Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Olhem só que mania de baziano: fui levar a namorada em casa às 23:35 e fiz um tour pela cidade com o sensor do termômetro de cabo na janela. Registrei as temperaturas abaixo nos respectivos locais:

 

4,3° na áreas baixas da divisa da Chácara das Pedras com Três Figueiras;

5,1° a uma quadra da esquina Teixeira Mendes/Protásio Alves (área elevada);

5,6° na Protásio Alves;

6,1° a duas quadras da rótula da Protásio;

6,8° na rótula da Protásio;

6,0° na Protásio Alves (bairro Petrópolis);

5,1° na Barão do Amazonas, na descida da face sul do Morro Petrópolis;

4,5° na Guilherme Alves (aqui larguei a namorada em casa, local densamente urbanizado);

4,1° no final da Guilherme Alves

3,6° na Praça Arariboia (Petrópolis, um buraco no meio do bairro)

5,1° na Protásio Alves, 250 m da Arariboia

6,6° na rótula da Protásio (de novo)

7,0° no cruzamento Protásio Alves/Cristiano Fischer;

7,1° após o cruzamento;

5,1° no bairro Bom Jesus, uma quadra da Protásio Alves;

4,1° na praça Dr. Luiz F.G. Blesmann (Três Figueiras), a 350 m do ponto onde atingi 7,1° (olha o microclima)

3,6° na divisa Chác. Pedras Três Figueiras (Teixeira Mendes)

4,1° ao longo de toda a Teixeira Mendes, na praça Quintino Bocaiúva;

3,2° na Praça La Hire Guerra (buraco do Três Figueiras, ponto mais frio da minha redondeza);

4,6° na João Wallig com a Nilo Peçanha, no Shopping Iguatemi (os relógios marcavam 4°)

5,1° na esquina Nilo Peçanha/Barbosa Gonçalves (minha rua);

5,0° na Barbosa Gonçalves;

5,0° na frente de casa

...nesse momento fazia 5,0° aqui em casa e 5,5° na minha namorada, a 6 m do solo no Jardim Botânico (pelo menos 1° mais quente do que na frente do prédio).

Link to comment
Share on other sites

01 hora - domingo

 

imagem12l.png

Bem. Está fazendo frio no Paraná. Em várias cidades a temperatura é de 8 graus. Mas também é só isso! Não tem nenhuma na casa dos 7 graus, por exemplo. Há muita nebulosidade que forma o bloqueio ao frio. Pelo mapa vemos que o Rio Grande do Sul segue com mais uma noite congelante. No estado as mínimas estão ainda acima de zero na maioria das regiões. Agora faz -0,5 em Santa Rosa. Na PWS da baixada -2.0° C

Link to comment
Share on other sites

Acordei cedo e fui ao Castelinho/Caracol. Aqui em casa tava +2,3C (após uma mínima -0,7C) e agora faz 1,2C. Oscilações típicas de uma encosta exposta ao vento.

 

Bueno havia é há geada. Olhem a foto abaixo:

geada126072009.jpg

 

Buenos, no percurso até o Castelinho havia muita geada como esta acima. Eram moderadas a forte, mas certamente menos intensas que a de ontem.

 

Quando comecei a descer para a baixada o termômetro do meu carro marcava +1C. Cheguei lá embaixo e ele estava -5C. IMPRESSIONANTE QUEDA!!! Porém sabia que poderia estar mais, pois ops termômetros de carros demoram para responder às demandas externas. Ansioso para saber quanto estava, acabei desligando o carro e indo direto ao meu termômetro. A solução era mais rápida, hehehe. Estacionei o carro e abri a porta. Estava um gelo!!. Geada para todos os lados. No topo das araucárias a geada era forte!!

 

Cheguei no meu termômetro (sensor abrigado por uma pá de lixo de PVC) e advinhem a temperatura que marcava naquele momento??? -8,3C. Isso mesmo!!! E essa era a temperatura naquele momento!!! Não consegui ver qual era a mínima, pois os botões do meu termômetro estavam travados pelo frio. Dava medo de trincar o aparelho. Os fios do aparelho não escaparam..... :( Quebrei três partes do fio ao tentar remover o termômetro do local. Tava tudo duro e congelado!!!!! Acho, inclusive, que vou perder a mínima. Tenho sérias suspeitas de que a exposição ao frio extremo estragou algumas funções do meu termômetro.

 

Logo posto as fotos e, de repente, a mínima. Será que bateu -9C?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, espetacular exposição!!!

que negativa sensacional. Lembro do encontro aí, o Coutinho falando da diferença entre as elevadas e baixadas. Dizia ele que poderia chegar a 4 ou 5 graus. Dá para ver que nos baixadões a diferença é bem maior.Pois, o ar frio se deposita lá, por ser "pesadão".

