Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Junho de 2007


Recommended Posts

  • Replies 408
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estou atento a três datas 14, 20 e 27.

 

Não boto nenhuma fé na de dia 14, o que vier é lucro, desde que não seja um mega pré-frontal.

 

Começo a ficar confiante quanto a entrada de um refresco no dia 14. Os modelos comerçaram a entrar em acordo sugerindo uma erupção de ar frio não muito significativa nesta data.

 

As datas-chave estão mantidas.

 

A 12Zdo GFS devolveu o frio para o dia 13/14. Agora eu também acho que não tira mais. Pegaria todo o sul, embora fosse um pouco maritimizado. Provável teríamos um dia com mínima em torno de 6/7oC em Ctba e uns dois dias nublados com algo como 15/09oC. Típicos dias de massa oceânica no outono Curitibano,algo muito comum nestes últimos anos. Depois uma leve aquecida e a incógnita do final do mês.

 

O GFS está um tanto equivocado. Será continental e vai negativar mais uma vez no Cruzeiro.

 

Entre os dias 16 e 17 eu estarei em Videira-SC e entre os dias 23/24 eu estarei um Caxias do Sul. Tomara que venha frio nestas datas, para eu conhecer o frio destas regiões!

Link to comment
Share on other sites

O GFS das 12Z insiste num peidinho polar para o dia 14 e fim de semana seguinte, com trajetória bem maritimizada.

 

O pior é que não sinaliza mais nada em termos de frio forte até o final da grade...

 

Vamos torcer para que o Caio e os outros modelos estejam certos, mas o fato de o Acoplado não ter pego este frio com antecedência me desanima bastante.

 

A grande diferença entre o período no qual acabamos de ingressar e o nosso mês de maio que matou a pau são os ciclones. Pelo GFS eles passam a se formar lá embaixo, perto das Malvinas, e não conseguem jogar o frio com trajetória continental cá para cima. Não temos um bloqueio propriamente dito.

 

Aliás, incrível a diferença que faz estar de um lado ou do outro de uma frente quente. De quarta para quinta formou-se uma frente quente que passou por Curitiba e proporcionou um repentino aquecimento. Saí hoje na hora do almoço de Ctba, com sol e calor para época, em direção ao litoral Catarinense e percebi que a frente permanecia sobre a região de Joinville. Ao chegar a Piçarras, estava até friozinho. Para se ter uma idéia, Ctba tem agora 18oC e aqui está 16oC, apesar de ser nível do mar contra 900 m. Pena que a frente avança para o sul e vai fazer calor em toda a Região a partir de amanhã.

 

Resumindo, para Ctba não terminar o mês muito acima da média teria de vir uma super jamanta polar na última semana.

 

Aguardemos, pois!

Link to comment
Share on other sites

A esperança é a última que morre, mas estamos caminhando para o oitavo ano de anomalia positiva em junho. REPITO. OITO ANOS SEM FRIO EM JUNHO.

Inédito! Também não acredito. Normal, talvez.

Inacreditável seria ter todos os meses do inverno climático frios.

 

Abraços

AH!

É BOM SABER QUE NOSSO CLIMA NÃO MUDOU!

Vou dormir tranquilo :wink:

Link to comment
Share on other sites

A esperança é a última que morre, mas estamos caminhando para o oitavo ano de anomalia positiva em junho. REPITO. OITO ANOS SEM FRIO EM JUNHO.

Inédito! Também não acredito. Normal, talvez.

Inacreditável seria ter todos os meses do inverno climático frios.

 

Abraços

AH!

É BOM SABER QUE NOSSO CLIMA NÃO MUDOU!

Vou dormir tranquilo :wink:

 

Pois é, impressionante como esse padrao tem se repetido sempre nos ultimos 8/10 anos.

Em maio tudo pareçe normal, ondas de frio começando a entrar, algumas mais fortes intercaladas por alguns dias mais quentes, como sempre foi o mes.

Mas em junho,de repente nao chega mais nada, fica esse bloqueio por 15/20 dias, e as ondas de frio indo tudo pro mar.

 

m Curitiba por exemplo, nos ultimos 7 anos, praticamente todos os meses de maio foram mais frios, ou no maximo igual a junho.

Link to comment
Share on other sites

A esperança é a última que morre, mas estamos caminhando para o oitavo ano de anomalia positiva em junho. REPITO. OITO ANOS SEM FRIO EM JUNHO.

Inédito! Também não acredito. Normal, talvez.

Inacreditável seria ter todos os meses do inverno climático frios.

 

Abraços

AH!

É BOM SABER QUE NOSSO CLIMA NÃO MUDOU!

Vou dormir tranquilo :wink:

 

DA DÉCADA DE SESSENTA FORAM 6 ANOS SEGUIDOS.

 

O PADRÃO AMERICANO A PLENO VAPOR!!!

 

NO GERAL SERÁ UM DOS INVERNOS MAIS FRIOS NO SUL DO BRASIL, MAS COM UM PERÍODO OU DOIS BEM QUENTES.

 

SE TIVERES ALGUÉM CONHECIDO COM FRUTA DE CAROÇO, DIGA PARA DEIXAR FLORESCER E FRUTIFICAR, DEPOIS FAÇA A PODA. SERÁ OUTRO ANO TERRÍVEL PARA FRUTICULTURA E TRITICULTURA.

Link to comment
Share on other sites

A esperança é a última que morre, mas estamos caminhando para o oitavo ano de anomalia positiva em junho. REPITO. OITO ANOS SEM FRIO EM JUNHO.

Inédito! Também não acredito. Normal, talvez.

Inacreditável seria ter todos os meses do inverno climático frios.

 

Abraços

AH!

