Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Junho de 2007


Recommended Posts

acabei postando num tópico que nada tinha a ver com esse:

 

Olhei hoje a previsão feita via UFPel.

É bem interessante, tendo em vista o inverno que se observou em parte dos EUA. É que estão prevendo um jun/jul com temperaturas um pouco abaixo da média. Porém, dão um agosto um pouco acima.

 

Teremos uma repetição de 2006?

Será que o frio veio para nos atucanar e dar esperanças e depois vai dar uma voltinha longe e retornaria com força em setembro?

 

Não arrisco palpites. O achismo é ruim para quem domina uma técnica, quanto mais para quem é leigo.

 

Porém, algo me diz que teremos um bloqueio na segunda quinzena de junho. Um julho bastante confuso e um agosto, como sempre, bastante alternado com picos de calor.

_________________

Paulo Gamboa Araújo

Morro Santana-Porto Alegre-RS

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 408
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A instabilidade dos modelos está realmente muito grande.

o GFS na 0Z está projetando uma situação sem veranicos até o meio do mês, porém sem nenhuma situação significativa de frio abaixo de 0oC em 850 hpa na Região Sul.

 

Entretanto, as mínimas, como disse o Caio, devem chegar (ou baixar) de -3oC nesta segunda feira nas áreas mais frias do PR, SC e RS. A 12Z de ontem chegou a dar dois dias seguidos de mínimas negativas (-1oC) para Curitiba, com máximas maiores do que nesta última massa, ou seja, o ar mais seco e mais calmo (menos vento), pode fazer as mínimas por aqui serem iguais as da última massa, apesar do frio inferior em 850hpa.

 

Se continuar assim, corre o risco de, apesar do veranico na segunda quinzena, terminarmos próximo a média na maioria dos locais, exceto Ctba, é lógico, he he he.

Link to comment
Share on other sites

acabei postando num tópico que nada tinha a ver com esse:

 

Olhei hoje a previsão feita via UFPel.

É bem interessante, tendo em vista o inverno que se observou em parte dos EUA. É que estão prevendo um jun/jul com temperaturas um pouco abaixo da média. Porém, dão um agosto um pouco acima.

 

Teremos uma repetição de 2006?

Será que o frio veio para nos atucanar e dar esperanças e depois vai dar uma voltinha longe e retornaria com força em setembro?

 

Não arrisco palpites. O achismo é ruim para quem domina uma técnica, quanto mais para quem é leigo.

 

Porém, algo me diz que teremos um bloqueio na segunda quinzena de junho. Um julho bastante confuso e um agosto, como sempre, bastante alternado com picos de calor.

_________________

Paulo Gamboa Araújo

Morro Santana-Porto Alegre-RS

 

Olhando um quadro maior, acho que podemos esperar algo melhor para 2007 em relação a 2006. A situação de Niña está em pelno progresso no pacífico a esta altura, enquanto ano passado ela começava a retroceder!

Em termos de SOI média, devemos ter em junho o que tivemos em abril/maio do ano passado, ou seja, o auge dos efeitos do pacífico frio deve ficar para o meio da estação.

 

Entretanto, pensar na ausência de qualquer veranico seria uam sandice. Aposto nele para esta segunda quinzena de junho também, com o retorno de um período mais frio no início de julho.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, entendi,mas o detalhe é que os modelos muitas vezes subestimam o frio em altura,isto dio pelo próprio meteorologista do INPE em 1994.Naquela ocasião, no dia 7 de julho liguei para o referido e perguntei,:vcs têm previsão de neve para os próximos dias?Ele me respondeu que não havia indicativo, apenas uma forte massa de ar frio no norte da Argentina e a previsão era de geadas para o RS.Bom,o final da história todos conhecem, em 8 e 9 de julho de 94.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, entendi,mas o detalhe é que os modelos muitas vezes subestimam o frio em altura,isto dio pelo próprio meteorologista do INPE em 1994.Naquela ocasião, no dia 7 de julho liguei para o referido e perguntei,:vcs têm previsão de neve para os próximos dias?Ele me respondeu que não havia indicativo, apenas uma forte massa de ar frio no norte da Argentina e a previsão era de geadas para o RS.Bom,o final da história todos conhecem, em 8 e 9 de julho de 94.

