Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Eu ainda custo acrditar nestes -4C em São Léo. Quero ver se confirma numa outra forte MP. Quem já pegou essa temperatura sabe do que se trata. É congelamento or tudo! É força de frio.

Bruno, é perfeitamente possível. Lembro-me do tempo que as rádios divulgavam somente a temperatura do Inmet. Nem se quer termômetros tinham. Hoje é curioso, as rádios dizem " Em Porto Alegre tantos graus". Ora, em Porto Alegre, coisa nenhuma: Numa parte da cidade faz tantos graus. Temos defasagens gigantescas. fosse Porto Alegre extremamente plana e não teríamos estas diferenças.

Eu acredito, não duvido. Aliás, li a colocação da Metsul em seu site. Pois a imprensa de um modo geral não aceita o que não for "seu". É o caso da RBS. Não aceita se não for de sua "alçada". ora, a temperatura em Porto Alegre nestes últimos dias tem sido algo extremo. jamais visto. Eu mesmo que sou até ponderado para aceitar certas coisas, comprovei pessoalmente medindo a temperatura numa baixa perto de minha casa. Certamente fez -1 ou -2. Tu mesmo confirmaste 0s -7 ou - 9. A estação da Metsul tinha o padrão exigido por normal internacional.

Lembro-me que Viamão é mais fria que Porto Alegre. Imagino o que deve ter ocorrido por lá.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Baixada Santista chove desde 5-feira passada.......Agora chuviscos e 18 graus..!!

 

Deu uma trégua agora, mas o céu continua fechado.. nunca vi tanta chuva em julho.. ainda não vi dados de hoje, mas até ontem o acumulado estava em 220mm..

 

Meu pai está trabalhando em uma obra no litoral sul e está tudo atrasado por causa da chuva. Pelo site da defesa civil Cananéia tem 310mm

até ontem.

Link to comment
Share on other sites

Se me falassem há 10, 15,20 anos atrás que POA registrava temperaturas negativas eu custaria a acreditar,pois no rádio as temperaturas sempre mais elevadas.Neste aspecto vários pontos pra Metsul, que atualmente podemos ter esta informação:POA tem mínimas muito menores do que eu e outros imaginavam.

Quem sabe num futuro próximo, também outras cidades usufruam deste benefício e invistam neste setor de divulgação do frio.

 

As rádios de Porto Alegre, assim como eu, o AAA e o Torales, divulgam dados da área extremamente urbanizada da capital. São dados da Manhattan dos pampas. A diferença existente entre o eixo Centro-Bom Fim-Moinhos-Mont Serrat-Bela Vista-Auxiliadora e o resto da cidade é impressionante.

 

Normalmente a gente viaja de avião e vai para o norte. Desta vez, como fui a Montevideo, o avião faz a curva e toma a direção sul. Então dá pra ver direitinho o centro, e, a partir dali, o esparramento de prédios grandes até um certo ponto. A norte, se mantém um pouco, a leste muito e a sul muito pouco! A cidade cresce do centro para o norte e leste! É uma verdadeira selva de pedra concentrada! Vendo de cima se nota por que existem tantas diferenças de temperatura!

 

Imagino que as próximas estações do Metroclima sejam, em pontos mais urbanos até, mas uma estação encravada no bairro Belém Velho seria interessantíssimo! Outra no Morro Santana ou da Polícia quem sabe, para os dias de entrada de frio e máximas baixas! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo não há qualquer possibilidade de haver neve pois a massa desviará para o mar. Li a análise agora da Metsul.

É, tenho qu estudar um bocado para aprender . Embora já tenha observado e aprendido muito aqui.

Se o frio sunisse mais continental poderíamos ter uma grata surpresa. mas, foi-se...

 

NEVE NÃO, MAS O FRIO SERÁ FORTE NO RS, SC E SUDOESTE DO PR, O MIOLO DA ALTA PASSARÁ PELO RS/SC, MAS NA PARTE LESTE. NEGATIVAS NA QUINTA E SEXTA. FRIO FORTE EM POA NOVAMENTE E NO LITORAL SUL DE SC.

 

entao pelo visto, o bloqueio continua em pé, e Ctba vai ficar de fora dessa...continuara com chuva, e apenas maximas baixas....