É BOM SABER QUE NOSSO CLIMA NÃO MUDOU!

Vou dormir tranquilo :wink:

 

DA DÉCADA DE SESSENTA FORAM 6 ANOS SEGUIDOS.

 

O PADRÃO AMERICANO A PLENO VAPOR!!!

 

NO GERAL SERÁ UM DOS INVERNOS MAIS FRIOS NO SUL DO BRASIL, MAS COM UM PERÍODO OU DOIS BEM QUENTES.

 

SE TIVERES ALGUÉM CONHECIDO COM FRUTA DE CAROÇO, DIGA PARA DEIXAR FLORESCER E FRUTIFICAR, DEPOIS FAÇA A PODA. SERÁ OUTRO ANO TERRÍVEL PARA FRUTICULTURA E TRITICULTURA.

Outra vez!!!!

 

Ano passado o pessoal da Serra teve a maior perda de todos os tempos. Agora, eu não duvido que se repita pois eu não acreditava que maio do ano passado podia se repetir.Veja como seria importante os produtores de fruta da região ter acompanhamento.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A esperança é a última que morre, mas estamos caminhando para o oitavo ano de anomalia positiva em junho. REPITO. OITO ANOS SEM FRIO EM JUNHO.

Inédito! Também não acredito. Normal, talvez.

Inacreditável seria ter todos os meses do inverno climático frios.

 

Abraços

AH!

É BOM SABER QUE NOSSO CLIMA NÃO MUDOU!

Vou dormir tranquilo :wink:

 

DA DÉCADA DE SESSENTA FORAM 6 ANOS SEGUIDOS.

 

O PADRÃO AMERICANO A PLENO VAPOR!!!

 

NO GERAL SERÁ UM DOS INVERNOS MAIS FRIOS NO SUL DO BRASIL, MAS COM UM PERÍODO OU DOIS BEM QUENTES.

 

SE TIVERES ALGUÉM CONHECIDO COM FRUTA DE CAROÇO, DIGA PARA DEIXAR FLORESCER E FRUTIFICAR, DEPOIS FAÇA A PODA. SERÁ OUTRO ANO TERRÍVEL PARA FRUTICULTURA E TRITICULTURA.

Outra vez!!!!

 

Ano passado o pessoal da Serra teve a maior perda de todos os tempos. Agora, eu não duvido que se repita pois eu não acreditava que maio do ano passado podia se repetir.Veja como seria importante os produtores de fruta da região ter acompanhamento.

 

Abraço

 

AVISE

Link to comment
Share on other sites

 

SE TIVERES ALGUÉM CONHECIDO COM FRUTA DE CAROÇO, DIGA PARA DEIXAR FLORESCER E FRUTIFICAR, DEPOIS FAÇA A PODA. SERÁ OUTRO ANO TERRÍVEL PARA FRUTICULTURA E TRITICULTURA.

Outra vez!!!!

 

Ano passado o pessoal da Serra teve a maior perda de todos os tempos. Agora, eu não duvido que se repita pois eu não acreditava que maio do ano passado podia se repetir.Veja como seria importante os produtores de fruta da região ter acompanhamento.

 

Abraço

 

AVISE

 

 

E acaba de sair o Levantamento da CONAB de intenção de plantio de Trigo no RS(segundo maior produtor) e PR(maior produtor).

Vão ser 800.000 mil hectares no RS, e mais de 1.000.000 de hectares no Paraná. Houve até aumento de área em relação ao ano passado!!!

 

Se tiver mesmo calorão agora no miolo do inverno, e frio forte depois, o filme do ano passado vai se repetir!!!

 

Agora, no meu feeling e da maioria das pessoas, mesmo q esse inverno seja um dos mais frios no geral, a impressão que vai ficar vai ser de um inverno ruim!!! Não adianta, quem tiver q ir a São Joaquim em busca da neve, a maioria vai em Julho e não em Setembro. Além do que, perde totalmente o clima de inverno um calorão muito forte exatamente no auge, em junho/julho...

 

Espero que se junho for mesmo desastroso de novo, julho fique pelo menos na média, porque sabemos que uma forte masssa de ar polar em setembro não vai fazer o mesmo estrago que faria se tivesse vindo em julho. Aqueles dias extremamente gelados, com frio muito intenso mesmo ao meio dia, são mais característico de junho e julho, e só ocorrem em setembro em eventos de rara intensidade!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

SE TIVERES ALGUÉM CONHECIDO COM FRUTA DE CAROÇO, DIGA PARA DEIXAR FLORESCER E FRUTIFICAR, DEPOIS FAÇA A PODA. SERÁ OUTRO ANO TERRÍVEL PARA FRUTICULTURA E TRITICULTURA.

Outra vez!!!!

 

Ano passado o pessoal da Serra teve a maior perda de todos os tempos. Agora, eu não duvido que se repita pois eu não acreditava que maio do ano passado podia se repetir.Veja como seria importante os produtores de fruta da região ter acompanhamento.

 

Abraço

 

 

AQUI NÃO. MESMO EM SETEMBRO É COMUM FRIO FORTE. E AS GRANDES NEVADAS TAMBÉM OCORREM EM SETEMBRO. E ESTE ANO O INVERNO, GERAL, SERÁ MUITO BOM PARA CÁ E, TALVEZ, ATÉ P/CTBA.

AVISE

 

 

E acaba de sair o Levantamento da CONAB de intenção de plantio de Trigo no RS(segundo maior produtor) e PR(maior produtor).

Vão ser 800.000 mil hectares no RS, e mais de 1.000.000 de hectares no Paraná. Houve até aumento de área em relação ao ano passado!!!