 

Não se trata de frio em altura, mas do esquema físico que calcula este traço de neve.

Link to comment
Share on other sites

O ETA, no meteograma, dá um traço de precipitação com temperatura de -2C pra SJ no domingo à noite!

de novo não... :( :lol: :lol: :lol:

 

O Shimutz, enquanto não presenciar uma senhora nevasca em SJ, não vai descansar :lol:

 

Acho q a gente deve encontrar uma solução mais fácil, pois já foram inúmeras bolas na trave. Que tal elevarmos o ponto de fusão da água de 0ºC para 5ºC?? Cada frente fria que passasse e metade da região sul do Brasil se pintaria de branco!! O Luis, nosso calouro em física, tem que trazer alguma solução :idea:

 

Acho mais facil conseguirem retroescavadeiras gigantes e comecarem a construir um morro de 800m acima do Morro da Igreja........

quem sabe daqui a uns 30 anos e depois de 20bilhoes de dolares a maior obra da engenharia moderna vai certamente trazer a "branquinha!! :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O ETA, no meteograma, dá um traço de precipitação com temperatura de -2C pra SJ no domingo à noite!

de novo não... :( :lol: :lol: :lol:

 

O Shimutz, enquanto não presenciar uma senhora nevasca em SJ, não vai descansar :lol:

 

Acho q a gente deve encontrar uma solução mais fácil, pois já foram inúmeras bolas na trave. Que tal elevarmos o ponto de fusão da água de 0ºC para 5ºC?? Cada frente fria que passasse e metade da região sul do Brasil se pintaria de branco!! O Luis, nosso calouro em física, tem que trazer alguma solução :idea:

 

Acho mais facil conseguirem retroescavadeiras gigantes e comecarem a construir um morro de 800m acima do Morro da Igreja........

quem sabe daqui a uns 30 anos e depois de 20bilhoes de dolares a maior obra da engenharia moderna vai certamente trazer a "branquinha!! :lol: :lol: :lol:

 

Que isso!!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Climatempo aumenta e muito a previsão de frio para São Paulo, com 5°C na segunda :shock: , 6°C na terça, 7°C na quarta e 9°C quinta, quatro madrugadas seguidas abaixo de 10 graus! Em Campos do Jordão -1°C na segunda, ainda segundo a Climatempo.

 

Faz muito tempo que eu não vejo previsões como as desse ano aqui pra SP!

 

Esse ano ta sendo muito bom!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso a 12Z do GFS começa a sinalizar a possbilidade de a onda de frio do dia 14 pegar o sul do Brasil de raspão e marcar o início do veranico. Por ela, junho teria grades chances de manter a tradição e acabar acima da média!

 

ATÉ O DIA 15/18 NADA DE CALOR SIGNIFICATIVO. ESTÁ MAIS PARA FRIO JUNHO, DO SUL DO PR PARA BAIXO, PELO MENOS.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso a 12Z do GFS começa a sinalizar a possbilidade de a onda de frio do dia 14 pegar o sul do Brasil de raspão e marcar o início do veranico. Por ela, junho teria grades chances de manter a tradição e acabar acima da média!

 

ATÉ O DIA 15/18 NADA DE CALOR SIGNIFICATIVO. ESTÁ MAIS PARA FRIO JUNHO, DO SUL DO PR PARA BAIXO, PELO MENOS.

Eu tenho minhas dúvidas. Mas quando o Ronaldo fala já é meio caminho.

Link to comment
Share on other sites

O quadro apresentado pelos modelos globais ainda é de pura discordância para o decorrer do mês de junho. Apenas para fazer um parêntese: tenho duas pulgas atrás da orelha quanto os últimos dez dias do mês, penso que devem movimentar esse site mais do que nunca. Mas que fique aqui somente como registro de perspectiva, não caracterizem como uma previsão propriamente dita.

 

Antes que os últimos dias cheguem o horizonte parece dar espaço a uma condição mais outonal e menos invernal. Ainda que os primeiros dias estejam mais gelados o cenário que se apresenta é de um alívio gradativo na intensidade do frio em relação o que temos presenciado sobretudo nos últimos dez dias. Até o dia 18 pelo menos não acredito na reversão da tendência de não termos nenhuma entrada significativa de ar frio. Isso não significa que o mês esteja sacrificado. Penso que bons reforços de ar frio possam aparecer no dia 6 e/ou no dia 11.

