Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Junho de 2007


Recommended Posts

  • Replies 408
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

Link to comment
Share on other sites

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

 

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

Link to comment
Share on other sites

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

 

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

 

Pelo que consultei, nossa mínima absoluta em 99 ocorreu em junho.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

 

Bom saber que a década de 60 não foi quente como já foi dito, hehehe. Por aqui, maio deverá fechar próximo à média. O mês superou minhas expectativas, assim como esse frio do final do mês. Não havia visto nenhum modelo há quase 1 semana, pois estive fora. Fui pego pela MP de surpresa, qdo percebi que a temp. não estava subindo e a mecânica estava típica de MP (temp caiu demais de manhã e foi limpando, anunciando invasão polar). Isso é relativamente raro, pelo menos dessa forma, não tivemos nenhum aquecimento, nenhuma pré-frontal (de tipo tradicional).

 

Tomara que seja o melhor inverno, tanto climático como o de calendário, desde 2000 (já está na hora).

Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

Não caia no erro de tomar 1962 como regra para a década de 60. O ano seguinte, 1963, foi tórrido. Foram meses de calor. Palmas torrou a 38,8ºC, Orleans, 44,6ºC (se não me engano, estes valores ocorreram em ondas de calor distintas). O final do inverno terminou com neve em Setembro em Curitiba. Porém o ano em sua maior parte foi quente.

 

Em 1965, o ano da grande nevasca no PR, teve inverno fraco e cheio de bloqueios.

 

O final da década de 50 foi simplesmente tórrido. Da normal 31-60 de Palmas, boa parte dos recordes máximos são do período 1957-1959.

Link to comment
Share on other sites

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

 

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

 

 

 

Caio, em 1968 fez 90 dias de frio ininterrupto em quase todo o sul do Brasil!!!O próprio Ronaldo confirmou isso aqui há algum tempo. Aliás, o recorde de Maio de São Joaquim ainda é de 1968, ano em que nevou no Noroeste gaúcho e várias regiões baixas do Sul do Brasil!!!

 

Olhe o outono-inverno de Curitiba naquele ano:

 

jan-19.50

fev-19.00

mar-19.20

abr-14.60

maio-12.60

jun-12.60

jul-12.30

ago-12.50

set-14.10

out-15.70

nov-17.60

dez-20.40

 

ANO-15.62ºC

 

Ano típico das décadas de 10 e 20 em Curitiba!!!Imagine em São Joaquim a constância do frio...

 

Sds.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

Não caia no erro de tomar 1962 como regra para a década de 60. O ano seguinte, 1963, foi tórrido. Foram meses de calor. Palmas torrou a 38,8ºC, Orleans, 44,6ºC (se não me engano, estes valores ocorreram em ondas de calor distintas). O final do inverno terminou com neve em Setembro em Curitiba. Porém o ano em sua maior parte foi quente.

 

Em 1965, o ano da grande nevasca no PR, teve inverno fraco e cheio de bloqueios.

 

O final da década de 50 foi simplesmente tórrido. Da normal 31-60 de Palmas, boa parte dos recordes máximos são do período 1957-1959.

 

 

Luiz, 1963 foi realmente quente, mas menos do que 2001, 2002, 2005 e 2006!!!

Esses recordes de Palmas e Orleans ocorreram em março(Palmas) e janeiro em Orleans. Porém, ambos janeiro e março de 2007 aqui no Paraná foram bem mais quentes que em 1963. aqui em Curitiba, os verões de 2006 e 2007 deixam 1963 como fresco ou normal!!! Além disso, em junho de 63 São Joaquim teve o mês mais frio de sua história, média de 5.8ºC, e Curitiba na média, 12.5ºC, coisa que não acontece em junho por aqui desde 2000.

Sem falar que nevou em Curitiba em Agosto daquele ano, e boa parte do Centro-sul do Paraná ficou próximo a -7, -8ºC, como Castro, Guarapuava, Rio Negro, etc...

 

Em 1964, junho e julho foram bem frios Luiz, La Niña bombando, e sequência de frio incrível em julho, um dos mais frios do séc. em Curitiba com média de 10.6ºC!! No site da Metsul tinha um recorte de jornal ano passado sobre o frio em 1964!!!

