Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Gente, os mapas do MBAR tão uma beleza!!!! Não assim, pro que eu gostaria em termos de tempo, mais em de definição da barreira por ar gelado, ´ta uma beleza!

 

Mostra certinho o ar gelado variando entre o Norte gaúcho e beirando a divisa SC/PR , no SW do PR. Diferença gritante em vários dias em poucos km....

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai passar os meses de junho e julho sem chegar aos 27ºC. Jamais vi isso! Nunca! Fato inédito! O pior é que nenhum modelo aponta veranico para os próximos 15 dias.

 

Nesse quesito 2009 é o melhor inverno da minha vida.

 

AAA, isso já ocorreu alguma vez?

 

Já pensou se neva com significativa acumulação na serra ainda este ano ? Aí seria o inverno mais

top já visto no sul, hehehe. Mas essa neve será difícil de acontecer...

 

19,0 C AGORA :evil:

Link to comment
Share on other sites

Para completar o inverno inesquecível, seria interessante cair uma neve nos gramados onde tirei fotos de geadas.

Afinal, em 2000 registrei neve aqui em Porto Alegre. Caiu durante uns 5 minutos sobre o meu carro. Quando estava se preparando para nevar eu fui em casa e peguei a minha camera. Filmei, depois, sem querer( :twisted: )apaguei.

Mas, ainda acho que vamos repetir setembro com neve. Talvez agosto. aí seria uma festa aqui no BAZ.

Aqui tenho tórridos 9.3°C

cheguei a 14.9°C

mínima "alta" 3.9°C.Desta vez destoou mais de 1°C do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre vai passar os meses de junho e julho sem chegar aos 27ºC. Jamais vi isso! Nunca! Fato inédito! O pior é que nenhum modelo aponta veranico para os próximos 15 dias.

 

Nesse quesito 2009 é o melhor inverno da minha vida.

 

AAA, isso já ocorreu alguma vez?

 

Já pensou se neva com significativa acumulação na serra ainda este ano ? Aí seria o inverno mais

top já visto no sul, hehehe. Mas essa neve será difícil de acontecer...

 

19,0 C AGORA :evil:

 

Antigamente, remarcando , pois é necessário, o mês de agosto é (era) conhecido como o mês das neves. Fato é que a maior nevada da história moderna (hehe) em POA foi no final de agosto mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Até mesmo o ministro da Economia do Uruguai, que pude conhecer no início da tarde de hoje me comentou o que estava achando do frio (quase falei do BAZ) hehe coisas engraçadas que acontecem nas viagens!

 

Mandou o abraço que te pedi ao Presidente Tabaré. Gente fina é outra coisa. Vi de longe o vice-presidente do país e o presidente do Peñarol numa janta em abril do ano passado. Eles estavam num salão fechado do restaurante e o meu camarada me indicou. Acho que tava o teu amigo ministro da economia tb. Tá grandão, hein ?

 

Na Peatonal Sarandí tem um restaurante que ficou famoso porque foi onde o Bush jantou quando esteve em visita oficial ao Uruguai em 2007. Por lá sempre se vê esse pessoal. Por morar aqui no centro e perto da Duque vejo seguido demais a governadora e alguns secretários.. quem sabe seja algo meio que equivalente e não provoque nada de alvoroço! Em tempo: preparo um grande investimento para o Uruguai... hehe 8-)

Link to comment
Share on other sites

O engraçado. O que estava no RS subiu para cá. Chove continuamente com temperaturas entre 11 e 16ºC. Neblina quase constante. Tudo úmido.

 

Ensapeado, ensopado.

 

Note que pelo terceiro ano consecutivo registramos um evento interessante de chuva em pleno inverno (Década com predominância de invernos secos).

 

- 2007: Chuva muito forte e concentrada em poucos dias no final de julho.

- 2008: A chuva passa de 300 mm nos primeiros 15 dias de agosto.

- 2009: Chuva melhor distribuída entre os meses de junho e julho, mas em ambos a média foi ultrapassada facilmente.