 

Até aí tudo normal. Mas o que vem me deixando confuso é a perspectiva futura. Há muita indefinição no quadro. Há sugestões variadas, das mais animadoras as mais decepcionantes. Eu acredito mesmo num final mês mais frio do que a média. Nos atentamos ao ciclo médio e aproximado de 30 dias entre as erupções mais fortes.

- Tivemos no final de abril, tivemos no final de maio.

- Tivemos no início de maio, estamos tendo no início de junho...

 

O quadro deve melhorar consideravelmente durante o decorrer desta semana e acredito poder desvendar melhor o que vem pela frente.

Link to comment
Share on other sites

O fato é que pelo menos por aqui , não lembro de um maio com temp tão baixas, especialmente as máx e médias.

Na Vicentina maio do ano passado foi mais frio.

Na cidade, parte alta, esse foi mais frio.

Fez muito frio em maio do ano passado

maio07.JPG

maio06.JPG

Lista dos meses de maio mais frios desde 1949 em Porto Alegre.

Segundo dados do Inmet este ano a média foi de 15,1.

 

 

1956	12,5
1988	14
1968	14,1
1987	14,7
1978	14,8
1960	14,9
1979	14,9
1971	15
1962	15,1
2007  15,1*
1954	15,4
1955	15,4
1990	15,5
2006	15,5
1965	15,8
2004	15,9
1959	16
1977	16,1
1985	16,1
1999	16,1
1949	16,3
1976	16,4
1992	16,4
1989	16,5
1998	16,5
1958	16,6
2000	16,6
2001	16,6
1975	16,8
1997	16,8
1986	16,9
1964	17
1996	17
1963	17,2
1993	17,2
2003	17,3
1966	17,4
1982	17,5
1973	17,6
1961	17,7
1969	17,7
1983	17,7
1951	17,8
1984	17,8
1970	18
2005	18,1
1974	18,2
1950	18,4
1952	18,4
1953	18,5
1980	18,5
2002	18,9
1972	19,2
1994	19,2
1991	19,3
1957	19,6
1967	19,6
1981	20

Link to comment
Share on other sites

O quadro apresentado pelos modelos globais ainda é de pura discordância para o decorrer do mês de junho. Apenas para fazer um parêntese: tenho duas pulgas atrás da orelha quanto os últimos dez dias do mês, penso que devem movimentar esse site mais do que nunca. Mas que fique aqui somente como registro de perspectiva, não caracterizem como uma previsão propriamente dita.

 

Antes que os últimos dias cheguem o horizonte parece dar espaço a uma condição mais outonal e menos invernal. Ainda que os primeiros dias estejam mais gelados o cenário que se apresenta é de um alívio gradativo na intensidade do frio em relação o que temos presenciado sobretudo nos últimos dez dias. Até o dia 18 pelo menos não acredito na reversão da tendência de não termos nenhuma entrada significativa de ar frio. Isso não significa que o mês esteja sacrificado. Penso que bons reforços de ar frio possam aparecer no dia 6 e/ou no dia 11.

 

Até aí tudo normal. Mas o que vem me deixando confuso é a perspectiva futura. Há muita indefinição no quadro. Há sugestões variadas, das mais animadoras as mais decepcionantes. Eu acredito mesmo num final mês mais frio do que a média. Nos atentamos ao ciclo médio e aproximado de 30 dias entre as erupções mais fortes.

- Tivemos no final de abril, tivemos no final de maio.

- Tivemos no início de maio, estamos tendo no início de junho...

 

O quadro deve melhorar consideravelmente durante o decorrer desta semana e acredito poder desvendar melhor o que vem pela frente.

 

Acho que devemos ler atentamente a exposição do Prof. Eugênio no site da Metsul. Acredito que seja esclarecedor ao extremo.

Pela minha perspectiva, estaremos em um inverno um pouco doido com tendências de um pouco de frio extremo.

Acredito em reclamações nossas em breve: " que calor.." "quando virá mais frio?". O que é normal para loucos por frio.

Porém, algo me diz que será uma repetição mais fria de 2006. Ou seja, teremos logo a seguir um final de junho e início de julho, aquelas anomalis(ou não?) de calor(veranicos). Posteriormente, no final do verão dito "oficial", haverá um recurdescimento do frio.