 

A década de 60 teve sim extremos de calor, e de frio, com recordes dos dois lados!!! Nenhum período aqui em Curitiba, seuqer chega perto de 2001-2006, e esse ano teve o verão mais quente já registrado, seguido por Abril com quase 20ºC de média!!! :evil:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

O final do inverno terminou com neve em Setembro em Curitiba. quote]

 

O QUÊ!? O inverno de Curitiba em 1963 terminou com neve em pleno mês de setembro!!!? Como é que ninguém me conta uma coisa dessas!? :lol:

 

 

Foi em Agosto Michel, o pessoal se enganou!!! Foi dia 05 de Agosto de 1963, quando Castro tinha -8.4ºC de mínima com céu limpo, e Curitiba com apenas 0ºC e tempo nublado!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

O final do inverno terminou com neve em Setembro em Curitiba. quote]

 

O QUÊ!? O inverno de Curitiba em 1963 terminou com neve em pleno mês de setembro!!!? Como é que ninguém me conta uma coisa dessas!? :lol:

 

 

Foi em Agosto Michel, o pessoal se enganou!!! Foi dia 05 de Agosto de 1963, quando Castro tinha -8.4ºC de mínima com céu limpo, e Curitiba com apenas 0ºC e tempo nublado!!!

 

Sds.

 

Valeu o esclarecimento Sylvio!

Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

Não caia no erro de tomar 1962 como regra para a década de 60. O ano seguinte, 1963, foi tórrido. Foram meses de calor. Palmas torrou a 38,8ºC, Orleans, 44,6ºC (se não me engano, estes valores ocorreram em ondas de calor distintas). O final do inverno terminou com neve em Setembro em Curitiba. Porém o ano em sua maior parte foi quente.

 

Em 1965, o ano da grande nevasca no PR, teve inverno fraco e cheio de bloqueios.

 

O final da década de 50 foi simplesmente tórrido. Da normal 31-60 de Palmas, boa parte dos recordes máximos são do período 1957-1959.

 

A minha afirmação é totalmente relativa ao efeito do discurso dominante corrente no BAZ sobre a década de sessenta, principalmente pois esta é a década predileta para se utilizar como evidência anti-aquecimento (seja global ou não). Se nesse ano fez muito frio, então a década de sessenta não foi como tinha sido anunciado ou como parecia ter sido anunciado. Se bem me lembro parece que chegou a se dizer que não fez negativa em ctba durante toda a década (!). Parece, contudo, que os extremos de calor foram acompanhados por eventos extremos de frio. Isso para a realidade joaquinense e das regiões próximas, daí a razão de minha observação.

 

No caso curitibano, a década de 60 foi mais fria e menos quente do que o período pós-95 em todos os sentidos.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Sílvio, verdade seja dita, o que se diz sobre a década de sessenta no BAZ (de que foi "tórrida", que teve os períodos mais ou tão quentes quanto agora etc.) pode realmente valer para SJ e região, RS etc. que é o principal referencial daqueles que defendem essa proposição. Até pode ser, pois "eles" (de 27ºS e além) não sofreram variações significativas nas médias. Normal que seus extremos se distribuam de maneira parcialmente uniforme até aqui. (Mesmo assim, são visíveis certas alterações climatológicas, sobretudo quanto ao regime de nivosidade).

 

A nossa realidade é diferente. Aqui a década de sessenta é incomparável ao período atual. Nenhum de nossos recordes de "calor" (de anomalias positivas) é de sessenta, e as médias são muito diferentes.

 

O problema é meramente de referencial. Trata-se apenas da tendência de confundir os referenciais (o que é normal quando o que está em jogo é um valor simbólico além do mero evento concreto), de tomar a realidade particular como a realidade universal; tomar essa ou aquela região como "o Sul" etc., nesse caso, através dessas afirmações sobre condição climatológica do "Sul do Brasil", acaba-se impondo uma realidade externa à ctba ou mesmo ao Paraná, como se se conhecesse de fato a situação desses locais. (Como exemplo desse processo, é só reparar as divergências entre os julgamentos sobre os anos passados dos curitibanos, do Luiz etc. e dos habitantes do RS e de regiões mais meridionais de SC).