 

No mais, nada mudou hoje, tudo ensopado e chuviscos agora. Existe uma certa sensação de frio pela umidade lá nas alturas e pelo ar frio dos últimos dias, mas faz 15,3°C. Muita neblina ...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville, nesse mes de Julho jas foram 207mm aqui em casa em 16 dias com chuva.

 

Nessa onda de frio, pelo que o Rodrigo falou, em Blumenau e no vale teve ate algum dia de ceu limpo, ja aqui ainda nao teve, desde quinta que soh temos chuva e ceu nublado, sem o sol aparecer,apenas no dia 24 chegou a aparecer por alguns minutos. A cidade esta umidade e gelada, se as minimas nao estao colaborando as maximas nao posso dizer o mesmo, estao sempre abaixo dos 18 graus.

22......14,1...20,5......09mm.......78%.......14,0.21,0..Chuva/trovoada

23......13,3...14,2......19mm......100%.......14,0.15,0..Chuva

24........9,6...16,3......06mm........69%......11,0.17,0..Chuvaparc.nublado

25........9,6...12,8......04mm......100%......11,0.14,0..chuva leve

26.......10,7...18,1.....22mm.........87%.....13,0.18,0...Chuva

27.......13,7...14,8.....12mm........100%.....14,0.15,0....Chuva

 

desde o dia que a frente chegou aqui as maximas sao significativas, para baixar as medias desse mes, observando tb que nesse periodo eu tive a menor maxima do ano ate agora 12,8 no dia 25.

A umidade segue elavada, com essa temperatura "amena" a sensacao de frio eh grande por aqui tb, mas ainda sinto a falta de uma minima baixa, tipo pelo menos uma menor que 5 graus.

Link to comment
Share on other sites

Piora a cada dia, a automática da Pampulha passou de 30 graus hoje, de envergonhar a maior parte dos dias de verão, aqui no Rio a umidade mantém as máximas comportadas (não baixas) mas as mínimas estão bem ruins, teve até aguaceiro de verão no começo da madrugada de segunda em parte da zona norte e trovoada na zona oeste da capital na noite de segunda, nas serras então parece verão, a anomalia nas mínimas vai de (+) 3 a 5 graus de CJ até Friburgo.

 

No final do mês dá uma refrescada (mais no leste da região) mas nada que possa salvar julho do fiasco.

Link to comment
Share on other sites

Noite de primavera por aqui. Agora faz 19,3ºC :?

 

Aqui 21,3° C :cry:

 

Patético mês de Julho em Minas. Mas como o meu post no blog bem mencionou, Agosto pode surpreender...

 

Pois é, nos resta a esperança: agosto, setembro, outubro? Senão é esperar pelo verão mesmo, com máximas amenas.

Agora deixando a revolta de lado...parece que alguma coisa muda a partir do dia 2 de agosto aqui em Minas. Nada de frio excepcional, mas pelo menos uma mudança na direção dos ventos, o que pelo menos indica que o bloqueio vai ruir.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só: enquanto o frio é muito intenso na Zona Sul de POA, a temperatura subiu no Moinhos de Vento! No Belém Novo está gélidos 2,9°, enquanto que no Moinhos está 11,1°! São 8,2° de diferença! :shock:

 

Aqui em casa tenho 9,7° com 76% e estou bem estagnado. Caí 1° e 5 h! Culpa do vento que sopra de ESE a 6,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só: enquanto o frio é muito intenso na Zona Sul de POA, a temperatura subiu no Moinhos de Vento! No Belém Novo está gélidos 2,9°, enquanto que no Moinhos está 11,1°! São 8,2° de diferença! :shock:

 

Aqui em casa tenho 9,7° com 76% e estou bem estagnado. Caí 1° e 5 h! Culpa do vento que sopra de ESE a 6,9 km/h.

É por essas e outras que falo que a região central de POA é uma panela de pressão.

 

Marcos, vc sabia que morava numa panela de pressão?