 

Se tiver mesmo calorão agora no miolo do inverno, e frio forte depois, o filme do ano passado vai se repetir!!!

 

Agora, no meu feeling e da maioria das pessoas, mesmo q esse inverno seja um dos mais frios no geral, a impressão que vai ficar vai ser de um inverno ruim!!! Não adianta, quem tiver q ir a São Joaquim em busca da neve, a maioria vai em Julho e não em Setembro. Além do que, perde totalmente o clima de inverno um calorão muito forte exatamente no auge, em junho/julho...

 

Espero que se junho for mesmo desastroso de novo, julho fique pelo menos na média, porque sabemos que uma forte masssa de ar polar em setembro não vai fazer o mesmo estrago que faria se tivesse vindo em julho. Aqueles dias extremamente gelados, com frio muito intenso mesmo ao meio dia, são mais característico de junho e julho, e só ocorrem em setembro em eventos de rara intensidade!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

 

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

 

Parece até que a sensibilidade às vezes funciona. Nada de profecia. Mas, baseada na observação.

Realmente, o que coloquei em minha citação, é o fato de acompanhar o Prof. Eugênio falando nas rádios há muitos anos. Ele sempre fala em ciclos estatísticos. Não tenho estas estatísticas, nem mesmo cientificismo para prever algo com exati~dão. Mas, não é mesmo que o bloqueio ocorreu!?. Bastou uma "folga" no abastecimento polar e um "retorno" do ar quente "desceu" para o sul. Agora, um sistema estacionário provoa uma chuva forte no RS.

Realmente, um inverno climático constantemente frio, acredito, não houve sempre. Pode ter havido um ciclo quase constante de frio. Mas, se observarmos os dias dos anos que foram citados com frios constantes, veremos que sempre deve ter havido algum aquecimento entre os "frios", nem que seja pequeno. Mas, estou quase certo, houve.

 

 

 

Caio, em 1968 fez 90 dias de frio ininterrupto em quase todo o sul do Brasil!!!O próprio Ronaldo confirmou isso aqui há algum tempo. Aliás, o recorde de Maio de São Joaquim ainda é de 1968, ano em que nevou no Noroeste gaúcho e várias regiões baixas do Sul do Brasil!!!

 

Olhe o outono-inverno de Curitiba naquele ano:

 

jan-19.50

fev-19.00

mar-19.20

abr-14.60

maio-12.60

jun-12.60

jul-12.30

ago-12.50

set-14.10

out-15.70

nov-17.60

dez-20.40

 

ANO-15.62ºC

 

Ano típico das décadas de 10 e 20 em Curitiba!!!Imagine em São Joaquim a constância do frio...

 

Sds.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Minha citação é a seguinte:

 

Parece até que a sensibilidade às vezes funciona. Nada de profecia. Mas, baseada na observação.

Realmente, o que coloquei em minha citação, é o fato de acompanhar o Prof. Eugênio falando nas rádios há muitos anos. Ele sempre fala em ciclos estatísticos. Não tenho estas estatísticas, nem mesmo cientificismo para prever algo com exati~dão. Mas, não é mesmo que o bloqueio ocorreu!?. Bastou uma "folga" no abastecimento polar e um "retorno" do ar quente "desceu" para o sul. Agora, um sistema estacionário provoa uma chuva forte no RS.

Realmente, um inverno climático constantemente frio, acredito, não houve sempre. Pode ter havido um ciclo quase constante de frio. Mas, se observarmos os dias dos anos que foram citados com frios constantes, veremos que sempre deve ter havido algum aquecimento entre os "frios", nem que seja pequeno. Mas, estou quase certo, houve.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que só esta fazendo calor do PR para cima. Em SC o feriado foi super ameno! Logicamente o litoral recebeu um 'reforço' de frio da Corrente Malvinas, pois a água do mar já está gélida no litoral norte. A sensação de frescor durante o dia e até frio à noite em Piçarras foi constante.

 

Hoje o mar subiu de sudeste e rolaram altas ondas em Gravatá. Fiz 3 horas de surf, he he he! Na hora que eu cheguei na praia a neblina não deixava ver o outside. Quando voltei para Piçarras, na praia do Quilombo, em Penha, ainda tinha nevoeiro (às 14:00)!!

 

Começo a achar que a porteira abre dia 20 mesmo sem o Acoplado ter mostrado nada. Aliás, pelo Acoplado teríamos o período mais tedioso dos invernos climáticos do sul do Brasil em muitos anos, com o frio forte só entrando no dia 9 de julho!! Prefiro não acreditar nesta hipótese e botar fé numa nevezinha dia 21...

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que só esta fazendo calor do PR para cima. Em SC o feriado foi super ameno! Logicamente o litoral recebeu um 'reforço' de frio da Corrente Malvinas, pois a água do mar já está gélida no litoral norte. A sensação de frescor durante o dia e até frio à noite em Piçarras foi constante.

 

Hoje o mar subiu de sudeste e rolaram altas ondas em Gravatá. Fiz 3 horas de surf, he he he! Na hora que eu cheguei na praia a neblina não deixava ver o outside. Quando voltei para Piçarras, na praia do Quilombo, em Penha, ainda tinha nevoeiro (às 14:00)!!

 

Começo a achar que a porteira abre dia 20 mesmo sem o Acoplado ter mostrado nada. Aliás, pelo Acoplado teríamos o período mais tedioso dos invernos climáticos do sul do Brasil em muitos anos, com o frio forte só entrando no dia 9 de julho!! Prefiro não acreditar nesta hipótese e botar fé numa nevezinha dia 21...

 

Onde fica Piçarras, Zé Vicente?

