucaraí, se eleva abruptamente no centro do RS, a altitudes de 600 a 827m,queiram ou não este relevo causa sim nebulosidade e precipitação e quando em quadro favorável, neve.

 

Paulo, podes passar a cordenada da fomasa Raia da Pedra pelo Google Earth pra matar a minha curiosidade?

Tranquilo Caio, te passo em graus decimais 3 pontos entre os mais elevados, mas antes de qualquer comentário, saiba que estivemos nos referidos locais, acompanhados de um geógrafo eu e o Shimutz, e não confio muito no Google Earth quanto sua a sua precisão, pois nos mapas do Exército, tem um ponto de 819m, e dezenas de cotas de 800m.Fizemos verificações com GPS e no local que dá 817m no Google Earth, deu 815m(GPS), no outro ponto onde marca 810m pelo Google, medimos 821m(perto do Marcelo Comin, Shima).Igualmente próximo ao ponto de 820m em Campo Bonito Itapuca, medimos 827m pelo GPS.

Aí estão para análise (altitudes pelo Google Earth):

Raia da Pedra, próximo a sede da comunidade 817m Lat -28.716799º e Lon -52.318098º

Raia da Pedra, próximo ao Marcelo Comin 815 Lat -28.719836º e Lon -52.280480º

Campo Bonito Itapuca (o mais alto da região) 820m -28.758639º e Lon -52.221294º

Ressalto que podem haver variações para mais ou para menos, num comparativo com GPS e com mapa de relevo, no entanto, com CERTEZA, estes locais estão acima de 800m.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP vai ser identica a de junho/09, inclusive o dia 31/05, 01/06 e 02/06, igual igual, da até medo. :shock: :shock:

 

Cascavel deve ter máxima de 11° dia 31/05 e 9° no dia 01/06

 

João, mas em junho de 2009 teve geada em todo o Estado do Paraná, inclusive no Norte do Estado e regiões mais baixas!! Se repetir aquele frio, acho q está de bom tamanho por enquanto...

Tomara, em Toledo por exemplo negativou, se for um poquinho mais forte do que de 2009 acho q seria perfeito!!

 

Sds.

A estação de Toledo fica em uma baixada a 20km da estação de Cascavel... Ja fez 5° lá esse ano... A estação de Cascavel mal baixou de 7,1°, e aqui no centro 8,3°

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa década está sendo uma gangorra em termos de inverno, e o padrão desse 2010 por hora nao consigo ver semelhança de padrão com nenhum outro ano dessa década, não estamos tendo bloqueios, nem eventos extremos tanto de calor quanto de frio, o problema está lá embaixo! na fábrica de MP´s, até agora América do Sul não teve nenhum evento significativo de frio, mas meio cedo ainda pra desesperto. Essa década eu qualificaria como;

 

2000 foi épico

2001 ruim

2002 razoável pois teve neve

2003/2004/2005 invernos de una forma geral ruins, apesar de terem ondas de frio fortes nesses anos, e várias quireras no inverno de 2004.

2006 meio termo, qualificaria entre normal e bom, não dá pra dizer que foi excelente nem ruim.

2007/2008/2009, aí foi um triozinho que eu qualifico como de excelente para muito bom a bom

Link to comment
Share on other sites

Essa década está sendo uma gangorra em termos de inverno, e o padrão desse 2010 por hora nao consigo ver semelhança de padrão com nenhum outro ano dessa década, não estamos tendo bloqueios, nem eventos extremos tanto de calor quanto de frio, o problema está lá embaixo! na fábrica de MP´s, até agora América do Sul não teve nenhum evento significativo de frio, mas meio cedo ainda pra desesperto. Essa década eu qualificaria como;

 

2000 foi épico

2001 ruim

2002 razoável pois teve neve

2003/2004/2005 invernos de una forma geral ruins, apesar de terem ondas de frio fortes nesses anos, e várias quireras no inverno de 2004.

2006 meio termo, qualificaria entre normal e bom, não dá pra dizer que foi excelente nem ruim.

