Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

A coisa tá muito feia aqui na Grande Fpolis

a minha rua é alta em comparação com as outras e só alagou 1 vez em 2008, e hoje foi a maior de todas a água tá passando do joelho, na rua da frente tá passando da cintura

na esquina da rua tem carro de bombeiro e pessoas saindo de casa

a chuva parou um pouco, mas já ta voltando

aqui na cidade já tem 2 abrigos provisórios com mais de 300 pessoas

A via expressa que liga o continente a Ilha está interditado devido aos alagamentos e risco de queda de barreira

outras avenidas importantes de Floripa estão interditadas

aqui tem o blog que está acompanhando a situação: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=&section=Blogs&blog=790&tipo=1&coldir=1&topo=4023.dwt

e no twitter também: http://twitter.com/search?q=%23chuvaemSC

 

algumas fotos que eu tirei da minha rua:

http://img341.imageshack.us/img341/9259/img8256n.jpg

http://img26.imageshack.us/img26/1068/img8251o.jpg

http://img94.imageshack.us/img94/1657/img8247m.jpg

http://img214.imageshack.us/i/img8245h.jpg/

http://img171.imageshack.us/img171/4479/img8240j.jpg

 

foto das avenidas principais em Floripa

http://twitpic.com/1p1hn4

http://twitpic.com/1p0xpx

http://twitpic.com/1p13hf

Link to comment
Share on other sites

7h30, chuva fraca, mas as luzes aqui ainda não se apagaram... no mapa do satélite que o Simepar disponibiliza pra Recap, o grosso da ff já ultrapassou SP, e chegou a cair pancada pesada na madru. Mas, ainda tem nuvens bem pesadas por aqui, pelo menos no visual a partir do chão.

Teve 2 momentos que meu "barômetro" (um mostrador de previsão do tempo) indicou mau tempo: ontem e na chegada do ciclone de semana passada. Mas queda de pressão, ontem foi a primeira que vi desde 9/4.

Link to comment
Share on other sites

7h30, chuva fraca, mas as luzes aqui ainda não se apagaram... no mapa do satélite que o Simepar disponibiliza pra Recap, o grosso da ff já ultrapassou SP, e chegou a cair pancada pesada na madru. Mas, ainda tem nuvens bem pesadas por aqui, pelo menos no visual a partir do chão.

Teve 2 momentos que meu "barômetro" (um mostrador de previsão do tempo) indicou mau tempo: ontem e na chegada do ciclone de semana passada. Mas queda de pressão, ontem foi a primeira que vi desde 9/4.

 

Em Curita, a temp levou uma porrada de 13 pra 10 entre 4 e 5h. Em Londrina já faz 10 tb. Aqui, calor (pro horário e pra época) e espera pela virada. 18,2 ao sair de casa às 7h00 em Mauáboro-SP.

Link to comment
Share on other sites

Campo Grande amanheceu bastante fria e agora

faz 6ºC no aeroporto.

 

Enquanto isso, aqui há expectativa de chuva

ainda para hoje de manhã.

 

Já o GFS continua sinalizando

o frio para final de Maio. Variações na

intensidade e trajetória da MP ainda devem

ocorrer bastante, à medida em que

o evento se torna de curto prazo.

Melhor não falarmos de neve ainda :lol:

Link to comment
Share on other sites

Só fica uma dúvida: porque a altitude do MI (1615) e de SJ (12xx) estão 200 m inferior a realidade?

 

De início pensei que fosse algum fator de correção que usaste, mas depois percebi que Ctba está com seus corretíssimos 910 m (ou algo parecido).

É a altitude "real", que a grade de relevo do modelo usa. Para não mascarar com o valor correto, uso os valores reais do modelo para que vocês possam corrigir os valores, conforme a experiência de cada um. SJ e MI estão em terrenos de alta altitude, porém de pequena extensão territorial, não conseguem ser bem reproduzidos. Ao contrário, Curitiba, com altitude mediana e em um planalto de altitudes semelhantes e mais extenso, sim. Ficou claro?

A altitude de Soledade também está mais baixa no modelo, mas como disse o Marcelo a gente faz a correção.

Sobre a neve, claro que eu estava tirando onda,contudo a única esperança era no MI, mas foi bem enfocado pelo Shima os modelos mostravam que não havia frio em altura, além do que as nuvens eram de pouca altitude no sul do Brasil, não eram aquelas características de neve.Resumindo, mais um desperdício de quadro, já que se o ar polar fosse dos bem potentes, teríamos a ocorrência do fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Shima,

 

É correto dizer que as chances são minúsculas, considerando que o modelo pode estar subestimando o frio. Mas com a espessura em torno de 5550 m, se o modelo estiver certo eu fico com a banda de música do Caio! Uma coisa que eu aprendi nestes últimos anos de BAZ e modelos é que a espessura da camada 1000-500hpa tem de estar no máximo em 5450 m para que hajam boas chances de neve. E aí aim, esses 100 metros fazem toda a diferença!

