Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Junho de 2007


Recommended Posts

  • Replies 408
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O frio antecipado de maio aumentou as expectativas sobre o inverno que começa nesta quinta-feira, 21 de junho, às 15h06min. Todos sentiram na pele os efeitos do frio, pois já ocorreram geadas e neve nos Estados do sul. A pergunta é: como vai se comportar o inverno 2007 e o que de fato podemos esperar do clima?

 

 

 

 

Embora o inverno seja a estação do ano associada com o frio, não tem sido esta a característica predominante dos últimos anos. Se analisarmos os 15 anos anteriores, podemos perceber que tivemos invernos típicos (frios), somente nos anos de 1994, 2000 e 2004.

 

 

 

 

De acordo com o meteorologista Paulo Etchichury da SOMAR Meteorologia, o que provoca essas variações no inverno são os fenômenos climáticos muito conhecidos pela população - o El Niño e La Niña, que alteram o clima no globo inteiro e bloqueiam as frentes frias e as massas de ar frio sobre a região Sul, impedindo que avancem até o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. O El Niño está associado com invernos quentes, enquanto na La Niña as temperaturas são amenas, porém sem frio extremo.

 

 

 

 

Segundo Etchichury, o que favorece ondas de frio mais intensas e freqüentes no inverno é uma condição de ano normal, ou seja, sem El Niño e nem La Niña. No entanto, o meteorologista chama a atenção para um novo episódio de La Niña que deve influenciar no comportamento do clima durante este inverno. A La Niña desvia as ondas de frio para o oceano ainda sobre o extremo sul do Brasil. As massas de ar polar conseguem avançar apenas por mar, vindo com menor intensidade e trazendo temperaturas baixas apenas para a faixa leste das Regiões Sul e Sudeste. "Por isso é que o inverno de 2007 pode frustrar expectativas, principalmente para aqueles que motivados pelo frio de maio esperavam que o frio continuasse e até se intensificassem durante julho e agosto" - diz Etchichury.

 

 

 

 

Com a La Niña, somente o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina ainda podem ter a influência de algumas ondas de frio. Isso não chega a causar inverno rigoroso, mas pelo menos deve ser um pouco mais frio que o do ano passado. No Paraná, na Região Sudeste e principalmente no Centro-Oeste, a maior parte do inverno vai apresentar temperaturas mais elevadas. Mesmo assim, não se pode descartar totalmente a possibilidade da ocorrência de alguma onda de frio nestas regiões. Segundo Etchichury, estas ondas de frio devem ser raras e de fraca intensidade. Para o Norte do Brasil a principal conseqüência é a redução do risco do fenômeno de "friagem" na parte sul da Região. Já o sul da Bahia, especialmente nas regiões da Chapada Diamantina, as temperaturas são mais baixas, em função da altitude

 

 

 

 

Outra característica associada com a La Niña é a redução das chuvas. A previsão é de um inverno seco na maior parte do Brasil. Nesse período, as chuvas ficam restritas no extremo Norte do Brasil e na faixa leste da região Nordeste mas, mesmo assim, deve chover menos que nos anos anteriores. Com o tempo seco aumentam os problemas relacionados com as queimadas, como a dificuldade de dispersão de poluentes. Com isso, a qualidade do ar nas grandes cidades se agrava e causa um aumento das doenças respiratórias e alérgicas.

 

 

 

 

Por fim, Etchichury alerta para o comércio nesta estação: "A ausência de frio é uma preocupação a mais para o comércio de artigos de inverno. Produtos como aquecedores, cama, mesa e banho, calçados e roupas há tempos não têm um período de boas vendas. E, ao que tudo indica, não vai ser este ano que vão se livrar dos estoques.:cry: :oops: :cry: :oops:

 

O que podemos dizer ao ler isso? Errar uma vez pode-se até tolerar, mas falar duas vezes que la niña desvia as massas para o aceano é demais para mim...

 

Lamentável.... Quanto ás previsões, não sei... Podem até não errar, mas isso só vai ocorrer se a menina não se aprofundar. Se o que o Alexandre falou sobre os modelos de clima se confirmar, ao menos a segunda metade do inverno deverá ser bem fria!

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio!

 

Pela 0Z temos o cenário ideal e uma pequena chance de neve, com frio seco no sul e a linha de 0oC a 850hpa patrolando todo o RS e SC.

 

Pela 12 Z a linha de 0Z a 850 hpa tangencia o sul do RS e o frio chega oceânico, úmido, e logicamente mais fraco.

 

A diferença entre as duas, advinhem qual é?: Lógico que é a posição do ciclone!

 

Uma coisa de bom podemos ter certeza: o veranicão já tem data para acabar. Se ele volta ou não, aí é outra história...

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio!

 

Pela 0Z temos o cenário ideal e uma pequena chance de neve, com frio seco no sul e a linha de 0oC a 850hpa patrolando todo o RS e SC.

 

Pela 12 Z a linha de 0Z a 850 hpa tangencia o sul do RS e o frio chega oceânico, úmido, e logicamente mais fraco.

 

A diferença entre as duas, advinhem qual é?: Lógico que é a posição do ciclone!

 

Uma coisa de bom podemos ter certeza: o veranicão já tem data para acabar. Se ele volta ou não, aí é outra história...

 

Rodada das 18Z voltou a dar um frio forte!