Link to comment
Share on other sites

Lucas, de qualquer forma é inegável algumas mudanças por aqui. Resta saber se elas se tornarão normais ou não. Isso realmente ninguém sabe dizer.

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

S.JOAQUIM TEVE 6 JUNHOS COM MÉDIAS ACIMA DO NORMAL, MUDANÇA CLIMÁTICA??? NÃO, APENAS VARIABILIDADE NATURAL.

 

MUDANÇA SERIA A AUSÊNCIA TOTAL DE FRIO "NORMAL" POR TODO O INVERNO E POR DÉCADAS A FIO E AINDA ASSIM SERIA DISCUTÍVEL.

 

TEMOS "N" CÍCLOS QUE SE REPETEM, OLHEM O LA E O EL, VÃO E VEM, ORA QUE NEM RELÓGIO, ORA BAGUNÇADO....

 

ENTÃO PAREM DE CHORAMINGAR.

 

Aqui no PR junho nos ultimos anos (exceto agora 2009) também teve acho que 6 ou 7 bem acima da média, sendo que a média de junho em Ctba no periodo 00-09 ficou inclusive mais alta que a média de maio... :?

 

Agora, crio que essas pequenas variações naturais, sejam mais sentidas em regiões subtropicais, onde o clima naturalmente é marcado por muitas mudanças.

Acredito que regiões temperadas, também ocorrem essas variações, no entanto sejam menos perceptiveis (digo para a população "normal", não para meteorologistas ou os bazianos :lol: ).

 

Por exemplo, passar de média de -4ºC para -1ºC, é bastante coisa, mas continua sendo um inverno bem frio.

Agora no Brasil passar de média de 12ºC para 15ºC, percebe-se uma mudança mais sensivel (digo, ve-se claramente o inverno mais quente, sem ter que buscar dados e médias). Assim como em regiões tropicais, percebe-se menos, passar de média de 26ºC para 23ºC, não chega a ser tão perceptivel sensivelmente a um leigo em meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Lucas, de qualquer forma é inegável algumas mudanças por aqui. Resta saber se elas se tornarão normais ou não. Isso realmente ninguém sabe dizer.

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

S.JOAQUIM TEVE 6 JUNHOS COM MÉDIAS ACIMA DO NORMAL, MUDANÇA CLIMÁTICA??? NÃO, APENAS VARIABILIDADE NATURAL.

 

MUDANÇA SERIA A AUSÊNCIA TOTAL DE FRIO "NORMAL" POR TODO O INVERNO E POR DÉCADAS A FIO E AINDA ASSIM SERIA DISCUTÍVEL.

 

TEMOS "N" CÍCLOS QUE SE REPETEM, OLHEM O LA E O EL, VÃO E VEM, ORA QUE NEM RELÓGIO, ORA BAGUNÇADO....

 

ENTÃO PAREM DE CHORAMINGAR.

 

Eu concordo! Penso igual a vc. Só foi um modo diferente que eu tive para expressar essa idéia.

Link to comment
Share on other sites

Cadê o acerto dos modelos?Temos garoa alternando com chuva fraca desde a madrugada por aqui, e só hoje alguns institutos alteraram a previsão, aquela tal de Estael de tal, disse que nesta semana não teríamos chuva. :roll: :lol:

GFS, Globais, MBAR ,ETA,nenhum apontava pelo menos,traços de precipitação, é um fiasco :? .O único que eu acessei que dava traços de precipitação foi o acoplado. :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Link to comment
Share on other sites

No mínimo chama atenção a discrepância entre as mínimas para os dias 24 [-1,4°C] e 25 [-1,1°C] da estação convencional do Inmet de Caxias do Sul, que a propósito se localiza no "topinho baixo" do aeroporto, e as mensagens de metar abaixo, provenientes do mesmo aeroporto:

 

24/07/2009 SBCX 240900Z 32006KT CAVOK M04/M06 Q1021=

25/07/2009 SBCX 251000Z OOOOOKT CAVOM M04/M06 Q1022=

 

Diferente dos registros acima do INMET, ambos os metares informam temperaturas de -4°C, não é?