 

Vlw

 

A menos de 5400 alta chance. Mais de 5500 creio que impossível.

 

Na neve do ano passado: 5340 metros para uma previsão de 120h do dia 28/5. Acertou na mosca a Neve, mas que a CLIMATERRA previa há mais de 6 dias.

 

 

Bom, disse tudo: a questão local é imperiosa. 8-)

 

Não esqueça que estes 160 metros a menos são para 500mb de atmosfera. A altura do MI é de cerca de 220 mb, o que daria um desconto de cerca de 70 metros. Vc acha isso tão relevante?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia gente!

 

Muito frio em Pato, a mínima ontem foi as 23:30, com 7,3°C,

 

hoje a mínima foi de 7,5°C acté agora, e no momento faz 9C com garoa,

bem menos ventoso que ontem, mas com essa temperatura e com a garoa e cerração

que temos, a sensação é de um baita frio mesmo!!

 

Brunão e demais, realmente, a semana que vem vai ser emocionaaaante,

a primeira baleia pra gente!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Na grande Fpolis a coisa foi feia, parece que na noite/madrugada choveu 250mm no INMET. Talvez em Palhoça tenha chovido mais, pois lá foram os maiores estragos. Hoje pela manhã algumas ruas do bairro Bela Vista ainda estavam alagadas, muita sujeira, também em algumas ruas do centro de Florianópolis.

 

A marginal da BR-101 estava interditada devido a alagamento em São José, e a própria 101 estava interditada nos dois sentidos no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Às 9:00 segundo a rádio CBN engarrafamento de cerca de 20km no sentido sul-norte.

No Estreito, na parte continental de Florianópolis, houve um deslisamento de terra que interditou uma das pistas da Via Expressa, na cabeceira da ponte Colombo Salles, que liga a ilha ao continente.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o amanhecer foi congelante em muitas cidades do Centro-Oeste

 

As mínimas:

 

5,5C Maracaju MS

6,4C Campo Grande MS

6,6C Sidrolândia MS

7,3C Rio Brilhante MS

7,5C Porto Murtinho MS

7,6C Nhumirim MS

7,6C Ivinhema MS

7,6C Miranda MS

8,1C Aquidauana MS

8,3C Ponta Porã MS

9,7C Amambaí MS

10,0C Sete Quedas MS

11,5C Coxim MS

11,7C Corumbá MS

11,8C Cáceres MT

12,1C Três Lagoas MS

12,7C São José do Rio Claro MT

13,2C Alto Taquari MT

13,3C Chapadão do Sul MS

13,4C São Vicente MT

13,5C Itiquira MT

13,6C Campo Verde MT

14,0C Pontes e Lacerda MT

14,0C Paranaíba

14,0C Salto do Céu MT

14,1C Comodoro MT

14,3C Diamantino MT

14,5C Cuiabá MT

14,8C Rondonópolis MT

15,4C São Simão GO

16,4C Mineiros GO

16,6C Jataí GO

 

Em Goiás foi um pouco mais quente devido a nebulosidade e pouco vento na maioria das localidades

Link to comment
Share on other sites

Visivelmente se nota uma dinâmica muito, mas muito diferente das habituais incursões de ar frio, quando a atmosfera SECA aqui. Desde a tarde de domingo com tempo instável, horas atrás era possível ver a lua, agora estamos cobertos por aquela garoa "inapreciável". Faz 10.4C aqui em casa, com rajadas em 17km/h, sensação de 4C.

 

Quando da neve em 1965, o ciclone se formou sobre o continente?

 

Quero isso ocorrendo no inverno!!!

 

 

Em 1965 tinha um puta bloqueio (coisa que dificilmente ocorrerá nos próximos meses), mas a massa polar era muito forte. Ela veio com ciclone lá nas Malvinas, ou seja, para nós sem ciclone, mas a frente que ficou estacionária por um tempo ocluiu, formando uma baixa sobre o sul do BR, semelhante a estas de agora. A partir daí foi frio e neve pra tudo que é lado.

Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas para o centro-oeste, mas amanhã elas deverão ser

melhores. Por aqui, ainda nada de chuva, mas percebe-se uma

névoa úmida que cobre a cidade. Muitas nuvens desde a manhã.