 

Agora -1,5ºC em 850hpa para Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio!

 

Pela 0Z temos o cenário ideal e uma pequena chance de neve, com frio seco no sul e a linha de 0oC a 850hpa patrolando todo o RS e SC.

 

Pela 12 Z a linha de 0Z a 850 hpa tangencia o sul do RS e o frio chega oceânico, úmido, e logicamente mais fraco.

 

A diferença entre as duas, advinhem qual é?: Lógico que é a posição do ciclone!

 

Uma coisa de bom podemos ter certeza: o veranicão já tem data para acabar. Se ele volta ou não, aí é outra história...

 

Acho que o veranicão, ao menos no Paraná, volta sim, e até a metade de agosto, só vai ser interrompido por algumas tréguas, como ocorreu no ano passado. No site do SIMEPAR, o prognóstico é, para o Paraná, de um inverno ligeiramente ACIMA da média.

Acho que vai ser tipo 2006, só que com veranicos menos prolongados.

De qualquer maneira, não deve ser grande coisa...

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio!

 

Pela 0Z temos o cenário ideal e uma pequena chance de neve, com frio seco no sul e a linha de 0oC a 850hpa patrolando todo o RS e SC.

 

Pela 12 Z a linha de 0Z a 850 hpa tangencia o sul do RS e o frio chega oceânico, úmido, e logicamente mais fraco.

 

A diferença entre as duas, advinhem qual é?: Lógico que é a posição do ciclone!

 

Uma coisa de bom podemos ter certeza: o veranicão já tem data para acabar. Se ele volta ou não, aí é outra história...

 

Acho que o veranicão, ao menos no Paraná, volta sim, e até a metade de agosto, só vai ser interrompido por algumas tréguas, como ocorreu no ano passado. No site do SIMEPAR, o prognóstico é, para o Paraná, de um inverno ligeiramente ACIMA da média.

Acho que apenas um pouco melhor do que o ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio!

 

Pela 0Z temos o cenário ideal e uma pequena chance de neve, com frio seco no sul e a linha de 0oC a 850hpa patrolando todo o RS e SC.

 

Pela 12 Z a linha de 0Z a 850 hpa tangencia o sul do RS e o frio chega oceânico, úmido, e logicamente mais fraco.

 

A diferença entre as duas, advinhem qual é?: Lógico que é a posição do ciclone!

 

Uma coisa de bom podemos ter certeza: o veranicão já tem data para acabar. Se ele volta ou não, aí é outra história...

 

Acho que o veranicão, ao menos no Paraná, volta sim, e até a metade de agosto, só vai ser interrompido por algumas tréguas, como ocorreu no ano passado. No site do SIMEPAR, o prognóstico é, para o Paraná, de um inverno ligeiramente ACIMA da média.

Acho que apenas um pouco melhor do que o ano passado.

 

Se isso se confirmar, o gráfico anual de temperaturas de Ctba ficará muito parecido com aquele que verificamos nos gráficos de cidades que apresentam climas de monções. Ao invés de um "V" clássico, seria formado um "W". Coisa bem louca...Aqui, ao menos neste inverno, acho q não vai ficar assim. Vai ser um "V" mesmo...

Link to comment
Share on other sites

O frio antecipado de maio aumentou as expectativas sobre o inverno que começa nesta quinta-feira, 21 de junho, às 15h06min. Todos sentiram na pele os efeitos do frio, pois já ocorreram geadas e neve nos Estados do sul. A pergunta é: como vai se comportar o inverno 2007 e o que de fato podemos esperar do clima?

 

 

 

 

Embora o inverno seja a estação do ano associada com o frio, não tem sido esta a característica predominante dos últimos anos. Se analisarmos os 15 anos anteriores, podemos perceber que tivemos invernos típicos (frios), somente nos anos de 1994, 2000 e 2004.

 

 

 

 

De acordo com o meteorologista Paulo Etchichury da SOMAR Meteorologia, o que provoca essas variações no inverno são os fenômenos climáticos muito conhecidos pela população - o El Niño e La Niña, que alteram o clima no globo inteiro e bloqueiam as frentes frias e as massas de ar frio sobre a região Sul, impedindo que avancem até o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. O El Niño está associado com invernos quentes, enquanto na La Niña as temperaturas são amenas, porém sem frio extremo.

 

 

 

 

Segundo Etchichury, o que favorece ondas de frio mais intensas e freqüentes no inverno é uma condição de ano normal, ou seja, sem El Niño e nem La Niña. No entanto, o meteorologista chama a atenção para um novo episódio de La Niña que deve influenciar no comportamento do clima durante este inverno. A La Niña desvia as ondas de frio para o oceano ainda sobre o extremo sul do Brasil. As massas de ar polar conseguem avançar apenas por mar, vindo com menor intensidade e trazendo temperaturas baixas apenas para a faixa leste das Regiões Sul e Sudeste. "Por isso é que o inverno de 2007 pode frustrar expectativas, principalmente para aqueles que motivados pelo frio de maio esperavam que o frio continuasse e até se intensificassem durante julho e agosto" - diz Etchichury.