 

Isso mostra, talvez, que além de estar mal localizada, a estação do INMET pode estar colhendo informações errada de Caxias do Sul.

Link to comment
Share on other sites

E não sei se foi só eu que reparei, mas nesta década aqui no Estado de São Paulo, parece estar havendo um ciclo de 3 anos entre os inverno ruins.

 

2002- Maio péssimo / Junho péssimo / Julho razoável / Agosto péssimo

2005- Maio péssimo / Junho péssimo / Julho razoável / Agosto ruim

2008- Maio razoável / Junho razoável / Julho péssimo / Agosto péssimo

Link to comment
Share on other sites

Alguma incursão polar significativa para agosto? Os modelos já estão sinalizando algo?

Pelo o que escutei hoje do Luiz Fernando Nachtigall, agosto deve ter períodos mais quentes, mas teremos episódios de frio.

Não sei porque, mas acho que podemos ter um episódio de neve em agosto ou talvez setembro, como ocorrereu já em diversos anos.

Nunca me esqueço de setembro de 2006, quando estive em Buenos Aires e peguei uma das maiores ondas de frio do ano. A Grande Porto Alegre teve neve granular e nevou em diversas cidades do interior. Ano passo foi a vez de Pinheiro Machado.

Abraços!

 

COM DADOS DE AGORA, SEM CALOR SIGNIFICATIVO, SIM FRIO QUASE CONSTANTE POR + 15 DIAS.

Obrigado pelas informações, Coutinho!

Grande abraço.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique » Ter Jul 28, 2009 9:50 am

 

Cadê o acerto dos modelos?Temos garoa alternando com chuva fraca desde a madrugada por aqui, e só hoje alguns institutos alteraram a previsão, aquela tal de Estael de tal, disse que nesta semana não teríamos chuva.

GFS, Globais, MBAR ,ETA,nenhum apontava pelo menos,traços de precipitação, é um fiasco .O único que eu acessei que dava traços de precipitação foi o acoplado.

 

O Clovis Pardoan .....acho que fez uma citação semelhante em relação às temperaturas.( a confirmar).

 

Muito bem pontuado.... :roll:

 

GFS ta acertando muito ... não vejo os outro modelos ... sem tempo ...

 

No geral o acerto dos modelos esta bom ... so que as vezes é bom acompanhar satelite tambem.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só: enquanto o frio é muito intenso na Zona Sul de POA, a temperatura subiu no Moinhos de Vento! No Belém Novo está gélidos 2,9°, enquanto que no Moinhos está 11,1°! São 8,2° de diferença! :shock:

 

Aqui em casa tenho 9,7° com 76% e estou bem estagnado. Caí 1° e 5 h! Culpa do vento que sopra de ESE a 6,9 km/h.

É por essas e outras que falo que a região central de POA é uma panela de pressão.

 

Marcos, vc sabia que morava numa panela de pressão?

Apenas nesses dias gelados não percebo isso, mas fica patente e evidente no verão, quando as noites são quente e minha casa NÃO esfria. É um inferno!! :|

 

A MetSul ainda não divulgou qual foi a mínima nessa noite noutras estações. Aqui em casa a mínima foi boa, ficando em 6,2°, o que mostra que o vento SE parou de madrugada.

 

Agora já faz 15,9° com 58% e vento de NNO a 3,7 km/h. Mas já vai nublar. Há uma camada de estratus ao N e está se aproximando de POA. Vou ficar nos 16° de máxima (já dá para esquentar um pouco a casa) e já era. Nem sonhando chego aos 20°.

 

Todas as estações da MetSul na cidade marcam 15,X° e faz 17,3° na Lomba do Pinheiro.

 

Abraços sob pressão!