Link to comment
Share on other sites

Achei interessante uma análise do serviço meteorologico do Chile sobre o "la nina".

 

Embora tenha sido escrito em 8 de maio, acredito que não deva ter sofrido muita alteração.

Embora, no boletim da Metsul de hoje tenha colocado uma possibilidade de neutralidade do "la nina".

Mas, pode nos dar uma alento se a tendência permanecer esta do boletim chileno. Observar que o boletim veio antes do intenso frio de maio.

 

COMUNICADO DE PRENSA

 

 

Stgo., 8 de Mayo de 2007

 

 

 

ESTADO ACTUAL DEL CICLO EL NIÑO Y EL PRONÓSTICO CLIMÁTICO

 

Situación Actual

Una nueva reactivación del enfriamiento oceánico ha comenzado a desarrollarse partir de mayo, correspondiendo al tercer pulso de aguas frías en formación ubicado en el pacífico ecuatorial oriental, cuyas anomalías negativas de la temperatura superficial del mar alcanzan a -0.5ºC, y con valores más intensos en la región costera de Ecuador, Peru y Chile, con anomalías mayores que -1ºC (Ver figuras 1 y 2).

 

A nivel subsuperficial, las temperaturas oceánicas muestran una extensa región de aguas frías, con anomalías negativas entre -1º y -3ºC, ubicada en los primeros 150 metros de profundidad y extendiéndose por la zona ecuatorial del pacífico oriental entre las costas de Ecuador y los 130ºW (Ver figura 3).

 

El viento superficial del Este en la región del pacífico ecuatorial oriental (95ºW - 135ºW), a partir de mayo se ha comenzado a intensificar, al igual que en la región del pacífico ecuatorial occidental, entre 140ºW y 150ºE. Dicha condición favorecerá a reforzar los enfriamientos oceánicos y costeros superficiales incrementando los procesos de surgencia (Ver figura 4).

 

Entre los indicadores atmosféricos, el Índice de la Oscilación del Sur a pesar de mostrar un valor negativo de -0.4 durante abril, los valores de anomalías de presión en Tahiti y Darwin fueron positivos, con +0.5 hPa y +1.2 hPa respectivamente, asociado a una intensificación de las regiones de altas presiones subtropicales. Otros indicadores como la nubosidad y los vientos en altura, aun mantienen valores en torno a sus valores normales.

 

 

Pronóstico de la TSM

 

La mayoría de los resultados mostrados por los modelos de pronóstico climático, tanto estadísticos como dinámicos, indican que a partir del trimestre mayo-junio-julio de 2007, existe la probabilidad de 50% de iniciarse la entrada a la fase fría de La Niña, un 47% de mantenerse en fase neutra y solo el 3% de darse condiciones de El Niño (Ver figura 5).

 

Es importante señalar que las actuales condiciones oceánicas y atmosféricas presentes en el pacífico ecuatorial central sugieren el desarrollo de un episodio frío por lo menos en los próximos 2 a 3 meses. Dicha condición favorecerá a que la circulación atmosférica debilite la actividad frontal y reduzca las precipitaciones a valores por debajo de lo normal en la zona central y centro-sur de Chile durante el periodo de lluvias que comprende el periodo mayo-agosto de 2007.

 

Este escenario de déficit pluviométrico no descarta la ocurrencia de episodios de precipitación asociados a eventos extremos para la región central y sur de Chile.

 

PRONÓSTICO CLIMÁTICO ESTACIONAL PARA CHILE

 

De acuerdo a las condiciones actuales de temperatura superficial del mar observadas en el Pacífico Ecuatorial y la prevista para los próximos 3 meses, además de las anomalías atmosféricas observadas recientemente, el pronóstico de precipitación y temperatura para Chile durante el trimestre mayo-junio-julio de 2007 es el siguiente:

 

Precipitación para el trimestre May-Jun-Jul 2007:

 

 

La zona norte, entre las regiones I y III, sin precipitaciones.

 

La zona central, sur, entre las regiones IV a la X, espera como condición más probable precipitaciones por debajo de lo normal.

 

La zona austral, entre las regiones XI y XII, espera precipitaciones entre normales y por sobre lo normal.

