Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Junho de 2007


Recommended Posts

Caio, O lance é que:

- maio e setembro estão com muito pouca alteração;

- julho está com uma anomalia positiva de 1,5 grau, que está sendo a anomalia dos últimos 7 anos mesmo;

- mas junho e agosto estão simplesmente chutando todos os baldes! Junho está sendo mais quente que maio, e agosto está sendo mais quente que setembro.

Então, com junho e agosto podem acontecer 2 coisas:

- ou os alarmistas do GW estão errados, e nos próximos anos os junhos e agostos serão bem mais frios pra compensar a anomalia 2001-2007...

- ...ou os fdmãe estão certos, e nos próximos anos, maios e setembros serão bem mais quentes, pra compensar o fato de estarem sendo mais frios que os junhos e agostos.

Sou mais adepto da teoria não catastrofista, mas veremos como as coisas serão nos próximos anos.

Quanto à semi-normal 95-2006, verificamos que maio e setembro ainda estão mais quentes que junho e agosto, mas a distância é muito menor que a distância de junho e agosto em relação a junho.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 408
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vejam que como tendência o inpe não está tão mal.

Agora em Farroupilha chove com 10,5°C e caindo.

Anomalia de +1,6°C até agora em Farroupilha.Porto Alegre com anomalia de +1,0°C, deve acabar na média em Porto Alegre e levemente acima na Serra.

 

Provável cenário.

cptec.gif

 

Pelas minhas contas POA está com +0,90ºC de anomalia neste junho. Ainda tenho esperança que feche levemente abaixo da média. A média, para mim, já tá garantida.

Link to comment
Share on other sites

Abril ou Outubro? Então julho pode virar no máximo um maio da vida? Meu deus!!!

Realmente muito impressionante essa anomalia de Curitiba. Será que o mesmo pode ser observado em outras cidades paranaenses? Será em menor ou maior escala?

 

Uma anomalia desse jeito, se mantida pro anos a fio pode levar a mudança na classificação climática da cidade.

 

Sim, a média de outubro é de 16.5, ou por volta, e abril é 16.9. Posso estar enganado, mas por poucos décimos. Sei que ambas é abaixo de 17 graus. Ou melhor, era. Outubro até que se manteve na média, nossos outubros andam oscilando entre 16 e 17 graus. Na verdade, depois de 2001 anda passando-se menos calor entre setembro e início de novembro do que de abril a setembro, apesar de fazer menos frio.

 

Quanto a junho, trata-se de uma anomalia na casa de +3.5 em menos de 10 anos, algo assombroso.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Julho aqui até que não esquentou tanto, deve estar na casa de +1.5. Já em junho faz mais calor, em durabilidade, do que na primavera. O frio de fato quase desapareceu, exceto excessões como 2004. Abril também deixou de ser outono, e, aqui, virou verão (tb anomalia na casa de +3). Isso tudo para a era pós-2000. O clima entre 1995 e 1999 ainda se comportou bem. Depois de 2000, o clima de Curitiba "acabou". Aliás, tenho certeza que é relacionado com a falta de neve no Sul. (O que não seria conveniente p/ a guerra bairrista pelo frio, já que nossa lamúria seria conectada com a lamúria alheia, e não apenas um fenômeno isolado.) Sempre que neva em SJ e planalto sul, a mecânica daqui se "normaliza", isto é, temos invasões típicas e vento leste constante. Qdo vem estes bloqueios, some o vento leste, as invasões, e neve no Sul, mesmo que ainda faça frio (não aqui).

 

Todas as cidades paranaenses que eu e o Alex conferimos aqueceram. Mas não fiquei vendo as do oeste... tem uma estação entre Vila Velha e Ponta Grossa, SIMEPAR, absolutamente no meio do nada. Aqueceu +0.6 na média anual, isso contando a partir de 1996, quando teve três anos bons, mesmo em média anual (96, 99, 2004). A partir de 2000 devem ficar entre +0.8 e +1.0, eu suponho, sem nenhuma urbanização. Ctba, de 16.5, agora bate 18ºC na média anual. Sempre pensei que se os gaúchos e os catarinenses de 27ºS abaixo* vivessem o nosso caso, não estariam falando em ciclos, he he. Apesar de eu não justificar o aquecimento daqui, apenas atestar o fato e recusar a causalidade única por urbanização - o que é uma falácia.