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Muito frio no próximo final de semana. Uma nova massa de ar polar muito continental.

 

Possibilidade de outra onda de frio forte ao redor dos dias 11/13.

 

Caio

 

O Global Acoplado de hoje está confirmando este frio interessante para os primeiros dias de junho.

 

O período 8-15 de Junho parece que será muito bom!

Link to comment
Share on other sites

Prezados,

 

Segue abaixo uma previsão climática sobre como será o inverno este ano no centro-sul do Brasil. São informações da SOMAR:

 

Até quando vai este frio?

Publicado em: 30/05/2007

 

 

O frio dos últimos dias incita nos brasileiros a expectativa de um inverno intenso, mas segundo os meteorologistas isto não deve acontecer

 

 

 

 

O frio tem causado um rebuliço por todo centro-sul do país. Nas escolas públicas de São Joaquim, em Santa Catarina, as aulas foram suspensas por causa do frio que desde 1968 não era tão intenso. Até neve foi registrada na cidade. No Rio Grande do Sul, as emergências dos hospitais da região metropolitana estão superlotadas, principalmente devido às doenças respiratórias. A temperatura também abaixa conforme subimos no mapa do Brasil. Os moradores da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, acordaram com geadas nesta manhã de quarta-feira.

 

 

 

 

Por outro lado, o comércio esquenta com a queda dos termômetros, seja na área do turismo ou malharia, já que todos estes indícios incitam na população uma expectativa de um frio crescente para o próximo inverno, que começa dia 21 de junho, às 15h06. O fato é que este final de outono está mais frio do que os últimos anos, mas de acordo com os meteorologistas da SOMAR, isto não significa que esta condição deva se estender para o inverno. "O inverno deve ocorrer sob a atuação do fenômeno La Niña. A principal característica deste fenômeno é desviar as massas de ar frio para o oceano quando ainda estão sobre o sul do país" - diz Marcio Custódio, diretor de operações da previsão do tempo da SOMAR Meteorologia. Desta maneira, apenas a faixa leste da região Sudeste terá temperaturas mais baixas, mas não extremas. "Quando o ar frio vem pelo oceano ele tem menor intensidade" explica o meteorologista.

 

 

 

 

As previsões climáticas da SOMAR indicam que, mesmo na região Sul, não teremos um inverno rigoroso. A intensidade do frio vai depender justamente do lugar onde as massas de ar se deslocarão para o oceano e isto pode acontecer no Rio Grande do Sul ou, até mesmo antes, no Uruguai ou Argentina. "Esta é uma condição que se monitora a curto e médio prazo" diz Marcio. Para os próximos dias, a chuva deve ser o destaque na região Sudeste e não há outra onda de frio intenso até o fim da primeira quinzena de junho. As exceções ficam para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que devem ter mais duas ondas de frio nos próximos quinze dias. "Estas duas primeiras massas de ar polar já serão influenciadas pelo fenômeno La Niña e será por esta razão que elas não vão chegar ao Sudeste do Brasil" finaliza. O inverno não será tão frio quanto sugere o outono.

 

 

 

 

Saiba mais - La Niña

 

A La Niña representa o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial. Este fenômeno muda o comportamento dos ventos da atmosfera e acaba desviando as massas de ar polar para o oceano. As massas de ar frio avançam normalmente pelo país, mas, em um certo momento, são jogadas para o mar, o que diminui a intensidade do frio no continente. Apenas a região da costa fica com as temperaturas mais baixas.Quando estamos com uma condição de La Niña em pleno inverno do hemisfério sul, temos uma estação sem grandes anomalias climáticas.

 

 

- Como assim, eles falam essas coisas sobre o fenômeno La Niña ???

O "irmão" é q faz essa dinâmica na atmosfera, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Olha a pérola...

 

"A principal característica deste fenômeno é desviar as massas de ar frio para o oceano quando ainda estão sobre o sul do país" - diz Marcio Custódio, diretor de operações da previsão do tempo da SOMAR Meteorologia."