 

 

 

 

Com a La Niña, somente o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina ainda podem ter a influência de algumas ondas de frio. Isso não chega a causar inverno rigoroso, mas pelo menos deve ser um pouco mais frio que o do ano passado. No Paraná, na Região Sudeste e principalmente no Centro-Oeste, a maior parte do inverno vai apresentar temperaturas mais elevadas. Mesmo assim, não se pode descartar totalmente a possibilidade da ocorrência de alguma onda de frio nestas regiões. Segundo Etchichury, estas ondas de frio devem ser raras e de fraca intensidade. Para o Norte do Brasil a principal conseqüência é a redução do risco do fenômeno de "friagem" na parte sul da Região. Já o sul da Bahia, especialmente nas regiões da Chapada Diamantina, as temperaturas são mais baixas, em função da altitude

 

 

 

 

Outra característica associada com a La Niña é a redução das chuvas. A previsão é de um inverno seco na maior parte do Brasil. Nesse período, as chuvas ficam restritas no extremo Norte do Brasil e na faixa leste da região Nordeste mas, mesmo assim, deve chover menos que nos anos anteriores. Com o tempo seco aumentam os problemas relacionados com as queimadas, como a dificuldade de dispersão de poluentes. Com isso, a qualidade do ar nas grandes cidades se agrava e causa um aumento das doenças respiratórias e alérgicas.

 

 

 

 

Por fim, Etchichury alerta para o comércio nesta estação: "A ausência de frio é uma preocupação a mais para o comércio de artigos de inverno. Produtos como aquecedores, cama, mesa e banho, calçados e roupas há tempos não têm um período de boas vendas. E, ao que tudo indica, não vai ser este ano que vão se livrar dos estoques.:cry: :oops: :cry: :oops:

 

O que podemos dizer ao ler isso? Errar uma vez pode-se até tolerar, mas falar duas vezes que la niña desvia as massas para o aceano é demais para mim...

 

Lamentável.... Quanto ás previsões, não sei... Podem até não errar, mas isso só vai ocorrer se a menina não se aprofundar. Se o que o Alexandre falou sobre os modelos de clima se confirmar, ao menos a segunda metade do inverno deverá ser bem fria!

 

Se o La nina desvia ondas para o oceano: como explicar o "corredor polar" que surgiu em maio? Ressaca do El Nino?

A gente escuta e vê cada absurdo!!!

Estes dias a Mariana Ferrão falou no Jornal da Band que uma das causas do aquecimento global é conseqüência do El Nino!!! Acho um absurdo levar a leigos uma desinformação dessas!!!!

 

Sabe-se hoje que muitos séculos atrás já ocorria o El Nino. Tanto que os nativos do Peru faziam rituais de oferenda humana aos Deuses para que parasse a intensidade das chuvas. Como a chuva parava após os sacrifícios humanos, eles acreditavam que os deuses tinham aceito o sacrifício humano. Isto foi comprovado pelo tipo de solo encontrado junto a múmias naquela região. Logo, afirmar que o El Nino causa o aquecimento global é no mínimo um absurdo científico. Quanto à rede Somar, acho que eles acertam bastante. Porém, cometem alguns erros por preverem, acredito, observando modelos numéricos somente. Ao invés de contarem com gente "in loco".

 

Eu já joguei a toalha para junho. Pois, mesmo que haja um final feliz de frio nas últimas semanas, acredito que num todo foi quente(considerando o sul todo. )Se levarmos em conta o RS foi razoável. Porém, olhando o Brasil todo e o sul do país, houve uma média muito alta.

 

Aqui, tivemos temperaturas muito baixa em Bagé, por exemplo. Sou de lá. Faz muito frio para os parâmetros brasileiros, baixando de zero. Porém. recordo-me de 1975, ano em que comecei a conhecer Porto Alegre. Houve dias que saíamos de lá com temperatura extremamente baixa. Chegávamos em Porto Alegre e estava mormacento e abafada. Acho que há repetições de tempos em tempos de ciclos. Minha esperança é ainda ver umas três décadas de reversão neste calor. Com ocorrência de ciclos de frio e - Quem sabe? - Reconstituição de geleiras que estão derretendo. Mesmo que eu acredite em ciclos, que acredite que não seja somente influência humana, acho que é inevitável admitir que algo está ocorrendo. Se é o sol que está derretendo nossos pólos, não sei. Mas, algo está acontecendo no Reino da Dinamarca. Dinamarca que, aliás, está bem mais quente hoje em dia...

Link to comment
Share on other sites

Com os dados que entraram nesta tarde pode-se afirmar que há dois cenários bem distintos para o próximo pulso polar do dia 25.

 

- Com bloqueio. Frio seco e muito intenso.

 

- Sem bloqueio. Frio úmido e de raspão.

 

Aposto no cenário otimista. Penso que a linhas de baixa pressão devem se fortalecer no Atlântico Sul e induzir o avanço do ar frio a romper o ciclone sobre o cone-sul.

 

Algumas indicações acerca do próximo pulso polar:

 

- Parece que felizmente os modelos mais importantes começam a convergir para uma erupção polar continental.

 

- Acho que já podemos descartar a tendência de um desvio do sistema sob efeito do jato subtropical.

 

- Não precisamos mais dividir os modelos por grupos "contra" ou "a favor" do frio. Já podemos definir em dois grupos especiais: os mais otimistas e os ponderados. Todos convergindo para o pulso polar.

 

- O grande cerne da questão é a área de baixa pressão que induzirá a entrada do sistema. Há modelos que optaram por uma formação e delocamento muito forte desta área em direção ao sudeste, portanto desfavorável. Há a linha de raciocínio de que a baixa pode ser um pouco mais favorável e o frio ainda mais continental.