Link to comment
Share on other sites

No mínimo chama atenção a discrepância entre as mínimas para os dias 24 [-1,4°C] e 25 [-1,1°C] da estação convencional do Inmet de Caxias do Sul, que a propósito se localiza no "topinho baixo" do aeroporto, e as mensagens de metar abaixo, provenientes do mesmo aeroporto:

 

24/07/2009 SBCX 240900Z 32006KT CAVOK M04/M06 Q1021=

25/07/2009 SBCX 251000Z OOOOOKT CAVOM M04/M06 Q1022=

 

Diferente dos registros acima do INMET, ambos os metares informam temperaturas de -4°C, não é?

 

Isso mostra, talvez, que além de estar mal localizada, a estação do INMET pode estar colhendo informações errada de Caxias do Sul.

Oi, Bruno!

Te mandei uma MP.

Desculpa a demora da resposta.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique » Ter Jul 28, 2009 9:50 am

 

Cadê o acerto dos modelos?Temos garoa alternando com chuva fraca desde a madrugada por aqui, e só hoje alguns institutos alteraram a previsão, aquela tal de Estael de tal, disse que nesta semana não teríamos chuva.

GFS, Globais, MBAR ,ETA,nenhum apontava pelo menos,traços de precipitação, é um fiasco .O único que eu acessei que dava traços de precipitação foi o acoplado.

 

O Clovis Pardoan .....acho que fez uma citação semelhante em relação às temperaturas.( a confirmar).

 

Muito bem pontuado.... :roll:

 

GFS ta acertando muito ... não vejo os outro modelos ... sem tempo ...

 

No geral o acerto dos modelos esta bom ... so que as vezes é bom acompanhar satelite tambem.

Dalcino cara, se estou aqui e aqui está chovendo fraco, o e GSF em todas as saídas que eu observei, não apontava nada de precipitação pra HOJE, o modelo errou sim.O pessoal tem que começar a citar, aqui para meu município acertou, aqui para o o estado x acertou.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia "tórrido" no interior do sudeste, típico de verão, Teresópolis depois de uma mínima de equatoriais (para a altitude) 16,7 graus agora tem 23 graus, Campos do Jordão teve mais uma mínima digna das normais de verão (12,1) e a máxima já está na casa dos 20 graus, Belo Horizonte se encaminha para mais uma máxima na casa dos 30 graus e o interior de São Paulo esquenta, aqui na cidade do Rio ar enevoado, úmido e abafado com 25 graus (parece novembro), depois de uma mínima digna de abril.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vejam só: enquanto o frio é muito intenso na Zona Sul de POA, a temperatura subiu no Moinhos de Vento! No Belém Novo está gélidos 2,9°, enquanto que no Moinhos está 11,1°! São 8,2° de diferença! :shock:

 

Aqui em casa tenho 9,7° com 76% e estou bem estagnado. Caí 1° e 5 h! Culpa do vento que sopra de ESE a 6,9 km/h.

 

Visitei um cliente hoje cujo funcionário mora em Ipanema. Ele me disse que havia geada hoje por lá.

Gostaria de confirmar com o Alexandre. Pois, por aqui ñada havia. Tinha nebulosidade e a temperatura tava em 6.1°C

 

sds

Link to comment
Share on other sites

E boa parte do PR continua de greve do sol...imagem disponibilizada pelo simepar:

 

68865_1.jpg

 

Aqui em Ctba, chove forte com trovoadas, e faz 13ºC...devemos ter outro dia "emocionante" com minima de 12ºC e máxima de 14ºC.. :x

 

Abraços molhados

 

O pessoal tá paradão. o Caio desapareceu.

Mas, vejam a MP que está subindo. Não é de se jogar fora.

Acredito que o julho será fantástico historicamente.

Já está. As médias caíram bastante.

Friuo até iníco de agosto.

Agosto, mês do cachorro louco e da geada e neve "imprevisíveis". Pois as Mps surgem abruptamente.

Link to comment
Share on other sites

Lucas, de qualquer forma é inegável algumas mudanças por aqui. Resta saber se elas se tornarão normais ou não. Isso realmente ninguém sabe dizer.