 

Temperatura para el trimestre May-Jun-Jul 2007:

 

Temperatura Mínima: La zona norte, central, sur y austral de Chile, entre las Regiones I y XII, incluida la Región Metropolitana, espera temperaturas entre valores normales y por debajo de lo normal.

 

Temperatura Máxima: La zona norte, central y centro sur, entre las Regiones I y VIII, incluida la Región Metropolitana, espera temperaturas por debajo de lo normal. La zona sur y austral, entre las Regiones IX y XII, debido a la baja significancia estadística mostrada por el pronóstico bajo condiciones frías, existe incertidumbre en cuanto al pronóstico de la temperatura máxima.

La Dirección Meteorológica de Chile continuará monitoreando e informando a la comunidad de cualquier cambio significativo que sea observado en las temperaturas superficiales del mar en la región ecuatorial, así como en los indicadores atmosféricos considerados claves en el éxito del pronóstico estacional de la precipitación para Chile.

Link to comment
Share on other sites

A 0Z do GFS começa a sinalizar um violento e rápido coice abaixo de 0oC em 850 no dia 14 deste mês!

 

Interessante é que a as condições gerais atmosféricas neste modelo tendem a sinalizar com um avanço mais rápido do ar quente tropical sobre oo sul do BR depois das invasões polares a partir de agora.

 

Vamos acompanhar.

 

P.S. Não sei se é por causa da instabilidade dos modelos ou se por causa da ressaca de três massas polares fortes quase na sequencia (todas com neve significativa no Morro das Torres, he he he) , mas neste frio de agora que tem congelado tudo no sul do BR e até no sudeste o movimento aqui no BAZ está muito fraco!

 

Acho que é a ressaca, he he he!

Link to comment
Share on other sites

A 0Z do GFS começa a sinalizar um violento e rápido coice abaixo de 0oC em 850 no dia 14 deste mês!

 

Interessante é que a as condições gerais atmosféricas neste modelo tendem a sinalizar com um avanço mais rápido do ar quente tropical sobre oo sul do BR depois das invasões polares a partir de agora.

 

Vamos acompanhar.

 

P.S. Não sei se é por causa da instabilidade dos modelos ou se por causa da ressaca de três massas polares fortes quase na sequencia (todas com neve significativa no Morro das Torres, he he he) , mas neste frio de agora que tem congelado tudo no sul do BR e até no sudeste o movimento aqui no BAZ está muito fraco!

 

Acho que é a ressaca, he he he!

 

Acho que o pessoal do BAZ fez justiça ao nome do site: congelaram!!!!

Link to comment
Share on other sites

A calmaria atual está apenas servindo de represa para uma provável erupção de ar frio entre os dias 13 a 15. As últimas rodagens sugerem que um extraordinário anticiclone polar deve começar a projetar-se sobre o continente sul-americano entre esses dias.

 

É muito difícil afirmar neste momento que um anticiclone com este potencial todo conseguirá penetrar no continente. Como também é muito difícil que um anticiclone desse porte não consiga produzir algum efeito sobre o cone-sul. O que deve ficar mais claro nesta semana é o desenvolvimento e a trajetória que este verdadeiro monstro deverá tomar a partir do dia 13.

Link to comment
Share on other sites

Pelos modelos, não entra nada significativo aqui nos próximos dias. Dados de hoje... mas já sinaliza forte ar polar para o fim do mês.

 

Julho com cara de ser mais quente que Junho... espero que reverta.

 

Sds.,

 

Julho ainda mais quente q junho!? Shit!

 

Passamos a normal ou abaixo de Agosto para frente. Eu nunca tinha visto tanta anomalia negativa a nível global como nos meses que se seguirão... mas já fora de nosso inverno. O mundo ficará azul! Está mudando de time...

Link to comment
Share on other sites

Pelos modelos, não entra nada significativo aqui nos próximos dias. Dados de hoje... mas já sinaliza forte ar polar para o fim do mês.

 

Julho com cara de ser mais quente que Junho... espero que reverta.

 

Sds.,

 

Julho ainda mais quente q junho!? Shit!

 

Passamos a normal ou abaixo de Agosto para frente. Eu nunca tinha visto tanta anomalia negativa a nível global como nos meses que se seguirão... mas já fora de nosso inverno. O mundo ficará azul! Está mudando de time...