 

* Pois o médio vale do itajaí, bnu, joinville etc. tem quase a mesma mecânica daqui em se tratando de invasões polares, bloqueios etc.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

é bom lembrar que Ctba perdeu o frio so em constancia mesmo, mostrado nas médias, pq mesmo depois de 2000 ja tivemos episodios de frio muito fortes, mesmo comparado com com os anos anteriores a decada de 90.

Como por exemplo as ondas dr frio de maio 2007, junho 2004, setembro 2002...

 

Os -1°C registrado em maio desse ano, se tivessemos a mesma urbanizaçao da decada de 60 por exemplo, chegaria facilmente aos -2°C e poderia muito bem quebrar o recorde do mes. Ou mesmo em jullho de 2000, os -3,5°C no inmet (-4°C no aero) poderia encostar até nos -5°C sem a urbanizaçao.

 

E nao tenho certeza, acho que o Duquia pode ajudar, mas pareçe que antes da decada de 80 a estaçao de Curitiba era em Pinhais, confere isso?? Hje em dia, pinhais é quase 1°C mais frio que o inmet...

Link to comment
Share on other sites

A do SIMEPAR era, a do INMET não. Só que a normal anul do SIMEPAR, 1975-2000, se não me engano, deu 16.8ºC.

Este maio foi realmente muito bom, mas estes -1 do INMET não conferem. As estações do INMET, não só em ctba, estão sem manutenção e desreguladas. Infelizmente não é uma boa referência; apesar de mesmo assim ter sido marcado 0 grau.

Link to comment
Share on other sites

O que esperar desse semana:

 

- Frio no amanhecer de segunda.

 

- Menos frio e mais umidade na terça.

 

- O cicloninho que deve se formar frente a costa do RS e SC entre quarta e quinta-feira será bem interessante.

 

- O reforço polar entra forte no sábado, o ar frio deve ter uma boa intensidade visto que um corredor formado desde as latitudes mais baixas vai trazer ar frio diretamente do pólo.

 

- Possível onda de frio por volta do dia 9 de julho.

Link to comment
Share on other sites

A do SIMEPAR era, a do INMET não. Só que a normal anul do SIMEPAR, 1975-2000, se não me engano, deu 16.8ºC.

Este maio foi realmente muito bom, mas estes -1 do INMET não conferem. As estações do INMET, não só em ctba, estão sem manutenção e desreguladas. Infelizmente não é uma boa referência; apesar de mesmo assim ter sido marcado 0 grau.

 

NÃO DIGA BESTEIRA. A DO INMET EM CTBA TEM MANUTENÇÃO ANUAL DOS INSTRUMENTOS E ESTÁ MAIS PAFRONIZADA QUE AS DO SIMEPAR.

 

QUE ME DESCULPE O DUQUIA, MAS QTOS METE. DO SIMEPAR JÁ FORAM VER AS ESTAÇÕES??

A DE CTBA O SENSOR DE TEMPERATURA ESTÁ A 2,20 DE ALTURA, PADRÃO; 1,70, ESTÁ COM UMA CAIXA DE DATALOG 50 CM ABAIXO. A RELVA , NO DIA QUE QUE A DO INMET DEU -14 E SIMPAR -8,..., TINHA 60 CM DE MATO EM CIMA!!!

 

A DE PALMAS O SENSOR DE TEMP. ESTÁ A 2,20 OU MAIS. O DE GRAMA, TIVE DE PROCURAR E DEPOIS TIRAR O MATO DE CIMA!!! A DO IAPAR TAMBÉM ESTAVA RUIM, COR ESCURA E ESTAÇÃO PÉSSIMAMENTE MAU LOCALIZADA. NÃO FALE APENAS POR FALAR, ....

Link to comment
Share on other sites

Bem, Ronaldo, isto é um problema entre você, o INMET e o SIMEPAR. Não me interessam estes conflitos. Parece-me que tens um amigo no INMET-Curitiba, o que pode influir nas suas observações. Eu tenho a informação de que a estação do INMET não recebe manutenção adequada. Como sabes, é necessário que as estações sejam acompanhadas diariamente. Eu vi, com os meus próprios olhos, o SIMEPAR utilizar três tecnologias distintas para testar seus próprios valores, aliás, eles tem instrumentos heurísticos para fazer o trabalho. No caso do INMET, eu vi uma estação às moscas, que, aliás, muda seu padrão de diferença com relação ao SIMEPAR com certa freqüência (há alguns anos era -1 min e +1 max, depois que fizeram "alguns ajustes" quase igualou, daí há um tempo voltou ao padrão anterior).