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. (...)

 

 

TEMOS "N" CÍCLOS QUE SE REPETEM, OLHEM O LA E O EL, VÃO E VEM, ORA QUE NEM RELÓGIO, ORA BAGUNÇADO....

 

ENTÃO PAREM DE CHORAMINGAR.

foi isso o que eu pretendia dizer!

gracias Ronaldo

Link to comment
Share on other sites

E boa parte do PR continua de greve do sol...imagem disponibilizada pelo simepar:

 

68865_1.jpg

 

Aqui em Ctba, chove forte com trovoadas, e faz 13ºC...devemos ter outro dia "emocionante" com minima de 12ºC e máxima de 14ºC.. :x

 

Abraços molhados

 

O pessoal tá paradão. o Caio desapareceu.

Mas, vejam a MP que está subindo. Não é de se jogar fora.

Acredito que o julho será fantástico historicamente.

Já está. As médias caíram bastante.

Friuo até iníco de agosto.

Agosto, mês do cachorro louco e da geada e neve "imprevisíveis". Pois as Mps surgem abruptamente.

 

Mas o tempo deve melhorar nos próximos dias com o avanço da massa polar.

Link to comment
Share on other sites

Hoje na região Oeste céu nublado, mas faz calor. Até o momento a estação meteorológica registrou mínima de 13,1 e máxima de 16,2.

Agora céu nublado e muita garoa. Faz 16,1.

A umidade do ar pouco variou nesta terça ficando entre 96 e 97 %

 

Nem o vento veio para acabar com esse tédio meteorológico. A rajada mais forte não chegou a 15km/h. Foi de 14

Já a pressão atual é de 1017,5 hPa

Link to comment
Share on other sites

PHP ...

modelos podem se enganar ... concordo que as vezes eles erram ... mas acertam também.

a um tempo atraz aqui no monitoramento o Mafili questionava os modelos, em especial o gfs.

Então o modelo errou feio hoje choveu na sua cidade, quantas vezes ele acertou ?

porque será que ele errou hoje, inclusive como você citou, levando profissionais a errarem suas previsões?

Link to comment
Share on other sites

PHP ...

modelos podem se enganar ... concordo que as vezes eles erram ... mas acertam também.

a um tempo atraz aqui no monitoramento o Mafili questionava os modelos, em especial o gfs.

Então o modelo errou feio hoje choveu na sua cidade, quantas vezes ele acertou ?

porque será que ele errou hoje, inclusive como você citou, levando profissionais a errarem suas previsões?

Ele errou sabe por quê? :D

Porque entrou lua crescente ontem à noite, tenho observado outra coisa importante, a virada da lua para crescente é que mais tem provocado a mudança de tempo este ano, mais que a lua nova. ;)

E continua , com chuva fraca.

Abração Dieguito

Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação é essa. São ciclos naturais que fazem parte do clima da região. A ausência

da neve forte também é um ciclo. O problema é o que o Ronaldo apontou:

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

Estou com medo...e se o padrão pré-2000 só voltar daqui a 20/50 anos ? :?

Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação é essa. São ciclos naturais que fazem parte do clima da região. A ausência

da neve forte também é um ciclo. O problema é o que o Ronaldo apontou:

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

Estou com medo...e se o padrão pré-2000 só voltar daqui a 20/50 anos ? :?

 

 

GRande Renan! O nosso grande problema é a falta de dados. Já conversei bastante sobre isso com o Bruno, e tenho uma sugestão de outro período semelhante a Década 00: a década de 1930. Entretanto, como validar uma hipótese dessas se o INMET tinha pouquíssimas estações na epoca (SJ não tinha registros oficiais de dias de neve), e mesmo hoje não me de acumulação de neve em cm de forma oficial? Teria de ser uma super pesquisa, com coleta de material em SJ em busca de pessoas que viveram a época (embora a maioria que já era ao menos adolescente na época já deva estar muito idosa ou falecida). Mas uma boa dica seriam buscar boas nevadas em Caxias e Vacaria, cidades muito importantes na época e que tinham registro do INMET.