 

- Penso que esta não será aquela onda de frio que todos desejavam encerrar o mês. Há uma forte tendência que ela seja de curta duração portanto, levando a crer que a ala mais ponderada esteja mais próxima do que efetivamente irá acontecer quanto a formação e a trajetória da áreas de baixa pressão no oceano.

 

- Ainda assim devemos registrar algumas temperaturas negativas e geada de forte intensidade. Mínimas entre -2oC a -4oC não podem ser descartadas para os pontos mais frios. Será muito interessante observar o comportamento da primeira frente-fria com os dados do Morro da Igreja disponíveis, temos aí um belo referencial para os próximos sistemas.

 

- Um novo pulso de ar frio será observado na passagem do mês.

Link to comment
Share on other sites

Só tenho que agradecer e parabenizar ao Caio pelas belíssimas e importantes contribuições também nessa parte do BAZ.

Com certeza, ensinando muito para os outros usuários, ainda não experts em prever comportamento de modelos. :lol: :lol:

 

Abração

 

Faço o que posso. Dentro das minhas limitações tento fazer o máximo para colaborar com o BAZ. Preencher o vazio deixado por alguns usuários não é tarefa fácil. Obrigado pelos elogios! Esperamos pelo frio que não tarda em chegar...

Link to comment
Share on other sites

Só tenho que agradecer e parabenizar ao Caio pelas belíssimas e importantes contribuições também nessa parte do BAZ.

Com certeza, ensinando muito para os outros usuários, ainda não experts em prever comportamento de modelos. :lol: :lol:

 

Abração

 

Faço o que posso. Dentro das minhas limitações tento fazer o máximo para colaborar com o BAZ. Preencher o vazio deixado por alguns usuários não é tarefa fácil. Obrigado pelos elogios! Esperamos pelo frio que não tarda em chegar...

 

 

Grande Caio, concordo plenamente com o Clóvis, mesmo nesse período de vacas magríssimas para nós, vc está sempre aí, prevendo até o comportamento dos modelos(by Zé Vicente)!!! :D

 

Enquanto isso, parece que essa Muralha Tropical chamada Brasil, ou bloqueio, tá trazendo a felicidades dos Bazianos da Argentina, ou a tristeza dos moradores de Rua!!!

 

O jornal do SBT, acaba de noticiar que nossos Hermanos estão tendo um inverno rigorosíssimo, e que a um mês o frio está muito intenso por lá!!!

 

Segundo o Jornal, o inverno é o pior na Argentina dos últimos 45 anos!!!! :shock:

 

...se é verdade ou não, daí é outra história!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundo o Jornal, o inverno é o pior na Argentina dos últimos 45 anos!!!! :shock:

 

...se é verdade ou não, daí é outra história!!!

Sds.

 

Eu vi também. Fiquei esperando eles culparem isto também ao aquecimento global. Mas nestes momentos o tal famigerado aquecimento desaparece que por encanto dos noticiários. :twisted:

A Argentina tem outro padrão de inverno em relação ao nosso.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundo o Jornal, o inverno é o pior na Argentina dos últimos 45 anos!!!! :shock:

 

...se é verdade ou não, daí é outra história!!!

Sds.

 

Eu vi também. Fiquei esperando eles culparem isto também ao aquecimento global. Mas nestes momentos o tal famigerado aquecimento desaparece que por encanto dos noticiários. :twisted:

A Argentina tem outro padrão de inverno em relação ao nosso.

Sds.

 

O sul do RS também está com anomalia negativa neste junho. Dependendo do lugar, varia de -1ºC à -2ºC esta anomalia. POA, até agora, está na média. O norte gaúcho está acima da média. O RS viveu a fronteira climática, enquanto que os locais acima desta fronteira vivenciaram o bloqueio.

 

Inflimzmente o ar qunete que estava sobre o PR chegou à POA nesta madrugada. O ar ficou pesado...

Link to comment
Share on other sites

- Alguns modelos globais, como o americano e INPE, indicam um enfraquecimento ou deslocamento do bloqueio a partir de 25/06.

- A baixa, por enquanto, não está sendo apontada em local muito favorável para o frio, mais para sudeste como adiantaram o Caio e o Zé Vicente.

- Bom resfriamento para o RS nos dias 25 e 26, com a linha de 0°C passando no sudeste do estado

- Apesar do bloqueio em altos níveis dar uma aliviada, não teremos frio para o sudeste, apenas um refresco na parte leste da região, devido a infiltração marítima.

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z do GFS o frio do domingo entra continentalizado, sem ser lá essas coisas... O ciclone vai estar perto das Falklands e por isso a linha de 0oC a 850 tangenciaria o litoral do RS e SC, além do fato da umidade do ciclone tomar rumo leste antes de atingir as serras do sul... Nem frio nem umidade para neve, portanto. Entretanto, grandes posssíbilidades de mínimas boas em virtude do ar seco...

 

O miolo da semana que vem seria de ameno a frio no sul e no leste do sudeste, acabando com este veranico nojento...

 

A MP do final do mês seria maritimizada, atingindo bem apenas o leste da região sul. Mas ainda acho que com o tempo o modelo vai continentalizar este frio também. Só falta uma baixa, mesmo que abaixo do Prata...