Ontem, desci numa baixada que tem aqui perto às 7h, tudo estava coberto de geada. Desci com meu termômetro. Só que não é protegido. Porém, lá marcava -1. AGora, -8 é para russo nenhum botar defeito.

 

Hoje tive mínima de 1.8°C

Jogo que no Inmet deu entre 1,5 e 2,5.Pois a minha temp é parecida com a do Jardim Botânico.

Logo, posso ser "referência".

Link to comment
Share on other sites

Errei por pouco. Na automática do INMET

 

Estação: PORTO ALEGRE-A801

Registro: 11 UTC 26/07/2009

Temp. Max.: 1.8 ºC

Temp. Min.: 1.4 ºC

Umidade: 93%

Pressão: 1018.0 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 157 º

Vento Vel: 0.1 m/s

 

Interessante o frio que entra logo após a saída desta MP.

Não é um frio igual.Mas, não é de se desperdiçar.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tirei as fotos, porém não estou com o cabo para passar as imagens ao Note Book. Só vou poder mostrar as imagens quando chegar à POA.

 

Para vcs entenderem a forma como deixei o sensor, vou detalhar agora: Encostei o aparelho num poste de madeira de cerca de 1,4 metro. O fio do termômetro eu levei até o topo deste poste. Enrolei o fio no arame e deixei o sensor apontado para cima. Logo acima do sensor estava a pá de lixo servindo como cobertura. Consegui prender ela acima do poste. Nãoi ficou um abrigo perfeito, lógico, mas ao menos o sensor não ficou exposto ao relento.

 

PS: Consegui obter a mínima. Os botões voltaram ao normal. Estava registrado no termômetro -9,0ºC

Link to comment
Share on other sites

Estou até agora impressionado com estes -9C. É muito frio. Não fosse a balização do termômetro do meu carro e eu não acreditaria neste valor!!! Aqui em casa registre -0,7C, porém a topografia do local é muito diferente do Castelinho, uma baixada de 700 metros de altitude com morros de 830 metros ao redor..

 

No ano passado registrei -1,2C lá na baixada quando a mínima aqui em casa havia sido de cerca de +7C. A diferença do ano passado é praticamente a mesma para este ano, o que me faz realmente crer neste valor, ainda mais que as condições de estabilidade atmosférica eram praticamente as mesmas.

 

É isso aí, gurizada! -9,0ºC no Castelinho/Caracol

Link to comment
Share on other sites

Incrível a sequência de noites geladas: tive 2,6° de mínima e geada sobre as casas de novo!!! :shock: Acordei espontaneamente às 7 h e vi minha casa com geada sobre o telhado e sore a vizinhança. Também havia geada sobre o terreno baldio ao lado. Estava 2,9° no momento, e ainda esfriou um pouquinho mais!

 

Na convencional do INMET quaaase zeramos: 1,1°!! :D

 

Santa Rosa deu -3,8°!! :shock:

 

Cheguei no meu termômetro (sensor abrigado por uma pá de lixo de PVC) e advinhem a temperatura que marcava naquele momento??? -8,3C. Isso mesmo!!! E essa era a temperatura naquele momento!!! Não consegui ver qual era a mínima, pois os botões do meu termômetro estavam travados pelo frio. Dava medo de trincar o aparelho. Os fios do aparelho não escaparam..... :( Quebrei três partes do fio ao tentar remover o termômetro do local. Tava tudo duro e congelado!!!!! Acho, inclusive, que vou perder a mínima. Tenho sérias suspeitas de que a exposição ao frio extremo estragou algumas funções do meu termômetro.
É isso aí, gurizada! -9,0ºC no Castelinho/Caracol

Só tenho um comentário: PQP!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Agora faz gelados 9,6° com 68%. Pressão em 1020,9 mb, vento O a 9,5 km/h e céu limpo!

 

Abraços congelados!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora 9.2. Fiquei mais alto que o INMET. 1.8

Teremos uma semana fria. Toda ela seca.

Pelo que vejo é o que se aproxima por aí...

Julho com certeza com anomalias negativas.

 

Será agosto mais quente?

será o mesmo do cachorro louco?

 

Se for, melhor, poderemos ter calores se alternando com frio intenso...quem sabe fecharemos o inverno 2009 com neve em agosto e setembro.

seria um inverno coroado de êxito com há muito não vemos!!!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje a geada se fez presente de novo

Com menos intensidade que ontem.Mas, relativamente forte. Houve gelo nos vidros dos carros.