 

Hoje escutei num jornal local de Ctba, que meteorologistas (nao disseram da onde) falaram que este bloqueio é um dos mais fortes e longos ja registrado no PR, ja que esta durando mais de 3 semanas, além de que muitas cidades devem bater os recordes historicos de preciptação para julho...Pareçe que Inacio Martins ja choveu 4x mais que o normal...Ctba acho que fecha facil acima de 200mm, coisa que nem no verao as veses chega... :roll:

Link to comment
Share on other sites

O quadro era de muita instabilidade no estado de SP mesmo. Vejam a análise da tarde do wrf e alguns índices de instabilidade, destacando que o vale do paraíba registrou granizo:

 

Tem como fazer um levantamento sobre Urupês, não acho nada na net, mas existiu muito comentário sobre rastro de destruição na cidade na tarde do dia 23.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

imagem1bkg.png

 

A entrada de uma nova massa de ar polar derruba mais uma vez a temperatura no Oeste e Sudoeste do Paraná. Agora faz 11 graus em Cascavel e Foz do Iguaçu. Aqui em Cascavel vento de 13km/h e a sensação térmica é de 7° C.

 

Até o começo da manhã as mínimas devem cair abaixo de 10 graus em Foz. Em Cascavel mínima prevista de 10 e de 14 em Curitiba

Link to comment
Share on other sites

 

 

Normalmente a gente viaja de avião e vai para o norte. Desta vez, como fui a Montevideo, o avião faz a curva e toma a direção sul. Então dá pra ver direitinho o centro, e, a partir dali, o esparramento de prédios grandes até um certo ponto. A norte, se mantém um pouco, a leste muito e a sul muito pouco! A cidade cresce do centro para o norte e leste! É uma verdadeira selva de pedra concentrada! Vendo de cima se nota por que existem tantas diferenças de temperatura!

 

Imagino que as próximas estações do Metroclima sejam, em pontos mais urbanos até, mas uma estação encravada no bairro Belém Velho seria interessantíssimo! Outra no Morro Santana ou da Polícia quem sabe, para os dias de entrada de frio e máximas baixas! 8-)

E o que tu achas que é o meu sonho Tora? :lol: :D

Uma estação da Metsul na Raia da Pedra a 821m, uma na cidade perto da Rodoviária 744m, e outra na baixada do Pantera 610m.Presumo que Raia, teria uma das menores médias do RS e do BR, a da cidade ficaria vem na foto, com média melhor que Caxias, e a do Pantera teria mínimas absurdamente baixas, e médias e máximas de outono-inverno surpreendentes. :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

O frio tem o lado que castiga muito.Os dois filhos jovens, do Paulo,(cunhado do Pantera),quase pegaram pneumonia, e violento resfriado, eles vivem lá no Pantera, num casebre no fundo do vale.O tio Adão, idem está sob tratamento em função de resfriado muito forte.O Paulo Cézar, só aguenta o tranco pq tá acostumado a perambular como vigia do campo à noite.Diz ele " to acostumado, já pegueio muito gelo, geada de parmo, mais me atraco sô taura tchê".

Link to comment
Share on other sites

Pra variar sai com um temporal agora 06:30 da manha da praia com 19 graus e cheguei em SP com chuva fraca com 18....Nunca vi chover tanto em Julho por aqui..!!

 

Terceiro raio que cai aqui e estraga algumas coisas no ano.

 

O que deve causar isso ?

 

1-O Campo da aviação, um espaço aberto de uns 10 campos de futebol a duas quadras daqui?

2- A cerca elétrica do vizinho?

3- Puta azar mesmo ?

 

abraços azarados

Link to comment
Share on other sites

PARA O PAULO

 

FRANCIONI; QUASE 1300 m E NÃO É BAIXADA.

 

MAIO; 15,9/5,4/9,4/192 HORAS

 

JUNHO; 11,6/2,4/5,9/415 HORAS

 

JULHO; 11,2/2,5/5,9/363 HORAS ATÉ O DIA 28

Não duvido meu amigo Ronaldo, é forte mesmo, em função da enorme altitude tua região mostra o potencial, mas te afirmo que em horas de frio e números de geadas/ano e média de mínimas, o Rincão dos Silvanos e outras baixadas daqui não ficam muito diferentes de São Joaca. :D

Link to comment
Share on other sites

Ontem não pude postar os dados daqui porque tive escola de manhã, curso técnico de tarde e inglês de noite.