 

 

Para quem não acredita... http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/9648/ate_quando_vai_este_frio/

Link to comment
Share on other sites

Olha a pérola...

 

"A principal característica deste fenômeno é desviar as massas de ar frio para o oceano quando ainda estão sobre o sul do país" - diz Marcio Custódio, diretor de operações da previsão do tempo da SOMAR Meteorologia."

 

 

Para quem não acredita... http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/9648/ate_quando_vai_este_frio/

Tava justo lendo isso. Isso segundo um meteorologista...
Link to comment
Share on other sites

Pois é amigos, eu não me contive em mostrar isso aqui para vocês.... muitas asneiras foram faladas a respeito do fenômeno La nina...

 

 

E como assim, falar com toda essa convicção de que "O inverno não será rigoroso".... sequer fala-se em tendências, em probabilidades da ocorrência de tais fatos... definitivamente não sei oq eles querem com uma previsão tão furada como essa.

 

 

Estou certo de que a Metsul nos trará uma verdadeira previsão climática para o inverno (muito embora as dificuldades sejam imensas)

Link to comment
Share on other sites

Três datas-chave:

 

3 moderada a forte

 

13 forte

 

27 intensa

 

*possibilidade de bloqueio entre 17 e 26

 

Opa ! o tópico de monitoramento vai bombar ! heheheh

 

vamos tentar detalhar qual dessas daí poderão ser as mais prováveis para nos "tirar da seca" quanto à neve.

Link to comment
Share on other sites

Pois é amigos, eu não me contive em mostrar isso aqui para vocês.... muitas asneiras foram faladas a respeito do fenômeno La nina...

 

 

E como assim, falar com toda essa convicção de que "O inverno não será rigoroso".... sequer fala-se em tendências, em probabilidades da ocorrência de tais fatos... definitivamente não sei oq eles querem com uma previsão tão furada como essa.

(muito embora as dificuldades sejam imensas)

 

E o pior é atribuir a possibilidade de um inverno pouco rigoroso justamente em razão do efeito La Niña!!!

Acho que o cara está confundindo com El Niño, e nem sabe direito a diferença entre os dois, pois é com El Niño que o jato costuma se fortalecer e impedir a passagem das massas polares para o Brasil.

ABSOLUTAMENTE RIDÍCULA ESSA SOMAR!

Link to comment
Share on other sites

Está me parecendo que um bloqueio ocorrerá. Que eu saiba, estatisticamente, não há uma seqüência tão grande de um "corredor polar". Ele dá uma pequena trégua. A não ser que tenhamos mergulhado em um forte La Nina. Acredito num pequeno aquecimento na ssegunda quinzena de junho. Posteriormente, acho que será retomado o frio.

 

 

Segundo o Ronaldo em 1962 nós tivemos 6 meses de frio direto, 79 foi parecido assim como 87, 88, 90 e 99.

 

Caio

 

Beleza ter esta informação, Caio. Eu acreditava que sempre havia um período de aquecimento. mas, seqüências constantes de frio como está havendo, são raras. Acredito que nestes anos que te referes, a vacância de massas polares foi menor. Logo, há vários reforços de ar frio. Do ano de 1987 eu me recordo muito bem. Houve um inverno bem razoável e frio. Inclusive, daquele tipo de inverno que a imprensa pára de falar pois se torna repetitivo. Se não me engano, houve eventos se frio intenso até em setembro.

Link to comment
Share on other sites

Pois é amigos, eu não me contive em mostrar isso aqui para vocês.... muitas asneiras foram faladas a respeito do fenômeno La nina...

 

 

E como assim, falar com toda essa convicção de que "O inverno não será rigoroso".... sequer fala-se em tendências, em probabilidades da ocorrência de tais fatos... definitivamente não sei oq eles querem com uma previsão tão furada como essa.

(muito embora as dificuldades sejam imensas)

 

E o pior é atribuir a possibilidade de um inverno pouco rigoroso justamente em razão do efeito La Niña!!!