 

Amanha to planejando ir em Caiobá, hoje vi que fez 30°C naquela região dai me animei pra pegar calor no litoral. Entro no mar mesmo com água gélida... hhehehe

Link to comment
Share on other sites

Meu palpite, aqui para a Serra.

+0,3°C

Os primeiros 7 dias de junho estão muito bem, anomalia de -2,9°C na estação urbana e de -4,2°C na estação Vicentina devido ao frio de baixada.

Espero estar enganado. :prayer:

Farroupilha-RS

Temperatura média dia 10 de junho de 2007 16,4°C. Média dos primeiros 10 dias de junho, 11.4 °C, anomalia de -0,9 °C. Até final da próxima semana deveremos estar com anomalia de +1,0. :cry: :cry: :cry:

JUNHO O MÊS DO DESGOSTO! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Meu palpite, aqui para a Serra.

+0,3°C

Os primeiros 7 dias de junho estão muito bem, anomalia de -2,9°C na estação urbana e de -4,2°C na estação Vicentina devido ao frio de baixada.

Espero estar enganado. :prayer:

Farroupilha-RS

Temperatura média dia 10 de junho de 2007 16,4°C. Média dos primeiros 10 dias de junho, 11.4 °C, anomalia de -0,9 °C. Até final da próxima semana deveremos estar com anomalia de +1,0. :cry: :cry: :cry:

JUNHO O MÊS DO DESGOSTO! :evil:

 

POA também está com -1ºC de anomalia até agora. Deve subir até o outro fds, porém, se os últimos 10 dias forem gelados, temos tudo para fechar junho com anomalia negativa, nem que seja mínima.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que só esta fazendo calor do PR para cima. Em SC o feriado foi super ameno! Logicamente o litoral recebeu um 'reforço' de frio da Corrente Malvinas, pois a água do mar já está gélida no litoral norte. A sensação de frescor durante o dia e até frio à noite em Piçarras foi constante.

 

Hoje o mar subiu de sudeste e rolaram altas ondas em Gravatá. Fiz 3 horas de surf, he he he! Na hora que eu cheguei na praia a neblina não deixava ver o outside. Quando voltei para Piçarras, na praia do Quilombo, em Penha, ainda tinha nevoeiro (às 14:00)!!

 

Começo a achar que a porteira abre dia 20 mesmo sem o Acoplado ter mostrado nada. Aliás, pelo Acoplado teríamos o período mais tedioso dos invernos climáticos do sul do Brasil em muitos anos, com o frio forte só entrando no dia 9 de julho!! Prefiro não acreditar nesta hipótese e botar fé numa nevezinha dia 21...

 

Onde fica Piçarras, Zé Vicente?

 

Amanha to planejando ir em Caiobá, hoje vi que fez 30°C naquela região dai me animei pra pegar calor no litoral. Entro no mar mesmo com água gélida... hhehehe

 

O litoral do Paraná é meio caidão, Jordan. Tirando a Ilha do Mel (que é SHOW), as praias tendem a ter água escura...

 

Piçarras é no litoral norte de SC, só 2 horas de Curitiba. Lá a água também é meio escura, mas no município de Penha (vizinho a menos de 5 minutos de carro) irás encontrar praias com águas claríssimas, como a Praia Grande e a do Quilombo.

 

Mas acho que já que estás por perto, dê uma esticada até a Península de Porto Belo (praia de Mariscal, águas cristalinas e gélidas a esta época do ano) ou mesmo Floripa (mais meia horinha e tem só umas 45 praias fantásticas, he he he). Santa Catarina é show com frio ou calor, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Vai passar,é só uma fase.

Só espero estar vivo.

:lol:

 

jun.JPG

 

Aliás, a década de 2000 tem tido duas características bem marcantes e frustrantes em relação ao inverno climático, que a disitngue das anteriores:

 

1) Veranicos em junho ao invés de em maio, e mais longos que o normal (em maio também tem na maioria dos anos, exceto 2006 e 2007, mas são bem breves) fazendo com que as médias de junho sejam absurdamente distorcidas em relação às normais;

 

2) Inexistência de nevascas na região de SJ. Nunca houve um período tão longo sem neve com acumulação superior a 20 cm na cidade (desde 1996, ou seja, vamos para 11 anos, enquanto o normal são 5-6 anos) e na Região (desde 1998, vamos para 9 anos, enquanto o normal são 2-3 anos).

 

Em relação a este último ponto, continuo pontuando que, ao menos aparentemente, algo mudou na dinâmica de evolução dos anti-ciclones polares, fazendo com que os ciclones se formem muito distante do litoral do RS/SC, ou então se formem perto, mas dessincronizados da entrada do anticiclone. Enquanto CTBA parece ter um inverno muito mais quente por causa desta mudança dos ciclones (que não jogam o frio para cá como antes), SC e RS continuma recebendo todo o frio, mas não recebem a umidade. Ciclos ou aquecimento global? Não sei, mas que em toda a história recente não existe nada igual, isto é um fato!

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que só esta fazendo calor do PR para cima. Em SC o feriado foi super ameno! Logicamente o litoral recebeu um 'reforço' de frio da Corrente Malvinas, pois a água do mar já está gélida no litoral norte. A sensação de frescor durante o dia e até frio à noite em Piçarras foi constante.

 

Hoje o mar subiu de sudeste e rolaram altas ondas em Gravatá. Fiz 3 horas de surf, he he he! Na hora que eu cheguei na praia a neblina não deixava ver o outside. Quando voltei para Piçarras, na praia do Quilombo, em Penha, ainda tinha nevoeiro (às 14:00)!!