Ao contrário de ontem, hoje não me aventurei para sair e tirar fotos. TAmbém, as de ontem já me surpreenderam.

 

Agora, olhem o novo frio chegando....

 

c9072600.jpg

Link to comment
Share on other sites

Meu quarto teve mínima de 9,0°!! :shock: :shock: Nunca vi tal temperatura dentro de casa, nem no ano 2000!! Está tão frio aqui dentro que abri a janela para entrar o ar "quentinho" da rua... só que na rua faz 11,2°!! Aqui junto ao computador está 12,9°, mas fez 11° à noite!

 

Venta de OSO a 9,5 km/h com u.r. em 63%. Frio!

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, gurizada! -9,0ºC no Castelinho/Caracol

 

Quase acertei a mínima. Fantástico o registro Bruno, botando no bolso o Pericó e compania limitada. Conheço o Castelinho e realmente é uma baixada de colocar muito respeito e emparelhar com as mais frias deste país.

 

Aqui em SC a madrugada foi terrível para o registro de mínimas baixas. Olhando os gráfico de qualquer estação, especialmente as mais frias, observa-se o aumento da temperatura na madrugada. Tomamos uma surra sem tamanho para o estado vizinho. Foi ladeira acima ao invés do contrário esperado, bem longe das previsões, peça pregada pelo inesperado rápido e acentuado retrocesso da frente que causou chuva com 2oC no Morro da Igreja no fim da noite de ontem.

 

Semana fria, é o que se espera. Eu vejo nos modelos mais 10 dias sem calor e teremos ainda pela frente novas incursões de ar frio. Média de julho abaixo da média, muito abaixo no RS e começo de agosto ainda frio, sem perspectiva de bloqueio a frente.

Link to comment
Share on other sites

Até me esqueci: no apartamento da minha namorada a variação no dia de ontem foi de 1,5° à 12,1°. Sendo o sensor a 6 m do solo, é evidente que zerou no local, e isso numa área densamente urbanizada. Simplesmente incrível!! Não imaginei que isso fosse ocorrer por lá! :shock:

Hoje de 2,1° no ap. dela e faz 10,7° agora. :shock: Tenho 11,8° com 60%.

 

Abraços pra mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Minimas espetaculares no RS hoje, muito bons registros. Nao fosse esse Forum, nunca teriamos noção desse tipo de registro como do Bruno, PHP Marcos, Ricardo, etc. Por isso nao da pra sair daqui.

 

Aqui em CDJ, choveram mais 18 mm entre 4 e 6 da manha. Totalizou 94 mm em julho até agora, com tempo ainda bastante nublado. É dificil não superar os 100 mm aqui no mes. Com media de 10,4C no mes até agora, 2 graus acima da media de julho de 2008. Media das minimas aqui tambem muito alta por causa do excesso de umidade, +4,4C. Ano passado foi +0,9C no mesmo mes. Nao aguento mais essa umidade em Sao Paulo. Fechado esse mes, vou começar a fazer reza grossa pela volta do verão.

 

Ontem, as 12 horas, a Orquestra Academica de SP se apresentou no Festival de Inverno no centro do Capivari, para 10 mil pessoas, com 2 peças de Ravel. 80 musicos, entre metais, madeiras e cordas. Sinistro.

Link to comment
Share on other sites

Pelos dados aqui apresentados, percebe-se que o Pericó foi mesmo uma "decepção" nesta MP, se é que dá pra afirmar

dessa forma quando o lugar registrou -06,8C. Mas o RS realmente teve mais frio desta vez, isso é inegável. O troféu

ficou para as latitudes maiores do país, hehehe. Por aqui, como era de se esperar o tempo voltou a ficar quente, agora

com 24,5C

Link to comment
Share on other sites

Fechado esse mes, vou começar a fazer reza grossa pela volta do verão.

 

 

Então seus problemas se acabaram-se :D , pois o verão já chegou!(ao menos pelas mínimas de hoje)

 

 

Campos do Jordão Inmet teve mínima de 12,1 graus hoje (muito mais para as médias de janeiro e fevereiro, que são 12,4 e 12,2 graus, do que para a de julho que é 2,7)

 

Teresópolis teve mínima de 16,7 graus hoje, sabe quanto teve no meio do principal período quente de 2009 no dia com maior máxima do ano? 16,5 graus no dia 2 de março, que foi o único dia com máxima acima de 30 graus em 2009.

 

E os quase 160 mm de chuva em SP Capital (maior em julho desde 1943 um ano depois de registrar 0 mm), muito mais para janeiro/fevereiro/março que julho.