Bom, ontem foi um dia quente de inverno. O dia foi ensolarado, com poucas nuvens. Mínima de 15,0°C e máxima de 29,4°C, a segunda maior do mês.

Hoje o dia amanheceu sem nuvens com mínima de 14,5°C. Neste momento faz 22,2°C, com 88% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Até Eu , que sou amador, só de olhar os mapas sinóticos, satélites e outros dados, consigo ver o óbvio QUE A MASSA POLAR QUE ATUARÁ AMANHÃ NADA TEM A VER COM A QUE ESTÁ ENFRAQUECENDO. VEJA O QUE SAIU N ZERO HORA:

 

Frio volta a se intensificar na quinta-feiraMínima de hoje no RS foi registrada em Bagé, com -2ºC

Atualizada às 08h34min

 

A massa de ar frio que perdeu força nos últimos dias volta a se intensificar na quinta-feira no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, a máxima chega a 19ºC no Rio Grande do Sul e a 17ºC em Porto Alegre. Apesar de o frio estar um pouco menos intenso hoje, o Estado registrou temperaturas negativas durante a madrugada e início da manhã. A mínima no RS foi registrada em Bagé, com -2ºC. Hoje há possibilidade de chuva no Litoral Norte e Serra, formação de geada no Sul e Oeste e nevoeiro no Norte de Nordeste.

 

Na quinta-feira, a temperatura volta a baixar, atingindo mínimas negativas. Há nebulosidade variável e formação de geada espalhada pelo RS. O frio intenso segue na sexta-feira, quando aumenta a quantidade de nuvens no Norte, Sul e Oeste, possibilitando chuva nessas regiões. Ocorre formação de geada no Sul e Oeste. Os termômetros marcam entre 0ºC e 17ºC.

 

O frio diminui no fim de semana, quando aumenta a chance de chuva no Estado. O sábado é de céu nublado com pancadas de chuva espalhadas pelo RS e pontos com nevoeiro. A temperatura varia de 3ºC a 16ºC. No domingo, o céu fica nublado e a chuva se espalha pelo Estado. À tarde, o tempo melhora no Sul e Oeste. Os termômetros marcam entre 6ºC e 17ºC.

 

Na segunda-feira e na terça-feira o céu fica nublado e há pancadas de chuva no Nordeste. Nas demais regiões, o tempo fica seco com nebulosidade variável. A temperatura oscila de 6ºC a 20ºC na segunda-feira e de 6ºC a 22ºC na terça-feira.

 

Veja as mínimas em alguns municípios até as 8h:

 

Quaraí: -1,2ºC

Santana do Livramento: 4ºC

Jaguarão: -0,1ºC

São José dos Ausentes: 5,5ºC

Rio Grande: 0,6ºC

Chuí: 0,7ºC

Bagé: -2ºC

Santa Maria: 1,5ºC

Uruguaiana: 0,7ºC

Porto Alegre: 6,2ºC

Alegrete: 0,7ºC

São Borja: 1,8ºC

Canguçu: 2,5ºC

Caçapava do Sul: 5ºC

São Gabriel: 1ºC

Santiago: 3,6ºC

São Luiz Gonzaga: 5,7ºC

Rio Pardo: 2,6ºC

Camaquã: 2,6ºC

Cruz Alta: 3,3ºC

Soledade: 3,9ºC

 

ZEROHORA.COM

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo não há qualquer possibilidade de haver neve pois a massa desviará para o mar. Li a análise agora da Metsul.

É, tenho qu estudar um bocado para aprender . Embora já tenha observado e aprendido muito aqui.

Se o frio sunisse mais continental poderíamos ter uma grata surpresa. mas, foi-se...

 

NEVE NÃO, MAS O FRIO SERÁ FORTE NO RS, SC E SUDOESTE DO PR, O MIOLO DA ALTA PASSARÁ PELO RS/SC, MAS NA PARTE LESTE. NEGATIVAS NA QUINTA E SEXTA. FRIO FORTE EM POA NOVAMENTE E NO LITORAL SUL DE SC.