 

Na grade de duas semanas do Wunderground, nem sinal de uma cavalo galopante para romper o marasmo. O acoplado enlouqueceu de vez e praticamente tirou o frio deste final de semana... No curto prazo o desempenho dele é mesmo ridículo... Só serve para tendências...Mas continua mantendo um frio mais forte em torno do dia 09/07, que acabaria logo. Mas eu mantenho minha pulga (que não é tão esperta quanto a do Caio, he he he) com o período do dia 10 em diante. Para mim poderia significar uma mudança no padrão atmosférico para uma situação de la niña. Esperemos pois!

Link to comment
Share on other sites

- Alguns modelos globais, como o americano e INPE, indicam um enfraquecimento ou deslocamento do bloqueio a partir de 25/06.

- A baixa, por enquanto, não está sendo apontada em local muito favorável para o frio, mais para sudeste como adiantaram o Caio e o Zé Vicente.

- Bom resfriamento para o RS nos dias 25 e 26, com a linha de 0°C passando no sudeste do estado

- Apesar do bloqueio em altos níveis dar uma aliviada, não teremos frio para o sudeste, apenas um refresco na parte leste da região, devido a infiltração marítima.

 

Bem colocado!

 

Ainda está muito difícil do bloqueio ser rompido de 750mb para cima, o que justifica o pouco avanço do frio polar para o norte. Contudo ainda temos alguns indicativos de que o ar frio pode, ao menos, englobar todo o estado do Paraná.

 

A atuação do sistema será breve. Logo vamos aquecer rapidamente para novamente esfriarmos com intensidade ainda não definida na virada do mês. Com relação a este outro sistema eu tenho sérias desconfianças, podemos ter gratas surpresas para recebermos com felicidade o mês mais frio do ano.

Link to comment
Share on other sites

Analisando dados de Porto Alegre, pude observar que em 45 anos somente uma vez (em 1968) maio foi o mês mais frio do ano sendo que naquele ano junho foi normal.Vale salientar que naquele ano o Pacifico estava saindo de uma fase fria.1968 foi um ano de transição entre La NINA e EL NINO. Com base na estatística, a chance de termos um mês mais frio do que maio foi é de 97,78%.

Link to comment
Share on other sites

Analisando dados de Porto Alegre, pude observar que em 45 anos somente uma vez (em 1968) maio foi o mês mais frio do ano sendo que naquele ano junho foi normal.Vale salientar que naquele ano o Pacifico estava saindo de uma fase fria.1968 foi um ano de transição entre La NINA e EL NINO. Com base na estatística, a chance de termos um mês mais frio do que maio foi é de 97,78%.

 

Este mês de junho está sendo, até agora, mais frio que maio.

Link to comment
Share on other sites

- Alguns modelos globais, como o americano e INPE, indicam um enfraquecimento ou deslocamento do bloqueio a partir de 25/06.

- A baixa, por enquanto, não está sendo apontada em local muito favorável para o frio, mais para sudeste como adiantaram o Caio e o Zé Vicente.

- Bom resfriamento para o RS nos dias 25 e 26, com a linha de 0°C passando no sudeste do estado

- Apesar do bloqueio em altos níveis dar uma aliviada, não teremos frio para o sudeste, apenas um refresco na parte leste da região, devido a infiltração marítima.

 

Bem colocado!

 

Ainda está muito difícil do bloqueio ser rompido de 750mb para cima, o que justifica o pouco avanço do frio polar para o norte. Contudo ainda temos alguns indicativos de que o ar frio pode, ao menos, englobar todo o estado do Paraná.

 

A atuação do sistema será breve. Logo vamos aquecer rapidamente para novamente esfriarmos com intensidade ainda não definida na virada do mês. Com relação a este outro sistema eu tenho sérias desconfianças, podemos ter gratas surpresas para recebermos com felicidade o mês mais frio do ano.

O GFS insiste a algumas rodadas em uma alta vindo bem do Sul, entrando pelo dia 28 no continente. Se ela romper o bloqueio, o frio vai ser bem interessante.
Link to comment
Share on other sites

Rodada das 12Z muito boa. Coloca bem continental e -2ºC em 850hpa para o próximo domingo em POA. Mantem um frio razoável (médias diárias ao redor dos 12ºC/13°C) até o final do mês. Sendo assim, acho que fechamos na média ou pouco abaixo neste mês de junho aqui em Porto Alegre, pois só pegaríamos 3 dias de veranico como o de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 12Z muito boa. Coloca bem continental e -2ºC em 850hpa para o próximo domingo em POA. Mantem um frio razoável (médias diárias ao redor dos 12ºC/13°C) até o final do mês. Sendo assim, acho que fechamos na média ou pouco abaixo neste mês de junho aqui em Porto Alegre, pois só pegaríamos 3 dias de veranico como o de hoje.

 

Exatamente.