 

Em vários aspectos o verão bate nas nossas portas.

Link to comment
Share on other sites

Fechado esse mes, vou começar a fazer reza grossa pela volta do verão.

Reze fervorosamente o terço para um bloqueio logo ao S de SP, porque o verão pode ficar por aí mesmo. Não quero nem saber de verão por aqui dentro de duas semanas (o que não vai acontecer). Hehe.

 

Agora céu limpíssimo, apenas fina camada de cirrustratus ao N e NE e tenho 14,0° com 47%. Venta de O a 5,2 km/h. Faz 17,0° na Sertório e 13,7° no Moinhos de Vento, os extremos de agora nas estações on-line da MetSul. Como de praxe, regulo com os 14,4° no Menino Deus.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Estou muito decepcionado com este mês de Julho no Sudeste. Foi morno e úmido. Uma chatice !

Se ao menos esta MP tivesse chegado com força por aqui, ainda daria pra salvar, mas como os

modelos bem anteciparam, o frio não veio.

 

Agora nos resta um último mês para algum evento interessante: Que venha Agosto !

 

PS: E por falar em Agosto, também será a última chance deste ano para vermos uma bela nevada

sobre as serras do Sul. Afinal, a neve pode vir em Setembro também, mas não uma nevasca.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Matão esquentou bastante em relação à ontem. A mínima foi 11,1°C em uma manhã nublada e com chuviscos. A partir do meio dia o céu começou a limpar, e neste momento ele tem algumas nuvens apenas. A máxima chegou a 24,1°C aqui e a 25-26°C no Centro. Neste momento faz 23,3°C e 24-25°C no Centro. A UR é alta e está em 74%.

Link to comment
Share on other sites

RS - Minimas deste Domingo :

 

Santa Rosa RS: -03,8

Quarai RS: -03,3

Cruz Alta RS: -02,7

São Gabriel RS: -02,2

Alegrete RS: -02,2

Santa Maria RS: -01,5

Bom Jesus RS: -00,8

Rio Pardo RS: -00,5

Camaquã RS: -00,4

Santana do Livramento RS: -00,3

Canela RS: -00,1

Passo Fundo RS: -00,1

Irai RS: 0,00

Canguçu RS: 00,4

Bagé RS: 00,4

Soledade RS: 00,5

Frederico W RS: 00,5

São Luiz Gonzaga RS: 00,7

Uruguaiana RS: 00,8

São Borja RS: 01,0

Santiago RS: 01,0

Porto Alegre RS (Conv): 01,1

Porto Alegre RS (Aut): 01,2

Encruzilhada do Sul RS: 01,2

Erechim RS: 01,9

Santo Augusto RS: 02,1

Jaguarão RS: 02,3

Lagoa Vermelha RS: 02,5

Vacaria RS: 02,5

Mostardas RS: 02,8

Tramandai RS: 02,9

São José dos Ausentes RS: 02,9

Caxias do Sul RS: 03,0

Torres RS: 03,1

Chui RS: 03,2

Palmeira das Missões RS: 03,6

Caçapava do Sul RS: 03,7

Rio Grande RS: 04,1

Santa Vitoria do Palmar RS: 04,7

 

E POR AQUI:

imagem1pnf.png

Link to comment
Share on other sites

Estou muito decepcionado com este mês de Julho no Sudeste. Foi morno e úmido. Uma chatice !

Se ao menos esta MP tivesse chegado com força por aqui, ainda daria pra salvar, mas como os

modelos bem anteciparam, o frio não veio.

 

Agora nos resta um último mês para algum evento interessante: Que venha Agosto !

 

1. parabéns ao modelo GFS que foi corretissimo!!!!!

2. agosto vem possivelmente para secar o tempo

3. nova onda de frio já é prevista para agosto

4. frio intenso pode ocorrer até setembro. Relaxa. Ainda tem muito inverno em 2009!

Link to comment
Share on other sites

Bruno espetacular a tua mínima, mas vamos convir que o teu termômetro estava bem mais exposto que o meu por favor,só a pá de lixo não protege de maneira adequada, mas aceito um desafio, taí uma disputa bonita Caracol x Pantera.Que tal? Mas tem de ser com abrigos iguais ,situações iguais, altura idem, é muito equilibrada a disputa.Ricardo entende quando falamos em baixada de região serrana do RS?VComo eu sempre disse e continuo dizendo , as baixadas da nossa serra gaúcha, não perdem pras baixadas de SC,não fique bravo Ronaldo :D

Imaginem acompanhar Jaquirana, baixadas de Caxias, Canela,. As de Fontoura Xavier então que ganham do Rincão dos Silvanos?