 

Começo a achar que a porteira abre dia 20 mesmo sem o Acoplado ter mostrado nada. Aliás, pelo Acoplado teríamos o período mais tedioso dos invernos climáticos do sul do Brasil em muitos anos, com o frio forte só entrando no dia 9 de julho!! Prefiro não acreditar nesta hipótese e botar fé numa nevezinha dia 21...

 

Onde fica Piçarras, Zé Vicente?

 

Amanha to planejando ir em Caiobá, hoje vi que fez 30°C naquela região dai me animei pra pegar calor no litoral. Entro no mar mesmo com água gélida... hhehehe

 

O litoral do Paraná é meio caidão, Jordan. Tirando a Ilha do Mel (que é SHOW), as praias tendem a ter água escura...

 

Piçarras é no litoral norte de SC, só 2 horas de Curitiba. Lá a água também é meio escura, mas no município de Penha (vizinho a menos de 5 minutos de carro) irás encontrar praias com águas claríssimas, como a Praia Grande e a do Quilombo.

 

Mas acho que já que estás por perto, dê uma esticada até a Península de Porto Belo (praia de Mariscal, águas cristalinas e gélidas a esta época do ano) ou mesmo Floripa (mais meia horinha e tem só umas 45 praias fantásticas, he he he). Santa Catarina é show com frio ou calor, he he he!

 

Nunca consegui entender pq o extremo norte do litoral catarinense e o litoral paranaense possuem água escura.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que só esta fazendo calor do PR para cima. Em SC o feriado foi super ameno! Logicamente o litoral recebeu um 'reforço' de frio da Corrente Malvinas, pois a água do mar já está gélida no litoral norte. A sensação de frescor durante o dia e até frio à noite em Piçarras foi constante.

 

Hoje o mar subiu de sudeste e rolaram altas ondas em Gravatá. Fiz 3 horas de surf, he he he! Na hora que eu cheguei na praia a neblina não deixava ver o outside. Quando voltei para Piçarras, na praia do Quilombo, em Penha, ainda tinha nevoeiro (às 14:00)!!

 

Começo a achar que a porteira abre dia 20 mesmo sem o Acoplado ter mostrado nada. Aliás, pelo Acoplado teríamos o período mais tedioso dos invernos climáticos do sul do Brasil em muitos anos, com o frio forte só entrando no dia 9 de julho!! Prefiro não acreditar nesta hipótese e botar fé numa nevezinha dia 21...

 

Onde fica Piçarras, Zé Vicente?

 

Amanha to planejando ir em Caiobá, hoje vi que fez 30°C naquela região dai me animei pra pegar calor no litoral. Entro no mar mesmo com água gélida... hhehehe

 

O litoral do Paraná é meio caidão, Jordan. Tirando a Ilha do Mel (que é SHOW), as praias tendem a ter água escura...

 

Piçarras é no litoral norte de SC, só 2 horas de Curitiba. Lá a água também é meio escura, mas no município de Penha (vizinho a menos de 5 minutos de carro) irás encontrar praias com águas claríssimas, como a Praia Grande e a do Quilombo.

 

Mas acho que já que estás por perto, dê uma esticada até a Península de Porto Belo (praia de Mariscal, águas cristalinas e gélidas a esta época do ano) ou mesmo Floripa (mais meia horinha e tem só umas 45 praias fantásticas, he he he). Santa Catarina é show com frio ou calor, he he he!

 

Nunca consegui entender pq o extremo norte do litoral catarinense e o litoral paranaense possuem água escura.

 

DEVIDO A VEGETAÇÃO DO MANGUE E AO SOLO. TEM MUITA MATÉRIA ORGÂNICA. POR ISSO OS RIOS TEM COR DE CERVEJA PRETA.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12 Z do GFS a coisa corre da seguinte maneira:

 

1) O duelo entre o ar quente e o ar frio é vencido temporariamente pelo frio ainda esta semana, pelo menos no RS. Um refresco chega ao PR com chuva na quinta e máximas abaixo de 20oC.

 

2) o Ar quente volta a fortalecer na sexta e avança sobre o frio. No sábado a formação de uma baixa no Prata consegue empurrar uma fresqunho até SC durante o final de semana. Enquanto isso os catarinas já serão sapos de tanta chuva e os gaúchos do sul estarão morando dentro da geladeira! Novo refresco chega a Ctba no início da semana que vem, mas nada demais. O sudeste arde até aqui.

 

3) No final da semana que vem (a partir de 21) entraria um frio razoável, maritimizado, que até dois dias atrás era mostrado como bom e totalmente continental. Meu receio é que ele desapareça e o GFS siga o Acoplado.... Como pista, no final do grid o centro sul da Argentina arderia num veranico, enquanto o sul do BR ainda estaria frio, ou seja, nenhum ar frio a caminho depois do dia 21.

 

Resumindo: Sul do RS terminaria junho na média ou abaixo dela, resto do RS e sul de SC na média ou pouco a cima e norte de SC e PR muito, mas muito acima da média!!

 

Vamos torcer para que pelo menos isso ocorra.

Link to comment
Share on other sites

O que eu espero para o mês de junho:

 

- Em relação as datas anteriores os modelos atrasaram as datas-chave em dois dias. Mau sinal.

 

- O RS deve enfrentar um período de muita chuva na passagem de três a quatro frentes que devem cruzar o estado até o fim do mês. Cenário até certo ponto preocupante em vista da quantidade de chuva que já recebeu neste mês.

 

- No próximo final de semana teremos finalmente um refresco com a entrada de ar frio de fraca intensidade e pouco abrangente. Entretanto a secura deste bolsão frio deve garantir mínimas dentro do esperado para a época do ano no sul do RS e nas àreas mais elevadas do RS e SC.