Nessa década me parece que não houve grandes acumulações de neve no RS e nem em SJ (pelo menos nenhuma histórica). ANtes da década, vínhamos de um período frio e com muita neve (décadas de 10 e 20) assim como agora (décadas de 80 e 90). ALgumas evidências são muito interessantes: a normal de inverno em Curitiba é menor no período 1961-1990 do que no período 1931-1960. Pode ser que isso seja influência do ciclo de seca de neve na década de 1930 (que como já vimos, o mesmo motivo que faz com que RS e sul de SC fiquem frios e sem neve faz com que Ctba aqueça, pois a falta do ciclone colado no RS/Prata impede MPs forte de subir até Ctba) . E sabe o que veio depois de 1930? A década de 1940, 1950, etc.., com suas várias nevadas. Mas a boa notícia é que parece que a Década de 1930 fechou com uma bela nevada, he he he!!!.

 

Fora esse período, me parece que o triple A falou com o Bruno que tem um período no final do século 19 no qual houve algo parecido...

 

Mas a conclusão que eu cheguei é que não adianta se estressar com isso... E nem se entusiasmar com rodadas de modelos. Relaxemos pois e esperemos a mãe natureza decidir nos brindar com a neve de volta. Pelo visto, nestes períodos, o aquecimento da boca do Prata faz as frentes ocluírem mais embaixo e os ciclones fugirem rapidamente para o sul. A questão é: O que provoca aquele aquecimento na boca do Prata? Meu único receio não esta relacionado às teses aquecimentistas, e sim a um fator que hoje temos distinto do que a 10, 20 ou 30 anos atrás, e infelizmente não é cíclioco e nunca mais vai voltar: A Amazônia.

Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação é essa. São ciclos naturais que fazem parte do clima da região. A ausência

da neve forte também é um ciclo. O problema é o que o Ronaldo apontou:

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

Estou com medo...e se o padrão pré-2000 só voltar daqui a 20/50 anos ? :?

 

 

GRande Renan! O nosso grande problema é a falta de dados. Já conversei bastante sobre isso com o Bruno, e tenho uma sugestão de outro período semelhante a Década 00: a década de 1930. Entretanto, como validar uma hipótese dessas se o INMET tinha pouquíssimas estações na epoca (SJ não tinha registros oficiais de dias de neve), e mesmo hoje não me de acumulação de neve em cm de forma oficial? Teria de ser uma super pesquisa, com coleta de material em SJ em busca de pessoas que viveram a época (embora a maioria que já era ao menos adolescente na época já deva estar muito idosa ou falecida). Mas uma boa dica seriam buscar boas nevadas em Caxias e Vacaria, cidades muito importantes na época e que tinham registro do INMET.

Nessa década me parece que não houve grandes acumulações de neve no RS e nem em SJ (pelo menos nenhuma histórica). ANtes da década, vínhamos de um período frio e com muita neve (décadas de 10 e 20) assim como agora (décadas de 80 e 90). ALgumas evidências são muito interessantes: a normal de inverno em Curitiba é menor no período 1961-1990 do que no período 1931-1960. Pode ser que isso seja influência do ciclo de seca de neve na década de 1930 (que como já vimos, o mesmo motivo que faz com que RS e sul de SC fiquem frios e sem neve faz com que Ctba aqueça, pois a falta do ciclone colado no RS/Prata impede MPs forte de subir até Ctba) . E sabe o que veio depois de 1930? A década de 1940, 1950, etc.., com suas várias nevadas. Mas a boa notícia é que parece que a Década de 1930 fechou com uma bela nevada, he he he!!!.

 

Fora esse período, me parece que o triple A falou com o Bruno que tem um período no final do século 19 no qual houve algo parecido...