 

Particularmente, eu prefiro o SIMEPAR. Confio mais em seus dados, já visitei ambas as estações e não gostei do que vi (quero dizer, do INMET). Os problemas "inmetianos" não se restringem a isso, ou melhor, critica-se o INMET também em outros pontos, eu critico o INMET daqui.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Bem, Ronaldo, isto é um problema entre você, o INMET e o SIMEPAR. Não me interessam estes conflitos. Parece-me que tens um amigo no INMET-Curitiba, o que pode influir nas suas observações. Eu tenho a informação de que a estação do INMET não recebe manutenção adequada. Como sabes, é necessário que as estações sejam acompanhadas diariamente. Eu vi, com os meus próprios olhos, o SIMEPAR utilizar três tecnologias distintas para testar seus próprios valores, aliás, eles tem instrumentos heurísticos para fazer o trabalho. No caso do INMET, eu vi uma estação às moscas, que, aliás, muda seu padrão de diferença com relação ao SIMEPAR com certa freqüência (há alguns anos era -1 min e +1 max, depois que fizeram "alguns ajustes" quase igualou, daí há um tempo voltou ao padrão anterior).

 

Particularmente, eu prefiro o SIMEPAR. Confio mais em seus dados, já visitei ambas as estações e não gostei do que vi (quero dizer, do INMET). Os problemas "inmetianos" não se restringem a isso, ou melhor, critica-se o INMET também em outros pontos, eu critico o INMET daqui.

 

abraços

 

ENTÃO TÁ DOUTOR....

Link to comment
Share on other sites

Bem, Ronaldo, isto é um problema entre você, o INMET e o SIMEPAR. Não me interessam estes conflitos. Parece-me que tens um amigo no INMET-Curitiba, o que pode influir nas suas observações. Eu tenho a informação de que a estação do INMET não recebe manutenção adequada. Como sabes, é necessário que as estações sejam acompanhadas diariamente. Eu vi, com os meus próprios olhos, o SIMEPAR utilizar três tecnologias distintas para testar seus próprios valores, aliás, eles tem instrumentos heurísticos para fazer o trabalho. No caso do INMET, eu vi uma estação às moscas, que, aliás, muda seu padrão de diferença com relação ao SIMEPAR com certa freqüência (há alguns anos era -1 min e +1 max, depois que fizeram "alguns ajustes" quase igualou, daí há um tempo voltou ao padrão anterior).

 

Particularmente, eu prefiro o SIMEPAR. Confio mais em seus dados, já visitei ambas as estações e não gostei do que vi (quero dizer, do INMET). Os problemas "inmetianos" não se restringem a isso, ou melhor, critica-se o INMET também em outros pontos, eu critico o INMET daqui.

 

abraços

Em Curitiba, uma estação tá do lado da outra no Centro Politécnico, é só ir lá e comparar!
Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z de hoje do GFS:

 

1) Semana de fria a fresca no sul do BR, com sensação de inverno mantida;

2) Formação de ciclone na quinta feira em frente a divisa SC/RS. Se esse bicho se forma no sábado poderíamos ter uma boa condição até para neve... Na quinta, não tem frio para ser puxado :cry: Lembra o que falamos sobre dessincronização?

3) POr que o ciclone se forma na quinta e não no sábado, o frio do final de semana entra fraco e maritimizado. É possível ver as manchas abaixo de 0oC em 850hpa rumando para o Atlântico e se aquecendo...Julho começaria com um belo desperdício polar

4) Um outro ciclone fora de hora (e de local) se formaria na costa da Pvca. de Buenos Aires no outro final de semana. Este enviaria um peidinho polar para nós...

5) Por volta do dia 10, um belo cavalinho de 1036 hpa se concentra no Pacífico Sul, preparando-se para iniciar o seu galope rumo as latitudes menores... Por enquanto, a alta anterior, já no Atlântico parece sefgurá-lo...