 

- A próxima semana terá início ameno, calor na metade e terminará com frio de intensidade controversa por volta do dia 22. Ainda acredito nessa data.

 

- Nos últimos dias do mês teremos enfim a possibilidade de uma forte erupção de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

O que eu espero para o mês de junho:

 

- Em relação as datas anteriores os modelos atrasaram as datas-chave em dois dias. Mau sinal.

 

- O RS deve enfrentar um período de muita chuva na passagem de três a quatro frentes que devem cruzar o estado até o fim do mês. Cenário até certo ponto preocupante em vista da quantidade de chuva que já recebeu neste mês.

 

- No próximo final de semana teremos finalmente um refresco com a entrada de ar frio de fraca intensidade e pouco abrangente. Entretanto a secura deste bolsão frio deve garantir mínimas dentro do esperado para a época do ano no sul do RS e nas àreas mais elevadas do RS e SC.

 

- A próxima semana terá início ameno, calor na metade e terminará com frio de intensidade controversa por volta do dia 22. Ainda acredito nessa data.

 

- Nos últimos dias do mês teremos enfim a possibilidade de uma forte erupção de ar frio.

 

Grande Caio! O lado bom para o frio do dia 22 é que a baixa está lá em frente ao Prata, ou seja, o modelo mantém sua formação rodada após rodada. O problema, nas últimas rodadas, é que ela é muito fraca e não consegue empurrar o ar frio sobre a muralha Brasil Tropical. Mas no sábado passado ela já foi suficiente para produzir neve pelo GFS. Se esta baixa se aprofundar, pode ter até neve no final de semana do dia 22. Se ela sumir, o veranico vira verãozasso!

 

Vamos torcer para que as percepções do Caio se concretizem!

Link to comment
Share on other sites

Atualizando com base na 12 Z do GFS:

 

1) O Frio do dia 15 aumenta um pouqunho aqui para o sul do BR, devendo gerar mínimas negativas nas áreas altas de SC e RS pelo menos no domingo de manhã. Uma baixa se formaria na madrugada de 14 para 15 e puxaria o ar frio até a latitude de 27oS no final de semana.

Curita teria uma bom refresco, com uns 2 dias nublados com máximas abaixo de 18oC e até uma possibilidade de mínima boa na segunda pela manhã;

 

2) O Frio do dia 21, que tinha sido postergado, praticamente sumiu, virando um refresco em 850 hpa diluido ao longo de últimos dias do grid;

 

3) Até o fim do grid não aparece nenhum frio forte, mostrando que frio forte de verdade, o acoplado pega com antecedência. Se ele não pega, não vem. Portanto, preparem-se para o próximo frio forte somente no dia 09/07.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodas no revelam que o final de semana pode ser muito melhor que o esperado.

 

- O Mbar é o mais otimista. Coloca uma alta bem continental e um potente ciclone no prata. O problema é o que frio só vai bem até 2000m, há claramente um bloqueio atuando nos níveis mais altos da atmosfera.

 

- Seguido do Mbar o ETA tem uma tendência parecida, entretanto coloca uma expectativa muito baixa de frio frente a continentalidade e secura do bolsão frio.

 

- O GFS melhorou em sua última rodada. Apesar de insistir na tendência de que o frio pouco avancará ao norte o cenário projetado já é ligeiramente melhor do que sustentava anteriormente.

 

Pessoalmete eu espero:

 

- Minimas próximas a zero no sul do RS e nas partes altas de SC e RS no domingo e quem sabe na segunda.

 

- Chuva com 4oC e nuvens desenvolvidas vertivalmente mas sem frio em altura nas partes altas de SC e RS no fim da noite/começo da madrugada de domingo.

 

- Uma violenta ressaca no litoral Centro-Sul.

 

- Pouco frio acima do paralelo 26.

Link to comment
Share on other sites

O que não me anima muito...

 

Do Blog da MetSul

......

O final de semana terá, assim, noites frias e quiçá geada em alguns pontos mais altos do estado. O bloqueio cai, entretanto, de forma temporária e deve se manter para o norte. Mas isso é assunto para um outro momento.

 

Autor: Luiz Fernando Nachtigall

 

Link to comment
Share on other sites

Pela potência prevista para o ciclone (988 mb :shock: ), acredito que esse frio avançará um pouco mais do que o previsto, mesmo com o bloqueio mantendo-se no PR e SP. Também acredito que o frio será mais intenso do que o esperado, mas 5° aqui em casa já está de bom tamanho. 8)

 

Apenas preparem-se para uma violenta virada no tempo no Sul (frente fria cruzando rapidamente a região) e com o vento.

 

Esse evento pode nos marcar algumas surpresas. Estamos de olho.

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone ainda vai dar o que falar. Pode entrar para a história por diversos fatores.

 

- Chuva

 

- Vento

 

- Ressaca

 

- Neve

 

Vejam a curiosa e ampla nevada que o modelo do snow-forecast aponta para o Província de Buenos Aires:

 

ba.jpg

 

Veja o aprofundamento da baixa e a força do vento. Furacão categoria 1 por alguns modelos.