 

Essas são as vantagens do Grêmio campeão do mundo!

 

Cansei de ver fotos da Terra vermelha em 2006...

Link to comment
Share on other sites

A 0Z do GFS mostra a formação de um pequeno bloqueio a partir da incorporação desta alta ao ASAS. A próxima erupção polar não deverá ter forças para avançar rapidamente até o sul do BR, passando o feriado e o final de semana bloqueada sobre a Pvcia de BA. Depois do final de semana, o ar frio avançaria, mas sem causar grandes estragos. Logicamente, algumas mínimas negativas no Cruzeiro ou máximas abaixo de 8oC por lá, dependendo de quanto a frente conseguir avançar ao norte.

 

Esperemos as próximas rodadas, mas o quadro parece consistente. Teremos o primeiro aquecimento significativo desde a segunda semana de maio ao longo do feriado de Corpus Cristi até o final de semana, com as máximas em Curitiba podendo superar 25oC por mais de um dia.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z do GFS, junho deve ficar em torno da média. O forte aquecimento no sul do BR a partir de quinta é postergado para sexta, e a próxima MP entrando rasgando já na terça depois do feriado!

 

Não daria nem para chamar de veranico o período mais quente entre sexta e terça! Um calorizinho para o feriado!! Só falta o surf!

Link to comment
Share on other sites

A 0Z optou por uma situação bem diferente da 12Z:

 

1) Apesar da formação de uma baixa em frente a Baía Blana no dia 11, o ar frio apenas atingiria o sul do RS nos dias 11 e 12, saindo para o oceano e retrocedendo em seguida;

2) No dia 14 o ar frio conseguiria avançar pelo norte da Argentina, mas somente ingressaria no sul do BR no dia 15, sexta feira, impulsionado por uma outra baixa na altura de Baía Blanca;

3) O final de semaana seguinte ao feriado (16,17) seria bem frio, mas sem possiblidades de neve;

4) O frio permaneceria até o dia 20, mas já no dia 21 viria um outro forte pulso polar impulsionado por outra baixa uma pouco mais acima. Neste caso, a temperatura em 850 hpa iria bem abaixo de 0oC no RS e SC, com umidade suficiente para o modelo colocar neve para a Região de SJ. Esta neve, viria na sexta dia 22!

 

Vamos aguardar, mas acho que esta rodada está mais de acordo com outros modelos (como o acoplado) que vem pegando bem antecipadamente as datas chaves!

Link to comment
Share on other sites

A 0Z optou por uma situação bem diferente da 12Z:

 

1) Apesar da formação de uma baixa em frente a Baía Blana no dia 11, o ar frio apenas atingiria o sul do RS nos dias 11 e 12, saindo para o oceano e retrocedendo em seguida;

2) No dia 14 o ar frio conseguiria avançar pelo norte da Argentina, mas somente ingressaria no sul do BR no dia 15, sexta feira, impulsionado por uma outra baixa na altura de Baía Blanca;

3) O final de semaana seguinte ao feriado (16,17) seria bem frio, mas sem possiblidades de neve;

4) O frio permaneceria até o dia 20, mas já no dia 21 viria um outro forte pulso polar impulsionado por outra baixa uma pouco mais acima. Neste caso, a temperatura em 850 hpa iria bem abaixo de 0oC no RS e SC, com umidade suficiente para o modelo colocar neve para a Região de SJ. Esta neve, viria na sexta dia 22!

 

Vamos aguardar, mas acho que esta rodada está mais de acordo com outros modelos (como o acoplado) que vem pegando bem antecipadamente as datas chaves!

6Z piora ainda a situação pros próximos dias. E aquela "mega alta" de algumas rodadas atrás também evaporou.
Link to comment
Share on other sites

24 horas depois da boa notícia de ontem, bad news!

 

A 12Z de hoje sepultou o frio do dia 14, mantendo-o represado abaixo de 35S. Na prática, por esta saída teremos o primeiro veranico (bloqueio) em Ctba, que deverá durar de sexta feira próxima até o domingo do outro final de semana (dia 17), com o RS e SC passando este período debaixo de muita água proveniente de uma frente semi-estacionária. E quanto a neve que era sinalizada para o dia 22, também foi para o saco. Por esta rodada, junho tenderia a caminhar para ficar acima da média. A não ser que... bom, no final do grid, aparece um monstro no Pacífico Sul, querendo subir...