 

Pessoal, temos uma baleia polar apontada para a gente e que deve entrar aqui no outro fds. Alta de 1040hpa deve se formar no pacífico nas próximas horas. É o primeiro grande evento a ser monitorado.

 

É uma onda de frio bem forte, e já que ainda estamos sem ASAS e sem jato, creio

que mais uma vez todo o centro-sul seria atingido pela mesma.

Link to comment
Share on other sites

A FF só pegou sudoeste e extremo sul de Goiás, e mesmo assim não produziu boas mínimas. Mas pelo menos o dia não esquentou muito por lá.

 

12:00:

Itarumã 16,0

Mineiros 17,5

Caçu 18,1

*São Simão 17,5

Paraúna 19,0

*Jataí 19,8

Vincentinópolis 20,0

 

* = Estações auto-inmet. O resto é da Simego.

Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas para o centro-oeste, mas amanhã elas deverão ser

melhores. Por aqui, ainda nada de chuva, mas percebe-se uma

névoa úmida que cobre a cidade. Muitas nuvens desde a manhã.

 

Pessoal, temos uma baleia polar apontada para a gente e que deve entrar aqui no outro fds. Alta de 1040hpa deve se formar no pacífico nas próximas horas. É o primeiro grande evento a ser monitorado.

 

É uma onda de frio bem forte, e já que ainda estamos sem ASAS e sem jato, creio

que mais uma vez todo o centro-sul seria atingido pela mesma.

 

Por enquanto a maioria das saídas mostra trajetória maritimizada. Mas algumas das últimas saídas já colocaram um ciclone no Prata, o que começa a ser motivo de esperança. Mas ainda falta muito tempo, e isso é outro motivo de esperança. Dificilmente ele manteria uma trajetória continental até o evento desde 10 dias antes, he he he.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém percebeu a ENXURRADA em Floripa? Entre 22 h de ontem e 5 h dessa madrugada desabaram 186,2 mm de chuva no INMET!!!! :shock: :shock: :shock: Durante o dilúvio o vento chegou a 61 km/h! Como se pode perceber, foi uma noite maravilhosa na região!

 

No mesmo período caíram apenas 10,2 mm em Santa Marta. O grosso da chuva ficou por lá mesmo, porque nas cidades próximas pouco ou quase nada choveu. No Morro da Igreja houve alguma chuva moderada. E só.

 

Aqui em casa deu mínima de 13,1° pela manhã, mas o tempo fechado e o vento O mantém o frio e a sensação de frio. Faz 15,5° com 77% e venta de O a 10,0 km/h. Pressão em 1010,9 mb.

Link to comment
Share on other sites

Não fala, Marcos, não fala, que agora tá querendo abrir sol e já vai se aproximando de 17C.

Pior que se o tempo abrir e esquentar, com certeza o tempo fecha à noite. Ao que sei de POA, com o ciclone atuando, é virtualmente impossível o tempo ficar limpo à noite. Coisa rara. Se chegar a uns 18° e nublar a gente não baixa dos 15° nem com decreto papal.

 

Agora faz 16,2° com 74% e venta de O a 13,4 km/h. Ainda está bom.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Não fala, Marcos, não fala, que agora tá querendo abrir sol e já vai se aproximando de 17C.

Pior que se o tempo abrir e esquentar, com certeza o tempo fecha à noite. Ao que sei de POA, com o ciclone atuando, é virtualmente impossível o tempo ficar limpo à noite. Coisa rara. Se chegar a uns 18° e nublar a gente não baixa dos 15° nem com decreto papal.

 

Agora faz 16,2° com 74% e venta de O a 13,4 km/h. Ainda está bom.

 

Abraços pessimistas!

 

Marcos, estou começando a achar que esse ano dificilmente baixaremos de 5C, mas pelo visto dificilmente deixaremos de ter uma bela nevada na serra. Estou começando a ficar otimista nesse snetido.

Link to comment
Share on other sites

Depois um post mais completo. Mas o fato a ser destacado é o de que um anticiclone com mais de 1040hpa já começa a aparecer a ponto de bala muito próximo da Amérida do Sul no campo de 180hs, de maior (nem sempre) confiança. A sua trajetória daí pra frente já são outros quinhentos e ainda será objeto de muita discussão aqui no BAZ. Mas é a primeira baleia se ser formada no criadouro de MP's no pacífico sul.

Link to comment
Share on other sites

O GFS dá já nova MP para terça, com mínimas na faixa dos 5C na quarta, parece que é um adiantamento enfraquecido do que seria a baleia do FDS... ( ???)