 

ba2.jpg

 

ba1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vendo os posts recentes do Caio e analisando a 0Z e a 6Z do GFS, dá para tirar as seguintes conclusões sobre o mês de junho:

 

1) Pela 0Z do GFS teríamos chuva e muito frio para as partes altas do Planalto Sul de sexta para sábado, com a baixa claramente bem posicionada em frente a divisa RS/UR;

 

2) Pela 6Z o que era chuva fica muito próximo de se tornar neve, especialmente nas áreas mais altas (Morro da Igreja, das Antenas, Cruzeiro), pois uma mancha de temperatura abaixo de 0oC em 850 hpa passeia pelo RS e atinge a divisa com SC no leste dos dois estados na madrugada de sábado! A 6Z é menos confiável, mas pelas características da baixa, acho que ela está sendo mais realista do que a 0Z em termos de quanto frio seria puxado pelo ciclone; De qualquer forma, conclui-se que a pulga que mora atrás da orelha do Caio há mais de 10 dias estava certa! Vamos ter muito frio e quiçá neve em SC neste final de semana;

 

3) Por qualquer uma das rodadas, o frio chega meia-boca ao PR, e sequer pode-se dizer que chega a SP. Vai ser daqueles bem preconceituosos: enquanto RS E SC congelam, PR passa algum frio e parte de SP tem um refresco bem de leve, o resto do Brasil ASSA!

 

4) No início da semana que vem, novo avanço dele, o BRASIL TROPICAL sobre o sul;

 

5) Tanto para a 0Z quanto para a 6Z o frio do dia 22 se trasnformaria num dos mais frustrantes desperdícios polares dos últimos anos em virtude do bloqueio, que se mantém fortíssimo nas altitudes elevadas. Se pintar uma baixa (como parece que vai ocorrer neste fim de semana) pode até nevar em SJ e região, mas que o bloqueio não cede, isso fica bem claro. Neste caso, o frio do dia 22/24 seria mais um pulso violento e rápido em RS e SC. Paranaenses e paulistas, preparem-se para jogar junho de novo no lixo.

 

6) Pelas novas rodadas do Acoplado, mesmo o frio de 9 de julho ainda não significaria o rompimento do bloqueio. Parece que vamos com uma situação atmosférica típica de menino em pleno auge da menina até meados de julho. Se isso ocorrer, permitam-me afirmar que sim, que ao contrário do que muitos especialistas advogam, a atmosfera enlouqueceu de vez, pois 1 mês de bloqueio forte em plena Niña é algo bizarro, a não ser que a menina, para variar, assim como em 2006, já esteja se preparando para se despedir e chamar o menino de volta. Isso sim é normal, pois alegria de pobre em tempo de GW dura muito, mas muito pouco.

 

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

O Zé tem feito colaborações fantásticas. Vale a pena prestar atenção na discussão de modelos desenvolvida por ele.

 

Quanto a próxima incursão polar podemos destacar os seguintes pontos:

 

- Os modelos já convergiram para a entrada de uma forte erupção polar.

 

- Devemos finalmente observar um período de frio após duas semanas de bloqueio e umidade.

 

- As chances de neve passaram ontem de inexistentes a pequenas hoje.

 

- A geada pode ser fraca ou até inexistente devido ao fortíssimo vento que deve soprar sem trégua e também pela cobertura de nuvens desenvolvidas sob influência do ciclone.

 

Por que há chance de neve nas partes mais elevadas?

 

- Atuação de um forte ciclone extratropical muito próximo a costa.

 

- Advecção de ar frio forte sob influência da entrada de um anticilone polar continental com potencial máximo de até 1026mb em algumas saídas.

 

- Frio em superfície.

 

- Nebulosidade muito desenvolvida.

 

- Umidade.

 

- Precipitação.

 

Por que as chances são pequenas?

 

- O frio em altura estará insuficiente ou limítrofe nas camadas mais altas da atmosfera.

 

Sempre ele.

 

Vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Nossa amigos, se nevar esse fds, eu digo que Deus me abençoa mais do que muita gente aí :shock: ! Pra vcs terem uma idéia, quando vim de férias aqui pro sul todo mundo falava que eu só ia pegar frio... e eu doido pra curtir além do frio, uma praia e tal.. e o povo falando que essa época nao rola praia.. uhuhuh! Hoje peguei 32°C aqui em Guaratuba-PR, verão pra ninguem botar defeito! Na sexta-feira eu vou pra Santa Catarina, e já vou ficar de prontidão pra chance de neve em SJ! Já pensou se neva mesmo :o

 

Depois disso, só faltaria mesmo o gremio ser campeão da libertadores para minhas férias serem as melhores que eu já vivi!!! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nossa amigos, se nevar esse fds, eu digo que Deus me abençoa mais do que muita gente aí :shock: ! Pra vcs terem uma idéia, quando vim de férias aqui pro sul todo mundo falava que eu só ia pegar frio... e eu doido pra curtir além do frio, uma praia e tal.. e o povo falando que essa época nao rola praia.. uhuhuh! Hoje peguei 32°C aqui em Guaratuba-PR, verão pra ninguem botar defeito! Na sexta-feira eu vou pra Santa Catarina, e já vou ficar de prontidão pra chance de neve em SJ! Já pensou se neva mesmo :o

 

Depois disso, só faltaria mesmo o gremio ser campeão da libertadores para minhas férias serem as melhores que eu já vivi!!! :lol:

 

Legal Jordan! Estou torcendo para que você pegue uma neve em São Joaquim. A situação ainda não está bem definida porquê temos uma grande divergência nos modelos (vou comentar abaixo). Caso a neve não aconteça você irá enfrentar temperatura abaixo de zero na manhã de sábado e talvez no domingo. Uma máxima abaixo dos 10oC no sábado também não pode ser descartada.

 

Quanto as últimas atualizações cabe informar:

 

- Mesmo que os modelos já tenham convergido e confirmem uma passageira erupção polar neste final de semana ainda há uma grande divergência quanto a trajetória do sistema.

 

- Há um grupo de modelos mais otimista na expectativa de frio e um menos otimista. O primeiro segue o padrão europeu e o segundo segue o padrão americano.