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z de hoje do GFS:

 

1) Semana de fria a fresca no sul do BR, com sensação de inverno mantida;

2) Formação de ciclone na quinta feira em frente a divisa SC/RS. Se esse bicho se forma no sábado poderíamos ter uma boa condição até para neve... Na quinta, não tem frio para ser puxado :cry: Lembra o que falamos sobre dessincronização? NÃO TEM FRIO??? COM MÍNIMA PREVISTA DE 1/3 NO FIM DA NOITE DE QUARTA.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) POr que o ciclone se forma na quinta e não no sábado, o frio do final de semana entra fraco e maritimizado. É possível ver as manchas abaixo de 0oC em 850hpa rumando para o Atlântico e se aquecendo...Julho começaria com um belo desperdício polar

4) Um outro ciclone fora de hora (e de local) se formaria na costa da Pvca. de Buenos Aires no outro final de semana. Este enviaria um peidinho polar para nós...

5) Por volta do dia 10, um belo cavalinho de 1036 hpa se concentra no Pacífico Sul, preparando-se para iniciar o seu galope rumo as latitudes menores... Por enquanto, a alta anterior, já no Atlântico parece sefgurá-lo...

Link to comment
Share on other sites

2) Formação de ciclone na quinta feira em frente a divisa SC/RS. Se esse bicho se forma no sábado poderíamos ter uma boa condição até para neve... Na quinta, não tem frio para ser puxado :cry: Lembra o que falamos sobre dessincronização?

3) POr que o ciclone se forma na quinta e não no sábado, o frio do final de semana entra fraco e maritimizado. É possível ver as manchas abaixo de 0oC em 850hpa rumando para o Atlântico e se aquecendo...Julho começaria com um belo desperdício polar

4) Um outro ciclone fora de hora (e de local) se formaria na costa da Pvca. de Buenos Aires no outro final de semana. Este enviaria um peidinho polar para nós...

Esse papo de dessincronização me parece estranho. Não é justamente o avanço da alta mais fria que forma esses ciclones?

Eu até hoje não entendi direito a história do ovo e da galinha - se é o avanço da alta que forma a baixa frontal (e esta se afunda num ciclone) ou se a baixa "puxa" a alta - mas geralmente as duas estão associadas.

Na minha percepção leiga é assim: tanto faz quem vem primeiro, mas o ovo está sempre relacionado com a galinha... ;)

Link to comment
Share on other sites

Pela 0Z de hoje do GFS:

 

1) Semana de fria a fresca no sul do BR, com sensação de inverno mantida;

2) Formação de ciclone na quinta feira em frente a divisa SC/RS. Se esse bicho se forma no sábado poderíamos ter uma boa condição até para neve... Na quinta, não tem frio para ser puxado :cry: Lembra o que falamos sobre dessincronização? NÃO TEM FRIO??? COM MÍNIMA PREVISTA DE 1/3 NO FIM DA NOITE DE QUARTA.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) POr que o ciclone se forma na quinta e não no sábado, o frio do final de semana entra fraco e maritimizado. É possível ver as manchas abaixo de 0oC em 850hpa rumando para o Atlântico e se aquecendo...Julho começaria com um belo desperdício polar

4) Um outro ciclone fora de hora (e de local) se formaria na costa da Pvca. de Buenos Aires no outro final de semana. Este enviaria um peidinho polar para nós...

5) Por volta do dia 10, um belo cavalinho de 1036 hpa se concentra no Pacífico Sul, preparando-se para iniciar o seu galope rumo as latitudes menores... Por enquanto, a alta anterior, já no Atlântico parece sefgurá-lo...

 

Quis dizer frio em altitude associado a umidade do ciclone que fosse suficiente para neve... Isso pelo GFS 0Z. Não sei pelos outros...

Link to comment
Share on other sites

2) Formação de ciclone na quinta feira em frente a divisa SC/RS. Se esse bicho se forma no sábado poderíamos ter uma boa condição até para neve... Na quinta, não tem frio para ser puxado :cry: Lembra o que falamos sobre dessincronização?

3) POr que o ciclone se forma na quinta e não no sábado, o frio do final de semana entra fraco e maritimizado. É possível ver as manchas abaixo de 0oC em 850hpa rumando para o Atlântico e se aquecendo...Julho começaria com um belo desperdício polar

4) Um outro ciclone fora de hora (e de local) se formaria na costa da Pvca. de Buenos Aires no outro final de semana. Este enviaria um peidinho polar para nós...

Esse papo de dessincronização me parece estranho. Não é justamente o avanço da alta mais fria que forma esses ciclones?