Acho que o cara está confundindo com El Niño, e nem sabe direito a diferença entre os dois, pois é com El Niño que o jato costuma se fortalecer e impedir a passagem das massas polares para o Brasil.

ABSOLUTAMENTE RIDÍCULA ESSA SOMAR!

 

Fico abismado com uma afirmação destas!!!!

Li no site da RBS que os meteorologistas não estão arriscando previsões para o inverno.

Agora, leio esta pérola. A Central de Meteorologia da RBS, que eu saiba, é assessorada pela Rede Somar. Um dia antes do frio intenso, eles colocaram previsão de neve para a serra gaúcha e- pasmem!- temperatura máxima de 18 graus para Porto Alegre.

 

Acho que o pessoal observa sistemas via computador. Mas, ninguém vai lá "in loco". Melhor seria acreditar nas previsões caipiras: funcionam mais baseadas nos bichos, comportamento de desenvolvimentos de plantas e na observação do céu.

 

Com toda a minha ignorância meteorológica, fico abismado com tamanha falta de coerência.

Link to comment
Share on other sites

Três datas-chave:

 

3 moderada a forte

 

13 forte

 

27 intensa

 

*possibilidade de bloqueio entre 17 e 26

 

Opa ! o tópico de monitoramento vai bombar ! heheheh

 

vamos tentar detalhar qual dessas daí poderão ser as mais prováveis para nos "tirar da seca" quanto à neve.

 

Pela 12Z do GFS vem esta massa moderada neste final de semana, uma outra moderada no feriado de Corpus Cristi (que seria mais um reforço na anterior) e uma com bom potencial no dia 13/14. Embora o GFS só de temperaturas na casa dos 2-4oC em 850 hpa para o su ldo Brasil, acredito que quando chegar perto deve aumentar. Acho muito, mas muito provável um bloqueio depois dessa massa, mas não sei se ele seria suficiente para fazer julho ficar acima da média no RS e SC. Em Ctba, para ficar abaixo teria de ser um junho totalmente gélido, comparado aos últimos anos!

Link to comment
Share on other sites

:cry:

Ainda é cedo, mas parece que vamos para o oitavo ano com anomalia positiva em Junho.

Ou os modelos estão enganados!?!? :prayer:

 

ATÉ O MOMENTO NADA INDICA UM JUNHO QUENTE. ESTÁ PARA NORMAL A FRIO.

 

O PADRÃO AMERICANO INDO A RISCA.

 

POSSÍVEL VERANICO ENTRE FINS DE JUNHO OU EM PARTE DE JULHO.

Link to comment
Share on other sites

Olha a pérola...

 

"A principal característica deste fenômeno é desviar as massas de ar frio para o oceano quando ainda estão sobre o sul do país" - diz Marcio Custódio, diretor de operações da previsão do tempo da SOMAR Meteorologia."

 

 

Para quem não acredita... http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/9648/ate_quando_vai_este_frio/

 

 

O pior é que esse lixo estava em destaque hoje na internet no site da UOL, com todo aquele texto postado acima peo Renan!!!

 

Imaginem quantas pessoas não leram isso hoje do público leigo, considerando que o site da Uol é um dos maios visitados e de grande prestígio!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

:cry:

Ainda é cedo, mas parece que vamos para o oitavo ano com anomalia positiva em Junho.

Ou os modelos estão enganados!?!? :prayer:

 

ATÉ O MOMENTO NADA INDICA UM JUNHO QUENTE. ESTÁ PARA NORMAL A FRIO.

 

O PADRÃO AMERICANO INDO A RISCA.

 

POSSÍVEL VERANICO ENTRE FINS DE JUNHO OU EM PARTE DE JULHO.

 

 

Ronaldo, se seguir a risca mesmo o padrão americano daqui pra frente tb, teremos um julho muito acima da média, não??Como foi o janeiro nos E.U.A.??

Será que o fato das anomalias no Pacífico que temos agora, diferente de janeiro que ainda estava sob El Niño, não poderiam garantir um inverno pra nós ainda melhor do que foi o Americano??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

:cry:

Ainda é cedo, mas parece que vamos para o oitavo ano com anomalia positiva em Junho.