 

entao pelo visto, o bloqueio continua em pé, e Ctba vai ficar de fora dessa...continuara com chuva, e apenas maximas baixas....

 

Hoje escutei num jornal local de Ctba, que meteorologistas (nao disseram da onde) falaram que este bloqueio é um dos mais fortes e longos ja registrado no PR, ja que esta durando mais de 3 semanas, além de que muitas cidades devem bater os recordes historicos de preciptação para julho...Pareçe que Inacio Martins ja choveu 4x mais que o normal...Ctba acho que fecha facil acima de 200mm, coisa que nem no verao as veses chega... :roll:

 

O interessante é que o bloqueio está bem alto, numa posição quase que exata sobre o trópico, típica de tempos de PDO baixa. É, por exemplo, o posicionamento do mesmo nos niños da década de 1980/1990.

 

Pelo menos Ctba fica entre 8oC e 14oC, encharcada, mas sem dias de máxima igual a 26oC em pleno inverno, o que simplesmente descaracteriza totalmente a estação (e que era frequente nos anos pós 2000). Seria isso um indicadivo de mudança de tendência? Só falta o nevão para nos animar, he he he!

 

Aliás, bem sugestivo o ciclone que o GFS vem projetando para o dia 7/8 de agosto. Apesar dele nascer no RS e fugir rápido para as FAlklands, joga o ar frio bem para cima.O detalhe é que a frente pára no bloqueio, causando muita chuva em todo sul com temperatura de 2oC em 850 hpa na maior parte da região. Como está longe, ainda não tem ajuste fino, que poderia distribuir um gradiente mais real de temperatura com negativas em 850 hpa na Serra em meio às tempestades, he he he. Pode ser um prospect para os esperançosos da neve, diante do grande acerto do GFS na última MP.

Link to comment
Share on other sites

Vicente, observei hoje de manhã o "nascimento" deste forte frio que tu estás falando lá pelo dia 7. Porém, é muito longe para se ter uma idéia. É muito latente o nascimentos de MPs no pólo de forma sistemática. Se isto ocorrer poderemos ter uma nevada boa por aqui em agosto. Já que é um Mês que propicia aquecimento-resfriamento-resfriamento...típico de cachorro louco.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda custo acrditar nestes -4C em São Léo. Quero ver se confirma numa outra forte MP. Quem já pegou essa temperatura sabe do que se trata. É congelamento or tudo! É força de frio.

 

Custa ? Tem cinco termômetros no abrigo DUPLO e um de redundância digital !!! As bananeiras congelaram no parque !!!! Visto pelo Eugenio que fez as leituras.

 

AAA, não estou duvidando da qualidade da infra-estrutura desta estação. A foto diz tudo para mim, porém como estes são os primeiros dados, pode ser que há erro. Eu disse, pode ser.

 

Se na próxima onda de frio esta estação também demonstrar temperaturas bastante baixas, não duvidarei mais dos seus dados!

 

Confiança se conquista com o tempo!

Link to comment
Share on other sites

 

É uma verdadeira selva de pedra concentrada! Vendo de cima se nota por que existem tantas diferenças de temperatura!

 

 

POA perto de SP é Caxias do Sul...

 

Mora mais gente na Zona Leste que em Santa Catarina.

 

imagine SP: é um oceano de pedra. :mrgreen:

 

Sim, mas igual o impacto de uma estação no meio dela acaba sendo praticamente igual! Não se pode colocar um prédio em cima do outro, pode-se apenas alastrar eles pela área da cidade! Se POA tem uma selva de pedra, SP tem várias! Para efeitos de temperatura acaba sendo quase igual a diferença, entre um termômetro em área cheia de concreto e construções em geral e outra em área verde!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura afundou nessa noite!! Tive mínima de 6,5° depois de ter 12,X° à meia-noite, uma queda de 6° na madrugada!

 

Reparem que Rio Grande ZEROU de novo!! É a 3ª ou 4ª vez no ano que isso acontece!! Já estava 2,9° à meia-noite por lá! Incrível!!

 

Agora faz 15,3° com 58% e vento O a 13,5 km/h. Devo ir aos 4°/5° nessa noite. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande Abaixo de Zero, e Minas Acima de Vinte Cinco :lol: :lol:

 

Agora faz 27,1ºC na minha estação e 27 no aero. Em Belo Horizonte, este mesmo valor também.