Eu até hoje não entendi direito a história do ovo e da galinha - se é o avanço da alta que forma a baixa frontal (e esta se afunda num ciclone) ou se a baixa "puxa" a alta - mas geralmente as duas estão associadas.

Na minha percepção leiga é assim: tanto faz quem vem primeiro, mas o ovo está sempre relacionado com a galinha... ;)

 

Sim, mas a alta mais fria vem avançando por longas distâncias... A pergunta é: quando a frente oclui e a baixa vira um ciclone? Historicamente, essa oclusão costuma ser mais frequente justamente quando logo a frente encontra-se uma região de águas mais quentes. Essa região logo a frente era o norte de SC/ litoral do PR, e por isso a baixa se formava em frente a divisa RS/SC. Hoje, na maioria das vezes, parece ser a boca do Prata e sua grande anomalia os agentes catalizadores desta... A não ser quando ocorre frontogênese acima deste ponto, como parece ser o caso do ciclone de quarta.

 

Especulações de um amador....

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar mais neve lá do que pegaria aqui :twisted:

 

AO CHEGAR LÁ UM TERRÍVEL VENTO NORTE E QUENTE IRÁ TRAZER UMA INESPERADA ONDA DE CALOR!!! MÁXIMAS DE 20/25 E MÍNIMAS DE 5/10!!!! SERÁ O APOCALÍPICE CHEGANDO.....

 

BOA VIAGEM

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

PS: LEVE O CAIO, ASSIM SERÁ UMA NEVASCAS DAS GRANDES AQUI.....

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar mais neve lá do que pegaria aqui :twisted:

 

AO CHEGAR LÁ UM TERRÍVEL VENTO NORTE E QUENTE IRÁ TRAZER UMA INESPERADA ONDA DE CALOR!!! MÁXIMAS DE 20/25 E MÍNIMAS DE 5/10!!!! SERÁ O APOCALÍPICE CHEGANDO.....

 

BOA VIAGEM

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

PS: LEVE O CAIO, ASSIM SERÁ UMA NEVASCAS DAS GRANDES AQUI.....

 

 

Conheço um "cara" que mora há 8 anos em São Joaquim e nunca pegou uma nevasca... Pode?

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar mais neve lá do que pegaria aqui :twisted:

 

AO CHEGAR LÁ UM TERRÍVEL VENTO NORTE E QUENTE IRÁ TRAZER UMA INESPERADA ONDA DE CALOR!!! MÁXIMAS DE 20/25 E MÍNIMAS DE 5/10!!!! SERÁ O APOCALÍPICE CHEGANDO.....

 

BOA VIAGEM

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

PS: LEVE O CAIO, ASSIM SERÁ UMA NEVASCAS DAS GRANDES AQUI.....

 

 

Conheço um "cara" que mora há 8 anos em São Joaquim e nunca pegou uma nevasca... Pode?

 

JÁ TENTEI MANDÁ-LO EMBORA, MAS NÃO DEU CERTO É MUITO TEIMOSO!!! KKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Deve gear no Paraná nos próximos dias. Há previsão de geada forte na região de Palmas e fraca em Guarapuava e Pato Branco. Nas regiões de Toledo, Francisco Beltrão e Cascavel pode gear nas baixadas e em pontos isolados das áreas rurais. Porém, em Verê, Enéas Marques, Salto do Lontra, Chopinzinho e Santa Isabel do Oeste a geada pode ser fraca

 

semttulo3ghfghjdy3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Um fato para análise:

 

No ano passado pude presenciar várias ondas de frio onde os modelos numéricos apontavam algo entre -3ºC e até -5ºC no nível de 850hpa sobre Porto Alegre. Neste ano não tivemos modelos prevendo frio com tamanha intensidade, porém, ao contrário do que ocorreu no ano passado, essas MPs estão me surpreendendo positivamente pelo potencial de máximas baixas. Já tivemos nesse ano um dia com máxima abaixo de 10ºC aqui em POA. Na última segunda-feira, com sol entre nuvens altas, a temperatura não passou de 11,5C na minha casa. Ontem, cidades da campanha gaúcha registraram marcas que eu considero históricas como máximas, de tão baixas que foram. Livramento com 5,2ºC e Uruguaiana com 7,8ºC, nossa, eu acho que nunca vi. Isso tudo acontecendo quando modelos apontavam temperaturas levemente acima de zero em 850hpa para POA e pouca coisa abaixo de zero para a campanha. No ano passado, massas de -5ºC em 850hpa traziam máximas de 13ºC em POA. O quê está acontecendo? O frio em superfície não possui correlação com o frio em altura?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um fato para análise:

 

No ano passado pude presenciar várias ondas de frio onde os modelos numéricos apontavam algo entre -3ºC e até -5ºC no nível de 850hpa sobre Porto Alegre. Neste ano não tivemos modelos prevendo frio com tamanha intensidade, porém, ao contrário do que ocorreu no ano passado, essas MPs estão me surpreendendo positivamente pelo potencial de máximas baixas. Já tivemos nesse ano um dia com máxima abaixo de 10ºC aqui em POA. Na última segunda-feira, com sol entre nuvens altas, a temperatura não passou de 11,5C na minha casa. Ontem, cidades da campanha gaúcha registraram marcas que eu considero históricas como máximas, de tão baixas que foram. Livramento com 5,2ºC e Uruguaiana com 7,8ºC, nossa, eu acho que nunca vi. Isso tudo acontecendo quando modelos apontavam temperaturas levemente acima de zero em 850hpa para POA e pouca coisa abaixo de zero para a campanha. No ano passado, massas de -5ºC em 850hpa traziam máximas de 13ºC em POA. O quê está acontecendo? O frio em superfície não possui correlação com o frio em altura?

Interessante observação, Bruno.

Eu acho que nesses casos que tu citou, o frio estava acompanhado de mais umidade durante o dia, talvez por isso as máximas baixas. Me parece que cavalos polares muito secos facilitam o aquecimento durante o dia ensolarado. Algo a se prestar atenção...

Link to comment
Share on other sites

Para o meu conceito de frio brasileiro mínimas entre -5oC e -7oC são espetaculares. Não mudei a minha expectativa de frio, ele vem e muitíssimo interessante.

 

Sds

 

Caio, este frio seria para quando exatamente? Abri agora o GFS 06Z e não vejo nada de especial. Apenas uma boa manutenção do frio, nada diferente dos padrões atuais.

 

A minha impressão é de que se quisermos um frio legal deveremos aguardar a segunda quinzena do mês!

Link to comment
Share on other sites

Para o meu conceito de frio brasileiro mínimas entre -5oC e -7oC são espetaculares. Não mudei a minha expectativa de frio, ele vem e muitíssimo interessante.

 

Sds

 

Caio, este frio seria para quando exatamente? Abri agora o GFS 06Z e não vejo nada de especial. Apenas uma boa manutenção do frio, nada diferente dos padrões atuais.

 

A minha impressão é de que se quisermos um frio legal deveremos aguardar a segunda quinzena do mês!

 

 

Esse frio seria para o início da próxima semana, sendo o amanhecer de segunda e terça os mais interessantes. O GFS ainda não pegou todo o frio que poderá fazer, apenas uma fração dele.

 

E se preparem que não para por aí, o que aparenta ser o frio mais forte do ano tem data e hora marcada para chegar, dia 9.

Link to comment
Share on other sites

Para o meu conceito de frio brasileiro mínimas entre -5oC e -7oC são espetaculares. Não mudei a minha expectativa de frio, ele vem e muitíssimo interessante.

 

Sds

 

Depende. Se for para Guarapuava seria espetacular. Se for para Palmas nem tanto, e para São Joaquim, absolutamente comum, pois em São Joaquim todos os anos tem mínima entre -5º C e -6º C.

Desde que o BAZ existe eu só vi dois eventos com algo que poderia ser considerado espetacular:

- a última onda polar de maio de 2007;

- a onda polar de setembro de 2006, mas não pelo frio e sim pela abrangência da neve, que caiu em 50 cidades em RS e em 10 em SC. Mas esta neve só se destacou mesmo pela abrangência.

 

Fora isso, espetacular mesmo só as contínuas anomalias positivas em Curitiba e em boa parte do Paraná, às quais têm sido uma quase constante desde 1995, e uma constante desde 2001.