Link to comment
Share on other sites

como faco pra postar fotos por favor?...eu sei que ja foi mostrado isso a poucos dias atras, mas nao consegui achar....eh que eu tenho algumas fotos lindas daqui da Australia para mostrar.....obrigado.

 

Você precisa criar uma conta em http://photobucket.com e depois baixa-la para o seu album lá no site. Aí você pega o endereço URL da foto coloque%20aqui%20%20entre%20esse%20img%20na%20hora%20do%20post%20no%20Baz.

Link to comment
Share on other sites

Algumas considerações acerca deste mês:

 

- Continuo com três pulgas atrás da orelha. A favor do frio.

 

- Vamos ter um período mais quente e especialmente úmido no RS pelos próximos 7 dias.

 

- O RS terá um bom alívio no dia 11.

 

- O tempo começa a esfriar com uma provável, mas ainda controversa erupção polar por volta do dia 14. Ainda coloco algumas fichas neste episódio, mas nada de especial.

 

- A erupção marcada por volta do dia 21 será muito forte.

 

- A última dezena tende a ser fria.

 

Se pudesse dividir o mês em porcentagem faria a seguinte divisão:

 

1 - 25% do mês abaixo da média

2 - 25% do mês entre na média a ligeiramente acima

3 - 25% do mês na média

4 - 25% do mês abaixo da média

 

Junho abaixo da média. Espero que os modelos não errem como erraram em maio.

Link to comment
Share on other sites

Sem novidades até sexta que vem pelo GFS, para cá.

 

Global 15 mostra frio apenas no dia 21.

Global 30, dias, mostra frio apenas no final do mês.

Ensemble também mostra nova MP somente pros dias 18/20....

 

Mas, depois de tudo que tivemos, não dá pra reclamar muito desses 15 dias de temperaturas mais elevadas....

 

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Estou atento a três datas 14, 20 e 27.

 

Não boto nenhuma fé na de dia 14, o que vier é lucro, desde que não seja um mega pré-frontal.

 

Começo a ficar confiante quanto a entrada de um refresco no dia 14. Os modelos comerçaram a entrar em acordo sugerindo uma erupção de ar frio não muito significativa nesta data.

 

As datas-chave estão mantidas.

Link to comment
Share on other sites

Estou atento a três datas 14, 20 e 27.

 

Não boto nenhuma fé na de dia 14, o que vier é lucro, desde que não seja um mega pré-frontal.

 

Começo a ficar confiante quanto a entrada de um refresco no dia 14. Os modelos comerçaram a entrar em acordo sugerindo uma erupção de ar frio não muito significativa nesta data.

 

As datas-chave estão mantidas.

 

A 12Zdo GFS devolveu o frio para o dia 13/14. Agora eu também acho que não tira mais. Pegaria todo o sul, embora fosse um pouco maritimizado. Provável teríamos um dia com mínima em torno de 6/7oC em Ctba e uns dois dias nublados com algo como 15/09oC. Típicos dias de massa oceânica no outono Curitibano,algo muito comum nestes últimos anos. Depois uma leve aquecida e a incógnita do final do mês.

Link to comment
Share on other sites

Estou atento a três datas 14, 20 e 27.

 

Não boto nenhuma fé na de dia 14, o que vier é lucro, desde que não seja um mega pré-frontal.

 

Começo a ficar confiante quanto a entrada de um refresco no dia 14. Os modelos comerçaram a entrar em acordo sugerindo uma erupção de ar frio não muito significativa nesta data.

 

As datas-chave estão mantidas.

 

A 12Zdo GFS devolveu o frio para o dia 13/14. Agora eu também acho que não tira mais. Pegaria todo o sul, embora fosse um pouco maritimizado. Provável teríamos um dia com mínima em torno de 6/7oC em Ctba e uns dois dias nublados com algo como 15/09oC. Típicos dias de massa oceânica no outono Curitibano,algo muito comum nestes últimos anos. Depois uma leve aquecida e a incógnita do final do mês.

 

O GFS está um tanto equivocado. Será continental e vai negativar mais uma vez no Cruzeiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.