 

Os dados que entraram nesta tarde sustentam que esta erupçaõ polar pode sair melhor do que a encomenda. Como ainda há prazo para retrocesso é melhor jogarmos com a cautela. Porém a título de informação privilegiada podemos enfrentar um frio maior do que anteriormente antecipado.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o ar que veio do norte fez os portoa-legrenses sairem do inverno diretamente para o verão em 24 horas!!! Não tínhamos temperaturas superiores a 24ºC desde o dia 06/05 e nesse momento faz 31ºC no Salgado Filho!! Será um veranico de 3 dias. Nada fora do normal. Ainda acho que fecharemos na média ou levemente abaixo disso aqui em POA.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o ar que veio do norte fez os portoa-legrenses sairem do inverno diretamente para o verão em 24 horas!!! Não tínhamos temperaturas superiores a 24ºC desde o dia 06/05 e nesse momento faz 31ºC no Salgado Filho!! Será um veranico de 3 dias. Nada fora do normal. Ainda acho que fecharemos na média ou levemente abaixo disso aqui em POA.

 

Em Farroupilha estamos com +1,0°C até agora.Porto alegre está na média até agora.Vejam o que 85 km de distância fazem.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isto, foi justamente a intensificação do bloqueio que nos deu uma mínima camarada. Hoje minha mínima foi de 10,9 graus, exatamente como na quarta passada.

Mas:

- o ar está mais seco que na semana passada (p.o. mínimo de hoje cerca de 1,5 grau menor que o menor p.o. da semana passada),

- o vento norte está realmente parando à noite. Graças ao fato do sistema frontal mais próximo estar no sul do Uruguai, e não no meio do RS como na semana passada.

Estes 2 fatores podem nos dar mínimas melhores nesta semana que na semana passada, de um modo geral.

Bloqueio ainda. Temps acima da média, mas em patamares mais amenos.

Mas o céu está com uma carinha paulistana... eu que estava começando a melhorar de uma gripe, estou sentindo o nariz mais irritado de volta. Agora, por causa do ar ainda mais seco, e poluído.

 

Cópia desta mensagem em Monitoramento, onde tenho uma vaga impressão de que a mensagem está melhor contextualizada.

Link to comment
Share on other sites

Poxa, ignoraram meus mapas. :cry:

 

Eu lembro que achei uma vez meio sem quere na internet, a alguns anos atras, um artigo do INPE falando sobre esse aquecimento nessa faixa do atlantico na altura do litoral do Brasil.

Pareçe que isto tem a ver tambem com um aumento de chuvas no sudeste durante o verao.

 

Ja procurei de novo e nao achei mais esse artigo...

Link to comment
Share on other sites

Zé,

 

Achei um material que deverá interessar tanto a ti quanto aos demais. São mapas da TSM no período 1965-1975 e outro dos últimos anos. Repare na área que marquei no mapa. Há uma mudança de fase:

 

mapa2.png

 

mapa1.jpg

 

 

Incrível como no gráfico de cima(65-75)quase todo o planeta estava resfriado com grandes anomalias negativas, principalmente o Hemisfério Norte que congelava!!!

 

Já no de baixo, o Planeta ferve, e o Hemisfério Sul que tinha as menores anomalias negativas no gráfico anterior, no período 95-2004 simplesmente torra e a Costa da América do Sul que tragédia hein!!! :evil:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio,

 

Tenho um material fresquinho para postar. Ele revela que a década de 50 do século XX teve o período mais longo com PDO inferior a -0,5 (10 years running mean) desde 1650.

 

 

Incrível realmente Luiz, quem teve a oportunidade de viver nos anos 50 foi privilegiado com vários indicadores bem favoráveis ao frio, o que resultou num ciclo deveras interessante em todo Centro-Sul!!! Vários invernos quase surreais pros nossos padrões hoje!!!

 

Espero ancioso pelo material Luiz!!! Me lembro que no final dos anos 40(49-50) e em 1955, a PDO chegou a bater em incríveis -3... além é claro, como vc citou, de ter ficado mais de 10 anos abaixo de -0.5.

 

Não é a toa que tivemos um super julho em 53, um super inverno em 55, um ano todo frio em 1956, e neve no Norte do Paraná em 1957!!! :shock:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

-saída das 0z dos modelos globais mostram a trajetória da próxima alta pressão abrangendo praticamente todo o sul e bem mais fraco em parte do leste da região sudeste, como bem antecipou o Caio. Entra continental no sul mas escoa para o oceano na mesma região;

-confirmação do fim do bloqueio;

-embora exista inicialmente uma pequena indicação em alguns modelos de uma baixa se formando no Prata e Uruguai, essa baixa irá se "acoplar" a outra baixa, muito forte, que irá se formar mais a sudeste. Esse posicionamento da baixa não propicia uma forte entrada de frio para o sudeste;

-não há indicação de forte frio, mas deverão ser registradas mínimas negativas em partes mais altas;

-atenção também voltada para o fim do mês, a alta pressão no pacífico começa a ser indicada pelos modelos entrando continentalmente.

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z do GFS teríamos o seguite quadro:

 

1) A alta de Domigo entra continental, como disse o Marcelo, mas sai para o mar na divisa RS/SC. Ou seja, Curitiba mal terá vento no quadrante SW. Apenas a porção sudeste do RS teria tempraturas negativas em 850 hpa durante umas 6 ou 8 horas;

2) Este desvio mostra que de certa forma o bloqueio em altos níveis não morreu, mas está enfraquecido e recuaria bastante. A semana que vem seria de fria a amena no Sul e leste da Região Sudeste. Volta a percepção de inverno climático;

3) A alta do fim de semana do dia 29 entra com toda cara de continental, mas por causa da baixa lá embaixo das Malvinas ela passaria de raspão no sul do BR, com seu centro saindo para o mar na altura do RS e SC. Seriam dois pulsos seguidos, ambos de raspão em termos de frio (negativo em 850hpa tangenciando litoral de SC e RS), mas a posição da alta, especialmente a do dia 01/07 me deixa com a pulga atrás da orelha. Na prática, uma baixinha na altura do Prata resolveria nosso problema, he he he. Se pintar um ciclone melhor localizado em qualquer um dos dois pulsos, isso pode significar uma festa aqui no BAZ, apesar do potencial da alta não ser nada demais. O que favorece é a trajetória desde o sul do continente, bem continental.