 

Mas a conclusão que eu cheguei é que não adianta se estressar com isso... E nem se entusiasmar com rodadas de modelos. Relaxemos pois e esperemos a mãe natureza decidir nos brindar com a neve de volta. Pelo visto, nestes períodos, o aquecimento da boca do Prata faz as frentes ocluírem mais embaixo e os ciclones fugirem rapidamente para o sul. A questão é: O que provoca aquele aquecimento na boca do Prata? Meu único receio não esta relacionado às teses aquecimentistas, e sim a um fator que hoje temos distinto do que a 10, 20 ou 30 anos atrás, e infelizmente não é cíclioco e nunca mais vai voltar: A Amazônia.

Bem interessante suas colocações professor Vicente, conversando com um Sr de idade do interior, ele fala muito da nevasca no final dos anos 30, ele falou em 1938, mas sabe como é o pessoal às vezes se confunde com datas, mas segundo ele foi tempestade de neve.

Link to comment
Share on other sites

Suas palavras fazem sentido e são confortantes Zé, hehehehe. É realmente

uma pena que o INMET não tivesse estação em SJ nesta década de 30, aí

poderíamos fazer uma relações bem interessantes de fato. Alguém sabe

responder há quanto tempo a "boca do prata" está mais quente que o normal ?

 

Na década de 90, o litoral gaúcho era mais aquecido que o litoral daquela

região da Argentina ?

Link to comment
Share on other sites

Agora mudando de assunto: O tempo está bastante seco no planalto central por conta desse bloqueio.

 

Agora faz 29ºC em Brasília com 15% de UR. Calorão também em Goiânia com 32ºC e 21% UR.

Mas por aqui continua a tragédia também, com 27,1C de momento e a mínima foi de pavorosos

17,6C

Link to comment
Share on other sites

Suas palavras fazem sentido e são confortantes Zé, hehehehe. É realmente

uma pena que o INMET não tivesse estação em SJ nesta década de 30, aí

poderíamos fazer uma relações bem interessantes de fato. Alguém sabe

responder há quanto tempo a "boca do prata" está mais quente que o normal ?

 

Na década de 90, o litoral gaúcho era mais aquecido que o litoral daquela

região da Argentina ?

 

Na década de 90 o litoral gaúcho era muito mais gerlado que hj. Isso é uma informação baseada na minha experiência em banhos de mar no nosso litoral.

 

Já faz uns 7 anos que nosso litoral tem águas "catarinenses" no verão. No inverno eu não sei como fica.

Link to comment
Share on other sites

Lucas, de qualquer forma é inegável algumas mudanças por aqui. Resta saber se elas se tornarão normais ou não. Isso realmente ninguém sabe dizer.

 

ISTO NÃO É MUDANÇA, SIM VARIAÇÕES NORMAIS DENTRO DE UM CÍCLO. EM TERMOS DE CLIMA, 20/50/100 ANOS NÃO É NADA, MAS PARA O SER HUMANO É MUITA COISA.

 

S.JOAQUIM TEVE 6 JUNHOS COM MÉDIAS ACIMA DO NORMAL, MUDANÇA CLIMÁTICA??? NÃO, APENAS VARIABILIDADE NATURAL.

 

MUDANÇA SERIA A AUSÊNCIA TOTAL DE FRIO "NORMAL" POR TODO O INVERNO E POR DÉCADAS A FIO E AINDA ASSIM SERIA DISCUTÍVEL.

 

TEMOS "N" CÍCLOS QUE SE REPETEM, OLHEM O LA E O EL, VÃO E VEM, ORA QUE NEM RELÓGIO, ORA BAGUNÇADO....

 

ENTÃO PAREM DE CHORAMINGAR.

 

Eu concordo! Penso igual a vc. Só foi um modo diferente que eu tive para expressar essa idéia.

 

Nossa melhor mudar de assunto, já pensou SJ passar anos e anos sem o frio que nós conhecemos? acho que 90% dos bazianos já teria cortados os pulsos, inclusive eu, se com essa "ausência" de neve já vi gente pedindo pro verão chegar em vez frio... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.