2007/2008/2009, aí foi um triozinho que eu qualifico como de excelente para muito bom a bom

 

E as temps negativas ontem em Bariloche ao meio dia?

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z e a situação não mudou. As mínimas para a terça e quarta continuam em 4ºC, apenas com algumas variações de décimos entre as rodadas. A queda de temperatura deve ser muito rápida a partir da tarde de segunda-feira, pois antes disso a atmosfera já estará mais seca mas ainda sem muito frio.

 

Agora céu completamente nublado. Aqui o dia começou bem agradável e com uma forte neblina que só se dissipou por volta das 9 horas.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius Lucyrio, que inveja de ver tua estação assim!!! :) Saudades de ver 7,X° aqui em casa, hehe.

 

Por que então tu te referes à Caxias do Sul , como serra?

É o modo de dizer. Além do que o termo "serra" também é utilizado para nomes próprios: Serra do Botucaraí, Serra Geral, Serra da Canastra, etc, etc.

 

Popularmente não há a menor necessidade de ser estritamente científico. Eu continuo dizendo que Caxias do Sul fica na serra, bem como continuo chamando Serra do Botucaraí de Serra do Botucaraí.

 

Agora tenho 19,7° com 84%. Deu até chuvisco por aqui. Nublado e venta de NE a 2,4 km/h. Pressão em 1022,8 mb.

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

Essa década está sendo uma gangorra em termos de inverno, e o padrão desse 2010 por hora nao consigo ver semelhança de padrão com nenhum outro ano dessa década, não estamos tendo bloqueios, nem eventos extremos tanto de calor quanto de frio, o problema está lá embaixo! na fábrica de MP´s, até agora América do Sul não teve nenhum evento significativo de frio, mas meio cedo ainda pra desesperto. Essa década eu qualificaria como;

 

2000 foi épico

2001 ruim

2002 razoável pois teve neve

2003/2004/2005 invernos de una forma geral ruins, apesar de terem ondas de frio fortes nesses anos, e várias quireras no inverno de 2004.

2006 meio termo, qualificaria entre normal e bom, não dá pra dizer que foi excelente nem ruim.

2007/2008/2009, aí foi um triozinho que eu qualifico como de excelente para muito bom a bom

 

2000: de tão épico, acho que não voltarei a ver aquilo de novo.

2001/2002/2003: meia-bocas, porém com alguns epísódios interessantes.

2004: discordo de ti, Krepsky. Achei esse ano excepcional. Muitas ondas de frio, dois episódios de neve na serra gringa, médias baixas e um mega evento no encontro em SJ. Fez -7ºC lá.

2005/2006: Horríveis e desesperadores. Quase entrei na onda do aquecimento global nestes dois anos.

2007/2008/2009: Sensacionais, embora pouco nivosos.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pessoal:

Não tinha a menor idéia desta conversa toda de serra. Está ficando claro.

 

Fosse a 100 milhões de anos atrás e teríamos a Serra do Botucaraí muito mais elevada. Os morros de POA têm 300 milhões de anos e parece que tinham 3000 m nos primeiros momentos. Veja só.

 

Marcos: Dê uma ajuda....300 milhões de anos no passado provavelmente POA estaria muito próxima ao equador....ou por aí. Creio que com alguma nebulosidade.

 

Por outro lado "explica" parcialmente como os dinossauros foram parar em Santa Maria...rolando morro abaixo.

 

Abraços rolantes.

Poxa, eu não sei. Me parece que era mais próxima, mas também não sei se as simulações que vi da evolução da deriva continental levavam em conta a posição latitudinal dos continentes.

 

Sei que no filme "2012", quando revelam que o Pólo Sul passou a localizar-se no meio do norte dos EUA (o pólo magnético foi invertido), a linha do Equador passa exatamente em cima de POA!!! :shock: :lol: Sério!! Não estou brincando!! No filme aparece o globo com a nova configuração dos continentes e a América do Sul está na diagonal, com o equador cruzando exatamente no extremo-sul do Brasil desde POA até a fronteira com o Uruguai. Quando verem a cena prestem atenção. O filme "2012" FERROU com o frio do Sul, hehehe!! :lol:

 

Agora 19,9° e o sol tenta aparecer. Não temos frio algum aqui. Estamos em 2012. :lol:

 

Abraços equatoriais!