Frio de baixada pra renguear nas serras do RS!

Bruno, o Caracol merece ser acompanhado cara parabéns.Só um detalhe, como o Shima disse que term foi calibrado no Inmet e dava 0.8 a mais, conclusão:A temperatura no Pantera foi de -9,3°!:lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

o o Shima disse que term foi calibrado no Inmet e dava 0.8 a mais, conclusão:A temperatura no Pantera foi de -9,3°!:lol: :lol: :lol: :lol:

 

Ah, sim. O Lazinski do inmet daqui quem mandou calibrar. Ele marca +0.8ºC.

Baixada do Pantera/ Soledade-RS: -9,3ºC. A menor temperatura registrada em abrigo.

Excelente idéia tua de a gente colocar o termômetro lá no Pantera, Shima.

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário das outras pessoas que moram aqui no Sudeste,para mim, o inverno desse ano está muito melhor em termos de frio , do que os anteriores; não tem comparação.

 

Ano passado, em JULHO, tivemos 15 dias com máximas acima dos 25°C, sem falar que passamos o mês todo, sem um pingo de chuva.

Este ano, até agora em JULHO, tivemos apenas 5 dias acima dos 25°C; ou seja, uma presença de ar frio mais constante; decorrente de uma maior frequencia de passagens de FF, que trouxe por sua vez, muito mais chuva que o normal.

 

Lógico que, cada um tem suas preferencias; para mim, 2009 está muito bom, só não está ótimo, porque em Maio tivemos pouco frio :D

Link to comment
Share on other sites

Campos está tendo minimas de verão em pleno inverno...Facil de responder..Este mes de Julho está sendo o 2º mais chuvoso em toda historia aqui na Região Sudeste...

 

A temperatura deveria cair em função da chuva. Com sua conclusão, o frio de CJ se deve justamente à ausência de chuvas e núvens. Ou seja, um genuíno frio vampiro.

 

Eu acho que por haver um forte bloqueio de MG para cima, as FF chegam em SP e ficam. Produzem chuvas e o ar frio não sobe.

 

 

Não é só chuva, peguei em chuva com extremos de 6 e 9 em CJ no ano de 2004, para esquentar assim em julho tem que ter ar quente, e tanto tem uma massa de ar quente avançando sobre o sudeste que esta madrugada CJ teve pancadas de chuva típicas deste avanço, e Teresópolis também teve uma mínima digna de alto verão, aliás já vi EM JANEIRO Teresópolis com MÁXIMA menor que a mínima de hoje.

 

Este mês de julho está sendo um desastre total nas áreas de serra do sudeste mais planaltos (interior de MG, ES, RJ) e ruim no resto da região, as médias máximas não estão altas mas as mínimas estão muito altas em todos os locais, e julho de 2009 vai fechar com média superior a julho de 2008 em praticamente toda a região (talvez exceto os pontos de SP mais próximos do MS e norte do PR), com um vexame incrível na média das mínimas que tem anomalias que superam fácil os 3 graus em tudo que é canto das serras.

 

Aqui para dar uma ideia em julho de 2008 a Vila Militar teve mínima média de 13,1, e neste julho até agora só houve UMA mínima menor que este valor e a média está acima de 16 graus, e aqui está longe de ser o pior lugar, pois pesando tudo estamos dentro da média (e no litoral do estado em geral), mas nas serras tá acima +2 nas médias 24 horas e compensada.

 

Para quem gosta de chuva tem lugar que está muito bom, mas chuva é marca do verão e ela é uma das únicas responsáveis pelas máximas comportadas deste julho, porque NENHUM ar frio chegou COM FORÇA ao sudeste até agora, só teve um fraco/moderado e outro fraco, tudo bem que 2008 só teve o anticiclone mas as médias ainda assim foram menores na maior parte da região por causa das noites secas e os dias amenos na primeira quinzena mesmo com sol (só na segunda quinzena apareceram algumas máximas altas, não fosse por ela julho de 2008 seria classificado como frio na maior parte do sudeste, o mais frio em muitos anos), aqui no Rio a média das mínimas deu show nos subúrbios e a máxima cravou na média em jul 08.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital é o pior julho desde 2006, 2006 foi "foda" se não fosse por dois eventos rápidos em setembro e novembro (sim novembro) não teria inverno algum, nas serras acho que tá pior que 2006, difícil achar algum pior que esse.

 

Pelo menos o vexame das mínimas absolutas em parte do sul acabou, menos mal, no RS só faltou a neve para o inverno ser histórico. Quem sabe ainda dá tempo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.