Link to comment
Share on other sites

Bem, Ronaldo, isto é um problema entre você, o INMET e o SIMEPAR. Não me interessam estes conflitos. Parece-me que tens um amigo no INMET-Curitiba, o que pode influir nas suas observações. Eu tenho a informação de que a estação do INMET não recebe manutenção adequada. Como sabes, é necessário que as estações sejam acompanhadas diariamente. Eu vi, com os meus próprios olhos, o SIMEPAR utilizar três tecnologias distintas para testar seus próprios valores, aliás, eles tem instrumentos heurísticos para fazer o trabalho. No caso do INMET, eu vi uma estação às moscas, que, aliás, muda seu padrão de diferença com relação ao SIMEPAR com certa freqüência (há alguns anos era -1 min e +1 max, depois que fizeram "alguns ajustes" quase igualou, daí há um tempo voltou ao padrão anterior).

 

Particularmente, eu prefiro o SIMEPAR. Confio mais em seus dados, já visitei ambas as estações e não gostei do que vi (quero dizer, do INMET). Os problemas "inmetianos" não se restringem a isso, ou melhor, critica-se o INMET também em outros pontos, eu critico o INMET daqui.

 

abraços

 

Assino embaixo!

Link to comment
Share on other sites

Para o meu conceito de frio brasileiro mínimas entre -5oC e -7oC são espetaculares. Não mudei a minha expectativa de frio, ele vem e muitíssimo interessante.

 

Sds

 

Caio, este frio seria para quando exatamente? Abri agora o GFS 06Z e não vejo nada de especial. Apenas uma boa manutenção do frio, nada diferente dos padrões atuais.

 

A minha impressão é de que se quisermos um frio legal deveremos aguardar a segunda quinzena do mês!

 

 

Esse frio seria para o início da próxima semana, sendo o amanhecer de segunda e terça os mais interessantes. O GFS ainda não pegou todo o frio que poderá fazer, apenas uma fração dele.

 

E se preparem que não para por aí, o que aparenta ser o frio mais forte do ano tem data e hora marcada para chegar, dia 9.

 

É uma das datas nas quais o Acoplado já colocou um cavalo nos úlitmos dias! Será? Eu acredito que venha um pouco depois, tipo dia 11/12...

Link to comment
Share on other sites

Os modelos acabaram por encontrar uma solução intermediária. O frio deve vir com bastante consistência, porém podemos descartar a intensidade apontada por uma serie de modelos importantes. O GFS que mal acusava convergiu também para uma solução intermediária. Frio excelente no início de julho, os primeiros dez dias estão garantidos.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos acabaram por encontrar uma solução intermediária. O frio deve vir com bastante consistência, porém podemos descartar a intensidade apontada por uma serie de modelos importantes. O GFS que mal acusava convergiu também para uma solução intermediária. Frio excelente no início de julho, os primeiros dez dias estão garantidos.

 

Não consigo ver isso no GFS, Caio. Por ele teriamos um início de julho totalmente meia boca, sem veranico, mas nenhum episódio sequer de frio abaixo de 4oC em 850hpa no sul de SC. Mesmo depois do dia 10 o máximo que ele mostra é uma situação de 2oC em 850hpa, um raspão polar.

 

Para o GFS a atmosfera do sul do BR se mantém com algum bloqueio nos níveis elevados e os ciclones continuam se formando lá nas Malvinas. Resultado: nenhum frio de responsa a vista!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos acabaram por encontrar uma solução intermediária. O frio deve vir com bastante consistência, porém podemos descartar a intensidade apontada por uma serie de modelos importantes. O GFS que mal acusava convergiu também para uma solução intermediária. Frio excelente no início de julho, os primeiros dez dias estão garantidos.

 

Não consigo ver isso no GFS, Caio. Por ele teriamos um início de julho totalmente meia boca, sem veranico, mas nenhum episódio sequer de frio abaixo de 4oC em 850hpa no sul de SC. Mesmo depois do dia 10 o máximo que ele mostra é uma situação de 2oC em 850hpa, um raspão polar.

 

Para o GFS a atmosfera do sul do BR se mantém com algum bloqueio nos níveis elevados e os ciclones continuam se formando lá nas Malvinas. Resultado: nenhum frio de responsa a vista!

 

Perfeito Zé! Fecho contigo. Também não consegui identificar nenhum frio significativo ao longo dos próximos 15 dias. Quem sabe vem algo depois do dia 11/12 mesmo. Por enquanto, nada que seja maior do que tivemos nesta semana aqui pelo RS. Não faz calor, tampouco frio forte. Mais pra frio que pra calor, mas nada de muito interessante mesmo!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.