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z do GFS teríamos o seguite quadro:

 

1) A alta de Domigo entra continental, como disse o Marcelo, mas sai para o mar na divisa RS/SC. Ou seja, Curitiba mal terá vento no quadrante SW. Apenas a porção sudeste do RS teria tempraturas negativas em 850 hpa durante umas 6 ou 8 horas;

2) Este desvio mostra que de certa forma o bloqueio em altos níveis não morreu, mas está enfraquecido e recuaria bastante. A semana que vem seria de fria a amena no Sul e leste da Região Sudeste. Volta a percepção de inverno climático;

3) A alta do fim de semana do dia 29 entra com toda cara de continental, mas por causa da baixa lá embaixo das Malvinas ela passaria de raspão no sul do BR, com seu centro saindo para o mar na altura do RS e SC. Seriam dois pulsos seguidos, ambos de raspão em termos de frio (negativo em 850hpa tangenciando litoral de SC e RS), mas a posição da alta, especialmente a do dia 01/07 me deixa com a pulga atrás da orelha. Na prática, uma baixinha na altura do Prata resolveria nosso problema, he he he. Se pintar um ciclone melhor localizado em qualquer um dos dois pulsos, isso pode significar uma festa aqui no BAZ, apesar do potencial da alta não ser nada demais. O que favorece é a trajetória desde o sul do continente, bem continental.

 

NESTA RODADA, O FRIO SERÁ BEM MAIS FORTE E DURADOURO, DIGO A DAS 0Z. O EUROPEU VAI NO MESMO CAMINHO.

 

O FRIO SERÁ FORTE E PEGARÁ CTBA TAMBÉM. NÃO OLHE APENAS OS NÚMEROS.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, a rodada das 12Z saiu ainda melhor para a próxima MP. Devemos ter um pulso forte neste fds e a manutenção do frio pelo restante da outra semana até o ingresso de outras duas intensas ondas de frio. O cenário para a neve é que anda um tanto obscuro. No entanto, ao menos aqui em Porto Alegre deveremos fechar na média ou abaixo disso e ingressaremos julho muito bem para tentar fechar ó mesmo próximo do normal. Esse inverno tem tudo para ser, com os dados apresentados até agora, o melhor inverno pós 2000.

 

Saludos a todos!!

Link to comment
Share on other sites

O Quadro das 0z foi reproduzido na 12z do americano. Porém, houve uma correção em relação a baixa pressão próxima ao Prata que ficou mais forte do que antes, embora ainda se "acople" a outra baixa mais a sudeste.

Creio que essa baixa possa ficar ainda em uma posição melhor para entrada de frio no sul e quem sabe sudeste.

Aqui para SP as máximas deverão ter boa queda, principalmente na segunda.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, a rodada das 12Z saiu ainda melhor para a próxima MP. Devemos ter um pulso forte neste fds e a manutenção do frio pelo restante da outra semana até o ingresso de outras duas intensas ondas de frio. O cenário para a neve é que anda um tanto obscuro. No entanto, ao menos aqui em Porto Alegre deveremos fechar na média ou abaixo disso e ingressaremos julho muito bem para tentar fechar ó mesmo próximo do normal. Esse inverno tem tudo para ser, com os dados apresentados até agora, o melhor inverno pós 2000.

 

Saludos a todos!!

Melhor que a encomenda a das 12Z. Chance de neve só do dia 30 pra frente, por essa rodada.
Link to comment
Share on other sites

O Quadro das 0z foi reproduzido na 12z do americano. Porém, houve uma correção em relação a baixa pressão próxima ao Prata que ficou mais forte do que antes, embora ainda se "acople" a outra baixa mais a sudeste.

Creio que essa baixa possa ficar ainda em uma posição melhor para entrada de frio no sul e quem sabe sudeste.

Aqui para SP as máximas deverão ter boa queda, principalmente na segunda.

 

Exatamente. 12Z confirmou e aperfeiçoou a 0Z. Acho que o quadro tende a ser esse mesmo. É lógico que a baixa podia subir um pouquinho para termos mais frio e uma chancezinha de neve. Mas do jeito que aquelas águas ali em frente estão quentes, ciclone perto do Prata ou do RS só com a baixa se formando sobre o continente. Aí o ar frio fica dessincronizado, para variar.