 

Abraços

 

A princípio, parece que não. Seria OUTRA baixa a partir de terça-feira, mas desta vez entre o Uruguai e RS. Muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém percebeu a ENXURRADA em Floripa? Entre 22 h de ontem e 5 h dessa madrugada desabaram 186,2 mm de chuva no INMET!!!! :shock: :shock: :shock: Durante o dilúvio o vento chegou a 61 km/h! Como se pode perceber, foi uma noite maravilhosa na região!
Tche, olha as páginas anteriores com os relatos meus e de outros bazianos que moram na grande Floripa.
Link to comment
Share on other sites

Ninguém percebeu a ENXURRADA em Floripa? Entre 22 h de ontem e 5 h dessa madrugada desabaram 186,2 mm de chuva no INMET!!!! :shock: :shock: :shock: Durante o dilúvio o vento chegou a 61 km/h! Como se pode perceber, foi uma noite maravilhosa na região!
Tche, olha as páginas anteriores com os relatos meus e de outros bazianos que moram na grande Floripa.

 

Puxão de orelha no Marcos.

Link to comment
Share on other sites

Pior que se o tempo abrir e esquentar, com certeza o tempo fecha à noite. Ao que sei de POA, com o ciclone atuando, é virtualmente impossível o tempo ficar limpo à noite. Coisa rara. Se chegar a uns 18° e nublar a gente não baixa dos 15° nem com decreto papal.

 

Agora faz 16,2° com 74% e venta de O a 13,4 km/h. Ainda está bom.

 

Abraços pessimistas!

 

Marcos, estou começando a achar que esse ano dificilmente baixaremos de 5C, mas pelo visto dificilmente deixaremos de ter uma bela nevada na serra. Estou começando a ficar otimista nesse snetido.

Se essa for a dinâmica, assino embaixo!! Só com o frio de 1994 ou 2000, ou as maiores ondas polares de 2007 e 2009 com ciclone derrubam a temperatura abaixo dos 5° nessas condições.

 

Iremos para a serra rindo e voltaremos para POA chorando e batendo na parede.

 

Ninguém percebeu a ENXURRADA em Floripa? Entre 22 h de ontem e 5 h dessa madrugada desabaram 186,2 mm de chuva no INMET!!!! :shock: :shock: :shock: Durante o dilúvio o vento chegou a 61 km/h! Como se pode perceber, foi uma noite maravilhosa na região!
Tche, olha as páginas anteriores com os relatos meus e de outros bazianos que moram na grande Floripa.

 

Puxão de orelha no Marcos.

Ah, me desculpa! Eu tinha lido parte das mensagens desse fórum, que está muito corrido. Vi que tu colocaste a medição do INMET (250 mm) e há também as fotos do lucasc. De qualquer forma, me pareceu que a enxurrada aí teve pouco destaque nesse tópico.

 

Agora está 16,3° com 73% aqui e está nublando de novo para valer. Venta de O a 10,1 km/h.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

PH

 

Inmet, mínima hoje de 7.8ºC, nublado. Na Raia, acredito tenha chegado a 5ºC. :D:D

 

Agora 13h, vento fraco a moderado e 12ºC em Ctba.

 

Dá-lhe Curitchiba! :lol:

 

 

Quarta-feira 19-05-2010

às 7 da manhã, 11ºC,nublado

de tarde a temperatura não passou dos 13ºC,nublado

Agora 18:27 , 09,6ºC ,tempo aberto.

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Uhulll!! Tive máxima de 13,3°, a menor do ano até agora. No aeroporto a máxima foi de 13°, agora faz 12,5° com 96% e o acumulado de chuva hoje foi de 2,3mm :P minha mínima de manhã foi 8,6° e a do aeroporto 8°!!!

 

Aqui no Parque São Paulo a mínima foi de 8,2 e a máxima de 12,6°C. A umidade do ar ficou entre 93 e 97%.

 

E com isso, tivemos a menor máxima para o dia 19 de maio em toda a série histórica (1972 - 2010). A máxima de 13,3°C é bem menor do que a antiga marca de menor máxima para este dia, que ocorreu em 1974!

Link to comment
Share on other sites

A noite em Florianópolis foi muito forte. Chuvas, vento, uma tempestade e muita gente com problemas. Um caos! Muitos bairros sem luz, eu mesmo não pude postar nada pois fiquei das 22 até às 3 da manhã sem luz. A chuva estava intensa às 23h, caindo uma quantidade absurda d'água.

 

Não tenho nenhum registro aqui (tudo muito desorganizado), mas foi um temporal como poucas vezes tinha visto. As pontes ficaram interditadas para tráfego de motos e carros, coisa rara (pelo menos para carros). Muitos outdoors voaram e a água ocupou as ruas que não deram conta de escoar.

 

Hoje está tudo mais calmo. Graças!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.