Link to comment
Share on other sites

Belas mínimas na serra no dia de hoje. Quase negativamos, mas isso deve ocorrer no começo da próxima semana mesmo.

 

Segundo informações no site da Climaterra:

 

SÃO JOAQUIM/PERICÓ/MALWEE; 0,4°C/GEADA

 

SÃO JOAQUIM/VILA FRANCIONI; 0,6°C/GEADA

 

URUPEMA/EPAGRI; 1,5°C/GEADA

 

SÃO JOAQUIM/CLIMATERRA; 2,2°C/GEADA

 

SÃO JOAQUIM/INMET; 2,8°C/GEADA

Link to comment
Share on other sites

Vinicius Lucyrio, que inveja de ver tua estação assim!!! :) Saudades de ver 7,X° aqui em casa, hehe.

 

Por que então tu te referes à Caxias do Sul , como serra?

É o modo de dizer. Além do que o termo "serra" também é utilizado para nomes próprios: Serra do Botucaraí, Serra Geral, Serra da Canastra, etc, etc.

 

Popularmente não há a menor necessidade de ser estritamente científico. Eu continuo dizendo que Caxias do Sul fica na serra, bem como continuo chamando Serra do Botucaraí de Serra do Botucaraí.

 

Agora tenho 19,7° com 84%. Deu até chuvisco por aqui. Nublado e venta de NE a 2,4 km/h. Pressão em 1022,8 mb.

 

Abraços serranos!

Agora estamos falando a mesma linguagem.

Falando em serra, um lugar que acho muito legal, pelo menos pelo Google é Jaquirana.

Link to comment
Share on other sites

Essa década está sendo uma gangorra em termos de inverno, e o padrão desse 2010 por hora nao consigo ver semelhança de padrão com nenhum outro ano dessa década, não estamos tendo bloqueios, nem eventos extremos tanto de calor quanto de frio, o problema está lá embaixo! na fábrica de MP´s, até agora América do Sul não teve nenhum evento significativo de frio, mas meio cedo ainda pra desesperto. Essa década eu qualificaria como;

 

2000 foi épico

2001 ruim

2002 razoável pois teve neve

2003/2004/2005 invernos de una forma geral ruins, apesar de terem ondas de frio fortes nesses anos, e várias quireras no inverno de 2004.

2006 meio termo, qualificaria entre normal e bom, não dá pra dizer que foi excelente nem ruim.

2007/2008/2009, aí foi um triozinho que eu qualifico como de excelente para muito bom a bom

 

2000: de tão épico, acho que não voltarei a ver aquilo de novo.

2001/2003/2007: meia-bocas, porém com alguns epísódios interessantes.

2004: discordo de ti, Krepsky. Achei esse ano excepcional. Muitas ondas de frio, dois episódios de neve na serra gringa, médias baixas e um mega evento no encontro em SJ. Fez -7ºC lá.

2005/2002/2006: Horríveis e desesperadores. Quase entrei na onda do aquecimento global nestes dois anos.

2008/2009: Sensacionais, embora pouco nivosos.

 

Perfeito Bruno, porém como estou no Paraná e não no RS, colocaria 2002 entre os desesperadores, péssimo, só teve a onda de frio em setembro e mais nada, quase não fez frio mesmo, e 2007 teve ótimos momentos aqui, alternados com bloqueios, o que pra mim acabou deixando o inverno meia-boca, porém bem melhor que 2002/2005 e 2006.

Com certeza aqui no Paraná foi a pior década em termos de frio que se tem notícia...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

15h

 

Pouco sol, muitas núvens e vento em Ctba. Agora, apenas 15ºC e frio.

 

15h

Muito sol, poucas nuvens, sem vento na Bahia. Agora, apenas 30ºC e calor :lol:

 

Semana que vem no feriado, acho que vo pegar só uma sobra de frio em Ctba...