 

O mais legal é que não teria um grande aquecimento depois da MP. Isso manteria a sensação de inverno. Quanto às MP´s do fim do mês / início de julho, acho muito cedo para dizer qualquer coisa com base no GFS. O que é possível perceber é que seria uma sequência de MPs, sendo que o potencial de frio é dos bons! A questão é se pega de cheio o sul do BR ou chega maritimizada. Sobre isso, não podemos ter ainda a menor indicação.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, a rodada das 12Z saiu ainda melhor para a próxima MP. Devemos ter um pulso forte neste fds e a manutenção do frio pelo restante da outra semana até o ingresso de outras duas intensas ondas de frio. O cenário para a neve é que anda um tanto obscuro. No entanto, ao menos aqui em Porto Alegre deveremos fechar na média ou abaixo disso e ingressaremos julho muito bem para tentar fechar ó mesmo próximo do normal. Esse inverno tem tudo para ser, com os dados apresentados até agora, o melhor inverno pós 2000.

 

Saludos a todos!!

Melhor que a encomenda a das 12Z. Chance de neve só do dia 30 pra frente, por essa rodada.

 

O dia 3 de julho está começando a pintar como uma possível data-chave... Por enquanto o GFS mostra a baixa se formando em frente ao Uruguai e correndo para SE rapidinho. Mesmo assim, joga muito frio e umidade para as serras. Se essa baixa resolve sossegar em frente ao Uruguai...

Link to comment
Share on other sites

] O inverno que começou hoje às 15h06 deve ser mais seco e com temperaturas acima do normal na maior parte do país, se comparado com o histórico do período. A estimativa é do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Segundo o instituto, as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país terão temperaturas muito mais elevadas. O norte da região Norte e centro-sul da região Sul do país devem registrar temperaturas um pouco abaixo da média histórica. O volume de chuvas já reduzido pela característica do período deverá ser ainda menor neste ano.

 

Segundo o meteorologista Lincoln Alves, do grupo de previsão climática do CPTEC, a situação é reflexo do aquecimento das temperaturas das águas do oceano atlântico e do desenvolvimento do resfriamento das águas do Pacífico.

 

A previsão, segundo ele, é que a quantidade de dias com temperaturas baixas nos meses de junho, julho e agosto da estação deve ser muito menor em relação a outros anos, no comparativo da mesma estação. No entanto, ele alerta que podem ocorrer episódios como os registrados em maio, com quedas acentuadas nos índices de temperatura em alguns dias devido a frentes frias, mais ainda segundo ele, essas quedas nos índices de temperatura serão de curta duração.

 

Sobre o outono.

 

Numa avaliação preliminar, Alves afirma que o outono registrou de 1º C a 2º C de temperatura acima da média histórica. Apesar da entrada de ar frio dos últimos 15 dias ter provocado queda nos índices de temperatura, ela não foi suficiente para mudar a situação geral, pois os meses de março e abril apresentaram temperaturas acima da média, segundo o meteorologista.

 

O destaque da estação, ainda segundo Alves, foi a seca. O meteorologista afirma que as chuvas deste ano foram 40% inferiores à média histórica. A oscilação mais forte se dá com a comparação realizada a partir do índice pluviométrico do outono de 2006, quando algumas regiões apresentaram elevação de 20% a 40% acima da média histórica.

 

Previsão para esta Quinta-feira, início do inverno astronômico.

 

O início da nova estação deverá trazer temperaturas quentes a boa parte do país, com predominância do sol entre nuvens, segundo o INPE. No Sul, o Paraná, Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Sul deverão apresentar sol entre nuvens. No sul e sudeste do Rio Grande do Sul, deverão ser registradas fortes pancadas de chuva. A temperatura máxima na região deverá ser registrada no Paraná, com 30º C, e a mínima deverá ser de 10º no sul do Paraná.

 

O Sudeste também deverá apresentar sol entre nuvens. O índice de umidade relativa do ar deverá ficar baixo no norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais. A temperatura máxima deverá ser de 30º C no noroeste de Minas Gerais, e de 6º C na Serra da Mantiqueira.

 

O noroeste do Goiás, no Centro-Oeste do país, deverá registrar 36º C de temperatura máxima, segundo o INPE. O Tocantins, no Norte, deverá registrar temperatura máxima de 34º C. Na mesma região do país, a área leste de Rondônia deverá registrar a menor mínima, de 16º C. Os termômetros em Piauí, no Nordeste, poderão registrar 34º C de temperatura máxima, já a mínima na região Nordeste deverá ser de 12º C na Bahia, de acordo com o instituto.

 

 

 

É meus caros amigos! Infelizmente mais uma expectativa pessimista sobre o que será o Inverno de 2007, prefiro não crer muito nisso, mais acho que devemos está preparados, depois de um pífio Inverno de 2006, não devemos nos assustar com essa previsão e achar que não é possível. Lembro-me até hoje de uma previsão sobre o Inverno de 2006 feita no início do inverno do ano passado que assistir, feita pelo próprio CPTEC e INPE em um telejornal: Dizia que o Inverno seria de temperaturas ligeiramente acima do normal. E o que aconteceu? Nem sequer isso! : oops: Foi muito pior a temperatura ficou espantosamente ACIMA DO NORMAL :cry: :oops: , pelo menos aqui em SP. Foi muito decepcionante cara! Depois de um inverno como o do ano passado, estou preparado para o pior neste ano, torço muito para que o Catastrófico Julho de 2006 não se repita neste JULHO DE 2007, e sim que este, seja fabulosamente frio e que venha com tudo! Inclusive compensando o Julho do ano passado, Deus queira! Mais devemos nos preparar para o pior, infelizmente vários modelos climatológicos indicam que o pior deve acontecer, pelo menos aqui para o sudeste do país. :cry: :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.