 

- O grupo que segue o padrão europeu acredita num maior potencial de advecção de ar frio. Isso determinado pela trajetória do sistema que além de esperar uma alta mais potente ela atingiria áreas mais ao norte e o ciclone se deslocaria levemente de SW para NE-E.

 

- O grupo que segue o padrão americano acredita num menor potencial de advecção de ar frio, influenciado por um anticiclone menos potente e um deslocamento do ciclone mais desfavorável para a advecção de ar frio.

 

- A julgar pelas últimas saídas o grupo menos otimista tem aumentado ligeiramente e progressivamente a expectativa de frio. O padrão europeu tem sido mais consistente e condizente com a situação que pode acontecer.

 

- Nas últimas erupções de ar frio o padrão europeu tem superado o americano na porcentagem de acertos.

Link to comment
Share on other sites

O modelo de neve do snow-forecast continua mantendo a previsão de uma ampla nevada na Província de Buenos Aires. Muito curiosa e totalmente inusitada a situação apresentada.

 

A neve começaria na noite de quinta:

 

PCABA.jpg

 

E continuaria pelo menos até o amanhecer de sexta.

 

PCBA1.jpg

 

Quadro demasiadamente interessante.

Link to comment
Share on other sites

Vendo os posts recentes do Caio e analisando a 0Z e a 6Z do GFS, dá para tirar as seguintes conclusões sobre o mês de junho:

 

1) Pela 0Z do GFS teríamos chuva e muito frio para as partes altas do Planalto Sul de sexta para sábado, com a baixa claramente bem posicionada em frente a divisa RS/UR;

 

2) Pela 6Z o que era chuva fica muito próximo de se tornar neve, especialmente nas áreas mais altas (Morro da Igreja, das Antenas, Cruzeiro), pois uma mancha de temperatura abaixo de 0oC em 850 hpa passeia pelo RS e atinge a divisa com SC no leste dos dois estados na madrugada de sábado! A 6Z é menos confiável, mas pelas características da baixa, acho que ela está sendo mais realista do que a 0Z em termos de quanto frio seria puxado pelo ciclone; De qualquer forma, conclui-se que a pulga que mora atrás da orelha do Caio há mais de 10 dias estava certa! Vamos ter muito frio e quiçá neve em SC neste final de semana;

 

3) Por qualquer uma das rodadas, o frio chega meia-boca ao PR, e sequer pode-se dizer que chega a SP. Vai ser daqueles bem preconceituosos: enquanto RS E SC congelam, PR passa algum frio e parte de SP tem um refresco bem de leve, o resto do Brasil ASSA!

 

4) No início da semana que vem, novo avanço dele, o BRASIL TROPICAL sobre o sul;

 

5) Tanto para a 0Z quanto para a 6Z o frio do dia 22 se trasnformaria num dos mais frustrantes desperdícios polares dos últimos anos em virtude do bloqueio, que se mantém fortíssimo nas altitudes elevadas. Se pintar uma baixa (como parece que vai ocorrer neste fim de semana) pode até nevar em SJ e região, mas que o bloqueio não cede, isso fica bem claro. Neste caso, o frio do dia 22/24 seria mais um pulso violento e rápido em RS e SC. Paranaenses e paulistas, preparem-se para jogar junho de novo no lixo.

 

6) Pelas novas rodadas do Acoplado, mesmo o frio de 9 de julho ainda não significaria o rompimento do bloqueio. Parece que vamos com uma situação atmosférica típica de menino em pleno auge da menina até meados de julho. Se isso ocorrer, permitam-me afirmar que sim, que ao contrário do que muitos especialistas advogam, a atmosfera enlouqueceu de vez, pois 1 mês de bloqueio forte em plena Niña é algo bizarro, a não ser que a menina, para variar, assim como em 2006, já esteja se preparando para se despedir e chamar o menino de volta. Isso sim é normal, pois alegria de pobre em tempo de GW dura muito, mas muito pouco.

 

 

Vlw

 

Guri, isso deixa qualquer vivente P**to. Poxa, como é que pode esse bloqueio estar tão forte com os valores SOI e PDO atuais!! Realmente concordo contigo é de enlouquecer... uma lástima...

Link to comment
Share on other sites

Incrível!

Vamos passar por um frio de 36 horas!!!!!

Conforme previsto já estamos com anomalia de +0,9°C :x em Farroupilha.

Junho é angustiante.

 

 Latitude:-29.20 Longitude: -51.20 &               
DATA INITIAL TIME: 14 JUN 2007 06Z&
CALCULATION STARTED AT: 14 JUN 2007 06Z&
HOURS OF CALCULATION:  84 &

FIELD  TEMPERATURE    AVG TTL CLD CV
LEVEL    925 MB                
UNITS      DEGC            PCT 
HR
+  0.     18.4            0.0
+  3.     17.5           57.9
+  6.     17.4           70.1
+  9.     18.3           80.7
+ 12.     18.3           87.9
+ 15.     17.0           99.4
+ 18.     16.7          100.0
+ 21.     17.5          100.0
+ 24.     17.6          100.0
+ 27.     17.1           99.7
+ 30.     17.6          100.0
+ 33.     16.8           98.5
+ 36.     15.9           99.3
+ 39.     13.6           99.8
+ 42.      9.9           99.6
+ 45.      7.8          100.0
+ 48.      6.3           97.1
+ 51.      5.1           86.7
+ 54.      4.7           87.6
+ 57.      6.1           79.4
+ 60.      8.9           47.3
+ 63.      9.0            9.5
+ 66.      8.1           19.4
+ 69.      9.5           47.1
+ 72.     11.8           66.6
+ 75.     12.9           92.8
+ 78.     13.6           96.3
+ 81.     14.0           99.6
+ 84.     13.9          100.0

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.