 

17h

Encoberto, chuvisco eventual e sem vento. Agora, apenas 19ºC e úmido

 

:lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu retiraria qualquer chance de neve pelo americano visto a espessura e o frio para as camadas mais altas.

 

Será que não rola nem uma paraguaia ? (ou seria, "brasileira")

 

Vai rolar algo bem mais sulbrasileiro: geada forte!!!

 

Secará rapidamente, isto os modelos já previam, não permitindo a neve.

 

Mantivéssemos o deslocamento que estava ocorrendo, seriam fatal.

 

Mas, voltando ao padrão normal de não ter umidade. Caímos na normalidade geadana. Aliás, geada para mim é que nem neve para os russos, já vi muitas e muitas. Posso dizer que até enjoei de vê-la na infância na campanha.

 

Aqui choveu forte. Peguei uma pancadinha que não foi de se desperdçar.

Link to comment
Share on other sites

Eu retiraria qualquer chance de neve pelo americano visto a espessura e o frio para as camadas mais altas.

 

Será que não rola nem uma paraguaia ? (ou seria, "brasileira")

 

Vai rolar algo bem mais sulbrasileiro: geada forte!!!

 

Secará rapidamente, isto os modelos já previam, não permitindo a neve.

 

Mantivéssemos o deslocamento que estava ocorrendo, seriam fatal.

 

Mas, voltando ao padrão normal de não ter umidade. Caímos na normalidade geadana. Aliás, geada para mim é que nem neve para os russos, já vi muitas e muitas. Posso dizer que até enjoei de vê-la na infância na campanha.

 

Aqui choveu forte. Peguei uma pancadinha que não foi de se desperdçar.

 

Já aqui em POA geada é que nem neve para os joaquinenses, e olhe lá! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

 

Será que não rola nem uma paraguaia ? (ou seria, "brasileira")

 

Vai rolar algo bem mais sulbrasileiro: geada forte!!!

 

Secará rapidamente, isto os modelos já previam, não permitindo a neve.

 

Mantivéssemos o deslocamento que estava ocorrendo, seriam fatal.

 

Mas, voltando ao padrão normal de não ter umidade. Caímos na normalidade geadana. Aliás, geada para mim é que nem neve para os russos, já vi muitas e muitas. Posso dizer que até enjoei de vê-la na infância na campanha.

 

Aqui choveu forte. Peguei uma pancadinha que não foi de se desperdçar.

 

Já aqui em POA geada é que nem neve para os joaquinenses, e olhe lá! :twisted:

 

E aqui em Mauá então?..... Geada é como neve, sincelo e nevoeiro congelado pros curitibanos! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Tristeza de alguns, alegria de outros. Olha o que diz nosso hermano usuário do blog da Metsul:

 

maximiliano bellati - concordia disse (26/05/2010 15:32):

 

Hola amigos de metsul, en la meseta norte de la patagonia argentina se estan registrando importantes nevadas, como asi tambien en la ciudad de bariloche, la ciudad de neuquen ha sido una de las mas favorecidas con un manto blanco inusual para la region.

 

Vamos torcer agora pela neve em Buenos Aires na semana que vem, bem mais comum nos últimos anos do que nas Seerras sulinas! :twisted: :twisted:

...apesar de um único episódio significativo de neve em todo século XX.

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

18Z manteve o frio. A intensidade dele diminuiu, apenas.

 

Acho que agora já dá para afirmar duas coisas:

- o frio vem e será forte.

- não neva.

 

O nosso bom e velho GFS do ano passado. Ou seja, uma m...E eu que achava que o quadro geral não vinha se alterando dentro de 120 horas.... Estamos em 80-90h e ele tem mudado radicalmente (posição e intensidade do ciclone, temperaturas em 850 hpa, etc..). Não duvido que mude de novo, mas digo-lhes que só há um jeito de termos certeza quanto a ter neve decente em nossas bandas com mais de 12-24 horas de antecedência: termos um real cavalo polar, algo que não vemos a cara desde 2000.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.