Ou os modelos estão enganados!?!? :prayer:

 

ATÉ O MOMENTO NADA INDICA UM JUNHO QUENTE. ESTÁ PARA NORMAL A FRIO.

 

O PADRÃO AMERICANO INDO A RISCA.

 

POSSÍVEL VERANICO ENTRE FINS DE JUNHO OU EM PARTE DE JULHO.

 

 

 

PADRÃO, NÃO CÓPIA.

 

 

Ronaldo, se seguir a risca mesmo o padrão americano daqui pra frente tb, teremos um julho muito acima da média, não??Como foi o janeiro nos E.U.A.??

Será que o fato das anomalias no Pacífico que temos agora, diferente de janeiro que ainda estava sob El Niño, não poderiam garantir um inverno pra nós ainda melhor do que foi o Americano??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

:cry:

Ainda é cedo, mas parece que vamos para o oitavo ano com anomalia positiva em Junho.

Ou os modelos estão enganados!?!? :prayer:

 

ATÉ O MOMENTO NADA INDICA UM JUNHO QUENTE. ESTÁ PARA NORMAL A FRIO.

 

O PADRÃO AMERICANO INDO A RISCA.

 

POSSÍVEL VERANICO ENTRE FINS DE JUNHO OU EM PARTE DE JULHO.

 

 

 

 

PADRÃO, NÃO CÓPIA.

 

 

Ronaldo, se seguir a risca mesmo o padrão americano daqui pra frente tb, teremos um julho muito acima da média, não??Como foi o janeiro nos E.U.A.??

Será que o fato das anomalias no Pacífico que temos agora, diferente de janeiro que ainda estava sob El Niño, não poderiam garantir um inverno pra nós ainda melhor do que foi o Americano??

 

Sds.

 

:(:(:(:(

cp.gif

Link to comment
Share on other sites

Bem que eu desconfiei que era muito frio e umidade juntos no frio a partir de domingo,pois o Acoplado do Inpe dá traços de neve para Erechim,Passo Fundo e Chapecó entre domingo(03/06) e segunda-feira(04/06).

Eu não duvido de pelo menos alguma chuva congelada ou sleet.Em agosto de 1995 tivemos várias precipitações por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O ETA, no meteograma, dá um traço de precipitação com temperatura de -2C pra SJ no domingo à noite!

de novo não... :( :lol: :lol: :lol:

 

O Shimutz, enquanto não presenciar uma senhora nevasca em SJ, não vai descansar :lol:

 

Acho q a gente deve encontrar uma solução mais fácil, pois já foram inúmeras bolas na trave. Que tal elevarmos o ponto de fusão da água de 0ºC para 5ºC?? Cada frente fria que passasse e metade da região sul do Brasil se pintaria de branco!! O Luis, nosso calouro em física, tem que trazer alguma solução :idea:

Link to comment
Share on other sites

O ETA, no meteograma, dá um traço de precipitação com temperatura de -2C pra SJ no domingo à noite!

de novo não... :( :lol: :lol: :lol:

 

O Shimutz, enquanto não presenciar uma senhora nevasca em SJ, não vai descansar :lol:

 

Acho q a gente deve encontrar uma solução mais fácil, pois já foram inúmeras bolas na trave. Que tal elevarmos o ponto de fusão da água de 0ºC para 5ºC?? Cada frente fria que passasse e metade da região sul do Brasil se pintaria de branco!! O Luis, nosso calouro em física, tem que trazer alguma solução :idea:

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

BOA!

 

meu amigo, enquanto tiver previsaõ de um floco de neve, lá este baziano pirado... :wink: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Devemos vivenciar um novamente um período muito frio entre o sábado e a manhã de terça-feira. Mínimas de até -3oC podem ser observadas nos pontos mais frios da região sul nas manhãs de domingo e segunda.

 

Olhando mais adiante o que se projeta é uma forte instabilidade nos modelos numéricos. Não arriscaria no momento nenhuma previsão para o mês de junho, apesar de que há uma sugestão de um mês muito abaixo da média climatológica. Não dá para confiar sabendo que erraram feio no mês de maio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.