Em Poços de Caldas, 25ºC. Percebe-se que o bloqueio está prejudicando de forma generalizada

o estado. Do centro-sul de SP até o sul do Paraná, é a área de chuvas constantes, temporais. E

de SC pra baixo, o frio constante, as massas de ar frio que chegam e demoram pra sair. Esta

é a dinâmica que se instalou, daria até pra fazer um mapa disso, he he he.

 

Vejam, eu sei que o inverno daqui é fraco por natureza, mas esse mês foi demais :evil:

Link to comment
Share on other sites

SOL SIM ESTOU VENDO SOL Yo estoy mui contento! Hoje vai ser possível lavar roupas,calçadas e tirar o limo do cabelo 8-) , na verdade eu gosto de inverno úmido e frio, mas confesso que chega uma hora que torra a paciência! se amanhã se mantiver assim já eatarei no lucro, pois sexta está previsto máxima baixa de novo e chuva, estou até com saudades do começo de Junho, dias secos e frios! Estou gostando desse inverno porque está bem abaixo da média, mas na mínimas estão devendo! Temperatura do meu quarto está em agradáveis 18°C 8-) .

Link to comment
Share on other sites

Asiatic (Russian) Flu 1889–90 1 million possibly H2N2

 

Em 1883, ocorreu a erupção do Krakatoa. Os anos seguintes foram de intenso resfriamento no planeta. Enormes nevascas no Rio Grande do Sul e frio espetacular. O mesmo ocorreu em várias outras partes do mundo.

 

Spanish Flu 1918–20 50 million H1N1

 

Ano gélido no mundo. Inverno climático mais frio de Nova York desde o início dos registros em 1860. Maior onda de frio do século XX no RS. Recorde de frio na cidade de Porto Alegre.

 

Asian Flu 1957–58 1.5 to 2 million H2N2

 

Período de resfriamento global. Longo período consecutivo de PDO negativa. Fortes eventos de La Niña. 1957 foi o ano da grande nevada em São Joaquim.

 

Hong Kong Flu 1968–69 1 million H3N2

 

PDO negativa. Década muito fria no Hemisfério Norte. Vários eventos de La Niña. Período de resfriamento global.

 

Swine Flu 2009- H1N1

 

Nasce durante um La Niña e ápós três anos de invernos gelados na América do Norte . PDO negativa. Resfriamento global na década.

 

Muito interessantes estes dados, Alexandre! Parabéns pelas informações que nos passaste.

Uma pergunta: o que achas que devemos esperar de agosto? Não deve, claro, ter frio tão constante como foi junho e julho... Mas ainda temos perspectivas de fortes ondas de frio neste rigoroso inverno de 2009? Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, mas igual o impacto de uma estação no meio dela acaba sendo praticamente igual! Não se pode colocar um prédio em cima do outro, pode-se apenas alastrar eles pela área da cidade! Se POA tem uma selva de pedra, SP tem várias! Para efeitos de temperatura acaba sendo quase igual a diferença, entre um termômetro em área cheia de concreto e construções em geral e outra em área verde!

 

Bem, me permita discordar.

 

Aos olhos de um Joaquinense, Lages é uma selva de pedras. SP é a maior selva de pedras do Brasil e isso reflete numa maior amplitude térmica. No meu entender, quanto maior urbanização, maior temperatura, pois as diferenças que citaste são proporcionais.

 

Em SP, chega-se a 12ºC a diferença ou mais. O Brás registra 30ºC e no extremo sul da cidade registra 18ºC ou menos. Isso é inigualável no Brasil.

 

Evidente que não se sobrepõem prédios, mas a densidade populacional e de concreto/asfalto de uma mancha urbana faz da temperatura variar tanto quanto o seu tamanho: "quanto mais, maior"

 

 

att

 

Shimutz, a diferença em POA entre área urbana e área verde pode chegar a 6 graus!

 

Em São Paulo, normalmente dá algo assim.. pode até bater algum extremo de 12 graus, mas certamente é exceção. Por mais que a cidade seja 10 vezes maior que POA, a diferença de temperaturas não é 10 vezes maior.. não acompanha esse ritmo, isso que eu queria dizer!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.